Sabayon 15.10: Um Linux out-of-the-box baseado no Gentoo

14 Comentários

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.

Hoje vamos conhecer o recente Sabayon 15.10, uma rolling distro baseada no Gentoo.

sab_00


O Sabayon Linux (antes tinha o nome de RR4 Linux/RR64 Linux),  é uma distribuição Linux criada por Fabio Erculiani e baseada no Gentoo. A título de curiosidade, o nome desta distribuição provém da sobremesa italiana “zabajone” que traduzido para Francês se chama Sabayon.

Esta distribuição segue a filosofia de trabalho out-of-the-box, oferecendo ao utilizador um conjunto de muitas aplicações prontas a serem usadas e suporte para as últimas tecnologias.

sab_01

O Sabayon é conhecida por ser uma distribuição simples de usar e com bom suporte para hardware, podendo ser descarregada com o ambiente de trabalho KDE, GNOME, LXDE, Xfce, MATE e Enlightenment.

A versão 15.10 do Sabayon traz um conjunto de novidades, das quais se destacam:

  • Novo Plasma 5 n versão KDE
  • Novo instalador (deixa de ser o Anaconda e passa a ser o Calamares)
  • Suporte nativo para GPUs NVIDIA e AMD
  • LTSI Linux Kernels, 3.10, 3.12

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Osvander
    Osvander

    Eu uso uma rolling distro RPM que é ótima a mais de 3 anos sem problemas nenhum no meu modesto computador, chama-se PCLINUXOS Br. Muito rápida e eficiente em tudo !!

  2. Avatar de Vasco
    Vasco

    Utilizo Sabayon desde a versão 13.04 com Xfce, apesar de ser relativamente estável, às vezes algumas atualizações podem incluir pacotes instáveis ou que não funcionam.
    O repositório por omissão é sabayon-weekly que trás novas atualizações uma vez por semana, ao domingo.
    Existem outros repositórios, como sabayonlinux.org (main, que atualiza antes do sabayon-weekly, à segunda) ou sabayon-limbo (testing), disponíveis para ativar.
    Sendo uma distro baseada no gentoo, é possível usar Portage, exclusivamente ou em conjunto com o Entropy (sistema de gestão de pacotes binários).

  3. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    Foi a minha distro de iniciacao ao gentoo, hoje uso gentoo e nao quero outro.

  4. Avatar de José
    José

    Olá
    Daqueles 4 downloads do Linux_15.10, qual devo escolher??

    1. Avatar de Jaugusto
      Jaugusto

      Desktops:
      xfce: o mais leve e configuravel
      kde: solido e pesadote
      gnome: o mais divertido

      1. Avatar de José
        José

        OK. Jaugusto já vou fazer o xfce: depois experimento a ver se gosto. Abraço e muito obrigado.

  5. Avatar de José Semedo
    José Semedo

    Também uso o PCLINUXOS com o ambiente Mate. A vantagem desta rolling distro é não ter os problemas de instabilidade de outras rolling já que tudo é altamente testado antes de chegar aos repositórios. Não é bleeding edge mas é o melhor de dois mundos. Vou experimentar o Sabayon Mate para ver como funcionam as distros baseadas no Gentoo.

  6. Avatar de irlm
    irlm

    problema do Gentoo é que há poucos repositórios, e é um pouco lento a instalá-los em comparação com o Arch mais rápido e com ligação AUR. resumindo uma distro estável.

    1. Avatar de Cris
      Cris

      echo “FEATURES=”getbinpkg”” > /etc/portage/make.conf
      E pronto, Gentoo com binary packages.

      Sabayon não presta. Quem quer gentoo sem ter trabalho usa Calculate. É literalmente gentoo que funciona OOTB com as utils deles.

      1. Avatar de irlm
        irlm

        fiz isso: dá-me erro

        equo upgrade
        ╠ @@ Calculating System Updates:
        ╠ @@ Nothing to update.
        ╠ @@ Nothing to remove.
        ╠ @@ Scanning configuration files to update”/etc/portage/make.conf”, line 1: Invalid token ‘�’ (not ‘=’)
        “/etc/portage/make.conf”, line 1: Invalid token ‘�’ (not ‘=’)

  7. Avatar de Pietro
    Pietro

    O kde 5 muito instavel no sabayon,quem quiser kde recomendo que baixem uma iso antiga e mascarem os pacotes do kde 4.

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Debian puro ou nada.