Portugal: Existe “apenas” 1 computador por cada 4 alunos

35 Comentários

Segundo um estudo internacional que foi publicado esta Terça-Feira, em Portugal “apenas” existe um computador por cada quatro alunos. Apesar de parecer um mau resultado, a verdade é supera a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) onde cada PC é partilhado por 5 alunos.

O estudo revela também que os jovens portugueses passam cerca de 99 minutos por dia online fora do período de aulas e apenas 25 minutos em tempo de aulas.

alunos_pc

 

Portugal é o país da OCDE onde mais alunos têm acesso a computadores nas escolas (1 computador para 4 alunos). O melhor resultado é conseguido pela Austrália onde existe um computador para cada aluno.

Os dados fazem parte de um estudo baseado no Relatório Pisa 2012 da OCDE – “Estudantes, computadores e aprendizagem” que foi tornando público esta terça-feira, 15 de Setembro. O relatório reflete o impacto da tecnologia nos resultados académicos dos jovens estudantes com 15 anos e, que conclui que a tecnologia ainda não está a ser rentabilizada em salas de aula.

Jovens e a Internet

Relativamente à utilização da Internet, o estudo mostra que os jovens portugueses passam cerca de 99 minutos por dia online fora do período de aulas. Na escola, com um computador para cada 3,7 alunos, os alunos passam em média 25 minutos por dia na internet.

escola_PCs

O estudo revela ainda que metade dos estudantes portugueses que foram inquiridos admitiu que já tinham chegado atrasados à escola por causa dos computadores/Internet.

Ao fim de semana, os jovens portugueses navegam durante quase duas horas e meia (149 minutos). O relatório mostra ainda que cada vez menos jovens utilizam a internet para acederem ao email ou chats, mas usam a rede para lazer e fazer download de música, filmes jogos e software.

Via JN/LUSA

Partilhar:
Tags:

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mikes
    Mikes

    segundo a Lusa, Portugal é o país com mais alunos com acesso a computadores:
    “Portugal é o país da OCDE onde mais alunos têm acesso a computadores nas escolas, segundo um relatório hoje divulgado, que aponta casos de estudantes portugueses que passam mais de seis horas por dia na internet.”
    Ou seja, o que para a pplware é “apenas”, pelos vistos na realidade é acima da média.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não não, é mesmo “apenas”! O perfeito era ser um por aluno, enquanto assim não for, os resultados não são os melhores. Esta é a minha opinião. Ora experimenta partilhar o PC com 4 🙂

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Mas também temos de ser realistas e perceber que 1 por aluno será, digo eu, impossível nos próximos tempos – ainda por coma com as turmas a aumentarem o numero de alunos.
        Eu percebo esse apenas, mas neste caso a situação tem vindo a melhorar e estamos bem posicionados – é a história do meio copo cheio ou meio vazio.

      2. Avatar de Zeca
        Zeca

        Não, o correcto era haver balanceamento. Imagina que tens 4 turmas (20 alunos cada), que usam os computadores em aulas 2h por dia. Das 8h às 10h usa uma turma 20 computadores, das 10h às 12h usa outra turma os 20 computadores, das 13h às 15h outra turma e das 15h às 17h. 1 computador a cada 4 alunos sem qualquer prejuizo para a educação.

        1. Avatar de André Alves

          Eu acho que não é assim que a notícia fala
          Eu acho que é em aulas que são necessários computadores, só há 1 computador para 4 alunos
          Acho que é assim que a notícia diz

      3. Avatar de Miguel
        Miguel

        Uma sala de aulas tem por dia mais de 5 turmas por isso esse raciocino está errado. Os alunos não tem aulas todos ao mesmo tempo….

      4. Avatar de Modem
        Modem

        Mas tu achas realmente que estão os 4 a usar o PC ao mesmo tempo? Com 1 pc por aluno, que mal é usado nas aulas, não será um gasto excessivo?

      5. Avatar de Felipe Teixeira
        Felipe Teixeira

        Eu acho que já são muitos, nas escolas que frequentei eram demais, o que fazia com que ninguém respeitasse o material. Estamos acima da média e os resultados não são os melhores?

      6. Avatar de Pedro
        Pedro

        O problema das escolas Portuguesas não é o facto de, em média, 4 alunos partilharem um computador. O problema está no tempo que estes passam com ele – 25 minutos em tempo de aula – resultado dos cortes na área das TIC que o governo efectuou. Os alunos entram na sala, ligam os computadores e … está na hora de sair!

      7. Avatar de Francisco Soares
        Francisco Soares

        Essa é boa então não podem partilhar o mesmo computador enquanto uns têm aulas praticas outros têm teóricas, 1 PC por cada 4 alunos acho que é bastante bom, sendo que alguns deles ainda vão para casa e têm mais 1 ou 2 sem falar em smartphones.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Para quem foi estudante, deixo aqui um exemplo. Lembram-se das aulas de programação, um PC para dois…um programa o outro vê. No final, um sabe umas coisas de programação o outro sabe pouco :).

          Quanto as restantes respostas, penso estarmos a falar de coisas diferentes. Aquilo que eu refiro é, em sala de aula (no decorrer de uma aula), deve haver um PC para cada aluno.

          Não misturem as coisas por favor.

          1. Avatar de Zaark
            Zaark

            Ahh, ok! Eu comecei a ler os comentários e percebi precisamente que o Pedro Pinto achava que devia javer 1 PC por aluno considerando o total de alunos. Mas isso assim já é diferente e concordo plenamente. 1 PC por aluno *por turma* é o ideal.

      8. Avatar de Duarte
        Duarte

        Meu deus, que Inferno… O 1º aluno mexe em no teclado, o 2º mexe no rato, e os outros dois ficam a ver a vista…atrás dos dois que mexem no pc, pois não deve haver espaço para eles ficarem…

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Conheço perfeitamente a realidade portuguesa, no ensino secundário e conheço escolas com 1 PC para 2 alunos e acho que é um absurdo termos mais PC nas Escolas, reparem, é necessário uma área enorme para termos 1 PC por alunos. Na nossa realidade, cada PC não tem 2 alunos, o que temos é salas com 1 PC para cada aluno, só que obviamente só podem estar metade dos alunos da Escola em simultãneo a trabalhar num PC. Por exemplo, são 20 turmas em 20 salas, só há 10 salas com PC para os alunos (1 PC por 1 aluno). Acho o número ideal, depois podem usar os portáteis ou da Escola ou dos alunos em salas normais.

      É que há outro problema, não imaginam o consumo de energia necessário para sustentar tanto PC, para além do custo de aquisição e arrefecimento no Inverno, porque as salas aquecem muito! Eu não conheço todas as realidades, mas acho um absurdo uma escola ter 1 PC por cada aluno, por uma razão muito simples, a quantidade de salas necessárias com PC e sem eles para decorrerem as aulas.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Arrefecimento no Verão, obviamente 🙂

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        O problema das escolas Portuguesas não é o facto de, em média, 4 alunos partilharem um computador. O problema está no tempo que estes passam com ele – 25 minutos em tempo de aula – resultado dos cortes na área das TIC que o governo efectuou. Os alunos entram na sala, ligam os computadores e … está na hora de sair!

        1. Avatar de Rui
          Rui

          É um facto que os alunos têem menos horas de TIC, mas eles não utilizam os PC só nas aulas de TIC. Aliás desconfio que quando os professores “cansam-se” de dar matéria, vão dar aulas em salas de informática para pesquisarem…… desde peças literárias em português, em história, etc…..

          Mas no nosso caso a esmagadora maioria da utilização, tem a ver com as aulas práticas dos cursos de informática, programação, redes, etc.

    3. Avatar de João
      João

      *Pedro Pinto* Mikes* Que eu saiba “apenas” com aspas significa que o facto de termos 1 pc por 4 alunos não deve ser visto como pouco mas já mais do que suficiente mas ok.

  2. Avatar de TOTILMAN
    TOTILMAN

    No meu tempo era 1 ardósia…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      No meu tempo era uma ardósia para 20 😀

      1. Avatar de Pois
        Pois

        Por isso estás velho e ultrapassado!

  3. Avatar de Márcio
    Márcio

    E já é sorte…na minha altura existia 1 pc para 100 alunos e so se podia usar com hora marcada na biblioteca…!!!

  4. Avatar de Fernando
    Fernando

    Um parênteses: Dizem que “Portugal é o país com mais alunos com acesso a computadores(…)” muito graças ao Magalhães… Qual? Aquele que há muito tempo faz de pisa papeis por as mais diversas avarias?

    1. Avatar de NT
      NT

      Realmente estava a pensar nisso e que o relatório deve estar muito LONGE da realidade atual, 2012 para 2015…
      E o problema é que o magalhães para as ‘escolas’ foi um tal distribuir, lojas a vender, computadores que eram dados a custo 0 para quem estava no RSI e a serem vendidos a 20€ ou 50€ na “botique alcofa”. E os restantes que paguem impostos para estas negociatas e tachitos do estado.
      Depois para muitos pais era um “cala putos”, porque se fosse para ser utilizado em contexto de escola eu não fazia um tachinho para ler o manual de instruções e desativar o filtro web. Para os professores era uma máquina onde alguns tiveram que remar (literalmente) para tentar entender aquilo e para o miúdos era uma máquina lenta que dava para jogar alguns joguitos flash.
      Portanto acho que se esse “estudo” fosse feito hoje e realmente fosse avaliado o tempo que os alunos passam a aprender a utilizar o computador e não utilizar os 10 minutos para facebook’s e afins se calhar não existem computadores para os alunos.

  5. Avatar de CheCosta
    CheCosta

    Para o país que temos acho que o grande problema é a utilização que lhe estão a dar e não tanto o numero de utilizadores por pc.
    Passar cerca de 99 minutos por dia online em lazer e fazer download de música, filmes jogos e software.. Para isto até temos Pc´s a mais..

  6. Avatar de Olver
    Olver

    Conheço perfeitamente a realidade portuguesa, no ensino secundário e conheço escolas com 1 PC para 2 alunos e acho que é um absurdo termos mais PC nas Escolas, reparem, é necessário uma área enorme para termos 1 PC por alunos. Na nossa realidade, cada PC não tem 2 alunos, o que temos é salas com 1 PC para cada aluno, só que obviamente só podem estar metade dos alunos da Escola em simultãneo a trabalhar num PC. Por exemplo, são 20 turmas em 20 salas, só há 10 salas com PC para os alunos (1 PC por 1 aluno). Acho o número ideal, depois podem usar os portáteis ou da Escola ou dos alunos em salas normais.

    É que há outro problema, não imaginam o consumo de energia necessário para sustentar tanto PC, para além do custo de aquisição e arrefecimento no Inverno, porque as salas aquecem muito! Eu não conheço todas as realidades, mas acho um absurdo uma escola ter 1 PC por cada aluno, por uma razão muito simples, a quantidade de salas necessárias com PC e sem eles para decorrerem as aulas.

  7. Avatar de Olver
    Olver

    Arrefecimento no Verão, obviamente 🙂

  8. Avatar de alkjsdlkajsd
    alkjsdlkajsd

    Quando tirei o curso de eng. informatica, no local onde estudava os labs ao incio tinham a volta de 10 pcs. eventualmente foram retirados pois quase toda a gente ja tinha portatil. Mas no inicio chegavam a estar 3 ou 4 pessoas num PC.

  9. Avatar de portaro
    portaro

    O importante seria perceber o que se faz em termos de uso dos mesmos para desenvolvimento intelectual , ou seja quantos deles são usados para ser suporte de conhecimento e a bases de conhecimento integradas (escolas, Univs) e quantos deles se adaptam sequer às reais necessidades. Presumo pelo que vejo e tenho conhecimento seja um total desastre nese aspecto. E alguém citou os Magalhães , eu aproveitaria e lembraria também – GNU/Linux , programação, estudos integrados ao digital, planos de educação e desenvolvimento integrado dentro das temáticas disciplinares, como nada disso se faz , mais uma vez presumo eu, de pouco vale dizer que há 1 para 100 ou 1 para 4 .

  10. Avatar de MAX
    MAX

    E quem tem um server em casa e usam 6 o mesmo “computador”?

  11. Avatar de André Alves

    25 minutos por dia em média??
    Nem no ano que tinha TIC estava esse tempo todo.
    Deve haver meia dúzia de escolas que ficam os alunos o tempo todo nos computadores para fazer essa média.

  12. Avatar de raulleal
    raulleal

    o estudo esquece e que embora pareça pouco para os alunos , em casa passam a vida enterrados no PC a jogar e a nas redes sociais, pelo que não haver tanto tempo de PC na escola e quase um bênção para a saúde dos estudantes.

    Se ao menos o uso em casa fosse moderado e mais afincado na escola então seria benéfico para a formação deste país.

  13. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Oh, no meu tempo existia 1 computador para mais de 600 alunos… lolol