Sabia que o Nokia 1100 é o telefone mais vendido do mundo?

38 Comentários

O mundo transfigura-se a uma velocidade alucinante, medir com um piscar de olhos já se torna lento, quando queremos definir o quanto este mundo da tecnologia evolui. Há marcos na história dos gadgets que dão essa percepção do tempo.

Mesmo havendo hoje um hype em volta de alguns smartphone, como é o caso do iPhone, este mesmo vendendo aos milhões, não conseguiu ainda destronar o rei, o verdadeiro telemóvel. Sabia que o Nokia 1100 vendeu até hoje 250 milhões de unidades?

pplware_nokia1100_00


Nokia 1100

Quando perguntamos às pessoas se sabem qual é o telemóvel mais vendido no mundo, a resposta é directa: iPhone. Mas não, nem de perto conseguem acertar. A Apple vende um smartphone tipo jóia e aos milhões, é verdade. É verdade que é o smartphone que mais vendeu até hoje… dentro da categoria smartphone, também é verdade, mas o modelo que mais vendeu foi o iPhone 6 que alcançou as 71.5 milhões de unidades (em apenas 3 meses) mas está longe do verdadeiro rei, o Nokia 1100.

pplware_nokia1100_02

O Nokia 1100 é um dispositivo entrada de linha que foi apresentado ao mercado em 2003. Não tem câmara frontal, não tem um ecrã multi-toque… nem de toque sequer, não tem ecrã curvo, não, nem muito menos tem antena LTE… mas vendeu que se fartou.

Trouxe na altura algumas funcionalidade, a destacar uma bateria que durava e durava. Trouxe também uma lanterna (pouco usual), era resistente ao pó, era muito leve, enfim, era o telemóvel ideal para tudo e mais alguma coisa, era um duro com cunho Nokia. A China e a Índia, entre outros, elevaram a um expoente máximo as vendas deste dispositivo.

 

250 milhões de unidades em 5 anos

A Nokia durante 5 anos conseguiu vender 250 milhões deste telemóvel, tornando-o no mais vendido de sempre em todo o mundo, sendo por isso o dispositivo electrónico mais vendido de sempre. Curiosamente, a Nokia vendeu o seu telemóvel “mil milhão” e foi um Nokia 1100, na Nigéria em 2005.

pplware_nokia1100_03

 

Mas o que levava as pessoas a ficarem doidas pelo Nokia 1100?

Eram vários factores. O preço do Nokia era barato, custava na altura cerca de 90 euros (mais coisa menos coisa). Era um telefone muito modesto mesmo para os padrões de 2003, dado que nesta altura já existiam telemóveis bem mais evoluídos. O utilizador poderia beneficiar de uma lanterna incluída, toques monofónicos, cerca de 36 toques disponíveis e ainda permitia que o utilizador instalasse mais 7. Já possibilitava uma certa personalização, trazendo tampas que poderiam ser combinadas com mais cores.

Era robusto, resistente ao pó e salpicos de água, permitia que o utilizador carregasse até 50 contactos na sua memória e a bateria durava para 400 horas. Além de tudo isto, vocês lembram-se, tinha o jogo da serpente (a segunda versão). Pois, quem não se lembra do jogo da serpente!!!

pplware_nokia1100_01

Tudo isto parece-lhe banal? Pode parecer, mas 250 milhões de pessoas andaram felizes e contentes com um equipamento que dificilmente avariava, e em que o seu interior era só por si uma peça de arte electrónica.

Embora a Nokia tivesse produzido milhares e milhares de unidades, em 2009, estranhamente, apareceram unidades à venda por preços obscenos, como se tratasse de uma peça de colecção raríssima. Imagine-se que num site de classificados esteve à venda um Nokia 1100 pelo preço de 32 mil dólares!!! Mas isto tem uma razão!!!

 

Nokia 1100 ao serviços dos hackers?

Aparentemente uns hackers descobriram uma forma de reprogramar algumas unidades (as unidades fabricadas na fábrica alemã da Nokia). Estes dispositivos, depois de adulterados, conseguiam receber as mensagens que eram enviadas para outros números, abrindo uma grande possibilidade à fraude. Poderiam ser usados para obter informações confidenciais simplesmente “esperando” receber uma cópia dos SMS do telemóvel que estava a ser espiado.

Aparentemente não houve qualquer dano na privacidade, pelo menos não foi reportado nenhum caso de alegados burlados, a não ser os que pagaram milhares de euros pelo telemóvel “modificado” pelo exploit.

pplware_nokia1100_04

 

Nokia 1100 com Android?

Este dispositivo esteve perto de receber uma nova vida, após o mercado praticamente o abandonar, houve um projecto onde um Nokia 1100 recebeu um processador quad-core 1.3GHzMT-6582 da MediaTek onde correu Android. Quem sabe se a Nokia depois de ter vendido o departamento de mobilidade à Microsoft não pensou em reabilitar de novo este fenómeno de vendas?

 

Alguém tem um Nokia 1100?

Partilhar:

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Safrane
    Safrane

    Os terroristas usam todos esse telemóvel, é como o Casio F-91W.

    1. Avatar de Francisco Gomes
      Francisco Gomes

      Não sou terrorista e sou um desses 250 milhões que usaram o 1100… E ainda sou capaz de o ter por aí guardado nalguma caixa. Ele há cada comparação…

    2. Avatar de Miaggy
      Miaggy

      Não brinques que eles sabem o que é barato e bom. Esse casio é dos melhores relógios de sempre xD muito me durou.

  2. Avatar de raulleal
    raulleal

    a minha mãe ainda usa um destes, e maquina de guerra!!

    o facto de ter teclado integral torna- o muito resistente a salpicos e poeiras e com a lanterna e super pratico. alem de ser daqueles telemóveis a antiga com a bateria a durar uma semana… simples mas bom.

  3. Avatar de Aureliano Peixoto
    Aureliano Peixoto

    Tenho dois Nokia 1100, um branco e um preto.

  4. Avatar de Vítor M.

    Aquilo é super robusto e tem uma bateria que dura e dura… grande máquina mesmo.

    1. Avatar de Joana Silva
      Joana Silva

      “Dura e dura” porque não gasta nada.
      A bateria tem apenas 1020 mAh.

      É por causa deste tipo de interpretações que depois ouço pessoas que dizem: “O iPhone e os Galaxy têm uma bateria má de propósito… se até os Nokia do século passado duravam 1 semana.”.

      1. Avatar de Vítor M.

        Sem dúvida Joana. Mas o factor aqui está na falta de evolução das baterias face às necessidades. O consumo de energia, porque há mais tecnologias envolvidas, provoca esta discrepância. Onde se pode actuar? Na optimização, visto ser onde há margem.

      2. Avatar de Zé Montanelas
        Zé Montanelas

        Tentei chegar a esse nível de compreensão mas não consegui

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      E o peso 93 gramas e podíamos jogar snake horas sem parar.

      1. Avatar de Vítor M.

        Hehe aquilo era viciante… o tempo que se perdia a tentar apanhar os pontinhos 😀

      2. Avatar de Zé Montanelas
        Zé Montanelas

        86g não 93g
        Mesmo assim é pesado para os padrões actuais tendo em conta o tipo de telemóvel
        Hoje em dia, por exemplo, 1 Wiko Highaway Pure com ecrã de 4.8″ pesa 98g

  5. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Conheci muitas pessoas mais velhas com esses telemoveis. Hoje em dia, já não vejo muito, mas creio que nos ultimos meses me passou pelas mãos.

    Para quem quer apenas receber telefonemas dos filhos ou netos é suficiente e acima de tudo é barato.

  6. Avatar de oi
    oi

    troquei o meu antigo iphone3gs por um destes e nunca mais olhei para trás.

  7. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Eu pensava que tinha sido o 3310.
    Vi muitos mais 3310 que esse 1100.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Em Portugal acredito que tenha sido o 3310, o meu foi top.

      1. Avatar de corvo
        corvo

        +1 =) máquina!

  8. Avatar de Realista
    Realista

    Não é novidade nenhuma.
    E sim, tive um azul 🙂

  9. Avatar de David.pt
    David.pt

    Se bem me lembro o 1100 trazia um grande avanço que era os sons de toque MIDI looool

  10. Avatar de irlm
    irlm

    Connecting People, também pensava que fosse o 3310, até tive um, 3510i, e-51, e75.

  11. Avatar de Daniel Moreira
    Daniel Moreira

    Eu ainda tenho um a funcionar. É azul. Só tem um defeito, a coluna da frente esta um pouco danificada!!! mas de resto perfeito.
    Tive que usar durante mês e meio porque o nokia 5230 que tinha partiu e como reserva tive que usá-lo até que comprei um lg l90.

  12. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    O Samsung E1202 do meu pai é dual-sim e pesa menos 20g que esse

  13. Avatar de José.Jr
    José.Jr

    Usei por muito tempo um destes, e ainda o tenho funcionando, muito bom mesmo!

  14. Avatar de Revolution_909
    Revolution_909

    Era o telemóvel ideal para quem precisava de um Telemóvel.

    O 3310 vendeu-se bem, mas não começou a custar 90 euros (se não me engano, começou a 30 contos na moeda antiga), era bastante mais pesado (130 gr) e gordo, e a bateria era de níquel (Ni-Mh) que era bastante intolerante a cargas parciais.

    Não tinha alta-voz como os Nokias low-cost mais recentes, mas pelo menos tinha boa qualidade de chamada.

    Nunca tive nenhum, mas tive o 3310 e o 3510 e eram boas máquinas.

    Dificilmente haverá um terminal a vender tanto como este vendeu. O mercado a nível mundial está cada vez mais diversificado, quer em marcas, quer em tipos de terminal.

  15. Avatar de Jorge Castro
    Jorge Castro

    Eu ainda tenho um. Ou melhor, a minha mãe ainda tem um e ainda em pleno funcionamento, ainda hj estive com ele na mão, grande máquina

  16. Avatar de bruno
    bruno

    cá em casa existe um que era do meu pai, que o deu ao meu filho para brincar, até há pouco tempo trabalhava e era muito bom para ir para a Serra onde os smartphones ficam pendurados, a bateria desse nokia 1100 está num outro nokia de guerra o Nokia 1208 e funciona como nova

  17. Avatar de Pedro
    Pedro

    Só tive 2 tlm’s pessoais na minha vida: Nokia 3310 e Nokia 6310i (este ainda rola! 🙂

    E sabem, que mais?! Dá para fazer e receber chamadas! E enviar e receber sms’s. Incrível!! E tb posso jogar a serpente!

    (Pumba, vão buscariii!)

  18. Avatar de donkeykid
    donkeykid

    Ainda terei arquivado algures os ficheiros CAD de várias peças plásticas deste telefone. A partir desses ficheiros foram projectados e desenvolvidos vários moldes para essas peças. Sim, podem acreditar, muitos de vós que tiveram ou ainda têm este telefone estão a usar componentes cujos moldes foram feitos nas zona centro de Portugal.
    Nem fazem a ideia da tecnologia que os finlandeses já usavam nessa altura… já tinham caixas de email, já recebiam e enviavam faxes pelos grandiosos Nokia9000Comunicator…, e nós Zé Povinho olhávamos embasbacados para todo aquele “aparato”. Quando eram feitos testes aos moldes cá… era só secretismo nas empresas de testes por causa da possível espionagem industrial. Ficaram danados quando tivemos também a possibilidade de fazermos moldes para a então Ericsson, o que praticamente não veio a acontecer.
    Os tipos da Nokia quando vinham cá ao pequeno almoço… era um galão branquinho… com uma Macieira em cima… coisas fantásticas né?
    Um desses finlandeses actualmente vive aqui perto, na Serra D’el Rei perto de Ferrel, Peniche. Ainda mantenho algum contacto com ele, by the way… ele usa como smartphone um Fujitsu como eu nunca vi por cá!
    Acerca de Nokia, tive, e ainda tenho guardados um 6210 e um 7210. O 6210 quanto a mim deverá ter sido dos melhores que eles lançaram.

    Este artigo foi uma grande recordação do meu trabalho uns… 25anos atrás…
    Abraço a todos…

    1. Avatar de Duarte
  19. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Meu 1 telemovel foi o nokia 5510 🙂

  20. Avatar de nope
    nope

    Sim, sabia …

  21. Avatar de MAC-nista
    MAC-nista

    “GRANDE” telem. sim o meu pai tinha um, sempre pronto a utilizar, sem probs. mesmo com quedas!!! mto bom mesmo!!

  22. Avatar de Duarte
    Duarte

    Esta maquina ainda tem lugar.
    No meu caso é o meu telemóvel de praia, basta reencaminhar as chamadas do iPhone. 🙂

  23. Avatar de DoubleM
    DoubleM

    Primeiro telemóvel que tive, um 3210.

    Aquilo foi alterado até dizer chega…

    Coloquei um motor do vibração. Não tinha de origem, mas era só comprar o motorzinho, colocar no espaço vazio e activar num menu.

    Activei jogos escondidos, através de um menu.

    Activei uma opção secreta (Netmonitor) onde tinha dados que nunca mais acabavam. Havia um valor que até correspondia sensivelmente à distância até à antena.

    Acho que das poucas coisas que não alterei foi a cor dos leds, mas mesmo assim ainda experimentei por um papel transparente e colorido por dentro da capa, o que mudava a cor.

  24. Avatar de Sara
    Sara

    Eu tive um!!! não era nada de especial, mas eu gostava muito dele…. era pequenino, leve e muito resistente. acho que o perdi na praia.

    Era bom que a Nokia voltasse a pegar nele, com características mais actuais 🙂

  25. Avatar de Noika
    Noika

    Eu cá preferia o meu Ericsson 628 que dava para fazer chamadas à borla!!

  26. Avatar de Jorge Cruz
    Jorge Cruz

    Achei interessante o “mil milhão” ter sido vendido em 2005 quando o primeiro iPhone saiu em 2004.

  27. Avatar de Nokia 3310
    Nokia 3310

    Tem mais toque do que tocar num ecrã liso…