Byobu – O terminal do Linux todo “pipi”

16 Comentários

Para quem usa a linha de comandos (terminal) durante muito tempo como eu, é hora de dar uma lufada de ar fresco e um novo look. Para isso apresento-vos o Byobu, uma aplicação que permite incluir algumas informações do nosso sistema na linha de comandos e incluir algumas cores.

byobu_f

Byobu é um termo japonês usado para descrever painéis dobráveis decorativos que servem como divisores de salas. Neste sentido, o Byobu permite “decorar” o nosso terminal.

byobu

Algumas informações que podem ser apresentadas:

  • Status da bateria
  • Informações sobre o CPU
  • Data/hora
  • Espaço em disco
  • Velocidade das ventoinhas
  • Nome da máquina
  • Endereço IP
  • Carga do CPU
  • Número de e-mails
  • Memória disponível/em uso
  • Temperatura
  • Número de utilizadores logados
  • Informações da rede sem fios
  • Actualizações disponíveis
  • etc.

byobu_2

Alguns truques, podem ver aqui.

Como instalar (Ubuntu Karmic)

Adicionar repositório

sudo add-apt-repository ppa:byobu/ppa

Actualização e Instalação

sudo apt-get update && sudo apt-get install byobu

Executar Byobu

byobu


Homepage: Byobu

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ScotchBritt
    ScotchBritt

    O aplicativo para terminal mais util de todos para quem tem utilização regular no linux é sem dúvida o yakuake! 😛
    isso é mesmo mais uma “mariquice” 😉 mas também pode dar jeito![]

    1. Avatar de Diego Castro
      Diego Castro

      Sem duvida yakuake…. fenomenal.
      Não sei se conheces este projecto (duns gajos do porto):
      http://hacklaviva.net/2009/12/integracao-terminal-desktop/
      ainda é muito alpha… mas acho a ideia fenomenal.. poder integrar a shell com o x … acho k a ideia tem pernas para andar.

    2. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      o yakuake é para kde, quem quiser alternativa para gnome tem o tilda;) mt bacano tmb!

      1. Avatar de -_-'
        -_-‘

        Subscreve, Tilda. 😉

  2. Avatar de Pois
    Pois

    pois…um pouco of topic aqui nestas paginas do pplware á uns anos quando postavam um artigo sobre o linux, era uma vaga de comentarios ao estilo dos agora funboys funboys da apple irredutiveis contra a microsoft, pelo que vejo quem usa linux amadureceu e já deixou o fanatismo, outros numa inversão de personalidade passaram do espirito do software livre e gratis para o software exclusivo para hardware de luxo e caro da apple, faz-me lembrar os hippies que viraram yuppies…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      O problema é que alguns ditos “Utilizadores” de Linux, apenas usam a parte gráfica :), muitos deles nem sabem o que é uma consola!

      1. Avatar de JPedrosa
        JPedrosa

        não me parece que isso seja um problema.
        Ou os verdadeiros users de windows são os que sabem abrir uma DLL?

        conseguir agradar a quem pouco percebe de linux, é a grande vitória desse SO nos últimos tempos.

        embora ainda com uma quota de mercado ridícula na área de desktop/laptop, já deixou de ser o SO dos geeks … felizmente

  3. Avatar de Comentando
    Comentando

    pedro muito pelo contrario as pessoas que conheço fora e dentro da faculdade toda a gente usa consola =D aplicativo muito fofinho =D

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Desculpem a pergunta e o off-topic, mas o que vos interessa tanto em linux e o que fazem lá que não fazem em windows?
    Estou com esta dúvida há montes de tempo

    1. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      Ricardo

      Usei Windows até há coisa de 1 ano atrás. Actualmente sou utilizador de Ubuntu, mas uso também o Windows 7 porque necessito de algumas aplicações específicas.
      Na minha opinião, a grande diferença está na facilidade com que fazes certas coisas em Linux que em Windows dão bem mais trabalho. Qualquer coisa que queiras em Windows tens sempre de ir à net buscar um programa que faça isso por ti. Isso envolve perder tempo a procurar o programa ideal, descarregá-lo (verificar se não contém vírus) e ocupar espaço com mais um gastador de recursos do teu pc quando em Linux se calhar resolvias o problema com uma linha de comandos na shell.

      Além disso, a nível de performance, acho o Linux superior.

      Mas como é óbvio, todos os SOs têm os seus defeitos e pontos fracos. No entanto, para mim, Linux é a escolha certa.

    2. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      diria q a diferença nao esta propriamente no q fazes, mas no como fazes/como é feito.

      percebo q quem seja utilizador de windows, nao ache o seu SO mau e acha q faz tudo bem, mas essa opiniao so se mantem ate se experimentar linux/mac.

      é mais facil secalhar reparares isto em mac users ja q sao mais.. se reparares quem se habitua a mac nunca mais quer voltar para win. nao q faça coisas difernetes mas pq sente q é mais facil e mais ‘eficaz’ digamos assim. linux aplica se o msm ja q no fundo a base é a mesma.

      cumps

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Eu já experimentei Mac e Linux, e senti-me bastante limitado. Não sei bem porquê, mas sinto que não fico completo a usar Mac ou Linux.

        1. Avatar de Guilherme de Sousa
          Guilherme de Sousa

          isso é perfeitamente normal. qd mudas de um SO para outro n te sentes confortavel. quase como se n tivesses em casa e tivesses a fazer cerimonia.

          qd falo em experimentar SO’s quero dizer utilizar a full time durante uma semana no minimo, pois é preciso quebrar aquela barreira inicial. so consegues dar realmente a opiniao em relaçao a um SO dps de estares familiarizado com ele 😉

          cumps!

  5. Avatar de AntonioPT
    AntonioPT

    Descobri o byobu quando instalei o ubuntu 10.04 e realmente é muito bom. É tipo um gnu screen mas com muitas mais funcionalidades e mais fácil de usar.

  6. Avatar de Marcelo

    Olá pessoal,

    Não sei vcs mas sempre que tento adicionar esse repositorio nunca dá certo.

    Olhem só o erro desta ver.

    marcelo@mod:~$ sudo add-apt-repository ppa:byobu/ppa
    [sudo] password for marcelo:
    Executing: gpg –ignore-time-conflict –no-options –no-default-keyring –secret-keyring /etc/apt/secring.gpg –trustdb-name /etc/apt/trustdb.gpg –keyring /etc/apt/trusted.gpg –keyserver keyserver.ubuntu.com –recv A42A415B4677D2D22EB05723CF5E7496F430BBA5
    gpg: requisitando chave F430BBA5 de servidor hkp – keyserver.ubuntu.com
    gpg: keyserver timed out
    gpg: Recebimento de informação do keyserver falhou: erro no servidor de chaves

    Sugestões?

    Agradeço desde já!

    Abraços.

  7. Avatar de Lourenço Andrade

    Tenho 12 anos uso Ubuntu pq acho mt mais pratico que windows e mt rapido e seguro,calro que sei uzar a shell,para descarregar programas,criarpastas,download de videos upgrades no sistema configurar programas e o wine etc,Linux hoje em dia tem vindo a crescer e muito,ainda ontem instalei o ubuntu a um amigo meu e vou instalar ao pai dele hoje.

    Como vem linux está mais facil mas a shell continua a ser a base de tudo.