Jovem de 18 anos descobriu mais duas falhas graves no OS X

103 Comentários

O OSX, sistema operativo da Apple, tem ultimamente andado a sofrer mais do que é normal. Foram várias as falhas descobertas, que deixam vulneráveis os utilizadores e os sistemas onde corre.

Dois novos problemas foram descobertos, desta vez por um jovem Italiano, de 18 anos. O problema está na possível corrupção da memória do OSX, que depois dá acesso completo ao sistema.

mac_1

As duas falhas descobertas por Luca Todesco foram publicadas por este no GitHub e mostram que com alguma facilidade as medidas de segurança do OSX podem ser contornadas.

Os problemas estão na memória deste sistema operativo, que pode ser corrompida, o que leva a que seja possível depois correr código aleatório, o que permite que os atacantes tenham acesso root às maquinas.

Estes dois bugs estão documentados por Luca Todesco, que informou a Apple poucas horas depois de os ter descoberto, preparando a companhia para a sua divulgação.

Do que ele pode apurar, as falhas existem nas versões mais recentes do OSX, desde a 10.9.5 até à 10.10.5.

Os testes feitos o problema parece estar já resolvido na versão 10.11, El Capitan, que a Apple pretende disponibilizar em breve.

mac_2

Para além de ter descoberto a falha, este investigador de segurança nas horas vagas lançou também um patch que resolve os problemas e que pode ser usado por qualquer utilizador.

Caso optem por usar o NULLGuard, que está também disponível no GitHub, tenham em atenção que este não está assinado por um certificado de programador Apple, o que pode causar alguns alertas no OSX.

Tenham também presente que esta não é uma solução oficial e que deve ser usada por conta e risco dos utilizadores.

A Apple até agora ainda não se pronunciou sobre o problema, mas deverá estar já a preparar uma solução, uma vez que não deverá querer os seus utilizadores expostos a problemas de segurança.

Comentários

103

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Kruskal
    Kruskal

    Para que é que as pessoas começaram a usar OSX?! Aquilo “era tão seguro” até então…

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      Porque no Windows não há insegurança, não é?

      Provavelmente usas o PC só para ir ao facebook, e jogar jogos, por isso, para ti, nao vale a pena ires para Mac

    2. Avatar de Mota
      Mota

      Isto são falhas de segurança, qualquer S.O. as tem.

      Que raio tem a ver a bota com a perdigota?

      1. Avatar de FG
        FG

        Sabes como é esta gente, tem necessidade de encontrar razões e dizer a toda a gente porque é que não compraram um Mac, iPhone ou iPad como o colega.

        Até ao dia que se chateiam de inventar desculpas, e compram um, como o colega…

        1. Avatar de Kruskal
          Kruskal

          Compram um com um teclado mecânico da Apple, não é? 😀

      2. Avatar de Kruskal
        Kruskal

        Qualquer um as tem, mas se for pouco usado, não levanta interesse e não se descobrem tantas falhas, mas ao contrário do que muitos pensam, não é que não as tenham.

        1. Avatar de FG
          FG

          Alguém disse que não tem falhas?

          Se tivesse tantas falhas, porque é que é utilizado por Google, Nasa, etc..?

          1. Avatar de Kruskal
            Kruskal

            Porque “qualquer um as tem”. Se alguém disse que não as tem? Faz uma busca rápida nos tópicos daqui sobre o assunto e vais ver a quantidade de ifans a afirmarem isso a pés juntos.

  2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    “Estes dois bugs estão documentados por Luca Todesco, que informou a Apple poucas horas depois de os ter descoberto, preparando a companhia para a sua divulgação.”

    Os hackers, tirando os que vendem as vulnerabilidades que encontram, avisam com antecedência a empresa responsável pelo produto. Não foi assim neste caso – divulgou primeiro e avisou depois.

    O normal, como se vê pelo timeline desta vulnerabilidade grave do Android (permite a uma app maliciosa ultrapassar a proteção da sandbox de outras apps e extrair passwords e outra informação) foi divulgada a 13 de Agosto, mas já estavam ultrapassados os 90 dias dados à Google para a sua correção.

    https://labs.mwrinfosecurity.com/advisories/2015/08/13/sandbox-bypass-through-google-admin-webview/
    http://arstechnica.com/security/2015/08/android-security-on-the-ropes-with-one-two-punch-from-researchers/

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Ficas-te chateado com o rapaz por ter divulgado publicamente a falha poucas horas depois de a ter avisado a Apple?

      Se calhar avisou a Apple e pediu dinheiro para não a divulgar logo… mas, como não deve ter tido a resposta que gostaria, divulgou logo publicamente.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Não é nada que não tenha já acontecido. Que se saiba a Apple nunca pagou.

        1. Avatar de Kruskal
          Kruskal

          Pois, como a Apple trabalha por caridade é espectável que os outros também o façam por si.

          1. Avatar de nmartins
          2. Avatar de FG
            FG

            Sim, faz todo o sentido.

            A Apple tem empregados para estas coisas.

            Se ele quer fazer por conta própria, é com ele.

          3. Avatar de Kruskal
            Kruskal

            Tal como informar em segredo a Apple ou publicamente também é com ele.

    2. Avatar de LG
      LG

      E desde de quando é que a Apple assume as suas vunerabilidades? A Apple é conhecido pelo seu silêncio nestes casos… Simplesmente lança as updates. Falas em 90 dias da Google, mas faz la a tua investigação do tempo médio que um erro de segurança desde a sua descoberta até ao update ao consumidor final demore a chegar. Bom nisso é a Microsoft.

      OS X 10.10 teve 5 updates grandes até hoje, o Windows 10 já teve 3 😛

      1. Avatar de Safrane
        Safrane

        A vulnerabilidade está corrigida no 10.11.

        Já no Android, quando é que a Google corrige o stagefright, certifica-te, mais uns 500 bugs das versões anteriores que 99% das pessoas têm?

        Ou no Windows, em que a maioria das vulnerabilidades, não fazem notícia, são vendidas no mercado negro, que é o que dá lucro para os hackers.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          “A vulnerabilidade está corrigida no 10.11”

          Que ainda não está disponível ao público porque ainda não foi lançado. Ou estás a sugerir que toda a gente deve instalar uma versão beta dum sistema operativo?

      2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Aponta uma vulnerabilidade que a Apple não tenha divulgado.
        Divulga as que encontra quando as corrige – tal como faz a Microsoft.
        A informação que dá é mínima, por razões de segurança – tal como a Microsoft que diz que a vulnerabilidade “permitia a pessoas mal intencionadas” e acrescenta mais três palavras crípticas.
        Quando a vulnerabilidade lhe foi comunicada por terceiros atribui-lhes os créditos.

        Falei nos 90 dias entre a comunicação e a divulgação da vulnerabilidade – porque até é o prazo que a Google faz “panache” em impor aos outros. Depois não cumpre, como no caso que apontei. Falei também porque o hacker rapazote do post quer lá saber de prazos.

        Mas isto de prazos não pode ser – está aqui uma vulnerabilidadezita da caca, para ser explorada é preciso que o utilizador seja muitíssimo mais burro que uma porta e se calhar a ser explorada as consequências são irrelevantes – corrijam-na numa semana. Além de que alterar uma linha de código, em que já ninguém mexe há 20 anos, nem ninguém sabe já ao certo para que serve, pode criar problemas muito mais graves noutro lado. Não pode ser feito à pressa.

        Quanto à rapidez na correção das vulnerabilidades pela Apple, em vez de me dizeres para ir fazer as contas, se o problema existe certamente encontras um link que fale nisso. As actualizações nos SO juntam melhorias de funcionalidades, correção de bugs e, também, correções de vulnerabilidades, mas palpita-me que a sucessão de correções do Windows 10 tenha mais a ver com bugs.

        Em todo o caso, o sistema de correção de vulnerabilidades através da actualização do SO é idêntico no caso da Apple e da Microsoft. A atualização do Android via Google-fabricante-operador é que deixa vulnerabilidades na maior parte dos equipamentos por corrigir, ou são corrigidas em prazos excessivos.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          A Google já alargou o prazo dos 90 dias.
          Toda a gente sabe que isso era só para lixar a Microsoft, mas desde que a Microsoft retribuiu na mesma moeda que a Google passou a piar mais fininho 🙂

    3. Avatar de Kruskal
      Kruskal

      De facto o que ele tinha feito melhor era vender a informação a quem ganhasse dinheiro com custa a mesma, à custa dos utilizadores de OSX e daqui a meia dúzia de anos quando se soubesse a Apple lançaria prontamente uma correcção.

      1. Avatar de Kruskal
        Kruskal

        *com a mesma

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Isso aplica-se a todos os SO’s, não? Android, WP, iOS, Windows, Linux, OSX, etc, etc, etc

        1. Avatar de Kruskal
          Kruskal

          Não, os outros nem sempre lançam as correcções.

    4. Avatar de Vlad
      Vlad

      O tema é sobre o OS X, porquê que metes o Android ao barulho. Porque não mencionar uma falha grave do Windows?

      Depois desde quando é que alguém se encontra obrigado a dar 90 dias ao desenvolvedor para corrigir uma falha, ou de divulgar primeiro ao desenvolvedor uma falha antes de a partilhar, ou até mesmo divulgar a falha? Estás apenas chateado por ter sido descoberta mais uma falha no Mac OS X.

  3. Avatar de jedi
    jedi

    se o problema nao existe no el capitan, tambem ja deveria estar resolvida nas versões anteriores. Mas tambem acho que ainda é precose dizer que este problema não esta num sistema que ainda nem foi lançado oficialmente.

  4. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    S***post is coming.

  5. Avatar de Zaark
    Zaark

    Um jovem com óptimas skills a viver a sua Hormone Age e que as aplicou em detectar erros, avisar quem de direito e prontamente disponibilizar um patch. Podia-lhe ter dado para epifanias cujo motivo seria apontado por muitos como sendo a testosterona em excesso. Ainda há esperança na Humanidade xD

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Divulgou primeiro, avisou depois.

      “Ah, mas disponibilizou o patch”. Tretas, quem é que o vai instalar?
      A vulnerabilidade, tirando a descrição genérica da que foi corrigida no OS X 10.10.5 lançada há poucos dias, não se sabe como pode ser explorada. É preciso a intervenção do utilizador, mas não se sabe como. A vulnerabilidade está corrigida na próxima versão a lançar do OS X, mas não foi corrigida na actualização lançada há poucos dias. Bastante enrolada a história.

      http://www.engadget.com/2015/08/17/tpwn-mac-security-exploit/

      1. Avatar de Kruskal
        Kruskal

        Isso és tu que gostas de enrolar as histórias a teu bel prazer… Devias começar a enrolar outras coisas 😉

        1. Avatar de Mota
          Mota

          Este bench é um poeta! 😀

          Mesmo na lama defende a maçã, isto é amor à camisola

          1. Avatar de Mario Junior
            Mario Junior

            Esse cara só pode ser fake daquele outro que vivia defendendo a Apple por aqui. 😛

      2. Avatar de Marco
        Marco

        e? onde está o patch da apple?

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          http://appleinsider.com/articles/15/08/13/os-x-10105-closes-dyld-vulnerability-fixes-bug-and-performance-issues

          O OSX 10.10.5 corrigiu a vulnerabilidade referida num post do pplware à volta de 5 de Agosto, quando foi publicada.

          As do post são uma derivada do mesmo. Aparentemente são uma forma de explorar o que não foi corrigido com o 10.10.5. O que não se percebe é como é que está corrigido no “El Capitan” que vai sair e não no 10.10.5 que acabou de sair.

          1. Avatar de Marco
            Marco

            afinal ainda n foi corrigido, é uma derivação e tal mas está lá o bug.

  6. Avatar de Marco
    Marco

    Pipoca time. 🙂

  7. Avatar de JJ
    JJ

    Enquanto for malta desta a encontrar estas falhas, a Apple pode ficar descansada… o problema é efectuais falhas que não são reportadas…

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Exemplar mesmo:
      – Divulga o código vulnerável
      – Deepois avisa a Apple
      – Disponibiliza um patch que ninguém vai instalar.

      Malta desta é um exemplo a seguir.

      1. Avatar de JJ
        JJ

        É bem pior aqueles que encontram falhas mas não a divulgam publicamente nem a empresa.

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          E as vendem. A informação divulgada do hack ao Hacking Team mostrou bem como funcionam os “green (cor dos dólares) hackers”.

          Estão divulgados os mails do tipo: “Querem comprar uma vulnerabilidade que permite …”

          Por acaso do hack ao Hacking Team há pouca coisa sobre vulnerabilidades encontrada no OS X e o iOS. A ideia, de alguns, que andam por aí vulnerabilidades terríveis no OS X e no iOS conhecidas só de hackers e de quem lhes paga não se confirmou. Outros SO não podem dizer o mesmo.

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            P.S. Ao Hacking Team só interessava vulnerabilidades que permitissem roubar informação e instalar o seu spyware, não era para instalar vírus e outro tipo de malware.

            Está do lado das “forças da lei”, de regimes democráticos ou ditatoriais, não fazendo distinção entre “green” claro e escuro.

          2. Avatar de JJ
            JJ

            Continuou a dizer é tudo uma questão de oferta vs procura…

            Normalmente gasta-se recursos em situações que tem um maior retorno, não naqueles que a probabilidade de retorno é baixa.

          3. Avatar de Felipe Teixeira
            Felipe Teixeira

            Não vale a pena que ele não entende.

          4. Avatar de Safrane
            Safrane

            A probabilidade de retorno no OS X e iOS é grande.

            Encontras qualquer coisa, públicas, os blogs como este noticiam, e ficas conhecido.

            A partir daí, vendes livros e formação e consultaria.

            Como o exemplo daqui.

            Windows? Ninguém quer saber, não dá nas notícias.

          5. Avatar de JJ
            JJ

            @Safrane… os OS tem menos de 10% do mercado de PCs. O Windows tem mais de 90%.

            Um cybercriminoso, tem mais interesse em tentar roubar a 10% do mercado ou a 90%? Logicamente prefere tentar roubar 1% dos 90% do que 1% dos 10%…

          6. Avatar de Marco
            Marco

            @JJ: depende do valor da informação e de quem paga 😉

  8. Avatar de int3
    int3

    Então é normal. core do sistema é open source. A quantidade de vulnerabilidades encontradas não define se o sistema é seguro.

  9. Avatar de Realista
    Realista

    Estranhei a semana passada não terem sido encontrados problemas de segurança na Apple… esta semana encontram logo duas falhas!

  10. Avatar de Mario
    Mario

    Se gostam do tema vejam o trabalho do português Pedro Vilaça (https://pt.linkedin.com/in/pedrovilaca), provavelmente é a pessoa que mais falhas encontrou.
    http://reverse . put.as (sim é o blogue dele)
    https://github.com/gdbinit.

  11. Avatar de Ibugs
    Ibugs

    mais uma falha. Apple deveria era comecar a patentiar estas falhas! Tanto € para ter um sistema tao mau ou pior q os gratuitos

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      O OS X é gratuito e continua a ser melhor que um simples Windows.
      Começa a pensar antes de comentar: quantos Macs CONHECES que tenha alguma falha de segurança?
      Quantos Windows CONHECES que tenha falhas de segurança? Todos… Exato..

      1. Avatar de Felipe Teixeira
        Felipe Teixeira

        Tu escreves isso sem rir?

      2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Tu não és o Kruskal a fazer de utilizador de OS X estúpido? Depois queixas-te que te censuram os comentários.

        1. Avatar de Mota
          Mota

          isso é moral a falar bench? 😉
          A ti tbm te censuram nos comments. Da mesma forma que tu ignoras quem não é ifan, ele ignora quem o é. É legitimo.

          Por acaso não gostei do ibug dizer que o IOS é mau. Epah eu não uso mas sei que há coisas boas e boas como tudo na vida.

        2. Avatar de Kruskal
          Kruskal

          Não é preciso inventar utilizadores de OSX estúpidos, eles abundam.

      3. Avatar de Carlos
        Carlos

        Eh, dá-se o caso de eu não conhecer pessoalmente ninguém que tenha um Mac, por isso a resposta literal à tua questão é… zero.

        Agora, a ser verdade que as duas falhas que o moço do artigo descobriu afetam todas as versões do OS X do 10.9.5 ao 10.10.5, então praticamente todos os Macs do mundo têm pelo menos essas duas.

      4. Avatar de Alex
        Alex

        sim claro é gratuito na compra de um Mac. E estes até costumam ser de valor bem reduzido.

        É isto e as operadoras que oferecem chamadas gratuitas e ilimitadas so por 20euros/mes

      5. Avatar de piri_vm
        piri_vm

        OSx gratuito?

  12. Avatar de RuiMoreira
    RuiMoreira

    Parece que toda a gente se esquece destes …

    https://technet.microsoft.com/en-us/library/security/dn903782.aspx

    Parece que e so a apple que tem vulnerabilidades !!!

    1. Avatar de Kruskal
      Kruskal

      As vulnerabilidades dos outros aligeiram as da Apple?
      De facto se não fosses tu ninguém sabia que os outros também tem vulnerabilidades, nem costuma haver aqui artigos sobre isso 😀

      1. Avatar de RuiMoreira
        RuiMoreira

        Se fores a parte do windows ninguem diria isso …

      2. Avatar de RuiMoreira
        RuiMoreira

        Alias clicas no menu “apple” e estao ca as vunls todas … clicas no “windows” e pelo menos nas 3 paginas iniciais nem pio acerca de vulnerabilidades …. E o que eu digo aparentemente as vulnerabilidades sao todas no MacOS ou no Linux …. azar do catano

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          És tão idiota para saber que no menu “apple” é só ações tipo: “About this Mac”, “System Preferences”, “App Store”, “Recent Elements”, “Pause”, “Restart…”, “Shutdown…” e “close session”? Meu deus, é só um menu… Mas prontos, quando a cabeça não dá para mais………

          1. Avatar de Rui Moreira
            Rui Moreira

            Pois so nao percebeste que eu estava a falar no menu do site pplware … e nao no menu do OSX … Idiota es tu …

      3. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Por acaso Rui Moreira não é outro dos teus nicks?

        1. Avatar de Rui Moreira
      4. Avatar de Safrane
        Safrane

        Não, mas quando sai uma vulnerabilidade para OS X, é logo notícia no pplware e em todo lado, vêm pessoas como tu logo mandar bocas.

        Arranja lá melhor.

        Um SO que saiu há dias, já foram descobertas umas 300 vulnerabilidades que dão root.

        Isto, são as que se sabem, e que a Microsoft já corrigiu. Quantas haverão que nem estão corrigidas, nem a Microsoft sabe…

        Arranja melhor que o OS X? Então!

        1. Avatar de Kruskal
          Kruskal

          Fala o lingua de trapo que anda sempre a mandar farpas nos outros artigos…
          Se as vulnerabilidades dos outros te aliviam a azia, óptimo, gastas menos na farmácia.

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Essas listas têm que ser lidas com bastante cuidado:

      – Se software de terceiros, seja o Flash da Adobe, pode ser instalado num SO (Windows, OS X, …), mesmo que não venha instalado de origem no SO – se tiver uma vulnerabilidade conta também como vulnerabilidade do SO. O Windows e o OS X estão cheios, nessas listas, de vulnerabilidades em produtos da Adobe, sobretudo o Flash;
      – Muitas vezes as vulnerabilidades só são reportadas quando só são corrigidas;
      – Há quem reporte todas as vulnerabilidades, ao menos as que são corrigidas, como é o caso da Microsoft e da Apple. Outros nem por isso, como é o caso da Google relativamente ao Android;
      – Essas listas não fazem distinção quanto à gravidade da vulnerabilidade
      – Não distinguem entre vulnerabilidades corrigidas e não corrigidas e, nas corrigidas, há quanto tempo a vulnerabilidade existia e o tempo decorrido entre a sua deteção e correção.

      Não vale a pena ficar muito impressionado com essas listas. Com frequência há quem lá vá e conte todas as vulnerabilidades e depois diz – o OSX é o mais inseguro no período porque tem mais vulnerabilidades reportadas (a maior parte no Flash da Adobe, que não vem de origem no OS X).

      1. Avatar de Rui Moreira
        Rui Moreira

        Eu so disse que achei giro o destaque que tem sido dado as vulnerabilidades da apple, e que aparentemente o windows ja nao tem vulnerabilidades visto que aqui ninguem parece falar nelas … e uma questao de justica . Eu sei perfeitamente que todos os OSs tem falhas , e que cabe aos fabricantes/comunidades resolver e mitigar , agora acho que se deve dar o mesmo destaque a todas , na lista que eu coloquei no meu comentario havia muitas reportadas com “privilege escalation” e “remote code execution” que sao tao graves como as que sao reportadas para o OS X no entanto , nem se ouve falar delas aqui . E so artigos a demonstrar como e maravilhoso o Windows!!!

        1. Avatar de Felipe Teixeira
          Felipe Teixeira

          E preciso ter muita lata pra escrever isto, ou então só conheceste o pplware hoje.

          1. Avatar de Rui Moreira
            Rui Moreira

            Tas enganado … escrevi aquilo que vi e só espreitares a secções …

      2. Avatar de JJ
        JJ

        Portanto… muitas das vulnerabilidades reportadas no Windows vem de software de terceiro (ex. Flash) e portanto isso não conta com uma vulnerabilidade do SO.

        Vou guardar este teu comentário…

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Por acaso. Essa tem graça, quando a Apple eliminou o flash do iOS foi um “Aqui d’El Rei que estão a atentar contra a liberdade do utilizador”.

          Steve Jobs disse do flash (e da Adobe) o que Maomé não dsse do toucinho. Não vem com o OS X, é software inteiramente suportado pela Adobe. O utilizador instala se quiser, desaconselhado pela Apple (e não só).

          E faz sentido que uma vulnerabilidade no flash, em que a Apple não tem responsabilidade nenhuma, seja contada nas listas das vulnerabilidades do OS X como vulnerabilidade encontrada no OS X?

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            … ou nas vulnerabilidades do Windows (a situação é igual à do OS X neste caso).

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            tem calma rapaz, acontece aos melhores… não precisas de defender tudo e todos.

          3. Avatar de Kruskal
            Kruskal

            Se estás a falar do benchmark, não defende tudo e todos, só mesmo os do pomar.

          4. Avatar de Kowalski
          5. Avatar de JJ
            JJ

            Eu nunca gostei do Flash… para sites!!! Por isso eliminar o Flash, não achei nada de mal.

            E concordo que uma vulnerabilidade de um programa terceiro, não seja contabilizada-do como sendo do SO. Apenas fiz essa nota, visto que uma boa parte das vulnerabilidades que afectam o Windows tem origem em programas de terceiros.

      3. Avatar de Marco
        Marco

        por essas e por outras o flash foi passear em todas as maquinas ca do burgo (diferentes SO’s), o Java só está em máquinas em que é mesmo necessário.

      4. Avatar de Carlos
        Carlos

        Esqueceste-te do JRE da Oracle. Aquilo tem mais buracos que um queijo suiço.

        E Que nós por cá ainda precisamos instalar por causa daquela coisa horrível do IRS…

        Felizmente que pode-se mandar à vida logo a seguir.

  13. Avatar de FeMeireles
    FeMeireles

    Seguindo a lógica de alguns comentários, o meu SO tem falhas e vulnerabilidades, mas o teu tem mais, por isso fico descansado.

    Metam uma coisa nessas cabeças :
    FALHAS E VULNERABILIDADES TODOS TÊM!
    Não há nenhum SO 100% seguro. Falha humana existe e há-de continuar a existir sempre.

    Nao e por andarem a acusar os outros SO (non Apple) que os buracos do OS X, Android, WP/10 and so on deixam de existir…

    Ate parece que fazem parte do payroll dessas empresas para as defenderem (leia-se ‘Acusarem’ as outras) com tanto empenho e afinco.

    Carpe Diem

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      +1 Carpe Diem indeed!

    2. Avatar de Mota
      Mota

      +2

      Comment de leitura obrigatória

    3. Avatar de Mark
      Mark

      E sentem-se mais Homens por isso mesmo.
      Isto é como o futebol ou religiao, escolhe-se 1 dos lados e prontos sentem-se mais machos.

    4. Avatar de nmartins
      nmartins

      Eleito o comentario mais lucido deste artigo.
      +3

  14. Avatar de lima
    lima

    “these are not the Apple fails you’re looking for”
    De facto, os buracos no OSX são bem mais do que são publicamente anunciados. Por esta razão é que só “White Hats” os comunicam.
    Quanto à tentativa frustrada do nosso amigo Benchmark de tentar deviar a atenção para outros assuntos….. Good luck, já não há tantos doentes no mundo 😉

  15. Avatar de Miguel
    Miguel

    É pá, vocês do pplware são mesmo marroes! Não gostam que as pessoas comentem verdades e não aceitam que se publiquem os comentários.. Pior, como eu sou mais marrao que vocês, volto a responder a mesma coisa mas vocês foram eliminar o comentário que eu estava a responder.

    Já ouviram falar em liberdade de expressão?

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Miguel, tens razão no que toca à liberdade de expressão.

      Mas comentários de fanboys, SEJAM LÁ DE QUEM FOREM, deveriam ser revogados. Não há necessidade de ver discussões aqui só pq as pessoas não pensam fora da caixa.

      Eu acho por bem os moderadores controlarem estes comments.

      1. Avatar de Vítor M.

        Miguel, volto a dizer-te, se continuares a colocar comentários com insultos, por mais marrão que sejas, não és mais que eu 😉 fica a dica!

    2. Avatar de Vítor M.

      Fazes bem ser marrão Miguel, convinha também juntar educação e ter comentários que não sejam apenas “trolanço”.

      Se ao marrão juntares isso… top, é disso que precisamos, malta assertiva e que traga partilha de conhecimento.

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      “Já ouviram falar em liberdade de expressão?”

      Sim, mas o que tem a liberdade de expressão a ver com um site que não é teu?

      Tirando os operadores/donos do site, mais ninguém aqui pode ter nenhuma expetativa de liberdade de expressão.

      Se queres comentar livremente tudo que te apetecer, cria um blog teu. Lá és livre de dizeres, ou não, o que bem entenderes.

  16. Avatar de Kowalski
    Kowalski

    O Pedro Simões já adiantou que vai trocar todos os computadores Apple do Pplware por Arch Linux em modo texto. Segundo ele, é melhor prevenir que remediar! 😛 😀

    1. Avatar de Vítor M.

      Também não são muitos. O trabalho de substituir consome apenas poucos minutos, basicamente só há dois users OS X, dois Linux e sete Windows.

      1. Avatar de Kowalski
        Kowalski

        Então é rápido mesmo. 😀 😉

        1. Avatar de Vítor M.

          Muito mesmo! Contudo, os nossos estão seguros, sem buracos, actualizados, com versões beta, outros com versões estáveis e outros ainda com vários sistemas operativos. 🙂

  17. Avatar de Marcos C.
    Marcos C.

    “Os testes feitos o problema parece estar já resolvido”……sugiro alteração do texto.

  18. Avatar de Momade
    Momade

    melhor corrigir isso imediatamente

  19. Avatar de g23423
    g23423

    uma terça feira normal 😀

  20. Avatar de Kowalski
    Kowalski

    Estava pensando numa coisa. A imensa maioria dos utilizadores de sistemas da Apple é composta por pessoas com alto poder aquisitivo e empresas ricas. Assim, um ataque bem-sucedido poderia, guardadas as devidas proporções, causar enorme prejuízo financeiro a esses utilizadores.

    Desse modo, é necessário que a Apple tome uma postura mais franca e transparente com seus clientes no que tange à segurança dos sistemas desenvolvidos pela empresa.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Conversa da treta. trocando por miúdos:
      – iPhones são para ricos – há smartphones Android na mesma gama de preços. Não vendem tanto mas vendem bastante
      – Os Mac são caros – há PCs mais caros que grande parte dos Mac
      – Só os utilizadores Mac é que podem ter enormes prejuízos financeiros em caso de ataque. Nem vale a pena comentar – a não ser para dizer que que não estão sujeitos a ataques por vírus.
      – “A Apple devia ter uma postura mais franca e transparente com os seus clientes no que tange a segurança” – tem tangido de forma pior do que a Microsoft e a Google?

      P.S. Não é por um smartphone custar €100 que não deve oferecer a máxima segurança ao utilizador. Se não conseguem garantir a segurança não os ponham à venda. No Android a Google-fabricantes-operadores devia ser considerado crime não garantirem que as actualizações de segurança chegam aos utilizadores.