Idosos – OE acaba com desconto de 50%!!!

31 Comentários

O Orçamento de Estado para 2007 (OE 2007) revoga um decreto-lei de 20 anos que permite um desconto de 50% no preço da taxa de assinatura telefónica da Portugal Telecom (PT) aos reformados e pensionistas com baixos recursos, segundo o Correio da Manhã.

O diploma, aprovado em 1986 no Governo de Cavaco Silva, foi revisto em 2003 pelo Executivo de Durão Barroso.

A referida revogação consta do artigo 148 das Contas Gerais do Estado para 2007, refere o jornal.

Fonte: Diário Digital

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CHAGAS

    A meu ver é vergonhoso!
    Cada vez mais tiram recursos aos idosos e como só isso não bastava ainda retiram os descontos a que eles tinham direito!. Parece impossivel que num país que pertence á união europeia o que para muitos parece ser algo do outro mundo ainda façam coisas assim!

    Já disse, repito e volto a dizer se fôr preciso que não deviam tirar aos idosos o que têm mas sim dar aos mais jovens trabalho. E não me venham dizer que os jovens não têm emprego, pois muitos são é uns grandes calões que não querem fazer nada.

    Conheço muito boa gente que recusa dezenas de vezes trabalho a ganhar 500€ só e apenas porque preferem não fazer nada e receber do estado ou do fundo de desemprego.

    Concordo que estas pessoas devem receber o fundo de desemprego mas não durante meses a fio só porque não aceitam as propostas do Centro de emprego. Pois para mim ao fim de três trabalhos recusados o fundo deveria ser cortado pois essa pessoa recusou 3 empregos! Apartir dai iam ver que essa pessoa se necessitasse mesmo do dinheiro arranja logo trabalho.

    O estado que os ponha a fazer serviço comunitário para marecerem o dinheiro que ganham. Querem receber vão ajudar idosos, vão limpar pinhais para não haverem incendios, vão ajudar crianças nas escolas etc… etc..

    Apesar de ter apenas 19 anos fico revoltado com todas estas decições do estado português que não tem em consideração os idosos do nosso país e só pensam em encher os bolsos a gulosos.

    Abraço,
    CHAGAS.

  2. Avatar de Jonblue
    Jonblue

    O que dizer do autor deste blogue?

  3. Avatar de CHAGAS

    Para completar!

    A solução não é tirar aos idosos! Mas sim dar aos novos?
    DISCORDO!

    Tirem aos novos e dêm aos idosos pois já não podem trabalhar como os novos!

    Abraço,
    CHAGAS

  4. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    O que dizer do autor deste blogue?

    @Jonblue

    Acho que devias desenvolver um pouco mais essa ideia!!
    Ficámos sem perceber bem o que querias dizer.

  5. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    Eu não vejo problema nenhum nisso sinceramente. Afinal de contas já existem outras operadoras telefonicas onde não se paga assinatura telefonica, alem do mais também ja existem mais telemoveis que população. Os meus avôs quando precisaram de ter um telefone compraram um telemovel sem carregamentos obrigatórios e eram analfabetos…. e ainda hoje o telemovel persiste (eles infelizmente é que ja faleceram)

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Sim não vale a pena fazer tempestades em copos de agua. Deviam era informar a terceira idade porque geralmente são pessoas desconfiadas e acomodadas á PT que existem alternativas e que podem pedir a portabilidade do numero e não têm qualquer taxa e existem aparelhos em tudo semelhantes ao telefone convencional é uma questão de informação, se o Governo tira também tem de dar.
    Bem Haja
    Carlos

  7. Avatar de jorge a.

    Faz todo o sentido que assim seja. Se não, vejamos:

    – há 20 anos atrás a PT era monopolista, e não havia outra possibilidade para quem queria ter telefone (hoje existem os telemóveis, o que por si só, faz toda a diferença).

    – hoje em dia há muito maior oferta, e se o Estado quer um sector concorrencial e livre, não deve impôr regras a um dos concorrentes – as empresas devem fixar os preços que bem lhes convier.

    – Para atribuir beneficios aos idosos com baixos rendimentos, estes não devem ser atribuidos através deste tipo de descontos, mas sim através de um aumento das prestações sociais.

    – É um facto, que o Estado vai acabar com este e muitos outros “descontos”, sem atribuir nenhuma compensação pelo lado das prestações sociais, mas isso meus caros, é porque o Estado está com a corda ao pescoço, e gasta demasiado dinheiro (de todos nós, convém lembrar) com pessoas com “não” tão baixos rendimentos quanto isso.

  8. Avatar de Marco

    Qual é a piada de por a Imagem de Socrates, num medida que foi do PSD mais propriamente o Durão Barroso a mudar..

  9. Avatar de t@ndre
    t@ndre

    Bom a meu ver, concordo com a ideia…
    a questão não é retirar aos idosos.. mas sim retirar regras feitas pelo governo para impor mecanismos de propaganda…
    não compete ao estado opinar sobre tal matéria nem mesmo obrigar uma empresa, que em breve deixará de regular a uma regras sem significado pratico mas sim muito intuito politico..

  10. Avatar de peopleware

    @Marco
    Quem é que vai mudar a regra? Não é o OE gerido por este Primeiro Ministro?
    No entanto, não considero que essa medida, criada pelo Prof. Cavaco Silva, tive como alvo um acto eleitoralista. 20 Anos volvidos a carências e os lucros da PT são muito maiores. Esta é mais uma medida que visa espremer o povo! Mas cada um vê as medidas com os seus olhos.

    @Jorge a
    Não é bem assim, continua a PT a ser monopolista! Quem é que cobra a taxa? Ainda falta muito território a cobrir por operadores sem dependência da PT, muito mesmo! Em mais de 70% do território nacional o monopólio é inclusive nas comunicações móveis, quem aposta nas beiras para operar? No nosso interior, em muitos locais fora dos centro metropolitanos? Ainda não somos todos abençoados pelo choque tecnológico!!!

  11. Avatar de gil

    Acho muito bem, tem todo o meu apoio.
    Explico agora porquê:

    1º – com a liberalização do mercado de telecomunicações não faltam alternativas à PT, e sem assinatura mensal;
    2º – é uma forma de pressionar a PT a acabar com essa vergonha que é a taxa de assinatura!!! Concorrência meus amigos, concorrência, a Pt poderá perder muitos clientes que poderão mudar para operadores sem assinatura mensal!!!
    3º – é mais um passo para a privatização global da PT, o estado prepara-se para deixar de vez a PT nas mãos dos privados (e deixa de assumir os custos desses descontos!!!);

  12. Avatar de Jonblue
    Jonblue

    Mesmo sendo um blogue e estar na moda o «bota abaixo» penso eu de que…, com a categoria dos materiais apresentados neste espaço, se deveriam evitar certas tendências sobretudo de baixo nível e falta de classe…
    O que acontecerá a estes espaços quando nos pusermos todos a descer de nível?
    Soube-se e penso que vai ser implementado no início do próximo ano o levantamento obigatório não exclusivamente p/ reformados, mas p/ todos. Há reformados que ganham mais do que a maioria de nós.
    A injustiça está nos monopólitos como está na demagogia fácil de certos títulos ou temas apresentados neste blogue que roçam a «bregeirice».

  13. Avatar de Malamen

    Estou completamente de acordo com esta medida.

    O Jorge.A disse tudo que eu poderia dizer.

  14. Avatar de Nuno Reimor

    Ate apetece dizer uma carreirada de asneiras das grossas!
    Como é possivel que haja gente neste país que nao abra os olhos.Acham esta medida muito bonita,muito elegante.Ja sabemos que existem alternativas á pt.Mas conheço muita gente com 30 e 40 anos que não sabe para onde se virar,quanto mais os velhinhos que não irão mudar para coisa alguma e lá terão que pagar os 100%.Acho lamentavel algumas pessoas acharem esta medida positiva quando o PM tem para gastar de telefone mais de 50.000 contos…lamentável.
    Cumprimentos

  15. Avatar de Joao1991
    Joao1991

    Eu por acaso axo mt bem !!! Só está a contribuir para o defice do estado, a perder dinheiro… Hoje em dia temos mts operadores em que não se paga a assinatura, so paga kem ker… Além disso já existe gente k desiste portanto do telefone fixo entra no mercado móvel com boas ofertas de sem carregamentos obrigatórios…
    Cumps
    Joao1991

  16. Avatar de Paulo Ribeiro

    a minha avó nao vai axar la mta piada a isso…

  17. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Incrível como se pode achar bem uma medida destas! Só vejo uma explicação: clubismo partidário. Esquecem-se que a maioria dos reformados recebem pensões miseráveis abaixo do ordenado mínimo!

  18. Avatar de Jaca
    Jaca

    Já agora … agradecia que, as mentes mais esclarecidas, e que são a favor desta medida, fizessem algo mais positivo e dessem aqui umas dicas sobre quais as alternativas (sem grandes investimentos), assim sempre podia dar umas dicas à minha “velhota” como contornar o “corte”.

  19. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Ás mentes iluminadas que acham muito bem por haver alternativas onde não se paga assinatura, devo informar que se estão a referir a operadores alternativos em muitas zonas rurais do país esses operadores ainda não chegaram (nem chegam tão cedo) mesmo telemóveis existem muitos locais onde não existe rede, ou se existe é muito deficiente, por tais razões deviam calar a boca, porque nem todos os idosos vivem em cidades ok?

  20. Avatar de João Simões
    João Simões

    O que vi em alguns comentários aqui é lamentavel, vê-se que todos vivem na cidade ou pelo menos nos arredores ou em zonas desenvolvidas esquecem-se mas é que a maior parte da população idosa vive no interior e que por vezes nem água e electricidade têm. Nas cidades e zonas desenvolvidas há alternativa pra tudo, mas em zonas mais remotes há aquilo e aquilo mesmo e haver já é uma sorte.
    Mesmo onde eu vivo que fica a menos de 10 Km do centro de coimbra em internet por exemplo, ou é sapo ou não há net pra ninguem, telefone, ou é PT ou não tens telefone.

  21. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    Os chamados velhinhos tem filhos e netos… mas se os filhos e netos n querem saber ai ja é outra questão. N compliquem o que é facil.
    Os meus avôs eram analfabetos e ensinei-os a mexer no telem, em pouco tempo ja dominavam aquilo, sem saber ler ou escrever. Portanto deixem-se de rodeios e tentativas de criticar negativamente qualquer acção do governo.

  22. Avatar de mfc

    Somos um país de jovens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  23. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Navyseal,
    O que foi que não entendeste? Há muitos lugares em Portugal onde não há rede de telemóvel, a 5 Km de minha casa não tenho rede de nenhum operador, logo não adianta saber mexer nos telemóveis, percebes agora?
    Portugal não é só as cidades ok?

  24. Avatar de UKN
    UKN

    No seguimento das politicas dos _______ultimos governos____ … é a mesma m*rda do costume …. “Que se f*dam os outros que nós cá nos arranjamos” …

    É sempre a roubar …

  25. Avatar de null.dev
    null.dev

    Qual é o espanto!!

    Então não sabiam ?!!

    Estava no programa:

    -Aumentar o IVA para 21 %
    – Reduzir o subsídio por doença, ou eliminar totalmente em baixas de curta duração
    – Aumentar os escalões do IRS
    – Por os reformados a pagar IRS
    – Aumentar as taxas moderadoras na saúde em 23%
    – Aumentar o IRS dos deficientes
    – Congelar as carreiras dos FP
    – Aumentos salariais por metade da inflação
    – Acabar com as SCUT
    – Baixar/eliminar as compartecipações dos medicamentos
    – Destruir o ensino público em Portugal

    Assinado: O Pinóqio Mor cá do sítio

  26. Avatar de peopleware

    Falta de classe? O Pplware? OK, estou hoje um pouco cansado para esgrimir argumentos. Tudo o que coloco tem adjectivos generosos, este é mais um. Mas o povo lá fora, os que pagam as contas, esses sim têm muita classe ao olhar para os serviços descritos nas facturas e a contar os trocos para pagar. Enfim…

  27. Avatar de F. Matos
    F. Matos

    Não obstante qualquer razão que lhe possa assistir, caro Vitor (e eu acho que neste caso não lhe assiste nenhuma… – ora informe-se melhor sobre os contornos da medida), eu acho que você perde toda a moral quando usa o título “ladrões” para este tipo de posts, normalmente a desancar no Promeiro-Ministro.
    Ladrões e gente boa há em todo o lado, mas ao menos na política há eleições e os políticos submetem-se ciclicamente à vontade popular. Já nos “outros lados” não é bem assim…
    Mas “ladrões”, Vítor…?! Não fica bem num blog com o nível a que nos habituou.

  28. Avatar de JADG
    JADG

    Ainda não se interrogaram porque há tanta ladroagem?
    Quando é que o Povo acorda deste pesadelo que se chama república, que é igual a corrupção,compadrio, pedófilia, mentira, oportunistas, faiscistas, ditadores enfim tanta coisa que me admira como é possivel ainda se votar nesta gente que anda a roubar o Povo.

  29. Avatar de Bruno
    Bruno

    O governo veio do povo sao portugueses como nós….JADG ser portugues é ser isso mesmo…

  30. Avatar de Primax
    Primax

    Offtopic:

    Esta secção não é suposto chamar-se “política” e não polícia?

  31. Avatar de jasfe
    jasfe

    o país está no fundo para o tirar só pondo o povo em sºbento e os politicos a trabalhar com o hordenado minimo