PJ já tem Unidade de Investigação da Criminalidade Informática

14 Comentários

A Polícia Judiciária passou desde hoje a contar com uma nova Unidade de Investigação da Criminalidade Informática. Esta nova unidade surge depois da alteração à sua lei Orgânica da PJ.

pj

Depois da alteração à sua lei Orgânica, que foi hoje publicada em Diário da República, esta nova Unidade passa a existir e a ter plenos poderes para realizar investigações na sua área de actuação.

A criação da nova Unidade foi estabelecida com a alteração do 28.º artigo da lei orgânica da PJ (Lei n.º 37/2008), publicada na I série do Diário da República de hoje. Esta alteração à lei entra em vigor 30 dias após a publicação.

Para além das 3 unidades já existentes, a Unidade Nacional Contra-Terrorismo, a Unidade Nacional de Combate à Corrupção e a Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, passa a haver mais uma, a Unidade Nacional de Investigação da Criminalidade Informática. Esta passa a existir a partir de 23 de setembro.

A Polícia Judiciária possui, entre as suas unidades de apoio à investigação, uma Unidade de Telecomunicações e Informática.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de angry birds
    angry birds

    Peca por tardio!

  2. Avatar de YaBa
    YaBa

    Com material e recursos decentes? Ou paus mandados da ACAPOR e instituições do género à caça do piratazeco de mp3 ?

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Unidade de Investigação da Criminalidade Informática… para acabar com a informática em Portugal!

  4. Avatar de kim
    kim

    Just in time for Windows 10 🙂

  5. Avatar de Realista
    Realista

    Entretanto no departamento do combate de pirataria informática…

    “Mas como é que se abre este ficheiro que diz .pdf?”

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Estou como o utilizador anterior: Desde que não andem à caça do mp3zito, por mim tudo bem.

  6. Avatar de Sk1ll3
    Sk1ll3

    Muito bem 🙂

    1. Avatar de Sk1ll3
      Sk1ll3

      Quando me calhar o euromilhoes contrato-os para um filme!

  7. Avatar de dc
    dc

    Já existia um Departamento responsável por este tipo de diligencias!
    E pelo que sei, por conhecimento de causa, até tem bastantes recursos e inspectores qualificados…

    Infelizmente, existem é muitas falhas na Lei que depois dificulta a sua aplicação.

    De que vale ter acesso a uma série de dados informáticos, se depois não podem ser usados em tribunal, ou se as empresas que operam serviços, usados pelos cyber-criminosos, não colaboram com a justiça… Pois!

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      E inscrições? os requisitos são os mesmos que um agente ‘normal’ ??

  8. Avatar de lenr
    lenr

    Peca por tardio. Será que os recursos existentes serão decentes e úteis? Ou será que farão pesquisa dos primórdios da Internet?