Windows 10: Maioria dos utilizadores “ama” o novo sistema

73 Comentários

Lançado há mais de três semanas, o novo Windows 10 tem surpreendido os utilizadores em vários aspectos mas também desiludidos no que se refere à privacidade.

O Windows 10 marca uma “nova era” tanto para os utilizadores como para a própria empresa e nesse sentido há que saber se os utilizadores estão satisfeitos. Os primeiros resultados levam-nos a concluir que a maioria dos utilizadores “ama” o novo sistema operativo.

love


Com base em mais de 7000 opiniões e também em informações publicadas online pelos media, o site brandwatch revela que a maioria dos utilizadores ama o novo sistema operativo da Microsoft. vamos a números…

Como se pode ver pelo gráfico seguinte, dos entrevistados apenas 8% odeiam o Windows 10 sendo que os restantes (92%) amam o novo sistema operativo da Microsoft.

 

windows10_love

O gráfico seguinte mostra os resultados obtidos por dia.

windows-sentiment_story

Relativamente às funcionalidades, a maioria do utilizadores diz gostar bastante da Cortana, do novo browser Edge e também da integração com a Xbox. A suite Office não é muito apreciada pelos utilizadores. De destacar ainda a quarta posição alcançada pelo Menu Iniciar que mostra que os utilizadores, na sua maioria, gostam desta funcionalidade.

windows-features-survey_story

Em resumo…

Na generalidade os utilizadores “amam” o novo Windows 10 e as suas funcionalidades em geral. Os resultados mostram também que a Microsoft deve repensar a interface do novo Office.

E você….ama ou odeia o Windows 10?

Fonte: Brandwatch via: Windows Central

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Nem uma coisa nem outra. Com a quantidade de porcarias a partilhar dados o dia todo, aborrece mesmo. E com 1001 apps que não se consegue remover normalmente, ainda chateia mais. Para remover as porcarias da Xbox e outras apps que não me interessavam perdi umas horas a descobrir como remover aquilo à força.

    1. Avatar de Manuel Monteiro
      Manuel Monteiro

      A onde estão as 1001 APPS que não se conseguem remover?!!!
      Que exagero!…
      As APPS que não se consegue remover já existiam no Windows 8/8.1. Porque só agora a preocupação?

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Algumas delas davam para remover no Windows 8… Eu nunca usei o Windows 8 por isso só agora a preocupação.

    2. Avatar de António Campos Leal
      António Campos Leal

      Acho que o exagero é na utilização de entretém dada ao WIN10. Trabalho e não me queixo. Tudo normal. Apenas o estar à espera de drives da Brother para um digitalizador A3 e que só chegarão em Dezembro. DE resto vai de vento em popa. mas eu sou amador. Deve ser issso.

    3. Avatar de Vitor
      Vitor

      Sei como é dificil usar o botao direito de um rato. Também sofro com esse problema.
      *sarcasmo*

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Verdade. É como o “pisca-pisca” dos carros. Ele esteve sempre lá, mas por comodismo ninguém o usa.

  2. Avatar de Zaark
    Zaark

    Love Windows 10. A questão da privacidade já tem alguns contornos de paranóia. A única coisa que me aborrece é a passagem de informação para “parceiros”, porque de resto não me importo que esteja na MS. Tenho informações bastante mais sensíveis guardadas nos serviços do Estado que são bem mais vulneráveis que os da MS, Apple, Google ou whatever – esses dados sensíveis e “bem” guardados não parecem merecer a atenção que os dados recolhidos pela MS têm. Haja coerência 🙂

    1. Avatar de camones
      camones

      É deveras duvidoso colocar no mesmo patamar o Estado e empresa privadas! Uma coisa é discutir a vulnerabilidade dos sistemas que armazenam essa informação; outra coisa bem distinta é a legitimidade, a utilidade, os meios e os fins a que essa informação se destina! Por muitas críticas que possa fazer ao estado, este não tem pretensões de ‘mercado’ e tem regras bem definidas para a utilidade dessas informações! Já as empresas privadas podem fazer o que bem entendem com essa informação, inclusive controlarem a publicidade que me enfiam pelos olhos dentro! A ausência de controlo e as legítimas críticas sobre a questão da privacidade são reflexo de uma inversão deveras preocupante. Por exemplo: no caso limite de uma qualquer actividade criminal, essas empresas têm potencialmente mais informação incriminatória do que o estado regulador!
      Por último, o estado ainda pode ser controlado criticamente por nós, cidadãos; já as empresas privadas népias. Os cidadãos têm direitos e obrigações para com o estado (o colectivo) incomensuravelmente distintos com os de uma empresa privada! Haja coerência e não misturemos questões distintas!

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Concordo. O meu ponto era acerca da vulnerabilidade dos dados comparado à sensibilidade deles. O meu BI, número de utente e outras dezenas de dados são mais sensíveis do que aquilo que pesquiso no Bing e a sua segurança já tem demonstrado ser terrível. Como disse, enquanto os dados estiverem na MS, não me importo – a política de partilha com terceiros é que sou definitivamente contra (nem fevia haver opção de escolha porque nem devia ser sequer opção). Eu acho útil a recolha de algumas informações – com mais de um ano de uso, o Bing associado à Conta MS tem-me devolvido os resultados que quero cada vez mais de forma aprimorada. Os meus sites favoritos tendem a aparecer no topo. Isso é útil. Publicidade direccionada pela MS não me importo. Publicidade direccionada por terceiros “faz-me espécie”. Repara que concordo contigo, mas analisei a questão de forma mais abrangente colocando todas as questões de uma vez só na balança. 😉

        1. Avatar de camones
          camones

          Concordo e discordo (as concordâncias ficam nas entrelinhas e as discordâncias seguem na argumentação). Começo pela frase final, quando referes que analisaste a questão “de forma mais abrangente”. Entendendo ‘abrangente’ não como um falso consenso mas como algo mais ‘geral’, mais ‘vasto’, não é por centrar a discussão na MS em particular que a questão é mais abrangente! Pelo contrário, a questão fica reduzida a um caso concreto. Já os meus argumentos anteriores são ‘gerais’, independentemente da MS ou outra empresa qualquer. Por uma questão de ‘princípio’, “faz-me espécie” que uma qualquer empresa privada me venda um serviço com formas de controlo mais ou menos veladas e indefinidas! No caso particular que expões, é-me indiferente se ficam só dentro da MS ou se são partilhados com ‘terceiros’ (a MS não é mais ‘santa’ do que outras empresas – aliás, quanto maior for o monopólio mais refinados são os sistemas de controlo).
          Entre muitas razões, destaco uma: neste processo, pura e simplesmente deixamos de ser ‘sujeitos’ (enquanto donos conscientes das nossas acções) e passamos a potenciais ‘objectos’ (entregues a intentos que nos são alheios).
          Se reconheces a utilidade de algumas das funcionalidades que destacas (estando disposto a abdicar de algo), concordarás que outros tenham algumas (ou totais) reservas. Nesse sentido, seria legítimo que todas essas questões fossem ‘opcionais’!
          Simplificando: alguns gostam do ‘big-brother’, outros abominam-no! Seria decente haver escolha.
          Repara que inclusive quando estas questões se referem ao estado (veja-se por exemplo a réplica de todas as derivas securitárias pós-11 de setembro), há sempre polémica e muitas problemáticas sensíveis em discussão (no limite, somos confrontados com a pertinência de ceder algo em troca de uma potencial segurança extra). Neste caso concreto, a obscuridade é total e “faz-me espécie” funcionar como ‘objecto’ à mercê dos intentos destas empresas sob um suposto discurso (ou funcionalidades) que facilitarão o meu dia-a-dia. Ora, não sendo estas empresas altruístas, em última análise a preocupação delas não é o ‘cliente’ (caso fosse, a escolha seria uma opção). 😉

      2. Avatar de ARCDOS
        ARCDOS

        Concordo plenamente com o camones. Tenho tanto pena que o Windows 10 seja tão intrusivo. E logo eu que prezo tanto a minha privacidade. Estou a usar e vou continuar a usar o Windows 10, mas… . Chegamos ao cumulo de ler que mesmo desactivando, este desactivar é uma farsa. É pena esta politica da M$.

      3. Avatar de Vitor
        Vitor

        Estamos a falar da Microsoft ou da Apple? Vulnerabilidades só se for na Apple, na Microsoft de certeza é que não.

  3. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    Não sei, apesar da licença válida e oficial com reserva feita e com as actualizações em dia continuam a dizer que está quase a chegar e até agora nada.

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Faz uma pesquisa por Windows download toll. Vais encontrar uma página da Microsoft com uma pequena aplicação de cerca de 50MB. Essa aplicação faz o download do Windows 10 e faz-te a atualização automaticamente. So tens que inserir a key e os teus dados de contra Microsoft. Não tens que esperar. Já atualizei duas máquinas assim sem qualquer problema. Após atualizares podes correr novamente a aplicação de quiseres fazer uma instalação limpa. Mas lembra-te que em primeiro lugar tens sempre que fazer atualização. Nunca faças instalação limpa à primeira se não ficas sem key e sem Windows!

    2. Avatar de João Faria
      João Faria

      Sim também já atualizei três computadores da mesma forma que o Ricardo, e funcionou perfeitamente. Cada vez que o utilizo está cada vez melhor, descubro novas formas de funcionamento. A Primeira instalação que fiz foi com atualizações automáticas e correu menos bem, após isto, instalo sempre sem atualizações automáticas e funciona perfeitamente.

  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    É impossível não gostar de algo pratico e praticamente perfeito. Claro que o linux ou algo do género é melhor,mas que é que se vai fazer,nós somos pessoas simples que querem coisas simples.

  5. Avatar de g23423
    g23423

    também gosto bastante

  6. Avatar de Mikes
    Mikes

    Gosto muito.
    Não percebo bem os resultados do Office, mas suspeito que as pessoas associem ao trabalho e dizem que não gostam…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Não. Desde a versão 2007 que o office vem a perder produtividade pela interface, mas são opiniões.

  7. Avatar de André Silva
    André Silva

    Sendo eu utilizador e fã do Windows há muito tempo, este Windows 10 para mim está bastante bom. A Microsoft fez e esta a fazer um óptimo trabalho. Ainda há muito para melhorar, mas acredito que este será o “Best Windows Ever”. Estou muito satisfeito.

    1. Avatar de camones
      camones

      Da minha parte, tive o desamor de, após actualização do w8.1 pro para W10, ficar com a pesquisa (windows search) inutilizada – não pesquisa nada e bloqueia o sistema – e o Onedrive ter desaparecido…
      Já percebi que, incompreensivelmente, a solução é a de sempre: fazer instalação limpa! E se não a quiser/poder fazer?
      De resto, os Multiple Destktop não são suficientemente versáteis (em comparação com outros OS) e o Action Centre ainda deixa muito a desejar (nas funcionalidades próprias e como espaço de notificações de outras apps – por exemplo, as notificações do email e do calendário não funcionam correctamente)…

  8. Avatar de Lopes
    Lopes

    Realmente um bom sistema. E espero que daqui a uns meses fique ainda melhor.

  9. Avatar de Raxional
    Raxional

    Pois é, um sistema que está cada vez mais baseado no OSX ….copiar é fácil…inventar é difícil..

    1. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Em vários artigos têm comparado mais com o Mint com interface Cinnamon.

      1. Avatar de cra2sh
        cra2sh

        Microsoft copia OSX, Linus, Apple copia Windows, Linux, Linux copia os 2, qual é o mal?

        1. Avatar de Rui Castro
          Rui Castro

          Nenhum, acho muito bem. É assim que cada um vai melhorando.

    2. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Nada surge do nada. Faz parte do processo criativo teres inspirações externas. É assim que funciona em qualquer área criativa.

  10. Avatar de Benchmark do iPhone. 6
    Benchmark do iPhone. 6

    Do primeiro gráfico do post, diz a fonte: “On launch day alone, Windows 10 ‘lovers’ outnumber ‘haters’ 10:1.” – ou seja, isso foi no dia do lançamento.

    No segundo gráfico vê-se que a proporção entre os que “amam” e os que “odeiam” já é mais equilibrada, com o passar do tempo.

    P.S. Soube-se, por portas travessas, que os que “amam” tinham Windows 8, os que odeiam tinham Windos 7.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      O estudo não foi feito em Portugal. Se fosse era 1:10 😀

  11. Avatar de Antonio barbas
    Antonio barbas

    gosto com excepção da privacidade.

  12. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Pessoalmente… Melhor OS do mercado. Agora que venha a versão mobile.

  13. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    Não o troco por nenhum outro. Boot super rápido, seguro mesmo só com Windows Defender e aquilo que não quero (mesmo que nem ocupe memória ou espaço) retiro com facilidade. Ainda hoje safou-me de email malicioso. Enviou-o directamente para o “trash” ….

  14. Avatar de Alex
    Alex

    Um sistema cada vez mais parecido com Linux, isto só mostra o quão cegas são as pessoas… Isto já é tipo Android em um iphone…

    1. Avatar de Benchmark do iPhone. 6
      Benchmark do iPhone. 6

      😆

    2. Avatar de TIG
      TIG

      Vai mas é dormir que o teu mal é sono…

    3. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Sim é verdade tem lido vários artigos a comentarem que acham parecido com o Linux Mint com interface Cinnamon.

    4. Avatar de Rafael Paredes
      Rafael Paredes

      Parece ser verdade!
      Tem ares de Cinnamon, Unity e Gnome!
      De qualquer forma, parece-me que a MS esteve bem! Não há mal nenhum em copiar! É o ambiente gráfico parece-me bastante polido!

    5. Avatar de Vitor
      Vitor

      Era para rir? Além de quê o Windows estar à mais tempo no mercado do que o Android, a comparação com um sistema operacional móvel é bem ridícula.

  15. Avatar de Miguel l.
    Miguel l.

    amo amo como amo a minha mulher..Ja tentei por o avira na minha mulher mas nao é compativel.Desde que fiz um hard reset à minha mulher ficou com as drives avariadas

  16. Avatar de NP
    NP

    Após a ultima actualização, que foi hoje, as portas USB, deixaram de funcionar, até estava a gostar…

    1. Avatar de João Terra
      João Terra

      típico da MS não testar as atualizações. na época do 7 o problema era idêntico, mas diferente que era, ao desligar uma pen desligava o resto das portas USB

    2. Avatar de Roberto K.M.
      Roberto K.M.

      A maior parte dos problemas, creio eu, é por se fazer a dist-upgrade, actualizar um SO inteiro em cima do outro. Talvez o melhor seja fazer uma instalação limpa, depois de activado. É trabalhoso instalar drivers e tudo o mais um a um, mas haverá menos possibilidade de erros. Somente uma instalação limpa nos dará uma idéia mais correcta se nosso hardware que funcionava tão bem com o W7 ou W8 é compatível com o W10.

  17. Avatar de pentestbox
    pentestbox

    Se as pessoas estão gostando não sei, mas q e cópia de outros sistemas e , parece ambiente KDE de linux, o windows vista/7 já pareciam com KDE 4 esse parece com o 5, e fato q a Microsoft só sabe copiar mesmo, SMP foi assim, e quanto a privacidade quemnisa vai sofrer mesmo pq a Microsoft e a NSA estão de mãos dadas.

  18. Avatar de João Terra
    João Terra

    Eu ainda “amo” o windows 7
    Vou testar o GTAV original no windows 10 só para comparar a performance

    1. Avatar de João Terra
      João Terra

      Alex. Tens toda a razão. A MS hoje em dia não tem ideias nenhumas e então copia dos outros, outro ponto que não gosto do windows 10 é este ser universal, ou seja, permitir app´s de Android e IOS, bem como roubar projectos da concorrencia, como a realidade virtual aumentada e o projeto openSource.

      1. Avatar de Miguel Sousa
        Miguel Sousa

        Tens aí um problema… a Apple foi a primeira a querer obrigar os outros sistemas a permitirem a operação de aplicações do Itunes e da Apple shop (agora integrada dentro dos sistemas da empresa). O Google e a Microsoft recusaram… agora que eles foram por esse caminho, já dizes que é mau?

  19. Avatar de lusofranc
    lusofranc

    A regra, que aprende com escolas de negócios diz:
    “Se é gratuito, você é o produto “….
    (traduction Google)

  20. Avatar de Francisco Gomes
    Francisco Gomes

    A palavra “ama” é forte demais, em meu parecer, para classificar um sistema operativo. O W10, quanto a mim e para o que preciso que ele me ofereça em termos de rapidez, é o melhor de todas as versões Windows saídas até à data. E trabalho com elas desde a versão 1.0.

  21. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Adoro a nova versão. Bastante limp

  22. Avatar de irlm
    irlm

    We want peoooople looves wiindoows com “prenuncia Stella Nadella”

  23. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Adoro a nova versão. Bastante limpa e fácil de utilizar. Só acho que deveria de incluir o office gratuito, mas não podemos ter tudo…

  24. Avatar de int3
    int3

    A quantidade de publicidade que já levaram… mau era se não gostassem. injeção de ****

    1. Avatar de g23423
      g23423

      a publicidade faz com que, se eu nao gostar do SO não o possa mudar?

  25. Avatar de Marco
    Marco

    Já utilizo o Windows 10 em 3 equipamentos à duas semanas, e não tenho a mínima dúvida que este sistema a nível de recursos é muito guloso em relação ao Windows 8.1, fora os problemas graves que tem com as gráficas AMD(A minha R7 m256) é a minha opinião. Ainda tem um longo caminho para nos fazer esquecer o Windows 7 para trabalho e Windows 8.1 para entretimento.

    1. Avatar de Papa Joe
      Papa Joe

      Sistema “guloso” de recursos? Antes pelo contrário e usava o 8.1.

  26. Avatar de Marco
    Marco

    Já utilizo o Windows 10 em 3 equipamentos à duas semanas, e não tenho a mínima dúvida que este sistema a nível de recursos é muito guloso em relação ao Windows 8.1, fora os problemas graves que tem com as gráficas AMD(A minha R7 m256) é a minha opinião. Ainda tem um longo caminho para nos fazer esquecer o Windows 7 para trabalho e Windows 8.1 para entretimento.

    1. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      como assim guloso? não vale de nada queixares-te se não explicas do que falas

    2. Avatar de João Terra
      João Terra

      Eu também tenho o windows 10 no meu AMD A4 3300M e de facto este sistema ainda precisa de muitos reparos a nivel de desempenho. Também noto que estou a ter problemas graves ao instalar o software da minha grafica AMD

      1. Avatar de João Faria
        João Faria

        Se a instalação foi feita com atualizações automáticas ligado, então vai ter alguns problemas. Faça reversão para o antigo sistema e instale de novo, mas com atualizações automáticas desligado. Após esta ação e quando se liga à net, automaticamente a atualização da sua placa de video inicia sem problemas nenhuns etc. Tenho um AMD e aconteceu precisamente o que lhe está a acontecer, por vezes até tinha alguma dificuldade de ligação à Wifi.

  27. Avatar de Uno
    Uno

    Eu Estou do lado do Gosto 🙂

  28. Avatar de MAX
    MAX

    A entrevista foi comprada, so pode…nunca na vida teria essa percentagem de aceitação

    1. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      porquê? porque tu achas? lol

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      Só uma pessoa com uma mente bem fechada para pensar uma coisa dessas.

  29. Avatar de nm3k
    nm3k

    O win10 tem um grande problema para o pessoal que usa pc’s 8 horas por dia: já foi pensado para ecrans TOUCH. Mas ninguém explicou na MS que a malta empresarial usa teclado e rato. Portanto é mais um tiro no pé. Para mim o que mais odeio é não haver feedback dos updates windows, é muito mau este sistema, era bem melhor o do win7. Não é mais rápido que o win8.1 em termos de velocidade e com o mesmo hardware.
    Quanto à privacidade devo informar-vos que já no win8, existe uma cena chamada “telemetria” no sistema operativo, que envia à MS dados sobre a saude do sistema operativo. Não vejo mal nenhum nisso, se essa informação serve para perceber como está a funcionar o OS em vários aspectos. Podem ver do que estou a falar se forem ao painel de controle, “ferramentas administrativas”, e expandam com atenção o “agendador de tarefas” para terem uma clara ideia do que estou a falar.
    Por outro lado, não adoro o win10, mas gosto mais deste menu iniciar do que do win 8…
    Parece que a malta que desenvolve os OS na microsoft manda o sistema cá para fora sem o testar, a sensação foi a mesma com a instalação do 8. E depois de seis meses com vários updates em cima, lá fica um OS como deve ser…

  30. Avatar de dasss
    dasss

    Da maneira como a microsoft muda de ideias, quase que aposto o tomate esquerdo, que chegando ao fim de um ano de windows 10 vão levar com uma anuidade como no office 365… esperem para ver.

  31. Avatar de Martins Campos
    Martins Campos

    Obrigado pela atenção que vos mereceu a minha pergunta sobre fazer cópia e mover a pasta Windows.old para uma das partições (D e E) do outro disco do meu Asus GL551JM-CN212H.
    Contudo a resposta centra-se apenas em eliminar e não é essa a questão. Se mover a pasta posso repô-la se necessário?
    É que feitas as cópias o disco C: (SSL) não para de encher e o sistema também não elimina a Windows.old. Eliminei já grandes programas como o Google Earth, etc, ganho 5-10 GB de espaço, mas passado um pouco esse espaço desaparece e o SSD fica de novo cheio: 119 GB ocupados, 0 livres (de fabrica dizem que tem 128).
    Até parece obra de vírus embora o “Karpersky Total Security” o não indique, ou então tramei qualquer ficheiro de controlo. Para já voltei-me para o velho Vaio, que funciona muito bem, e aguardo mais 15 dias, porque julgo que este windows.old vai dar que falar.

  32. Avatar de Emília Soraia Freitas
    Emília Soraia Freitas

    Muito melhor que o Windows 8.1 e o Seven Starter.
    Tenho um Asus Eee PC com quase 5 anos e uma capacidade de memória curta e o Windows 10 funciona perfeitamente, o PC arranca muito mais rápido que anteriormente inclusive.
    Aprovado!

  33. Avatar de Ric
    Ric

    Mas que grande campanha de marketing ao windows 10. Um dia destes ainda perguntam se queremos fazer amor com ele. É apenas um SO e apenas isso com as suas virtudes e alguns defeitos. O utilizador hoje em dia está muito formatado e basta verem uma mudança virtual de interface para mudarem de SO sem saberem tirar grande proveito disso.

  34. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Eu usava Linux Mint e Win7, embora que o Mint era onde trabalhava etc e tal o win 7 so msm por estar.

    Neste momento so tenho o WIn 10 instalado de raiz e ate ver nem pensei sequer instalar o Linux :S

    5* para este novo Windows 😀

  35. Avatar de Jessica Andrelha Diegues
    Jessica Andrelha Diegues

    Com a aceitação e fama que este Windows está a ter, estou a ver os smartphones Windows a venderem que nem pãezinhos quentes aquando a saída do Windows 10 Mobile.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Há rumores que vão colocar o Start Screen com modo de paisagem, será otimo, é algo dificil de se encontrar num smartphone.
      Vai vender bem.