Sony poderá deixar o mercado dos smartphones em 2016

79 Comentários

O mercado dos smartphones é feroz e as marcas precisam de se adaptar não apenas às exigências dos consumidores, mas também ao que os concorrentes oferecem.

A Sony, um dos gigantes desta indústria, está agora a ponderar abandonar o mercado dos smartphones caso os lucros do ano de 2016 não sejam satisfatórios.

sony_1

Está em curso uma grande reestruturação no seio da Sony, que pretende a muito breve trecho, voltar aos lucros e retomar a sua posição de destaque no mundo da tecnologia.

Todas as diferentes medidas estão a mostrar resultados, mas a divisão móvel ainda não conseguiu quebrar o ciclo negativo que atravessa e ainda apresenta prejuízo.

A ideia do CEO da empresa, Kazuo Hirai, é que esta divisão volte aos lucros já em 2016 ou que pelo menos ultrapasse a barreira das perdas, conseguindo chegar a um ponto de estabilidade.

As palavras de Kazuo Hirai são explicitas e traçam de forma bem clara o destino da Sony Mobile para o futuro. Caso não regresse a um ponto onde, pelo menos, não existam perdas, vão ser encontradas alternativas que passam pela venda ou simples abandono pela marca deste mercado.

“We will continue with the business as long as we are on track with the scenario of breaking even next year onwards.

Otherwise, we haven’t eliminated the consideration of alternative options.

Um dos cenários possíveis a aplicar na divisão móvel da Sony é, o que foi feito com a divisão Vaio, que foi vendida a um grupo chinês.

sony_2

As razões para que os lucros da Sony estejam muito abaixo do esperado pela empresa são: estar associada ao ecossistema Android e à vasta oferta que as marcas chinesas têm no mercado.

Dificilmente a Sony consegue competir com estas empresas em termos de preços, o que é um factor importante neste momento.

Os números de vendas da Sony não muito baixos, conseguindo apenas 17,5% do mercado no Japão e uns quase inexistentes 1% no mercado norte americano.

Grande parte das esperanças da Sony assentam nos novos modelos apresentados na IFA deste ano. Os novos Z5 mostraram-se ser máquinas de elevadas performances e com características únicas. Em particular o Z5 Premium, com o seu ecrã de resolução 4K, que é o primeiro a conseguir esta proeza.

A decisão da Sony está tomada e o seu desfecho final está agora nas mãos dos consumidores, que podem conseguir que a marca volte aos lucros e assim manter-se no mercado.

Comentários

79

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    É bem feita!

    Não é mentira nenhuma que Steve Jobs admirava muito a Sony.

    A turtleneck preta que ele vestia, por exemplo, foi inspirada na Sony, e ofereceu à Sony o projeto para fazerem MacBooks… e começarem a colaborar com a Apple…

    A Sony rejeitou… agora anda assim…

    1. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      Calma jovem. Tanto fanatismo faz-te mal.

    2. Avatar de João Afonso
      João Afonso

      bem feita! claro que Steve Jobs é deus! não tem nada de decisões de negócio aqui, é claro que a Sony é a encarnação do hitler porque rejeitou as ideias da maravilhosa Apple.

      Os fanboys conseguem parecer tão ridículos quando falam… enfim.

    3. Avatar de 1berto
      1berto

      Sabes que estamos a falar da divisão dos telemóveis, não de toda a Sony.

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        A divisão de telemóveis vai a seguir à divisão de portáteis… que já foi, como visto…

    4. Avatar de Prim
      Prim

      É mesmo bom feita! Aliás, todas as empresas deviam fechar portas, ficando só a única, a incomparável, a perfeita Apple!

    5. Avatar de Paulo
      Paulo

      Eu desde que soube que a Sony formou a RIIA e andava a processar miúdos americanos por sacarem musicas da internet deixei de comprar produtos deles e não devo ser só eu,pelos vistos estão a ser ultrapassados em tudo e por todos.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        É quem não se lembra que andavam a distribuir rootkits nos seus CDs de música?

        E quando a PSN foi hackada e roubaram milhares de cartões de crédito, e deram imenso prejuízo para a indústria de jogos (sem on-line)?

        Não têm aquilo que é preciso… Já foi tempos… Se não fosse um americano a tomar conta da PlayStation também….

  2. Avatar de bcardoso
    bcardoso

    Será uma pena pois produzem excelentes smartphones. Mas o mercado e a lei da oferta vs. procura é quem dita as regras.

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Eu estou super contente com o meu Z3

    1. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      E eu com o meu Z2, boa qualidade, nunca me deixou mal e preço digamos “acessível”

    2. Avatar de Marco
      Marco

      e eu com o meu E3 🙂

    3. Avatar de raz0r24
      raz0r24

      E eu com o meu M4 e a minha mãe com o seu E4!

      1. Avatar de raz0r24
        raz0r24

        PS: E o meu irmão com o seu Z Ultra xD

  4. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    já vai tarde…

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      ervilhoide isso e porque tem cerebro de ervilha não’

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Não, é porque detesto o abuso que fazem no marketing, depois os produtos não têm nada a ver

        1. Avatar de Benchmark surfacepro4
          Benchmark surfacepro4

          Exemplos que é bom, nao dás!

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Andas a dormir?

            Experimenta meter um telemovel “à prova de água” da Sony… Na agua…

  5. Avatar de Tripax
    Tripax

    Isto é uma mensagem realmente triste de se ler 🙁 .

  6. Avatar de Invision
    Invision

    Não tem lucros bons porque os smartphones são caros demais…Tenho a certeza que se os preços fossem mais baixos, tinham muito mais sucesso porque qualidade não lhes falta.

    1. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      não é só o preço, mas também o suporte de actualizações é quase inexistente nas gamas low e mid, já para não falar dos bugs e lags em que não foram optimizados, e ainda lançar o topo de gama Xperia Z a cada 6 meses.

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Mas não tem mal nenhum, porque tu tens as ROMS.

        1. Avatar de RenatoNismo
          RenatoNismo

          as rom’s arranja-se, mas isso não me interessa, nunca tive sony/samsung e nunca vou ter, eles são como iphones: más escolhas de compra 😉

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Pois, porque não tens ROMs para eles…

          2. Avatar de Benchmark surfacepro4
            Benchmark surfacepro4

            Ha roms para todos. Vai ao xda, ou ao site da cianog

          3. Avatar de RenatoNismo
            RenatoNismo

            https://www.youtube.com/watch?v=9OE3jg47cPE

            com este modesto android single-core 800mhz e 512mb, não está ao nível dos telemóveis mid da sony, até é mais rápido que o iphone 4 e 4s com os novos ios 😉 até parece que falamos da sony como se o android fosse só a sony.. lulz enquanto falam dos samsungs, sony e outras marcas da treta, estou aqui feliz com o xiaomi, e pelos fóruns e notícias, não há notícias a falar de avarias comuns como é o caso do 6s 😉

      2. Avatar de Invision
        Invision

        A sony até é das marcas que dá mais suporte aos smartphones em termos de actualizações na sua gama principal (série Z). Eu acho que é mesmo o preço sinceramente. Se mais pessoas comprassem, mais utilizadores teriam, aumentavam os lucros, aumentava o desenvolvimento em termos de updates e etc…

      3. Avatar de Diogo
        Diogo

        Eu tenho um xperia Z2 e estou extremamente satisfeito. Têm tido varias actualizações, inclusive vai receber a actualização para Android M…

        1. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          A minha esposa também tem um Z2 e até gosta muito! É uma pena se eles deixarem a divisão mobile! É uma marca que eu também aprecio muito!

          1. Avatar de Cenas
            Cenas

            tenho um Z e tou satisfeito!

  7. Avatar de Sharp
    Sharp

    Enquanto tiverem a politica de abandonar o suporte passado muito pouco tempo de lançarem o telemóvel, vão continuar na mesma. Tanta gente que conheço que comprou o telemóvel e ficou com a mesma versão android desde que o comprou.

    1. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      e mudaram de marca, não voltam mais.

      com os maus feedbacks, novos compradores nem arriscam a ir para sony pela primeira vez.

      esta é a lógica de que muitas empresas nem pensam nisso.

    2. Avatar de Jose Pereira
      Jose Pereira

      A Sony até é neste momento a marca que dá mais apoio nesse campo. Antes de dizer asneiras informa-te.
      Lista de equipamentos que vão receber o Android M (apenas o Z1 é uma incógnita)
      Xperia Z5, Xperia Z5 Compact, Xperia Z5 Premium, Xperia Z4 Tablet, Xperia Z3+, Xperia Z3, Xperia Z3 Compact, Xperia Z3 Tablet Compact, Xperia Z2, Xperia Z2 Tablet, Xperia M5, Xperia C5 Ultra, Xperia M4 Aqua and Xperia C4

      Concordo que sejam caros, na minha opinião apenas por um simples telefones mais de 300€ é um atentado.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        A verdade é que dá suporte aos Z. Telemóveis na casa dos 300€ não dão qualquer suporte. O arc S, por exemplo, saiu e passados 6 meses recebeu a última atualização. Pelo menos durante dois anos deveriam ter a mesma. É verdade que há Roms dispoíveis para instalar, mas apenas uma pequena parte das pessoas faz root e as aplica.
        Sony, nunca mais!

        1. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          ROM’s que não sejam do fabricante significa que não há suporte, de facto.

      2. Avatar de FM
        FM

        falta aí alguns, o M2 por exemplo que é um telemóvel de 200 euros +/- e vai receber o android M, já foi confirmado

    3. Avatar de Vlad
      Vlad

      A Sony tem um suporte mais longo que a Samsung. Como por exemplo, o Xperia Z vai ser actualizado para o Android 6.0, no entanto o Galaxy S5 e S4 ainda não foram confirmados se vão receber actualização para o 6.0.

    4. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Suporte a nível de que ? Hardware,software, avarias,etc. ? a mesma versão Android??? Só podes estar a brincar, o meu Z2 nem ano ano tem e actualizou para Lollipop e agora vai actualizar para o M .

    5. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Sharp isso é porque não devem saber ou não estão atentos. Tenho um z1 compact e desde que o tenho (Dez 2014) já tive 3 actualizações onde duas delas foi passar do JB para KK e KK para LP.

      Estou muito satisfeito com o tlm, claro que não é perfeito mas não existe o tlm perfeito. Penso que cada vez mais os tlm’s tem que se adaptar às pessoas. Por mim teria continuado com o meu velhinho SE X10mini mas a ram dele já não dava para mais. Tenho pena que não façam uma versão melhorada em termos de HW porque tem termos de tamanho para mim era perfeito 🙂

  8. Avatar de Jose
    Jose

    A Sony não é capaz de se manter em nenhum mercado, depois do fiasco que foi com o Notebooks, agora é com os Smartphones.

    A única coisa a dar lucro de momento a Sony, é a Playstation, e só têm lucro nesse ramo devido a pouca concorrência.

  9. Avatar de Thiago Holmes
    Thiago Holmes

    As fabricantes tem dificuldade de entender que os consumidores querem a seguinte combinação qualidade, bom hardware, bom preço e suporte garantido, não precisa ser o mais barato, mas evitar ser o mais caro, oferecendo hardware de qualidade e telefones atualizados, colocará na competição. Mas parece que essas fabricantes simplesmente ignoram as reclamações de seus clientes. Veja a Xiaomi, porque faz sucesso? Porque ela combina todos os fatores citados anteriormente, porque a Motorola foi salva da crise? Porque a Google havia colocado todos os fatores que citei, agora na mão da Lenovo parece que vai desandar novamente. Quando elas entenderem que não adianta lançar aparelho como descartável, sairão desse aperto, enquanto isso me mantenho comprando apenas e unicamente a linha Nexus.

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Mas os resultados financeiros da Motorola, foram mesmo maus, e estava a dar prejuízo à Google, por isso, vendeu…

    2. Avatar de Jose Pereira
      Jose Pereira

      Mas a linha Nexus tem tanto apoio como muitas marcas…máximo de 2 anos! Só a partir do nexus 5 (Novembro de 2013) é que vai receber o Android M e último, e os outros? Se a Sony decidir lançar para o Z1 (Outubro de 2013) iguala a Google…

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Outro problema e a qualidade com que mandam estas supostas atualizacoes para a rua. Muitas vezes e tudo martelado, nota-se mesmo que e so para calar utilizadores e dizerem que deram suporte.
        A sony e uma empresa com ma fama em termos de updates e limpar a imagem nao e facil…que lhe diga a LG. Neste momento oferece bom suporte mas continua com a ma fama de outros tempos.

      2. Avatar de loghain
        loghain

        O Nexus 4 teve praticamente 3 anos (2 anos e 11 meses)

    3. Avatar de Realista
      Realista

      Linha Lumia tem isso tudo e ainda são mais baratos…

    4. Avatar de José Alves
      José Alves

      Isto! A Sony apesar de ter bom hardware (ecrãs, altifalantes), falha:
      – no preço elevado face a concorrência;
      – actualizações do sistema operativo: mesmo em alguns modelos mid-high end, as actualizações do Android são deixadas de parte… Os low end, é para esquecer então…

  10. Avatar de Rui C
    Rui C

    Só os fortes sobrevivem.
    Boa noticia.

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      Concordo com a tua primeira frase!
      Discordo totalmente com a segunda!
      Não digas disparates!

  11. Avatar de Realista
    Realista

    Experia sentada… Sem Windows Phone nos seus smartphones da nisso.

  12. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    2ª vez esta noticia em menos de 6 meses lol

  13. Avatar de Jonas
    Jonas

    Ou seja as marcas Xiaomi e etcs basicamente roubaram o protagonismo todo a Sony e agora a Sony mobile vai morrer ahahahah

  14. Avatar de Johnny
    Johnny

    Se as actualizações são poucas ou nenhumas, só se forem para os smartphones de gama baixa, pq eu no meu Z2 não tenho tido problemas. Aliás, nunca bloqueou nem precisou de ser reiniciado. Lag entao, não tenho tido. Simplesmente fluido e sem problemas. Mas todos os smartphones são diferentes, mas realmente é uma pena se abandonarem este mercado. São bons smartphones com boa performance, e nem por isso são mto caros. Comparar o preço de um Sony com um Samsung ou Iphone, é pura demagogia. Mas é a minha opinião …

  15. Avatar de Angelo Malpique
    Angelo Malpique

    Para mim o problema deste meu m4 aqua é a pouca fluidez para um equipamento destas características. O altifalante interno da chamada de ouvido é super baixo não se houve nada. já um colega meu disse o mesmo de outro modelo diferente. Para mim foi o segundo e último. Não se justifica uma marca destas ter um telemóvel de cerca de 300 € que se arrasta frequentemente. O ecrã fica confuso de vez em quando. Tem lags frequentemente etc.. demora algum tempo a instalar apps. É de 8gb e já veio 70% cheio.. actualizo 2-3 apps diz que está cheio.. não se admite.. larguei um wiko pela assistência horrível e comprei um Sony a pensar que era melhor.. enganei-me…

    1. Avatar de Ruben Santos
      Ruben Santos

      Pois é normal, já os Lumias tem o SO adaptado ao telemóvel para correr sempre liso tanto em low end como nos topos de gama e as Apps deixa instalar no cartão de memória que se não estou em erro no Android não é possível. São baratos, fluídos e bastante resistentes.

    2. Avatar de raz0r24
      raz0r24

      Tenho exatamente um M4 Aqua de 8Gb e o único “problema” é mesmo a memória. Só me avisou uma vez que a memória tinha chegado aos 85% de armazenamento. Fiquei também surpreso pelos “1.26Gb” livres mal saiu da caixa mas isso até é o que menos me preocupou. Ainda estás nos 15 dias? Se estás, leva à loja e troca.
      Para mim, este telemóvel não está mau (tem os seus “q’s” mas…)

  16. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Também nunca compraria 1 deste, pois todos eles têm os botões capacitivos no ecrã

    1. Avatar de André Henriques
      André Henriques

      Isso é uma questão de hábito, não há-de ser essa a única razão para não se comprar um equipamento desta marca. Já agora deixo a minha opinião… É mesmo muito triste uma marca deste nível perder o mercado dos smartphones…. Sempre foi a minha marca favorita (tecnologias) desde criança. Tem uma certa mística que me faz gostar bastante. A qualidade geral de todos os produtos é mais do que satisfatória, e não me venham falar de preços altos porque a qualidade tem de se pagar. Infelizmente vivemos num mundo em que ninguém dá nada a ninguém.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Disparate,depois de te habituares nem quere outra coisa.

    3. Avatar de raz0r24
      raz0r24

      Nunca levei isso em conta (até gosto mais que os físicos) para não comprar um smartphone. Acabo por me habituar xD mas são preferências x’P

  17. Avatar de CL
    CL

    A Sony é uma excelente marca, há anos que uso sony nas mais diversas technologias e não tenho qualquer razão de queixa.
    A meu ver a competitividade da marca deve-se à pouca oferta de produtos na gama baixa e gama média. Ao contrario de outras marcas como a samsung e lg que tem mais telemóveis na sua gama que os chineses a sony não.
    Mais em termos de marketing e falo do mercado que conheço, Portugal, a sony é muito pouco mencionada/recomendada por quem vende produtos deste tipo nas lojas e também na quantidade de campanhas publicitárias de lojas como a worten, fnac, etc.
    Quem compra Sony é quem é fã da marca, quem não é olha sempre para a Sony como uma marca super cara e não é verdade. Há tlms samsung com caracteristicas iguais aos sony as vezes 100€ mais caros ou até mais.

    Outra razão é os chineses, eles tem destronado as tipicas marcas de telmoveis porque tem uma oferta com valores muitos mais reduzidos e estamos na era da reciclagem eletronica onde hoje é banal de 6 em 6 meses ou de ano a ano trocar de telemovel.

  18. Avatar de MAC
    MAC

    Num mercado onde a Samsung é implacável, tanto em modelos, como em preços, à excepção óbvia dos topo de gama, poucas marcas sobreviverão ao domínio do gigante sul-coreano. Mais uns dias e nem sequer televisores Sony – excelentes, diga-se de passagem – haverá à venda. A Samsung sabe ler os sinais do mercado e fabrica produtos que vão ao encontro do bolso e/ou das exigências técnicas e estéticas do consumidor.

  19. Avatar de 1berto
    1berto

    Tenho pena de ler esta notícia… A Sony tinha bom hardware e um dos melhores designs nos telemóveis, no entanto não consegue competir a nível de preços no hardware, nem se diferenciar no software, pois para se libertar do Android só poderia escolher o Windows Phone que é da sua concorrente no departamento mais lucrativo da Sony, a Playstation (vs Xbox).
    Mas isto não vai acontecer apenas a Sony… Ou alguns fabricantes se juntam ou então muitos vão fechar portas.

  20. Avatar de Francisco
    Francisco

    Qdo não se consegue ser topo de gama onde as margens são boas, não vale a pena andar a catar migalhas nas gamas média e baixa. Para essas gamas há muita “chinesisse” com preços muito baixos e perfeitamente funcional. Suporte nas gamas baixas??? Quando “bricar” deita-se fora e venha outro.

  21. Avatar de Carlos
    Carlos

    É pena, porque não haja dúvidas que em termos de material de construção e sua resistência e qualidade é o melhor que há no mundo android. Já tive o ZL, Z2 e Z3 e não troco por nada

  22. Avatar de Tffm
    Tffm

    Eu bem queria comprar um xperia Z, mas já retiraram do mercado, ou então estão a preços altos (praticamente ao preço de z1s…)… bahaa

  23. Avatar de ZahedyR
    ZahedyR

    Pra mim, o problema da Sony é a distribuição.
    Se repararem, vemos a publicidade em Maio, gostamos e até queremos comprar, mas só podemos comprar o telemóvel em Dezembro, entretanto ja se passaram 6 meses e já até lançaram outro.
    Eles fazem bons smartphones, com bom hardware e software.
    O preço também é aceitável tendo em conta o mercado e as especificações, o problema não reside nisso.
    Eles falham é na parte de fazer chegar os seus produtos ao consumidor final. Que pena.

  24. Avatar de Ricardo Moura
    Ricardo Moura

    Para mim a Sony devia-se aliar a LG ou então a Huawey para saírem dessa crise. Assim seriam muitos mais competitivos e arrasavam o mercado de Smartphones.

    Em última alternativa, para safar o departamento mobile da Sony, unia-se a Apple e assunto feito.

    Design da Sony mais software da Apple, talvez desse em algo extraordinário.

  25. Avatar de manito
    manito

    A Apple não faz isso com ninguem, agora a sony para se impor deveria deixar o android e dedicar se outra vez ao windows!

  26. Avatar de R
    R

    Volta ericsson, junta-te à nokia. para mim as melhores marcas de sempre. pode ser que já estejam curados do bloqueio temporal.

  27. Avatar de Benchmark surfacepro4
    Benchmark surfacepro4

    Melhores fotos no telemóvel que isto e impossível! Que qualidade. Vejam o vídeo e reparem quando ele faz zoom, da para ver nitidamente o pelo da barba pequenino. http://m.windowscentral.com/lumia-950-xl-camera-closer-look

  28. Avatar de Simão
    Simão

    Para mim o problema da Sony é o excesso de modelos, se a restringisse a 4 ou 5 modelos de smartphones, poderiam ter actualizações mais prolongadas e mais rápidas! Neste momento tenho um Z2e já à muito que tenho Sony e nunca tive problemas, fui sempre eu que os parti!:)

  29. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Vendam os telemoveis mais caros. Andam numa guerra desenfreada e não tem margens de lucro. Até podiam vender dezenas de milhoes. Com aquelas margens não vão lá. Perdem eles e perdem os consumidores pois não tem suporte.

  30. Avatar de David.pt
    David.pt

    Com estas notícias a aparecerem é que vão mesmo afundar… Ninguém vai querer comprar uma marca que provavelmente vai fechar nesse segmento

  31. Avatar de Ebin
    Ebin

    De novo essa ladainha? Ano passado foi a mesma conversa, mas continuam lançando aparelhos e mais aparelhos. Lançaram a porcaria do Z3+, e agora lançaram alguma coisa boa.

    Estão parecendo a Samsung com a conversinha que irão diminuir o portfolio de aparelhos, mas toda semana lança um novo.

  32. Avatar de Prodígio
    Prodígio

    Esquecem-se que a Sony é o maior fabricante de sensores para as câmaras digitais. Basicamente, tem o monopólio. Além disso tem uma data de negócios globais, nos quais são líderes… Pensar que a Sony só existe pela Playstation, telemóveis e televisores, é pura ignorância. É como pensar no fim da Nokia. Que agora é o maior operador de infraestruturas de comunicações global, com a compra da Alcatel-Lucent. Medo.