Acabou-se! No Gmail agora só recebe e-mails de quem quer

59 Comentários

O Gmail é sem dúvida o serviço de e-mail mais utilizado em todo o mundo. Com funcionalidades para quase tudo o que o utilizador precisa, este serviço é actualmente usado por utilizadores domésticos mas também é a solução oficial de e-mail de muitas empresas e instituições de ensino.

Recentemente a Google disponibilizou uma interessante funcionalidade que permite colocar na “lista negra” os contactos dos quais não queremos receber e-mail.

gmail


Ter hoje uma conta de e-mail não serve apenas para trocar e-mails com outros contactos. O utilizador necessita, por exemplo, de uma conta de e-mail válida para se registar em serviços online entre outras acções. Mas, ter uma conta de e-mail significa que esta deve também ter manutenção, independentemente do espaço que temos disponíveis. Assim, é importante que se elimine o “lixo” ou então bloqueie remetentes dos quais não pretendemos receber na caixa principal e-mail.

A pensar nesta questão, a Google passou a disponibilizar no GMAIL uma opção que permite facilmente bloquear um remetente/contacto. Para tal basta carregar na seta lateral direita, associada ao e-mail, e depois escolher a opção “Block <endereço_mail>.

gmail_00

E no Android?

Na app GMAIL para Android esta funcionalidade vai também estar disponível mas apenas daqui a alguns dias. Mas o funcionamento será igualmente sempre como podemos ver na demonstração seguinte.

gmail_00.jpg

Além de permitir bloquear endereços de e-mail, será também possível deixar de imediato de subscrever uma determinada mailing list.

Como referimos, estas funcionalidades para Android só estarão disponíveis nos próximos dias mas quem usa a versão Web pode começar já desde hoje a usufruir das novidades.

Partilhar:
Tags:

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Castro
    Jorge Castro

    Otimo. era mesmo isso q ainda faltava no gmail

    1. Avatar de WhoKnows
      WhoKnows

      Faltava?! Já dava para fazer se adicionasses um filtro, podemos é dizer que agora está mais fácil o procedimento para se poder bloquear um email …

  2. Avatar de jafOsteS! :D
    jafOsteS! 😀

    Mas tipo acho que não percebi qual a novidade. Sendo que no hotmail/outlook já existe isso de bloquear desde sei lá quando (sempre?)

    No gmail não existia? Raramente uso o gmail, portanto nunca precisei chegar a esse ponto lá.

    PS. No outlook hoje bloqueia-se um email 324wdfwf@ddsfsd.com, amanhã recebesse emails de um dsfsdf23@uyyujg.com.

    1. Avatar de Miaggy
      Miaggy

      Não só no Outlook. Os spammers variam o mail de onde enviam o spam para co tornar os bloqueios. Eu também uso Outlook e o filto não é nada mau. Não esquecer de “reportar como SPAM” se alguma mensagem passar.

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Acrescento, que no Outlook além de endereços, permite bloquear domínios, ou seja, se não quiser receber mails @gmail.com, bloqueio o domínio gmail.
      Também permite desinscrever newsletters, etc.

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        No fundo ele não bloqueia nao sei se sabes, simplesmente não te mostra mas o email chega na mesma.
        Se tiveres vários dispositivos a usar a mesma conta GMail, nos outros o email vai te apitar como recebido, no Outlook é que não.

        Isto é totalmente diferente, pois o email não chega a entrar na tua caixa, a opção do Outlook apenas filtra, tal como o GMail sempre fez. Tens uma Opção que diz Filtrar emails como este…e depois especificas para onde queres que vá.

        Esta nova opção vai além de tudo o que existia, e permite-te literalmente bloquear e nunca chega a tua conta, nem sequer vai a filtro, não te chega PONTO.

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          Ir directamente para o lixo para mim é igual a não entrar…

          1. Avatar de lm
            lm

            Para quem administra servidores a conversa ‘e outra…

    3. Avatar de ilumi
      ilumi

      Mas tipo…

      É assim que se exprime a geração mais bem preparada de sempre em Portugal.

  3. Avatar de Jose Rodrigues
    Jose Rodrigues

    O Hotmail / Outlook já tem essa funcionalidade há muito tempo.

  4. Avatar de António Trindade
    António Trindade

    Só faltam os recibos de leitura… Dão jeito às vezes

    1. Avatar de Diego
      Diego

      Instala a extensão MailTrack é bastante boa

      1. Avatar de Amandio Guedes
  5. Avatar de int3
    int3

    Como é que se sabe que o gmail é o mais usado e não o office365 ou o hotmail?

    1. Avatar de Mota
      Mota

      err.. simples?

      Contas android = GMAIL
      Office 365 não é gratuito. Os serviços DOC da google são
      hotmail? Concordo.

      Eu apesar de tudo prefiro de longe usar o outlook a qualquer outro. Mas isto é boa adição.. embora tardia.

      1. Avatar de Duarte Santos
        Duarte Santos

        Contas Android não é igual a Gmail. Tenho várias contas Android e nenhuma delas é Gmail…
        No Android usas contas Google (Google Accounts) que podem ser @oquetuquiseres e até @hotmail.com imagina! 😉

        1. Avatar de Alex
          Alex

          E sim, podes não usar, mas ela fica criada, junto com o Google mais por exemplo

        2. Avatar de Mikes
          Mikes

          São alias, que no Outlook tb tem.

    2. Avatar de Teresa
      Teresa

      É o mais usado, e isso basta ver pelo numero de utilizadores.
      De qql forma grandes empresas como a Roche usam o gmail logo ai sáo milhares de utilizadores (quase 90 mil) sem que as pessoas tenham direito de opcão.
      Hotmail está em queda há anos e anos e o office365 sõ apareceu agora pelo que ainda está a crescer.

      Existem paises onde certos servicos locais são muito populares e isso pode representar um grande numero de utilizadores fora dos tipicos gmail/hotmail/office, exemplo do gmx na alemanha.

    3. Avatar de Pedro Pinto

      O int3 para que mundo foste tu viver recentemente hihihihi

  6. Avatar de Redin
    Redin

    Estes tipos na vez de progredir, andam a regredir. E vindo da parte da Google até parece uma parolice. E eu até acho que é.
    Como alguns já comentaram e com toda a razão, este modelo de proteção é a mais velha estratégia que existe desde a criação do email.
    E apenas funciona para emails conhecidos. Quantas vezes recebemos email de centenas ou milhares de endereços diferentes e apenas têm como origem em uma “ínfima” parte de remetentes?
    UAUUUUUUUUU. Devem ter descoberto isto num baú esquecido e carregado de pó lá no meio do sotão.
    Muito brevemente irá aparecer aqui um artigo que realmente se destaca pela verdadeira diferença.
    Aguardem.

    1. Avatar de Vera
      Vera

      Deves ter acordado com os pés de fora porque nem sequer sabes o que dizes…

      O gmail é muito bom a apanhar o spam e por acaso é raro receber qualquer coisa, mas claro, quem passa a vida em sites porno tem mais hipoteses de encher o computa de malware, e isso faz toda a diferença.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Deves ter-te enganado no destinatário, com toda a certeza absoluta.
        Não me conheces o suficiente para que tenhas a lata de questionares os meus conhecimentos.

        1. Avatar de Vítor M.

          Ora aí está. Bem visto.

    2. Avatar de João Reis
      João Reis

      Há emails que recebes repetidamente que colocas um filtro, mas agora não precisas, basta bloquear.

      Quase que somos nos a trabalhar para essas Newsletters de SPAM, pois tinhamos de responder para sermos Removidos de coisas que nunca nos inscrevemos. Agora deixamos de precisar de criar filtros ou regras e bloqueamos sem necessitar de responder.

      Acho piada também newsletters abusivas completamente ilegais, enviam-te email de SPAM, e ainda tens de responder (e confirmar que o teu email é valido e está a ser usado, ideal para criar outra lista de SPAM ainda melhor) para te removerem.

      1. Avatar de Jose Rodrigues
        Jose Rodrigues

        Bloquear só tem interesse se o originador fosse confrontado com o mal devolvido. Será?
        Se assim não for é um simples filtro que envia para uma pasta …

  7. Avatar de Tiroaolado
    Tiroaolado

    EXCELENTE

  8. Avatar de pedrostrik
    pedrostrik

    pois…. nada de novo por aqui , alias o report as spam , já funcionava minimamente bem, mas prontos…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      MAs então eles andam a duplicar funcionalidades?

  9. Avatar de IR
    IR

    Já tenho essa opção no Android pelo menos à 2 dias.

  10. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Bom dia. Alguém me explica qual a diferença entre esta “novidade” e o “denunciar como SPAM? É que já fiz a experiência, e o que o Gmail faz é enviar a(s) mensagem(ens) para a caixa de SPAM, Ora, se “denunciar como SPAM”, acontece rigorosamente a mesma coisa, acho eu. O que é que me está a escapar?

  11. Avatar de Rui
    Rui

    Os filtros do gmail já dão conta deste recado há imenso tempo. Já os uso há anos e lidam muito bem com dos e-mails indesejados. Não entendo o motivo de terem criado esta opção.

  12. Avatar de t
    t

    A primeira imagem que apresentam é do Gamil Web não é?
    A minha inbox não aparece com esse formato, estilo Outlook, com o email viewer do lado direito…

    É preciso activar alguma opção para aparecer assim? 😀
    thanks

  13. Avatar de Hugo Medeiros
    Hugo Medeiros

    Já existe há anos! Gmail está lento…

  14. Avatar de MMM
    MMM

    Continua a faltar uma funcionalidade que na minha opinião é importantíssima.

    Os recibos de leitura/entrega dos emails.

    1. Avatar de Jose Rodrigues
      Jose Rodrigues

      Tens essa funcionalidade se trabalhar em Outlook.

    2. Avatar de Press
      Press

      Funcionalidade disponível apenas Goggle Apps for Work

  15. Avatar de Miquelina S.
    Miquelina S.

    Mas esta gente não lê os títulos que dá às noticias?

    Dizem na noticia “que permite colocar na «lista negra»”
    Enquanto usam um título “No Gmail agora só recebe e-mails de quem quer” que implica white list e não black list.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Ó Miquelina, para bom entendedor meia palavra basta 🙂 Achas que com esse titulo o pessoal não percebe do que se trata? E seria uma white list ou grey list??? Não vamos entrar em termos técnicos para complicar 🙂

      Abr
      PP

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Eu concordo com a Miquelina. Além disso não existem green lists, que eu saiba, O que o titulo dá a entender é que podemos defenir uma lista e só recebemos emails de contactos dessa lista! Não é uma questão de complicação mas sim de explicar as coisas corretamente sem baralhar as pessoas. Cumps! PF

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Grey lists.
          Compreendo a tua interpretação e até da Miquelina (que afinal é um homem :))

          Abr
          PP

          1. Avatar de Jacinto Rego
            Jacinto Rego

            Será? 🙂 E não é grey lists. Reading comprehension.

            “No Gmail agora só recebe e-mails de quem quer”
            ->
            “No Gmail agora pode especificar de quem não quer receber emails.”

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Na minha opinião, este é o melhor comentário aqui. Estava mesmo a pensar em escrever algo parecido. Entendi que era possível defenir uma lista e só receber emails dessa lista de contactos.

  16. Avatar de luis verdasca
    luis verdasca

    Fantástico, finalmente temos um serviço de e-mail que permite meter filtros nos e-mails!
    E mais, isto nem sequer existia nos clientes de e-mail!
    Ah, espera…

  17. Avatar de Rui Cruz
    Rui Cruz

    É só o meu gmail que se anda a passar nos últimos dias? Quando o abro no chrome fica sempre em load a página… Depois dá erro e diz para tentar em HTML simples e aí funciona.

  18. Avatar de Diogo
    Diogo

    Já tenho na App, mas “Anular subscrição” é mesmo muito raro aparecer, experimentei em mais de meia dúzia de newsletters e só apareceu em uma. Mas pronto qualquer coisa está no final do e-mail nas letrinhas pequeninas.

  19. Avatar de Jose Rodrigues
    Jose Rodrigues

    Bloquear só tem interesse se o originador for confrontado com a devolução do mail, tipo ou algo parecido.
    É isso que acontece?
    Se assim não for é um simples filtro que envia para uma pasta oculta, como tem p. ex. o Hotmail …

  20. Avatar de Jose Rodrigues
    Jose Rodrigues

    Bloquear só tem interesse se o originador for confrontado com a devolução do mail – tipo destinatário desconhecido – ou algo parecido.
    É isso que acontece?
    Se assim não for é um simples filtro que envia para uma pasta oculta, como tem p. ex. o Hotmail …

  21. Avatar de sakura
    sakura

    gmail === pub and i hate pub.

  22. Avatar de Pedro Pinto

    Ninguem censurou. Tu é que foste mal educado quando ninguém te faltou á educação.

  23. Avatar de me and me
    me and me

    qualquer funcionalidade util é sempre bem vinda..
    ate devia de se poder bloquear determinado dominio e tudo. assim era bem melhor.

  24. Avatar de Fernando
    Fernando

    até que enfim GMAIL. com certeza era que estava faltando essa funcionalidade útil pra detonar…

  25. Avatar de Márcio Cardoso
    Márcio Cardoso

    Há muita desinformação por aqui 🙂

    As funções de filtrar o email para não receber emails indesejados já existem há muito tempo mas são feitas num leitor de correio, ou seja, por exemplo no outlook configura-se e filtra os emails que não queremos receber. Mas se utilizar-mos o nosso login e password do email em outro outlook, por exemplo de outro computador, esses filtros não existem lá.

    O serviço de gmail, além de ser um servidor de email, tb tem um leitor web de email (gmail.com) e nesse também já existia essa função de filtrar.
    A questão aqui é que ao utilizar o gmail.com existem muitas opções que são funções do próprio servidor de email, esta nova função de bloquear os emails é feita no próprio servidor, não no cliente de email.
    Com essa opção configurada, nós podemos utilizar o cliente de email gmail.com, ou o outlook, ou o Mail da apple, etc etc e tem sempre essa função activa, os mails são bloqueados no servidor e não no cliente de email.

    Agora para um utilizador que só usa o email pelo gmail.com, ou só pelo programa outlook num só computador.. esta nova opção não traz nada de novo.

    A respeito dos recibos de leitura essa também é uma funcionalidade do cliente de email, porque não existe no protocolo de email. Sendo assim, se não tiverem configurado a opção no outlook para enviar recibos de leitura, ela tb não funciona. No gmail.com aconselho o mailtrack.io/pt que envia uma imagem de 1×1 transparente junto com o email, e o cliente de email ao “ler” essa mensagem vai abrir essa imagem e “picar” no servidor do mailtrack a dizer que abriram o email.. agora se o cliente de email tiver bloqueado as imagens, acaba por não funcionar 🙂

    Sorry o tamanho da resposta, mas para explicar bem é preciso … escrever muito 🙂

  26. Avatar de Redin
    Redin

    Embora tenhas razão em tudo o que dizes, haveria necessidade de ser assim tão complicado?
    Porque é que não se reconhece a ninguém o dever de mudar as coisas e deixar de alimentar os interesses instalados e começarmos todos a fazer alguma coisa na vez de nos queixarmos eternamente? Eu já estou a fazer o meu papel? E vocês?
    https://pplware.sitedev.pt/internet/sera-que-nao-ha-forma-de-acabar-com-o-spam/

  27. Avatar de Ivo Barbosa
    Ivo Barbosa

    E no Inbox?