Nexus One: actualização traz finalmente o multi-touch!

48 Comentários

Depois da apresentação da nova aposta da Google no mercado dos smartphones, muita tinta correu acerca desta engenhoca. Ora defeitos ora qualidades, mas uma das capacidades que hoje em dia é essencial em qualquer smartphone touchscreen, é sem dúvida o chamado multi-touch, ou multi-toque em bom português.

Parece que a empresa não perdeu muito tempo e lançou uma actualização de software para o Nexus One que traz consigo não só uma série de funcionalidades e correcções, mas também a tão desejada funcionalidade.


Segundo o anúncio no blogue oficial, os utlizadores do Nexus receberão a actualização de software  por mensagem, que além do multi-touch trará outras funcionalidades e correcções, tais como:

  • Google Goggles – esta aplicação estará agora disponível directamente a partir do menu “All apps”. É possível usar a câmara do Nexus One e pesquisar na web.
  • Google Maps – a aplicação dos mapas é actualizada para a versão 3.4 que incluirá:
    • Itens favoritos sincronizados com maps.google.com – aceder aos locais favoritos a partir do telefone ou computador.
    • Sugestões de pesquisa a partir do histórico do maps.google.com – torna mais fácil a pesquisa por locais pesquisados anteriormente.
    • Modo nocturno na navegação Google Maps – o ecrã muda automaticamente à noite para uma visualização e condução mais agradável.
    • Conectividade 3G – é fornecida uma correcção que melhorará a conectividade em alguns Nexus One.
  • Multi-touch – com a funcionalidade pinch-to-zoom disponível no Browser, Gallery e Maps, permitindo o gesto no qual se afasta o dedo indicador e o polegar para aumentar a região afectada.

Aqui fica o vídeo do Engadget que ilustra o multi-touch agora disponível no Nexus One:

Fonte: Google Nexus One Board

Partilhar:
Tags:

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 3biz
    3biz

    Isso aquece sem duvida a competicao.

    ….nao era o multi-touch patenteado?

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Nop, já existem tantos aparelhos que usam a tecnologia… a HP já usa o Pinch-zoom ao tempo… o Zune HD igualmente…

      http://www.youtube.com/watch?v=6djjQ7DLec0 (1:35)

      Isso das parentes era só para evitar cópias perfeitas ao iPhone…

      O que é estranho é dizerem que o surface existiu primeiro e quem tem a patente é a Apple sobre o pinch-zoom, multi-touch… two finger…etc… que foi quando compraram a empresa Fingerworks.

      1. Avatar de S-K
        S-K

        A propósito de patentes…

        Alguém sabe, se alguma empresa já se lembrou de registar a patente de um simples “premir de um botão”? 😛

        Até as sanitas vão pagar royalties. LOL

        1. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          LOL.. acredito que tenha havido patentes para os botões

          Play, Pause, Stop, etc… 😀

          Por isso é que antigamente havia certos leitors de K7’s que não tinham o botão para rebobinar…já estava patenteado pela sony!

          lol.. tou a gozar 😉

        2. Avatar de José Antonio Meira da Rocha

          A Microsoft tentou patentear o duplo-clic, mas não conseguiu. A Apple conseguiu patentear o duplo-arrastar.

  2. Avatar de Ricardo Ferreira
    Ricardo Ferreira

    TMN. Já.

    1. Avatar de La Friend®
      La Friend®

      Por acaso é mais Vodafone.
      e não é JÁ, é só em Março

    2. Avatar de ZDL
      ZDL

      subscrevo, isto tem de vir pá tmn já

    3. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      era bom mas é na optimus, mas com preços jeitosos!!!

      1. Avatar de João
        João

        felizmente vodafone =) em março… e parece que vai ter um preço razoavel, perto dos $179 q tá nos states, esperemos que o tarifario deles nao seja absurdo como o do iphone…

  3. Avatar de Cosme Benito

    Cada vez anseio mais por este produto em Portugal.

  4. Avatar de Miguel Pipe

    Oh.. Também sou um dos ansiosos por veste este menino em terra portuguesa.. É esta Primaveira, certo?

    Grande actualização :p

    1. Avatar de Pedro Vicente
      Pedro Vicente

      Já o podem comprar em Portugal:

      http://www.expansys.pt/d.aspx?i=193936

      A eXpansys é revendedora oficial da HTC.

      1. Avatar de ZDL
        ZDL

        Mais vale comprar pelo ebay, ainda fico com 200€ de lucro, esses gajos estão tolinhos da cabeça!! Ou esperar até Março que a google deve vender online para Portugal

      2. Avatar de cdq74cn
        cdq74cn

        A eXpansys são muito chulos !! 12€’s de portes !!!! LOL
        Vale mais comprei no eBay ou simplesmente esperar pelas operadoras !

        Enfim novidade paga-se !

      3. Avatar de vê-se cada uma
        vê-se cada uma

        aproveitadores

  5. Avatar de Glink
    Glink

    quanto é que isto vai custar mesmo?

    1. Avatar de La Friend®
      La Friend®

      1€ á McDonald.
      Livre deve ser uns 500€
      Contrato com operador 200€

      1. Avatar de Glink
        Glink

        1€ compro ja lol

        opah por esse preço torço o nariz…

      2. Avatar de Filipe Antunes
        Filipe Antunes

        500 ? Isso parece.me muito … assim ninguem compra ! Ao dar esse dinheiro acho que preferia um IPhone … E isso a Google não quere ! Penso que será mais barato ! Penso eu claro … não tenho nenhumas fontes ! Só tou a mandar bitaites 😛

        1. Avatar de tuning_xx
          tuning_xx

          Não vens que o Nexus One é superior ao Iphone :facepalm:

          1. Avatar de tuning_xx
            tuning_xx

            Correcção: vês
            Não vês que o Nexus One é superior ao Iphone :facepalm:

          2. Avatar de La Friend®
            La Friend®

            Correcção aos dois.
            iPhone e Google Nexus são “telemoveis” diferentes.
            Neste momento quem vai a frente é o iPhone.
            Não venham com tretas, não gostam, paciência.

  6. Avatar de Ruben Ferreira
    Ruben Ferreira

    É por estas coisas que a google está sempre à frente a praticamente em tudo, o utilizadores reclamam, e a google esforça-se para actualizar e corrigir os erros..;)

  7. Avatar de abcdario
    abcdario

    500€? sonhem … como isto anda ja é de esperar que seja mais caro :s

    1. Avatar de la_marca
      la_marca

      Pois deve ser mais.. o que é escandaloso. Por acaso estou curioso para saber o preço. Tanta coisa por o Android ser opensource e afinal o preço para o consumidor é a mesma coisa.

      1. Avatar de 3biz
        3biz

        mesma coisa?
        -Ecrã OLED
        -1Ghz
        -3.2″

        Agora compara com o Iphone 3GS que tem 800mhz, por exemplo 😉

        1. Avatar de La Friend®
          La Friend®

          iPhone é como os Mac’s.
          Vou-te explicar como fosses muito burro.

          Os SO da apple são feitos para um determinado gurpo de Hardware.
          Não com o windows ou Android ou lá o que é.
          Ao ser feito para um certo hardware, á uma coisa chamada “optimização” conheces?

          O iPhone tem Hardware suficiente para as tarefas destinadas.
          E vai sempre sofrendo updates.

          1. Avatar de 3biz
            3biz

            és o novo troll do pplware?
            Bem vindo.

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Muito interessante. Ainda no outro dia aquele post onde o Jobs se mostrava zangado pela google entrar no mercado dos telemoveis e ela sai-se com o multi touch xD

    off-topic:
    Alguém me sabe dizer onde comprar (caso exista) uma extensão para micro-usb?
    Tipo, fêmea micro-usb e macho micro-usb.
    Cumps.

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Nuca vi nenhum cabo assim, só conheço usb micro-usb.
      Fico a pensar o que será que queres ligar para ter usar um cabo assim…

    2. Avatar de cdq74cn
      cdq74cn

      ebay.com ou leiritronica ! Google it !

    3. Avatar de Bónus

      Ebay UK.
      Se for Ebay USA pagas taxas alfandegárias altas e tens o cabo retido na alfândega umas semanitas.

      1. Avatar de Ir
        Ir

        se for até 10€ não fica retida, agora se for superior podes ter sorte de não ficar retido.

  9. Avatar de Misterious
    Misterious

    gostei de ler… novo update prestes a sair. Com multitouch ja disponivel e tudo.

  10. Avatar de mmick
    mmick

    Eu vou esperar pelo Motorola que grava em 720p e tem saída HD 🙂

  11. Avatar de okapi ( UK )
    okapi ( UK )

    Logo que o meu contrato acabe em Marco, fac,o logo um novo contrato e por um destes. Ja’ agora por comparativo, em PT mesmo com contrato paga-se 200 paus ? Quantos meses de contrato? Alguem me pode responder.

    1. Avatar de ZDL
      ZDL

      Para já ainda não se sabe ao certo, ainda não saiu..Penso eu de k!!

  12. Avatar de op
    op

    vale a pena este movel, se sim eu ate compro um que pontos fortes tem?

  13. Avatar de Agatho
    Agatho

    Estes gajos drogam-se???

    150 contos por um telefone??

    Ainda por cima continuamos com a mesma coisa um 3 G sem camera a frente.

  14. Avatar de Daniel Santos
    Daniel Santos

    Não parece ser mau… mas continuo a preferir o meu iPhone… não o troco por nada e não sou fã da apple…

    já agora, para quem costuma comprar pela pixmania-pro, como eu… reparei agora…

    http://www.pixmania-pro.com/pt/pt/825498/art/google/nexus-one.html

    se seguir a tendência dos telemóveis na pixmania-pro… dentro dum mês já custa menos 100,00€…

    Cumps

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    é garantido que estará em portugal em marçO????

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    E o GPS? É necessário licença para usar?? ou existem aplicações de borla?!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      google maps é free!

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Free salvo seja…

        Paga-se o trafego de internet para o usar 😉

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Mas tens que ter acesso à internet? a conduzir não é mt fácil ter wifi e o 3G custa €€€. Pergunto por uma aplicação GPS??

        1. Avatar de pedro
          pedro

          não sei se já existem ou não mas sei que iram existir.. para o iphone já existe tomtom, ndrive, navigon, etc.. por isso o mais vai suceder com este smartphone