Vendas de computadores da Apple podem atingir mínimo histórico

183 Comentários

As vendas de computadores têm estado a sofrer cortes e reduções ao longo dos anos. Poucas são as marcas que têm crescido e tornando-se mais fortes e a Apple está entre as que conseguiram esta proeza.

Mas as previsões dos analistas apontam para que o reinado da Apple possa estar prestes a terminar e que o último trimestre de vendas foi o pior da marca desde 2013.

mac_1

Os dados estão a ser avançados por duas das maiores empresas de análises de mercado, que reportam que a Apple estará prestes a anunciar uma mudança grande no ritmo de crescimento de vendas dos seus computadores.

Depois de vários anos com crescimentos recorde nas vendas dos seus computadores, em que conseguia contraria as tendências do mercado que continuavam a registar perdas em todas as marcas e todas as áreas, a Apple poderá ter parado de crescer e ter estagnado as suas vendas.

Os números não são coincidentes entre a Gartner e a International Data Corp (IDC), mas ambas mostram que a Apple não está ao nível do que conseguiu em anos anteriores.

As diferenças são pequenas, mas apontam para um desacelerar das vendas, o que se reflecte num crescimento muito menor, na ordem dos 1,5 no caso da Gartnet, ou um decréscimo de vendas bem real de 3,4% pelos números da IDC.

mac_2

Estas diferenças resultam de uma diminuição das vendas gerais e que estão menores do que a Apple teve durante o ano passado. Segundo a Gardnet a Apple enviou para as lojas 5,6 milhões de unidades, ao passo que a IDC contabilizou 5,3 milhões de unidades.

Independentemente do valor que for tomado como certo, estes valores representam um decréscimo acentuado face aos que a Apple tinha vindo a conquistar, tendo inclusive este ano passado a ocupar o terceiro lugar na lista de marcas.

A queda da Apple não é isolada e expressa bem o estado do mercado de computadores pessoais, onde as quebras têm sido constantes, de ano para ano.

Para o terceiro trimestre de 2016 espera-se a continuação dessa queda, com os números globais de vendas a cair entre os 7.7%, dados pela Gardnet e os 10.8% da IDC.

mac_3

Às causas que todos já conhecemos, e que estão a fazer o mercado dos computadores reduzir as suas vendas a cada trimestre que passa, juntam-se agora alguns factores novos.

Em particular destaque está o alto valor do dólares, que acaba por encarecer os equipamentos que são vendidos fora deste território.

Da lista dos restantes fabricantes o topo da tabela continua a ser liderada pela Lenovo, que mesmo com perdas superiores a 4% continua a dominar este segmento.

Comentários

183

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Batman
    Batman

    O dólar está alto frente ao Euro também? Pensei que só nós pobres brasileiros estávamos sofrendo desse mal ..

    1. Avatar de Marco
      Marco

      n esta alto, mas ganhou terreno o euro ja esteve a 1,43 dollar, mas neste momento anda a 1,13. qd andava a 1,43 a apple e outras fazia 1 dollar =1 eur, agora atualiza o preço.

    2. Avatar de Safrane
      Safrane

      Antes o preço ficava igual em dólares como em euros, porque a desvalorização do dólar dava para pagar os impostos de venda altíssimos que temos na Europa (entre os 19 e os 25 por cento).

      Agora, não…

    3. Avatar de Rui
      Rui

      O euro continua a valer mais que o dólar, mas de facto já desvalorizou um bocado. A nossa sorte é a Merkl não deixar o euro desvalorizar muito.

    4. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      O dólar está alto face ao euro mas vale menos.

      1EUR = 1,14USD

    5. Avatar de Daniel
      Daniel

      Tendo em conta que o Euro já esteve a valer quase 1 dolar e meio, sim, o dolar está em alta (mas como dito pelo Jorge Santos, continua a estar abaixo da paridade).

      1. Avatar de zombie
        zombie

        Esteve ligeiramente acima, no seu higher high, chegou a 1.5780, em meados de 2008—qdo o petroleo fazia o mesmo…!

    6. Avatar de Batman
      Batman

      A situação aí no continente Europeu está muito melhor se comparado aqui no Brasil, onde o dólar está batendo valores impraticáveis ..

      1. Avatar de Batman
        Batman

        Além das inúmeras taxas de impostos do governo, que nos deixam bastante cabisbaixos 🙁

  2. Avatar de Jaxwins
    Jaxwins

    Baixem os preços que isso passam ….!!! Poucos são aqueles hoje em dia que precisam de grande capacidade de processamento em casa. Um simple table com acesso a teclado da para safar bem a coisa. Cada vez há mais tablets com esse tipo de acessório. Pc’s desktop têm os dias contados.

    1. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      única coisa que discordo é os pc’s desktops terem dias contados, mas se te referes das torres que se vendem nas lojas de grande superfície, tá certo, cpu pentium e gráfica onboard e a custar uns ridículos 400 ou 500 euros, quando podemos comprar uma torre e peças separadamente, ia custar metade.

      outra coisa, gaming pc e workstation nunca vão acabar e vai ser assim que os desktop’s vão reinar.

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Gaming PC estão cada vez mais nas lonas!

        A PS4 tem mais market share que PC, e a X1 tem quase tanto como o PC…

        O PC é a minoria face ás consolas…

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Tens noção que qualquer um pode escrever para a Forbes?

            Vem um gajo falar de specs e de placas gráficas, que é que isso interessa?

            http://www.vgchartz.com/weekly/42232/USA/

            Até a WiiU vende mais que PC!

          2. Avatar de Safrane
            Safrane

            Ai ganhou? Que piada!

            Porque é que a PS4 vende mais que o PC?

            E depois ainda há a Xbox, Nintendo, iOS e Android…

            Vende mais PCs? Talvez…

            Vende mais PCs com placas gráficas potentes? Não!

            Vende mais jogos? Nem de longe!

          3. Avatar de Pedro
            Pedro

            O VGChartz não contempla os canais digitais, como é o caso do Steam um dos principais canais (senão o principal) de distribuição de jogos para PC.

            E outra coisa onde está o Dota 2, o League of Legends, o Counter Strike Global Offensive ou o Minecraft ????? Pois, são exclusivos de distribuição digital.

            BB, quando fores fazer comparações, em vez de tirares conclusões hilariantes como essa, pelo menos vê se as tuas fontes são as mais adequadas para o tipo de comparação que estás a fazer, e não a primeira coisa que te apareça à frente para trollares.

        1. Avatar de f.d.
          f.d.

          Se não sabes o que dizes cala-te sff.

        2. Avatar de Silva
          Silva

          O meu deus, é com cada um que parecem dois.
          Acreditas mesmo no que estas a dizer?? Gaming pc nas lonas??
          Os jogos sofrem downgrade gracas ás vossas consolas que nao conseguem acompanhar os actuais jogos.
          Torres completas vendem pouco porque muita gente monta torres para jogos/edicao imagem ás peças, e mesmo assim nao sei se se vende assim tao pouco.
          Nao sou futurulista, mas os tablets nunca vao substituir o PC.
          Diverte-te la na tua ps4

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Eu falei em vendas de jogos.

            Os jogos são feitos a pensar nas consolas? Pois claro! É isso que importa! No PC metem mais carne no canhão, e pronto… 5000€ de equipamento para isso!

          2. Avatar de Carlos Correia
            Carlos Correia

            Ora nem mais Silva, mas quem compra torres completas? de anos a anos compro, mas vazia, os componentes são escolhidos a dedo, de acordo com a carteira, claro.
            Era bom que dissessem que “torres” são essas nas contagens de torres vendidas, só para clarificar.

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        400 ou 500 euros nem é um preço mau. Desta vez montei um PC para substituir o antigo “servidor” que tenho em casa e desta vez como era a título pessoal tive de ter em conta o IVA, e montei um PC por 315 euros (sem teclado, rato nem monitor), e isso foi um Pentium G3450, 8GB Ram, um disco de 1TB com bastante cache (e specs decentes para estar always on, além de que tinha já um SSD de 128GB à espera para o SO em casa, é acrescentar 50 euros aos 315), uma Radeon passiva do mais barato que há, dissipador para cpu, caixa e pronto. E isso foi procurando loja a loja o preço mais barato para cada componente. Só em termos de CPU (se eu precisasse de mais) de um G3450 para um i3 o preço saltava de 70 euros para 120. Gráfica passaria de 30 euros para uns 70 (e mesmo assim não seria uma gráfica decente), e com isso chegarias a 400 euros sem teclado, rato ou monitor. Se trocares Intel por AMD já consegues preços mais baratos mas antes de montar o servidor andei a ver de performance, consumos e tudo o mais e AMD continua uma lástima pelo que nem a tive em conta (só em termos de gráfica e era por ser o mais barato que havia para os requisitos mínimos que eu tinha).

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Compraste uma máquina pior que uma consola…

          1. Avatar de Silva
            Silva

            Tem a base para futuros updates, e a tua consola, alem de veres filmes, fotos e jogares que fazes com ela?

          2. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Tem base?

            Daqui a uns tempos saem CPUs com outro socket, já começa a aparecer RAM DDR4 a bom preço… dizes “tem base”… LOL!

            Não faço nada a não ser jogar… foi para isso que a comprei, para outras coisas tenho o MacBook, iPad e iPhone, já chega!

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Sim, já me estou a imaginar a jogar num portátil ou tablet…

      1. Avatar de miguel
        miguel

        se vais jogar com certeza não tens um MAC.
        “grande capacidade de processamento em casa”- compras um mac não pela capacidade de processamento mas sim pelo SO , design. Porque capacidade de processamento podes ter em qualquer outra maquina com licux,ou windows.

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Compras um MacPro, aí, sim, para capacidade de processamento e para correr aplicações que façam uso total do Xeon, e dos dois GPU’s profissionais!

      2. Avatar de piri_vm
        piri_vm

        Pois, mas também não vais jogar num Mac.

        1. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          Quem disse? Não sabes o que dizes! Podes instalar o Windows e pronto! O melhor dos dois mundos! OSX E Windows!

          1. Avatar de piri_vm
            piri_vm

            Lol, e vais jogar de carago com o hardware do Mac.

        2. Avatar de JTM
          JTM

          Nunca viste um Mac com jogos? Então é melhor não continuares a dar opinião.

          1. Avatar de Benchmark surfacepro4
            Benchmark surfacepro4

            Quem compra Mac para jogar, ja ta tudo dito.

        3. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          Mesmo sem Windows já existe muitos jogos a correr nativamente no OSX! Consulta o Steam e depois apita qualquer coisa!
          😉

          1. Avatar de piri_vm
            piri_vm

            E com gráficos brutais, e imensos fps e com um som fora do normal. É o melhor hardware que há.
            Jogar num Mac é como jogar num laptop com Windows, uma…

          2. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            E quem é que quer saber desses portáteis caros, que fazem mais barulho que uma unidade industrial, com o triplo da grossura de um portátil normal, não se pode por as mãos no teclado de tão quente estar… enfim..

          3. Avatar de piri_vm
            piri_vm

            Eu nem falei em portátil, mas mesmo assim eu falei em jogar e tu vens responder que se pode jogar, e depois dizes que já ninguém quer saber. Lol arranja uma opinião e só uma. O mercado do gaming é na sua maioria o que faz comprar equipamentos de topo.

        4. Avatar de David
          David

          Penso que se estava a referir ao ” Pc’s desktop têm os dias contados.”, e não ao facto de jogar num Mac.

        5. Avatar de Nome de Campeão ... Zé
          Nome de Campeão … Zé

          Não faz granda sentido comprar um Mac para depois lhe meter windows e jogar. Compras hardware pior por mais caro. Exemplo, comprei um portatil 900€+- i7 2.0-3.2 6GB Ram grafica 2GB (AMD HD não sei quê) dedicada há 2 anos. Aposto que hoje ainda não consegues dar esse preço pelo mesmo harware num MAC. Podes jogar mas não é de todo a compra mais inteligente para esse fim.

      3. Avatar de Carlos
        Carlos

        E porque não?

        Ó aqui:
        http://www.fnac.pt/Lenovo-Y50-70-16GB-GeForce-GTX-960M-Computador-Portatil-Computador-Portatil/a878855

        Vais dizer que esse laptop não dá conta do recado em qualquer jogo que queiras…

        1. Avatar de FM
          FM

          O meu colega comprou esse, com 4 gb dedicado.. e tu riaste…
          Aquilo a jogar queimavas a mão, porque … circulação lá dentro: 0! depois outra coisa, ter uma gtx960 num portátil? é só mais specs, a gráfica é muito boa mas isso consome imenso (mais um i7 de alta vontagem) e a bateria dura que vou te contar, outra coisa, e o plastico disso? é que nem vou comentar, vai à fnac ou worten e ve lá esse pc, uma vale ME**A…. são opiniões claro

          basicamente as pessoas estão se a esquecer do que é um portátil e não quero uma portátil para andar em 1:30 e 1:30 a carregar ou que pese imenso…
          Eu tenho um que a bateria dele nao dura nada, fui é muito burro quando o comprei…

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Ninguém te disse?

            Dizem que para aprender para sempre, é preciso queimar as mãos no forno…

            É em sentido figurado, mas aqui aplica-se literalmente!

          2. Avatar de Carlos
            Carlos

            Eu tambem acho um laptop para jogos uma ideia um bocado para o má, mas que todos os fabricantes estão a apostar nisso, isso estão.

    3. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      “Os PCs têm os dias contados”? Não penses dessa forma…

      1. Avatar de Rui C
        Rui C

        Há 10 anos que tem os dias contados, no entanto ainda não se viu nada.

        Só poetas aqui lol. 😀

    4. Avatar de Safrane
      Safrane

      Desktop têm os dias contados?

      Saia uma combinação iMac + iPad para mim!

    5. Avatar de pedro
      pedro

      Os desktop e os portáteis não têm os dias contados!!! O consumidor racional só aceita um preço que é o dobro da concorrência se essa proposta lhe acrescentar o dobre do valor!!! Porque pagar o dobro do preço de posso ter outra plataforma a metade do preço e praticamente com a mesma qualidade ??? é o que se passa com a apple, esteticamente são excelentes, mas na pratica estão overpriced comparando com a concorrência ….. há uns 5 anos atrás a apple ia muito á frente na corrida, hoje não …..

      1. Avatar de Douglas Ferreira
        Douglas Ferreira

        Mesmo nas marcas concorrentes as vendas estão caindo. Apple ainda levou algum tempo para sentir esse efeito, mas outras marcas já viam suas vendas baixarem.

        Não é questão de preço, a procura diminuiu.

        Com os smartphones fazendo todas as tarefas básicas que a grande maioria dos usuários precisa, ficou praticamente nula a necessidade um outro dispositivo. Tem gente que prefere trocar o celular a trocar o notebook.

        Outra questão é que atualmente os computadores têm durado mais tempo. Um processador de 4 ou 5 anos é quase tão rápido quanto um processador atual (da mesma categoria e faixa de preço). Chegamos num momento que não faz diferença para quase a totalidade dos usuários ter uma quantidade gigantesca de RAM. Para mim 8 GB bastam, e quase não se vê máquinas com mais que 8 ou 16 GB.

        Outro item que garante performance no computador é o SSD. Há uns meses um colega do trabalho me perguntou sobre alguma configuração de computador que pretendia comprar. Sugeri que, ao invés de comprar uma nova máquina, fizesse upgrade de sua antiga máquina com um SSD. Ele ficou satisfeito com o resultado e não precisou comprar outra máquina. Ou seja, menos uma máquina vendida.

        A venda tem caído tanto nos computadores de entrada mais baratos quanto nas linhas mais caras de qualquer marca.

    6. Avatar de JBM
      JBM

      quem está à rasca nem sequer é a Apple! Nem dá para perceber o sentido dado à notícia quando a Apple ganha quota de mercado e numa das projecções terá as vendas mais altas de sempre num trimestre.

      1. Avatar de miguel
        miguel

        a Apple vende muitos é iPhone.

        Pessoal eu ODEIO MAC mas estou aqui enrascado, visto que nunca fiz isto na vida.. alguém fanático pela marca que apresente um tutorial de como formatar um mac, instalar o mais recente SO, meter o bootcamp e instalar o windows, haa e explicar como escolher o tamanho do espaço no disco dedicado a cada SO

        1. Avatar de J T
          J T

          Google?? É do mais fácil que existe…e se queres instalar o SO mais recente basta atualizar na app store. Ou se formatares basta estar ligado à net para instalar automaticamente o SO mais recente, não precisas de DVDs nem serial keys como no windows.

        2. Avatar de Douglas Ferreira
          Douglas Ferreira

          Eu sempre faço a instalação limpa do Mac OS X. Para isso, você vai na app store e baixa o Mac OS X El Capitan. O download é grande, uns 5 ou 6 GB.

          Depois que baixar, você pluga um pendrive e faz o comando abaixo no terminal:

          sudo /Applications/Install\ OS\ X\ El\ Capitan.app/Contents/Resources/createinstallmedia –volume /Volumes/MyVolume –applicationpath /Applications/Install\ OS\ X\ El\ Capitan.app

          Detalhe que “MyVolume” é o nome do pendrive e você deve altera-lo para o nome correto do seu. Para saber o nome correto do seu pendrive você pode abrir o terminal e digitar “ls /Volumes/”. Detalhe que Macintosh HD é o HD, o outro nome provavelmente será o pendrive.

          Esta forma de criar o pendrive é sugerida pela Apple, conforme o link abaixo.

          https://support.apple.com/en-us/HT201372

          Depois, desliga o equipamento, deixa o pendrive plugado e liga o computador, assim que ligar, aperta a tecla option até aparecer um menu onde você escolhe em qual dispositivo fazer o boot.

          A instalação é fácil. Não tem aquela aporrinhação de instalar drivers nem nada. É recomendável ter uma conta do iCloud, facilita muito o uso cotidiano do computador.

          ———-

          O BootCamp

          Eu não uso Windows, mas quando usava, preferia usar pelo VMware. A velocidade não é a mesma, visto que o Mac OS roda ao mesmo tempo. No BootCamp deve ser bem mais veloz.

          Existe um assistente do BootCamp. Para acessa-lo faça o seguinte:

          Pressione o atalho Command + espaço; digite “assistente do Boot Camp” (o sistema completa a digitação; pressione enter e siga as instruções.

          O Mac OS X é muito intuitivo e tem a documentação em português, qualquer pessoa com o mínimo de experiência consegue usar e fazer a manutenção do sistema. Talvez você o odeie porque não abriu a mente durante a sua experiência. No início é estranho como algumas coisas são fáceis de se fazer.

        3. Avatar de Marco
          Marco

          vende o mac e compra um portátil não mac, mac não é para ti porque o odeias.

    7. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Um tablet dá para brincar. Trabalho a sério precisa de um laptop potente, no mínimo.

  3. Avatar de Kal
    Kal

    Não vende mais porque não quer. É só baixar um pouco os preços . Aqui no Brasil tem MacBook Pro de 15000 reais. Absurdo.

    1. Avatar de Kal
      Kal

      Errata: R$ 15.639,00 se for com desconto pra estudante. É bem fácil um estudante comprar um desses kkkk

    2. Avatar de int3
      int3

      3500€?? lol qual?
      O minmo é cerca de 1000€ ( 4mil reais).
      Brasil tem uma moeda muito fraca por isso o que vem de fora é muito mais caro.
      A compra de reais com euro é de 0.23€ (23 centimos) por real….

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Não só, o brasil impõe custos à importação de produtos de consumo tecnológicos…

        (E queremos nos governos de esquerda)

        1. Avatar de Rui
          Rui

          A esquerda tem tendência a proteger as empresas nacionais, mas o problema é o paradoxo que isso cria. Com o proteccionismo, quem é protegido é o empresário e o consumidor sai prejudicado devido aos preços muito mais elevados das importações, via impostos, ou então as alternativas nacionais muitas das vezes com pior qualidade!

          Esse é o grande problema da esquerda, ao proteger a economia, protege os empresários nacionais contra os consumidores!!!!!!

    3. Avatar de mkn97
      mkn97

      Bem sabemos que não é por culpa da Apple…

    4. Avatar de Safrane
      Safrane

      Mas vocês aí também são mais ricos que nós, por isso, está-se bem…

      1. Avatar de Kal
        Kal

        Só se for ricos em carnaval, corrupção e festa. Mas saúde, segurança e educação….

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Os brasileiros são mais ricos que os portugueses? Têem metade do PIB per capita…….

        1. Avatar de Kal
          Kal

          É o dobro de impostos hehe

      3. Avatar de Marco Apple
        Marco Apple

        Quem tem um mac sabe o tempo que perdeu com o windows, osx está 10anos a frente

  4. Avatar de Fábio
    Fábio

    Sou utilizador da Apple à muitos anos, já tive diversos macbooks. Apesar de gostar da marca tenho consciência que por vezes os preços são um abuso, por exemplo o novo macbook é esplêndido mas seria um o artigo mais vendido se o mesmo fosse comercializado entre 699(versão base) e 899(versão topo) agora 1500euros (versão base) completamente ridículo.

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      Então pronto…

      Tens outras opções nesse espaço de preços…

      Não têm ecrã retina IPS, o processador é Atom, o disco é 128 ou pior, disco rígidos, e nada da performance do Mac, não é tão fino, as teclas são só de borracha, não vêm com 8GB de RAM, o chassis é em plástico, enfim…

      Se te servem esses PCs? Nem olhes para o Mac!

      1. Avatar de miguel
        miguel

        “Não têm ecrã retina IPS, o processador é Atom, o disco é 128 ou pior, disco rígidos, e nada da performance do Mac, não é tão fino, as teclas são só de borracha, não vêm com 8GB de RAM, o chassis é em plástico, enfim…”

        POR 700€ disco 500gb(min), i5(min),8GB ram (min), Grafica melhor que Mac.
        Safrane?? ja entras te numa loja que vendo outros produtos sem ser Apple??

        é que deves estar um bocado confuso. (qualquer coisa) vai ao kuantokusta e vee por 1500€ as maquinas brutais que para la se arranja sem ser MAC

        performance do Mac? que é isso??
        Eu devo ter performance-se Asus, e digo muito melhor.

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Não sabes do que falas… sabes lá o que é um portátil fininho, levezinho, fresco, com ecrã retina, horas e horas sem carregar, enfim…

          Achas que arranjas isso por 700€? Também eu queria!

          Já para não falar do OS X!

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Eu também acho que a versão base de um Range Rover Sport devia começar nos 30 mil euros mas por algum motivo a Range Rover tem o preço a começar nos 90 mil euros….

      1. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        Eu pendo o mesmo dos Dodge Challenger 🙂 .

        1. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          PENSO

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Bela máquina, nos states até não é um preço exorbitante… cá em Portugal upa upa. Vamos culpar a Dodge!!!

      2. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        LOL, até o Evoque começa acima dos 50 mil…

        1. Avatar de Rui
          Rui

          O Evoque para mim não devia ser mais que 15 mil, e já estou a ser esbanjador 😉

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Só para que percebas o meu raciocínio, a Dacia tem o Duster por 14 mil, por isso dou mais 1000 pela marca! 😀

      3. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        Sem duvida , mas ai está o problema, começa nos 90 mil euros, não começa nos 150 mil. Aqui o que interessa é que a maquina vale 500€ e começa nos 1000€

        1. Avatar de JBM
          JBM

          vale 500 e começa nos 1000? A Apple não tem margens dessas

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Como é que consegues definir que só vale 500 e não os 1000? É a tua intuição? É com base no método “olhometro”? Vou exagerar um pouco, para mim o Range Rover Sport vale 30 mil, não vale 90 mil 😉

        3. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Pois não vale 500€…

          Então não compres!

          Enfim…

  5. Avatar de Felippe
    Felippe

    de 2013 pra ca nao ta mudando muita coisa na parte de desempenho computacional e oque temos hoje em dia acaba sendo pior que de 2013 é lamentavel

  6. Avatar de RuCa Miguel
    RuCa Miguel

    Ainda há muitas coisas que se fazem num portátil que não se consegue fazer num tablet. O problema das fracas vendas dos MacBooks, iMacs, são mesmo o preço exagerado que praticam, tudo bem que a qualidade paga-se, mas não exageremos. Eu por exemplo tenho um desejo enorme de ter um MacBook Air, mas quando vejo o preço deles nas lojas e até mesmo no mercado de usados, desisto logo da ideia…

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      O que é bom, paga-se…

      A concorrência tem uns jeitosos com Windows e processadores Celeron ou Atom… Vê lá e aproveita…

      1. Avatar de Benchmark surfacepro4
        Benchmark surfacepro4

        És mesmo inteligente, com o preço do Mac compro uma Torre bem melhor, ainda sobra para rato, teclado, fones e monitor… Sabes que la o que dizes…

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Um torre… LOL!

          Quem é que quer isso? Dá para levar a torre ás costas para a faculdade? Interessa de ca**** uma torre…

        2. Avatar de FM
          FM

          Acério? falar de torres contra macbook? estes rapazes de hoje em dia… primeiro uma torre custa menos porque o hardware é mais barato, depois a tecnologia.. espera… não vou por me aqui a explicar isso tudo….

          Diferentes mercados, agora dizer assim “com esse dinheiro” compras um pc portátil com 13″, com ecra top, disco pci-e, qualidade de construção etc etc… isso é que é mais dífi… espera… nao ha s:

          1. Avatar de miguel
            miguel

            nao é preciso falar de torres vs mac, alias basta escolher um Portatil na mesma gama de preço, que o mac, parece uma vergonha ao lado.

          2. Avatar de FM
            FM

            Manda ai o link, quero ver (:

      2. Avatar de Mota
        Mota

        Mas tu entendes alguma coisa de processadores?

        ATOM? CELERON? Oh rapaz.. com o preço desse MacBook Air, compras um PC em tudo melhor e longe dos processadores que mencionas-te. Não te insultes.

        Design? Claro. A Apple continua a ter um bom design e o S.O. tbm é fluído.

        Mas até que ponto é que preferes comprar um plástico com uma maçã e nem um jogo de jeito poderes correr?

  7. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Existe uma certa estagnação no hardware em si

    Quem tem Mac tem dinheiro (ou talvez não assim tanto), mas quem tem 1 também é pra durar, quem comprou agora ou recentemente não deve comprar mais nenhum nos proximos 10 anos ou mais

    A unica coisa que incentiva o upgrading de PC’s nos dias de hoje é praticamente só o gaming

    1. Avatar de miguel
      miguel

      comprar um pc de 10 em 10 anos ou mais?????
      HAHAHA opa desculpa essa é mesmo uma piada.
      MACBOOK velho lento como tudo, não deixa de ser Mac. quando é para ir para a faculdade mostrar o bicho serve, e mulheres que não percebem assim muito de PCS(na sua generalidade), vão olhar, olha aquele ali tem um mac. XD “Só a gozar”

      1. Avatar de Zé Montanelas
        Zé Montanelas

        Estou a falar dos PC’s mais recentes, agora a curva de evolução é muito inferior em termos de hardware

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Tenho um Macbook Pro com 6 anos. Coloquei-lhe um SSD e não vejo razão para trocar nos próximos 2 anos. Isto faz um total de 8 anos.
        Com a evolução do hardware a estagnar, principalmente em termos de CPU, não vejo porque razão um MacBook Pro (de gama mais alta) comprado agora não dure 8 anos. 10 talvez seja um exagero, mas mesmo assim 8 anos para um computador é muito bom

  8. Avatar de Vlad
    Vlad

    Existe um pequeno erro no artigo.

    “tendo inclusive este ano passado a ocupar o terceiro lugar na lista de marcas”

    É o quarto lugar que ocupa na lista e não o terceiro.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        É o quarto lugar, pela primeira vez em décadas, a nível global.
        Terceiro lugar nos Estados Unidos tal como no ano passado

      2. Avatar de Vlad
        Vlad

        Verifiquei. Que eu saiba os EUA não equivale ao mundo inteiro.

  9. Avatar de manu
    manu

    Tenho um,é o máximo,nunca avaria ,não aquece,boa ferramenta de trabalho

    1. Avatar de Edexote
      Edexote

      Tenho um montado por mim, também nunca avaria, não aquece e é silencioso. Your point?

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Montaste um portátil em casa?

        Enfim…

        1. Avatar de f.d.
          f.d.

          Ele disse que montou em casa? onde aprendeste a ler?
          Enfim…

          1. Avatar de Safrane
            Safrane

            Aí trabalha numa fábrica de portáteis?

            Então está bem…

        2. Avatar de 1berto
          1berto

          Há marcas que permitem a personalização de portáteis.

          1. Avatar de sapiens
            sapiens

            Todas menos a microsoft.

          2. Avatar de Safrane
            Safrane

            Apple, por exemplo…

          3. Avatar de miguel
            miguel

            ha portateis, que podem ser montados. tal como as torres.

            As suas carcaças não são la muito bonitas, mas que existe existe.
            (contudo fica como um apple)overprice.

          4. Avatar de Vlad
            Vlad

            @Safrane
            A sério? Eu posso comprar um barebone MacBook e colocar-lhe as memórias, cpu, … que eu bem entender?

            Nem sequer podes adicionar memória ao MacBook Pro desde que saiu a versão retina, quanto mais adicionar-lhe seja o que for.

  10. Avatar de JBM
    JBM

    Que notícia mais estranha de se dar! Quer numa quer noutra projecção a Apple é das poucas empresas que consegue ficar acima da evolução geral do mercado, ganhando quota de mercado, e centram a notícia na Apple e numa possível quebra de vendas dada por uma das projecções?
    Na análise em que a Apple pode baixar as vendas, dizem o seguinte
    Apple continued to outperform other vendors, moving to number 3 in the United States and boosting share globally as well as domestically.
    Também se poderia ter dito a Apple pode atingir máximo histórico, faz até bem mais sentido do que dizer mínimo histórico quando é isso que umas das projecções indica e mesmo que seja a outra projecção a mais correcta será um dos trimestres com mais vendas na história da Apple, o 3º maior de sempre.

  11. Avatar de lolman
    lolman

    Pelo preço de uma MAC compras uma máquina bem melhor.

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      Ai sim?

      Qual?

      1. Avatar de Lima
        Lima

        Quantos queres?

        1. Avatar de Safrane
          Safrane

          Basta um…

        2. Avatar de Marco
          Marco

          um com as mesma características. em tudo, so assim poderá ser uma comparação justa.

          1. Avatar de Safrane
            Safrane

            Já se pode escrever, não é?

            Monitores fracos 768p, plástico, grossos, 5 minutos de bateria, trackpad de plástico, discos rígidos, 4 (e até 2!!!) GB de RAM, RAM lenta, Usb 2.0, enfim…

      2. Avatar de Edexote
        Edexote

        Que raio de pergunta. É mais do que sabido que um vulgar computador, com as mesas especificações do Mac, te fica BEM mais barato.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          monta-me la um iMac clone, com tudo igual e depois falamos do preço…

          1. Avatar de jorge santos
            jorge santos

            Quando ele vir o preço dos monitores vai assustar-se 🙂 .

          2. Avatar de Safrane
            Safrane

            Então está semana que saem os iMac de 21.5 com ecrã 4K…

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Estou como o Safrane, muito curioso. Gostava de saber a referência de um portátil BEM mais barato que um Macbook Air ou Pro, mas com caracteristicas idênticas.

      3. Avatar de Mark
        Mark

        Já que que não sabes, o CPU, Disco, Ram, Grafica e afins de um Mac é exactamente igual ao de um PC por não é muito difícil.

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Dizes tu…

        2. Avatar de JBM
          JBM

          O mesmo tipo de disco não é coisa que encontres em muitos PCs.
          Com exactamente as mesmas especificações não é certo que encontres PCs muito mais baratos que um Mac

          1. Avatar de Benchmark surfacepro4
            Benchmark surfacepro4

            Então a Apple nao tem lucro?
            Num telemóvel tem 40% de lucro, e num Mac tem 5% queres ver. Vocês falam falam e não dizem nada. Montar um computador com as mesma specs que o Mac sai sempre mais barato. Mas enfim, vocês agora ta embirrar por tudo. Mas enfim, nas lan internacionais sabes quantas Mac vês la para jogar?

          2. Avatar de JBM
            JBM

            Benchmark surfacepro4,
            onde é que encontras um PC com exactamente as mesmas especificações do iMac Retina 27’ e muito mais barato?
            O mesmo se diga de vários portáteis da Apple!
            Consegues mostrar?

        3. Avatar de FM
          FM

          estás -> estou vem -> bem Retinas -> Retina

          1. Avatar de Marco Apple
            Marco Apple

            mac domina o resto é paisagem.

          2. Avatar de Marco
            Marco

            onde é que domina?

          3. Avatar de Homo Erectíssimo
            Homo Erectíssimo

            Na cabeça dele,só pode !! 🙂

          4. Avatar de Liberdade
            Liberdade

            Domina pois. Nas descidas nas vendas.

      4. Avatar de Joao
        Joao

        Tentei postar aqui a lista mas o Pplware tem limite de caracteres.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Experimenta com um de cada vez 😉

  12. Avatar de JTM
    JTM

    Se baixassem os preços e vissem a realidade da economia mundial de certeza que vendiam muito mais.
    Tenho Mac’s em casa e gostava de comprar um novo, mas a continuarem com a politica de preços com que estão não me pareça que o próximo vá ser um Mac, com muita mas mesmo muita pena minha.
    Não ganhavam 100€, ganhavam 50€ mas vendiam se calhar o doubro do que com o lucro de 100€.

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      A concorrência toda também subiu os preços…

  13. Avatar de Safrane
    Safrane

    Próximo trimestre

    Tim Cook “ah e tal, aumentamos as vendas do Mac em X%”

    IDC e Garrner “Só? Mas estávamos à espera que aumentassem em X+1% que desilusão!”

    IDC e Gartner não valem nada, são os mesmos que diziam que em 2015 que o WP ia ultrapassar o iOS… Quando os estudos são feitos por fanboys, enfim… Quantas dessas pessoas já trabalharam numa loja de computadores e sabem das coisas que a esmagadora maioria das pessoas procura? Nenhum!

    1. Avatar de JBM
      JBM

      não é à IDC e Gartner que tens de tecer esse comentário.A razão do título e muito da notícia virá doutro lado qualquer. A IDC que é quem projectou a quebra de vendas, diz o seguinte:
      Apple continued to outperform other vendors, moving to number 3 in the United States and boosting share globally as well as domestically.

    2. Avatar de Baptista Batos
    3. Avatar de flavio
      flavio

      Olha que na Europa o WP não está muito longe do iOS

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Na Europa como um todo ainda está longe do iOS

      2. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Na Europa em Geral? Está ainda bem longe!

        E no mundo inteiro, que foi o que eles disseram?

        WP está na falência, dá prejuízo à Microsoft!

  14. Avatar de Brunomadein
    Brunomadein

    O problema não está no preço. Basta ver que os novos iPhones têm preços muito próximos de alguns modelos de macbook. E, no entanto, continuam a bater recordes de vendas. O segmento dos computadores está em decréscimo porque cada vez mais os smartphones fazem as suas tarefas. Enquanto antes, numa família cada um tinha o seu portátil, hoje em dia basta 1. O telemóvel vai para todo lado, tem acesso fácil à Internet e emails. Para tarefas de maior produtividade, aí sim é utilizado o computador.

  15. Avatar de Realista
    Realista

    O surface book já fez sentir os seus efeitos na Apple?

    1. Avatar de Marco
      Marco

      ainda n está em venda, nem se falava nele antes da apresentação, como pode fazer mossa nas vendas do trimestre?

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        O que eu vejo, é que muitos falavam do SB na apresentação…

        Mas comprar? Pois…

    2. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      O SurfaceBook, com esse preço, essa grossura, essas especificações, esse Sistema Operativo, vai fazer é efeito na prateleiras das lojas…

    3. Avatar de JBM
      JBM

      então fará ainda mais efeito nos outros fabricantes, já que a Apple foi das empresas com melhor comportamento nas vendas de computadores

    4. Avatar de Carlos
      Carlos

      Nops.

      É complicado um produto que ninguém sequer sabia que ia existir, porque estamos a falar de estudos feitos antes do Surface Book ter sido apresentado, ter impacto no que quer que seja.

      Dito isso, dá-se o caso do Surface Pro 3 ter vindo a ter um crescimento de vendas exponencial, e não há dúvida nenhuma que há gente que estava a considerar comprar um MacBook Air que em vez disso optou por um Surface Pro 3.

      E, a Microsoft já anunciou que as vendas do Surface Book estão a exceder largamente as do Surface Pro 3, basta ver que no site americano o Surface Book mais caro já esgotou (se bem que não duvido que a Microsoft tenha subestimado largamente o número de encomendas que ia receber)

      1. Avatar de Safrane
        Safrane

        Olha, já estão a apresentar desculpas…

        A MS metem com todos os dentes… Tinham o peso errado, diziam que tinha gráfica, o mais caro esteve “esgotado”, mas já não está afinal…

        No OLX é só Surfaces!!!

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Desculpa, estás a falar do quê? Neste momento em que escrevo TODOS os modelos do Surface Book estão esgotados na loja da Microsoft.
          Dizer que a Microsoft subestimou largamente as vendas é uma simples e óbvia constatação dum facto.
          Mas bom, se tu achas que terem vendido o stock todo numa semana é mau sinal, o que é para ti um bom sinal?

  16. Avatar de lima
    lima

    Só mesmo quem não percebe nada de computadores e está mais interessado em andar a mostrar aos outors é que compra Mac. Em 90% dos casos é mais para ir ao Facebook e jogar farmville.
    Nem vou falar do facto de não terem portas USB, placas gráficas fracas, falta de espaço em disco, serem pequenos, e, como já foi referido… Jogar.
    Actualmente, para o que a maioria faz, basta um Chromebook de 150€, ou, lá está…. Gasta 1000€ num telemóvel para andar a mostrar…..

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      Típico…

      Aprendi hoje que os MacS não prestam, e não têm portas USB…

      https://9to5mac.files.wordpress.com/2015/07/cj30ibnwgaakhz3.jpg

      Post do tópico!

      1. Avatar de Miaggy
        Miaggy

        nenhum delez dem o modelo mais recente, aquele só com um jack de 3,5 de audio e uma usb tipo c. olha para as maçãs, estão todas iluminadas

        1. Avatar de Safrane
          Safrane

          Tens 4 linhas completas se não gostas do mb2015

      2. Avatar de Douglas Ferreira
        Douglas Ferreira

        O novo modelo, chamado apenas “MacBook” só vem com uma porta USB type C, que inclusive é usada também para alimentação. Concordo que é muito pouco, mas vai atender a muita gente, principalmente quem o usa principalmente para navegação.

        Os MacBooks Air têm duas USB 3.0, leitor de cartão SD, Thunderbolt, e alimentação é feita exclusivamente pelo conector MagSafe.

        Creio que você nunca sequer usou um Mac.

        Vamos lá:

        Se quiser programar, pode usar o NetBeans, o Eclipse ou várias outras IDEs, as linguagens de programação estão praticamente todas presentes no Mac.

        Se precisa de aplicativos de escritório, a melhor opção é o MS Office, mas também pode usar o LibreOffice que tem versão oficial para Mac, em português (pelo menos no Brasil, não sei se tem de Portugal). E tem também o iWork, da Apple, dentre outras. Qual a melhor opção? Lógico que MS Office.

        Se quer trabalhar com fotografias, tem uma infinidade de programas de alta qualidade na AppStore, até é claro do Photoshop.

        Corel Draw não tem, mas tem o Adobe Illustrator, que é muito usado pelos profissionais mais sérios do ramos.

        Com relação à edição de vídeo, basta dize que a Pixar foi criada pelo Steve Jobs. Um programa de referência seria o Final Cut X, mas tem vários outros. O Camtasia também tem versão Mac.

        Para edição musica., tem o Logic Pro.

        A Autodesk tem aplicativos para Mac também, para quem precisa fazer projetos de engenharia. Tem o SketchUp.

        A Mapple tem seus aplicativos de matemática muito usados por alunos e professores de engenharia, matemática e outras áreas.

        Alguns aplicativos do Windows podem funcionar com o Wine (aquele mesmo do Linux), não acho uma boa saída, mas é possível.

        Se tiver realmente necessidade de um app Windows que não tenha como substituir por uma opção à altura, pode instalar o Windows via BootCamp, ou até mesmo executa-lo via maquina virtual.

        As principais opções de virtualização são o VMware Fusion, o Parallels e o VirtualBox. Eu uso VMware Fusion para rodar Linux, é melhor que instala-lo diretamente no HD, pois fico com Mac OS X e o Linux acessíveis ao mesmo tempo, inclusive eles se comunicam via interface de rede virtual, como se fossem dois computadores independentes.

        Para as tarefas de usuários comum, tem as principais opções do Windows em versão Mac:

        Para navegar tem o Safari (que é ótimo), o Chrome (tem aquela loja de extensões e tudo mais), o Firefox, o Ópera. Tem outros, mas os principais são esses. Antigamente tinha o IE, mas acho que nem existe mais.

        Para ouvir música tem o iTunes e uma infinidade de player na AppStore. Para vídeo eu uso o VLC para assistir os vídeos. Para converter eu uso o HandBrake. Tem o Popcorn Time.

        Tem Twitter e todas as redes sociais.

        Tem até antivirus, kkkkk, mas são poucas as opções… Por que será?

        E depois de tudo isso, você vem me dizer que não presta porque só tem uma porta USB…

        No meu MacBook Air, apesar de ter duas USB, acho que nunca precisei usar as duas ao mesmo tempo, mas isso é meu uso.

        Atualmente as impressoras têm conectividade wifi. Eu não uso impressora em casa, mas se usasse não ia querer um fio grudado no notebook toda vez que fosse imprimir.

        A Apple é conhecida por adotar algumas tecnologias e tendências antes de outras marcas. No meu MacBook de 2008 tinha um leitor/gravador de DVD, usei poucas vezes. No MacBook Air que comprei em 2012 não tem… me fez falta? nenhuma. Atualmente ninguém quer usar CD.

        A tendência é que o Pendrive seja extinto cedo ou tarde. Acho que ainda vai demorar e a Apple se precipitou em deixar apenas uma USB no novo MacBook, mas as versões pro ainda vão mantê-las por muito tempo.

        A tendência é que os backups sejam feitos na nuvem, isso para os usuários domésticos. Para empresas, os backups são feitos via rede, em NAS.

        Ah, já ia esquecendo, para jogos fuja do Mac, fique no Windows. Mas se quiser um Mac pode comprar um XBox ou um PlayStation.

        Quanto ao preço… vale a pena? Diria que não.

        Mas, se for pensar assim, tem muita gente que gasta 100 mil reais (sou brasileiro) num carro que tem tudo e oferece o mesmo conforto e a mesma segurança que um carro de 70 mil reais. Seria este gasto apenas por status? Creio que não. Tem muita gente no Brasil que gasta mais que o dobro do valor de um carro só no sistema de som. É porque gosta.

        Se você aprendeu que os Macs não prestam só por causa da porta USB, sinto por você. Como diz aquele ditado: a ignorância é uma bênção! E seja feliz!

        1. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          “A ignorância é uma bênção!”
          +10000

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Excelente comentário!

    2. Avatar de Marco
      Marco

      oh santissima ignorancia…

    3. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Estás a esquecer-te que existe o MacBook Pro, que tem fichas USB, placa gráfica dedicada e chega acho eu a 15”. mas sim, são caros, nisso concordo… Demasiado para o computador que são…

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Podes comprar o SB que tem um CPU pior (metade), gráfica pior, e ainda é $200 mais caro!

        Fantástico!

    4. Avatar de Rui
      Rui

      LOL, olha que isto não é sobre smartphones! 9:19 e ainda a dormir? Não admira que tenhas escrito tanta barbaridade junta….

    5. Avatar de FM
      FM

      Filho, vamos lá ver uma coisa e esta atento aquilo que te digo… e pensa bem!
      Alguns consumidores compram coisas porque sim ou para se mostrar, ok.. está correcto. Contudo, lá por os macs serem vendidos a esse tipo de pessoas, não quer dizer que sejas fraco, PONTO.
      Sabes quantas pessoas pagam por pc’s da ASUS (ZENBOOKS) e os ultrabooks da lenovo (alguns a 1000€+) e assim só para andar a ver vídeos ou estar no office durante as aulas? muitos! no entando só sabem reclamar da Apple, enfim….

      Para mim, o mac de 13 foi pensado para o trabalho… mover de um lado para outro, ser bonito, rápido e dar um “ar” de trabalho, basicamente fazer algo a nível de profissional… na minha opinião… e se tivesse a oportunidade de ter um, teria sem dúvida!

      Depois, vamos lá ver outra coisa… gráficas fracas? vou ali e já venho, outro a falar de números não? querias um pc com 12 horas de autonomia e ser “fininho” com uma que? GTX ou uma R9? são mercados diferentes e as pessoas não vêm isso, temos de comprar um pc de 13 contra um de 13… e os pc’s de 13 não andam com gráficas do outro mundo…. chateia-me andar a comprar um pc de 13″ com um de 15.6″ e depois, ai por aquele preço comprava um com gráfica top. Tiro-te as palavras Marco… “oh santíssima ignorância”.

      Por último, serem pequenos? tu queres andar de trabalho em trabalho com um de 17″? se fosse a ti levava uma smarttv para o trabalho… 13″ ~ 14″ está muito bom para andar no trabalho (é a minha opinião)… em relação a jogar, o mac não foi pensado para isso porque queres jogar compras um desktop… queres trabalhar e andar daqui para ali compras um portátil…

      Abraço (:

    6. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      O meu MacBook Pro tem 3 portas USB 🙂 .
      Contrariamente ao que julgas, comprei os meus Mac’s por causa do excelente OS X e do serviço pós-venda. Graças a esse serviço pós-venda a Apple trocou-me um iMac de 2009 por um de 2011, pois o primeiro apresentava problemas de sobreaquecimento, ANTES de terminar a garantia e nunca mais tive problemas.
      Como eu muitos mais milhares estão satisfeitos com o serviço pós-venda da Apple.

      1. Avatar de Safrane
        Safrane

        O meu tem 2 usb 3.0, 2 thunderbolt/mini display port, 1 hdmi, jack 3.5mm e ainda slot para SDs…

    7. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      O que é o farmville?

  17. Avatar de fr
    fr

    Apple vai desaparecer. A apple é a Sega dos telemóveis. Há mais competitivo no mercado.

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Pois vai…

      Como se a Apple só fizesse telemóveis…

      E como se os iPhone captasse 92% dos lucros da indústria, isso seja mau, e as vendas a aumentarem de ano para ano!

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      A Apple deve desaparecer mais ou menos no mesmo período em que a Mercedes ou BMW desaparecerem.

  18. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    Dia 27 deste mês, a Apple lança o Q4 2015…

    Vamos ver quão estúpidas e infundamentadas são estas empresas, que não servem para nada, a não ser manipular a bolsa!

    1. Avatar de Marco
      Marco

      acho-a uma grande máquina, excelente até.
      Pode ser que a Apple volte a olhar para os prós com olhos de ser, uma vez que andavam só olhar para o ramo de consumo, e a esquecer os pro’s.

  19. Avatar de RF
    RF

    O problema é apenas um… preços exorbitantes para o mercado actual!
    Cada vez mais os equipamentos da Apple são mais caros, e cada vez há mais concorrência..
    Configurei à dias um MacBook Pro para substituir o meu antigo com 7 Anos.. quando vi que ficava por 2mil€ que era exactamente o do meio, nem o melhor nem o pior! Ora por esse preço… não obrigado!!

  20. Avatar de Carlos
    Carlos

    Acho que há uma ligeira diferença entre uma suposta pequena quebra nas vendas e as vendas ficarem num mínimo histórico.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      é mesmo uma “ligeira” diferença… ao ponto de uma das projecções implicar um máximo histórico.

  21. Avatar de Safrane
    Safrane

    Fui ler as fontes, e o artigo está completamente errado, não há indícios nenhuns para isso.

  22. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Post:
    “… o último trimestre de vendas foi o pior da marca desde 2013.
    Os números não são coincidentes entre a Gartner (link) e a International Data Corp IDC (link), mas ambas mostram que a Apple não está ao nível do que conseguiu em anos anteriores.”

    Abre-se o primeiro link (Gartner) e lê-se o contrário:

    – Vendas de PCs (todas as marcas): – 7,7%
    – Vendas da Apple: +1,5%

    . Q3 de 2014: 5,5 milhões e quota de mercado de 6,9%
    . Q3 de 2015: 5,6 milhões e quota de mercado de 7,6%.

    É melhor tirar o “ambas” 😉

    1. Avatar de Pedro Simões

      Sem me alongar muito… A Apple perdeu em número de vendas, pelos dados de qualquer uma das empresas. Mesmo com um crescimento positivo a Apple perdeu o fulgor de outros tempos.

      Sim, todo o mercado está a decrescer, mas a Apple não cresceu como antes, e isso pode ser visto ai.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        perdeu em número de vendas? Numa das projecções diz que aumenta, e o número daria um recorde histórico.
        Quanto a não crescer como antes, nos últimos 7-8 anos a Apple cresceu em quase todos os trimestres acima do mercado, ganhando quota de mercado, tal como agora. Uma ou duas vezes ficou abaixo do mercado, e mesmo nalguns trimestres em que aumentou a sua quota as vendas desceram devido à conjuntura geral do mercado, tal como agora. De modo que não se percebe o foco na Apple quando o que sobressai das projecções são outras coisas.

  23. Avatar de J T
    J T

    Lembro me quando se podia comprar um Macbook pro de 15″ com uma 9600m gt por menos de 1500eur. Agora pelo mesmo preço compra se um de 13″ com gráfica onboard…sim já teem ssd e as Intel íris são potentes para uma gpu onboard, mas para mim um mac

    1. Avatar de J T
      J T

      Cont. Macbook pro deve ter sempre gpu dedicada em todos os modelos. Gostava também de voltar a ver os Macbook (non pro) de plástico em branco e preto e com preços mais baixos.
      E só para acrescentar os disparates de comparações ridículas de macbooks com gaming laptops e desktops, se querem fazer comparações dessas façam no com Razer blades e outros semelhantes e nunca com portáteis que pesam 5kg e teem a mesma espessura dum leitor vhs e a mesma carcaca de plástico. E nunca com um desktop por razões óbvias. E já agora os mac podem ser usados para jogar milhares de títulos 3D mas são essencialmente máquinas de trabalho, principalmente usadas pela indústria audiovisual: premiere, after effects, pro tools, ableton live e Photoshop só para citar alguns.

  24. Avatar de Douglas Ferreira
    Douglas Ferreira

    Eu sempre faço a instalação limpa do Mac OS X. Para isso, você vai na app store e baixa o Mac OS X El Capitan. O download é grande, uns 5 ou 6 GB.

    Depois que baixar, você pluga um pendrive e faz o comando abaixo no terminal:

    sudo /Applications/Install\ OS\ X\ El\ Capitan.app/Contents/Resources/createinstallmedia –volume /Volumes/MyVolume –applicationpath /Applications/Install\ OS\ X\ El\ Capitan.app

    Detalhe que “MyVolume” é o nome do pendrive e você deve altera-lo para o nome correto do seu. Para saber o nome correto do seu pendrive você pode abrir o terminal e digitar “ls /Volumes/”. Detalhe que Macintosh HD é o HD, o outro nome provavelmente será o pendrive.

    Esta forma de criar o pendrive é sugerida pela Apple, conforme o link abaixo.

    https://support.apple.com/en-us/HT201372

    Depois, desliga o equipamento, deixa o pendrive plugado e liga o computador, assim que ligar, aperta a tecla option até aparecer um menu onde você escolhe em qual dispositivo fazer o boot.

    A instalação é fácil. Não tem aquela aporrinhação de instalar drivers nem nada. É recomendável ter uma conta do iCloud, facilita muito o uso cotidiano do computador.

    ———-

    O BootCamp

    Eu não uso Windows, mas quando usava, preferia usar pelo VMware. A velocidade não é a mesma, visto que o Mac OS roda ao mesmo tempo. No BootCamp deve ser bem mais veloz.

    Existe um assistente do BootCamp. Para acessa-lo faça o seguinte:

    Pressione o atalho Command + espaço; digite “assistente do Boot Camp” (o sistema completa a digitação; pressione enter e siga as instruções.

    O Mac OS X é muito intuitivo e tem a documentação em português, qualquer pessoa com o mínimo de experiência consegue usar e fazer a manutenção do sistema. Talvez você o odeie porque não abriu a mente durante a sua experiência. No início é estranho como algumas coisas são fáceis de se fazer.

  25. Avatar de Marco Apple
    Marco Apple

    Este comentário foi removido.

    1. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      Eu não tenho um amigo sequer que use Mac, apenas eu. Mas isso é uma realidade no Brasil. Nunca teria pensado que Macs são tão populares em Portugal.

  26. Avatar de Prim
    Prim

    Credo, tanta azia destilada pelos iFans… calma! Pensem que assim pode ser que os preços baixem e em vez de um, compram dois, um para cada mão.

    1. Avatar de Liberdade
      Liberdade

      Nem dados eu os queria. Quem é que quer ficar com peso na consciência por o produto para papalvos estar implicado na mão de obra infantil?

  27. Avatar de Liberdade
    Liberdade

    A empresa da maçã deixa fabricar a sua maçã na China por pouco mais de 25% do preço, junta depois as peças num barracão lá na americolândia e depois vende aos papalvos europeus a preço de ouro. Estes américas sempre foram muito ganaciosos, mas agora os papalvos são cada vez menos.