E se não existisse tecnologia portátil?

16 Comentários

Hoje em dia há muitas coisas que nem damos conta que existem, simplesmente porque já damos a sua existência como um dado adquirido, mas que são de grande importância para o quotidiano. Prova disso são os momentos em que essas coisas falham, podendo até causar transtornos ou deixar-nos “desorientados” dada a importância que têm.

Chamar-lhe de “bem essencial” pode parecer exagerado, mas o que é certo é que a tecnologia portátil faz toda a diferença.

tecnologia portátil_1


A tecnologia portátil foi inicialmente popularizada pelos telemóveis, ganhando relevância na primeira metade da década de 90 e, desde então, muitos dispositivos portáteis surgiram com as mais variadas finalidades. Este tipo de tecnologia não é simplesmente uma invenção, mas antes uma revolução, fazendo parte da vida das pessoas e modificando as rotinas e formas de tomar decisões.

Telemóveis compactos, PDAs, computadores, leitores de música e vídeo, unidades de armazenamento, consolas, GPS, TV portátil, entre outros, foram criados para facilitar a vida ao utilizador e dispensar muitos incómodos que antes eram inevitáveis, no entanto, o que antes era facilidade agora é uma necessidade.

O smartphone é o Rei da tecnologia portátil, capaz de desempenhar as funções de todos os dispositivos referidos acima, e um bom exemplo é o novíssimo Samsung Galaxy S6 edge+, já analisado aqui no Pplware.

Samsung Galaxy S6 edge+_pplware 1

O S6 edge+ traz um ecrã de 5,7″ Super AMOLED QuadHD (1440 x 2560 píxeis), com ecrã curvo nas laterais para uma experiência inovadora. Tem 4 GB de memória RAM e 32 ou 64 GB de armazenamento interno, sem a possibilidade de expandir para um cartão microSD. Traz o Android Lollipop, na versão 5.1.1.

Mas porque não é prático trazer um smartphone de 5,7″ agarrado ao pulso para aceder rapidamente às funções elementares, existem outros acessórios tecnológicos para facilitar essa tarefa, como os relógios inteligentes ou smartwatches. A oferta actual já é considerável e não é fácil escolher um entre tantos disponíveis, sendo que o design da peça é muito importante no momento da escolha.

zebracelet1

Essencialmente direccionado ao público feminino, o relógio MyKronoz ZeBracelet é elegante e com forma semelhante a uma pulseira. Em conjunto com o smartphone permite atender ou rejeitar uma chamada, ver detalhes da chamada e conversar em alta-voz. Reproduz ainda música, previne a perda do smartphone e, claro, também serve de relógio.

 
As câmaras fotográficas são outro tipo de tecnologia portátil que não parou de evoluir. Há câmaras adequadas a todos os ambientes, mas são as câmaras de acção que mais têm evoluído e mais interesse têm suscitado nos últimos tempos. Estas câmaras estão preparadas para quase todas as adversidades e têm uma grande capacidade de estabilização de imagem.

Com isso em mente, a Polaroid tem em pré-venda uma câmara um pouco diferente do habitual. A Polaroid Cube+ tem o formato de um cubo pequeno, de apenas 35mm x 35mm, mas está carregada de excelentes características.

Polaroid-Cube-With-WiFi-04

A Polaroid Cube+ tem ligação Wi-Fi, estabilização de imagem, câmara de 8 MP com gravação de vídeo HD a 2K (1440p). Tem uma objectiva com ângulo de 124º, é à prova de água e tem uma autonomia de 107 minutos. Suporta armazenamento por cartão microSD até 128 GB e terá disponível um vasto conjunto de acessórios.

Pode ver estas e outras sugestões de tecnologia portátil aqui. Aproveite ainda a oportunidade de ganhar um smartwatch Samsung Gear S neste passatempo, um tudo em um sempre disponível no pulso, dispensando totalmente o smartphone.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jaxwins
    Jaxwins

    As pessoas conviviam mais umas com as outras!!!

    1. Avatar de NT
      NT

      Que nada, que seria uma tarde no café com o pessoal a ‘gritar’ porque toda a gente estava a falar. Quer dizer hoje em dia ouves alguns ‘LOL’ ou ‘OMG’ porque a pessoa que está Á TUA FRENTE na mesma mesa mandou um ‘pirolito’ no facebook ou um sms engraçado… Mas pronto não olhas para ela… Soltas um LOL e respondes no smartphone ao que a outra pessoa(sempre sem tirar os dedos e olhos do ecran) solta um ‘OMG’ e continua a responder da mesma forma… Que raio de mania essa coisa de falar com as pessoas…
      Infelizmente temos smartcars, smartphones, smartwatches, smartTvs mas está em vias de extinção a era das Smart People.

      1. Avatar de panhonhas
        panhonhas

        Precisamos mesmo de um apocalipse de qualquer coisa…

        1. Avatar de Wistfultale
          Wistfultale

          Apocalipse de zombies? Quem me dera 😮

      2. Avatar de silva
        silva

        O quê??? Perdi-me

      3. Avatar de Jonas
        Jonas

        Chama-se evolução quanto ás tecnologias. Quanto a essa mania que dizes, vê-se bem que és de uma geração antes de 1990 porque nao te habituas, cresceste num ambiente diferente é normal mas nao generalizes porque nasci na decada de 90 e falo com os meus amigos no café, no facebook, instagram, no skype, todos no café e eu que adoro conversar

        1. Avatar de dsf
          dsf

          Sou de 98 e fico pasmado quando vejo 8 pessoas sentadas numa mesa, e estão TODAS a olhar para o telemóvel. Sou a favor da tecnologia(obviamente) mas as coisas deviam ser controladas, as novas gerações estão a ficar estragadas, e em muitos aspetos…

  2. Avatar de censo
    censo

    Não havia Pplware!

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      +1, nem sabia o que era pplware…

    2. Avatar de Vítor M.

      Sabes que o pplware teve como base uma secção de um jornal regional, depois nacional até chegar ao que é hoje, isto lá atrás em 1992 😉

  3. Avatar de Redin
    Redin

    Se não existisse tecnologia portátil a vida seria exatamente como se nunca tivéssemos chegado a ter a capacidade de nos apercebermos da sua importância e por isso, poderia dizer nesta perspectiva que não seria nada de especial. As comunicações estariam a ser as mesmas desse tempo de outrora, etc, etc.

  4. Avatar de JN
    JN

    Continuaríamos a fazer ficção com a tecnologia portátil.
    Lembram-se dos meios de comunicação móvel em séries como “Espaço 1999”, “Galáctica”, “StarTrek”, “Buck Rogers”, a saga “Star Wars”, etc., etc…
    Para além da aventura no espaço, as comunicações móveis eram uma constante, onde não faltavam dispositivos desktop, laptop, mobile de bolso e de pulso dotados de videochamada com capacidade de comunicar a anos luz de distancia em tempo real. E nunca se queixavam do tarifário!
    E no dia seguinte, eu e os outros putos brincávamos com caixas de fósforos dos grandes, para as quais falávamos como se estivéssemos a comunicar de andrómeda para a terra. E também não nos queixávamos do tarifário…
    Mais tarde tive uns walky talky. Que gadget fantástico!
    Eramos putos, saíamos de casa e ficávamos incontáveis. Eramos mais livres, felizes, saudáveis e tínhamos mais segurança.
    Agora somos adultos, dependentes da tecnologia, permanentemente vigiados, condicionados e controlados.
    Vale a pena, de vez em quando, sair e esquecer propositadamente o smartphone em casa.
    É um verdadeiro momento de liberdade, nos nossos dias é mesmo um ato de rebeldia. Mas sabe tão bem!…

    1. Avatar de Vítor M.

      Bem lembrado. Exemplos que as gerações pôs anos 80 não conhecem 😉

  5. Avatar de Pedro Pereira Neto
    Pedro Pereira Neto

    A tecnologia portátil começou com a escrita, não com smartphones… Não é tecnologia apenas o que é digital… Enfim…

  6. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Deixaria de poder tocar teclado 🙁