Aurous: Uma semana depois de lançado já o conseguiram fechar

74 Comentários

O Aurous prometia trazer muito para todos os que gostam de ouvir música mas que entendem que esta não deve ser paga.

Apregoando-se como o PopCorn Time da música, o Aurous teve alguns dias de fama e de visibilidade. Mas como seria de esperar, a sua disponibilidade durou apenas alguns dias.

Aurous_1

Com o interesse nos serviços de streaming de música a crescerem cada vez mais, o Aurous estava a ter uma adesão muito grande.

Sem que exigisse aos utilizadores o pagamento de qualquer quantia ou que tivessem de ouvir publicidade, era para muitos a forma perfeita de ter acesso a vastos repositórios de música.

Mas não sendo um serviço legal, o Aurous estava exposto ao que os tribunais e a indústria musical quisessem fazer dele. E a verdade é que apenas alguns dias depois de lançado, o Aurous já foi encerrado.

Aquando do lançamento do Aurous a A RIAA (Recording Industry Association of America) já tinha prometido que o ia combater e que faria tudo para que o serviço deixasse de estar disponível.

Aurous_2

A entrada de uma queixa em tribunal e a consequente decisão favorável deste mesmo tribunal acabou por ditar a sorte do Aurous, que está agora inacessível.

A RIAA já tinha feito ver que o Aurous, à imagem de muitos outros serviços similares, estava a usar conteúdos das editoras e dos artistas sem que os respectivos direitos de autor fossem salvaguardados.

This service is a flagrant example of a business model powered by copyright theft on a massive scale. Like Grokster, Limewire or Grooveshark, it is neither licensed nor legal. We will not allow such a service to willfully trample the rights of music creators.

Mesmo depois de alguns dias em que o seu criador ainda tentou combater esta decisão, a sua decisão teve de ser a mais lógica e o Aurous foi mesmo desactivado. Mas a sua última mensagem no Twitter mostra que a decisão inevitável foi tomada.

O futuro do Aurous é ainda incerto e o seu criador não adiantou se iria tentar contrapor a queixa da RIAA e tentar reverter a decisão do tribunal.

Se seguir o modelo do serviço que quer imitar, o PopCorn Time, o Aurous irá renascer e ganhar ainda mais força, deixando de ser controlado de forma central e passando a ser mais aberto e alargado.

A eterna guerra entre os estúdios e os serviços web que querem tornar o acesso à música tem aqui mais uma vítima. O Aurous, poucos dias depois de se ter lançado para conquistar a Internet.

Comentários

74

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 1berto
    1berto

    A industria da música já está no bom caminho depois da criação do Spotify, e agora não acho que a pirataria de música seja necessária para bem do consumidor.
    Basta os artistas e editoras não voltarem a ficar gananciosos e saímos todos a ganhar.

    1. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      …ou então basta os consumidores deixarem de ser idiotas e passar a pagar. Tenho a certeza que quando vais ao supermercado não levas nada de graça… Deixa me por às coisas de outra forma: Tenho a certeza que não trabalhas de graça, ou trabalhas?

      1. Avatar de C.c
        C.c

        blá blá blá blá

      2. Avatar de Vitor
        Vitor

        mimimi
        o capitalismo nao tem nada a ver com isso

      3. Avatar de {╚wÒ@æ
        {╚wÒ@æ

        tb tenho a certeza que nao cobras 100€ á hora 😀 as vezes nao é uma questao de pagar, mas sim de preços 😀

      4. Avatar de Miguel Sousa
        Miguel Sousa

        Não pagas é por 15000 mb por mês mas, se só gastares 300, vais pagar o mesmo. Se gastares mais és penalizado ou tens de passar para os de 40000mb e pagar 3 vezes mais. Ao mesmo tempo tens de pagar 10 euros por mês para aceder ás músicas, sendo que nunca tens posse delas para a sua utilização sem estares ligado à internet.

      5. Avatar de Zaark
        Zaark

        E deixa-me por as coisas ainda de outra forma: quem não pode pagar aquilo que as editoras querem pelos seus discos (não falo obrigatoriamente de CD’s ou DVD’s), não tem direito à cultura? Também discordo de ter tudo à borla, mas tenho igualmente de discordar da posição tradicional das editoras – só arranjam problemas, inclusive em serviços legais, em vez de procurarem uma solução.

      6. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Só não percebo é porque as redes p2p são tão atacadas quando se fala de pirataria, enquanto outros serviços disponibilizam conteúdos ilegais mas vão dando dinheiro a uns e a outros…
        Ainda bem que surgem serviços como este, pelo menos abanam o sistema e espero que se traduza numa melhoria para o consumidor

    2. Avatar de Pencilvester
      Pencilvester

      Bom caminho? Para quem? Para os artistas não deve ser, a ganharem 0,007€ por stream…

  2. Avatar de JP99
    JP99

    Pois já se estava a espera que isso acontece-se….

    Deixo uma dica para vocês Songr.

  3. Avatar de Zé

    Mais uma dica. mixradio ….. E sem publicidade

  4. Avatar de Zane
    Zane

    Quase de certeza que se vai converter num popcorn, morreu o pai, nasce 2 ou 3 filhos.

    Apesar de estar em fase embrionária via se que tinha um futuro promissor.

    1. Avatar de rand
      rand

      O popcorn é completamente opensource, este aqui não

  5. Avatar de Concept
    Concept

    E acho muito bem! Apoio a pirataria em casos que a indústria do entretenimento não se adapta bem à realidade, mas neste caso, com música, já estamos muito bem servidos com o Spotify.

    1. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      Apoias a pirataria? Eu apoio ir ao teu local de emprego e comprar algum serviço sem Pagar!

      1. Avatar de C.c
        C.c

        blá blá blá blá

        1. Avatar de Wistfultale
          Wistfultale

          Não te cansas? Será que não tens nada a fazer?

      2. Avatar de Miguel Gomes
        Miguel Gomes

        O problema é não existir preços adequados à realidade de todos os países, há sítios em que pagar 60€ por um jogo não é despesa nenhuma, enquanto que há outros lugares em que 60€ é quase o salário da maioria do povo.

        É fácil de falar para quem nunca teve dificuldades em gastar dinheiro, já outros pensam que esses 50€ ou 60€ vão fazer falta para trocar de pneus ao carro, fazer revisão, pagar contas, ou aturar a mulher por ter gasto 60€ num jogo, dinheiro que dava para ir jantar fora ou comprar uns sapatos novos.

        A pirataria nunca vai acabar até conseguirem fazer preços adequados à realidade de cada país.

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Jogos a 60€es roubado e eu também não dou, mas comprar a key por 25 quando o preço na fnac esta a 60 acho que já é um bom preço

        2. Avatar de RaCcOn
          RaCcOn

          Da mesma forma que comprar outro tipo de bens nesses mesmos países muitos bens essenciais são baratos e em outros são caros, apesar de o preço material dos mesmos ser exactamente o mesmo.

          Se estivesses a falar de comida, água ou medicação dava-te 100% razão…mas música?Jogos?

        3. Avatar de Wistfultale
          Wistfultale

          Não há dinheiro não há vícios! E está na hora de começarem a fazer algo por vocês abaixo em vez de jogar. Tenho a certeza que, se o salário é assim tão baixo, não se vai esbanjar o dinheiro em joguinhos ridículos que não contribuem nada para a humanidade.

          1. Avatar de Vitor
            Vitor

            Acalme-se colega. Afinal, servem sim, porque vejo que tu tas com uma falta de entretenimento desgraçada.

          2. Avatar de Wistfultale
            Wistfultale

            Ai Servem? Servem tanto que há putos que perdem a realidade a da vida e alguns se suicidam por causa de joguinhos ridículos… Ui! Serve mesmo para muita coisa! Para os oftalmologistas e ópticas serve para muito, isso é um facto.

      3. Avatar de Concept
        Concept

        ” Apoio a pirataria em casos que a indústria do entretenimento não se adapta bem à realidade” Talvez não me expressei bem, apoio quando a indústria do entretenimento abusa, por exemplo um jogo ter 3700€ em dlcs (Sim, existe! Procurem train simulator 2016 na steam)

        1. Avatar de Wistfultale
          Wistfultale

          Nem vou perder tempo à procura de joguinhos.

      4. Avatar de Peter Afonso
        Peter Afonso

        Se os lucros da industria musical fossem maioritariamente para os artistas ainda tinhas razão. É que vejo pouco artistas a protestar contra estas coisas.

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      Ou talvez sejas tu que não te adaptas à realidade. Pirataria nunca deve ser uma solução.

    3. Avatar de Abilio Matos
      Abilio Matos

      Então e a chamada concorrência? Não pode existir? É porque se o Spotify fica como único “player” no mercado vais ver os preços a subir… Era o mesmo que passares a ter só MEO para internet ou só Galp para combustíveis… Ou ainda só iPhones…
      Tudo bem que as coisas têm de ser feitas de uma forma mais legal mas não podemos descartar estes serviços.
      O Netflix apareceu porque se tornou inviável estar sempre a combater piratebays e companhias. As empresas aprendem embora as RIAA e outras similares não.

  6. Avatar de Pedro G
    Pedro G

    Claro que ainda funciona

  7. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Algum mirror’ ate curtia experimentar

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Mas porque é que insistem em incentivar isto? Usem os serviços que já existem que têm versões free com alguma publicidade. Quando começou a aparecer a internet não havia serviços nenhuns de música, simplesmente ou se comprava cds/vinyl ou não se ouvia. Hoje em dia é possível fazê-lo de forma legal, para quê usar estes programas? Gostava de saber o que achavam se vivessem da música.

    1. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      Eu vivo da música e sou criticado por ter uma visão diferente, no entanto, mais correta que muita gente! Apoio o teu comentário, não totalmente, mas parcialmente!

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Vives da musica? E que tal pegares numa enxada e ires trabalhar para o campo e fazeres algo de útil? Pois, faz calos, não é?

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Fantástico comentário. Tu deves viver do RSI.

        2. Avatar de RaCcOn
          RaCcOn

          Imagino que seja o que tu fazes todos os dias…pegar numa enxada e ir trabalhar para o campo…

          Se a música não é algo de útil, porque raio apoias a pirataria e queres obter-la a todo o custo?

          1. Avatar de Wistfultale
            Wistfultale

            +1

        3. Avatar de Wistfultale
          Wistfultale

          Isso é tudo inveja por ter conhecimentos musicais bastante aprofundados, por ter tocado em orquestras sinfónicas e de cordas? Viver da musica é como outro trabalho qualquer, no entanto, é um emprego mais gratificante. Mas eu entendo que a inveja por alguém que tenha tido estudos musicais é bem maior…
          Quanto aos calos, meu amigo, tenho a dizer-te que já devo ter ganho muitos mais calos que tu nos dedos pelo facto de ser violinista!

      2. Avatar de Rui C.
        Rui C.

        Boa sorte.
        Viver da musica não é para todos neste belo Pais.

    2. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Na altura ouvia-se nas rádios… agora, até as rádios vão morrendo porque precisam de pagar mais de 5000 euros por ano para poderem emitir música, oferecida pelas produtoras de conteúdo.
      Com a troca que os discos duravam o tempo que se estimassem, pagar 3 euros por uma música parece pouco… se não pensares no que pagas pelo dispositivo, pelo armazenamento e pela ligação à internet.

  9. Avatar de jose luiz
    jose luiz

    aqui continua a funcionar !

  10. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Têm todos cagufa de continuar.
    Se fosse eu não cedia, e mesmo que fosse parar lá para dentro, o serviço continuaria a funcionar e a melhorar e a ser cada vez mais popular e a dar cada vez mais prejuízo a essas empresas todas até falirem. Mas como?, eis a questão. Tinha que ser algo descentralizado, talvez um novo protocolo, sei lá… nada me daria mais gozo ver essas empresas de milhões a desaparecerem.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      És exactamente o que o teu nome diz. Já existem várias soluções para teres acesso a milhões de músicas gratuitamente com publicidade e sem publicidade por apenas 7€. Achas isso caro? Vai ver quando ganham os músicos.

      1. Avatar de panhonhas
        panhonhas

        O que ganhas com isso, ainda tens que pagar, já basta pagar a internet.

        1. Avatar de RaCcOn
          RaCcOn

          O que é que tem a Internet a ver com a música?

          Pelo teu ponto de vista então seria justo pagar uma taxa extra na internet para os artistas? lol

    2. Avatar de Concept
      Concept

      Empresas faliam e depois nem a pagares tinhas música 😀

    3. Avatar de José António
      José António

      Possivelmente ainda não tens idade para trabalhar, mas quando esse dia chegar podes sugerir ao teu patrão para não te pagar ao fim do mês…

  11. Avatar de Aqui fica um belo truque
    Aqui fica um belo truque

    Já ha muito que uso isto para ouvir musica, apesar de ter o MusicBox, estas apps/progs vao buscar a musica ao Youtube….

    whyd , Tuner – iOS
    streamus – Chrome
    plud.dj – Web
    uListen, Viral – Android

  12. Avatar de Tiago
    Tiago

    Existem serviços que com 7 euros ouves o que quiseres, já não é preciso usar estas estratégias

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Isso é muito dinheiro,mais vale não pagar nada.Sai mais barato.

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Entao vamos começar por explorar os trabalhadores, gastasse muito dinheiro, mais vale nao pagar nada. Sai mais barato.

    2. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      A diferença é que esses serviços OBRIGAM a que estejas ligado à internet a tempo inteiro.
      Este permitia o download das músicas, em playlists, para os dispositivos. Com a vantagem que o podias fazer na rede wifi e levar o dispositivo para qualquer outro lado, sem necessitar de acesso à internet.

      1. Avatar de Reload
        Reload

        Ia jurar que é isso que o Spotify faz, mas por 7€ mês xD não te obriga a estares ligado à internet, podes fazer download de tudo o que quiseres até não teres mais espaço disponivel no teu dispositivo e ouvir offline.

      2. Avatar de Vitor
        Vitor

        A ignorancia é igual impressionante

  13. Avatar de O sabichão
    O sabichão

    Ou então podem fazer o download das musicas atraves do youtube usando um programe qualquer.
    Eu uso o FlashGot expensão para firefox

  14. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    Uma pena… Testei este serviço desde que saiu a primeira noticia dele aqui no pplware. Tinha muitos bugs é certo mas estava num bom caminho. Como supostamente ele ia buscar a musica ao youtube e afins, podia-se dizer que não era considerado pirataria… (visto que uma pessoa se quiser ouvir musica gratis, vai ao youtube ou spotify (com 20 anúncios publicitários a mistura))
    E outra coisa muito importante que ultrapassa de longe o spotify, Original Soundtracks de Animes, musicas recentemente lancadas pelos canais de editoras no youtube e afins… O spotify (para tristeza de muitos) não tem nada disso… (quando eles lançam uma musica já eu tenho conhecimento dela á meses pelo canal da Proximity, Spinnin, etc… :/

  15. Avatar de KilltheBeast
    KilltheBeast

    Imaginas quantas pessoas vivem dos seus trabalhos (sejam estes de que área de actividade for) e passam meses sem receber onde não existe nenhum órgão disposto a lutar pelos seus direitos?! Falando concretamente da tua área ou situação. Os verdadeiros artistas lutam contra os lobbies destas editoras de fachada e não contra os que apreciam a sua música (e de certo não é a tua música que será “pirateada”). Inúmeros artistas – conhecidos- não têm vergonha de afirmar que as editoras os exploram mais que os ouvintes ordinários que o fazem sem pagar! E a ser verdade, como músico sabes perfeitamente que o lucro vem com os concertos e não com os direitos de meia dúzia de discos vendidos, certo? Ou sustentaste com 50 cêntimos, vá 1 euro de percentagem se tivesses cem CDS à venda?! Sei que até tens razão e ninguém gosta de trabalhar de graça, mas utilizares a mais que bolorenta expressão de que não se vai ao supermercado roubar, etc… Poupa-te a ti e a todos nós, amigo!

    1. Avatar de KilltheBeast
      KilltheBeast

      E lembrem-se do seguinte: se não fosse a “pirataria” não teríamos os preços competitivos e até acessíveis que temos hoje! Se não fosse esta, ninguém compraria DVDs ou CDS (físicos) por 2 e 5 euros numa qualquer Fnac ou Worten.

  16. Avatar de Debianita
    Debianita

    Eu ainda estou à espera que me paguem por passarem música com licença copyright em serviços públicos de rádio em portugal e na tv encherem as tardes de sábado de despojo intelectual nas tvs , serviços públicos pagos com dinheiro de contribuintes usados para vender produtos culturais e não cultura , quando me pagarem passam todos a ter razão enquanto não e enquanto andarem a impingir muita boa vontade de cumprir de um lado desde que do outro paguem 5 ou 6 vezes ou claro tal como usam continuem a usar serviços pagos por contribuintes para ainda venderem produtos culturais pro indústria existe qualquer coisa que não encaixa , para essa festa não contribuo não costumo piratear nada pois a mim pouco me interessa a música os músicos os filmes etc mas vejo documentários no youtube por exemplo documentários que me interessas e não poderia pagar porque estou desempregado é só o meu exemplo, para além de que vai-se a ver e alguns músicos de cá importam letras de fora e põem em músicas próprias e os desgraçados pagam para um tipo que não só se apropriou de como ainda é protegido por uma licença com conivência dessa tal indústria algo que tb começa a acontecer em empresas tipos Appple que pegam em códigos abertos o polem e depois vendem a uns desgraçados que nem sabem que a origem é grátis e para todos aberta. Com pouco senso comum se entende que de um lado há muito a proteger e do outro vale tudo até pagar 10 ou 15 vezes, no tempo dos nossos avós a música por exemplo oferecia-se era divulgada abertamente agora não porque será a moda tão importante para umas coisas e outras não. Pensem um bocado em modo objectivo e encontram muitas contradições e muito para um lado e pouco para outro. E o que para uns 7 euros é pouco para outros pode ser muito , julgar os outros por nós é tão só e básicamente desprovido de sentido.

  17. Avatar de J T
    J T

    Se nao fosse o acesso ilegal à música posso dizer que hoje em dia não ia a muitos dos eventos a que vou, que é a principal fonte de rendimento dos artistas de música. E tenho vários amigos meus que produzem música electrónica que depois é vendida no iTunes ou outras lojas onde ganham cêntimos por cada música vendida, por isso o cenário não mudou muito, as editoras continuam a ficar com a fatia maior e com menos despesa e esforço. O artista continua a fazer dinheiro pelos venues e nao pelas vendas de álbuns. Por isso viva a pirataria, prefiro apoiar os artistas independentes e underground em vez dos maistream que são os responsáveis por estas leis e que vivem cheios de dinheiro a custa de um público sem educação musical.

  18. Avatar de KP
    KP

    Tantas ilegalidades são cometidas contra os consumidores e ninguém se choca! No entanto, são os “parolos” como eu e tu que pagamos três ou quatro vezes esses tais “direitos de autor” quando nem tão-pouco fomos ou quisemos comprar música ou cinema, mas sim um telemóvel, uma pen, um CD/DVD virgem, um disco rígido, uma impressora, ou pior, tivemos a vontade de ir tomar um café e por azar a TV estava ligada (mais uns cêntimos para os “artistas”). Com esta história toda, a pirataria favoreceu os gordos que se sentam nos escritórios há espera dos lucros, mas que agora são pagos a triplicar pelos contribuintes; ora, não é isto um excelente negócio?! Deixemos-nos de hipocrisia e se queremos ser sérios sejamos-o com todos e em todas as situações! É errado defender a pirataria, mas completamente absurdo e disparatado sair-se com expressões tais, como: se trabalhassem e não te pagassem; não vais ao supermercado roubar, etc… Há muita falta de coerência, crítica correcta e justa e vergonha na cara por também se ser roubado e ainda defender esse roubo.

  19. Avatar de Nuno Azevedo
    Nuno Azevedo

    continuo a usar sem problemas lololol

  20. Avatar de Nuno Azevedo
    Nuno Azevedo

    sempre usei e sempre vou usar musica gratis é um direito meu, já pago os meus direitos, fica a dica…..

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      “Todo o cidadão tem direito a música gratuita, não tendo o respectivo autor direito a qualquer retribuição do usufruto da sua criação, sendo sua obrigação comer e calar… comer a sopa dos pobres, leia-se.” – onde está escrito este Artigo? Na Constituição não é. Mas não sou especialista em Direito, confesso.

      1. Avatar de Peter Afonso
        Peter Afonso

        Não, não está na constituição.
        Mas sempre que compras um cd virgem, uma pen usb, um disco duro, um leitor mp3 pagas direitos de autores. No extremo critico isso dar-me-ia o direito então de os usar para armazenar conteúdos com o argumento de que os paguei adiantadamente. Não!?

        1. Avatar de joalmago46
          joalmago46

          Bom ponto de vista.

  21. Avatar de Zaark
    Zaark

    O maior problema dos actuais serviços: streaming. Eu devo ser um raro infeliz que não tem a Net que quer a toda a hora, e quando a tem não passa dos 5 Mbps (obrigado, Meo!). Eu lá vou sacando as músicas do Youtube e convertendo em MP3 quando a Net o permite.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      lol, com certeza vais precisar de mais de 5 Mbps para ouvires musica a alta qualidade. Mas que piada.

  22. Avatar de David.pt
    David.pt

    Se não fosse a pirataria não existiam preços baixos no consumo electrónico. Por isso nunca sejam contra a pirataria. É um forma de controlar a ganância

  23. Avatar de Balseiro
    Balseiro

    Qual é a diferença entre utilizar este tipo de serviços e as bandas de covers?
    Pergunto isto pq existem milhentas bandas de covers que certamente não pagam direitos sobre as músicas que tocam, enquanto um utilizador deste tipo de serviços utiliza as músicas de forma lúdica, sem lucrar nada com isso. E o youtube? Pode ter milhares de vídeos com músicas? Quem paga os direitos?

  24. Avatar de Jackson
    Jackson

    Dinheiro, Puder e Posição
    Ha sempre algo que se diga, é como o pobre fala do rico, que dinheiro n traz felicidade, claro que ajuda e muito e so fala pk o pobre n tem dinheiro.

    Vejo artistas com bons carros, boas casas, boas roupas, boa lifestyle enquanto eu ja nao tenho essa posição. Seja pobre ou rico sempre puxa a brasa para a sua sardinha.
    Editoras com montes de dinheiro, porque eles n teem uma vida mais nobre? Quanto mais tem mais querem.
    A pirataria e uma expansão de publicidade free para grandes empresas.
    Compreemdem que nao devem trabalhar de graça, agora se definissem um salario como nos de 500 a 600, 2 crianças na escola, casa estando ser paga, contas dos bills casa mes, comer e bens ensiciais n pode faltar, pois ninguém é de ferro tambem precisa de um carinho, um presente ou uma saida a algum lugar espacial, entao como viviaa se fosses assim proposto caro artista? Compreendo que preferes ser pirateado e ganhar bem mais que 500 ao mes, notem isto nem se deve dar troco quando a conversa deriva para o lado dos contras e pros, como disse
    Cadaum puxa a brasa para a sua sardinha.

    Saudações

    https://youtu.be/UstvUECousQ

  25. Avatar de XX
    XX

    O meu continua a funcionar e dá para sakar as musicas!

  26. Avatar de Sandro
    Sandro

    Ao ler estes posts fiquei bastante contente por esta nova geracao se preocupar com questoes legais. Já a matematica parece que ficou só com o professor. Mas como alguem consegue achar 7 euros por um servico de musica barato? Uma mensalidade destas fica tao caro como o meu telemovel, isto se admitirmos que fico no minimo 2 anos com ele 7*24= 168 lauras, ai fonix. No tempo das cassetes e cds nao gastava nem perto disso. Isto para nao dizer que o youtube transmite musicas gratis com grande qualidade e com video de graca e os artistas lucram com isso. Grandes musicas só sao lancadas entre 2-3 meses e se um gajo quiser ouvir musicas antigas tem que se continuadamente pagar a mensalidade, a musica fica paga e continua a re-pagar LOL. Eu por ano nao gasto mais de 10 euros em apps, o que já considero um luxo, e portanto nao vou pagar 80 euros em musica, que arranjem servicos por menos de um euro/mes. ABRAM OS OLHOS !!!!!!

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Fico contente, à uns tempos disse aqui que 7€ é muito quase que me trataram mal