SUSE Studio – Crie facilmente a sua própria distro Linux

21 Comentários

De acordo com o site Distrowatch são mais de 800 as distribuições Linux que têm como base o Debian, RHEL, SUSE, Arch Linux (mas o número deverá ser bem mais elevado). Criar uma distribuição Linux não é propriamente uma tarefa difícil, isto porque a base já está feita.

Para quem quiser criar facilmente a sua própria distro Linux então conheça o SUSE Studio.

suse_04


Plataformas para criar distribuições existem muitas, das quais se destacam o  Remastersys, Ubuntu cutomization kit (UCK), Relinux, etc. Hoje damos a conhecer a plataforma Web SUSE Studio.

Depois de nos autenticarmos na plataforma (podemos inclusive usar as credenciais do Facebook), basta escolher o template, indicar a arquitectura (32/64 bits) e também um nome para a nossa distro.

suse_00

Depois de escolhida a base, a plataforma disponibiliza várias funções para adicionar software, realizar configurações de base, acrescentar ficheiros e, por fim, de que forma queremos criar a nossa distro (LiveCD, Vmware, HyperV, etc).

suse_01

Por exemplo, dentro de Configuration é possível proceder a configurações base, como por exemplo criar utilizadores, indicar o logo da distro, configuração da base de dados, definir o Runlevel, etc.

suse_03

O SUSE Studio oferece todas as opções que precisa para criar a sua própria distribuição de uma forma simples e rápida. Se nunca experimentaram criar uma distro experimentem e surpreendam-se pela simplicidade.

Suse Studio

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de padeiro
    padeiro

    Desculpem lá mas isto é OpenSuse com definições já escolhidas de raiz.
    Só porque mudei a lingua oficial, a interface gráfica e mudei o nome da OS não quer dizer que seja uma nova distribuição.

    Estou agora a usar Debian 8.1 jessie “stable” com repositórios non-free, e sid (experiemental), com cinnamon/gnome/xfce/openbox , com ssh apache2 e php.
    E tem PPA a funcionar (quando por defeito no debian não funcionam), não alterei o suficiente pra ser uma nova distro. Sou dependente da equipa debian a 100% na msm

    Mudei o tema fo grub2, o cinnamon passei do 2.2 pro 2.6.3
    Pus quatro lojas de apps lá dentro (synaptic, aptitude, software [gnome], packages).

    Isso não é uma distribuição nova. Não lhe vou chamar PadeiroOS. Fiz mais alteração no debian de raiz do q nesse OpenSuse studio…Isso é treta desculpem lá. As novas distros apresentam conceitos novos. Isto só te dá a escolha das definições base, o debian no site dá-me 132123123 opções de instalção com isos desde 700MB até 4.6 Gb

    Mas apesar do que é acrescentado não é uma NOVA DISTRO

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Nova não, tens sempre a base,

    2. Avatar de Mark
      Mark

      Mas infelizmente existem muitas distros que não passam disso mesmo, agarram numa distro adicionam umas aplicações alteram uns temas e depois chamam a isso uma nova Distro.

      O linux tinha mais a ganhar se houvesse menos distros mas mais completas e durante a instalação escolhia-se os componentes. Só assim é que poderia crescer.

  2. Avatar de José da Silva Sauro
    José da Silva Sauro

    Entrei na sessão do linux e o texto não estava lá!

  3. Avatar de J.C.Lopes
    J.C.Lopes

    “são mais de 800 as distribuições Linux que têm como base o Debian”. E isto só com base no Debian.
    Se o pessoal do Linux se dedicasse a desenvolver uma única distribuição, de certeza que faziam tremer a Microsoft mas assim, só contribuem para que a Microsoft bata palmas.

    1. Avatar de Gustavo
    2. Avatar de Rogério
      Rogério

      Enfim alguém que tem o mesmo pensamento que eu . fazem uma nova distro e um novo gerenciador de pacotes e sinceramente é difícil de ver um bom quanto o apt.
      Tenho certeza que se juntasse o pessoal do apt, zypper, yum e pacman para fazer um só gerenciador teríamos um gerenciador muito melhor que qualquer um dos atuais.
      Mesma coisa com as infinitas interface gráficas para linux.

      1. Avatar de padeiro
        padeiro

        Com o Rogério já não concordo:

        Arch, debian, ubuntu, fedora, opensuse, redhat, centOS

        Estas são as bases. Esse todos para diferentes tarefas vencem a Windows…mas os 1232123131212 tipos diferentes de ubuntus que existem….n gosto tanto (ex: elementary OS e isso)

        1. Avatar de Rogério
          Rogério

          Você disse tudo “Esse todos para diferentes tarefas vencem a Windows”
          7 OS para vencer 2 OS da microsoft, Windows 10 e Windows Server , com isso você afirmou que não tem uma só distro boa para desktop e outra para servidores logo o que eu disse faz sentido.

          Não sei de onde você tirou essa base, me diz quem usa Arch?
          Bom, Ubuntu é bom para desktop e Debian para servidores, agora, o que centOS e fedora faz na sua lista junto com redhat?
          centos clone do redhat bom para servidores, fedora para desktop do mesmo jeito que Ubuntu, sua briga está sendo entre pacotes RPM e .DEB?

          Não consegui imaginar um cenário onde Arch linux vence o Windows .
          Também não consigo imaginar um outro cenário onde vou precisar de fedora
          em que o Ubuntu não irá me atender.

          Resumo: esse “mar” de distros só faz o linux ficar enterrado no números de usuário e nunca sair dos 1%.

          1. Avatar de padeiro
            padeiro

            que agressivo ahahahah
            Arch linux faz boot mais rápido, e se te desses ao trabalho de aprender a usar esse OS, irás perceber a capacidade deste OS, sendo superior ao Windows

            Nesse Mar de distros tens as bases que destroem o Windows

            RedHat para empresas (grandes), CentOS (empresas pequenas)–> facil de compreeender

            Fedora é inferior ao debian concordo…mas há quem goste …tens escolha…ao contrario do windows que tens:
            Vista (BAD), Wind 7 (Good), Wind 8 (BAD), Wind 10 (+/- esta parecido com linux)

    3. Avatar de padeiro
      padeiro

      Concordo…o debian “testing” puro da silva dá uma coça ao windows

      tou a gastar 600MB de RAM com Cinnamon, browser,spotify, office word 2010 e steam

      1. Avatar de Rogério
        Rogério

        Comparar o uso de memória entre Linux e Windows acho meio principiante, esses sistemas gerenciam memória de forma diferente, sugiro você dar uma olhada no terminal e digitar Free -h, certamente em “USED” irá mostrar mais que esses 600 MB.
        O gerenciador de tarefas do cinnamon não mostra o consumo de cache e buffer.

        1. Avatar de Rogério
          Rogério

          Monitor do Sistema e não gerenciador de tarefas.

  4. Avatar de Alucard
    Alucard

    Também concordo que isto não é uma ferramenta para criar distribuições, o que isto faz é builds do SUSE personalizadas. O que não é uma coisa má, só que o título do artigo não está correcto.

    “Crie facilmente ISOs personalizados do OpenSUSE”, que tal?

  5. Avatar de PH
    PH

    E para Ubuntu existe algo do genero?Desde que o ubuntu builder foi descontinuado ,nunca mais encontrei uma alternativa a serio.

  6. Avatar de sakura
    sakura

    Debian ???, RHEL pago , SUSE, pago Ubuntu ==google free c/ PUB….
    archlinux FREE 100% ate posso uzar o cmd DIR do windows ……
    agora se querm empregos nada melhor que apender ios, osx, suse, rhel, centos,suse, etc

    Todas iguais …. não. o Gentoo e o archlinux com as suas portos sao bem diferentes queda para BSD, kiss………

    1. Avatar de nfu
      nfu

      Epa este comentário é top, não se percebe 2 palavras juntas!

  7. Avatar de Szimpla
    Szimpla

    É mais do que top !! O problema é que está escrito num código codificado que não é fácil descodificar a quem não tem o código…..

  8. Avatar de Rafael
    Rafael

    Pedro, um desafio:
    Fazer um Caixa Mágica personalizado (remasterizado e criada a respectiva ISO de instalação) para posterior instalação noutros computadores. Aceitas? 😀

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não aceito…e passo a explicar 🙂 Não tenho tempo…mas podemos sempre apoiar um projecto a esse nível 🙂