Live Photos afinal ocupa o dobro do espaço de uma foto normal

158 Comentários

O novo iPhone 6s e o 6 s Plus foram apresentados esta semana. Para além de todo o novo hardware apresentado, surgiram na Keynote algumas funcionalidades novas muito interessantes.

O Live Photos foi uma dessas novidades, que todos julgam ser muito apelativa e com interesse para os utilizadores. Mas a verdade é que o Live Photos poderá ser uma dor de cabeça para muitos utilizadores, dado o espaço adicional que vai ocupar.

live_photos_1

Com o Live Photos os utilizadores vão conseguir ter acesso directo a um pequeno vídeo, com alguns segundos, que lhes vai permitir ter de novo as mesmas experiência que foi tirar a fotografia.

Para além de ser possível usar nos novos iPhones, as imagens do Live Photos vão poder ser vistas em qualquer outro equipamento ou sistema Apple, incluindo o OSX El Capitan.

Este novo modo de captura de imagens usa uma técnica que o iPhone tem presente há já algumas versões anteriores do iOS e que passa por este estar constantemente a capturar imagens, facilitando o momento de criação de novas fotografias. Quando o botão de captura é carregado, todas as imagens capturadas antes são eliminadas dos buffers do iPhone e apenas a última é capturada.

Para criar as novas fotografias do Live Photos estas passam a ser também guardadas, bem como algum áudio, para que seja criado o efeito pretendido. Estas não são imagens com a total qualidade da nova câmara, o que consegue diminuir o tamanho final do ficheiro.

Mesmo com estas alterações e reduções de qualidade a verdade é que uma fotografia tirada no modo Live Photo vai ocupar do dobro de uma imagem normal capturada no iPhone.

Este pode ser um problema grande para os iPhones de 16GB, que ainda mais rapidamente vão ser o espaço livre diminuir, algo que a Apple não referiu quando apresentou o Live Photos no passado dia 09 de Setembro.

http://videos.sapo.pt/9Vfa9b5pf96lLgnTqpPM

O modelo de 16GB é um dos que a maioria dos utilizadores prefere no momento da compra, por ser o mais barato. Com o Live Photos a produzir imagens com o dobro do tamanho, deixa assim de ser uma proposta tão aliciante.

O Live Photos, apresentado pela Apple como algo revolucionário, existe já há alguns anos e pode ser encontrado noutros equipamentos. A Samsung teve em alguns dos seus equipamentos a possibilidade de capturar fotografias que incluíam o som. Também a Nokia tinha a possibilidade de criar fotografias que guardavam um pequeno vídeo e também o áudio do momento.

No caso da Nokia esta possibilidade estava associada às aplicações e tinha a possibilidade de serem escolhidos pontos que seriam animados e quais permaneceriam estáticos.

A proposta da Apple com o Live Photos não tem estas capacidades, limitando-se a capturar a totalidade do vídeo e reproduzi-lo da mesma forma.

Comentários

158

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jaxwins
    jaxwins

    É só mais um tiro no pé !! Apple no seu melhor, desde há muito tenho dito que a versão 16GB já deveria ter saído do mercado. Nos dias de hoje não se justifica. Querem ganhar dinheiro a todo custo … depois saem destas coisas que podiam ser claramente evitadas.

    1. Avatar de Daniel Pinto
      Daniel Pinto

      Só compra o 16Gb quem quer…

      1. Avatar de Daniel Pinto
        Daniel Pinto

        Mas sim, a versão mais baixa devia de ser a de 32Gb

    2. Avatar de luis
      luis

      Quero é a data na qual vão ser lançados em Portugal para adquirir o meu de 64GB, o resto é conversa. Espero que seja em meados de Outubro.

    3. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Tem razão quanto aos 16GB mas só usa este gadget da live photo quem quer.

      1. Avatar de ricardo M.
        ricardo M.

        So usa o Live photo se quiser, so usa o hdr se quiser, so usa o 4k se quiser, so usa o 3d Touch se quiser, daqui a um bocado faz o mesmo que o 3310. Enfim, se traz as funcionalidades e as pessoas não podem usar por causa do espaço ou bateria então o telemóvel não está bem composto.

        1. Avatar de flavio
          flavio

          poder podem, nao podem é tirar mil e tal live photos né

    4. Avatar de FG
      FG

      Sim, porque os milhões de iPhones que se vendem para empresas, precisam de vídeo 4K é livre photos…

      Comentários tristes…

      1. Avatar de Afonso
        Afonso

        já há mais de 100 anos atrás já Thomas Edison tinha construído isso.

    5. Avatar de klondite
      klondite

      “Querem ganhar dinheiro a todo custo”, querem e ganham dinheiro a pontapé… mais do que qualquer empresa, enquanto tu andas a trabalhar das 9-18 para receberes 500 euros eles ganham milhões… a apple comprava a divida toda de portugal 50 vezes e ainda sobrava…. alias a apple tem mais dinheiro “no banco” que os próprios USA.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Só um iphone é que tem capacidade tecnologica para ter live photos… lol

    Inventaram a roda mais uma vez 😀

    1. Avatar de fgdfgdfg11
      fgdfgdfg11

      sabes come é 😀

    2. Avatar de FG
      FG

      Capacidade?

      Tem, e o resto é conversa, os outros, com ou sem essa capacidade teórica, vêm com ela? Pois… Tá quieto…

      1. Avatar de htc
        htc

        procura por HTC One m7 Zoe..

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Sim, é a mesma coisa! /S

          LOL!

      2. Avatar de Balmer
        Balmer

        Uh.. sim. Talvez queiras olhar para o passado.
        Só porque não se usa agora, talvez porque se tenha verificado que a utilização desta funcionalidade nesta forma especifica fosse muito limitada, não quer dizer que já não tenha sido feito e usada por outros.

        Dito isso, se quero tirar uma foto, tiro uma foto; se quero um Vine… bem…

      3. Avatar de ptpedropt
        ptpedropt

        Capacidade, realmente só quem nasceu com ela..

  3. Avatar de lumia 640
    lumia 640

    Apple so peca mesmo video 4k, force touch 3d para uma bateria mais fraca. E agora fotos a ocupar o dobro e o video 4k a ocupar bastante la se vai a memoria. E uma forma de marketing assim so vendem os mais caros

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Lumia 640: isto é uma fórmula empresarial corrente, aguçam o apetite para 1) venderem modelos mais caros 2) no próximo ano venderem o iphone 7 com o mínimo de 32 gb aos “patos” que compraram a versão de 16 gb este ano.

      Eles ganham biliões não é por serem maus empresários Lolol

      Em todo o caso apesar do iphone 6s ser muito interessante, o facto da bateria ser ridícula mesmo que o A9 seja algo mais poupado (mas depois tens câmara mais puxada, vibração constante, etc), o ecrã ter poucos ppi (e sim nota-se e BEM, ainda este fim de semana comparei à distância normal o meu Note 4 com um iphone 6 e 6 plus e o detalhe extra nas páginas web, texto e fotos era bem visível a favor do Note 4) e as “bezel” serem GIGANTES, fazem com que muitos clientes de Android com topos -de-gama (e não os frustrados com modelos chineses/coreanos de 100-200 a encravar às 2 por 3) não queiram trocar.

    2. Avatar de FG
      FG

      Esqueceste-te que o iOS 9 ocupa menos espaço, e que o AppThinning também faz poupar espaço, e que agora é possível o iOS desinstalar apps para instalar iodares, e depois voltar a repor tudo…

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Claro, quando estás fora do país a tirar umas fotos, sem 3G e ele desinstala uma App ou precisas de esforço e depois precisas dela e continuas sem 3g/wifi … muito bom.

        É quase como pagar 600.000 euros por um carro, só podes andar 200 km e dizer que é muito melhor que um de 300.000 euros que anda 1000 km com um depósito, só porque o mais caro posse andar mais …se vais mais vezes atestar. Lol

        1. Avatar de Lumia 640
          Lumia 640

          isto é tudo bom para eles amantes apple, as tecnologias chegam depois dos outros mas a deles e que é a pioneira, pouco evoluem de ano a ano mas eles e que são e vai ser sempre assim, porque o marketing que apple faz controla a cabeça dessa gente não vale a pena. Falavam dos ecrãs muito grandes que e deconfortavel e não sei que, agora lá estão eles. Mas como é a apple já e bom, depois preços exorbitantes por um equipamento comparado ao Samsung por exemplo e vou falar em equipamento e não sistema operativo, a Samsung esta muito mais avançada não se compara, em bateria, em memoria ram, em camera, em velocidade de processador e outras tecnologias, só que os apple amantes só veem a apple mesmo assim. Eu já usei android, e existe marcas e marcas umas boas e outras que nem valem a pena, e para mais não sou amante de uma delas gosto de ver e experimentar, cheguei a experimentar sony, Samsung, lg até wiko mas não sou amante, não gostei muito do android secalhar até por não usar os topo das marcas e ficar assim com telemóveis desatualizados mas també não fiquei triste com o android e nem digo que ele não vale nada. O que quero dizer que amante da apple so ve isso um usuário android vai vendo as novidades não se prende

  4. Avatar de figueiras
    figueiras

    quando tinha windows phone a camera ja fazia algo parecido..

    1. Avatar de Fernando Costa
      Fernando Costa

      Não não a apple inovou pk a Nokia qd lançou isso há anos atrás era copiado disto que foi apresentado ha 2 dias.

      1. Avatar de FG
        FG

        A Nikon já tinha lançado isto.

        A Apple também não disse que era a primeira.

        1. Avatar de Nandeco
          Nandeco

          Pela quantidade de aplausos e gritaria parecia uma feature inovadora e ao mesmo tempo super novidade.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Então a Nokia copiou uma coisa que a Apple já tinha lançado anteriormente para que a Apple pudesse lançar novamente como sendo algo novo!

        Revolucionário!

    2. Avatar de jorgeazevedo1
      jorgeazevedo1

      No meu 640XL ele faz esses pequenos videos. As vezes é interessante ver.

    3. Avatar de JMMS
      JMMS

      Que troll! A Apple nunca disse que isso era algo criado por ela! Sim, os Lumias já têm essa função há muito tempo, mas só agora é que esse tipo de fotos vão ganhar visibilidade e notoriedade.
      Aliás, independentemente de os Lumias já terem essa função só agora é que o Facebook decidiu que iria implementar a função de fazer upload de fotos animadas na rede social.
      Foi só a Apple lançar essa função para que o mundo acordasse para ela.

      1. Avatar de JMMS
        JMMS

        A resposta era para o Fernando Costa, desculpa ter feito a resposta para ti, figueiras.

  5. Avatar de Alex
    Alex

    Wow isso não se chama filmagem?
    Ah…. Esqueçam… E o live photo… E mais chique

    1. Avatar de FG
      FG

      Não, porque tem uma fotografia no início.

      1. Avatar de Mota
        Mota

        E um video é uma sequência de que?

        1. Avatar de Alex
          Alex

          De vídeos ahahahaha

        2. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          As imagens num video não têm a definição de uma fotografia.

          1. Avatar de Mark
            Mark

            Tudo depende da resolução do vídeo e qualidade do vídeo. Vídeo a 4k tem a mesma qualidade que uma fotografia a 4k.

  6. Avatar de André
    André

    Confirmo que os lumia já fazem isso. Comprei recentemente um 640 e quando tirei as primeiras fotos, ao visualizar reparei que reproduzia sempre um pequeno vídeo antes da foto (não sei se tinha som ou possibilidade de ter). Não fazia ideia do que era aquilo e sinceramente não é algo que ache muita piada. Já desactivei essa função e agora só fotos normais.

  7. Avatar de JCR
    JCR

    nem sei qual é o espanto .. seria algo de esperar tendo em conta que é um video de 1 ou 2 segundos .. quero ver o malta com a versão 16GB a filmar em 4K ehehheeh

    1. Avatar de Daniel Pinto
      Daniel Pinto

      A cena fiz desta tecnologia da Adobe (que não foi implementada da mesma forma pela Nokia e o pessoal que os têm diz que não é tão rápido e fluido) é que não é um vídeo. São fotos de 12Mp que são tiradas sequencialmente logo o resultado são fotografias e não frames retirados de um vídeo.

      1. Avatar de FG
        FG

        http://youtu.be/oI3kpLfBZjw

        2011

        É a filmagem é em vídeo, e o vídeo é em show motion.

        1. Avatar de Joaquim Silva
          Joaquim Silva

          Esta tecnologia é da Adobe, logo quem te garante que seja a mesma coisa?

      2. Avatar de Zaark
        Zaark

        E o que é um vídeo? Uma sequência de fotografias a um ritmo que ilude o olho dando a sensação de imagem contínua. A cada fotografia dessas damos o nome de frame, e sendo o limite do olho em média 20 frames por segundo, os vídeos usam mais que isso.

      3. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Um filme são várias fotos passadas muuuuuito rápido. Muitas fotos de 12 MP sequencialmente dão … micro filme de 12 MP Lol

      4. Avatar de Mark
        Mark

        Vídeo é uma sequência de imagens e o conceito de ter uma sequência de imagens digitais para a criação de movimento já existe a dezenas de anos. Existem codecs que funcionam dessa forma, em que o vídeo é simplesmente uma pasta com imagens.

        O que acontece é que agora as imagens são de maior resolução.

  8. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Obviamente a Apple mantém o iPhone de 16GB por ser mais acessível do que se começasse com um de 32GB.

    Em todo caso, quando se quer guardar novos ficheiros num smartphone todos levam o mesmo – depois de cheios, o que lá se consegue pôr é o que de lá se tirar. Mas com 16GB de facto anda-se sempre aflito, com 64GB não.

    P.S. A capacidade da memória flash de um smartphone não é o mesmo que memória livre. Um iPhone 6 de 16 GB tem 13 livres. Um Galaxy S6 ou Edge de 32 GB tem 23,5 GB.

    1. Avatar de Tripax
      Tripax

      Tal e qual https://pplware.sitedev.pt/apple/apple-enfrenta-processo-por-causa-da-memoria-livre-em-iphones/ .

      O S6 não trás 23GB memoria mas sim 26GB memoria confirmados por mim, 6GB são reservados para o sistema.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Sempre tem uma diferença, não é:

        – Samsung de 16GB – livre 9 GB
        – iPhone de 16GB – livre 13.

        De modos que esse dito processo é para rir.

        Quanto Galaxy S6 e Edge é o que me deu o “google” – 23GB a 23,5GB.

        Até recomendam comprar o de 64GB por causa disso: http://www.phonearena.com/news/The-32GB-Samsung-Galaxy-S6—S6-edge-have-23GB-of-free-space-so-consider-going-64GB_id67653

        1. Avatar de Tripax
          Tripax

          A questão é que eu falo pelo meu S6 que foi comprado desbloqueado e não agarrado a alguma rede operadora, não gosto de smartphones agarrados a operados cheios de tralha da própria operadora, no meu aparece a informação que apenas esta 6,57 GB reservado para o sistema android, fazendo as contas da 25 e poucos GB de memoria livre, quanto ao que os outros mostram ai, provavelmente foram testes feitos num S6 de alguma operadora como T-Mobile, o que não é o meu caso logo tenho mais GB livre,a informação que me é mostrada no Cpu-z e o exemplo de isto http://techblog.gr/wp-content/uploads/2015/04/Samsung-Galaxy-S6-CPUZ.jpg , mas não vou discordar que muitos não tenham os tais 23.5 GB , comprem telemóveis desbloqueados.

          Agora também pergunto, e como será o espaço do Iphone 6 agarrado a uma operadora? deve ser de encher o olho com tanto espaço, aqui a questão é que o Iphone 6s já não deveria vir com 16GB mas sim no mínimo com 32GB, e praticar os preços que estão no de 16GB, isso é que era olhar pelo seu fiel consumidor coisa que não se vê, e ainda os conseguem defender com unhas e dentes, porque os GB paga-se e bem, um telemóvel que com 16GB consegue custar tanto como um Galaxy S6 de 32GB ou mais , em que a qualidade de construcao para mim nem é melhor que o Galaxy S6, onde tem tudo no seu interior hardware desde Cpu, Memoria Ram, Camera de foto e video, qualidade de ecra ebm superiror, e consegue praticar os mesmos preços do S6 com 32GB, enfim a que defender aquilo que não se quer ver, e não venham com tangas que o iOS isto e aquilo porque o Performance do S6 esta muito ao nível e em muitas coisas até superior em questões de rapidez ao Iphone 6 e com SO Android, só não vê quem não quer, mas cada um e livre de fazer o que bem quiser, mas hoje em dia só é ceguinho quem não quer ver as coisas pela realidade e quer ser sempre casmurro, e inventar coisas e mais coisas do que os outros já fazem e que não valiam nada, mas como o iOS agora faz, agora é que sim vale a pena, mas porque a marca X e Y tem na mesma não vale nadinha porque trás Android, já era tempo de serem mais realistas e tirar as palinhas dos olhos.

          1. Avatar de JMMS
            JMMS

            Nem me vou dar ao trabalho de ler. Ainda por cima um testamento de defesa da Samsung e Android.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            Não se compra nenhum iPhone com aplicações das operadoras instaladas..
            O iPhone 6 saiu há 1 ano, 7-8 meses antes do Galaxy s6, e com um novo iPhone agora, qual a lógica de usar o iPhone 6 na tua comparação?
            Também não se percebe como é que vens dizer que o Galaxy é bem superior ao novo iPhone quando ainda nem viste nenhuma comparação, nem tens detalhes para muitos dos aspectos que comentas

          3. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Em vez de o teu trazer o bloatware da Samsung + operadora o teu traz só o da Samsung,

            O iPhone não não traz bloatware do operador. E por o “dono” do SO e o fabricante serem o mesmo – também não tem bloatware do fabricante. O mesmo não acontece no Android, especialmente na Samsung, em que o bloatware de apps duplicadas é às carradas, isto sem falar no TouchWiz. Podem ter entrado umas apps e saído outras, mas a imagem é clara.

            Quanto aos nhã-nhã-nhãs, é coisa que não me interessa, tens que bater a outra porta 😉
            Mas o que é importante é isto – o Android, com excepção dos Nexus é a casa da sogra – mexe a Google, o fabricante e o operador. O bloatware ainda é o menos – o pior é quando é preciso corrigir vulnerarilidades, que são aos montes é no dia de São Nunca. Desenterra a cabeça da areia.

            https://lh3.googleusercontent.com/-KQx9Wg8bA-4/UmgbdOOGhJI/AAAAAAAB5IM/haT43UuvuYo/w1060-h672-p/lolsamsung.jpg

          4. Avatar de Tripax
            Tripax

            @JMMS, Escusas de ler que já deu para entender do que estas marrado, ninguém te obriga a isso, tapa olhos e passa a frente.

            @JBM , Eu estou a comparar preços e performance do Iphone 6 e não do novo iphone 6s eu não disse isso, alias isso não fazia lógica nenhuma como é lógico, mas sim do recente que existe no marcado (Iphone6) aquele tal que custa mais que o S6 ou tanto com mais tempo de marcado, aquele que tem com menos memoria de armazenamento, aquele menos capacitado no seu todo, é de isso que eu estou a falar, dai eu dizer que o Novo Iphone 6s no mínimo para praticar aqueles preços tinha de trazer 32GB e não 16GB.

            Quanto ao novo Iphone 6s estou para ver a grande diferença que se vai falando por ai para antigo Iphone 6, cá estarei para comparar depois os preços novamente,e as capacidades dele, se realmente vai valendo o dinheiro dado por ele ainda por cima com 16GB.

          5. Avatar de Tripax
            Tripax

            @ Benchmark do iPhone 6, quando souberes mexer num Android e já que falamos em Samsung anda falar comigo para entenderes melhor as coisas, o tal bloatware que tanto falas só faz mesmo confusão aos limitados que usam iOS e que nunca mexem em mais nada, muitas de essas coisas que tanto falas de bloatware ate fazem jeito ao consumidor,é da maneira que escusas de instalar um skype ou instragam , um Facebook , um Hangouts, entre outras do género funcionais que já bem, o que não gostas aprende a mexer no android para saber o que podes fazer com elas quando não as usas ou não gostas.

            Quanto ao que referes aqui (Em vez de o teu trazer o bloatware da Samsung + operadora o teu traz só o da Samsung)
            Mas porque o teu não aparece la o símbolo da maça? Pois o meu aparece la a dizer Samsung, e ainda te digo mais enquanto o meu aparece la a dizer Samsung eu já o tenho ligado a funcionar, e tu ainda estas a procura das teclas de atalhos porque ainda só vez o logo da maça a frente, e eu já tenho o meu desligado novamente.

          6. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            “Agora também pergunto, e como será o espaço do Iphone 6 agarrado a uma operadora?”

            Igual ao de um livre.

            F_A_I_L

            Os iPhones não vêm com nada das operadoras! É só da Apple.

          7. Avatar de JBM
            JBM

            Tripax,
            a Apple mantém o preço ao longo do ano, não anda a mexer nos preços só porque aparece um novo concorrente.
            E faltando dias para o novo, não parece fazer grande sentido estares a implicar com a performance dum aparelho com 1 ano, dizendo que o Galaxy que saiu muitos meses depois consegue ser melhor nalgumas coisas… mal seria se não conseguisse ser melhor nalgumas coisas

          8. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            O iphone não trás “tralha” de nenhuma operadora!

      2. Avatar de FG
        FG

        Lol… Só bloatware!

    2. Avatar de Trolha men
      Trolha men

      Continua a ser mais gb’s ao mesmo preço ou mais barato e é versão 2.0 que é 2 vezes mais rápido que a memória do iphone.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Isso aí na questão da gestão da memória flash há uns certos pormenores. Logo se verá quando começarem a aparecer os testes.

        Para já, sabe-se que a memória RAM do iPhone 6s passou para 2GB, o dobro da do modelo anterior.

        1. Avatar de eyedea
          eyedea

          Que evolução wow, o iphone tem agora o mesmo de RAM que tem o meu nexus 5 de 2013.

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Como disse sobre a gestão da memória flash – há também uns pormenores com a gestão da memória RAM. Isto não é tanto uma questão de tamanho da RAM – é mais de saber usá-la.

            Pensei que a moda da comparação das specs do iPhone com os smartphones a martelo – número de cores, velocidade do processador e quantidade de RAM já tinha sido ultrapassada. São comparações da treta.

            Agora, para uma mesma família de tecnologia – a da Apple – em que a gestão da RAM entre dois modelos melhorou (ou é pelo menos igual) há-de se notar a diferença entre 1GB e 2GB de RAM.

          2. Avatar de eyedea
            eyedea

            nexus 5 smartphone a martelo ? ok nem vou argumentar mais já vi que tens umas palas nos olhos, engraçado como vocês arranjam mil e uma desculpas para tentar desculpar os sucessivos erros que a marca faz com os aparelhos, e olha que não tenho palas nenhumas o iphone não deixa de ser um óptimo smartphone que juntamente com a optimização do seu sistema consegue bons resultados , agora apenas pergunto se com este tipo de hardware consegue estes resultados imagino se melhoram-se ainda mais , creio que os resultados então aí seriam indiscutíveis , mas não o fazem sabem porque ? porque os consumidores comem tudo o que lhes dão e não se dão ao trabalhado de usar o cérebro e pedir algo mais, espertos são eles que vão vendendo cada vez mais e nem se dão muito ao trabalho.

          3. Avatar de JBM
            JBM

            No Android o normal é necessitar de mais memória para aplicações e sistema.

        2. Avatar de ricardo M.
          ricardo M.

          Nope. Ainda não se sabe isso. Não inventes por favor.

      2. Avatar de JBM
        JBM

        2 vezes mais rápido que a memória do iPhone?
        Dizes isso com base em quê, se ainda ninguém testou a memória do iPhone?
        E para que saibas a Apple desenha o seu próprio controlador de memória Flash.

        1. Avatar de Pll
          Pll

          Hahaha nao, não desenha.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            Em 2011 a Apple comprou uma “pequena” companhia de nome Anobit, que desenha controladores de memória Flash para vários dos aparelhos da Apple. O iPhone usa estes controladores da Apple em vez do standard eMMC encontrado em quase todos os smartphones. Daí o iPhone ter historicamente performance no Flash significativamente superior à maioria da concorrência em diversos parâmetros importantes. São também controladores que conseguem melhorar o tempo de vida da memória Flash.

        2. Avatar de FG
          FG

          Não é a Apple, é a empresa de Steve Wozniak, a Fusion.io

          1. Avatar de JBM
            JBM

            Fusion.io?? Esses faziam SSD PCIe para servidores.
            A Apple tem um grupo próprio responsável pelo desenho de controladores de memória Flash, vindos da aquisição da Anobit. Esses controladores até costumam estar no próprio SoC da Apple.

    3. Avatar de Prim
      Prim

      Obviamente a Apple poderia substituir diretamente a versão de 16 pela de 32, lucrando menos meia dúzia de dólares, mas vendendo um telemóvel com memória suficiente para uma utilização normal, útil e que justifique o preço pedido. Em vez disso, prefere empurrar os clientes para a versão superior, cobrando um valor absurdo para aumentar ainda mais o lucro (e aqui a treta dos gastos secundários não pega), deixando os incautos com um telemóvel tão caro como inútil, recorrendo ao amor à marca para conter o futuro descontentamento.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Obviamente a Apple tem o iPhone 6 e outros modelos com preços mais baratos para quem não prescindir de maior capacidade. Quem quer mesmo um 6s gastando menos – compra o de 16 GB, quem quer (e pode) andar mais à vontade, compra o de 64GB.

        64 GB é o que se recomenda aos compradores do Galaxy S6 e Edge que traz 23GB livres (link que coloquei acima do Phonearena)

        A Apple, por muita confusão que cause aos do costume, tem os seus argumentos, para além do preço, para os clientes não se mudarem para as trapalhadas do Android.

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Na segunda metade de 2015 um telemóvel premium tem que ser *PREMIUM*, e isso significa deixar os clientes desafogados, e 16 GB são hoje em dia são apenas para telemóveis empresariais,leia-se usar para comunicação, web, email e um par de Apps da empresa.

          Apresentar esse modelo é uma pura anedota, isso e as bezel, e a duração da bateria.

          Podes comparar o que quiseres com Samsung ou outros, mas pelos menos a maioria das outras marcas oferecem 32 gb e bateria desafogada por um valor razoável.

          Diz-me lá o que quer um utilizador: bateria, espaço, carregamento rápido ou 3D Touch/bezel grandes?

          O iphone é o iOS e a excelente qualidade das Apps e assistência. A nível de hardware vale o que custa a produzir = 200€

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Nhã-nhã -nhã… nhã-nhã -nhã. não havendo mais nada a dizer, vamos bater em começarem comum modelo, mais barato, de 16GB 😉

            O Samsung S6 e Edge de 32GB só tem 23GB de espaço livre. Na prática – a diferença entre o espaço livre do iPhone 6s de 16 GB (13GB livres) e o Samsung S6 de 32 GB – é de 10GB e não de 16GB.

            Por isso é que se recomenda 64GB para o GalaxyS6 e Edge (link mais acima).

            Quanto à duração da bateria desafogada é para rir. Em utilização normal a diferença que parece muito em “stand by” esfuma-se.

            Quanto a vender ao preço do hardware, podes recomendar o mesmo á Samsung – que bem tenta vender ao preço do iPhone, mas como a procura é pouca, tem que começar imediatamente nos descontos.

        2. Avatar de Prim
          Prim

          Claro que tem, chama-se ganância!
          Ganância de ganhar mais uns bons dólares gastando apenas meia dúzia. Quem compra o de 16 OBVIAMENTE tem mais 6 dólares para dar, isto para a Apple não ficar a perder nadinha.

    4. Avatar de Cenas
      Cenas

      Desculpa, mas trabalhas para a Apple?

      Muito sinceramente, se não trabalhas, devias. 🙂

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Não trabalho. Aparo calhaus.

        1. Avatar de Mota
          Mota

          Está aqui a explicação para tanta estupidez.

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Só calhaus por aqui 😉

    5. Avatar de Zaark
      Zaark

      @Bench, eu não sou hater nem lover nem nada, mas como aparentemente consegues justificar cada coisa que a Apple faz, então hás-de conseguir esclarecer algo que ainda não entendo. Por que motivo o iPhone e o iPad não têm suporte para cartões de memória? É que eles já me deram um jeitão não só a guardar a multimédia como também a migrar de telemóvel. Podes falar do iCloud, mas as épocas do ano em que eu tiro mais fotos é quando estou mais limitado em termos de Internet – e simplesmente não quero perder parte dos meus dias à procura de hotspots ou sentado na esplanada à espera que o Phone fala o upload de GBs de fotos e vídeos. O meu cartão de 64GB já me permitiu estar mais de uma semana fora de casa sem ligar a nenhuma rede WiFi e, no final, chegar a casa, “sacar do cartão”, metê-lo no leitor de cartões e transferir aqueles 40 e tais GBs para o meu NAS (faço muitos vídeos 1080p, daí tanto espaço). A sério que não entendo a pancada do cartão de memória a não ser o “obrigar” a comprar os modelos mais caros. Eu não pago 100€ para ter 16 ou 32 GB acima do modelo anterior – o meu cartão de alta velocidade custou 20€. Sim, há mais phones sem cartão de memória, mas isso não justifica nada – também não os compreendo. Aguardo esclarecimentos xD

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Algum motivo para o comentário ainda não ter sido aprovado?

        Não faltei ao respeito a ninguém, coloquei uma dúvida que *de facto* tenho e coloquei-a a quem eu acho me possa esclarecer melhor.

        Foi o quê?, a primeira frase onde digo que o @Bench parece conseguir justificar vastos assuntos relativos à Apple? É apenas verdade. Não julgo uma pessoa por isso, eu também defendo aquilo que me parece ser o mais correcto e por várias vezes outras pessoas discordaram. Eu também concordo e discordo do @Bench em diversos assuntos, assim como a qualquer outra pessoa.

        1. Avatar de Vítor M.

          O teu comentário está lá, estou a ver o comentário publicado, ora verifica sff.

          1. Avatar de Zaark
            Zaark

            Eu disse aquilo porque tinham passado 4h (ver as horas dos comentários), vi vários comentários aprovados entretanto e o meu “pendurado”. Acho que não seria o único a questionar-me se teria “infringido as regras” (so to speak).

      2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Acredito. Em viagens de uma semana, para tirar fotografias uso uma máquina fotográfica. Também nunca fui para o meio do deserto sem um PC, nunca tive problemas desses. Mas garanto-te que quando o tiver te digo qual foi a melhor forma que encontrei de o resolver. O que te posso dizer que uso iPhone, sem cartão de memória vai para sete anos e ainda não lhe senti a falta.

        Talvez se falares com os que compraram os novos Samsungs e estavam habituados aos cartões de memória te possam dar outro “feedback”.

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          P.S. E antes governava-me com iPhones de 16GB, mas reconheço que o de 64GB dá outra liberdade de “escrita”.

        2. Avatar de Zaark
          Zaark

          Confesso que desisti de máquinas fotográficas – tenho uma digital da HP de 2005 e, naturalmente, o meu smartphone é melhor que aqueles 5MP processados por algoritmos do “tempo da senhora” xD Nunca mais pensei em comprar uma, e em viagens nem sempre levo comigo o PC – férias são férias 😛

  9. Avatar de Northdylan
    Northdylan

    Se não tem a função é porque não tem a funções e a Apple é isto e aquilo. Se tem criticam na mesma. Vai se entender esta gente. O mesmo fizeram com o 4k. Quando não permitia gravar 4k reclamavam porque não grava 4k agora grava reclamam na mesma sabe-se lá porquê. Há já sei por causa da memória. Mas a Apple tem mais opções de armesanamento. Se não tivesse a versão de 64 e 128 ainda se percebia tanta reclamação mas tem essas opções. Óbvio eu quem quer usar o 4k sabe que precisa de bastante armesanamento. Mas pronto se for a falar bem não tantas visiolizacoes comprando quando se fala mal.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Os erros ortográficos cegaram-me…aliás, estou a escrever este comentário nem sei como!

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        +1 … pensei que ainda davam aulas de português na escola …

      2. Avatar de northdylan
        northdylan

        quando não tem argumentos procuram criticar outra coisa. neste caso criticar meu comentário só por ter alguns erros de ortografia quando de trata apenas de um simples comentário que foi escrito com base em comentar a matéria mas é bom saber que nosso país tem tanta gente inteligente e atenta. que se dão ao trabalho de perder seu tempo a criticar um simples comentário só por ter alguns erros de ortografia, sem falar que o comentário foi feito num sistema móvel quando o próprio faz correcção automática mesmo quando não cremos e não damos conta que o próprio sistema alterou o que escrevi. mas vou ficar mais atento. agora vocês deviam perder vosso tempo em fazer comentários em matérias no qual tenham argumentos e critiquem menos os outros só porque fez um comentário no qual se percebe o que quer dizer e pouco importa se tem erros. enfim.

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          O autocorrect não corrige gramática, não apontemos tudo para cima do sistema. Tal como bons comentários se precisam, comentários com uma leitura fluída também. Se o importante fosse apenas o conteúdo, os livros podiam ser publicados com calão e calinadas.

    2. Avatar de lumia 640
      lumia 640

      Se o problema não e o armazenamento e a bateria ahah por isso

      1. Avatar de FG
        FG

        A concorrência não tem nada parecido sequer ao Taptic Engine.

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Pois não, mas tem armazenamento, bateria, menos bezel, melhores ecrãs, carregamento ultra rápido etc etc. Tudo depende do que é importante para ti Lol

        2. Avatar de Zaark
          Zaark

          E o que isso tem a ver com a questão da bateria e armazenamento levantada pelo @Lumia640?

    3. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      Antes a apple, nao tinha 4k e gozavam com com os que tinham porque não servia pra nada, agora tem 4k e ja é essencial.

    4. Avatar de Mota
  10. Avatar de Eskiso
    Eskiso

    Presumo que have nas configurações maneira de desactivar isso… espero.

    1. Avatar de Daniel Pinto
      Daniel Pinto

      Sim, da mesma forma que desligas o hdr…

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Esperas bem, está no vídeo do post. E que passando as Live photos para um Mac (com a futura versão do OS X) o efeito também é visível.

      Suponho que para Windows também apareça uma aplicação.

      1. Avatar de Prim
        Prim

        Temos um novo formato inventado pela Apple para fugir à norma, ou usa uma artimanha qualquer para juntar a imagem com o som/vídeo?

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Tanto quanto eu sei não há nenhuma norma/standard para este tipo de coisa. Mas podes estar descansado que quem não puder ver a imagem em movimento poderá sempre ver a fotografia!

  11. Avatar de Mark
    Mark

    Neste caso um cartão SD resolvia muitos problemas

  12. Avatar de Flavio Rafael
    Flavio Rafael

    Epar eu dou razao a quem diz que 16gb é pouco mas a iCloud resolve isto, não é preciso cartão de memória nenhum. chegas a casa e ligas o wifi (para quem não tem internet móvel à balda) e mandas pra iCloud, são mais 5gb gratis e 50gb a 1 dolar por mês. Mas mesmo assim eu acho 16gb uma coisa ridícula neste momento sem duvida, por isso que eu se por alguma razão comprar, terá que ser no mínimo 64

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Claro, porque quem tem um iPhone não sai da casa/trabalho nem viaja e wifi/4G com boa conexão há em todos os cantos e edifícios. Lol

      Ora liga um Samsung/Sony por usb e um iphone por wifi, depois copia um filme de 2 gb para o Android de topo de 32 gb e do PC -> icloud -> iphone e vê quanto demoras.

      Até o meu Moto G com microSD com montes de músicas, vídeo, mapas offline gps tem mais versatilidade que o teu iphone vazio & dependente do icloud e da ligação de Internet que pode nem existir.

      Eu este verão fui de férias e levei um Moto G e levei vídeos para mostrar aos amigos, tenho WhatsApp cheio de fotos e vídeos, e tirei centenas de vídeos e fotos em lugares que a rede 3G ou wifi eram inexistentes, com ZERO problemas de espaço. E isto com app de gps e mapas da Europa offline.

      Faz lá isso num iphone de 16 gb que custa 3x mais.

      É como querer convencer que um X5 é um Land Rover …

  13. Avatar de mystake
    mystake

    É nestas cenas que a Apple falha..16gb de memória é tão pouco. A ganância é superior á vontade de quererem evoluir a sério.

  14. Avatar de ricardo M.
    ricardo M.

    Outra coisa, 1080p só no 6s plus. O 6s não tem direito a isso. Como é mais pequeno não cabia dentro do iphone .
    E preciso esclarecer bem estas specs. E ainda não ha confirmação de que vá ter 2 gb ram. O que já se justificava. Tenho lido muitos queixas de utilizadores que notam um certo lag quando estão a usar o multitasking. Tudo isto confirmado.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      gravar 1080p e 4k é possível nos dois novos modelos – 1080p já é há bastante tempo no iPhone
      Lag? Ainda nem está nas lojas como é que há queixas dos utlizadores com o multitasking?

      1. Avatar de Dumitru
        Dumitru

        Utilizadores de iphones anteriores que tem 1gb de ram, qual o problema em perceber o que ele disse?!

      2. Avatar de Felipe Teixeira
        Felipe Teixeira

        Da versão anterior, oh entendido.

      3. Avatar de Zaark
        Zaark

        Ele está a referir-se aos actuais modelos com 1 GB. Lê bem e com calma que vais perceber isso mesmo.

    2. Avatar de JMMS
      JMMS

      LOL mostra-me essas queixas de utilizadores que dizem que o iPhone tem lag.
      Uso iPhone desde o 3G e tive todos os modelos, 3G, 3Gs, 4, 4s, 5, 5c, 5s, 6 e agora 6 Plus e nunca notei lag algum. Realmente a coisa mais bonita de ser ver é a mentira e o falsos testemunhos. LOL

  15. Avatar de José
    José

    no meu S3 isto foi novidade a uns anos atras. a apple parece os canais de tv em portugal, quando dá um filme com 10 anos e é estreia em portugal.

    1. Avatar de FG
      FG

      Não foi nada novidade.

    2. Avatar de JMMS
      JMMS

      Atualizações é que não são novidade no s3, porque pura e simplesmente não existem, né?
      Vá, ataca lá com as roms não oficiais.

      1. Avatar de Malamen
        Malamen

        Lol… não são atualizações?

  16. Avatar de Erica Fontes
    Erica Fontes

    Apesar de eu achar o iphone um gadget overpriced e não valer mais que 200€, eis que existe as pen’s que se pode usar no smartphone e ajuda bastante as descarregar sem necessidade de andar com o pc às costas.
    Por isso quem compra o de 16gb devia comprar uma pen de 32gb para guardar de imediato quando esta fora e precisa de espaço.
    Isto é se o iphone permitir isso lol

    1. Avatar de FG
      FG

      Então não tens dinheiro, não compras.

      1. Avatar de Tripax
        Tripax

        Não me parece que a Erica Fontes não tenha dinheiro para tal olha que estás bem enganado loool.

    2. Avatar de JMMS
      JMMS

      Não vale mais que 200 eur? Pois, dizes isso porque adoravas compra-lo a esse preço, porque dinheiro para um iPhone 6 ou 6s não há.
      Vá, contenta-te lá com o teu Android chinês de 100eur cuja garantia é praticamente nula.

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        E ainda bem que há opções para quem não ganha o preço do iPhone em 2 meses de duro trabalho, sejam elas baseadas em Android ou sejam telemóveis à antiga por 20€.

  17. Avatar de Concept
    Concept

    Não acho isso um problema… O único problema é mesmo ainda haver versão de 16GB, devem estar à espera de a tirar na próxima versão e anunciarem que é algo ‘revolucionário’.

    1. Avatar de JMMS
      JMMS

      Revolucionário foi o sensor biometrico que agora as marcas rascas Android andam a copiar. Isso sim, foi revolucionário.
      Nem o 4k e nem as Live Photos foram apelidadas de revolucionário pela Apple, por isso escusas de vir com ironias baratas (tal como o teu Android) sobre o que a Apple diria se colocasse os 32GB como base.

      1. Avatar de Concept
        Concept

        Estamos em um post sobre a Apple, fala-se sobre a Apple. Todos sabemos que a Apple tem se habituado a pegar em coisas já existentes, colocar uma maça mordida e dizer que é revolucionário. E é bem provável que uma das novidades do iPhone 7 que receberá bastante atenção por parte da marca é a troca dos 16GB pelos 32GB base (se o fizer).

        Ps: Tenho Windows Phone, não Android 😉

  18. Avatar de luis
    luis

    Quero é a data na qual vão ser lançados em Portugal para adquirir o meu de 64GB, o resto é conversa. Espero que seja em meados de Outubro.

    1. Avatar de JMMS
      JMMS

      O resto não é conversa, é inveja.

  19. Avatar de Falcon
    Falcon

    O WP já faz isso faz tempo…

  20. Avatar de Cenas
    Cenas

    Meu lumia já faz isto à uns anos.

  21. Avatar de me
    me

    o mais engraçado é a apple chamar aos filmes de live photos como se fosse uma inovação

    1. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      ahah eles apresentam as coisas com tanta convicção que convençem as pessosas que são os primeiro a la chegar.

    2. Avatar de FG
      FG

      Onde é que eles chamaram de inovação?

      O mais engraçado, é que é tudo “tão fácil”, mas o Android não tem.

      1. Avatar de Jg
        Jg

        Eh pá, não fales do que não sabes, cada máquina e cada marca tem as suas funcionalidades. Há pelo menos 4 anos a Htc teve isso implementado no seu sensor, no Htc one S, que nem era topo de Gama…

      2. Avatar de JMMS
        JMMS

        O Android vai ter. Vai ter Force Touch, assim como imbutiu agora com o Android M o sensor biométrico.
        Os androidianos criticam tudo, mas depois adoram usar as funções nos seus Androids chineses quando a Google copia da Apple.

        1. Avatar de Felipe Teixeira
          Felipe Teixeira

          “Google copia da Apple”, estes almoços de domingo dão nisto.

          1. Avatar de HappyAndroidUser
            HappyAndroidUser

            +1

  22. Avatar de Felipe Teixeira
    Felipe Teixeira

    Apresento em primeira mão a nova função da apple para 2019, de uma maneira única como só a apple sabe fazer, chamada …
    https://www.youtube.com/watch?v=M37Hbd6rla0

    1. Avatar de Vítor M.

      Tão velho isso, há anos que existe isso no iPhone 😀 Vocês falam porque desconhecem 😉

      http://apple.co/1Kk1cGu

      1. Avatar de Felipe Teixeira
        Felipe Teixeira

        Com a diferença que o htc faz sem lhe pedires… com uma foto.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      tendo em conta as patentes conhecidas da Apple, as empresas adquiridas pela Apple nos últimos anos, e alguma da tecnologia que se vai vendo noutros lados, certamente que se verá algo bem mais avançado do que isso no iPhone, se calhar até já no próximo ano.

    3. Avatar de Realista
      Realista

      E já agora o Refocus também…

  23. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Usem iCloud …..
    DropBox
    etc

    Abc

    1. Avatar de LG
      LG

      ou SD cards… ehmm nevermind

      1. Avatar de JMMS
        JMMS

        Ou o cérebro, LG.
        Eu sei que os utilizadores do Android não gostam/não podem de gastar muito dinheiro nas coisas, mas o cérebro é gratuito e já vem dentro do teu crânio.
        Usa-o, vais ver que é fácil.

  24. Avatar de Jg
    Jg

    Uma novidade que o Htc one S já trazia há anos!! Uso iPhone pelo iOS, um iPhone 6 64 gb, mas também uso andróide, um Htc one , pelo hardware só com iPhone 6 S a Apple consegue estar a par do Htc one M7, o que é uma vergonha, ou melhor uma roubalheira porque são pelo menos três anos de atraso. Como gosto do iOS acho vergonhoso a Apple repescar coisas como o live photo já há muito implementadas por outros como se fosse novidade. Jobs não fazia isto, inovava mesmo!!!! Podiam ao menos ser humildes e não lançar como novidade, acho que estão a tratar os clientes como estupidos, mas a culpa é de clientes como um que anda aqui com nick de iPhone defende tudo, como se fosse o dono da Apple. A estupidez e a burrice não parece ter limites…

    1. Avatar de JMMS
      JMMS

      E não é uma novidade no iOS? Agora não podem usar funções que já existem para não serem novidades no iOS? Mas esta gente passa-se.

  25. Avatar de Bruno
    Bruno

    Tecnologia Absolutmente fantastica e inovadora!!! Ah, nao, espera… O software de fotografia dos Sony Z, ja faz a mesma coisa ha mais de um ano… Bolas…

    1. Avatar de JMMS
      JMMS

      Mas quem é que disse que é inovador? Ouviste da boca de algum membro da Apple essa palavra ou é o teu ódio todo e frustração por não poderes ter um iPhone que fala mais alto?

      1. Avatar de ricardo M.
        ricardo M.

        Vai la ver o video do evento. E repara nas palavras utilizadas quando é apresentado o Live photo. Vai la ver JMMS.

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        caro JMMS, Odio? Frustracao por nao ter um iPhone?

        LOL get a life. and a job.

  26. Avatar de Manuel
    Manuel

    coloca se um cartao de memoria….. espera…

  27. Avatar de ricardo M.
    ricardo M.

    Se desse para por cartao de memória no iphone toda a gente comprava o de 16gb e depois comprava um cartão de memória superfast e metia muito dinheiro ao bolso. Por isso paguem la mais 100 euros ou 200 para terem memória maior. Isto é a Apple meus amigos. Ps: O iphone se desse para por cartão de memória, a Apple iria criar cartoes de memória ultrageeks e po los a 100 euros. Toda a gente comprava.

  28. Avatar de Mikes
    Mikes

    Tenho esta funcionalidade no Lumia e raramente uso.
    É giro? Sim, para mostrar aos amigos que o Lumia faz coisas engraçadas.
    É útil ou tem realmente utilidade prática? Ahem… não. Se eu quiser realmente captar o ambiente, movimento, etc., faço um video. Ter 1 ou 2 segundos pré-click é para mim uma coisa que dispenso 99% das fotos que tiro.
    Bem, quando um isheep vier valorizar o seu iphone com estas tretas, eu posso-lhe sempre dizer que o meu smartphone de 150€ já faz isso há uns 2 anos.

  29. Avatar de Bruno
    Bruno

    Gifs… Eles fizeram gifs…

  30. Avatar de David.pt
    David.pt

    Continuem a ser enganados pelo marketing