Novo Firefox 40 – O concorrente do Edge no Windows 10?

63 Comentários

Com o Windows 10, a Microsoft lançou também o seu novo browser, o Edge. De acordo com os testes que temos vindo a realizar, este browser surpreende muito pela positiva, especialmente ao nível do desempenho.

Para “combater” o todo poderoso Edge no Windows 10, a Mozilla acaba de lançar o Firefox 40.

ffox40


O Firefox continua a ser um dos browser preferidos dos utilizadores devido à sua performance,  segurança e funcionalidades que oferece. Apesar de não ser o browser mais popular nos dias de hoje, o Firefox continua à procura das glórias de anos passados e nesse sentido tem implementado um conjunto de novas tecnologias.

ffox40_01

Principais novidades

As novidades presentes no novo Firefox 40 são muitas destacando-se:

  • Suporte total para Windows 10
  • Protecção contra downloads de apps maliciosas
  • Nova interface no gestor de add-on
  • Melhorias ao nível do scrolling
  • Melhorias na reprodução de vídeos, apresentação de imagens e outros conteúdos multimédia
  • Melhorias no suporte ao HTML5
  • Melhorias nas ferramentas para programador
  • Sugestão de páginas a consultar com base no histórico

ffox40_02

No site da Mozilla ainda não está disponível esta versão mas podem usar os links abaixo para fazer o download para o sistema operativo respectivo.

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    O firefox e para rir, metade das coisas nem abrem como no chrome..para isso. Usa se o edge que e melhor. A unica desculpa e ser open source mas toda a gente sabe que open source significa falta de qualidade, basta ver quem sao os utilizadores de linux

    1. Avatar de TOTILMAN
      TOTILMAN

      Desculpa rir-me deste teu reply mas não não o consigo ler e fazer força para não me rebolar a rir ao mesmo tempo. 😀
      Uso FF à vários anos e nunca tive problemas. É um browser todo o terreno apenas isso.
      Não tem cá os floreados do “chorame” nem o peso do IE.

    2. Avatar de Rafael
      Rafael

      Open Source significa falta de qualidade?!?

      Dedica-te à pesca

      1. Avatar de David Toffee
        David Toffee

        O sol deve-lhe ter fritado a cabeça toda.. 😀

    3. Avatar de Francisco Gomes
      Francisco Gomes

      Metade das “coisas” não abrem no Firefox? O que é que não abre? Latas de sardinha, de carapau, de atum, de chouriços? Sempre utilizei este navegador e nunca tive problemas com ele… Agora sim, estou a meias com o Edge mas não deixei ainda o Firefox…

    4. Avatar de Edgar Guedes
      Edgar Guedes

      ” …open source significa falta de qualidade, basta ver quem sao os utilizadores de linux” ???
      tem de se criar no pplware o momento de frases Donald Trump … pois são pérolas que devem ficar imortalizadas numa secção.

    5. Avatar de Orlando
      Orlando

      open source significa falta de qualidade? …basta ver quem são os utilizadores de Linux?

      A única coisa que aqui vejo sem qualidade e que me dá vontade de rir é você!!!

    6. Avatar de Henrique
      Henrique

      Rapaz não sei se tu tens bem noção, mas maior parte dos servidores existentes no mundo assim como os super-computadores, funcionam à base de linux. Não sei qual a piada de fazer comentários que só servem para fazer figura de urso.

    7. Avatar de Paulo Trindade
      Paulo Trindade

      Tanto disparate junto em tão poucas linhas.

      Não gostas, não comas. Agora não fales do que não sabes.

    8. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Eu só uso Firefox, o Edge não achei nada de especial, sim até pode ser mais rápido que o Firefox, Chrome, Opera e afins, mas não é nada de especial, tamos a falar em centésimos de segundos, são diferenças quase impercetíveis.
      E como já disseram nuns comentários mais abaixo o adblock faz uma falta desgraçada, em alguns sites é praticamente impossível navegar sem ele.
      Agora hás-de de colocar uma lista daquilo que o Firefox não abre, eu até hoje nunca tive nenhuma dificuldade em abrir ou navegar qualquer página com o Firefox. O mais provável é o problema não estar no browser mas entre o teclado e a cadeira.

    9. Avatar de Zé Montanelas
      Zé Montanelas

      Tanto o Firefox como o Chrome são bastante estáveis e maduros, só não funcionam decentemente se teu PC estiver 1 bloat

      Só tenho preferência pelo Firefox pela barra de menu clássica que na minha opinião é bastante mais eficiente que o botão do lado direito, tanto para aceder ao histórico, como os marcadores e outras opções, é uma pena que o Chrome só inclua a barra de menu no Mac por ser uma característica por defeito e constante do próprio sistema

    10. Avatar de Sk00
      Sk00

      Quanta Ignorância, as maiores empresas do mundo, se não todas, utilizam o Linux em alguma parte de suas operações, principalmente em SERVIDORES, vejo que você não entende nada de Tecnologia. dizer que a Mozilla utiliza desculpas, ninguém no mundo precisa de desculpas, você deve ser esses usuários “modinhas” não se atentam a ler, buscar o conhecimento, a informação.
      antes de realizar qualquer tipo de comentário, tenha total conhecimento do assunto.
      a propósito, esse “O firefox e para rir, metade das coisas nem abrem como no chrome” saiba que metade desse recursos que você tanto gosta foram todos espelhados/baseados no Mozilla Firefox que foi um dos primeiros, se não o primeiro Browser a utilizar o recurso de extensões.

    11. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Metade das coisas não abrem? Comigo funciona lindamente.

    12. Avatar de sousa
      sousa

      já o uso há vários anos, para mim o melhor, tenho o chrome o edge mas o firefox é o meu preferido, é ágil, rápido, simples de usar´tem extensões que só nos facilitam a experiência de navegação na Internet. mas o mais importante para mim é o nível de personalização e de adaptação a cada tipo de utilizador ou utilização da Internet.

  2. Avatar de TOTILMAN
    TOTILMAN

    Thanks for your interest in Firefox 40.0

    We aren’t quite finished qualifying Firefox 40.0 yet. You should check out the latest Beta.

    When we’re all done with Firefox 40.0 it will show up on Firefox.com.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Usa os links abaixo 🙂 Os ficheiros estão lá, só que ainda nao foram disponibilizados publicamente 😀

      1. Avatar de TOTILMAN
        TOTILMAN

        Vou já atualizar :luv:

      2. Avatar de Francisco Gomes
        Francisco Gomes

        O meu 39.0.3 estava em PT, pena este upgrade ser en en-us…

        1. Avatar de TOTILMAN
          TOTILMAN

          Inicialmente pensei tb isso mas antes de atualizar alterei o link de en-US para pt-PT e saquei a versão portuguesa 😉

          https://download-installer.cdn.mozilla.net/pub/firefox/releases/40.0/win32/pt-PT/Firefox%20Setup%2040.0.exe

          1. Avatar de TrasMontano
            TrasMontano

            +1

  3. Avatar de JJ
    JJ

    [OFFTOPIC – ALERTA]

    Andam a ser enviados emails a dar os parabéns pela aquisição do Win10. Segue a informação do mesmo:

    “Congratulations on your purchase Windows
    The invoice for the license windows 10.
    Invoice id: 3818412228
    License number: 863660885362
    License serial number: XXXXXX-XXXXXX-XXXXXX-QVRTA0-L3I8UA
    Details of the attachment.

    THANKS A LOT FOR BEING WITH US.”

    Junto com o email, vem um anexo (ZIP) que certamente terá bichinho…
    Fica aqui o alerta. 😉

  4. Avatar de Chico
    Chico

    Firefox é mais do mesmo.
    Nenhuma novidade.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      é um browser queria o quê? que fizesse francesinhas e tirasse finos?

      1. Avatar de André
        André

        Por acaso não era mau pensado 😀

      2. Avatar de okapi
        okapi

        Finos não digo , mas uns galões ou garotos talvez.

  5. Avatar de Exemplo
    Exemplo

    “Suporte total para Windows 10” ? Pormenores !

    1. Avatar de Pedro Pinto

      With Firefox 40 on Windows 10, which you can download today using the Firefox Beta channel, we’ve matched the tabstrip and toolbar to the native Windows 10 theme. This includes refinements to our standard icon set, as well as much improved HiDPI (>1dppx) support. All of our first-tier icons now have 2× variants that are shipped with the browser, and the remaining icons buried in the depths of the browser should be fixed soon as well.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Obrigado Pedro, se houver quem não entenda inglês foste muito prestável. smh

  6. Avatar de Rapaz de Azul
    Rapaz de Azul

    Ideia é minha ou o novo Firefox 40 era para vir em 64bits também?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Saca o Nightly e tens essa escolha.

  7. Avatar de Someone
    Someone

    Estive a usar o Chrome no W10 e…está deveras lento, com falhas, o flash crasha a todo o tempo…(fiz reinstall e limpei registos e continua exactamente igual).
    Migrei para este FF e posso dizer que esta versão está bem estável para uma beta…
    Se o Chrome não resolver em breve estas afinações do W10…será bem motivo suficiente para migrar para o Edge/FF.

    Cumps

    1. Avatar de Leonardo
      Leonardo

      Só se for consigo, para mim no windows 10 parece até mais rapido. Claro que à casos e casos.

  8. Avatar de Fábio
    Fábio

    Não é um pouco cedo para aplaudir tanto o Edge? Acredito que o concorrente do Firefox é o Chrome, o Edge é uma novidade, daqui alguns meses saberemos se ele realmente é bom ou se só ficou na promessa.

    1. Avatar de João
      João

      Honestamente, pelo pouco uso que lhe dei, que foram cerca de dois dias, não fiquei nada agradado com o Edge. Continuo a preferir firefox ou chrome.

  9. Avatar de Osvander
    Osvander

    Deveria modificar o nome e passaria se chamar FIRENAV hehehehe

  10. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    @Pedro Pinto.
    “Com o Windows 10, a Microsoft lançou também o seu novo browser, o Edge. De acordo com os testes que temos vindo a realizar, este browser surpreende muito pela positiva, especialmente ao nível do desempenho.”
    Boas Pedro. Podias ser mais concreto os meus testes mostram melhorias marginais!!!! Quer o http://www.speed-battle.com quer o peacekeeper.futuremark.com dão-me resultados muito longe do FF e do Chrome. Só no html5test.com melhorou bastantes mas ainda atrás dos demais

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Quando tiver isso, mostro.

  11. Avatar de Rui Carriço

    Sou utilizador Firefox, no tablet uso o Edge, já usava o IE no 8.1. Entre estes dois terei de fazer a escolha, os extras no FF fazem falta, especialmente o Adblock que torna praticamente impossível navegar algumas paginas no Edge, que é mais rápido e fluído. Chrome é para esquecer…lento, come recursos, deixei há muito tempo, cada vez que tento voltar arrependo-me rapidamente.

  12. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Já cá mora. Em PT-PT.

  13. Avatar de Xico
    Xico

    Sempre o usei, nunca me desiludio e nunca precisei de usar outro, portanto equipa que ganha não mexe.

  14. Avatar de Daniel
    Daniel

    Pena do Edge é ainda não ter extensões… para ambiente Windows escolheria o Edge, tudo o resto Firefox.

  15. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Eu muito comparo os browser e até agora o único que tem uma excelente performance com baixo uso de RAM e CPU, compatível com todos os sites que usei até hoje, e muito…MUITO estável é o Firefox.

    Já usei muito tempo o IE, ainda mais o Chrome, testei o Safari (Windows) há um par de anos e testei o Opera. Nenhum tem “tudo”, só mesmo o Firefox. Claro que cada um tem o seu gosto e preferência, mas o Firefox é topo, só falta uma versäo final 64-bit

  16. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    O edge sem os plugins, nomeadamente o adblocker, vale zero…

    1. Avatar de Hugo Santos
      Hugo Santos

      *Adblock

  17. Avatar de Fabricio
    Fabricio

    Firefox é lixo.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Mas eu gosto.

  18. Avatar de Rui
    Rui

    Será desta que deixemos de utilizar o IE por questões de compatibilidade? (exemplo dos sites de descontos, como a CGA, ou fundos comunitários do FSE, e outras plataformas que só funcionam a 100% no já velhinho IE)

  19. Avatar de Kendimen
    Kendimen

    Atualizado, sendo o meu browser predefinido no computador de trabalho 🙂

  20. Avatar de Helio Moreira
    Helio Moreira

    Já é possível efectuar a actualização para o 40 através do “método” normal. 🙂

  21. Avatar de Rui
    Rui

    O Edge é muito bonito e tal mas enquanto não suportar extensões não interessa nada, zero! Pode ser muito rápido naqueles testes que tanto se gabaram mas a performance do WebGl é para rir! Ah, antes que digam microsoft hater, não, não sou. Orgulhosamente no windows 10 com os hosts todos artilhados e definições de privacidade com tudo em off, de resto é um grande S.O.

  22. Avatar de João Terra
    João Terra

    prefiro mil vezes o Firefox do que o edge, alias o nome edge foi copiado das redes móveis e o ícone é algo similar ao do ie. só comprova que a MS não inova em nada e não tem imaginação nenhuma.

  23. Avatar de JCR
    JCR

    Firefox with Australis? No, thanks, Firefox 28 rules!

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Existe uma extensão bastante popular que força o tema antigo. Para além disso não é assim tão difícil habituar ao Australis.
      A primeiro também estranhei, mas pouco tempo depois já preferia Australis ao tema original.

  24. Avatar de Bob
    Bob

    Já saiu a versão final. Bastou abrir o “about”, e foi logo buscar.

    P.S. – Às vezes os trolls animam o dia 🙂 (o primeiro comentário está fenomenal… loooooooool)

  25. Avatar de Sk00
    Sk00

    Usuários do Linux Mint já esta disponível nos repositórios esse upgrade do Mozilla Firefox.
    Linux Mint 17.2 – Cinnamon

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Obrigado pela dica. Eu uso o MATE.

  26. Avatar de Olly
    Olly

    Supostamente o Edge deveria ser simples e rápido, certo? Por estes lados parece o IE, lento como tudo (comparado com o Chrome) e tem a desvantagem de não se lhe poder instalar o adBlock; pena não dar para desinstalar 🙁

  27. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    FF aqui sempre a bombar :d

    Pergunta offtopic: Porque é que o Office 2013 nao instala aquando de raiz, mas se for por update fica a 100%? Da erro bootstrapper

  28. Avatar de AlexX
    AlexX

    Desde a versão 1 que não encontro motivos para trocar por outro. Faz pouco mais de 10 anos. E antes usava a Suite da Mozilla que era mais um Penthouse numa só App. O Firefox podia até ser o mais lento actualmente, mas confio que com o Adblock e Noscript, e todas as configurações optimizadas fica mais seguro que qualquer outro. E com processos simples para o utilizador. Já a App para Android acho uma tragédia mas prontos…

  29. Avatar de Zaark
    Zaark

    Os browsers nas suas novíssimas versões cheias de incríveis novidades batem o Porsche 911. Este carro era um marco daquilo que era lançar modelo novo atrás de modelo novo mas sendo praticamente igual ao anterior, excepto pontualmente. Agora a Prosche tem forte concorrência: Chrome e Firefox. Só Major versions cuja esmagadora maioria das “novidades” são aspirantes a Minor updates.

  30. Avatar de Rafael P.
    Rafael P.

    Coincidência o tamanho do arquivo de download ser 40Mb?