Será que finalmente foi encontrada vida extraterrestre?

75 Comentários

Foi na constelação Cygnus que o telescópio Kepler mostrou algo extremamente invulgar. Os investigadores pensam ter encontrado infraestruturas construídas por extraterrestres!

O que levou estes astrónomos a acreditar que estariam a ver construcções de população extraterrestre?

nasa

O objectivo da missão Kepler era encontrar exoplanetas, no entanto, foi a cerca de 1481 anos-luz que visualizaram algo estranho.

As grandes alterações do brilho da estrela KIC 8462852 levaram a pensar que poderiam estar perante uma construção feita por alienígenas.

Apesar de serem muitas as especulações e ter recebido imensa atenção dos media de todo o mundo, os investigadores julgam que a explicação possa ser mais simples do que parece.

Estes astrónomos pensam então que a explicação fica apenas pelo facto de pedaços de cometas estarem a orbitar em voltar da estrela.

kepler-telescope

No entanto, e apesar da justificação simples, mas ainda não confirmada, os média continuam a alimentar e a tentar sustentar a tese de que a emissão de luz pouco comum desta estrela é associada a extraterrestres inteligentes.

Este pedaço de céu, agora famoso, foi seguido durante anos. Já em 2009 teria passado por uma depressão e em 2011 e 2013 sofreu alguns mergulhos tendo um deles durado uma semana. Em algumas destas situações, o brilho diminuiu cerca de 20%.

Cygnus1

A estrela KIC 8462852 é cerca de 50% maior que o nosso Sol e, por isso, é fácil imaginarmos os apagões que ocorreram neste local.

E você? Acredita que é vida extraterrestre, ou simplesmente planetas a orbitar esta estrela?

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JJ
    JJ

    Se a estrela estiver rodeada de asteróides, essa situação é mais de normal…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      A questão é que um planeta do tamanho de Jupiter apenas provoca uma redução de 1% no brilho da estrela quando passa diante dela.

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Portanto essa suposta construção tinha de ser 100x superior a Jupiter!?

        1. Avatar de sniperpt
          sniperpt

          A questão é que isto é diferente, uma coisa nova, que ainda não há explicação pois é a primeira vez que acontece.

          Neste caso o planeta tinha de ser bem maior que isso e maior que isso não era um planeta, já era uma estrela Anã Castanha. E neste caso o pico de encobrimento era preciso e tinha uma frequência bem definida.

          Neste caso há especificidades “estranhas” que não encaixam nos padrões habituais ou que possam ser explicados pelo no nosso conhecimento atual.

        2. Avatar de César
          César

          Não, 20x porque se Júpiter cobre 1% uma 20x maior cobriria 20%

        3. Avatar de Alberto Esteves
          Alberto Esteves

          Death star

          1. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            Darth Vader is Real??!?!
            Waaaaaaa??!?!?!?

            Everyone, call the Jedi!!

  2. Avatar de José Antonio
    José Antonio

    Com tanto universo, acredito que o que aconteceu na Terra tenha acontecido noutros sitios, claro com diferentes resultados

    1. Avatar de int3
      int3

      se o universo tiver uma dimensão igual ao superior a googolplex começas a ver repetições de ti mesmo.

  3. Avatar de Francisco Almeida
    Francisco Almeida

    Muito curioso, mas não me admirava que existisse vida.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Vida no espaço existe. A questão é se é inteligente ou não? E se é mais avançada do que a nossa.

      1. Avatar de David
        David

        Inclusive penso que já foi descoberta vida microscópica em Marte. A questão é, onde existe vida mais próxima da terra que nos fascine? É como navegar num oceano e nisso os portugueses são bons pode ser que sejamos nós a dar o primeiro passo na direção certa.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Até ao momento não houve provas conclusivas de nada. Há uns meses o Ellen Stofan da NASA (chief scientist) dizia que dentro de uma década (até 2025) encontrariam fortes indícios disso e que no espaço de 20 a 30 anos seria encontrado evidências definitivas disso.

          Mas pode ter-me escapado alguma notícia pelo meio (isto foi dito em Abril), o que dúvido pois se isso acontecesse era algo para abrir os jornais de todo o mundo com pompa e cirscunstância (à semelhança do anúncio do CERN do 5 Sigma para o Bosão de Higgs).

      2. Avatar de Rondonia
        Rondonia

        Acredito que se existir é mais inteligente, que 53 Milhões de eleitores Brasileiros!

  4. Avatar de Ivan Cantarino
    Ivan Cantarino

    Se na imensidão do Universo, nós formos os únicos, então podemos constatar que há um enorme desperdício de espaço.

    1. Avatar de censo
    2. Avatar de Paulo Fernandes
      Paulo Fernandes

      mesmo a serio… eu acredito e muito que existe vida extraterrestre, logicamente diferente da nossa. acho curioso os cientistas procurarem planetas que possam albergar vida…. quem disse que os “et’s” necessitariam de oxigenio para viver? podem apenas necessitar de outro composto. que à vida já se sabe… à muito tempo… mas continua o misterio na Nasa, área 51 e afins..

    3. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      E seria mais una ineficiência de deus.

    4. Avatar de M3mn0t
      M3mn0t

      Era um magnifico BUG!!!!

  5. Avatar de Liberal da Cerca
    Liberal da Cerca

    Eu quero acreditar que é uma mega construção alien. As observações de agora têm 1480 anos, pois a luz emitida demorou esse tempo a chegar cá. 1480 anos de evolução exponencial é fantástico, estas observações datam de um tempo em que na Europa nem havia países e eram os Godos e os Visigodos e quejando que reinavam…

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Excelente comentário.Realmente tem toda a razão,esta observação já data de há 1480 anos,ano que a luz chegou até chegar cá.E vou-lhe dizer o que penso—»acho mesmo que é algo feito por seres de outro planeta.Esta notícia tem sido referência em tudo o que é televisão,jornais e internet.É algo de monta,lá isso é.Para deixar os maiores cérebros da astrofísica de boca aberta,perplexos,tem que ser algo nunca visto.Uma das explicações é que é uma espécie de estrutura envolta de painéis solares para reter a luz de uma estrela.Mas para ter a dimensão disto é uma coisa super gigantesca !! Já agora,dou os parabéns à autora deste artigo,a Andreia de Almeida. 🙂

      1. Avatar de Homo Erectíssimo
        Homo Erectíssimo

        “tempo em que a luz demorou a chegar cá”,queria eu dizer,peço desculpa. 🙂

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    Bom bom era mandar os politicos para la -.-

    1. Avatar de Teresa
      Teresa

      Sem retorno kkk

    2. Avatar de Liberal da Cerca
      Liberal da Cerca

      com o atual PR à cabeça…

    3. Avatar de Darth
      Darth

      O cliche mais utilizado na net nestes dias

      Vais ver, o dom sebastiao volta numa manha de nevoeiro e finalmente havera um governo perfeito

  7. Avatar de Tchessetiger
    Tchessetiger

    Nos ainda nem conhecemos os cantos do univeso, não fazemos a minima ideia de onde esta o “inicio” e o “fim” nao sabemos se é redondo quadrado retangular ou seja la que forma for! nao sabemos sequer os limites! e já temos chegado consideravelmente longe nas investigações, sim acredito, que no meio do espaço todo nos somos 1 grau de areia numa praia! se formos assim tão grandes! No meio de tudo isso, não há certezas mas é quase certo que tem de haver algo “vivo” no meio de tanta coisa! Pode até nem ser um “extraterreste” como lhe chamam ! Até pode ser uma pequena bactéria, algo que se possa dizer que tem vida! E o nosso planeta e privilegiado por ter as condições certas para a vida ! Mas nos fomos adaptados a viver em certas temperaturas em certas condições, quantos mais planetas/estrelas ou outra coisa qualquer, possa vir a ter também essas condições certas …? ou até mesmo adaptarem se a essas mesmas condições, o mesmo se passa no nosso planeta, há espécies a viver no ártico, ou como no deserto! E para eles são as condições certas porque a especie foi feita para isso mesmo, agora imaginamos que outro planeta algum tipo de vida tambem se adapta a essas condições! Não acredito nessas coisas de marcianos ou de naves extraterrestres, isso será a nossa imaginação a tentar pensar neles! Mas acredito sim, que até pode ser um ser microscopio, mas que existe

    1. Avatar de TioPedro
      TioPedro

      Sim, não tenho duvidas da existência de outros seres neste universo ( e mesmo noutros). Tenhamos noção da nossa ignorância nestas matérias, pois temos muito a aprender ainda. Para nós, ou se encontra dentro dos nossos padrões de conhecimento ou não existe ou sequer é possivel. E quem estabeleceu estes padrões? À que questionar sempre tudo e todos, o nosso ser na condicionante física está bastante limitado, mas um ser alem do físico tem a consciência que, essa sim, é universal e faz parte de uma matriz muito maior. Vejam as descobertas que se fazem no campo da ciência relativamente ao Micro e como este afeta o Macro e vice versa, o multidimensional que se procura, p.expl. no CERN. Se nem neste “berlinde azul” nos entendemos como queremos fazer os outros entender o que vai alem dele? Primeiro arrumemos a nossa casa e aí sim, poderemos contar em ver mais alem, como outros já nos veem a nós… Estamos ainda no grau 0 civilizacional…

  8. Avatar de luislelis
    luislelis

    Nao somos todos politicos? (pq sera q ultimamente os meu comentarios nao sao publicados? Estou a ficar importante?)

    1. Avatar de Ivan Cantarino
      Ivan Cantarino

      Estás é a ficar censurado. XD

    2. Avatar de censo
      censo

      Isso as vezes também me acontece. Sê perseverante.

  9. Avatar de RF
    RF

    Hoje em dia ser inteligente que não acredite que haja vida para alem do seu planeta acho que nem devia de ser chamado de inteligente!

    1. Avatar de Pedro Torres
      Pedro Torres

      Plenamente de acordo!

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Acho que existe mais factores que determinem a falta de inteligência, do que acreditar em algo que ainda não existem provas, quando muitas vezes não se acredita em coisas que estão mesmo a frente dos olhos.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Vai de encontro a este que vi há uns dias: https://www.youtube.com/watch?v=dQw4w9WgXcQ

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    Vida é vida, qualquer ser habitável em algum planeta seja grande, pequeno ou microscópico é considerado extraterrestre, por isso é que é muito provável que possa haver vida.

  11. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Eu não acredito que aja vida inteligente no universo, eu tenho a certeza disso.
    Existem mais planetas no(s) universo(s) do que grãos de areia em todas as praias do planeta terra.
    Então, como seria possível que só a terra tenha vida inteligente no universo ? É impossível.
    Existe um enorme grupo de religiosos fanáticos que dizem que não existe vida extraterrestre porque suas religiões dizem que não há.
    O facto de existirem muitíssimas civilizações inteligentes no universo só engrandecem Deus.
    Se apenas houvesse vida inteligente na terra isso mostraria o quanto a obra de Deus é inútil porque existiriam uma “infinidade” de planetas que não serviriam para nada.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Existe Deus… logo existe vida inteligente fora da Terra! Um facto simples…

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          O JJ estava a ironizar a falácia e demonstrar o ridículo (cereja no topo do bolo: rematar com “facto” “simples”, e as aspas em separado são de propósito).

          1. Avatar de JJ
            JJ

            Pois… Crer numa coisa e depois dizer que ela não existe… É de facto uma falácia.

          2. Avatar de César Oliveira
            César Oliveira

            Não há falácia absolutamente nenhuma.
            O meu argumento destina-se apenas e só a quem reconhece a existência de Deus.

        2. Avatar de Sim !
          Sim !

          Ok ! Estamos de acordo ! O Universo é infinito na medida do que os Seres Humanos conhecem, também se sabe que o Universo tem um passado, um presente e um futuro, visto na óptica da “idade” do Universo, por exemplo, se observarmos a nossa galáxia vemos que ela está em expansão e que teve um início, dessa forma o centro da galáxia estará mais perto do seu início e será o passado, o lugar onde nos encontramos, na nossa visão, é o nosso presente e as regiões mais afastadas do centro, serão o futuro, esta expansão continua acontece em todo o Universo de acordo com o nosso conhecimento, logo podemos concluir que todo o universo tem um passado, um presente e um futuro. Tendo em conta as distâncias que já se conhecem no Universo, em que uma estrela a 1481 anos luz é uma uma “vizinha” da nossa “casa” deveremos considerar que o nosso Planeta é um grão de areia no conjunto de todas as praias do nosso mundo, relativamente ao Universo no seu infinito, nestas circunstâncias, colocar em dúvida a existência de outras formas de vida, lá fora, deverá ser considerado uma imbecilidade absurda e uma arrogância fora de limites. Por tudo aquilo que já sabemos acerca da formação da vida no nosso Planeta só poderemos concluir que o Universo fervilha de vida por todos os lados e que essas vidas serão mais evoluídas onde tenham mais tempo de existência e mais primitivas onde tenham menos, seguindo uma lógica Humana.
          Quanto às questões da origem material e da origem Divina, são, no contexto actual do nosso mundo direitos iguais, pois nenhuma das partes conseguiu até agora, provar que a outra parte está completamente errada. Para aqueles que no seu direito acham que tudo começou numa terrível explosão, da qual não apresentam nenhuma origem, explosão essa, que dir-se-ía continuar a acontecer até ao nosso tempo relativo, dado o facto de a expansão do Universo, continuar a ser sempre observada.
          — Porreiro pá ! Para os outros, que acham e têm a certeza que tudo foi feito por um Ser Divino e superior que criou os Céus e a terra, apenas porque sim e essencialmente por uma questão de Fé, no caso de não serem fanáticos, “refugieees”, ou nem tanto, deverão ter no seu coração a certeza de que a obra de Deus foi ou é o Universo no seu todo e o “Homem” é exactamente esse fervilhar de vida que ele contém…
          Não devemos de fazer-nos de grandes, mas também não deveremos de querer ser exageradamente pequeninos…

      1. Avatar de César Oliveira
        César Oliveira

        Não é bem isso.
        Se se reconhece a existência de Deus como se poderia negar a existência de vida inteligente fora da terra visto que existem mais planetas no universo do que grãos de areia em todas as praias da terra. A obra de Deus seria inútil.
        Esse argumentos apenas de destina aos fanáticos religiosos que negam a existência de vida inteligente em outros mundos.
        Esse argumento não se destina a quem não reconhece a existência de Deus.

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      De facto existem mais planetas que grãos de areia, mas se vires a probabilidade do que aconteceu para haver vida na terra vais ver que tirar o euromilhões é uma brincadeira…

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Nem mais… Mas pelo que é seguido por muitos, foi tudo um conjunto de “calhou”…

    3. Avatar de censo
      censo

      Acho que tens nova oportunidade de te explicar melhor…

    4. Avatar de Vlad
      Vlad

      Na ciência temos que entrar com a cabeça livre de preceitos. Olha tu acusas os fanáticos de serem cegos ao afirmarem com toda a certeza que não existe vida extraterrestre, mas tu es culpado do mesmo fanatismo ao afirmares que é impossível não haver vida extraterrestre. Podes dizer que acreditas, tal como eu que existe vida extraterrestre, mas não o podes provar. Alias não são só religiosos que acreditam na inexistência de vida extraterrestre, muitos cientistas também acreditam, como por exemplo Enrico Fermi e Michael Hart.

      1. Avatar de César Oliveira
        César Oliveira

        Sim, concordo que na ciência deve-se entrar com a cabeça livre de preconceitos.
        Assim como também há cientistas com os seus preconceitos. São seres humanos como cada um de nós que estamos aqui a comentar no pplware.
        Um preconceito é um prejuízo.
        O maior obstáculo ao conhecimento é o preconceito.
        Mas também não devemos ser fanáticos científicos. Há pessoas que chegam ao ridículo ao afirmarem que só aceitam o que foi provado pela ciência.
        A ciência é um caminho para o conhecimento não é o conhecimento absoluto de tudo.
        Há muitas realidades ainda que a ciência não conhece.
        Por outro lado, quantas vezes a ciência não veio desmentir aquilo que ela tinha “provado” ?
        Quantas vezes a comunidade científica ridicularizou ideias que posteriormente aceitou ?

        Não há fanatismo nenhum em afirmar que é impossível que só na terra exista vida inteligente. Porque só a terra seria a portadora de vida inteligente no universo ? Qual a razão para isso ?

        1. Avatar de Paulo H
          Paulo H

          Viva,
          Tenho lido os seus comentários e de outros e não resisti a perguntar-lhe: Quando pergunta “Quantas vezes a comunidade científica ridicularizou ideias que posteriormente aceitou ?” Dê me um exemplo dessas ideias sff.

          Quando refere que “Há pessoas que chegam ao ridículo ao afirmarem que só aceitam o que foi provado pela ciência” eu sou desses tais ridiculos, ou seja o barrete serviu-me. Vou lhe só dizer umas coisas sobre essa sua “teoria”:

          Quando deus ou a religião for responsável (e não a ciência) para que eu venha à internet mandar bitaques para aqui ou para outro local, eu começo a acreditar. Quando o tal deus ou a religião me permitir curar-me de doenças sem recorrer à ciência, eu começo a acreditar. Quando a religião ou o deus me provar que 2+2 não é igual a 4, então eu começo a acreditar. Até lá é tão “impossível” como só na terra existir vida.

          Quanto ao “é impossível que só na terra exista vida inteligente” o possível e o impossível são diferentes de provável ou probabilidade.

          Quanto ao artigo, é melhor esperar que quem percebe mesmo do assunto encontre uma explicação para o tal fenómeno.

          Cumps

  12. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eles andem aí!

  13. Avatar de lima
    lima

    Seria extremamente triste se fôssemos o único planeta com vida em milhões de biliões de galáxias.
    Se existe vida para além do nosso cantinho? Não tenho a menor dúvida, e só tenho pena de não viver o suficiente para ver com os meus próprios olhos.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Nós mal nos damos com os seres que vivem no nosso planeta (e nisso incluo os da nossa própria espécie), para que queres mais seres para nos darmos mal?

      Como dizia o outro: se algo prova que há vida inteligente fora da Terra é o facto de nunca nos terem contactado. 😛

  14. Avatar de Angelo Brito
    Angelo Brito

    Vocês vão ver que apenas não passa de um semáforo espacial 😉

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Tuuuruu ruuu ruuu ruuuuu ruuuu… turun rurun rurun rurun….

      Queue Mulder and Scully.

      /me grabs me tinfoil hat.

  15. Avatar de VC
    VC

    A Panspermia ajuda a explicar muita coisa e como existe outras vidas em outros locais do Universo.

  16. Avatar de sniperpt
    sniperpt

    Se alguém por curiosidade quer ver como, digamos funciona a caça aos planetas, ou quiser participar:

    http://www.planethunters.org/

    Ou em outros projetos do qual este faz parte este:

    https://www.zooniverse.org/

  17. Avatar de Cenas
    Cenas

    “My philosophy of SETI,” Wright wrote, referring to the search for extraterrestrial intelligence, “is that you should reserve your alien hypothesis as a last resort. Thou shalt not embarrass thyself and they colleagues by claiming false planets.”

  18. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Se fizerem uma pequena pesquisa, facilmente encontrarão documentos oficiais do FBI que devido à nova lei dos EUA que torna públicos documentos secretos ao fim de um certo numero de anos. Alguns já começaram a ser disponibilizados e nesses documentos irão ler com todas as letras que existem vida extra terra, que foram capturados varios seres e naves dos mesmos.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      E no entanto não colocaste nenhum link (sendo tão simples e pequena a pesquisa), bem como qualquer pesquisa nesse sentido leva a sites de “diz que disse” (como é o caso do teu comentário).

      1. Avatar de Arlindo
        Arlindo

        Mas se quiseres mesmo do site do FBI também se arranja. Eu quando disse que bastava uma pequena pesquisa, realmente basta uma pequena pesquisa.

        https://vault.fbi.gov/UFO

      2. Avatar de Arlindo
        Arlindo

        Mas se quiseres mais provas, diz-me quem construiu esta maquina fossilizada à 400 milhões de anos se nessa altura ainda nem macacos existiam.

        http://www.realidadeblog.com/2014/12/maquina-de-kamchatka-com-400-milhoes-de.html

    2. Avatar de Vlad
      Vlad

      Ou duas uma, nunca fomos visitados por extraterrestres, ou então são os maiores incompetentes do universo ao deixar material e pessoal por ai.

  19. Avatar de NT
    NT

    Existe vida e existe vida inteligente por esse espaço fora.
    Nem sequer sabemos o que está nas profundidades dos nossos oceanos (E existem relatos de ‘objectos submarinos não identificados’).
    Quanto por esse universo fora… Se calhar até podemos estar a olhar LOOOOOONGE demais e até pode existir um planeta, que consideramos que não é habitável e que tenha vida inteligente.
    Basta olharmos para alguns seres que vivem por exemplo em vulcões submarinos onde se pesava que era impossível existir vida e no entanto lá estão eles.

    Mas realmente são arquivos que devem ser bem interessantes esses arquivos de ‘incidentes’ da NASA(E como eles decidiram apontar o saltite na direção que apontaram). Também alguns arquivos de ‘Forças Aéreas’ até mesmo a Portuguesa. E já agora porque não o arquivo do Vaticano, o que será mesmo que têm de tão importante que ninguém, a não ser uma pequena elite, tem acesso a essas coisas?

    1. Avatar de fernanda
      fernanda

      reparar que eles fotografaram ??? as sombras não os edifícios

  20. Avatar de Filipe Viola
    Filipe Viola

    Pena ser a 1481 anos-luz senão abria lá uma marisqueira!

  21. Avatar de Prim
    Prim

    Uma coisa é certa… se existir… foi a Apple que criou! 😀

  22. Avatar de Rondonia
    Rondonia

    E se for um tipo de elemento que retem o calor, que não conhecemos como na decada de 80 onde Robert Lazar falou sobre e o Elemento 115 ?m