Transforme o seu Windows 7 num Access Point Wifi

100 Comentários

Partilhe a Internet com os seus amigos no Windows 7 com apenas 2 comandos

O Windows 7 é sem dúvida um sistema operativo de eleição e que esconde muitas funcionalidades. Arrisco-me a dizer, que o Windows 7 é certamente o melhor sistema operativo da Microsoft até ao momento, para máquinas cliente.

Um programador dos EUA descobriu recentemente uma funcionalidade nativa no Windows 7 que permite que qualquer computador equipado com este sistema operativo e que possua uma placa Wireless, a capacidade de poder-se transformar num Access-Point (Ponto de acesso Wireless ou também designado de SoftAP).

wifi_10

Com esta funcionalidade activa (através de uma interface denominada de Microsoft Virtual WiFi Miniport Adapter), um computador passa a funcionar com um ponto de acesso sem fios, com a possibilidade de fornecer Internet para outros equipamentos que se encontrem no seu raio de cobertura e que também possuam uma placa de rede sem fios.

Imagine que pretende sincronizar por exemplo o seu iPhone, Smartphone com o seu computador portátil. Esta poderá ser uma solução rápida.

Basicamente o Windows 7 cria uma “interface virtual” sem fios, baseada na interface física. Esta funcionalidade é semelhante às VAPs no Linux que permitem criar interface virtuais, possibilitando que uma única placa física funciona com ponto de acesso Wireless e como cliente wireless.

Como criar um SoftAP

Passo 1 –Abrimos a linha de comandos (cmd.exe) com privilégios de Administrador

e configuramos  a interface “hosted” através do seguinte comando:

netsh wlan set hostednetwork mode=allow ssid=pplware key=ppintokey

Este comando cria uma rede com o nome pplware, autenticação do tipo WPA2 e password ppintokey

Wifi_2

O comando acima referido cria uma interface virtual (“Microsoft Virtual WiFi Miniport adapter”). Essa interface pode ser visualizada na lista de interfaces.

wifi_4

wifi_6

Passo 2 – Activar o HotSpot

netsh wlan start hostednetwork

wifi_3

A partir deste momento a interface encontra-se activa e pronta a receber clientes.

Para quem pretenda verificar as configurações pode executar o comando

netsh wlan show hostednetwork

wifi_7

Configurações Opcionais

Quem pretender, pode criar 2 atalhos para iniciar/parar a partilha de Internet.

wlan_8

Nota: devem confirmar na interface virtual, se na parte da partilha, a placa que vos dá conectividade está bem definida.

wifi_9

Este é sem duvida um truque/funcionalidade que dá jeito. No entanto, num campus/organização onde existam muitos equipamentos wifi e os utilizadores realizem esta configuração, estes contribuirão certamente para a existência de mais interferências e posterior degradação de serviço. Prometemos num próximo artigo analisar as vulnerabilidades deste processo.

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

100

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O Connectify era muito limitado a poucas placas wireless. Será que este método funciona com qualquer placa wireless.

    Alguém que teste, p.f. Eu tenho o win xp, mas se isto funcionar mudo já para o 7.

    1. Avatar de Moisés
      Moisés

      mas, para se configurar um Access Point no Windows 7, é necessário ser pela linha de comandos?!
      não existe um método mais “user frendly”?!

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Neste momento sim. Essa é uma hidden feature.

        1. Avatar de Jao Vitor
          Jao Vitor

          Eu Uso Banda Larga (ppoe) ,Eu Preciso Ter o sinal para conectar … eu querohostear internet para o meu celular … tenho uma antena e esse metodo que foi mostrado nao funciona aki ele conecta mais n reebe intertnet ,,, mesma coisa com o connectfy

      2. Avatar de Pedrada
        Pedrada

        Preguiçoso!

  2. Avatar de Bruno Santos

    Já agora, que estamos a falar muito em microsoft, windows mobile, etc, já experimentaram o novo mapa da microsoft?
    http://www.bing.com/maps/explore

    Muito bom por sinal, e com otimos aplicativos.

    Abraços.

    Bruno Santos
    Cordelima.com

    1. Avatar de carlos
      carlos

      nao conhecia , é mesmo muito bom, é mais actualizado em relaçao as ruas do que o google maps
      obrigado!

      1. Avatar de Wilson Silva
        Wilson Silva

        Não é não. Ao lado da minha casa acabaram de construir um prédio há um ou 2 meses e no Bing Maps ainda nem pensaram em fazê-lo. xD

        1. Avatar de sjk
          sjk

          Se te referires às imagem por satélite, há centros comerciais “grandes” que já estão em actividade há alguns anos e ainda está no google o aterro por fazer, portanto… 🙂

    2. Avatar de Bruno Santos

      Tá mesmo bom, utilizei a aplicação Twitter, e procurei por Viana, e traz tudo no mapa, e a interactividade é agradável.

    3. Avatar de d05
      d05

      Crasha muito no firefox. Já não me lembro do ver crashar.
      As imagens tem mais resolução mas sao antigas.

      1. Avatar de d05
        d05

        vou exprimentar no ie crashou outra vez

    4. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Novo? vocês andam distraídos, certo?!
      E no Google vejo o meu carro estacionado… as toalhas da praia e os chapéus de sol. As pessoas ainda ficam pequenas para distinguir quem são.
      No Bing o máximo que consigo é ver a casa! O google era assim há uns anos!!

    5. Avatar de José Antonio Meira da Rocha

      Mapa ruim e de baixíssima resolução (no Brasil).

    6. Avatar de BM
      BM

      Muito bom mesmo.. uma coisa que me surpreendeu bastante.

      Onde moro, temos entradas para as garagens e zonas de espaço verde ‘privadas’, o que me espantou foi ver um dos carros aqui da família!

  3. Avatar de Marinho
    Marinho

    e para desactivar???

    1. Avatar de Matheus
      Matheus

      netsh wlan stop hostednetwork

  4. Avatar de Diman
    Diman

    Andei ali a ver os mapas da microsoft… e gostei mesmo muito… ta muito melhor que da google… ve-se muito bom até vi o meu carro ao pe da casa xD. Muito bom! Parabens a microsoft..

  5. Avatar de mmick
    mmick

    1o PONTO: como desactivar?

    2o PONTO: é possível eu usar a minha net 3G e partilhar com esse “Access Point WIFI”?

    3o PONTO: nao é possível fazerem em PDF os tutoriais que há no PPLWARE e colocarem um repositório com eles?

    Grande post, abraço!

    1. Avatar de Marinho
      Marinho

      1o ponto – tambem cria saber…

      2o ponto – sim, mas talvez seja melhor usar o Connectify.

    2. Avatar de Rov
      Rov

      3o PONTO: Já existe, debaixo dos botões de partilha, logo a seguir ao botão de “impressão”, tem um que é pra ficares como artigo em .pdf

      Boa semana

    3. Avatar de Pedro Pinto

      1º Ponto, fazes o STOP

      2º Ponto, ver última imagem

      3º Ponto, neste momento apenas 1 a 1

    4. Avatar de Pedrada
      Pedrada

      4o. ponto: Preguiçoso!

  6. Avatar de JJ
    JJ

    No meu não aparece a parte da nota desde que sem querer alterei o tipo de rede. Pelo que neste momento não consigo partilhar a internet.

    Alguém?

  7. Avatar de Manu
    Manu

    Testei e não funcinou, na busca da causa…

    Algumas placas WiFi não funcionam, ou melhor, os drivers destas não o permitem.

    “Connectify works with new Windows 7 logo-tested WiFi devices, and many older devices that have compatible Windows 7 drivers. There are a number of Intel WiFi devices that do not have proper driver support.”

    in http://bink.nu/news/windows-7-as-an-wifi-accesspoint.aspx

    1. Avatar de Marinho
      Marinho

      Então podemos concluir que istes comandos nao fazem milagres…
      o que não dá com o “connectify” também não dá com estes comandos, certo??

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Caros,

        Actualizem os vossos drivers das placas sem fios. Por exemplo a Intel só há relativamente pouco tempo deu suporte para esta funcionalidade

  8. Avatar de Angelo Matos
    Angelo Matos

    pois, infelizmente ao que parece a nivel de compatibilidade é semelhante ao conectify, a minha placa intel nao funciona:(

  9. Avatar de Allware

    A compatibilidade é quase a mesma do conectify, o conectify faz o mesmo que esta linha de comando…

    http://www.allware.hostzi.com/?p=488

  10. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Dá para alterar o tipo de chave? é que a PSP não suporta WPA2 :S

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Também ja andei a procura disso e ainda não encontrei. Alguma descoberta, publiquem aqui sff

  11. Avatar de biomodder
    biomodder

    quem já estou esta funcionalidade de que marca eram as vossas placas wireless?

    cumprimentos a todos 😉

  12. Avatar de Pedro F.
    Pedro F.

    Através do meu nokia 5800 encontro e ligo-me à rede mas depois não dá net.
    Significa que a minha placa não é compativel?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Verifica se tens IP e se a placa definida para partilha é a correcta.

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Pois, deve ser a parte do IP, pois com um portatil funcionou e de facto apareceu…
        Como faço isso no telemovel? :s

  13. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    A minha Atheros AR5007 funcionava com a versão beta do connectify mas com a mais recente não funciona…

    Também testei este tutotial e nicles, não activa o hotspot.

  14. Avatar de darkxp
    darkxp

    interessantes… tenho de testar com a minha placa… 🙂

    depois coloco comentarios

  15. Avatar de jmtdstoc
    jmtdstoc

    É pena que tenha de se usar a linha de comandos. Parece Linux 🙂 .

    Mas tirando esse pequeno pormenor isto é uma funcionalidade MUITO BOA do Windows 7.

  16. Avatar de Skylow
    Skylow

    Eu faço isso com o meu HP530 mais facilmente…
    Simplesmente preciso de criar uma rede AD-HOC e fica-me a servir como AP… Pelo menos ja liguei 2 portateis e um telemovel ao mesmo tempo e funcionou nos 4 perfeitamente (4 incluindo o meu hp)…

  17. Avatar de Rui Santos
    Rui Santos

    excelente dica 😉

    Muito obrigado por esta partilha.

    Só funciona para o Win 7?

  18. Avatar de puling
    puling

    e fazer isto num telemóvel com Android?

    não se arranja uma maneira?

  19. Avatar de fabio
    fabio

    bom poste….

    mas como e que eu posso depois eliminar a rede que criei ????????

  20. Avatar de Fernando Reis
    Fernando Reis

    Boa noite, testei no meu pequeno lg x110 e funcionou, coloquei vários pc´’s á minha volta a aceder à Internet e a pastas partilhadas que tenho no meu pc, contudo não consegui aceder à web com o meu nokia 5800, dava um jeitão para utilizar aqueles serviçinhos de Voip no telemóvel sem dar grande bandeira, o telemóvel conecta-se á rede criada mas aceder á Internet é mentira mas ainda vou averiguar e testar. Cumprimentos a todos. Fernando Reis

    1. Avatar de mmick
      mmick

      muitos telemoveis NAO permitem ligaçoes ad-hoc, nao sei se este estilo de ligaçao permite a ligaçao OU se a ICS está ligada.

  21. Avatar de jiotto
    jiotto

    Boas a todos. Mas ao ler esta noticia passou-me pela cabeça uma aplicação já muito conhecida e muito mais fácil de criar..

    Uma NetworkBridge que é só juntar a rede Wireless com a rede por cabo e assunto resolvido.
    Penso que a funcionalidade seja a mesma e que sirva as duas para a mesma coisa.
    E a NetworkBridge já vem desde do XP.

    Ps: se eu estiver errado no meu raciocínio pff cometem.

    Obrigado

  22. Avatar de OGuedes
    OGuedes

    no meu hp deixa criar mas depois na activação da o erro seguinte:
    “nao foi possivel iniciar a rede alojada.
    o grupo ou recurso nao esta no estado correcto para executar a operação requisitada.”

    alguma dica?
    Obrigado

    1. Avatar de OGuedes
      OGuedes

      com o Connectify foi rapido e ja da gaz o iphone via kanguru.

    2. Avatar de MARCOS
      MARCOS

      voce presisa atualizar o driver, caso contrario vai aparecer essa mensagem e nada de funcionar. aconteceu o mesmo comigo. atualizei o driver e funcionou.

    3. Avatar de bizarro

      Eu tive o mesmo problema mas resolvi. Foi so desativar uma rede AD-HOC que eu tinha pre configurada e conssegui ativar normalmente.

  23. Avatar de MARCOS
    MARCOS

    estou com uma duvida. no caso do uso da conexão discada, vulgo 56k, como deve ser feito o compartilhamento da internet ? não esta faltando algo ? no meu caso, existe a conexão dial-up, uma conexão wifi e essa conexão ACESS POINT. mas essa conexão AP não aparece disponivel no menu drop down, na aba compartilhamento. eu acredito se minha rede fosse cabeada seria mais facil.

  24. Avatar de luis abreu
    luis abreu

    Sigo os passos mas o segundo nao me esta dando correcto e nao aparece a rede no local respectivo!
    terá a ver com a placa ou será outra coisa?

  25. Avatar de everson
    everson

    olá, fiz o procedimento e ele aparece como sem acesso a rede, como resolver isso??? estou tentando para poder conectar tambem o meu n95, ja dizendo, uso speddy e estou em rede com meu notebook.

  26. Avatar de Etelav
    Etelav

    E dá para ver quem é que está ligado?

  27. Avatar de Robson
    Robson

    Funcionou de primeira, obrigado pela dica!

  28. Avatar de Jorge
    Jorge

    netsh wlan set hostednetwork mode=allow ssid=pplware key=ppintokey

    Este comando cria uma rede com o nome pplware, autenticação do tipo WPA2 e password ppintokey

    – E se eu não quiser WPA2? Eu quero WEP ou aberta. O adaptador wireless não suporta WPA2.

    1. Avatar de Thiago
      Thiago

      Nao suporta ? nenhum ? essa nao sabia !

  29. Avatar de Anderson
    Anderson

    Consegui configurar, tenho um Defy com Android 2.1, reconheceu e conectou.. mas nao navega…

    1. Avatar de Anderson
      Anderson

      Consegui conectar, porém navegou por ums 10 minutos… depois parou…

      1. Avatar de Bizarro
        Bizarro

        Estou co o mesmo problema. a conexao cai apos alguns minutos

  30. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boas, eu ultimamente comecei com problemas na partilha, ja usei o connectify e funcionava muito bem de um momento para o outro deixei de partilhar net, seja por o programa seja por este metodo, que devo fazer?

    1. Avatar de Lorraine
      Lorraine

      Tambem to com esse problema, antes eu usava o virtual router manager mas ele parou de funcionar… liguei uma vez com esse tutorial e deu certo, mas depois parou também

  31. Avatar de Henrique Lan
    Henrique Lan

    Como Eu Faço Pra Colocar Outras Criptografias?
    E Como Eu Faço Para Ela Enviar Sinal Como De um Roteador?

  32. Avatar de Henrique LaN
    Henrique LaN

    Funciona A QUantos Metros?
    Quantos Dbi?

  33. Avatar de jorgexreis
    jorgexreis

    Boas, já consegui partilhar a a net com outros PC agora só queria mudar a pass e tipo de segurança porque nao dá na PSP, agradecia ajuda.

  34. Avatar de smithsxxx
    smithsxxx

    obrigado!!!!

    funcionou perfeitamente inclusive com internet em windows 7 ultimate e com um samsung galaxy 551.

    a transferencia dos arquivos para o pc ficou limitada pela conexao da internet (4Mbps) e nao pela velocidade da conexao wi-fi (54Mbps); é pra funcionar assim mesmo?

    valew!

  35. Avatar de Moacir
    Moacir

    MUITO BOM FUNCIONOU PERFEITAMENTE!!!!!!!

  36. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    eu consegui mais pede uma senha para acesso e eu não sei nem lembro de ter colocado a senha

  37. Avatar de Silvia
    Silvia

    Usei com um IPhone, ele conecta na rede pplaware, mas não entra na Internet. O que mais pode-se fazer?
    Obrigada!

  38. Avatar de Jorge M.
    Jorge M.

    Como fazer para aumentar a velocidade de transferência entre os PCs ligados?
    Wireless 54Mbps(megabits)=6.75MB(Megabytes) e isto apenas copia a 1MB/segundo.
    Estas mesma placas wireless já foram usadas a velocidades mais altas quando conectadas de outra forma.

  39. Avatar de Hugo
    Hugo

    Estou com problema.
    Após a autenticação, o android falha na obtenção de um IP.

    ..ideias ?

  40. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ola experimentei estes dois comandos, no entanto no meu android, e estando conectando, não tenho net.

    Alguém sabe porquê?

  41. Avatar de Felipe Alexandre
    Felipe Alexandre

    Olá, eu faço tudo certinho, mas no meu celular xperia play com android 2.3.4, ele até acha mas quando mando conectar ele cai o sinal e volta depois de uns 20 segundos, o que sera q é ? agradeço a ajuda.

  42. Avatar de Lampio
    Lampio

    Parabéns!!!!! Otimo tutorial e grandíssima contribuição à comunidade da internet. Obrigado

  43. Avatar de iago
    iago

    ta mas ta pedindo uma senha quando eu vou conectar, qual senha devo colocar?

  44. Avatar de Criso
    Criso

    No meu caso, sempre dava erro de login ou o sinal ficava instável, até que, resolvi trocar a pci(no meu caso notebook) de realtek para ralink e tudo funciona às mil maravilhas!. Pois bem pessoal, passando o que passei basta trocar a pci por uma aceitavel pelo programa!

  45. Avatar de Lourenço
    Lourenço

    Meu! Já fiz quase todos esses passos, mas não consigo.Isto porque nas propriedades da ligação não me aparece o tal quadro: sharing. O que é que me está a faltar?! É que já consigo conectar o telemovel e o tablet, mas sem o tal sharing os dispositivos continuam sem acesso á internet.

  46. Avatar de cesar
    cesar

    eu criei a conexão mas fica sem acesso a internet.
    o que eu faço?

  47. Avatar de Bianca
    Bianca

    Consegui ativar esse prompt de comando, mas como faço pra mudar a senha?
    E não consigo ir na parte de ”Partilha”

    Aguardo esclarecimentos, boa tarde

  48. Avatar de adriano alves
    adriano alves

    muito bom,eu criei um script para ultilizar esse metodo apenas com um duplo clique !

    1. Avatar de Silva

      Boas, já testei e funciona tudo na perfeiçao até ao estado de aceder á rede… tenho uma rede 3G ligada mas a drive virtual nao se liga á rede, diz que nao tem sinal da rede tanto no ipv4 como no ipv6… nao percebo o que posso fazer.Adriano ja que crias-te esse scrip podias partilhar com a comunidade para ser mais facil para todos fazer a ligaçao…

      Comprimentos

  49. Avatar de Silva

    Bem, afinal já consegui fazer a ligaçao bastou uma config que estava errada na rede e já está… agroa só nao consigo é criar o atalho para ligar e desligar a rede sem ter k configurar tudo no CMD sempre que quero ligar a rede…

  50. Avatar de kaio
    kaio

    tem como colocar clientes, cada um com usuario e senha proprios??

  51. Avatar de Dani
    Dani

    Boas

    Blue Screen….
    Aff…
    Ñ me apetecia formatar o pc…
    Alguem me sabe dizer como sulocionar isto…
    :/

  52. Avatar de Wilamis

    nao to conseguindo a segunda parte . . .
    O Passo 2 – Activar o HotSpot. quando eu coloco como vc pediu aparece : “nao foi possivel iniciar a rede hospedada, O grupo ou recurso nao está no estado correto para executar a operação requisitada”! pq isso? me ajuda por favor…. quero muito isso desde ja fico grato, obrigado.

    1. Avatar de Thiago
      Thiago

      estou com o mesmo problema. ja tentei criar adhoc e continua mesmo problema.

  53. Avatar de Tallysson
    Tallysson

    Aconteceu a mesma coisa comigo. A rede pplware não aparece nas conexões ativas mesmo após o comando do passo 1 ser executado com êxito.
    Por favor, alguém pode me esclarecer?

    Grato

  54. Avatar de CRISTIANO
    CRISTIANO

    quem não consegue criar o atalho faz o seguinte!

    1-abre o bloco de notas e coloca
    netsh wlan start hostednetwork

    2-salva como start.cmd

    3-para parar ,abre o bloco de notas e coloca
    netsh wlan stop hostednetwork

    4-salva como stop.cmd

    pronto!

    ai é só clicar nos arquivos que da start ou stop!!

  55. Avatar de Marcio Oliveira
    Marcio Oliveira

    Bom dia,
    Configurei tudo certinho e funciona na perfeição, tenho é uma questão, o meu portatil tem uma placa wifi com a norma 802.11n más quando defino e faço netsh wlan show hostednetwork aparece que a norma é 802.11g, há como modificar para 802.11n?
    Obrigado

  56. Avatar de marcos
    marcos

    ola, relendo esse topico e como estou usando o windows 8, percebi que tem que acrescentar o comando set. no windows 7 funcionava sem esse comando. no windows 8= netsh wlan set hostednetwork mode=allow ssid=qualquer nome key=escolha a senha

  57. Avatar de Samuel
    Samuel

    Bom dia

    Ao efectuar este passo a saida do cabo rede rj45 tambem fica com internet?
    a ideia e ligar a um equipamento sem wirless tipo pc ou playstation, etc.

  58. Avatar de Jonatas
    Jonatas

    Galera, post muito bom eu fiz, como descrito funcionou, sem problemas, porem depois de um tempo a rede,deixa de aparecer para os outros dispositivos, alguém sabe como posso resolver, o porque a rede entra neste stand-bye, se tem alguma forma de deixar a rede sempre ligada.
    aguardo, se alguém souber. agradeço.
    Jônatas.

    1. Avatar de cristiano
      cristiano

      amigo jonatas! caso vc esteja usando um notebook verifique o esquema de energia usado pois quando a bateria está acabando dependendo do esquema usado ai pode ser que o windows desative a rede wifi para economizar energia!

  59. Avatar de Thiago

    cara, q top vlw msm !!

  60. Avatar de Thiago

    pessoal aq tbm ficava dando erro no segundo comando. Eu resolvi assim:

    – desinstalar drivers do adaptador wifi
    Na conexao que quer compartilhar internet, no meu caso conexao local, cliquei propriedades, na aba compartilhamento ativar primeira opção “permitir outros se conectem…” e selecionar embaixo conexao wifi para que seja saida sinal internet, no meu caso Microsoft Virtual Wifi Miniport Adapter.

    e com o comando netsh wlan show drivers
    no cmd com provilegios de adm

    deu certo acesso a internet !!! Boa sorte pessoas !

    1. Avatar de Thiago

      e claro apos desinstalar drivers instalar novamente drivers do adaptador!

  61. Avatar de Danilo Pinheiro
    Danilo Pinheiro

    Olá, eu tenho uma situação aqui, acesso a internet via um servidor de proxy, então eu fiz o tutorial como manda, no meu nootebook ele mostra a pplware acessando a internet, mas quando eu vou conecta-la pelo smartphone ou outro notebook não consigo acessar a internet, alguém pode me ajudar???

  62. Avatar de Luiz Fernando de Genaro
    Luiz Fernando de Genaro

    Fiz o Processo e apareceu que o grupo não está no estado correto para realizar a operação, oque faço?

  63. Avatar de Jonathas Lessa
    Jonathas Lessa

    Boa noite! Preciso muito de ajuda! Tenho um notebook com Windows 10 instalado e tive problemas com meu roteador. Pesquisei na internet como fazer do notebook um roteador e encontrei o método de “netsh wlan set hostednetwork mode=allow ssid=NOMEDAREDE key=SENHADAREDE keyUsage=persistent” porém o roteador voltou a funcionar e eu simplesmente exclui a conexão que eu criei. Agora eu não consigo conectar com o cabo direto no notebook e nem com outro roteador, dá erro de usuário e senha. Alguém por favor pode me ajudar? Já até formatei o notebook e continua do mesmo jeito. Não sei mais o que fazer. O notebook só funciona conectado no roteador em questão. Não aceita nenhum outro e nem conectado direto que funcionava antes de eu fazer essa besteira. Agradeço muito!

  64. Avatar de Robson de Oliveira
    Robson de Oliveira

    Hora funciona, hora não. Prefiro no Windows 10, é mais estável e já vem configurado.