27% dos utilizadores Android mudaram para iOS… só este Verão

97 Comentários

Apesar de muitos afirmarem que a Apple está a perder força, a verdade é que os números mostram exactamente o contrário mesmo sem haver até ao momento qualquer novidade por parte da empresa da maça.

De acordo com um estudo recente da Kantar Worldpanel ComTech, 27% dos utilizadores Android , em quase toda a Europa, mudaram para iOS.

Apple


Num relatório publicado na passada Quarta-Feira, a Kantar Worldpanel revela que em Maio, Junho e Julho o sistema operativo Android perdeu terreno nos cinco principais mercados europeus (Grã Bretanha, Alemanha, França, Itália e Espanha).

 

Android market share in Europe was negatively impacted by challenging market dynamics in Germany, France, and Great Britain. In the U.S., performance was more of a level field between the two leading operating systems, as the iOS market share decline and Android share gain both decelerated.

Carolina Milanesi, Kantar Worldpanel ComTech

Como conclusão principal, a Kantar refere que estes mercados estão saturados e que a quebra é mais que evidente – Pela primeira vez, a venda de smartphones nos mercados referidos caiu de 29% para 25%, comparativamente ao ano anterior. Isto quer dizer que a batalha é voltar a fazer crescer o mercado dos smartphones e aqui as boas noticias vão para a Apple e não para o Android…tendo em conta a tendência.

kantar
Carregue na imagem para ver outros dados

A Kantar refere que 27% dos utilizadores que compraram um novo smartphone, mudaram de Android para iOS… só este Verão. Já nos Estados Unidos a taxa é bem mais baixa chegando apenas aos 9% (utilizadores que abandonaram o Android e adoptaram o iOS). A Kantar revela ainda que tal problema pode ser agravado já a partir deste mês, altura em que a Apple vai lançar novos equipamentos.

Via KAntarWorldPanel

Comentários

97

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Carlos Alberto
      Carlos Alberto

      em 3, 2, 1 …. 🙂

  1. Avatar de Carlos Alberto
    Carlos Alberto

    Azar o deles 🙂

  2. Avatar de abdu
    abdu

    A noticia está errada, não é: “27% dos utilizadores Android , em quase toda a Europa, mudaram para iOS.”, mas sim: em quase toda a Europa, 27% das compras de novos smartphones com iOS vieram de sistemas Android.
    O que faz toda a dirença. Não foram 27% de tantos milhoes de utilizadores que mudaram para iOS.

      1. Avatar de José
        José

        Sim … mas o titulo leva ao engano!

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      e o quase todos da europa, são 5 países, dos 50 que existem…

      1. Avatar de JBM
        JBM

        são 5 países que representam 320 milhões de pessoas, 63% da população da União Europeia, e provavelmente mais do que isso em termos de mercado de smartphones.

    2. Avatar de RuiP
      RuiP

      Artigo de click bait. Parece o buzzfeed.

  3. Avatar de lol
    lol

    Desses 27% quantos se arrependeram e voltaram ou iram voltar para android?

    1. Avatar de censo
      censo

      desculpa, mas tem de ser : “irão” e não essa coisa de “iram”

    2. Avatar de Safrane
      Safrane

      99% de satisfação de clientes.

      Certamente melhor que qualquer Android que uma pessoa tira do bolso para o ver no ecrã “introduza pin”, com esses random reboots que até são normais no Android…

      1. Avatar de RenatoNismo
        RenatoNismo

        lamento que tenhas tido más experiências com galaxy Ace, eu tive outros 4 androids e nunca aconteceu nada disso uma única vez, isto se chama: choose the phone wisely 😉

      2. Avatar de A.M.
        A.M.

        nunca vi nem ouvi tal coisa, e deves imaginar a quantidade de amigos que usam android e se lida todos os dias, e nunca ouvi tal coisa, a menos que estejam a ligar o aparelho, e tenha PIN inicial, portanto estás a falar pelos vistos de UM caso, e lamento informar mas a apple também tem casos em a coisa correu mal.
        Não é por aí, arranja outra desculpa.

  4. Avatar de Carlos Alberto
    Carlos Alberto

    em 1, 2, 3 … 🙂

  5. Avatar de Joao Peixoto
    Joao Peixoto

    ui aqui vamos nos para mais um milhão de posts que não chegam a lado algum…vou buscar as pipocas.

    1. Avatar de Amon
      Amon

      Comentário perfeito. Ridiculo este post.

      Alem do mais, tenho dois parente que tinham iphones e mudaram para android, Sony e motorola.

      E nao foi ontem que saiu uma noticia de uma falha grave no ios.

      É cada uma que me aparece

      1. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        A falha era no jailbreaking que só faz quem quer desbloquear o iPhone.

        1. Avatar de FG
          FG

          Faz jailbreak, instala repositórios manhosos chineses, e apps para piratear… E dá-lhes a pass!

      2. Avatar de Jmmso
        Jmmso

        Os teus parentes são doidos!

        1. Avatar de FG
          FG

          Muito enganados…

  6. Avatar de Malamen
    Malamen

    Incrivel, pesquisando um pouco até encontrei um artigo a dizer que o windows phone é que era…. hahahah

    1. Avatar de js
      js

      É que era o quê? Um sistema operativo bom? Mas há dúvidas disso?

    2. Avatar de David
      David

      Eu vi um artigo em que o Windows Phone teve um crescimento de vendas de 200% ontem entre as 15:33 e as 15:36….

      Durante esses largos minutos foi uma loucura em vendas de Windows Phone 😀

  7. Avatar de night
    night

    e quantos não fizeram ao contrário… ou mudaram para windows phone. vai ser conversas mais do mesmo…. como outros tópicos

    1. Avatar de Rio
      Rio

      nao te esqueças do famoso blackberry OS

    2. Avatar de FG
      FG

      Mas os que mudaram de Android para iOS foram mais.

  8. Avatar de Rio
    Rio

    ainda bem que mudaram. não queremos noobs no android

    let the games begin..

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Mudei para o wp para experimentar, e agr n quero outra coisa 😀

    2. Avatar de js
      js

      Mudei de Android para iOS há uns anos e nunca mais quis voltar para essa coisa cheia de inseguranças, que todo o gato pingado tem porque é barato.
      Não há nada como o iOS e o Windows Phone.

      1. Avatar de RenatoNismo
        RenatoNismo

        wikos, samsungs ace aou até insys não contam, é só noobs que escolhem telemóveis errados para reclamar. eu experimentei 3 sistemas diferentes e até hoje continuo a usar android..

      2. Avatar de Malamen
        Malamen

        “que todo gato pingado tem” hahaha, ou então pede um emprestimo ao mediamarkt para comprar um telemóvel apple. Depois ficamos com o pais que temos. hahahahha

    3. Avatar de Um Sóce Oh Sóce
      Um Sóce Oh Sóce

      +1

    4. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      Então também devias trocar…

  9. Avatar de night
    night

    deixaram de comer doces. agora querem ser saudáveis. LOL

    1. Avatar de Bob
      Bob

      looool…….. no ponto 🙂

  10. Avatar de FG
    FG

    Não estava à espera que o arrombo do iPhone 6 representasse assim tantas vendas!

    Do que tenho notado, a nível Europeu, as únicas pessoas que continua com Android são:

    A) pessoas que não têm disponibilidade financeira, que são cada vez menos à medida que se vai fugindo de Portugal, Espanha, etc…

    B) pessoas que compram um telemovel quando o outro avaria mesmo, e não usam apps ou net, ou essas coisas…

    C) aqueles que tanto odeiam a Apple, e tudo o que cheire a maçã, mas esses depois dão uma trinca num iPad ou num MacBook, iPhone é mais raro, e não desligam mais…

    D) os androidhólicos, que não estão contentes se não experimentar uma ROM ou um tweak diferente todos os dias, andam sempre a trocar de não sei o quê na net, a ver se uma ROM corrige os problemas da outra, e mudam de telemovel a cada 6 meses…

    Esta difícil para o Android, a samsung já nem vai lançar o note 5 na Europa, e ainda bem, com o problema do s-hole.

    1. Avatar de ac
      ac

      1º Há pessoas com muita disponibilidade financeira, mas infelizmente com muito pouco juízo… ah e tal tenho um iphone, é da cena, não porque é melhor nisto ou naquilo (Até quase que aposto que mais de metade das pessoas que têm iphone são assim). Então como me explicas que em horas, minutos, o stock esgote assim que são postos à venda? Necessidade ou vaidade?

      2º Compras androids pelo mesmo valor de iphones, assim como compras iphones mais antigos (não usados) pelo mesmo preço de androids…

      3º Já tive WP, agora por menos de metade do preço tenho um 1+1, e já tendo experimentado bem iphones, ia claramente para WP ou Android, por muitos aspectos, já ditos por aí muitas vezes….

      4º Problemas têm todos…. tanto HW como SW.. acho que não é preciso desDOBRAR mais…

    2. Avatar de TR
      TR

      Depois há aquelas pessoas como uma rapariga nos seus 16-18 anos, não lhe dou mais que isso, que ia a minha frente no comboio ontem a falar com a amiga “Ah este mês sai o iPhone 6S! Tenho de ter um! Não tenho dinheiro, mas tenho de arranjar e ter um! Tenho este (o iPhone 6) mas o novo é que é!” Duvido que a rapariga saiba as especificações do mesmo, duvido que o use mais do que para o Twitter, Facebook e afins. Mas tem que ter um, pois a dependência, a doença, de querer ter o telemóvel da moda, fala mais alto. E depois tb há pessoas como tu, que julgam o tamanho da carteira pela marca do telemóvel, e que por não seguirem o vosso fanatismo são logo consideradas anti-Apple. Enfim, é o mundo em que vivemos..

    3. Avatar de Vera
      Vera

      Eheh, belo resumo.
      É mesmo assim. A maioria das pessoas que experimentam o IOS não querem outra coisa.
      Mas claro, já vem alguem aqui dizer que conhece alguem que mudou do IOS para outra coisa e está contente…. nem percebem que uma excepcao apenas confirma a regra 🙂

  11. Avatar de Rio
    Rio

    Já deve aqui alguem tar a preparar um testamento pra responder..

    1. Avatar de Ed
      Ed

      Só fazem testamento quando a notícia é a favor do Android 😉

  12. Avatar de Bob
    Bob

    É normal que mudem de equipamento, e OS.
    Então e empresas que mudam de contratos, e passa tudo de IOS para Android, e depois de Android para IOS. E por aí adiante 🙂

    Sei de algumas que forçam os funcionários a usar IOS, devido a politicas de empresa (questões de segurança, aplicações, etc. Mas oferecem, claro.)

    Seja como for, fazem bem em experimentar. Eu gosto de conhecer um pouco de todos 🙂

  13. Avatar de Francisco Pinto
    Francisco Pinto

    Doomsday is coming! 🙂

  14. Avatar de Alfie
    Alfie

    Já tou sentado com as pipocas e a cola.

  15. Avatar de Trigo
    Trigo

    Não é para defender o Android, mas não sei que contas é que eles fizeram para dar essas conclusões dos 27%. Basta ver os gráficos deles para perceber que não há lógica nisso. E já agora, eles estão a falar de novos smartphones vendidos, não estão a falar dos 27% de todos os utilizadores de Android na Europa que mudaram para iOS.

    1. Avatar de Jorge Gabriel
    2. Avatar de Trigo
      Trigo

      E o mais engraçado é, nos últimos 3 meses, as vendas de Androids terem aumentado em todos os países europeus excepto na Alemanha, e a venda de iOS ter baixado em todos os países europeus. Como é que aconteceu o tal milagre de 27% dos utilizadores de Android terem mudado para iOS na Europa em 3 meses?? Este Pedro Pinto às vezes podia perder 5 minutos a analisar os dados antes de publicar uma notícia destas. Cada vez perde mais credibilidade este site.

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Foram dados que a própria Kantar deu.

        Não parece que foi isso que aconteceu…

        1. Avatar de Trigo
          Trigo

          Estes dados são os que estão na página da Kantar.

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            “This type of market maturity increases the impact of churn on overall performance as we have seen with Android this time around – 27% of smartphone buyers across Europe left Android for iOS versus 9% in the US.”
            É o que está escrito no site deles…

          2. Avatar de Trigo
            Trigo

            Se carregares na imagem ao fundo do artigo original, vais para os dados da Kantar. Por isso é que eu questiono onde é que a autora do artigo chegou a essa conclusão? Já para não falar que todos os artigos dela nesse site são todos a valorizar a Apple.

          3. Avatar de JBM
            JBM

            Trigo, as comparações são feitas com o ano passado, e face ao ano passado as vendas e quota de mercado do iPhone cresceram significativamente segundo os dados da Kantar.
            A interpretação correcta dos 27% fica em aberto, não é tão clara como deveria ser.
            Pode representar a percentagem de compradores de smartphones que antes tinham Android e mudaram para iPhone, ou pode ser a percentagem de compradores de iPhone que vieram do Android. Quer uma quer outra são possíveis dentro dos números apresentados.

  16. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Os americanos são mais inteligentes que os europeus. Falta saber a taxa de migração em Portugal, com tanto endinheirado à custa da crise, devem ter-se vendido bastantes iPhones.

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Pois são! Por isso é que lá, o iOS vende bem mais que na Europa.

    2. Avatar de Safrane
      Safrane

      Não sei, não sei…

      http://www.macrumors.com/2015/09/03/iphone-us-market-share-comscore-2015/

      Mas é capaz, já se vendem quase 50% iPhones…

      1. Avatar de Nicetry
        Nicetry

        tendo em conta que 47% nao sabem que o sol e uma estrela, faz sentido.

        1. Avatar de flavio
          flavio

          e a lua é o que?

  17. Avatar de Cptn Obvious
    Cptn Obvious

    Claro que sim, no verão tira-se o iphone da gaveta cheio de pó para levar para a praia e para a piscina e deixa-se o bom android em casa seguro. Eu se tivesse iphone faria o mesmo, nunca arriscaria o meu android.

  18. Avatar de carlos
    carlos

    Isso quer dizer que em cada 4 europeus que usam android, 1 passou a usar IOS? Como diria alguém…. bahhhhhhhh… balelas… Engraçado seria conhecer a amostra de europeus que usaram para tirar tais conclusões… Talvez tenham ido para a porta de uma iStore…

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Não, dos que compraram um telemóvel novo…

      1. Avatar de carlinhes...
        carlinhes…

        O título e a segunda frase do corpo da notícia afirmam o que eu escrevi… não o que tu referes… Só no último parágrafo do corpo da notícia se chama a atenção para o que apontas. No entanto, nada é referido sobre a credibilidade dessa alegação, pelo que se fica sempre com grandes dúvidas quanto à validade do que é afirmado: como circunscreveram a população alvo do estudo; como e de onde retiraram a amostra? E que metodologia foi adoptada para o estudo? Sem saber aspetos como estes só posso repetir o que já escrevi: bahhhhhhh… balelas para estes resultados…

  19. Avatar de Malamen
    Malamen

    Seria mais legítimo dizer que dos novos iPhones vendidos na Europa, 27% foram para antigos utilizadores Android.

    Mas como está causa mais impacto… hehe

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Quando a Apple ganha, toda a gente ganha!

  20. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    O preço das maçãs tecnológicas é tão alto que para o que eu quero e posso gastar nunca os comprarei, e além do mais é software fechado.

  21. Avatar de arkan
    arkan

    mas isso é uma faca de dois gumes…tb tem o percentual de usuarios que infelizes com o tamanho e problemas com a apple foram para aparelhos mais robustos android, moto x, moto aquilo, s5…s6. meus amigos todos sairam da apple iphone 5 e 5s e pegaram o 6 fatflat e uns o edge. E estao para la de satisfeitos, sóoo nao estao por causa da bateria, alias nem ela é a culpada é e sao os apps como facebook e whatsapp que toda hora atualizam e comem desempenho e energia. Sem os 2 o meu s6 edge dura 1 dia e meio!

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Com as duas apps, o meu 6 dura 2 dias à votante, sem qualquer problema… LOL

      Sim, aparelhos mais “robustos”, queres dizer, tamancos… e sim, as estatísticas apontam mesmo para os teus amigos saírem todos do iPhone para essas coisas…

    2. Avatar de Helena
      Helena

      Só faltou dizeres que os teus amigos todos são duas pessoas e uma delas é imaginário.

      Depois afirmas que o pessoal mudou para telemoveis que mais parecem tablets… faz sentido, se calhar compraram um tablet e tu assumes que mudaram de telemovel.
      Depois a bateria é o mais importante. De que serve ter um telemovel sem ter a bateria para o usar?
      Não que o iphone seja algo sobrenatural mas a bateria dura bem quando usada em moderacao, e moderacao inclui usar facebook e whatsapp… colocar a culpa nas apps é ridiculo.

  22. Avatar de xupacabra
    xupacabra

    boa noite, peço desculpa ao senhores usuários deste fórum, mas… AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH 🙂

  23. Avatar de Manuel Martins
    Manuel Martins

    As noticias a falar mal da apple passam logo para baixo no site, as que falam bem ainda ca estão

  24. Avatar de Phil Walker
    Phil Walker

    A ” empresa da maça ” foi um lapsos linguae ou o inconsciente a funcionar? 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Empresa da Maça = apple (— sem haver até ao momento qualquer novidade por parte da empresa da maça.) 🙂

      1. Avatar de Phil Walker
        Phil Walker

        a maça tem tendência a não dar novidades, por isso é que escolhe offshores. 🙂

  25. Avatar de Full
    Full

    my god… \o/
    v

  26. Avatar de Sakamoto
    Sakamoto

    Se calhar as pessoas cansaram-se de usar o mesmo sistema operativo.

    O meu primeiro smartphone foi um iPhone4, andei com ele 2 ou 3 anos até que me apeteceu experimentar como seria o Android. Comprei um G2, agora tenho um G3 mas vou voltar para iOS com o novo iPhone 6S. Poderia experimentar um WP mas vou voltar a iOS porque entre os dois que já experimentei gosto mais deste e não tenho grande curiosidade em WP. E reconheço todas as qualidades no Android que toda a gente sabe e que as pude experimentar. É um bom sistema operativo, mas não o meu preferido.

    Assim, pode haver mais pessoas que estejam a mudar de sistema operativo apenas para experimentar algo diferente.

    1. Avatar de js
      js

      Se usasses Windows Phone irias adorar. Eu sou adepto do iOS, mas desde que usei Windows Phone pela primeira vez fiquei rendido. 😀

      1. Avatar de Sakamoto
        Sakamoto

        Por acaso não me chama nada a atenção mas, se calhar, depois de passar para iOS novamente e me cansar, explore o WP como deve ser 😀

  27. Avatar de NewJ
    NewJ

    Os meus comentários porque é que não são publicados?
    O grafico da Kantar mostram que na Europa foi o WindowsPhone o que mais subiu, qual é o problema em dizer isso,

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Nao vejo qualquer comentário bloqueado teu.

  28. Avatar de Sam the kid
    Sam the kid

    Podiam já agora referir de qual versões de Android e quais os aparelhos que tinham quando migraram? É que vejo mta gente a dizer que o Android é uma treta comparado com o iOS e depois vamos ver e o Android deles é uma versão antiga presa a um smartphone de terceira, 10x mais barato que o iPhone.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      O estudo não dá esses pormenores…parece-me. Pelo menos não vi

  29. Avatar de lourenço
    lourenço

    27% em android são muitas pessoas! =O

    1. Avatar de David
      David

      Infelizmente é o que este tipo de titulo provoca. Não foram 27% de utilizadores Android que passaram para iOS, mas sim 27% da venda de novos smartphones foram antigos utilizadores Android a passar para iOS, ou seja:

      Num espaço amostral de 1000 vendas de smartphones, 270 dessas vendas eram antigos utilizadores Android a comprar um iOS.

      1. Avatar de carlinhes...
        carlinhes…

        O título não frisa isso… nem a primeira parte do corpo da notícia… Só a última parte da notícia refere isso… É clara a tua afirmação, mas não vos parece exagerado (atendendo ao vosso circulo de amigos) que do pessoal que tinha android e que foi comprar um telemovel novo, um QUARTO tenha mudado para IOS? Se assim fosse, isso tinha que se notar no vosso círculo de amigos… ou estamos a falar de uma grande patranha… No meu círculo de amigos, só conheço gente que, tendo mudado, se manteve no android (incluindo eu)…Só devo conhecer gente que fica nos TRÊS QUARTOS que parmanece fiel (se calhar só conheço pelintras… mas enfim).. Outra nota… até admito que o resultado possa estar certo se a população alvo se circunscrever a uma cadeia de lojas específica… agora generalisar a toda a Europa retira toda a credibilidade a essa alegação!

  30. Avatar de André Teixeira
    André Teixeira

    Como na época do calor não há muitos bolsos para meter os telefones, muitas pessoas têm necessidade de ter algo para mostrar que seja reconhecido mundial e socialmente.
    Se o Justin Bieber usa, muitos também têm de usar.

  31. Avatar de Prim
    Prim

    Lol! Que aldrabice! Não foram 27% dos utilizadores que mudaram… 27% dos compradores de um novo smartphone é que mudaram de Android para iOS.

  32. Avatar de 1berto
    1berto

    O Windows Phone também está a ganhar utilizadores!

    YoY
    UK +1%
    França +3.9%
    Alemanha +4%
    Itália +1.5%

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      E muito poucos deles vão mudar 😀

  33. Avatar de lp
    lp

    27% dos 6.6 % de mercado que a IOS vendeu em iphones veio de android , é isto que a noticia diz de uma maneira que aparenta querer dizer outra.. isso significa uns 2% .. ?????

    1. Avatar de JBM
      JBM

      mesmo que a interpretação correcta seja que são 27% das vendas do iPhone, a quota do iPhone no mercado total dos 5 países não é 6,6%, mas 17% nos dados da Kantar. São 4,6 pontos e cerca de 8,5% do total de pessoas que antes tinham Android e compraram agora um novo smartphone.
      O que a Kantar escreve também pode ser interpretado como:
      do total de pessoas que antes tinham Android e agora compraram um novo smartphone, 27% escolheram um iPhone.

  34. Avatar de Luis
    Luis

    Em 100 novos compradores de iphone, 27 vieram de android. Tudo ok agora falta saber o contrário quantos novos compradores de Android vieram de ios!

    1. Avatar de JBM
      JBM

      considerando que a quota de mercado do iPhone cresceu e que era para aí 1/3 ou 1/4 da do Android, parece altamente provável, para não dizer certo, que houve muito mais pessoas a mudar para o iOS do que ao contrário.

  35. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Pessoalmente já mudei algum tempo de android para wp. Na altura estranhei, agora não consigo usar android como dispositivo móvel no dia a dia.
    Android em casa só na box minix. Gosto de ambos os sistemas e cada um tem suas vantagens e desvantagens. Pessoalmente vejo o wp como um OS bem mais rapido e estavél, menos confuso e de simples configuração e tenho todas as apps que tinha no android. Em ralação ao OS da google para configurar boxes, kodi etc é TOP!
    iOS depois de usar durante uma semana e obrigar-me a usar o software deles para quase tudo, acabei logo por vende-lo. Não querendo falar mal do iOS, mas é muito limitado.

  36. Avatar de TR
    TR

    Só tenho uma questão.. Seguindo o titulo do tópico.. Como sabem que os compradores vieram de android?! Por acaso preencheram algum questionário ao comprar o novo telemóvel?! Não podem ter vindo de iOS? Windows mobile? Ubunto? Blackberry? Firefox? Symbian? …? Enfim este site já parece o “jornal” “O Crime”, só serve mesmo para embrulhar peixe na lota..

  37. Avatar de Rui C
    Rui C

    Para melhor muda-se sempre.