Carro da Apple existe e estará já a entrar na fase de testes

29 Comentários

A Apple está mesmo a construir um carro! Já poucos duvidam desta ideia e tudo o que tem sido escrito mostra que esta frase é verdadeira.

Depois de muita especulação sobre o tema, surgem agora informações que dão conta que o carro da Apple poderá estar muito mais adiantado do que se pensa, com os primeiros testes a poderem começar em breve.

apple_car_1

Desde o início do ano que se fala que a Apple estará a trabalhar num projecto secreto, de nome Titan,  que terá como objectivo final a criação de um carro que a marca irá comercializar, provavelmente eléctrico e com todas as tecnologias que a Apple tem já no mercado.

A mais recente informação, relatada pelo jornal The Guardian, dá conta de que provavelmente este projecto esteja muito mais adiantado do que se pensa. Existe interesse da Apple em usar uma pista de testes para algo que não foi especificado, mas que deixa pouco à imaginação.

O jornal teve acesso a informações que dão conta do interesse da Apple em ter acesso a uma velha base naval, onde existem vários quilómetros de estradas, que simulam vários cenários.

GoMentum Station é usada por diversas marcas para realizar testes aos seus automóveis, autónomos ou conduzidos, em cenários controlados e com um grande grau de secretismo. Marcas como a Honda, a Acura e a Mercedes-Benz já ali realizaram testes com os seus veículos autónomos.

Os contactos entre a Apple e a Contra Costa Transportation Authority, detentora da GoMentum Station, iniciaram-se em Maio e a empresa queria saber informações sobre datas e outros pormenores para uma possível utilização. Algo que preocupa a Apple é a presença de terceiros no local.

apple_car_2

Quando confrontada com esta informação, e na procura de obter uma confirmação, a Contra Costa Transportation Authority indicou que tem um contrato com a Apple que impede a divulgação de informação e que apenas podem informar que existiram esses contactos e que a Apple está interessada em usar a GoMentum Station.

Apesar de não haver uma confirmação clara por parta da empresa de que está a produzir um carro, todas as evidências apontam para esta realidade. Falou-se já em parcerias com a  BMW, contratação de especialistas em controlo de qualidade e até em trazer para a empresas equipas da Tesla, especializadas em baterias e carros eléctricos.

Caso se confirme que a Apple vai usar esta pista de testes, isto pode revelar que o projecto Titan está muito adiantado e que os primeiros protótipos vão em breve começar os seus testes. Ainda faltará muito para chegar ao mercado, mas é um indício de que, ao contrário do que se pensava, a Apple tem o seu projecto em curso e a um ritmo superior ao esperado.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de NewJ
    NewJ

    Carros Americanos, coitados..

    1. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      Não sabes o que dizes.

    2. Avatar de Safrane
      Safrane

      Há algum carro 100% eléctrico melhor que o Tesla?

  2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    De facto vem a calhar para a Apple que quer tudo super-secreto. Fica perto de Sillicon Valley, tem 30 km de estradas, numa área de 850 hectares, com acesso controlado por militares: Estão a fazer lá testes a Mercedes-Benz e a Honda, também nos automóveis autónomos.

    P.S: O The Guardian é um jornal de referência, não é um pasquim, por isso deve ser certo.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Vídeo do sítio dos testes (GoMentum Station). O carro é um Honda.
      https://youtu.be/61mBXBrI1oY

    2. Avatar de LG
      LG

      Então já não é “super-secreto”

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        As marcas não fazem testes conjuntos. Quando (e se) a Apple fizer ensaios o pessoal das outras marcas não está lá, além de que há 30 km de estradas, podem dividir. O controlo de acessos é feito por militares – a Tesla até se queixou que não deixam entrar o seu pessoal nascidos fora dos EUA, e por isso passou os testes para lá.

        As grandes marcas de automóveis estão-se a aproximar de “Silicon Valley” – leia-se, a desenvolver parcerias com as “tecnológicas” lá instaladas.

        Agora, há duas culturas – uma, que não se importa de mostrar o que está afazer e até acha que é boa publicidade, mesmo que não dê em nada e, no outro extremo, a Apple que quer segredo absoluto, mesmo que seja impossível.

        GoMentum Station é considerado o local de ensaios mais seguro da indústria automóvel (e faz-se pagar bem para manter as coisas assim) – vem a calhar para a Apple.

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          … Uma correção: a Tesla diz que não deixam entrar o seu pessoal nascido fora dos EUA (na prática é uma base militar) e por isso – não – passou para lá os seus testes.

          http://www.theguardian.com/technology/2015/aug/14/apple-self-driving-car-project-titan-sooner-than-expected

  3. Avatar de David.pt
    David.pt

    Vai ser Fiat

  4. Avatar de millers
    millers

    agora vão dizer que um ferrari já não presta. o melhor éda apple. lol

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      Não, pode-se dizer que a Ferrari e Apple são família…

      O primeiro carro a sair com CarPlay foi o Ferrari FF, achas porquê?

      1. Avatar de Kruskal
        Kruskal

        “São família” 😀

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Apple : “Inventamos a roda”!

  5. Avatar de Kruskal
    Kruskal

    Estou curioso em ver uma maçã com road

    1. Avatar de Kruskal
      Kruskal

      Estou curioso em ver uma maçã com rodas…
      Vai ser um passo de gigante para a Apple… Para a frente, ou para trás…

  6. Avatar de Pll
    Pll

    Estou curioso por ver a quantidade absurda de vulnerabilidades que o carro tem a nível de software e depois vê se carros a parar do nada no meio da estrada e o condutor a ser roubado.

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      Isso era exactamente o caso do carro Android

      1. Avatar de Felipe Teixeira
        Felipe Teixeira

        Por acaso o carro da google tem sido um sucesso, e passado nos testes com distinção. Até já anda em cidades americanas.
        Mas pronto como gostas de parecer engraçado, percebe se esse comentário sem nexo.

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Certo, porque a Apple não tem bugs e vulnerabilidades mas sim funcionalidades não documentadas nas API’s (como a que permitia fazer chamadas sem consentimento e nem sequer dar aviso algum)…

  7. Avatar de Felipe Teixeira
    Felipe Teixeira

    Este tipo de carros é o futuro, diria que dentro de 20 anos vao ser banais.

  8. Avatar de redefoca
    redefoca

    Se os carros forem como os mac’s : o capô vai estar celado, o motor e a parte eletrica vão estar soldados. A autonomia é dita em estimativa nunca anunciando as caracteristicas especificas da autonomia do veiculo. Além disso vão inventar nomes pimpins para tudo: o volante vai se chamar Ivolante, os bancos vão ser Isenta, até o esqueiro vai ser iesqueiro… no fundo vai ser um carro para pessoal Iposso.

    Isto para não dizer que eles vão controlar tudo: os peidos que o pessoal dá no banco, a temperatura da bufa, etc… e não me admira que instalem coisas para impedir que o carro ande caso seja alguém fora da apple a querer repara-lo.

    Um maquinão portanto.

  9. Avatar de António
    António

    A Apple vai permitir que se coloque a matrícula no carro, não vai estragar a estética!?

    1. Avatar de Kruskal
      Kruskal

      Vai ser obrigatória a colocação de iMatriculas por cerca de 200 euros (x2), mas são melhores que as outras porque são retroiluminadas e ainda têm mais algumas melhorias “revolucionárias”, vai ser a próxima revolução automovel, rivalizando com o Ford.

  10. Avatar de sakura
  11. Avatar de Pedro Araújo
    Pedro Araújo

    Vai ter quatro rodas !!! Apple sempre a inovar…

  12. Avatar de Waffen S.S.
    Waffen S.S.

    Só comentários estúpidos e idiotas. Enfim…

  13. Avatar de gFan
    gFan

    A maoria dos utilizadores apple são mulheres e provavelmente muitos não devem ter idade suficiente para ter carta de condução lolololol

    https://pplware.sitedev.pt/smartphones-tablets/android/iphone-e-preferido-das-mulheres-mas-android-e-para-homens/

  14. Avatar de Paulo veiga
    Paulo veiga

    O tão falado Apple car talvez seja este T.27 http://www.veiculoselectricospt.com/gordon-murray-com-projecto-de-carro-electrico/gordon.
    pai do mclaren f1

  15. Avatar de Joao Pereira
    Joao Pereira

    Um carro da Apple?
    Será ser um Smart com o preço de um Maybach;
    A alavanca das mudanças (se tiver) vai estar no meio do volante (que não será redondo);
    Não vai poder andar em metade das estradas, na outra metade em quase todas vai pagar portagem;

    … pelo menos metade das pessoas que não tiverem um vão roer-se de inveja e querer um (mesmo que nunca o consigam conduzir) e claro que quem tiver vai achar o máximo.