10 jogos antigos e clássicos… que deixaram saudade!

200 Comentários

Sempre me considerei muito ‘gamer’ no sentido em que, há cerca de 17/18 anos, quando tive o meu primeiro PC, jogava sempre muitos dos jogos da altura, tendência que, mesmo actualmente apesar de ter menos tempo devido ao trabalho, ainda tento manter!

Mas, uma vez que sempre fui muito Old School, sou da opinião de que “os jogos de antigamente é que eram” e, desta forma, aqui ficam 10 jogos antigos e clássicos que deixaram saudade…

10 jogos antigos e clássicos que deixaram saudade

Aqui fica a lista do primeiro conjunto de 10 jogos (pois decerto que este artigo terá continuidade com mais uns quantos jogos clássicos que nos causam nostalgia).

Mortal Kombat

Mortal Kombat

O clássico jogo de luta foi um dos primeiros que me lembro de jogar no computador. Tudo era novidade e era uma adrenalina descobrir a forma de activar os ataques especiais e… depois do mítico Finish Him, terminar a luta como deve ser… conseguindo um Fatality!

Tanto a versão I como II foram épicas nos anos 90 e nomes como Johnny Cage, Scorpion, Reptile, Kitana, Kano, Liu Kang e Sub-Zero vão ficar sempre na memória daqueles que jogaram este clássico na sua infância/adolescência e até mesmo já adultez.

Recordem as Fatalities do Mortal Kombat II:

Age of Empires

Age of Empires

Age of Empires ou AOE, é o clássico jogo de estratégia em que o jogador deve construir o seu império romano como sendo o mais forte, apostando na criação de militares, templos e ainda na indústria, entre outros.

The Rise of Rome, o pacote de expansões deste clássico, surgiu em 1998, tornando-se num dos jogos mais jogados em todo o mundo e muito apreciado ainda nos dias de hoje.

Fiquem com o trailer:

Prince of Persia

Prince of Persia

Quando o jogo foi lançado eu tinha apenas 4 anos mas, passados cerca de 7 anos, quando comprámos o primeiro computador lá para casa, habituei-me a ver o meu irmão a jogar este clássico.

Ficava fascinada com os saltos, os guardas mortos, os esqueletos, as armadilhas e, claro está, o final (quando ele conseguia!!).

Recordem este jogo aqui na passagem do 1º nível.

Wolfenstein 3D

wolfenstein

O jogo, que recria a época da II Guerra Mundial, foi também um dos jogos mais famosos dos anos 90. Lançado em 1992, Wolfenstein 3D foi o 3º na saga Wolfenstein e o objectivo era eliminar todas as tropas e obstáculos que lhe surgissem, para conseguir sair ileso do castelo Wolfenstein.

Recordem o jogo:

Lemmings

Lemmings

Lemmings foi um dos meus jogos preferidos de sempre… quem não se lembra dos bonequinhos que caíam em grupos e, para cada um, teríamos que activar determinado acção como escavar, mandar parar, descer por um guarda-chuva, etc., para que conseguissem todos (excepto os que explodiam!) entrar na cave sãos e salvos!

Sinta a nostalgia com este vídeo:

 

GTA 1

GTA1

O primeiríssimo jogo do Grand Theft Auto era cheio de adrenalina e diversão. Quem teve a oportunidade de jogar sabe bem a emoção sentida ao roubar um carro, e depois mudar-lhe a côr para despistar a polícia, atender o telefone, conseguir conduzir um camião, um carro de bombeiros ou até mesmo o comboio… já para não falar do atropelar pessoas, sobretudo os trabalhadores vestidos de cor-de-laranja, o chamado Gouranga!

Vejam se se lembram de algum destes momentos:

Unreal Tournament 99

UT99

Tantas horinhas passei eu a jogar, em rede com o meu irmão, o Unreal Tournament 99. O Unreal Classic, ou UT99, como também é conhecido, é um jogo do género FPS, First Person Shooter, que se caracteriza por ser jogado na perspectiva do jogador, utilizando-se armas e o combate.

Pode ser jogado em vários modos Deathmatch/Team Deathmatch, Domination, Capture the Flag, Assault e Last Man Standing e era sempre uma emoção quando conseguíamos encontrar a arma mais poderosa – o canhão -, fazer algum headshot a algum jogador e vencer o jogo!

Vamos lá recordar o UT99?

 

Jazz Jackrabbit

Jazz Jackrabbit

Alguém se lembra deste jogo? Ao estilo do Sonic, o Jazz Jackrabbit é um clássico do género onde a personagem principal, o coelhinho verde, seguia com a sua arma LFG-2000 para salvar o planeta Carrotus e a Princesa Eva.

Como forma de confirmarmos antiguidade do jogo, verifiquem na imagem um dos objectos que o Jazz teria que apanhar… sim, disquetes!

Vejam um pouco da adrenalina do jogo em vídeo:

Blobby Volley

Blooby Volley

Só de olhar para a imagem sinto-me nostálgica… um jogo super simples mas tão divertido em que se jogava contra o computador ou contra um outro jogador.

São duas gelatinas que jogam voley de praia, sem derreterem e, claro está, ganha quem conseguir mais pontos. Podiamos jogar online e interagir ao longo do jogo!

Rcentemente, para minha felicidade, descobri que o jogo está agora disponível para iOS e Android (divulgarei numa próxima)!

Veja um pouco da 2º edição do Blobby Volley em vídeo:

 

Aladdin

Aladdin

Este deve ter sido, muito provavalmente, um dos primeiros jogos que joguei no computador. Ainda me recordo dos comandos que introduzia, no MS-DOS, para iniciar o jogo do Aladdin.

Lançado em 1994 pela Walt Disney, o jogo de acção tornou-se muito popular devido aos gráficos, jogabilidade, cenários e toda a história envolvente. As cenas eram semelhantes às do filme com o mesmo nome, no qual o jogo foi inspirado.

Conheciam todos estes jogos? Que outros clássicos gostavam de ver recordados?


Leia também

10 jogos antigos e clássicos… que deixaram saudade! – Parte 2

Comentários

200

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de luis lopes
    luis lopes

    pac man
    donky kong
    space invaders

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Bons jogos, tantas horas passei a jogar esses 🙂
      E depois ainda há mais uns quantos:
      Itália 90
      Blues Brothers
      Bumpy
      Golden Axe
      4DS
      Arkanoid
      Sensible Soccer
      Command & Conquer
      The Amazing Spider-man (1990)
      Leisure Suit Larry
      SimCity
      Elifoot
      Micro Machines

      1. Avatar de Valto
        Valto

        Vc n lembra o nome do jogo q era de guerra tipo década de até of empires só q o jogo era estilo elifoot vc conquistava os territórios mais nao via a luta só o resultado de quantos soldados vc matou e quantos perdeu

  2. Avatar de Catarino
    Catarino

    Tetris
    Puzzle Bobble
    Bubble Bobble
    Pac-Man
    Space Invaders
    Pong
    Super Mario
    etc etc 😀

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Boa 😀

      Já vou ter mais artigos para uma próxima vez 😉

      1. Avatar de Catarino
        Catarino

        Alguns da minha lista que ainda jogo no meu ipad (emulador)

        Cadillacs and Dinosaurs
        Snow Bros
        Donkey Kong
        Metal Slug (1-6,X)
        Mortal Combat
        Arkanoid
        Bomberman
        1941: Counter Attack
        Golden Axe
        Blues Brothers
        Alex Kid
        Ninja Gaiden
        Mortal Kombat
        Street Fighter II
        Rampart

        1. Avatar de ZePistolas
          ZePistolas

          como jogas a isso no teu iPad?

          1. Avatar de Joselito
            Joselito

            A app Happy Chick (para Android e IOS) é market de jogos multiplataforma, traz os emuladores e temos a possibilidade de descarregar automaticamente os jogos (roms) da net.
            MAME, GBA, GBC, MD, SFC(SNES), FC(NES), PSP, N64, NDS, PS1 e DC
            Simples e eficaz e melhor de tudo: GRATIS!

            http://www.happychick.hk/en.html

          2. Avatar de Catarino
            Catarino

            Bem depende da versão do ios e se tens Jailbreak ou não.

            Eu como uso o(s) wiimote(s) para jogar uso com jailbreak os emuladores SNES A.D.X + e também o MAME4ios.
            Existem alguns emuladores para dispositivos sem jailbreak mas parece-me que não existe nenhum com suporte para comandos (por isso nunca usei)
            uso o ifile para gerir os ficheiros

        2. Avatar de piri_vm
          piri_vm

          Jogas o mortal kombat com C e com K… Lol

          1. Avatar de Catarino
            Catarino

            O pplware devia mesmo ter possibilidade de editar os coments 😀
            Essa do Mortal Kombat com C, lol devia estar mesmo a dormir 😀

        3. Avatar de mesmos gostos
          mesmos gostos

          exactamente os mesmo jogos que me faziam passar horas em frente à TV

      2. Avatar de Ueshiba
        Ueshiba

        Ainda tenho (e jogo de vez em quando) o Age of Empires.
        Convém lembrar um jogo anterior (bastante mais antigo), do género: World of Warcraft.

        Relativamente ao FPS UT99, houve um jogo bastante mais antigo que deverá ser dos primeiros do género: o Heretic!

        1. Avatar de Ze Pato
          Ze Pato

          talvez te quisesses referir apenas ao Warcraft (os 2 primeiros são mais ou menos da mm altura do AOE) e não ao World of Warcraft, não sei bem a mesma coisa… 🙂

      3. Avatar de Carpet Mancha
        Carpet Mancha

        Blobby Volley? É o unico que nunca joguei, nunca tinha ouvido falar de tal coisa 😀 ontem estive a jogar blood brothers e senti o pretendido no artigo 🙂

        1. Avatar de PMS
          PMS

          Blobby Volleyball não é assim tão antigo como os outros acho eu… Mas tem uma versão deste jogo nas lojas do linux (igualzinho ao das fotos) e existe ainda uma adaptação no Android que permite jogar por bluetooth e wi-fi com amigos! muito viciante! 🙂

      4. Avatar de João
      5. Avatar de nitrofurano
        nitrofurano

        e que tal os homebrews recentes desenvolvidos para hardware vintage, como os jogos dos Mojón Twins ou dos Retroworks? são excelentes estes! 🙂

  3. Avatar de Beavis
    Beavis

    Arkanoid, Super Mário, Space Invaders

  4. Avatar de redefoca
    redefoca

    Falta aqui o inagualável SUPER MÁRIO e muitossss mesmo. Mas o super mário é para mim o número 1. No nosso tempo não tinhamos acesso aquase nada. Nessa altura não havia internet como hoje, nem telemóveis, nem nada que nos ajude a crescer intelectualmente. Só descobri o gosto pelos livros em 2010 :S E, eu lembro-me quando criança que não havia inclusive acesso aos livros como hoje. No meu tempo havia só os livros das bibliotecas das escolas e não me recordo de haver programas de insentivo á leitura.

    As bibliotecas municipais só ficaram mais conhecidas lá para 2002… Se formos ver não é assim á tanto tempo que somos mais felizes e mais próximos. Falo por mim que vivi a a minha infância e parte de adolegencia numa aldeia.

    Joguei alguns desses jogos com moderação. Lembro-me que eram disquetes. O meu pai comprava-as na feira. A familia juntava-se em volta da tv daquelas pequenas e era uma festa… Hoje as pessoas estão mais invidualistas. Já não se juntam tanto porque cada uma tem um pc, telemóvel e por vezes tv plasma no quarto. Por um lado é bom, por outro perigoso.

    É bom recordar mas também é bom pensarmos no caminho que estamos a seguir e se é aquele que nos faz realmente feliz.

    1. Avatar de luis lopes
      luis lopes

      a familia eram pessoas fisicas., virtual era a sala de jogos, quando havia moedas.
      agora básicamente vivemos num mundo virtual UNIfamiliar, em que a familia, é renegada
      para segundo plano.

    2. Avatar de Tim
      Tim

      O Super Mario não é só para ti, mas é de facto, considerado pelo mundo inteiro “O Clássico”, claro que vejo alguns jogos da MegaDrive, e estranho é não incluir o clássico que se seguiu ao Super Mario que é o Sonic.
      Nesta lista faltam por esta ordem:
      TETRIS
      Super Mario
      Space Invaders
      Zelda
      Sonic

      1. Avatar de piri_vm
        piri_vm

        Pelo que deu entender a Marisa só falou de jogos de PC, por isso não falou de jogos de consolas caso do Mário e Sonic no início dos anos 90.
        Eu do PC tenho saudades de Death rally, tomb raider, resident evil, mortal kombat, arkanoid…

    3. Avatar de Marisa Pinto

      eheh sairá decerto na próxima edição!

      É tão bom recordar :))

  5. Avatar de Marco Costa
    Marco Costa

    As horas que passei a jogar Scorch, faz com que mereça uma referência da minha parte.

  6. Avatar de Kruskal
    Kruskal

    Isto deu-me vontade de voltar a jogar alguns destes

  7. Avatar de caio
    caio

    3d pinball space cadet sem dúvida um clássico do Windows deixou saudades

    1. Avatar de caio
      caio

      *que deixou saudades

    1. Avatar de Luís Silva
      Luís Silva

      Gostei da ideia e do vídeo!

    2. Avatar de Joel Henriques
      Joel Henriques

      joguei muito isso hehehe

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Esse foi o meu primeiro jogo de computador (Spectrum), partilhado entre 5 ou 6 amigos… hehehe… Só aos domingos…
      Colocar a cassete e esperar que a rodinha do som do leitor não tivesse sido mexida…
      Quando conseguíamos pôr aquilo a funcionar, era uma festa…

  8. Avatar de PP
    PP

    Bulls vs Lakers
    California Games
    Duke Nukem 3D
    Doom
    Descent
    Sensible Soccer

    1. Avatar de Paulo Silva

      Sensible Soccer … brutal!
      🙂

      1. Avatar de PMS
        PMS

        +1
        e +1 também no California Games 🙂

      2. Avatar de Mike
        Mike

        Sensible soccer(todos na versão Amiga)
        Shadow of the beast novamente Amiga
        Super frog
        Indiana Jones and The fate of Atlantis
        … e nao acabava hoje …

        1. Avatar de Tiago Oliveira
          Tiago Oliveira

          andei ainda à pouco tempo a jogar.existe uma versão que roda bem no windows 8 .já tinha umas saudades!!!!

    2. Avatar de PP
      PP

      +
      Red Alert 2
      NetStorm (muitas horas de modem gastei eu com este…)

      Não tão antigos mas com muitas horas de dedicação:
      Call of Duty 2
      Battle for Middle Earth
      Lineage 2

      1. Avatar de Carpet Mancha
        Carpet Mancha

        XD epa esses jogos são de facto bons mas não são assim tão retro quanto isso.

  9. Avatar de NewJ
    NewJ

    Lemmings quantas horas.. Esses que vocês sugerem são quase todos mais recentes do que os apresentados no artigo..
    Para mim
    Shinobi
    R-type
    Gemmini wings
    1949 de aviões
    Double dragon
    Adidas football
    Operation Hanói

    1. Avatar de nitrofurano
      nitrofurano

      estou a lembrar agora de histórias que estão por trás de muitos jogos – o primeiro jogo desenvolvido por Hideo Kojima na Konami foi uma continuação do Antarctic Adventure que só foi lançada (só…) para MSX; e quando a Miki Higashino compôs os temas para Gradius e Majou Densetsu (este último também não percebo porquê foi lançado só para MSX também) ela ainda era adolescente e fazia part-time na Konami à tarde, quando saía da escola secundária; e o primeiro monstrinho no meio da primeira fase do Ghosts’n’Goblins era uma caricatura que o ilustrador fez do programador/coordenador do jogo! 😀 – é incrivel como cada jogo (dos bons) tem sempre uma história interessante

  10. Avatar de luis lopes
    luis lopes

    mas caso queiram jogar via pc estes classicos, eu descobri este site sem instalação para win/linux
    http://archive.org/details/softwarelibrary_msdos_games/v2
    (espero não ser contra as regras a dica)

    1. Avatar de luis lopes
      luis lopes

      acho que o artigo vai ter quantos capitulos, mesmo??
      ou melhor mudar para os 100 jogos…

      1. Avatar de Marisa Pinto

        ehehe bem possível 🙂 Fica uma coleção intemporal 🙂

        1. Avatar de luis lopes
          luis lopes

          acho melhor fazer uma votação para os 10 top,…

          1. Avatar de Carpet Mancha
            Carpet Mancha

            10 acho um bocado pouco

  11. Avatar de PMS
    PMS

    Incrível.. dos melhores artigos de sempre! 🙂
    Joguei 100% dos jogos desta lista, sendo que alguns são dos meus preferidos ainda agora, como por exemplo, o Lemmings. Teria dado preferência ao Doom 2 em relação ao Wolfenstein…. Em relação ao Mortal Kombat o 2 é o meu preferido também e o Jazz Jackrabbit é aquela base…

    Para este artigo ser perfeito faltou só mencionar o Settlers 1 (conhecido por SerfCity). Um dos melhores ou melhor jogo de estratégia já feito!

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Boa 🙂 Ficará para a próxima edição eheh

  12. Avatar de Felipe Teixeira
    Felipe Teixeira

    Bons momentos passei com a minha NES. Ainda me lembro de os níveis serem guardados por um código, e eu ter que pedir à minha mãe para os escrever num papel, para mais tarde os voltar a por na consola. Bons velhos tempos.

  13. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Agora os putos só jogam jogos freemium banais e estupidificantes para telemóvel e tablet

    Jogos parvos e básicos que basta carregar mais ou menos no meio do ecrã pra fazer a coisa
    Passado uns minutos já estão a sacar um e mais outro a seguir
    E depois pedem para comprar mais jogo que custa 6€ na Apple Store, só porque parece muita giro

  14. Avatar de Joel Henriques
    Joel Henriques

    Prehistorik
    LHX
    Titus The Fox
    entre muitos outros os quais joguei num 3.86 com 20 megas de disco rigido à velhos tempos hehehe

    1. Avatar de Paulo Silva

      Pre-Historik e Titus The Fox … dois jogos que quase nem me lembrava …

      Muito bons, sem dúvida … isto sim, é recordar!

      🙂

  15. Avatar de Ivo Cardoso
    Ivo Cardoso

    Simpson – Bart house 1991
    SkyRoads
    Bumpy’s Arcade Fantasy
    Grand Prix Circuits

  16. Avatar de demon
    1. Avatar de Zé Montanelas
      Zé Montanelas

      Lembro-me de jogar na Sega Saturn e também naquelas arcade machines da Sega
      Velhos tempos 😀

  17. Avatar de Joel Henriques
    Joel Henriques

    Wings of Fury
    um de cartas que nao me lembro o nome
    um que era um carro de policia corrida bem ficholas
    alguns ainda foram testados com sucesso em windows 7

    1. Avatar de Paulo Silva

      Wings of Futy … brutal …
      (a parte de aterrar nos porta-aviões é que era marada)

      De cartas … Hoyle Card Games?? Strip Poker??

      1. Avatar de PMS
        PMS

        eu ia responder precisamente em relação a aterrar… eu joguei bastante daquilo mas enervava-me bastante porque espetava-me sempre a aterrar.. depois de fazer uma boa jogada e voltar para abastecer, enterrava-me xD

      2. Avatar de Joel Henriques
        Joel Henriques

        hoyle salvo erro nada de stripes a malta na altura nem sabia o que isso era (4 ou 5 anos)
        aterrar na altura avia um truque qualquer que era chapa 5 lol agora nao sei lol

  18. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Faltam-me pelo menos o Doom, o Dune e o Street Fighter.

  19. Avatar de Fabricio
    Fabricio

    Mario world.

  20. Avatar de Paulo Silva

    Alguém aqui jogou Tracksuit Manager?

  21. Avatar de João Pinho
    João Pinho

    Street of Range, Shinobi, Metal Slug, Street Figther, Fifa 96…

  22. Avatar de José Gomes
    José Gomes

    PC futbol
    CM
    elifoot
    lotus
    lost vikings
    broken sword
    street fighter
    striker
    FIFA world soccer
    tomb raider
    heroes of might and magic

    1. Avatar de PMS
      PMS

      PC futbol, CM, elifoot, striker, Fifa 95… O fifa tinha aquela famosa tática de, se nos metessemos à frente do guarda redes, ele chutava contra nós e era golo xD . ainda podias ter acrescentado o italy 90 e sensible soccer 🙂

  23. Avatar de N.Silva
    N.Silva

    O primeiro que joguei foi o test drive e um de tanques ,semelhante ao worms, num 486 com ecran a preto e branco, já joguei esses todos, e ainda jogo aoe

    1. Avatar de Paulo Silva

      Test Drive era brutal, tal como o Outrun!
      Muito bons …

      1. Avatar de NewJ
  24. Avatar de flavio
    flavio

    mas teem que entender que o super mario ainda existe e ainda nos acompanha e bem, acho que nao merece estar nessa lista assim como o gta e o mortal combat, nao deixam saudades porque tens os novos. agora age of empires ou mesmo aladin, quantas horas da minha vida eu passei a jogar

  25. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Faltam muitos, obviamente, mas fiquei agradavelmente surpreendido com a inclusão do Jazz Jackrabbit 😀

    Enorme jogo!

  26. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Estes foram os meus vícios 🙂

    Pokemon Red & Yellow (Game Boy Color)
    Sonic Hedgehog 1 e 2 (Mega Drive)
    The Incredible Machine
    Age of Mythology [LAN]
    UT99 (Online)
    Wolfenstein – Enemy Territory (Online) / Return to Castle Wolfenstein
    COD4 – Modern Warfare (Online)

    1. Avatar de PMS
      PMS

      também perdi umas horinhas no incredible machine… o tipico jogo de nerd! xD (mas bem fixe)

  27. Avatar de NR
    NR

    Um que me fez perder muitas horas: chuckie egg.
    Outro que fez grande sucesso devido ao seu conteúdo: Paradise Café.

    Muitos outros que deixam saudades.

  28. Avatar de Pedro
    Pedro

    O incontornável Flashback da Delphine

  29. Avatar de Croky
    Croky

    Sou um pouco mais velho, da altura do spectrum mas claro que também passei pela fase dos PC’s e consolas. Primeiros jogos A SÉRIO no PC, foram o Test Drive da Accolade, o F-15 Strike Eagle da MicroProse e o Digger da Windmill. Isto por volta de 1986 ou 87.

    Por outro lado, recordo mais tarde alguns inesquecíveis como o IronMan Super OffRoad da Virgin, o Golden Axe da Sega, o Worms da Team 17 ou o Dune 2 da Westwood Studios.

    Memórias …

    Alguma vez alguém jogo Bloodwych para Spectrum ?

    1. Avatar de piri_vm
      piri_vm

      Joguei mas foi para dos, no spectrum o que joguei mais foi o Contra.

  30. Avatar de Joel Henriques
    Joel Henriques

    Budokan e a pip dos codigos para entrar no jogo
    Blues Brothers e nunca consegui chegar ao fim porque não tinha mapa e nao havia net’s
    battle chess e os seus golpes mortais no tabuleiro hehehe
    centurion
    cisco heat o tal de carros que falei atras
    e havia um de tabuleiro que era guiar bombas de canhão nome nao me lembro

    no tempo em que se trocava disketes 1 ou 2 e na havia cracks nem cheat codes e muito menos net pa ver como passar a coisa

  31. Avatar de jagudi
    jagudi

    A proposito do Age of Empires…alguém sabe como rodar no Win10 pc? No 7 ainda havia um truque qualquer…

    1. Avatar de Vasco Lopes
      Vasco Lopes

      Arranjas a versão HD do jogo em qualquer lado na net atualmente e já corre no 10

    2. Avatar de Vasco Lopes
      Vasco Lopes

      Arranjas a versão HD do jogo em qualquer lado na net atualmente e já corre no 10

  32. Avatar de TMACPT
    TMACPT

    Muitas moedinhas de 25$00 (para quem não sabe ou não se lembra lê-se vinte e cinco escudos…) gastei no shinobi e no Pinball Action….

    1. Avatar de Joel Henriques
      Joel Henriques

      pinball action mt bom o cafe la da terra tinha isso

      1. Avatar de nitrofurano
        nitrofurano

        recentemente fiz questão de desenvolver uma versão do jogo da cobrinha para esta máquina pinball action, é uma máquina até simples de se programar! 😀 http://www.boriel.com/wiki/en/index.php/ZX_BASIC:Released_Programs_-_TehkanPinballAction#Just_Another_Snake_Game (partilho o código-fonte do jogo também ) – quem conseguir queimar as roms e testar na placa, diz que tal roda – no mame roda bem! 😀

        1. Avatar de Samuel
          Samuel

          Gente me ajudem eu joguei muito um jogo lá no passado… mas não sei o nome… era um jogo de corridas… havia vários mapas você era um carro pequeno que fazia acrobacias e tentava fugir dos outros jogadores.. dava para colocar armadilhas no chão e muito mais… só não sei se era um jogo do navegador ou se era preciso baixar…
          mas por favor me ajudem estou a anos a tentar encontrar mas não acho me ajudem… valeu

          1. Avatar de Catarino
            Catarino

            Talvez o Revolt. Muito bom também o ignition ou micro-machines

  33. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Alguém se lembra de um jogo chamado SUPRA – um bonequito que comia as placas electronicas e que tinha de ter cuidado com as bombas?

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      O jogo era o supaplex, e em termos de nível de dificuldade poucos o superavam!

  34. Avatar de ZePipo
    ZePipo

    SUPAPLEX

    Um dos jogos mais dificeis e mentalmente desafiantes que já joguei, muitos anos demorei para chegar ao fim.

  35. Avatar de censo
    censo

    Bom artigo. Junto aqui mais umas pérolas que tantas horas me consumiram à frente do velhinho Spectrum :
    – Jet Set Willy (1 e 2)
    – Bomb Jack
    – Commando
    – 1942
    – Saboteur
    – Bruce Lee
    – Deflektor
    – Green Beret

    1. Avatar de Mario Gaspar
      Mario Gaspar

      Ora ora… Ainda jogo alguns no emulador… E claro, o Starquake 🙂

    2. Avatar de costa
      costa

      …esses e ainda:
      Manic Miner
      Chuckie Egg
      Back to School
      Match Day
      Moon Patrol
      Moon Alert
      Out Run
      e o meu preferido de todos LASER SQUAD 🙂

  36. Avatar de Go
    Go

    Alguns que me lembro que passei horas e horas anos até a jogar…

    1- Stunts 4Ds (PC)
    2- Sencible Soccer (Pc)
    3- Formula 1 97 (psx)
    4- Doom (Pc)
    5- warcraft 1/2 (Pc)
    6- Mortal Kombat 1 (PC/Salão arcadas)
    7- Network Q RAC Rally Championship (Pc/ Espaços de Internet)
    8- Supaplex (Pc)
    9- Carmageddon (Pc)
    10- Secret Agent 3 (SAM 006) (PC)

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Boa obrigada por mais ideias 😀

  37. Avatar de Diogo
    Diogo

    Tenho os seguintes jogos em minha posse (É um ficheiro html a mostrar os nomes, nada de vírus/pirataria):
    https://mega.co.nz/#!rgp0lJ6Z!eIbrRW0tbpkGQbsTsJJtIBBUtpFSIe-J07idx_lPvtY

    Quem quiser uma cópia que deixe aqui por baixo o email e irei enviar no mesmo dia.

    1. Avatar de Antonio Carlos
      Antonio Carlos

      Tenho 72 anos e adorava jogar estes jogos em particular um que não me lembro do nome que era de apanha varias peças de carros e aos poucos ia montando até sair o carro montado será que se lembra?

  38. Avatar de Antonio Silva
    Antonio Silva

    Ai aiiii…

    Titus the Fox, Lost Vikings, Prehistorik 1 e 2, Tentacle Day, Indiana Jones – Fate of Atlanris, Bomberman, Supaplex, LHX, Syndicate, Fury of the Furies, Commander Ken…e muito muito muitoooosss mais.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      eheh outros grandes clássicos! Vão decerto constar na próxima edição deste artigo!

  39. Avatar de Antonio Silva
    Antonio Silva

    Haaaa! X-Wing vs Tie Fighter, Larry Smart Suite, California Games…

  40. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Gostei do artigo!!! Fez-me lembrar o quanto estou velho! 😀

    Também quero partilhar o primeiro jogo que comprei (para o ZX Spectrum): Aqua Plane
    https://www.youtube.com/watch?v=x-V6eo86aMs

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Naaa… a tecnologia é que evolui rápido demais 😀

    2. Avatar de nitrofurano
      nitrofurano

      estou a lembrar dos primeiros de zx-spectrum que joguei: Trashman, Tir Na Nog, Pssst, Automania….

  41. Avatar de Sera
    Sera

    Na mega drive.. Fora os sonics… Columns, super hang-on, home alone, Megalomania e as tardes a jogar Gain Ground com meu irmão. Oh e o Cannon Fodder.
    No pc… Bem que já lá vai o velhote 386 Olivetti.. F-19, Lotus, Simpsons, gp500… De certeza que havia mais… Fora os mencionados. Blues Brothers e Bubble Dragons. Fora as “trials” e outros que já nem me lembro. Lembro-me do Whacky Wheels, Mário Kart no pc xD. Enfim.. E claro na arcade, Metal Slugs e puzzle bubble xD

    1. Avatar de PMS
      PMS

      Whacky Wheels bem fixe xD . escolhia sempre o panda 🙂

  42. Avatar de Fabio
    Fabio

    Golden Axe
    Sim city
    Prehistorik 2
    Bust a move
    Hugo house of horrors
    Keen (o meu preferido)

    1. Avatar de Paulo Silva

      Xiiii .. o Golden Axe … muitas horas a jogar Golden Axe ..

  43. Avatar de Diogo Santos
    Diogo Santos

    Sonic The Hedgehog
    Sega Rally
    Fifa 93
    Road rash

  44. Avatar de Joao Peixoto
    Joao Peixoto

    pac-man
    miss pac-man
    super mario
    Saboteur 1/2
    phoenix
    formula 1 gprix
    sim city 2000
    doom 1/2/3
    unreal 1/2/3
    colin mcrae
    civilization
    colonization

  45. Avatar de Miguel Dias
    Miguel Dias

    Excelente artigo. Muito bom mesmo e trás sempre aquele bichinho de querer jogar estes grandes clássicos.
    Mas vou juntar mais uns quantos a esta lista que acho que são os melhores

    Atic Atac –
    Castlevania
    Contra
    Metroid
    Nintendo World Cup
    Saboteur
    Sabre Wolf
    Final Fantasy

  46. Avatar de carlos
    carlos

    Era jovem e viciei-me num “jogo de máquina”
    era um carro que tinha que apanhar bandeiras para ter “combustível” e deitava fumo para afastar os carros “maus”. Primerio eram só 2 carros maus, depois iam aumentando….
    alguém sabe onde encontrar???
    🙂

    1. Avatar de LuisG
      LuisG

      carlos, o nome desse jogo é “rally x”… Tantas horas, tantas moedas 🙂

      \o/

      1. Avatar de nitrofurano
        nitrofurano

        é verdade, Rally-X é único! 🙂

  47. Avatar de irlm
    irlm

    Daytona que vicio, jogos Spectrum como o Automania.

    1. Avatar de nitrofurano
      nitrofurano

      e por pouco que o Daytona USA não havia sido lançado para Megadrive-SVP

  48. Avatar de Hapéle
    Hapéle

    Grim Fandango
    Final Fantasy 7 e 8
    Fantasy General
    Quake
    Bruce Lee
    Barbarian

  49. Avatar de irlm
    irlm

    Pinball TimeShot grande jogo

  50. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Um grande jogo, não sei bem o nome mas, saio nos douradinhos era em disquete ainda 🙂 a imagem era um peixe amarelo como capitão

    1. Avatar de Zé Montanelas
      Zé Montanelas

      Na minha altura não existiam disquetes congeladas, só pacotes de cereais com CD-ROM’s xD
      Como não tinha net eram uma alegria, lol, ainda me lembro do Crazy Taxi que saiu nos cereais

    2. Avatar de Miguel Russo
      Miguel Russo

      Sim desvendam isso que é o que ando a procura a anos ahahah

  51. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Há possibilidade de jogar estes jogos no Windows 10, de preferência gratuitamente?

    1. Avatar de nitrofurano
      nitrofurano

      até há páginas que permitem jogar estes jogos online, como em archive.org

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Categoria!!!! 🙂

  52. Avatar de Rui Capucho
    Rui Capucho

    Chuckie Egg

  53. Avatar de Prof
    Prof

    Omg…

    Ao ler as vossas listas vê-se que já passou uma eternidade…

    Nao querendo parecer pervertido…

    Então e os ‘Paradise Cafe’ ou o Leasure Suite Larry?

    😉

    1. Avatar de Prof
      Prof

      Kyrandia
      Dune
      Rede Baron
      Lord of the Realm
      Setlers
      Where is Carmen San Diego
      Lord of Might & Magic
      Micromachines
      Megaman
      Bomberman
      Contra
      DOTentacle
      TSofMonkeyIsland

      Tantos, tantos mais…

  54. Avatar de MauFeitio
    MauFeitio

    Tinha o Age of Empires a rodar no win 8.1, e agora no 10 não roda… Bahhhhhhh… Tiram-me as horas de diversão…

  55. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Fogo adoraria jogar tudo isso outra vez!!!

  56. Avatar de Pedro
    Pedro

    Sonic, alex kid, columns, golden axe, final fight…

  57. Avatar de Eu
    Eu

    nao sei se ja referiram o velho CS ou conter strike. nao conheço ninguem da minha idade (18) que nao o tenha jogado

    1. Avatar de cesampaio
      cesampaio

      A maioria dos jogos que já aqui vi falados são mais velhos que tu, por isso o penso eu que o CS não entra nesta lista 😉
      e olha que eu SÓ tenho 32 anos e alguns destes jogos já eram “velhos” quando eu comecei a jogar em casa 😉

  58. Avatar de Roberto K.M
    Roberto K.M

    Airfix Dogfighter
    Star Wars Episode I racer
    Microsoft Pinball Arcade
    BVE
    eRacer
    Hover (do W95)
    E muitos mais que já foram mencionados

  59. Avatar de capitaoluso
    capitaoluso

    Joguei todos e mais alguna que foram mencionados nos comentários…

    Mas quem gosta um pouco de Xadrez lembram-se para PC do BattleChess? Era fantástico ver as épicas animações das peças…

  60. Avatar de Joselito
    Joselito

    Minha lista pessoal best of dos dispositivos que tive ao longo da minha vida
    Atari 2600:
    – Enduro
    – Seaquest
    – Keystone Kapers
    – River Raid
    – Megamania
    – Pitfall

    Spectrum:
    – Chuck Egg 1 e 2
    – Formula 1
    – Paradise Café
    – Rick Dangerous
    – Manic Miner
    – Pacmania
    – Run the Gauntlet
    – Emlyn Hughes International Soccer
    – Match Day 2
    – Back to School / School Daze
    – The Great Escape
    – Rolling Thunder

    PC:
    – Leisure Suit Larry
    – Norte e Sul
    – F15 Strike Eagle 2
    – NBA
    – Face-off
    – Monkey Island
    – Aces of the Pacific
    – Xcom
    – Dune
    – Command and Conquer
    – Elite 2: Frontier
    – Colonization
    – Alone In The Dark
    – Little Big Adventure

    Para reviver estes e outros jogos: http://www.old-games.com

    1. Avatar de Marisa Pinto
      1. Avatar de Joselito
        Joselito

        E também o Little Big Adventure 2!!! LBA!!!!

      2. Avatar de João
        João

        Ainda hoje eu estive a jogar ao lba com o meu filho no dosbox. Jogo muito porreiro 🙂

    2. Avatar de Paulo Silva

      Match Day 2 onde os jogadores eram todos cabeçudos e se conseguia ir a dar toques de cabeça de uma baliza à outra … lolol

      Muito boa lista …

  61. Avatar de Carlos Lavajo
    Carlos Lavajo

    Zx Spectrum …… Tantas horas passadas à espera :
    Loading:
    https://www.youtube.com/watch?v=mbumzCdw4Ts

    E ainda mais horas bem passadas a jogar multiplayer daquela altura …. a 2 … 😀
    Commando:
    https://www.youtube.com/watch?v=gQcnUz7DcCY

  62. Avatar de motard
    motard

    Formula One Manager
    R Type
    1942
    Frogger
    Manic Miner
    Match Day

  63. Avatar de Joselito
    Joselito

    Para quem é de Lisboa e viveu o boom dos jogos nos anos 80 e 90, devem-se lembrar do emblemático Centro Comercial City – onde fazia-se filas para comprar os jogos. Primeiro venho a onda do Spectrum e depois do Commodore Amiga. Era uma Loucura! No antigo AC Santos de Alvalade também tinha loja que vendiam jogos a 150 Escudos a cassete com a capa fotocopiada a preto/branco quase imperceptível (que já era cópia de outras cópias). Recordo que nesses tempos era tudo pirateado, pois a lei de copyright só foi implementada em 1991.

    1. Avatar de Paulo Silva

      E havia uma loja no Centro Comercial dos Olivais (naquele redondo) que também vendia jogos …

      1. Avatar de PP
        PP

        Portela…. idem

  64. Avatar de Tiago
    Tiago

    Alguém se lembra de um jogo de futebol em que os comentarios eram basicamente estes: que salto fantástico que cabeçada; valeu a pena comprar o bilhete…

  65. Avatar de Nuno Mimoso
    Nuno Mimoso

    Só deixar aqui 3 joguitos que me fizeram perder horas e horas:

    – Doom 2 (ainda hoje me lembro de cabeça da combinação para God Mode ou ter todas as armas)
    – Command & Conquer Red Alert (Sem dúvida um dos jogos de estratégia onde passei mais tempo)
    – The Secret of Monkey Island (O clássico dos clássicos… Fez-me adorar os jogos de aventura e é para mim dos melhores jogos de sempre… )

    1. Avatar de PMS
      PMS

      IDDQD – god mode , IDKFA para todas as armas e chaves da estagem actual e havia um pra ter o mapa todo que era IDDT ou coisa assim 😀

  66. Avatar de NewJ
    NewJ

    Interessante ver a época de clássicos dos vários comentários conforme as idades, uns bem mais antigos que outros, no entanto todos têm nostalgia..

  67. Avatar de Pedro
    Pedro

    Falta o meu top 15 de jogos:

    – Civilization I (e todos os outros até ao V)
    – CM e CM Italia (e todos a série até hoje)
    – Lakers vs Celtics and the NBA Playoffs
    – Sensible World of Soccer
    – Dune 1 e 2 (completamente diferentes um do outro)
    – The Settlers I
    – The Manager
    – Doom
    – Colonization
    – Transport Tycoon
    – Sim City Classic
    – Detroit
    – Grand Prix Circuit
    – 4d sports driving
    – Golden Axe

    1. Avatar de PMS
      PMS

      Settlers I é o top dos tops 😀
      Eu ainda tenho o zip do CM Italy 95 . há uns anos valentes passei horas e horas de pesquisa para arranjar.. se quiseres posso-te arranjar (compativel com dosbox)

  68. Avatar de Machado
    Machado

    Boas!
    Lembram se do spectrum 48kb?
    😀
    Pois…Chucky egg ou Jumping Jack…ja la vão 30 aninhos!!!

    1. Avatar de Ruivo
      Ruivo

      O meu primeiro jogo jogado em ZX Spectrum foi o Penetrator seguido do Manic Miner

  69. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Estes são alguns dos jogos que mais me marcaram

    Goose (porque foi o primeiro jogo)
    Golden axe (creio que foi o segundo)
    Arkanoid (foi o terceiro e o primeiro que me viciei)

    Os jogos que me marcaram até 1994
    – Grand Prix circuit
    – sensible soccer 92
    – blues brothers
    – prince of Persia
    – Wolfenstein
    – bomberman
    – pang

  70. Avatar de alexandre
    alexandre

    eu adoro jogos de luta sou brasileiro e sou deficiente visual, gosto de:Marvel vs. Capcom,SNK vs. Capcom,The King of Fighters ’97,Street Fighter EX2 Plus e mortal kombat q para mim é o melhor jogo de luta de todos os tempos, muitas pessoas duvidam q eu não enxergue pelo fato de eu jogar vídeo game, e ser super rápido, em mortal kombat é bem difícil de auguém ganhar para mim, não sei se pode se não puder peço descupas vou deixar para a galera matar a saudade um site muito bom q tem vários jogos antigos, para vários consoles até o PS 2 baixem e se divirtam, use emuladores para jogar no PC aí o site:http://www.emuparadise.me/

  71. Avatar de Edu94
    Edu94

    E do Red Alert ninguem fala??? :O Para mim o melhor foi o Red Alert 2 Yuris Revenge… cá em casa foram meses a fio a fazer LAN partys…

  72. Avatar de Renato Guerreiro
    Renato Guerreiro

    Para recordar jogos old school temos de mencionar os grandes Match Point e Match Day, pioneiros e inigualáveis pois até programa na RTP tinham onde 2 jogadores se defrontavam… Não podes também deixar de parte no ZX Spectrum o vício que era o R-Type, Target Renegade, Formula 1 e o The Way of the Exploding Fist… Épicos!!! Há e sem esquecer a adrenalina que dava jogar o Paradise Café?!??
    Mais tarde, no PC, o grande vicio foi mesmo o Liero.
    Cumprimentos

    1. Avatar de PMS
      PMS

      joguei o Liero X que já tinha versão para jogar online . muito porreirinho para passar umas tardes 🙂

  73. Avatar de Arlindo Pereira
    Arlindo Pereira

    Bons tempos que de facto deixam saudades. Obrigado pplware.

  74. Avatar de Jeff
    Jeff

    – Sensible Soccer
    – Doom
    – Duke Nuken
    – Syndicate Wars
    – SimCity 2000
    – Dune

  75. Avatar de LuisG
    LuisG

    Fury of the Furies… Bem lembrado 🙂

    -Starquake
    -Dinamite Dan

    -Quake (dias e dias “online” :P)

    \o/

  76. Avatar de LuisG
    LuisG

    dYnamite dan 😀 (1 e 2)

    \o/

  77. Avatar de Vasco Lopes
    Vasco Lopes

    Clássicos do PC que me lembro e que joguei horas a fios e parece-se pela primeira listagem ser um bocado mais velho que o criador do artigo:

    Grand Prix Circuit
    4D Sports Driving
    Supaplex
    Bikes
    Digger
    CD-Man
    Test Drive 2
    Etc.

  78. Avatar de Mario
    Mario

    Para além de todos os jogos do ZX Spectrum já mencionados, há um do PC que mais saudades tenho: US Navy Fighters. Era um simulador de aviões de combate baseados em porta aviões e estava muito bem concebido. É pena nunca ter sido adaptado para as placas aceleradoras gráficas, pelo menos, nunca consegui encontrar. Seria certamente um jogo ainda mais brutal, com a mesma concepção de base mas com gráficos atualizados.

  79. Avatar de Bruno
    Bruno

    Ninguém aqui mencionou um velho clássico muito divertido o Duck Hunt. Era uma espécie de FPS só que em vez de vermos a pistola na TV tinhamos uma nas mão :p

  80. Avatar de Paulo
    Paulo

    Sinceramente nem me apetece referir jogos, pois acho que muitos do Spectrum, Amiga 500 (com a sua “enorme” expansão de memória), PC, Megadrive, etc etc foram já referidos. Mas sinceramente isto lembra aqueles salões de jogos onde arranjávamos esquemas para podermos entrar e gastar as moedinhas de 25 escudos. Lembram os cafés onde passávamos horas a jogar um qualquer Golden Axe ou Pinball Action ou outra coisa qualquer (irrelevante o jogo). Apesar dos emuladores, nada chega ao pé da magia de sermos pequenos a jogar num mundo dos grandes. Acima de tudo este tópico lembrou-me dos momentos passados em casas de amigos a jogar Kick off, Another world, Flashback, Altered Beast (seria isto?), etc etc etc… Lembra acima de tudo um regresso ao passado neste mundo onde dávamos muito valor àqueles jogos, àqueles momentos com amigos a gritar “no” street fighter ou no Final fight a dizer: “FAZ ASSIM QUE É MELHOR” ou “AQUELE BOSS É LIXADO”. Epá… Parabéns aos intervenientes nos comentários e parabéns por este tópico.

    1. Avatar de Nuno Miranda
      Nuno Miranda

      Mesmo 🙂

  81. Avatar de Lynx
    Lynx

    Apesar de não me recordar ter jogado estes jogos no PC, lembro-me perfeitamente de alguns desta lista na “casa das máquinas” que havia na minha zona
    Sobre jogos para PC que me lembro na altura, era o Match Day, Pole Position, N.E.X.O.R., Donkey Kong, Chucky egg
    .. e fazia uma lista interminável

  82. Avatar de PowerVerde
    PowerVerde

    Os meus jogos de “infância”:
    Grand Prix Circuit (o da accolade)
    Lakers vs Celtics
    Katz
    California Games
    Wings of Fury
    Test Drive
    Battle Chess
    Helifoot
    FlashBack
    Mais recentes:
    Settlers 2, Diablo, simcity 2000, Xenon 2, age of empires, sid meyer’s alpha centauri, …
    Na megadrive (os mais marcantes):
    Sonic
    Italia 90
    Street Fighter 2
    Sonic 2
    MicroMachines
    Super Hang On
    Streets of Rage
    Aliens 3
    Pensando bem, a Megadrive poupou-me muitas moedas nas máquinas 😀

    1. Avatar de Nuno Miranda
      Nuno Miranda

      Eishh falta aí o winter games 🙂 o skate or die 1 e 2 🙂

  83. Avatar de Miguel Rosa
    Miguel Rosa

    Alladin… Ainda hoje me lembro do cheat para passar o nivel na versão de Mega Drive: carregar em pause e depois ABBAABBA

  84. Avatar de Diogo
    Diogo

    Ut 99 que dor no coração!!! que saudades! Para mim é ( e será ) o melhor fps de sempre! tantas horas a frente do pc a jogar com os amigos!

  85. Avatar de Paulo Fonseca
    Paulo Fonseca

    Então e o Duck Hunt?
    Battle City 1990,
    Super Mario,
    Sonic,
    Battletoads,
    Contra,
    Excitebike,
    Bomberman,
    MegaMan …

  86. Avatar de Nuno Miranda
    Nuno Miranda

    Essa lista para mim já é muito evoluída 🙂
    Faltam aí muitos jogos divertidos antes desses 🙂 aliás desses todos o primeiro que joguei foi o Prince of Percia no meu velhinho 286 com 640k de ram 🙂 a 12mhz 🙂 disco rígido de 40megas

  87. Avatar de Luis Andrade
    Luis Andrade

    Gostaria de saber se alguém tem ou me pode indicar links (validos) para emuladores (válidos, nada de fake) para o ZX Spectrum e respetivos rooms.

    Horas e horas infinitas neste:

    https://youtu.be/STnJ4Jge0ik – Fred
    https://youtu.be/gn0rf8gwM9E – GREEN BERET
    https://youtu.be/tKom2O2H0pQ – COMMANDO

    uns anos mais tarde… dias e dias neste:

    https://youtu.be/bnO5Tt4Uh34 – age of empires

    1. Avatar de Catarino
      Catarino

      Eu saquei varios aqui para mame e n64 e tudo ok pode ser que para o Zx Spectrum também esteja
      ex:
      http://www.emuparadise.me/ZX_Spectrum_(Z80)_ROMs/Fred_(1984)(Quicksilva)%5Ba%5D/77858

  88. Avatar de Nuno
    Nuno

    Ninguém jogou Wacky? Era um jogo bastante viciante.

  89. Avatar de Catarino
    Catarino

    Para quem quiser deixo aqui uma lista e link para download de jogos testados num ipad 2 com vários emuladores.
    Estes emuladores também permitem jogar com comandos (ex: Wiimote, Comando da PS3)

    Master System (iMasterGear)

    Alex Kidd in Miracle World
    Flash
    Ninja Gaiden
    Sonic the Hedgehog

    Mame (MAME4iOS)

    1941: Counter Attack
    1942
    1943: The Battle of Midway
    64th. Street – A detective Story
    Aero Fighters
    Arkanoid
    Big Kong
    Bubble Bobble
    Bubble Bobble II
    Cadillacs and Dinosaurs
    Caveman Ninja World
    Double Dragon
    Gals Panic
    Ghouls’n Ghosts
    Golden Axe
    Mega Man 2
    Metal Slug 1
    Metal Slug 2
    Metal Slug 3
    Metal Slug 4
    Metal Slug 5
    Metal Slug 6
    Metal Slug x
    Neo Bomberman
    Pac-Man
    Pang
    Pinball Action
    Puzzle Bobble
    Puzzle Bobble 2
    Snow Bros
    Snow Bros 2
    Street Fighter
    Tetris
    The King of fighters’97
    The Punisher
    Thunder & Lightning
    Wiggie Waggie

    N64 (Retroarch)

    Diddy Kong Racing
    Donkey Kong 64
    Legend of Zelda, The – Ocarina of Time (Europe) (En,Fr,De)
    Mario Kart 64
    Mario Party
    Mario Party 2
    Mario Tennis
    Mortal Kombat Trilogy
    Super Mario 64
    Yoshi’s Story

    SNES (Snes9x EX+)

    Blues Brothers
    Donkey Kong Classics
    Micro Machines 2 – Turbo Tournament
    Mortal Kombat II
    Super Mario All-Stars + Super Mario World
    Super Mario World

    Link para download (Caso não tenham conta dropbox basta fechar janela e clicar no botão de download)

    https://www.dropbox.com/s/l7s9mpdx9vx09l6/Roms.zip?dl=0

    Atenção alguns ficheiros como por exemplo (awbios.zip,neogeo.zip) são necessários para os jogos correrem.

  90. Avatar de R
    R

    Alguém sabe como se chama a um jogo com umas bolas e um raio as ia dividindo sempre em mais pequenas?
    Obg

  91. Avatar de icaro
    icaro

    Alguém se lembra de um jogo antigo em que tinha dois personagens que usavam mascara de gás, eles jogavam uma fumaça nos inimigos e depois sugavam eles com as armas. o jogo era de plataforma.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      E um jogo com umas aranhas, q a gente tinha q empurrar umas esferas até as esmagar, se não me engano, se chamava paga 1, mas não aparece esse jogo? Podem me dizer como encontrá-lo?

  92. Avatar de luana
    luana

    Muito bom, sempre gostei de jogar MK, é meu jogo favorito, achei ate uns clones do mortal kombat kkk, quem quiser dar uma olhada o link ta aqui https://www.youtube.com/watch?v=hNMIH4-VhFw

  93. Avatar de Matheus
    Matheus

    Alguém sabe o nome de um jogo antigo que vinha naquelas revistas. Era um jogo de robô com visão de cima. O robô era amarelo e pequeno que nascia de uma bola, o fundo era preto e os inimigos eram um monte de bolas. Tinha uma aranha e um zumbi com o cérebro pra fora. Tinha uma parte que tinham duas bolas que subiam e desciam pra tentar te matar. Tinham quatro robôs pra vc escolher. Amarelo, vermelho, azul e verde se eu n me engano. O robô amarelo atirava. Alguém sabe o nome desse jogo?

  94. Avatar de Marco
    Marco

    Xiii, meu rico 386 com 83 megas de disco onde joguei a esse pre-historic, Vikings, um grande jogo que não vejo ninguém a referir “GODS”, de futebol o Striker, Qix, Xonix, Sokoban, entre tantos outros que me proporcionaram manhãs, tardes e noites a arrebentar com a tecla de espaço!

  95. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    O Wolfenstein 3D era bom para dar dores de cabeça e enjoos, porque virava muito depressa, e baralhava a cabeça toda

  96. Avatar de Andressa
    Andressa

    Alguém lembra de um jogo antigo de aventura de um sapinho que andava de pé, passava vários obstáculos. Lembro de muita pouca coisa, mas me marcou uma fase em que ele pulava em pedras em cima de lava de fogo. Alguém ?????

  97. Avatar de laryssa
    laryssa

    eu queria descobrir o nome de um jogo antigo que tinha peixes para celular, a musica dele se semelha a musica da pantera cor de rosa

  98. Avatar de Rubens
    Rubens

    Quem sabe o nome de um jogo antigo em celular que tinha uma mão que pegava uns feijões e colocava em outros recipientes

  99. Avatar de Ana
    Ana

    Jogo presente em CD de vários outros antigos (como flick, racers, mickey, sonic)… Ele era um capitao pirata, o cenário era o mar atrás, ele pulava com uma espada pra matar os oponentes e tinha frutas (maçãs) no caminho, as vezes ele rolava bem rápido, creio que havia moedas no trajeto, inclusive baus pra ele pegar dinheiro.. no fim ele lutava com um monstro pra pular de fase. Tem uma que lembro bem que o monstro masclava chiclete e tem uma fase q tinha tubaroes. Alguém ajuda? :/

  100. Avatar de Alvaro joel
    Alvaro joel

    – Settlers II
    – Carmageddon
    – CM
    – Duke Nukem
    – Quake
    – GTA
    – Need for Speed
    – Sega Rally
    – Krush Kill n Destroy
    – Fragile Alliengence

    Alguns já mencionados, outros que faltam a uma IMENSA LISTA DE JOGOS, que nos relembram o quão velhos estamos x”’D

  101. Avatar de Mestre dos Magos
    Mestre dos Magos

    Segunda metade doa anos 80, em frente da minha casa existia a taverna do seu Geraldo (morto) onde deparavamos com maquinas de arcades como punch out, enduro, pac man, rygar, renegate, final figth e tantas outras que mexiam com a nossa imaginacao. E quando a maquina quebrava? O tecnico aparecia e abria pelo lado de tras da maquina e sentiamos aquele cheirinho nao de hexa como a do Flamengo, mas aquele cheiro de queimado com aquele tipo de fiacao e parafernalhas. E no utimo ato, o tecnico pegava algumas fichas e jogava no mio da via, corriamos feito louco. Nao vou falar nem nas inumeras vezes que o taverna estava lotada a noite e alguem peidava. E nas outras que apoiavamos o pe na maquina e alguem escodia o nosso chinelo. ESSE TEMPO JAMAIS VOLTARÁ.

  102. Avatar de Mônica Barbosa
    Mônica Barbosa

    Era um jogo que teríamos que subir até o ceu para ganhar ou passa de nivel tinham que e subindo pelas nuvens nao podia cair se nao teria que voltar do inicio me ajudem a encontra esse jogo por favor ele fez parte da minha infância porem nao consigo lembrar o nome dele só sei que ela ja vinja instalado no celular

  103. Avatar de uPedreiru
    uPedreiru

    além das listas, estes eram som meus melhores, pac man, arkanoid, laydbagy, príncipe pérsia, ainda faltam alguns que não me lembro o nome.. iniciei com o ping-pong e depois, spectrum 45..

  104. Avatar de Helinux
    Helinux

    Ainda jogo alguns clássicos citados acima…Sempre que posso jogo prince of persia versão super nintendo e as vezes Wolfenstein 3D também do super nintendo. Joguei muitos jogos do PC também: Phantasmagoria, Wolfenstein 3D, DOOM, clássicos do atari no PC e os clássicos jogos de 8 e 16 bits dos bons tempos do mega drive e super nintendo. Alguns jogos me acompanham até hoje…talvez seja mesmo por saudades da época. Não me interesso muito por jogos atuais…realidade demais, muita tecnologia e não tem tanto carisma na minha opinião. A simplicidade ainda me atrai essa é a verdade…jogos simples, mais divertidos e com boa jogabilidade é o que me interessa. Bons tempos foram estes!!!! valeu

  105. Avatar de lucas antigo
    lucas antigo

    lenbra de um de coleciona cartas que abria sapo era numa escola ou aufanato

  106. Avatar de Alan
    Alan

    estou procurando um que eu tinha no meu Windows 98 PC bem antigo……o nome se não me engano é “Fuja das galinhas” , e o jogo era basicamente isso o personagem tinha que capturar os ovos e fugir das galinhas, parece besta mais eu gostava dele……….sempre que pesquiso so vem coisas sobre o filme Fuga das galinhas..

  107. Avatar de Mauricio Lopes
    Mauricio Lopes

    Pena que nao haja quem os edite de maneira a poder ser jogados hoje de novo por exemplo no windows 11 ou 10.
    Voto em Lemmings e Wolfenstein 3D pelo menos. Vamos la nao ha quem os transforme para isso?