Ubuntu 10.04 Lucid Lynx Alpha 3 disponível

26 Comentários

A versão alpha 3 do novo ubuntu 10.04 Lucid Lynx está disponível para download.

Como todos sabemos, o próximo Ubuntu (Lucid Lynx) está a ser preparado em força pela equipa de desenvolvimento do Ubuntu, e tem como data de lançamento 29 Abril de 2010. Voltamos a referir que não devem usar esta versão em máquinas em produção por se tratar de uma versão de testes.

Novidades desta versão:

  • GNOME 2.29.91
  • Kernel 2.6.32 .8
  • KDE SC 4.4
  • Inicialização mais rápida devido à remoção definitiva do HAL
  • Likewise-open para para simplificar a autenticação no Active Directory (AD)
  • Integração com as principais redes sociais (twitter, identica.ca, Facebook) através do MeMenu.
  • Novo driver open source para as placas nVidia
  • Novas funcionalidades para UEC (Ubuntu Enterprise Cloud)
  • Novos drivers proprietários disponíveis
  • Mais novidades aqui

Calendário de lançamento – Ubuntu 10.04

  • 10 de Dezembro, 2009 – Alpha 1
  • 14 de Janeiro, 2010 – Alpha 2
  • 25 de Fevereiro, 2010 – Alpha 3
  • 18 de Março, 2010 – Beta1
  • 8 de Abril, 2010 – Beta2
  • 22 de Abril, 2010 – Versão candidata
  • 29 de Abril, 2010 – Ubuntu 10.04 LTS

Download: Ubuntu Desktop and Server
Download: Edubuntu 10.4 Alpha 3
Download: Xubuntu 10.4 Alpha 3
Download: Kubuntu Desktop and Netbook Remix
Download: Mythbuntu
Download: Ubuntu Studio

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Allware

    Será desta que o Linux dará o grande salto? Aquela parte da integração com as principais redes sociais até foi bem pensado, está a seguir as tendências… Bom post!

  2. Avatar de prom

    O memenu parece-me engraçado 😮

  3. Avatar de Leandro-Guaiba
    Leandro-Guaiba

    O ubuntu vem acertando a mão no sistema, sou muito fã deste sistema, o windows 7 é novidade, mas nao fiquei muito surpreendido com o sistema. O mac é muito bonito e tal, mas muito fechado o que limita o o conteudo num todo e deixa o usuario limitado. Ja o ubuntu por ser contruido apartir de codigo fonte aberto se torna livre…e cada versão que passa nos deixa mais livre…

  4. Avatar de luis
    luis

    Permitam-me apenas uma critica. Esse screenshot, não combina bem, não é o ubuntu tal como é quando se instala….

  5. Avatar de Márcio Santos
    Márcio Santos

    A cada nova versão está melhor…
    Só falta é mais utilizadores darem o salto para o linux para o deixar mais popular…
    porque a meu ver, é o S.O. de eleição…

    1. Avatar de Márcio Santos
      Márcio Santos

      (pelo menos o meu……)

      1. Avatar de NazgulTuga
        NazgulTuga

        Podia ser que a Borland Delphi começasse a fazer um Delphi para Linux, visto que o Kylix só quando quer, e o Lazarus, ainda está muito verde de componentes e “converção” de código Pascal/Delphi para Lazarus.

        É por essas que continuo colado ao Windows. Ao XP! 😀

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Enquanto os jogos não sairem com suporte a Linux, não vão ganhar grande mercado. Cujo acho que isso nunca vai acontecer, que nem para o Mac ainda aconteceu, quando mais para o Linux. Grande parte dos users do Windows, só não vai para outros sistemas operativos por causa dos jogos. Porque no que toca a trabalho qualquer sistema serve, tem sempre programas secundários.

  6. Avatar de Granada
    Granada

    Hey notem. Este screenshot parece mesmo o ubuntu 5!
    Bleh, ubuntu.

    Thanks for failing

  7. Avatar de Ryan
    Ryan

    A versão 9.10 deixou-me um pouco decepcionado pela performance. Desde a versão 8.04 que faço actualização de sistema e não instalação de raíz. Espero que a nova versão seja realmente melhor e com performance melhor. Veremos. Mas ainda assim continuo a preferir Ubuntu que outra coisa qualquer com maçãs nos computadores.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      nao sei se já terás tido alguma vez na vida uma “maça”, pois a partir do momento em que começas a utilizar uma (pelo menos para trabalho) verás que não queres outra coisa. É incrível como podes rentabilizar o teu tempo e observas a debilidade de outros S.O. Todos criticam mas a mudança é inevitável

      1. Avatar de Ryan
        Ryan

        Trabalho com essas coisas todos os dias… Por isso o teu argumento sera um pouco inapropriado

    2. Avatar de kwimerA
      kwimerA

      Provavelmente terá boas mudanças. Eu utilizo o 9.10 e gosto muito apesar de ter notado uma performance abaixo do esperado. Mas é de longe o melhor SO que existe, quem diz o contrário não sabe do que fala. Claro que há situações em que outros sistemas operativos são mais vantajosos. É o caso das maçãs na multimédia mas no resto é muito fraquinho e limitado. Claro que há sempre aqueles utilizadores ceguinhos que pensam que sabem alguma coisa de informática e dizem asneiras por pura ignorância

      1. Avatar de Ze
        Ze

        nada melhor do que atacar verbalmente para destacar a inteligência, claramente um bom exemplo…

      2. Avatar de Ryan
        Ryan

        Concordo plenamente que em termos de performance o Ubuntu e do melhor que existe. Contudo nao invalida este pequeno senao na versao 9.10. Gosto do Ubuntu e recomendo mesmo a versao 9.10 mas quando se viu em versoes anteriores performances melhores e natural o meu comentario.

  8. Avatar de Dias

    Em PenDriveLinux.com podem encontrar um utilitário “universal” (quase) para instalação de ISOs na vossa PEN.
    Uma pen de 1Gb é suficiente para testar e deitar fora.

  9. Avatar de Dias

    Ou aqui… (o que não faltam é ferramentas deste tipo)

    É difícil arranjar desculpas para não experimentar Linux.

  10. Avatar de ozie
    ozie

    só falta referir que o ubuntu 10.04 vem com o Ubuntu One Music Store – tipo itunes

  11. Avatar de Pedro Veloso
    Pedro Veloso

    Alguém sabe se já é possível fazer request do cd deste ubuntu para quando sair a versão final eles enviarem? (Tipo pre-order) Ou só dá mesmo quando sair?

    Eu já fui ao site e parece que só dá para fazer da versão anterior. Se alguém souber mais alguma coisa, que diga. 😀

  12. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Eu queria era novos drivers open source para ATI

    1. Avatar de tymonn

      A AMD desde que comprou a ATI lembrou-se de fechar os drivers é sempre aquela dor de cabeça… mas tu se quiseres instalar os drivers aí no ubuntu sacas o envyng-qt ou envyng-gtk ( como preferires, sejas KDE ou gnome) e aquilo saca e instala sozinho, no meu caso que uso debian uso isto: http://tymonn.wordpress.com/2009/09/06/install-ati-graphic-card-on-debian-linux/ e se funciona em debian tb tem que funcionar em ubuntu

  13. Avatar de Fernando_BR
    Fernando_BR

    KDE 4.4…. interessante…

    Agora vai !!!

    Para mim o 9.10 está ótimo, não decepcionou não, mas toda melhora é bem vinda !!!

    Bom é saber que será LTS

  14. Avatar de Antunes Varela
    Antunes Varela

    O ubuntu é muito bom. Eu utilizo há anos..desde a versão 7.04. Acontece que no meu portátil utilizo utilizava a versão 9.04 e actualizei no dia qua saiu a versão 9.10. Tudo bem mas a partir daí a minha ligação 3G deixou de funcionar.
    Nesse momento eu tinha uma placa 3G Pcmcia option 1.8 e uma pen ZTE 636.Estava fora de casa e tive que reinstalar o Ubuntu 9.04 para ter acesso à net com a placa option 1.8. Com a ZTE 636 não consigo em nenhuma versão.
    Espero que esta nova versão 10.04 dê um maior apoio às ligações e pens 3G. Já tenho instalada na máquina virtual e vou actualizando…até agora ainda não experimentei a “malfadada” pen.

    1. Avatar de Dias

      De certo que já deste muitas voltas para por isso a funcionar mas sem sorte.

      Com uma pcmcia da Option num experimentei mas nunca tive problemas com a pen da Option… nem com a zte.

      Dá um saltinho aqui para a zte.

      Para a Option, isto aqui deve dár…

      Boa sorte…

    2. Avatar de kinato
      kinato

      Para se resolver os problemas com as placas 3G, recomento fazer o download do ubuntu DVD, que vem equipado com mais controladores para ser compativel com grande parte das placas 3G.
      No seguinte site encontra-se disponível para download: http://nginyang.uvt.nl/

  15. Avatar de João Pedro Pereira

    Sinceramente esta versão está-me a desiludir, em termos de performance está bastante pior que Windows 7 e que Ubuntu 9.04. Tem umas mariquisses novas: editor de vídeo, melhor suporte para o cloud deles, integração social, mas coisas a sério não fizeram grandes improvements.