IE8 é agora o mais popular browser do mundo!

139 Comentários

O Firefox 3.5 foi, por um curto período de tempo, o mais popular browser do mundo… depois de ter conquistado essa liderança ao Microsoft Internet Explorer 6, fruto talvez das ultimas noticias que indicavam que o IE6 era um browser com falhas de segurança. Com a lenta transição, por parte dos utilizadores do Firefox, da versão 3.5 para a recente 3.6 abriu-se uma oportunidade para a Microsoft colocar no topo o seu browser e foi isso que aconteceu.

null

A Microsoft mostrou, no reports de Janeiro de utilização de browsers na Internet que, não só em Windows o Internet Explorer é o mais utilizado, com 27.9% de utilizadores, como é também o mais utilizado browser transversalmente a todos os sistemas operativos, com 25.6% do mercado.

Enquanto o Internet Explorer lutou ao longo destes últimos anos para para não perder utilizadores, tendo em conta pontos fulcrais aclamados num browser, como segurança e suporte para os web standards, (já implementados nos seus concorrentes directos), conseguiu com isso e com a obrigação de evolução que o IE8 desse passos certos e largos rumo a uma web melhor e mais segura.

Um dos grandes factores para esse sucesso é a atenção que o IE8 presta à protecção contra o malware. A Microsoft apostou forte nesse propósito e até hoje o Internet Explorer 8 tem mais de 350 milhões de bloqueios a malware.

Fonte: Tom’s Hardware US

Partilhar:
Tags:

Comentários

139

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BigLord

    Nunca o experimentei, e ver esta estatística não me dá nem uma ponta de vontade de o fazer, lol

    1. Avatar de BigLord

      Yay fui o primeiro! Ok agora vou morrer longe.

      1. Avatar de João Costa
        João Costa

        Eu quero aquela camisola 😀

        1. Avatar de Marcelo M.
          Marcelo M.

          ok, eu fico com a miúda podes ficar com a camisola 😉

          1. Avatar de Groove

            eu quero a miuda com a camisola 🙂 mas ter o simbolo do chrome 🙂

          2. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            Não seja por isso, eu troquei-lhe a tshirt assim muito rápido para resolver o problema! 😀

            http://img10.imageshack.us/img10/7622/imagemeigirl.jpg

          3. Avatar de Filipe Antunes
            Filipe Antunes

            Podes fazer sem a camisola ??! :D:D

          4. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            @Filipe Antunes

            No pplware tudo é possivel!

            Só para maiores de 18

            😆 lol

          5. Avatar de Ganondorf
            Ganondorf

            @a Friend,
            Tou a ver k dominas bem o photoshop… Parabens.

          6. Avatar de Alexandre Pinto
            Alexandre Pinto

            hahahha muito bom! mas sem duvida que com camisola fica melhor! Gosto tanto de lhas tirar! 😛

          7. Avatar de Wilson Silva
            Wilson Silva

            @a Friend®

            Uau, até parece que lhe tiraste mesmo a camisa! Bom trabalho. Onde é que ‘samplaste’ as mamas?

          8. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            @Wilson Silva

            Liguei para ela a pedir pra tirar a foto novamente mas sem tshirt! 😀 eheh..

            Isto foi um trabalho de 10 minutos, foi só “Googlar” por umas que tivessem o mesmo perfil da imagem, inserir e depois fazer alguns trabalhos a nivel de ajuste de cores e niveis, para ter o mesmo tom de pele, e o resto foi usar o clone, erase e outras ferramentas, como o brush para refazer a parte que faltava na zona abdominal 😉

            Foi assim mto à pressa no photoshop, mas é facil..

  2. Avatar de Miguel Pipe

    Off topic:

    Detalhes do novo Macbook Pro (?)
    http://bit.ly/cD3FAj

  3. Avatar de Mr Mike T
    Mr Mike T

    podéra…com campanhas publicitarias como esta até eu fico tentado a trocar 🙂

    Esta conquista é devida a muitos utilizadores continuarem só com os olhos na MS e claro que também tem merito do seu browser apesar de n ser o meu preferido.

    1. Avatar de Corrector Ortográfico
      Corrector Ortográfico

      *pudera

  4. Avatar de hastsa
    hastsa

    ja exprementei + nunca gostei 🙂

  5. Avatar de prom

    Eu cá continuo a não abdicar do meu chrome e as suas extensões. 😀

    1. Avatar de spikes
      spikes

      Nem abdicas tu nem eu… Com mais alguns ajustes e o chrome passa a ser o melhor browser que existe, simples, intuitivo, personalizavel, rápido, tudo o que a Google tem feito bem! 🙂

      1. Avatar de a
        a

        entao se quiseres que te façam sem duvida o chrome é um espetaculo…

        1. Avatar de a
          a

          *entao se quiseres que te façam tracking sem duvida o chrome é um espetaculo…

      1. Avatar de mjmft
        mjmft

        Eu também mudei para o Chrome. O Site abaixo costuma ter muitas dicas sobre extensões para o dito cujo bem como para o W7.

        http://www.howtogeek.com

    2. Avatar de FatGiant

      Lamento, tento usar o Chrome desde que saiu, mas não consigo. É o browser que mais me encrava, que volta e meia decide que esta ou aquela página não deve carregar, que crasha sem motivo nenhum. E, eu, parvo que sou, habituado ao FF, não sei, mas, consigo gostar mais do Opera que do Chrome. O IE8, só me serve para abrir páginas em asp, que essas, seja por falta de cuidado dos coders, ou, outro motivo, apenas abrem decentemente no IE. Ainda bem que são poucas, mas algumas são importantes.
      Por isso, lamento, mas, o Chrome ainda tem muito que andar para ser sequer considerado na corrida.

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        nunca me crashou em maquina nenhuma, nem nunca o senti lento.. mt pelo contrario. o facto de ter um processo por aba permite q esteja sempre mt rapido independentemente do numero de abas q estejam abertas.. tal ja n acontece com nenhum outro browser q dps de ter >30 ou 40 abas começa a ter comportamentos manhosos… deves ter ai algum problema por esses lados I guess

        cumps!

        1. Avatar de Paulo39
          Paulo39

          Tu consegues ter 30 ou 40 abas abertas no Chrome????????

          Tens o quê, 20Gb e memória RAM?!

          Discordo completamente com o que disseste.
          O consumo de memória do Chrome aumenta exponencialmente com o aumento do número de abas, o que faz com que, com apenas algumas abas abertas, o próprio SO comece a queixar-se visto que não dispõe de recursos. Isso pode levar ao crash do sistema.

          Já o Firefox tem um comportamento bastante estável com um elevado número de abas abertas.

          1. Avatar de lourenço
            lourenço

            ainda bem que o Firefox lhe resolve o problema!..

            quanto a nós, 20 ou 30 abas ainda n é 1 problema para nós, utilizadores de chrome, e depois temos a vantagem de ter 1 browser simples intuitivo e cm as recentes e faladas extensões… sem que isso interfira com a performance do mesmo…, já no FF…..

          2. Avatar de Paulo39
            Paulo39

            @ lourenço

            Sinceramente, experimenta abrir 30 separadores de diferentes sites no Chrome e vai ao Gestor de Tarefas somar os valores de memória RAM usados por todos os processos do Chrome (isto se chegares a essa altura com o sistema incólume). A seguir, abre os mesmos separadores no Firefox e verifica o gasto de RAM.

            Depois de veres os resultados, verás que tenho razão.

            Olha, no link seguinte está uma comparação entre os principais navegadores em relação ao uso de memória RAM.
            A barra a roxo refere-se a um teste em que abriram os navegadores com 7 separadores. Por aí já vês que, com somente 7 separadores, o Chrome já usa aproximadamente o dobro do Firefox (quase 160, contra 80 do Firefox).
            http://www.baixaki.com.br/info/3591-fevereiro-de-2010-qual-o-melhor-navegador-.htm#512
            Agora imagina com 30 ou 40 :\

    3. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      O chrome tem um problema. E para mim já nem são as extensões.
      Acho-o um pouco limitado em termos de personalização. Coisas simples como configurar que página abrir quando abro uma nova aba.

      Também não gosto de fazer a pesquisa na barra de endereço. Queria ter a caixa de motores de pesquisa como no firefox, ie etc e com as suas devidas sugestões.

      Alguém sabe se é possível??

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Há uma extensão que faz isso e podes usar multiplos motores de pesquisa.

        Experimenta esta:
        https://chrome.google.com/extensions/detail/mknehpjhljpfaghmicofickbkdagooni?hl=pt-pt

        1. Avatar de Alexandre Pinto
          Alexandre Pinto

          Obrigado pela dica. Já tinha experimentado e sinceramente não gostei.
          Sei que se quero mudar não posso ter tudo igual, mas sou muito dado a rotinas e optmização de métodos de trabalho pelo que estas pequenas alterações fazem-me um pouco de confusão.

          Mas tenho de ceder um pouco a ver se me habituo.
          Thanks.

  6. Avatar de fernando martini
    fernando martini

    ja vem pararao o IE p\ leigo é o suficiente agora p\ alguem c\ mis conhecimento o Chomme é bem melhor

  7. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Browser dos leigos… é essa a chave do sucesso dele.

    Vem com o Windows, diz “Internet” e é assim que é usado 😉

    Ps. Não tou a dizer isto como critica, atenção…mas só usa o IE quem desconhece o potencial de um Firefox, Chrome ou Opera.

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Não sei se não fizeste referencia ao safari para não dizerem que estas sempre a defender a Apple mas o Safari é sem sombra de duvida um grande browser. Para mim no Windows metia-o em 2º a seguir ao opera seguido pelo chrome e firefox. O IE não entra na minha lista.

      1. Avatar de Bruno Mão de Ferro

        lol em segundo a seguir opera sem duvida

      2. Avatar de Tiseac
        Tiseac

        Concordo plenamente contigo a Friend.
        Para mim a única utilidade do Internet Explorer é descarregar outro browser XD.
        Mas para um utilizador pouco exigente serve.

      3. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Safari é sem duvida um excelente browser, não fosse ele o irmão mais velho do Chrome, mas em termos de Windows infelizmente é limitado a nivel de Addons. Já na versão Mac, graças ao MacOsX, ele permite usar Addons integrados com o sistema e é o meu browser principal.

        Só não o inseri na lista por causa disso e não por causa dos criticos, porque com esses posso eu bem! 😉 eheh..

        1. Avatar de Alexandre Pinto
          Alexandre Pinto

          Só falha mesmo nisso. Addons!
          Tivesse ele addons e para mim seria o melhor browser, uma vez que não gosto do layout do opera.

      4. Avatar de FatGiant

        Gosto muito do look & feel do Safari, mas, ainda assim, gosto mais do FF e do Opera. Mas é bastante melhor que o Chrome, lá isso é.

        Eu colocaria o Chrome na classe dos alphas, nem sequer estatuto de Beta lhe dou ainda… São mais os crashes que outra coisa, ah, e tive de andar a editar o registry para o poder instalar… LOL, que anedota… eu é claro.

    2. Avatar de Kekes
      Kekes

      Eu detesto mesmo o IE LOL, mas conheço quem por mais que eu lhe coma a cabeça a dizer FIREFOX, OPERA, CHROME, nao muda, gosta do IE e o IE não troca por nada, não é só um, e têm outros browsers instalados, mas não os usam a não ser que a necessidade seja maior…

      Opera 10.50, vai ser a revolução 😀

    3. Avatar de DoContra
      DoContra

      Olha… para ser sincero nuca consegui atinar com o Safari. Aliás, o(s) meu(s) PC(s) nunca conseguiram corre-lo com toda a eficiência e rapidez que supunha ser obrigação. É bonito, simples mas… nunca correspondeu às minhas expectativas. Não perguntes porquê pois eu próprio ainda não encontrei explicação. Quicktime uso há séculos sem problemas. Safari congelava e “crashava” com uma frequência demasiado incómoda. E é pena, o seu desenho (enganadoramente) simplista oculta tecnologias de ponta.

      Lá terei de me contentar com o Firefox e, ultimamente, com o Chrome (numa de explorar e “estragar”). E sempre há o IE Tab para aqueles sites “manhosos”… 😉

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Deduzo que estejas a falar de “PCs” .. mas é estranho o Safari 4 tem uma excelente performance… agora do 3 para trás era uma vergonha…pesados como tudo, e cheios de falhas.

        Já o Quicktime para Win sou da opinião contraria, acho que precisa de uma melhora urgente 😀

        O que ia deixar muitos utilizadores Windows contentes era o Quicktime X! Performance, arrumação, e possibilidade de gravar o ecrã, etc… infelizmente é pouco provavel acontecer porque ele está totalmente integrado com o API do MacOsX e no Windows acho que seria dificil.

        1. Avatar de DoContra
          DoContra

          Claaaaro que falo de PCs! Não sou rico para um PPC em casa nem sortudo para um Mac no emprego. E sim, as versões do Safari eram mais ou menos vetustas…

          Quanto ao Quicktime já há anos que o vou actualizando (versão PC) e nunca tive problemas de maior. Bem… para ser sincero uso o Gom para os .mov (e outras coisas como os 3gp, etc…)

          Mas para ver aquelas coisas giras em 3d o Quicktime é imprescindível. Digo eu, não sei…

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Concordo, acho o Safari muito instavel a nivel de performance (versão windows).

      3. Avatar de Kekes
        Kekes

        No PC o Safari crasha muito, mais que os outros todos, ou pelo menos tenho tido muito azar não sei.

    4. Avatar de Bónus

      O Opera é muito lento em Javascript.

    5. Avatar de João Campos
      João Campos

      Exacto… Porquê que é mais usado? Porque tem o nome “Internet” no ícone azul. Para muitos, o icone azul é a “internet”.

  8. Avatar de Tony Silva
    Tony Silva

    Ainda não perceberam que o Internet explorer 6,7,8 até mais infinito tem como única função retirar o nosso browser da internet, leia-se mozilla firefox, google chrome, opera ou safari. Não serve para mais nada.

    Off-topic
    Muito bonita essa menina do artigo. Mais bela ficava com uma raposa na t-shirt.

      1. Avatar de Tony Silva
        Tony Silva

        Simplesmente linda.

      2. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        @cheat2win @tony silva

        Já agora, sem logos e sem tshirt, não seria melhor?!.. 😀

        1. Avatar de Tony Silva
          Tony Silva

          Fruto proibido é sempre o mais apetecido.
          Sem t-shirt não tem piada. A piada está em seres tu a retirares a t-shirt. Não achas?

          1. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            Pois, sou da mesma opinião, mas ao vivo! eheh…

            Agora aqui só se molhar o dedo e esfrega-lo no monitor com fé que a tshirt apague, como nos velhos cromos que havia! 😀 ehehe..

            Mas pronto, vá sou da mesma opinião, fica melhor com o logo do Firefox que do IE..

            Ps. A culpa é do Vitor M, isto com o logo do IE é publicidade enganosa. 😀

    1. Avatar de Ana Narciso

      Como te compreendo… A primeira coisa que eu faço quando formato um sistema Windows é abrir o IE, adicionar o motor de busca Google (porque o Bing é péssimo) e procurar o download do Firefox/Chrome.

      Não falha.

      1. Avatar de DoContra
        DoContra

        E é preciso um motor de busca para isso??? Ainda não sabes onde encontrar http://www.mozzila.org/ ?

        Shame on you… 😀

        1. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          Lol.. alias o meu IE o unico endereço que abriu na vida foi:

          http://www.firefox.com

          Depois é so ir “oculta-lo” do Windows, já que ele desinstalar, remover mesmo a sério, não deixa…

          1. Avatar de DoContra
            DoContra

            Pois… e o “fanboy” do XP sou eu! 😀

            Por acaso neste momento respondo de um XP mas Chrome(ado)!

            LOL

          2. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            @DoContra

            LOL.. nada disso…!!

            Windows 7!! É verdade, ele não desinstala nem remove o IE, ele continua a ocupar espaço no meu disco, fica é “oculto” da lista de programas, até que a forma de o “desinstalar” ele diz:

            “Activar ou Desactivar funcionalidades do Windows”

            E por incrivel que pareça voltei a te-lo activo após um update meio doido que o computador fez, sem que eu pedisse…!

            😆

  9. Avatar de Anabela
    Anabela

    Quando li neste artigo “e até hoje o Internet Explorer 8 tem mais de 350 milhões de bloqueios a malware” relembra-me a chatice que é quando os meus alunos usam o IE para irem descarregar ficheiros para a aula que eu própria publico no Google Groups, e o IE, “por questões de segurança” não deixa descarregar o ficheiro. E lá tenho eu que pedir aos alunos para usarem o Firefox. Para mim, continua a ser um dos melhores browsers. Melhor só o Opera, mas infelizmente, há muitas aplicações que não funcionam lá.

    1. Avatar de djx
      djx

      Que aplicações?

      1. Avatar de bigkax
        bigkax

        ↑↑Faço a mesma pergunta.↑↑

      2. Avatar de Ramirez
        Ramirez

        deve ser plugins…

        1. Avatar de Bruno Mão de Ferro

          lá penso k nos pc’s da escola também é possível ser isso não o mais certo estar a ser estúpido mas assim partilho a minha estupidez

  10. Avatar de Ruben M.

    Actualmente não percebo como é que ainda se usa ie, comparando com o firefox que usei durante anos e actualmente uso o chrome, desde que saiu, carregam a pagina muito mais rapido, e com menos bugs, posso dizer que desde que uso chrome nunca tive problemas com ele 😀

    1. Avatar de Tony Silva
      Tony Silva

      Muito boa gente associa o internet explorer à única forma de entrar na internet. Um familiar meu nem sabia que existiam alternativas ao icone azul. Quando lhe instalei o firefox ficou logo adepto da raposa. Ou seja, quando as pessoal forem mais conhecedoras da informática a coisa muda radicalmente.

      1. Avatar de Tiseac
        Tiseac

        Exactamente Tony Silva, já instalei o Firefox (do qual sou adepto) a vários colegas de escola e todos ficaram fãs da raposa, sobretudo pelos seu extras e temas atraentes, infelizmente poucas pessoas têm ideia das alternativas fantásticas que existem ao IE com o Firefox, o Chrome, o Opera, o Safari etc… tudo boas opções

      2. Avatar de Ana Narciso

        Também já instalei dezenas de Firefox a amigos e familiares. Bastava mostrar esta ou outra extensão útil e ficava tudo resolvido.

        Agora já estou a ponderar passar a instalar o Chrome. É agora o meu browser principal.

      3. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Digo o mesmo que vocês mas com o Opera.

        Concluindo:

        Qualquer coisa é melhor com o IE. Agora nunca se vai ficar a perceber se aquele que nós recomendamos seria mesmo o mais recomendado para a pessoa em questão, o “sistema” vai estar sempre influenciado.

  11. Avatar de Kekes
    Kekes

    Nem sei como estão a comentar o IE8, com uma miuda daquelas… Aquilo e prai um IE100 não? LOLOL

    PS. por agora uso o Opera, não o troco por nada.

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      Já fui um utilizador ferrenho o Opera. Só não o uso agora porque… olha… nem sei porquê! Será porque o Firefox ganhou uma quota de mercado Windows/Linux tão importante que se transformou no IE dos descontentes?

      Pena… o Opera é um excelente browser.

  12. Avatar de op
    op

    com aquela que bem na foto ate o usava
    um mac assim ja faz falta.

  13. Avatar de Jose
    Jose

    Sempre usei o IE, e não é por causa disso que desconheço os outros, não preciso de temas todos xpto ou ad-dons para ter uma boa experiência na Internet -_-

    1. Avatar de Tiseac
      Tiseac

      Ok Jose mas não se trata só de temas xpto e add-ons, trata-se também de velocidade, consumo de memória, segurança etc…
      Dá uma neste artigo com vários testes:
      http://www.baixaki.com.br/info/3591-fevereiro-de-2010-qual-o-melhor-navegador-.htm
      Mas deves utilizar o browser com que te sentires melhor 🙂

      1. Avatar de Tiseac
        Tiseac

        Dá uma vista de olhos neste artigo com vários testes:*
        Faltavam palavras no comentário anterior

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Eu já usei vários browsers, e o FF é o mais pesado que usei. Prefiro o IE ao FF.

          1. Avatar de Bruno Mão de Ferro

            não deste tempo para te habituares era pesado o Firefox há uns tempos havia uma versão que era o 1lite ou elite ou algo do género que era fantástico se não se usares o Chrome é o mais simples que existe tens a busca do google integrada na barra de endereço nada mais simples para qualquer user depois tens o OPERA que é um senhor e são todos leves talvez o mais pesado seja o opera nunca reparei mas também os o que akilo faz…

          2. Avatar de DoContra
            DoContra

            FF mais pesado que IE???

            Essa é digna de constar de coisas estilo “tesourinhos deprimentes”!!!

            E digo-o com experiência adquirida há longos anos de utilização de IE (por acaso uso o 8), Firefox, Opera, Chrome, Safari Netscape, Flock (pena ter sido mais Flop que Flock), enfim… já nem falo no Mosaic. Mas isso já é outra história. Nem sempre o html teve figurinhas, sabiam?

          3. Avatar de Alexandre Pinto
            Alexandre Pinto

            Eu concordo que o firefox é mais pesado que o IE.

            Uso firefox e sinto-o a arrastar-se! Não digo que o IE consuma menos recursos, mas a experiência de utilização/carregamento de páginas sempre foi mais rápida para mim no IE.

      2. Avatar de Kekes
        Kekes

        Questão de perferencia, eu não gosto muito mas não ofendo que o use, está cada um na liberdade de usar o que mais gosta.

  14. Avatar de Nuno Amaral

    É muito lindo haver muitos browsers, mas quem se lixa são o web designers, quem têm de colocar o site funcional em todos os sites.

    1. Avatar de João Costa
      João Costa

      nem mais…

    2. Avatar de softclean

      Se todos respeitassem os standards, nem era um problema de maior… Uma teimosia ou outra, mas nada que não fosse solucionado.

    3. Avatar de Corrector Ortográfico
      Corrector Ortográfico

      Os web designers apenas devem certificar-se que os seus sites cumprem as normas internacionalmente reconhecidas.

      A partir daí, a responsabilidade é do browser.

      1. Avatar de Alexandre Pinto
        Alexandre Pinto

        Não é bem assim!
        Imagina um webdesigner mostrar ao cliente o seu novo site todo desfigurado num firefox ou num IE! E depois dizias-lhe “A culpa não é minha é do IE!!!”

        Que achas? O cliente aceitava a desculpa e passava-te o cheque?? Não me parece…

        1. Avatar de Paulo39
          Paulo39

          À partida, o cliente deveria especificar o browser que queria que fosse compatível.

          Mas admito que tens alguma razão. Os web designers estão um pouco entre a espada e a parede

    4. Avatar de Bruno Mão de Ferro

      já me deparei e deparo com isso…

    5. Avatar de Kekes
      Kekes

      E agora com o HTML5 vai ser giro vai, cada browser a inventar a sua maneira…

    6. Avatar de DoContra
      DoContra

      Desculpa lá a pergunta estúpida (não sou web designer e nem percebo nada disso), mas o problema é “colocaro site funcional para o IE” ou, pelo contrário, “colocar o site funcional para TODOS os browsers”?

      É que já há muitos anos que arrasto por aqui a carcaça e sempre tive problemas com “sites feitos para” o IE e não o inverso.

      Aliás se ainda hoje tenho de usar um plug-in IE para o Firefox (ainda tenho a estúpida obsessão da segurança…) no meu local de trabalho, algo vai mal no mundo dos webdesigners.

      O “colocar o site funcional em todos os sites” quer dizer “ou usas IE ou não vês népia”? Ora… assim não vamos longe.

      1. Avatar de Alexandre Pinto
        Alexandre Pinto

        O que acontece é o seguinte.
        O HTML 4, que é o usado actualmente (estando prestes a sair o HTML 5), é um conjunto de regras bem definidas que indicam que cada código html é representado graficamente no broswer da forma xyz.

        Acontece que em alguns casos essas normas podem levar a interpretações ligeiramente diferentes entre os criadores dos vários browsers o que faz com que existam diferenças mínimas na visualização da mesma página entre um chrome ou firefox por exemplo.

        Por regra, aceitavelmente a maioria dos browsers cumpre essas regras.

        Mas depois existe o IE! Este como tem (ou tinha) a grande parte do mercado sempre olhou para os standards de uma maneira muito própria e na maioria das vezes com interpretações das mesmas completamente contrárias ás dos concorrentes.

        Mas o facto de ser o browser mais usado força os designers a criarem sites que funcionem prioritariamente no IE e em seguida também com os restantes. Mas nem sempre é possível e alguns sites correm mesmo apenas só em IE.

        Enquanto o IE não cumprir á risca as normas, este será sempre o carrasco de uma experiência web com qualidade e uma grande dor de cabeça para os webdesigners uma vez que são obrigados a fazer sites “multi-plataformas”.

  15. Avatar de João Costa
    João Costa

    eu não vou desistir do meu Mozilla Firefox 3.6.

    A única explicação de muitos utilizadores utilizarem o IE é porque desconhecem totalmente outros browseres, ou por questões de estética.

    Para eu começar a usar o IE, tem que me impressionar muito mais…

    Quanto ao pplware, nota maxima… Sem duvida que, para mim, são o melhor site em que se fala de informática e tecnologia.

    Parabéns pelo excelente trabalho!

  16. Avatar de Tiago
    Tiago

    uso o internet explorer desde que me lembro de aceder a internet, talvez seja um bocado do contra a maioria, como todos os posts que li antes deste.. eu só uso outro browser (que nao o internet explorer) para testar as aplicações web que desenvolvo, para ver se esta compativel com tudo.. haaaa esquecia-me de dizer.. em ASPX obviamnete, é que voçes todos é so linux e php.. software opensource, e gratuito sim, de facto é mais barato, e para uso caseiro talvez seja o ideal, o problema é quando se pretende ir mais a frente.. ai toda gente volta para o windows, ou entao pagam carradas de € para formaçoes e isso tudo.
    o exemplo que dei anterior nao é dos melhores sei que ha grandes empresas que usam linux, e fazem bem, mas alguem tem conheçimento quanto ficou essa implementação? secalhar nao compensa assim muito.
    sou programador web e nunca tive problemas com o IE como diziam ai em cima “ie é para utilizadores leigos” eu nao sou um utilizador leigo, é um facto, e no entanto nunca fiquei limitado com o browser.
    nao quero dizer com isto que os outros browsers nao valem nada comparados com o IE, pelo contrario.. o firefox tem plugins para ajuda desenvolver sites no que toca a detectar erros em html, javascript etc.. ate aqui usava o fiddler, agora com o IE8 uso o “f12” esta muito bom também, acho que quem gosta dos outros browsers so para ser do contra, e instalar os plugins todos e personalizar a sua pagina do iGoogle, nao devia sequer comentar nada..
    ao contrario do meu post, ninguem parece gostar do internet explorer.. como posso dizer que nao gosto de opera se nem sequer ouço umas musicas?? isto nao é ser critico.. é ser limitado!
    para finalizar o melhor browser é o safari, sabem em que? nao, nao estou a falar de plugins nem exteçoes bonitas que se usam 2x e depois se tiram pq ja impressionaram a rapariga que fica ao vosso lado nas aulas, é o melhor pq o render de javascript é mt mais rapido, seguido do firefox, IE8, e o resto..
    Cumprimentos ao pplware

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Estranho falares de opera e depois chamares o opera de “o resto”, é exactamente a mesma coisa, estás a desdenhar sem antes conheceres.

    2. Avatar de DoContra
      DoContra

      Eu GOSTO do IE8 (oito!) porque, finalmente, copiou o que de bom se fazia (há anos) noutros browsers.

      Só NÃO gosto das falhas de segurança, mas isso é outra história.

      Como dizia o outro, “para quê crackar sistemas que ninguém usa?”

      A chatisse é que um gajo compra (ou é obrigado a usar) coisas do SO mais usado (e atacado) do mundo e nunca sabe até que ponto a sua “protecção” está actualizada. E mais grave ainda é não fazer ideia de quão desprotegido está!

  17. Avatar de LM
    LM

    “IE8 é agora o mais popular browser do mundo!”
    só se for dentro da própria Microsoft e mesmo aí tenho as minhas duvidas , para mim, OPERA para navegar, FIREFOX ou CHROME para mais que navegar… é com noticias tendenciosas como estas que as pessoas vão cada vez mais afastar do IE8, e ainda bem.

    1. Avatar de Bruno Mão de Ferro

      OPERA para navegar, FIREFOX ou CHROME para mais que navegar… ??????? o que fazes mais no firefox e chrome que não fazes no opera??

      1. Avatar de Kekes
        Kekes

        Tira finos LOL

      2. Avatar de bigkax
        bigkax

        Digo-te o tem o opera que os outros não, Speed dial e navegação por gestos que aumentam a produtividade.

  18. Avatar de Bónus

    Um browser que não passa dos 20% no Acid3 Test, é uma vergonha.
    Continua a ser uma dor de cabeça para quem programa para a web.
    Dantes tínhamos que nos preocupar para que tudo funcionasse direito no IE6 e no IE7. Agora temos que nos preocupar para que tudo funcione direito no IE6, no IE7 e no IE8. E para “ajudar”, todos se comportam de forma diferente…

    1. Avatar de Bónus

      Ah… e a única forma de os testar a todos é com máquinas virtuais (ou reais).

      1. Avatar de Hell_Shoot
        Hell_Shoot

        Mentira. Também podes utilizar serviços como este.

        http://browsershots.org/

        1. Avatar de Bónus

          LOL
          Deves estar a brincar… só pode. 🙂

          1. Avatar de Hell_Shoot
            Hell_Shoot

            Não sei porque dizes isso. Além disso, desde que os webdesigners respeitem os web standarts, não devem ter problemas com diferentes browsers, se tiverem, isso meu “amigo”, isso já é problema das entidades responsáveis pelos browsers. E não, eu não uso IE.

            PS: Só respondi conforme o que disseste:”Ah… e a única forma de os testar a todos é com máquinas virtuais (ou reais).” Ou estarias tu a referir-te a isto quando disseste máquinas virtuais, se sim, peço desculpa.

          2. Avatar de Bónus

            Sim, a única forma de testar os IE’s é com máquinas virtuais. Isso que indicaste, só mostra uma screenshot do site, mas não mostra se ele funciona!
            Mais do que isso, faz o Safari, que mostra logo como fica, mas não funciona a 100%.
            Portanto isso não é testar um site no IE!
            Até há programas que simulam as várias versões de IE’e, mas não se consegue testar a 100% código Javascript.

            “Além disso, desde que os webdesigners respeitem os web standarts, não devem ter problemas com diferentes browsers, se tiverem, isso meu “amigo”, isso já é problema das entidades responsáveis pelos browsers.”
            Isso era bom que fosse assim. Mas se eu faço um site, e sei que 62% das visitas vai ser com o IE, eu tenho que me preocupar que ele funcione, se quero que esse site tenha sucesso.

    2. Avatar de bigkax
      bigkax

      O problema do Acid3 é que os parâmetros são muito baixos, o Opera, Chrome e Safari tem 100 e o firefox tem 94. Está na altura de aumentar a fasquia para assim podermos saber qual o mais rápido.

      PS. 100/94 para 20 é muito.

      1. Avatar de Bónus

        O Acid 3 tem como principal objectivo, ver a capacidade de interpretação de Javascript e não a rapidez.
        Um browser que chegue aos 100%, quer dizer que podemos usar todo tipo de funções Javascript de acordo com os standards web.
        Para medir a rapidez, o teste usado é o Webkit SunSpider.
        Por exemplo, o Opera chega a 100%, mas é muito lento a interpretar javascript. Mais lento, só mesmo o IE.
        Os mais rápidos são o Chrome e o Safari. O Chrome consegue ser mais rápido em Windows, e o Safari mais rápido em Mac.

        1. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          Nao deves de ter o mesmo Opera/IE do que eu… a mim o IE fica a milhas do Opera em testes de performance!

        2. Avatar de Kekes
          Kekes

          Ja viste os ultimos benchs? Não digas o que já foi, fala do que é…

  19. Avatar de Diogo Guedezz
    Diogo Guedezz

    Não vou abdicar do melhor browser do momento… OPERA

  20. Avatar de Vasco Silva
    Vasco Silva

    Uso e abuso do IE8, e não preciso de lixo a encher o meu PC, quando tenho um browser seguro e rapido que dá conta da situação.

    Viva o IE8 com os seus accelerators, a sua segurança e a sua rapidez =D

    1. Avatar de FatGiant

      Cada um usa as palas dos lados dos olhos da cor que quer, mas, não é preciso referir-se às dos outros como lixo.

      Acima de tudo e antes de tudo o mais, respeito. Respeito pelas opções e gostos pessoais. Respeito pelas opiniões e desinformações de cada um, sim, inclusive as suas.

      No entender da enormíssima maioria dos utilizadores experientes e contínuos da Internet, o IE, em qualquer das versões é que é o lixo. O senhor, rema na direcção contrária, acho que faz muito bem, mas isso não lhe dá direito a insultar seja quem for. Sim, insultou. Deliberada e veladamente.

      Obrigado.

      1. Avatar de Nelson N
        Nelson N

        Por razões diferentes, estou de acordo com ambos; no entanto há aqui comentários que não merecem credibilidade nenhuma! Vê-se perfeitamente que é só para falar mal do IE8/MS Põem o FF nos píncaros, quando já vi comentários a dizer que sem add-ons não vale nada, e é predcisamente aí que ele falha. Utilizei-o logo quando apareceu. Deixei de o usar porque nessa altura dava-se muito mal com teclados virtuais. Utilizo o IE8, porque os outros não me dão confiança.
        obrigado!

      2. Avatar de Vasco Silva
        Vasco Silva

        Sentiste-te ofendido?
        Problema o teu.

        A minha opinião é esta.

        Quando digo lixo, para mim lixo é software desnecessário no PC. Ora se uso o IE8 e gosto, pq iria usar outros?

        E aposto que mais de 60% dos comentários que aqui estão são de pessoas que nem sequer trabalharam com o IE8. São comentários mais virados para o fanatismo. Mas enfim, o mundo é feito destas coisas

        1. Avatar de bigkax
          bigkax

          Trabalhei cerca de uma semana com o IE8 para o testar e não foi preciso tanto para perceber a que que em termos de produtividade é uma desgraça.
          Se não quer software desnecessário(lixo) no PC desinstale o IE, ou simplesmente teste os outros browser antes de os difamar(ultimas versões pois as antigas não contam).

  21. Avatar de J. P. Fernandes
    J. P. Fernandes

    A minha mãe usa Firefox, o meu pai usa Firefox, a minha prima usa Firefox, a minha tia usa Firefox e até sabe os atalhos do zoom. O meu irmão, esse usa Safari.

    Não percebi mto bem foi a parte “do mais utilizado browser transversalmente a todos os sistemas operativo”.
    Mas o IE tb pode ser utilizado sem ser no Windows?

    1. Avatar de FatGiant

      Aparentemente sim, há muita gente que tem de o instalar para conseguir aceder a páginas feitas na amaldiçoada aspx. Seja em que SO for. Só funcionam no IE. Enfim.

    2. Avatar de bigkax
      bigkax

      No linux teoricamente sim no OS X duvido e nos outros também.

      Os atalhos de zoom são ctrl + +/- ou ctrl + scrol, são os mesmos em todos os browsers.

  22. Avatar de aver
    aver

    Grande salgalhada fez o site Tom’s Hardware, reproduzida no post.

    – o Firefox chegou a ser o browser mais popular: fontes TheNextWeb e StatCounter Global Statistics;

    – O IE é actualmente o browser mais popular: fonte Net Application’s

    Essas fontes nunca deram resultados próximos uns dos outros.

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Mas isto da popularidade nao aquece nem arrefece, pelo menos para mim. Eu tenho a minha opiniao bem definida, foi um FF fan tal como muitos comentadores mais acima, mas isso era quando era criança e na altura o unico que era +/- era o Opera. Agora, e apos ouvir falar tanto no Opera, decidi (a muito tempo) que deveria de usar apenas e só o Opera por uma semana. Assim fiz, apos essa semana foi ao Firefox e digo, passei a ver que agarrar-me a um produto faz mal. Agora sou capaz de usar qq navegador (excepto o IE, aquele motor é uma vergonha). Nao uso o Google Chrome pois ainda nao me satisfaz algumas das minhas necessidades basicas, o Safari por estar mal compilado para Windows (em MacOS está muito bom, bom markting este da Apple 😛 ). Ainda uso Maxthon 3, apenas para ver no que aquilo vai dar. Conceito muito bom mas faltam programadores na equipa. Pode ser que uma grande empresa pegue no projecto. É que a ideia de combinar dois motores é excelente, a isto chamo de inovação.

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        O Safari no meu Windows, abre mais rápido do que o IE, e as paginas então nem se fala… chamas a isso má compilação?! 😀 eheh… fogo.. se dissesses, no Safari 3 para baixo, assinava por baixo… Eram pesados e MUITO mal compilados, agora o Safari 4, nada a ver mesmo.

        Ele e o Chrome têm o mesmo motor, como é que ele iria ser mal compilado. A Apple não faz dessas jogadas, até porque lhes interessa e muitos que os utilizadores usem o Safari… se não tivessem esse interesse nem se davam ao trabalho de fazer o browser para Windows. 😉

        1. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          Eu usei o Safari 4 e em termos de abertura o IE é mais rapido (normal), em termos de motor o Safari. Mas o Safari gasta recorsos abismais da grafica e do processador no seu arranque. E se nos metermos a fazer um download a memoria RAM vai sofrer. Alem que o gestor de downloads é uma *****. Existe outro factor para que nao use o Safari, o “adware” incorporado (serviços e programas que nao pedi…)

          E em relação ao motor, é engraçado ver que a Google conseguiu pegar no Webkit e fazer algo mais rapido e util (pelo menos em Windows). No MacOS nunca testei o Google Chrome para ver a diferença.

          Nota: É do interesse da Apple aguçar o apetite dos seguidores da marca que nao tem um Mac com o Safari para Windows. Claro que esse “doçe” tinha de ser pior compilado no Windows, como qq produto Apple para Windows. A MS tambem faz o mesmo portanto…

          1. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            Pera, Adware no Safari? Estamos a falar do mesmo Safari?! 😀

            Em nada o Safari te instalar adwares, a unica parte da instalação é se queres ter os updates automáticos e é facultativo, só instalar se quiseres.. em termos de Adwares nunca vi tal coisa… isso deve ser um Safari martelado! 😀

            Agora a serio, mal compilado não está isso é de certeza, a unica coisa que lhe faz pesar mais é o Histórico, porque faz aqueles “Thumbnails” todos e usa os recursos da Grafica por causa dos efeitos do mesmo… de resto é um browser muito bom mesmo…

            Olha mal compilado é mesmo Messenger para Mac, isso sim, perguntas a qualquer user de Mac e eles ficam doidos com aquilo… chega ao cumulo de não salvar o nome nem a mensagem de estado…

            Tal como tinha dito ao “DoContra” lá em cima, o unico programa Apple que precisa de uns AJUSTES ENORMES mesmo é o Quicktime, que continua com aquela Interface velha e lenta como tudo..

            O iTunes, não está mal compilado mas é pesado no Windows, por causa dos tais efeitos que usa, que recorrem a DirectX e no Mac, como não usa DX, o sistema é outro, ou seja, a optimização do iTunes original é para o OpenGL e Quartx e não DirectX da Microsoft.

          2. Avatar de Corrector Ortográfico
            Corrector Ortográfico

            “…o Safari gasta recorsos abismais…” —> o Safari gasta recursos abissais

            “Alem que o gestor…” —> Além de que o gestor

            «…“doçe”…» —> “doce”

      2. Avatar de Corrector Ortográfico
        Corrector Ortográfico

        “…foi um FF fan…” —> fui um FF fan

        “…(a muito tempo)…” —> (há muito tempo)

        “…deveria de usar…” —> deveria usar

        “…essa semana foi ao Firefox…” —> essa semana fui ao Firefox

        1. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          As horas que escrevi isto é normal que tenha estes e mais erros. Achas que não sei conjugar verbos?

          1. Avatar de viperbruno
            viperbruno

            Os outros erros nem comento… 😛

          2. Avatar de Corrector Ortográfico
            Corrector Ortográfico

            Eu não acho nada:D

            Só faço estes comentários para alertar o próprio utilizador.

            E não chateio muito: deixo de fora a pontuação e acentuação (e, como é natural, gralhas).

            Abraço

  23. Avatar de Pedro M
    Pedro M

    Nunca experimentei, nem o tenciono fazer. A menos que a MS me obrigue a instalar nas suas actualizações mensais.

  24. Avatar de Sombra
    Sombra

    Continuo e continuarei fiel ao meu inseparável FireFox.

  25. Avatar de Max
    Max

    Então e o Opera!!?
    Nao entra nessa tal report de Janeiro de utilização de browsers na Internet?? Ou seremos assim tao poucos k descobrimos a “pólvora” que nem entramos nas estatisticas???

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      O Opera tem a volta de 1,5% de quota (máximo 2%). É por isso que não entra no Top 5.

      Mas ainda bem, o suporte dado é bem maior (comparando com outros navegadores) em relação ao número de utilizadores. O que faz dele seguro e eficaz.

      Por agora nao vejo motivo para mudar a minha primeira escolha, pode ser que o IE9 e o FF4.0 me surpreendam. O Opera 10.5 (alpha), vai ser o grande impulsionador de utilizadores, tem tudo o que se procura num navegador. Pode ser inspirado no FF e no Chrome mas, como já vi a dizerem, o Opera nas versões anteriores já permitia muitas das coisas implantadas agora de origem, portanto…

      P.S O Zé corrector veja lá se está tudo bem escrito…

  26. Avatar de FatGiant

    Acabei de fazer uma comparação simples.

    O FF, tem 52 separadores abertos, e está a utilizar 460 mb de ram.

    Abri o Chrome, não abri página nenhuma, está apenas e só na página de entrada, e estão dois processos criados, um de 20 Mb e outro de 7.

    Tá tudo dito.

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Tá tudo dito?

      Faz lá o teste em condições sff, isso nao serve para nada pois a abrir o IE tambem pesa muito pouco mas por cada separador, consegue ser pior que o Chrome…

      1. Avatar de FatGiant

        É só fazeres as contas, se abrir os 52 separadores, e alguns são páginas bem pesadas, o chrome vai ultrapassar o 1 gb de ram.

        LOL

        Abrir o IE? Para?

        1. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          Sim é certo, até sabia disso, mas o que tinhas dito nao permite tirar esse tipo de conclusões. Dei o exemplo do IE pois é igual ao Chrome em termos de gestao de memoria (1 separador – 1 processo)

        2. Avatar de Bruno Mão de Ferro

          Fatgiant Partes-me a rir mas isso lá é uma ciência ou algo parecido? se queres vir para aqui dizer que testas-te abres 52 separadores no 2 e com os mesmos sites pela mesma ordem e ainda assim não é muito exacto mas pelo menos ai já podes dizer qualquer coisa de jeito!

          1. Avatar de viperbruno
            viperbruno

            Ele deve de ter uma formula que permite calcular a memoria usada apenas a partir de 1 separador 😀

            Existe tantas variáveis, para começar tinha de se explicar como é que cada OS faz a gestão de memoria. No Windows o tipo de memoria faz influencia nos consumos de memoria por cada processo, o que se pode no máximo é fazer estimativas para ver as diferenças entre cada navegador mas isso nunca vai querer dizer nada. O melhor mesmo é fazer testes de performance.

  27. Avatar de Francisco Aragão
    Francisco Aragão

    Só tenho uma coisa a dizer… Updates automáticos do Windows….LOL

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Windows Vista/7 ja nao necessitam do IE para isso. Se as empresas ainda insistem no XP mal o delas…

  28. Avatar de Luís Santos

    IE8 o mais popular? Se me dissessem que é o mais utilizado, ainda papava. Agora, popular? Duvido. É utilizado porque é “impingido” a muita gente em ambiente de trabalho, uma vez que a Microsoft continua a ser a favorita quando se trata de equipar as máquinas da maioria das empresas.
    Aliás, eu odeio os IE’s e aqui no trabalho é o que tenho que usar. Come e cala lol