Samsung continua a fazer péssima gestão de memória no Android

71 Comentários

Os novos equipamentos móveis da Samsung prometem ser máquinas com recursos muito acima da concorrência. Foram criados para eclipsar tudo o que já existe e manterem-se no topo por muito tempo.

Mas a verdade é que a Samsung não está a aproveitar os 4GB de RAM que meteu no Galaxy Note 5 e no Edge 6 Plus e tudo graças a uma péssima gestão de memória!

samsung

As questões de gestão de memória nos smartphones de topo da Samsung não são novas. Já quando os Galaxy S e Edge 6 foram lançados surgiu este problema.

A causa para este comportamento, que leva a que as aplicações sejam abruptamente fechadas, está na forma como a Samsung tem implementados os mecanismos de gestão de memória.

Para evitar problemas a empresa decidiu que o comportamento seria o simples e ineficaz fecho das aplicações quando estas não estão a ser usadas ou estão em stand-by.

Supostamente estes eram problemas do passado e a Samsung tinha resolvido o problema, o que em conjunto com as alterações da própria Google ao Android deixariam de existir.

Mas testes recentes, que comparam o novo Galaxy Edge 6 Plus com o Nexus 6 revelaram que o problema ainda existe e que está muito pior que nas versões anteriores da TouchWiz.

Como pode ser visto no vídeo acima, a prestação do Galaxy é péssima, com os utilizadores a não conseguirem ter os seus equipamentos com as aplicações abertas, obrigando a tempos de espera muito elevados, enquanto essas aplicações são recarregadas.

Se inicialmente, e em equipamentos anteriores, os problemas poderiam estar associados ao Android Lollipop, que tinha efectivamente este problema, esta situação foi resolvida, como está patente no desempenho do Nexus 6.

Não se sabe a causa concreta, mas tudo aponta para uma gestão de memória demasiado agressiva e que está a limitar a performance dos novos Samsung Galaxy.

Este será mais um caso para a Samsung resolver e tratar. Com especificações de hardware que trazem 4GB de RAM não era esperado um comportamento tão abaixo do normal.

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Pires
    Rui Pires

    Andriod ?! 🙂

    1. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Samsung

    2. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      São dois androids na comparação 🙂

      Foi só para gerar comentários, confessa 😉

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      É aquele OS para adolescentes que querem mandar snaps.

  2. Avatar de Tiago
    Tiago

    o único problema para isso acontecer é simplesmente: a Samsung

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Até os maiores fanáticos pelo Android admitem, o Lollipop (e pelos vistos o Marshmallow), são o “Vista do Android”, no que toca a comer memória e bateria…

      1. Avatar de João
        João

        Não há nada para admitir. Noutros aparelhos com a mesma versão do android e com hardware inferior isto não acontece

  3. Avatar de RF
    RF

    A Samsung concentra-se mais em lançar 10 modelos diferentes por ano, do que em lançar 5 realmente bons.. depois dá nisto!

    1. Avatar de Pigo's
      Pigo’s

      verdade! A Samsung só tinha a ganhar em concentrar a sua oferta em meia dúzia de opções. São estratégias que no mínimo são discutíveis.

    2. Avatar de Joana
      Joana

      Criando uma experiência com Android mto à quem do que a Google pretende, mas não é só culpa da Samsung, mas sim também da Google que escolheu um parceiro de m…..

      1. Avatar de Carpet Mancha
        Carpet Mancha

        Parceiro? Android é aberto, meche quem quer…

      2. Avatar de João
        João

        Parceiro? A Google escolheu a Samsung como parceiro? Quando não se sabe o que se diz às vezes saem umas postas de pescada destas. lol

    3. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      Este samsung é realmente muito bom, specs & design… Se adicionares uma custom ROM (tipo cyanogenmod) fica awesome 😉

      1. Avatar de João
        João

        Não dá. O cpu é exynos (source code fechado). Só existem rom baseadas em touchwiz, ou seja, lixo

    4. Avatar de Sérgio S.
      Sérgio S.

      10?!
      Se bem me lembro só em 2014 foram mais de 50!

  4. Avatar de Rodriguez
    Rodriguez

    Foi por este mesmo motivo que acabei por vender o meu Galaxy note 4, um telefone com o preço que tem arrastar-se em determinadas situações, assim como encerramentos inesperados outras quantas vezes, RAM sempre em 80% + de consumo, nos primeiros tempos nem queria acreditar, pensei mesmo que fosse defeito do meu equipamento, depois de uma simples pesquisa compreendi o sucedido (tinha tido um note 3 anteriormente e não sentia um sistema tão pesado). Samsung nos próximos tempos não obrigado.

  5. Avatar de Zaark
    Zaark

    “Este será mais um caso para a Samsung resolver e tratar.” Mais um? É o mesmo de sempre! 😛

  6. Avatar de Gonçalo Silva
    Gonçalo Silva

    Só se conclui uma coisa daqui: Android é Nexus! O resto (tirando algumas exceções) só andam a dar má fama ao Android…

    1. Avatar de João
      João

      Nexus só se for até ao 5, de resto…..

  7. Avatar de Maximvs
    Maximvs

    Tenho um Galaxy S6 e isto é pessimo, terrivel!!! lento, crasha imensas vezes.
    O unico samsung que tive foi o galaxy S e para a altura não era mau de todo.
    Depois disso sempre comprei Nexus, desta vez resolvi exprimentar de novo a samsung, é para esquecer….

    1. Avatar de night
      night

      comentário só para encher chouriços.

      1. Avatar de Silva
        Silva

        Porque? foi noticia que o S6 tinha problemas de memoria.
        E crasham sim, tenham 1 ou 2 gb

    2. Avatar de titi_deamon
      titi_deamon

      Então tens alguma coisa de errado com o teu S6…
      Eu tenho um e apesar de ter sempre bastante ram ocupada, nunca crashou e é super fluido e rápido…

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Idem eu tenho um S6 e para além da questão da memória e da bateria durar apenas 1 dia nunca tive um crash.
        E em relação á memória sempre nos 80% era interessante ouvir algumas sugestões de programas de gestão de memoria que não os de origem do S6

    3. Avatar de João
      João

      Conta outra que essa não pegou. lol

  8. Avatar de HV
    HV

    Já agora, quem abre e usa 6 ou 7 aplicações em simultâneo como é testado neste video… tenho o s6 e sinceramente esse problema de RAM não me afecta minimamente.
    É sem margem de duvida o melhor Samsung que alguma vez utilizei a nível de desempenho, e o melhor Android também.

    1. Avatar de Augusto Pacheco
      Augusto Pacheco

      +1 fantástico smartphone.

    2. Avatar de LG
      LG

      “Como pode ser visto no vídeo acima, a prestação do Galaxy é péssima”. Contra factos não ha argumentos

      1. Avatar de titi_deamon
        titi_deamon

        Neste caso o que não falta são factos e argumentos e contradizer esta afirmação…
        Eu pessoalmente gosto de ler e ouvir opiniões das pessoas que têm o smartphone e que o usam no dia a dia…isso sim tem valor…Porquê? Porque eu quero um smartphone para usar e não para andar a fazer testes.
        Eu tenho um s6 e estou super satisfeito, nada arrependido, acho um telemóvel fantástico.

        1. Avatar de LG
          LG

          É um óptimo telefone, mas quanto ao aspecto em discussão ele tem apenas… uma vaga ideia

      2. Avatar de HV
        HV

        Claro que sim… tenho o meu há um mês e continuo completamente satisfeito com a prestação…
        gostava, já agora, de referir que o nexus no video está a usar uma preview do Android 6.0 e não o androido 5.1.1 que usa o S6.

  9. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Samsung e basta.. Não são 2 custom roms? ou é o google play edition? então porque falam do touchwiz?

  10. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Admito que não estou impressionado…
    Samsung continua na mesma onda …..
    Pode ser que um dia mudem….

  11. Avatar de Luís
    Luís

    Um Iphone faz mais com 1GB do que estes com 4GB .

    1. Avatar de night
      night

      que até dobra

      1. Avatar de Full
        Full

        so se for o teu, tenho o 6 desde que saiu, e nunca dobrou. Isso é treta.
        O Luis tem toda a razão, o IOS faz mais com 1GB de ram do que o Droid com 4GB.. E não me venham lixar a tola a dizer que é mentira. Senão basta fazer a comparação.
        essa do dobrar foi uma forma de desviar vendas.
        Samsugas sucks…

        1. Avatar de titi_deamon
          titi_deamon

          Sem dúvida que tiras mais fluidez de um ios com 1 gb de ram do que um de um samsung com 4…agora daí a fazeres mais é que vai uma distância muito grande…

        2. Avatar de Felipe Teixeira
          Felipe Teixeira

          Claro o que te faz doer o cotovelo é treta, o resto e pura verdade, és só mais um do grupo que aqui anda.

        3. Avatar de Ragnar
          Ragnar

          o iOS faz mais quê? Faz aquilo que a Apple te deixa fazer, se queres fazer o que o Android faz, então rapaz, tens de fazer jailbreak e os problemas de instabilidade começam a vir à tona. Telefones limitados só podem ter um comportamento estável.

          1. Avatar de Sérgio
            Sérgio

            Diz lá onde é que o iOS é limitado? Não dá para personalizar?
            Tenho um HTC One M7 já com quase 2 anos e no inicio achava graça andar sempre a mudar o aspecto, mudando de Launcher, custom roms etc.
            Agora nem paciência tenho de andar a fazer backup/restore de tudo.
            Para o uso normal Chamadas e SMS e as apps normais (Mail, Facebook, etc) o iOS é superior ao Android. Andei quase 1 ano sem encontrar um mail client em condições para contas exchange. Neste momento não existe nenhum mail client para android capaz de me apresentar os email HTML em condições.
            E depois o ecossistema da Apple é brutal.
            Vou sentir apenas falta do pushbullet que é muito bom

            Nota: Tenho um iPad mini e estou a aguardar o novo iPhone para trocar pelo meu HTC.

    2. Avatar de João
      João

      Rapaz, não vamos comparar SO diferentes. O iPhone que eu saiba corre iOS e não Android. Estamos a falar de Android. O meu velhinho Nokia com Symbian e 128mb de Ram também não crasha. A velha mania dos fanboy sem argumentos.

  12. Avatar de irlm
    irlm

    Acho que a LG leva vantagem em relaçao ao interface.

    1. Avatar de Ragnar
      Ragnar

      A interface da LG é horrível.

  13. Avatar de Tripax
    Tripax

    Uma questão de meia dúzia de dias e isso fica resolvido, o meu Galaxy S6 Edge tinha um problema idêntico com a versão que vinha a 5.0.2 , e passado uns tempos 1 mês mais coisa menos coisa, e saiu a versão 5.1.1 e logo de seguida saiu outra actualização de 270MB depois da 5.1.1 , e ficou perfeita a gestão de memoria, caso para dizer que esta a anos luz de esse Edge Plus que se vê no vídeo.

    1. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      Obrigado pelo review em primeira mão. Realmente as vezes estes posts estão longe da realidade

    2. Avatar de João
      João

      O problema não foi resolvido rapaz. Ele continua a matar apps em background

      1. Avatar de Tripax
        Tripax

        Sabes lá o que dizes colega, até fazia um vídeo meu e postava aqui para veres a diferença mas nem me vou dar ao trabalho, mas se quiseres ficar a saber mais, faz uma pesquisa no youtube do Galaxy S6 vs Nexus 6 já que está a ser feito o teste contra o Nexus 6, ah e mais pesquisa em vídeos carregados a pouco tempo, para que apanhes o S6 com a versão 5.1.1 , e depois anda aqui comentar.

        1. Avatar de Ragnar
          Ragnar

          Não vale a pena discutir com haters. Por mais que demonstremos algo eles vêm sempre com alegações sem base nenhuma só para mandar abaixo algo que nem sequer testaram.

          1. Avatar de Tripax
            Tripax

            Sem duvida perca de tempo mesmo, mas eu acho piada aos que tanto criticam a Samsung loool, se ainda tivesse pés e cabeça o que dizem, e mesmo aqueles que os criticam mesmo dizendo que os tem, para mim e tudo grande tanga não tem nada, e só para criticar, não vejo ninguém que os tenha e possa dizer mal, quando digo dizer mal falo dos que compraram os topo de gama, de ano ano para cá.

            Eu quando compro um smartphone olho a varias coisas no seu geral, vejo varias reviews tudo e mais alguma coisa, e nao compro por modas, quando comprei o meu Galaxy S6 Edge sabia perfeitamente o que estava a comprar, e nao o comprei por ser mais um Samsung, antes de comprar o smartphone tenho de saber tem aquilo que mais gosto e me vou sentir bem.

            1- A marca não me faz grande diferença.
            2- Qualidade do equipamento.
            3- Boa performance.
            4- Boa Camera tanto para fotos e filmar.
            5- Qualidade do ecrã resolução e ppi.
            6- Cores apresentadas no ecrã.
            7- Estética do Smartphone .
            8- Interface bonito.
            9- Actualizações Firmaware e Software ate onde for necessário.
            10- Sistema operativo Android.
            11- O Hardware.
            12- E a durabilidade 3 a 4 anos.

            Estas são as principais causas que me levam a comprar um smartphone, dai eu comprar o Galaxy S6 Edge, por ter simples ter esses factores todos que mencionei, e por mais que se fale e critique a pura realidade e simples esta, e não vejo nem vi ate agora nenhum smartphone Android com isto tudo que mencionei e mais que coisas que estão escondidas no software da samsung como fechar aplicacoes que estam abertas em sugundo plano uma espécie de (Greenify) que bem no touchWiz, tras anti-virus o touchWiz tambem entre outras coisas, por isso a minha escolha e simplesmente a Samsung.

        2. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Tripax o teu ponto 9 é de rir

          1. Avatar de João
            João

            Ervilha, o Tripax tem razão em tudo, mas no ponto 9 concordo que apenas o firmware é atualizado, quanto ao SO a Samsung ainda tem algo a percorrer. No iOS as atualizações, ultimamente, têm deixado muito a desejar.

          2. Avatar de Tripax
            Tripax

            Vou-te explicar o meu ponto de vista no ponto 9 repito é o meu ponto de vista, ou seja se quero um telemóvel para 3 ou 4 anos , sei que pelo menos 2 anos tenho suporte da marca, sei por experiência anterior em Samsung, ora pode deixar existir update de software, mas a mim nao me interessa desde que tenha o smartphone a funcionar excelentemente, para que versão 8 ou 9 do Android se nessa altura ja terei outro smartphone, desde que va tendo actualizações de firmware por mim esta tudo bem, quero é o smartphone a funcionar 5 estrelas.

          3. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Eu só referi o ponto 9, se é isso que esperam da Samsung então estão a fazer má escolha

          4. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Só se for esse modelo, mesmo esse não acredito que tenhas os 2 anos, mas a samsung não é só topos de gama, o resto e são paletes deles são “esquecidos”, desrespeito pelo consumidor, Samsung por mim podia abrir falência na divisão de smartphones

          5. Avatar de Tripax
            Tripax

            O ervilhoid tive um Galaxy S4, ele já saiu a quase 2 anos e meio, e ainda a pouco tempo recebeu a nova versao Lollipop, nao vejo onde esta o stress. garanto que qualquer marca tirando os Nexus porque são oficiais da Google , as restantes marcas praticam o mesmo que a Samsung faz , e por vezes ate nem recebem mas ninguém se coça, mas como e Samsung e por sim, ja deu para reparar que gostas da samsung… .

          6. Avatar de Ragnar
            Ragnar

            Tenho um Galaxy S4 com o Lolli e posso dizer ainda me satisfaz em pleno. Não vejo o motivo para tanto alarido com a Samsung. Estou plenamente de acordo com o Tripax.

          7. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Voçes só se referem aos topos da Samsung, mesmo esses alguns deles tiveram um pessimo suporte, já para não falar de outras gamas…

            As outras marcas fazem o mesmo mas aqui estamos a falar de Samsung, se têm gosto em comprar um topo da Samsung tudo bem, a mim nunca mais, nem topo nem medio nem baixa gama

  14. Avatar de TeArs
    TeArs

    Espero que com isto as pessoas ganhem gosto ou tentem uzar os belos lumias 😛
    Espero tb que agora que os lumias poderam correr apps android nao o ponham lentos tb lolololol.

    1. Avatar de Jota
      Jota

      Em vez de USARES os Lumia, tenta aprender a escrever português.

    2. Avatar de Alex
      Alex

      Lumia? quadradinhos … nope

  15. Avatar de André Alves

    Bastava uma ROM AOSP para os smartphones da Samsung serem bons, só o Android puro, mais nada

    1. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      Muito bons aliás.

  16. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Para o utilizador final não importa se o problema de memória é resolvido com uma boa gestão ou simplesmente com mais memória.
    Para nós programadores isso é que é um ponto de honra. Para o utilizador final importa a experiência de utilização.
    Por isso é que me rio com os que avaliam um equipamento somente specs. Simplesmente estão a ver o problema por um lado.

  17. Avatar de Mr. HiTec
    Mr. HiTec

    Eu por norma sempre gostei da marca Samsung, mas, no que toca a smartphones, eu detesto a samsung pois esta má gestão da memória no android, ou mesmo o TouchWiz sempre foi algo de que nunca gostei no android deles… é por isto que eu procuro sempre smartphones com o android normal da google, como um pão acabado de sair do forno

    1. Avatar de Ragnar
      Ragnar

      Android normal da Google? lol Queres dizer Android puro, certo? Mas o problema dos Nexus é que desde o N5 não saiu mais nada de jeito.

  18. Avatar de HV
    HV

    continuo sem perceber porque não é corrigido este artigo… o autor do video diz claramente que o nexus está a correr uma preview do android 6.0 logo não é a mesma versão usada no S6, ao contrario do que está escrito no texto do artigo.
    Aliás já escrevi outros comentários a dar esta informação, mas não sei porque não passam na moderação, se calhar se fossem ofensivos como alguns comentários que cá vejo seria publicado.

  19. Avatar de Rui
    Rui

    com meia dúzia de tweaks, e acesso root.. consegue se uma grande perfomance a nivel de sistema operativo e bateria, é claro que nem toda a gente tem a paciencia ou quer entrar por ai, deveriam de origem corrigir o problema.. mas tenho um s4 que é mais rápido que um note 4 e até um s5…

    1. Avatar de apolo
      apolo

      Benchmarks? Lol