Insomnia 2010-01-29 – O computador não adormecerá

28 Comentários

As definições predefinidas de energia para o Windows estão programadas para adormecer o sistema após 15 a 30 minutos de inactividade (sem movimento do rato ou acção de teclado). Esta é uma função muito importante para o computador pois salvaguarda o próprio equipamento de um desgaste desnecessário, já que não está a ser utilizado. Mas por vezes era necessário que a máquina não adormecesse… podemos fazer isso com uma simples aplicação.

Por vezes estamos a gravar um DVD, a ver um filme, a descarregar alguma coisa da net e o computador entre em modo de descanso. Se tivermos paciência para alterar perfis de energia, podemos evitar isso, mas nem sempre queremos o computador “com insónias” para isso podemos utilizar uma pequena ferramenta portátil desenvolvida pela Microsoft.

Isomnia é um simples programa (que se resume a uma única chamada  da API Win32), mas que preenche por completo a necessidade de cada um de nós em manter a máquina acordada enquanto aquela janela estiver activa.

A ferramenta executa a API SetThreadExecutionState para desligar o modo adormecer enquanto a aplicação estiver ligada. (Note que o ecrã pode desligar, durante a acção desta ferramenta, somente os dispositivos vitais é que estão bloqueados a desligar). Assim que desligar a janela, as definições de energia voltam ao estado normal que o utilizador havia configurado.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Insomnia 2010-01-29 [142.19KB]
Homepage: Homepage: Microsoft

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marinho
    Marinho

    ja senti varias vezes a necessidade de ter este programa!

    1. Avatar de Vítor M.

      Como também precisei, andei a “escavar” na net e… tinha de haver algo assim 😀

  2. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    Por exemplo na parte dos filmes, muitos player’s tem essa opção, incluindo o Windows Media Player…
    Não deixa de ser interessante para “outras coisas”… 😉

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      À! E a janela pode ser minimizada no arranque do utilitário, bastando acrescentar “-minimize” no atalho… 😉
      +Info no Blog 😉

      1. Avatar de Vítor M.

        Isso é transversal a qualquer aplicação. 😉

  3. Avatar de Bruno Melo
    Bruno Melo

    É como a aplicação indispensável para mac o caffeine. É das primeiras aplicações a ser instaladas no meu mac.

    1. Avatar de lourenço
      lourenço

      tambem existe o insomniaX para mac!..

  4. Avatar de dajosova
    dajosova

    Simplesmente fantástica a utilidade deste pequeno programa!!!!

    Mais uma vez ( nunca é demais apesar de algumas críticas isoladas ) o meu obrigado ao Pplware pela utilidade dos posts! 😉

  5. Avatar de Miguel Pipe

    Para o MAC, a opção é o Caffeine! 🙂

    1. Avatar de l3gion
      l3gion

      Sem mais. 🙂

    2. Avatar de Tiago Carvalho
      Tiago Carvalho

      Para o Mac a opção é Caffeine+InsomniaX, o primeiro é apenas para o monitor não perder o brilho por inactividade. O segundo permite fechar a tampa do portátil sem que ele “durma”. A mim dá-me imenso jeito quando ligo o macbook a um monitor para ver filmes. Fica a dica: http://goo.gl/Rrk4

  6. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    [offtopic]

    Alguém sabe como se abre este site em Inglês? É que a versão Portuguesa é uma [pi] e simplesmente não encontro onde se põe a versão original…

    http://gallery.live.com/

    Sei que antigamente bastava mudar o idioma do browser mas já nem isso dá…

    Microsoft no seu melhor…

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Com o browser podes fazer isso. No Opera estou a conseguir mudar o idioma da página.

    2. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      De: Microsoft no seu melhor…
      Para: A Friend no seu melhor…

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Sites normais, como Youtube, Google, etc… têm opções no rodapé para alterar o idioma. Ou então são .com para inglês e .pt para português…

  7. Avatar de Stiven
    Stiven

    Para @Friend
    Vais a http://home.live.com/options e selecionas “idioma” e mudas para o idioma desejado.
    Cumprimentos

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Boas, acabei por conseguir noutro browser alterando o idioma do mesmo nas opções.
      Mas obrigado pela ajuda e dica, infelizmente eles nunca fazem as coisas da melhor forma…
      Cumps

  8. Avatar de Joao
    Joao

    isto agora há aplicações para tudo… úteis ou não!

  9. Avatar de softclean

    Eu não acho isto útil. A maioria dos programas já traz isso integrado, principalmente ferramentas de download. E mesmo DVD’s, o próprio VLC tem essa opção também.

  10. Avatar de Paulo Ribeiro

    este tipo de coisas já deviam vir com o windows de forma mais acessível.
    uma coisa que me irrita profundamente são os updates, mesmo desligados, mesmo a dizer nas opções para não reeniciar o pc, mesmo com tudo isso bem modificado, ele as vezes reenicia.
    No escritório onde trabalho (empresa de informatica, design e programação) temos obviamente muitos pc’s mas tambem mac’s, os pc’s quantas não são as vezes que com ORDENS especificas de energia e de update para não reeniciarem, e com uptimes de muitas vezes 1 mês para deixar o trabalho aberto, chego ao escritório e estão 2 ou 3 reeniciados a dizer “o windows instalou updates”.
    Com o windows 7 ainda se consegue recuperar trabalho do office, paint, entre outros programas que voltam a abrir. Mas já uma vez me esqueci de guardar um ficheiro em 3D studio em que o ultimo save não tinha tudo o que eu queria, esqueci-me de guardar e pronto, lá perdi horas de trabalho.
    Se a minha empresa fosse tão mesquinha como a micro$oft já deviam ter lá uns bons 5 ou 6 processos

  11. Avatar de Francisco
    Francisco

    É totalmente desnecessário. Tenho o Seven a trabalhar sem parar, e nõ preciso disto para nada. Basta ir às configurações de energia e seleccionar as opções correctas.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sempre que queres deixar a máquina a trabalhar sem desligar, nem que seja uma hora tens de alterar o perfil, voltas á máquina para uma utilização normal e voltas a alterar o perfil. No dia seguinte queres voltar a deixar a máquina a sacar e voltas a alterar o perfil… enfim se é assim então é inutil, mas eu não acredito que o vás alterar em cada vez que precises de deixar a máquina a laborar noite a dentro… masssss

      1. Avatar de lourenço
        lourenço

        vitor.., da mesma maneira que sempre que queremos ter o pc sempre ligado, temos de abrir o programa, e sempre que quisermos que o pc desligue temos de o desligar, e assim consecutivamente…,
        na minha opinião, se o windows faz.., porque instalar programas a fazer o que ele ja faz…

        no mac é outra historia, pk n ha configurações para por ex: o sistema n desligar se baixar a tampa..(laptop) e isso obria a utilização de algo como o InsomniaX que faz o mm q no windows…

        mas concordo com o francisco.., o windows tem tudo o que é preciso em relação a perfis e configurações de energia e n é assim tão trabalhoso mudar 1 perfil…,

      2. Avatar de Francisco
        Francisco

        Nessa perspectiva não deixas de ter razão!

  12. Avatar de WiseMax
    WiseMax

    Isto é útil.

    Por norma, tenho as opções de poupança de energia ligadas e tinha que desligá-las e voltar a ligá.las – o que nem sempre me lembrava.
    Para mim, desligá-las permenentemente não é o ideal.

    Com esta cena, já tenho todas as bases cobertas: tenho-o a arrancar sempre. Assim não perco nada por esquecer-me!

    Se vou deixar o PC e não estou a fazer nada de “delicado”, simplesmente termino o programita. Tê-lo à cabeça, minimiza-me os riscos (visto que deixo o PC ligado a fazer backups e sincronizações de ficheiros muito looooooongas!

  13. Avatar de IceCube
    IceCube

    Isto faz-se no Windows com dois cliques !

    Mais uma aplicação desnecessária …

  14. Avatar de Tiago
    Tiago

    É por isso que tenho o AI NAP a funcionar, bem melhor do que isto e já vem com a minha board da asus.

  15. Avatar de Riitz
    Riitz

    Não seria mais fácil ir a Painel de controlo -> Hardware e Som -> Opções de energia e alterar as definições?!