Poderá estar para breve bateria de hidrogénio no iPhone

68 Comentários

A energia é o ponto fraco dos dispositivos electrónicos. O consumo é incremental mas as baterias têm acompanhado, de forma lenta, a evolução dos componentes e o aumento de funcionalidades que actualmente temos à disposição.

Agora, uma empresa britânica, a Intelligent Energy, reclama para si o mérito de ter desenvolvido uma bateria de hidrogénio que poderá alimentar um smartphone durante uma semana com uma só carga.

pplware_iphone6_hidrogenio00


A empresa britânica de tecnologia apresentou um avanço significativo no que confere aos smartphones (entre outros componentes electrónicos) uma grande autonomia, algo sem paralelo. Segundo a Intelligent Energy, as suas baterias de células de hidrogénio poderão alimentar um smartphone durante uma semana só com uma carga.

pplware_iphone6_hidrogenio01

 

iPhone com bateria que liberta vapor?

O protótipo apresentado recorreu a um iPhone 6 onde lhe foram instaladas duas unidades recarregáveis com a sua tecnologia patenteada. A tecnologia, como já se conhece há, pelo menos, 175 anos, produz energia quando se combina hidrogénio e oxigénio, produzindo somente pequenas quantidades de água e calor como resíduos.

 

Poderá o iPhone 7 vir equipado com estas baterias?

Acredita-se que a empresa estará a trabalhar em colaboração estreita com a Apple. A mesma empresa refere-se à sua tecnologia como sendo a única no mundo que incorpora um sistema de célula de combustível para o iPhone 6, sem qualquer alteração no tamanho ou forma do dispositivo.

As únicas diferenças cosméticas, em comparação com outros aparelhos, são as aberturas traseiras para que uma quantidade imperceptível de vapor de água possa escapar.

pplware_iphone6_hidrogenio02

Os responsáveis da empresa acreditam que, pelo custo de alguns cêntimos, o negócio pode render mais de 400 mil milhões de euros por ano.

“Conseguimos fazer uma célula de combustível tão fina que pode ser ajustada ao chassis existente do iPhone, sem alterações e mantendo a bateria recarregável original”

…referiu o CEO da empresa Henri Winand.

 

Smartphones podem vir a ter uma nova porta

Nas células de combustível no protótipo do iPhone, o gás hidrogénio é abastecido através de uma tomada idêntica à porta jack de 3.5 mm que fora adaptada.

Sabe-se que, para o lançamento comercial, a empresa está a desenvolver uma invólucro descartável que será acoplado ao smartphone via a abertura na parte inferior dos smartphones. Este invólucro contém uma solução de hidrogénio que fornecerá energia suficiente para uma semana de utilização.

 

O que diz a Apple sobre o assunto?

Há rumores que dão conta de uma proximidade já comercial entre a Intelligent Energy e a Apple, para desenvolver uma nova bateria para os iPhones, contudo esta informação não recebeu eco de nenhuma das empresas.

Intelligent Energy

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    “Hydrogen fuel cell” (célula combustível de hidrogéneo em tradução literal) é o nome da tecnologia.
    Esta empresa, Intelligent Energy, também as produz para automóveis.
    E a bateria recarregável no iPhone? Fica, alimentada pela “fuel cell” que dura uma semana.
    Como “fuel cell” exterior já existe.
    Se a “fuell cell”, dentro do iPhone, é recarregada com hidrogénio, como se faz nos isqueiros a gás, ou se são unidades descartáveis não sei.

    http://www.forbes.com/sites/brookecrothers/2015/08/27/fuel-cells-from-the-toyota-mirai-to-apple-and-an-iphone-6/

  2. Avatar de int3
    int3

    e quanto custa recarregar? parece algo porreiro e era bom implementar em tudo 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Pelo discurso da empresa, a recarga é barata (não há ainda um preço especifico) o que poderá dizer-nos que é viável a substituição das baterias actuais de qualquer smartphone. O que é aqui importante é saber que este segmento, o das baterias, afinal está a evoluir, pois tinha dado a entender (pelas acções concretas) que estava parado, estagnado.

    2. Avatar de Bizugodaterra
      Bizugodaterra

      Porreiro?…lol
      Não sou contra a “inovação” da Apple,mas alem dos tlélélés serem um balúrdio,ainda tenho que gastar ainda mais para carregar…cruzes…é mesmo não saber gastar os cêntimos,que tem(sim…só tenho cêntimos..porque está crise…)

      1. Avatar de pedro
        pedro

        Ate parece que não pagam com as atuais baterias.
        a eletricidade deve ser de borla
        toquem-se.

  3. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    Nice. A meu ver, foi dos componentes de smartphones e portáteis que sofreu menos evolução nos últimos anos..

  4. Avatar de JJ
    JJ

    Só compensa se o preço das cargas seja mais barato ou no máximo ao mesmo preço da energia gasta actualmente para carregar um smartphone numa semana.

    Sinceramente duvido…

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      A empresa, Intelligent Energy, diz que o carregamento para uma semana terá o preço de um café.

      Mas há aqui um pormenor – a empresa fala de um teste com um iPhone e fala da Apple também para chamar a atenção. Já se sabe que se mete Apple é notícia – embora não haja uma mentira porque é dado como certo que algum tipo de parceria com a Apple existe (se dissesse que o teste era num equipamento da Samsung a notícia ia parar à quarta página).

      Mas a empresa também refere a importância da tecnologia fuel cell para equipamentos móveis em regiões onde não há electricidade – leia-se, vastas regiões da Índia. [Muitas empresas tecnológicas inglesas são/ou têm ligações à Índia e há com frequência esta segunda derivada]

      1. Avatar de Felipe Teixeira
        Felipe Teixeira

        Sabes, é o poder de dominar um rebanho.

      2. Avatar de Ismael Guimarães AJ
        Ismael Guimarães AJ

        Também não sei porque quando se fala em Android se fala em Samsung.

        No universo Android há marcas, atualmente, muito melhores que a Samsung entre as quais se destacam: Motorola/Lenovo, Xiaomi, Huawei e LG, por exemplo.

    2. Avatar de pedro
      pedro

      Deve ser mais caro carregar todos os dias , para alem de viciarem e depois
      ja tem de ser duas ou três vezes por dia e ainda os há que estão permanentemente
      a carregar e o mais importante de tudo…
      HAMBIENTE
      helloooo!!!!!

  5. Avatar de Marco Nunes
    Marco Nunes

    Sou só ou, ou se essas baterias entrarem no mercado fujo delas? têm noção que o hidrogénio é altamente inflamável, uma simples avaria ou 1 curto-circuito (que ja tem acontecido em vários equipamentos apple entre outros) e que se 1 bateria de iões de litio faz estragos, imaginem 1 pilha de hidrogénio, tá a malta ao telefone, aquilo aquece demais e ficamos sem cabeça….. obrigado, mas prefiro carregador de isqueiro, baterias portateis com cabinho pra meter na mochila, ou carregar todos os dias, ou melhor… voltar aso nokia antigos que a bateria durava 1 semana e alguns até mais que isso.

    só 1 opinião…. algo tem de mudar sim, mas hidrogénio não me parece…….

    1. Avatar de jose
      jose

      Ou então compras um Blackberry que tem bateria que dura 3 dias.

      1. Avatar de Mr. HiTec
        Mr. HiTec

        Por acaso, u BlackBerry é coisa que se ompre jovem?!?

        1. Avatar de LP
          LP

          Fique sabendo que não há melhor!
          E um iPhone (dobrável) com Hidrogen Fuel Cell… havia de ser giro!

      2. Avatar de pedro
        pedro

        isso é tudo lixo eletrônico a beira da falência

    2. Avatar de NewJ
      NewJ

      Estava a pensar no mesmo, este pessoal está maluco, uma bateria de hidrogénio para usar num objeto pessoal.. Quando explodir vai a casa toda..

      1. Avatar de Marco Nunes
        Marco Nunes

        Aqui abaixo o Sr. Ramiro colocou 1 link que esclarece e muito aquilo que se fala no artigo, basicamente resumido, o que os tipos têm é 1 treta de 1 battery pack que se assemelha aos atuais, que tens de carregar com hidrogénio a custar 10$ por recarga, que te dura pra 1 semana enfiado no bixo, ou seja, mais caro, o mesmo tamanho e não venham com coisas, hidrogénio no bolso? como 1 user aqui disse num comentário, só quem não ouviu falar da bomda de hidrogénio é que acha que isto é boa ideia… existe 1 outro mais abaixo que diz que somo anti Apple, que se fosse em Android que era outra coisa!! nem android nem iphone nem backberry nem porra nenhuma! boa ideia sim é as pinhas bio-degradáveis que nunca chegaram ao mercado, custavam praí 1€, faziam 1 carregamento completo e podiam-se deitar ao lixo sem poluir, feitam em cartão com 1 ficha micro-usb, isso sim que seria 1 alternativa interessante para casos especificos de ter de fazer viagens longas e não poder carregar o tele em qualquer lado.

        a minha opinião neste momento é que a ideia pode ser boa mas não agora, nesta época, tem de ser melhor desenvolvido.

        1. Avatar de pedro
          pedro

          assim como a sua escrita

          1. Avatar de Marco Nunes

            temos doutor aqui…..

        2. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          Um “especialista ” que afinal sabe mais que os tipos da Intelligent Energy!
          😀

      2. Avatar de pedro
        pedro

        pensa bem nas quantidades
        aquilo não e do tamanho das dos carros , dahhhh!!!!

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O próprio Elon Musk diz que baterias de hidrogénio são uma palhaçada

      https://www.youtube.com/watch?v=Y_e7rA4fBAo

      1. Avatar de pedro
        pedro

        esse também ja era assim que a apple entrar na industria auto
        até ficam com calafrios

    4. Avatar de pedro
      pedro

      sempre ouvi dos carros a gas explodirem não sei quê
      no entanto não vejo para ai carros a gas a explodirem.

    5. Avatar de Ismael Guimarães AJ
      Ismael Guimarães AJ

      Marco Nunes, apesar dos teus lapsos de escrita, concordo com a ideia que transmitisses. Para mim, o que tem que mudar em termos de baterias de smartphones é elas passarem, novamente, a serem amovíveis e que os utilizadores tenham carregadores externos e possam carregar baterias à vez ou, em alternativa, ter uma bateria extra com uma capa que encaixasse e que obrigasse assim o smartphone a ficar mais grosso. Essa bateria externa teria um conetor de encaixe que permitiria fornecer diretamente ao smartphone a energia nela contida. A bateria fixa seria desativada aos 20% de carga e entraria em ação a bateria externa ligada a uma segunda entrada de energia.

  6. Avatar de Romeu
    Romeu

    Falava-se no grafeno, solução económica e com capacidades notáveis. Mas é preciso não esquecer que, como em outras áreas, há lobbies poderosos.
    Cumps

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Tem calma, as aplicações do Grafeno haverão de vir, mas entre a ciência e a engenharia vai um longo caminho. Até pode-se dar o caso da exequibilidade técnica só ser possível daqui a 100 anos, mas os primeiros passos estão dados e continuarão a ser dados.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        eu espero sentado…

    2. Avatar de Darth
      Darth

      É… Deve ser do lobbie do hidrogeneo. Adoro estes pseudocientistas que se armam em experts. Ou es investigoador, e sabes do que falas, ou baixas o egocentrismos e partes do principio que talvez nao sabes do que estas a falar

  7. Avatar de david.pt
    david.pt

    Eu sempre achei que o Hidrogénio seria o futuro. Mas nos smartphones não estava a espera.
    Boa noticia.

  8. Avatar de censo
    censo

    Hidrogénio ? …bonito…os ifans vão passar a ser terroristas em potencial por carregarem consigo pequenas bombas !

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Tem senso 😉

  9. Avatar de zequinha
    zequinha

    Boa cena para as empresas darem a tipica resposta, tem vestigios de humidade, garantia sem efeito!

  10. Avatar de RF
    RF

    Fui o único a pensar em “CaBuM!!!” !?

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Não, ha muita gente a pensar nisso.. Só quem nunca ouviu falar em bomba de hidrogénio é que não pensa nisso.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        eh pá, que exagero 🙂

      2. Avatar de pedro
        pedro

        quem é que nunca ouviu?

    2. Avatar de Hapéle
      Hapéle

      vamos entrar na era atómica para as baterias dos telemóveis. quando uma rebentar é para todos….

      1. Avatar de pedro
        pedro

        Não vamos
        Já la estamos.

  11. Avatar de quim
    quim

    Já estou a ver os boss a sacar de aifones e a comentar, então pá o teu android não deita fumo? muito fraquinho

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      lol. Já ganhaste 😀

    2. Avatar de Amandio Guedes
      Amandio Guedes

      +1 (o meu deita mais fumo que o teu) looolol

  12. Avatar de Mr. HiTec
    Mr. HiTec

    Essa empresa quer matar fazer “Mind Blowing” literalmente… Se as baterias normais ja fazem estragos, com hidrogenio será para rebentar a casa, sem dúvida…

    1. Avatar de pedro
      pedro

      tive de tirar a porta de casa para passar com a bateria
      hehehehehehheheeh

  13. Avatar de Hugo
    Hugo

    Vai o pessoal começar a andar com mangueirinhas a sair do bolso estilo os aparelhos de ar condicionado para ir largando o vapor de água… e telmoveis chineses com as chaminês todas enfeitadas com dragões… e as calças molhadas com o pessoal a perguntar “eh pah fizeste xixi nas calças?!”… “ah e tal.. é meu telemovel a transpirar…”

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      🙂 🙂 🙂

  14. Avatar de João
    João

    Telemóveis com chaminé? Não obrigado!

  15. Avatar de Brasão SS
    Brasão SS

    Para alguns comentaristas anti Apple!
    Se este experimento fosse feito num Android, já era muito melhor que o iphone e os melhores do mundo, como o experimento foi feito num iphone, já é uma bomba de bolso! Eu acho que quem são os especialistas são os da Intelligent Energy! Será que eles ainda não pensaram nesse “pequeno” pormenor? Estou a ver que aqui comentam certas “personalidades” que percebem muito mais do que aqueles que trabalham na Intelligent Energy! Gostava de saber o que por aqui se sabe, que não saibam os tipos da Intelligent Energy! Alguém especialista pode dizer?

  16. Avatar de Liberal da Cerca
    Liberal da Cerca

    santa ignorância!

  17. Avatar de Safrane
    Safrane

    Prefiro carregar de 2 em 2 dias ou todos os dias, do que andar com latinhas em casa…

  18. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Bem sempre pensei nisto para carros, mas nunca me passou na cabeça para portáteis, muito menos para Smartphones. Eu acho que não é funcional, mas pode ser que esteja enganado.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Uma patente da Apple sobre fuel cell em “dispositivos electrónicos portáteis”.

      Diz-se a que a Apple já trabalhou com a empresa inglesa Intelligent Energy no desenvolvimento das suas actuais baterias “terraced battery cell” (que se pode traduzir como bateria em camadas) e que, segundo a Apple, aumenta a capacidade de duração das baterias do Mac em 35%.

      Que a Apple se interessa por baterias “fuel cell” interessa, como prova a patente (sabe-se lá se não também para o Apple Car), que tudo indica que a Intelligent Energy está na vanguarda dessa tecnologia, está. Quanto tempo há que esperar a tecnologia poder ser usada em “dispositivos electrónicos portáteis”? Há quem aponte para dois anos.

      http://www.patentlyapple.com/patently-apple/2015/03/apple-granted-their-first-fuel-cell-patent.html

    2. Avatar de pedro
      pedro

      qual e a diferença

  19. Avatar de Ze dos plasticos
    Ze dos plasticos

    O meu nokia 106, dura uma semana, não sei qual é a novidade da noticia ;)…

    1. Avatar de pedro
      pedro

      esses também ja morreram como a blackberry

  20. Avatar de BigChoura
    BigChoura

    Isso significa que posso USAR o telemovel durante uma semana?!? ou a bateria nao passa de uma semana?

  21. Avatar de Darth
    Darth

    Ja ha muito que nao me ria com comentarios por aqui… Ouve-se falar vagamente da bomba de hidrogeneo, e prontos… Hidrogeneo passa a ser algo tipo uranio. Obviamente a tecnologia e perigo nada tem a haver. Ja agora, quem anda a fazer figura de urso por aqui, que faça um abaixo assinado para reduzir o grau de hidrogeneo na agua, nao va explodir um dia

    1. Avatar de Vítor M.
  22. Avatar de Necroman
    Necroman

    Próxima inovação da Apple para os iPhones: um tubo de escape!!

    1. Avatar de Vítor M.

      Hahah e sabes o que ia acontecer depois? A Samsung ia copiar só adicionando o seu nome, a Xiaomi ia copiar sem tirar nem pôr, a Microsoft ia lançar uns em quadrado e a LG com curvatura 😀

      Iria vender milhões e passava a standard.