Windows 10: Como criar facilmente Tiles

39 Comentários

Como já sabemos, o Windows 10 reúne o melhor do Windows 7 e do Windows 8/8.1. A reintegração do menu iniciar foi sem dúvida uma aposta ganha pela Microsoft até porque esta funcionalidade está agora bem mais completa.

Depois de ensinarmos a adicionar pastas ao Menu Iniciar, hoje vamos mostrar como pode criar facilmente Tiles.

tile_07


O Windows 10 não traz uma ferramenta nativa para criar novos Tiles. No entanto, após algumas pesquisas, descobrimos o TileCreator (que é semelhante ao OblyTile que já existia para Windows)  e que permite criar Tiles.

Como usar o TileCreator?

O TileCreator está disponível na loja de aplicações do Windows 10. É só instalar até porque é gratuito – ver aqui.

TileCreator_00

Depois de instalarem o TileCreator obtenham aqui o TileCreatorProxy.exe. Este programa vai permitir ultrapassar algumas restrições do Windows 10 e criar o ficheiro de configuração.

Depois de instalado, o TileCreatorProxy vai criar um directório em C:/.

tile_07

 

Abrindo o ficheiro ApprovedApps.config com o notepad(por exemplo) devem incluir o nome da aplicação e a respectiva localização no disco, tal como mostra a figura seguinte.

tile_08

Em seguida abrimos o TileCreator e indicamos o nome da aplicação e a chave definida no ficheiro ApprovedApps.config. 

Devem também ter uma imagem, em várias dimensões, que serão as usadas nos tiles. Depois de definidos todos os parâmetros, basta que carreguem no botão verde que diz Pin Tile.

tile_09

E está feito. Como podem ver pela imagem seguinte, lá temos a imagem do Pplware associada ao notepad.

creator

Se souberem mais dicas interessantes partilhem connosco que nós teremos todo o gosto em fazer um tutorial com as mesmas.

Partilhar:
Tags:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Para quem quer ter um menu com todos os programas instalados no pc e sem grandes mariquices:

    • clicar com o botão direito do rato em cima da barra de tarefas, clicar na opção [Barra de tarefas\Nova barra de tarefas]
    • quando se abrir uma janela do explorador a pedir o caminho para a pasta pretendida coloquem este “C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs” – não usem as aspas.
    Mais rápido, simples e objectivo penso ser impossível.
    Combinado com o Godmode e com as opções que surgem ao clicar com o botão direito do rato no ícone do windows fico com o tudo o que preciso para trabalhar, ou quase….
    Este menu iniciar só trouxe floreados para o windows, não conseguiu ser prático e trazer novas funções verdadeiramente ÚTEIS.
    Não mais do que a minha opinião.

    1. Avatar de Pedro Rito
      Pedro Rito

      Outra opção fantástica é instalar o Stardock Start8 (o programa que o pessoal usava no 8 e 8.1 para ter o menu como o 7), vale a pena 😉 Atenção que é um programa pago.

  2. Avatar de Papa Joe
    Papa Joe

    Mas isto dá para pin programas;executáveis e por aí fora?

  3. Avatar de Papa Joe
    Papa Joe

    Mas isto dá para pin,documentos programas;executáveis e por aí fora?

  4. Avatar de rmcrys
    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      PS: A quem quiser fazer o update ao Windows 10, o ideal é comprarem um SSHD ou um SSD e actualizarem a RAM (caso tenham menos de 4GB RAM), väo ver que depois do upgrade o vosso PC vai parecer outro…

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        lol, grande dica, geral , se não actualizarem para o Windows 10 e mesmo assim comprarem um SSD e + RAM, também vai parecer outro.

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          fu… era para ser resposta ao rmcrys…
          sorry about that.

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            OK AGORA ESTOU A CHATIARME… NAO CONSIGO FAZER RESPOSTAS NO EDGE. ELE MANDAME SEMPRE PARA UM NOVO TOPICO…

          2. Avatar de Zaark
            Zaark

            Heim? Aqui o Edge funciona muito bem na secção de comentários do pplware.

  5. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    Se ao fazer o boot o nunlock não estiver ligado, existem duas soluções

    A: Fazer o boot normal, activar o unlock na janela de login e depois fazer reboot pelo botão no ecran. (não resulta em todos os pcs…)
    B: Ir ao regedit e alterar a key “InitialKeyboardIndicators” em “HKEY_USERS\.DEFAULT\Control Panel\Keyboard” para “2147483650”

    1. Avatar de JmanPT
      JmanPT

      Se tiveres um portátil sem teclado numérico, essa opção vai dar grandes dores de cabeça… 🙂

  6. Avatar de camones
    camones

    São “Live” Tiles ou simplesmente Tiles? 🙂

    1. Avatar de 1berto
      1berto

      Mesmo existe diferença, mas fixe era lançarem as Tiles interativas… Já se fala disso à mais de uma ano.

      Já agora pplware, não sei se sabem, mas é possível fazer “Pin to start a um website”, e melhor é possível que seja uma “Live Tile” e não apenas um “Tile”. Façam por exemplo Pin to start ao site do The Verge e têm as notícias a rodar no tile.

      http://www.buildmypinnedsite.com/en

    2. Avatar de Jonas
      Jonas

      Aplicação *

    3. Avatar de Zaark
      Zaark

      Nem todas as apps têm *Live* Tiles. Neste caso, sendo isto atalhos, nunca serão Live. Um Tile só será Live se a app correspondente estiver programada para apresentar lá informação.

      1. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Pois.. Também me estava a perguntar como isto seria um live tile.. Mas é bom saber que dá para personalizar. Por vezes há tiles que são simplesmente medonhos.

      2. Avatar de camones
        camones

        Exacto. Daí a observação feita, alertando para a inadequada utilização do termo “live tiles”, quer no título, quer no texto do artigo.

          1. Avatar de camones
            camones

            (y)

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    Windows 10 está cheio de bugs e come 4gb ram com apenas chrome aberto, o w7 come 1.7gb ram com o chrome aberto. Boot time w7: 8secs em ssd, w10: 35segs em ssd. Tanta coisa com o w10 que está cheio de problemas ainda, por isso gratis 1ano, quando resolverem os problemas ja sera pago

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      És cá um cómico tu…35 segundos não demora a minha lata!!!

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Nuno aqui o mesmo do outro Paulo asus n53 ssd up do Windows 7 e 35 sg quando nao parava e a navegar voltava uma pagina atras instalaçao limpa Windows 10 8 sg esta voar

    2. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      1) uma vez activado, grátis para sempre;

      2) W7 muitas tecnologias ultrapassadas, W10 tecnologia nova

      3) W10 boot < 8 segundos num SSD + i5 + 8 GB RAM, e < 10 segundos num Tablet eMMC + Atom Quad core + 2 gb RAM. Num velhinho Asus 1215b + HDD, boot W10 < 25 segundos.

      Se o teu demora mais, o defeito não está no W10.

    3. Avatar de Zaark
      Zaark

      Ena bem! Das duas, uma: ou estás a exagerar nos números, ou tens a unidade C: bastante atafulhada. Após o upgrade, com um pobre HDD 5400 rpm, o meu boot está abaixo dos 35 segundos. Acerca da RAM, vai verificar o Task Manager para ver o que está a consumir tanto. Se for o Chrome, não culpes o Windows pois ele ao Chrome não é nada – se um programa requer X de RAM, o OS trata de alocar a memória e disponibilizar ao programa, mais nada.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Uma coisa que me esta a desiludir e a tornar o meu PC bastante lento é o Edge. Tenho 3 Tabs abertas e isto é um desastre. Fui verificar ao Task Manager e tenho lá 3 processos do Edge com os seguintes consumos;
        1- 6.0% de CPU e 223.8MB de RAM
        2- 44.9% de CPU e 551.5MB de RAM
        3-21.5% DE CPU e 1074.6MB de RAM
        Consumos exagerados na minha opinião e que torna a utilização do PC quase impossível.

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          Vê lá quais são os sites abertos. Um dia inteiro de utilização no Portugal-a-Programar, Pplware, entre outros, não me chega a nada disso. O Facebook é muito mau para a RAM, de facto, nomeadamente se fizeres scroll por muito tempo no Feed de Notícias.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            O numero 3 era o Tuga.io, o segundo um jogo de browser (general wars) o primeiro já não sei. Facebook não era que não tenho.

        2. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Nuno, eu näo uso o Edge porque -apesar de muito rápido e com UI atraente- näo faz importacäo directa (e com pastas…) dos favoritos do Firefox, mas segundo sei -corrijam-me se estou errado- o Edge traz “FLASH” incluído, e daí que tudo o que tiver flash deve estar a funcionar nas tuas páginas, e a consumir recursos.

          De resto e apesar do EDGE estar muito bem conseguido, o Firefox parece-me ainda a opcäo mais leve, versátil e clássica. Se/quando tiverem uma versäo com UI “Windows 10”, näo vai faltar mais nada ao Firefox.

          Posso dizer que já testei Edge, Chrome, Opera e fico sempre mais satisfeito com o Firefox, e sempre com a impressäo que o Firefox é o mais compatível e mais leve de todos (com Flash desactivo)

  8. Avatar de nuno
    nuno

    Eu actualizei do windows 8.1 para o 10 e ocorreu vários problemas. a tecla do space deixou de funcionar. O kasperky desapareceu alguem teve os mesmos sintomas?

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      “ocorreRAM vários problemas”

      A partir do momento em que está activo (Windows 10), podes instalar do zero a ISO do Windows 10. Em todo o caso vai ao “sistema” e vê se algo está mal instalado.

    2. Avatar de Zaark
      Zaark

      Tecla: problema de drivers proprietários. Kaspersky: não é incomum. O que eu tenho recomendado aos meus amigos e conhecidos é desinstalar os AVs antes do upgrade uma vez que eles podem não ser compatíveis com o W10 – há que instalar a versão apropriada *após* o upgrade. 😉

    3. Avatar de camones
      camones

      No meu caso, após a actualização, há dois ‘bugs’ a destacar:
      – o Onedrive desapareceu…
      – o Windows Search (pesquisa) não funciona: não apresenta qualquer resultado; não se consegue reactivar; não se consegue reconstruir a indexação…

  9. Avatar de Christian Nogueira de Faria
    Christian Nogueira de Faria

    LIVE?

  10. Avatar de André
    André

    Eu já tentei fazer o update para o win10 duas vezes, mas nas 2 vezes dpois de fazer a 1a configuração e ele reiniciar diz a seguinte mensagem: ‘operating system missing’. Já procurei por soluções mas não encontrei nada em concreto. Alguém tem ideias?

  11. Avatar de RamaLho_88
    RamaLho_88

    Boas! Não tou a conseguir perceber muito bem este tutorial … Alguem consegue explicar melhor os passos ? Obrigado.

  12. Avatar de Carlos
    Carlos

    depois de instalar o W10 a minha Web Cam, não funciona. o que devo fazer?

  13. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    Para os interessados:
    tiny – 45*45
    small – 70*70
    medium – 150*150
    large – 310*310
    wide – 310*150

  14. Avatar de Dave
    Dave

    Devia ser possível criar Tiles de forma nativa… depois de tantos utilizadores reclamarem essa função desde o Win8, não se percebe porque a Microsoft não atendeu a esses pedidos (não sendo nenhum expert em programação, calculo que não seja algo impossível ou mesmo difícil de ser realizado…)
    Esta app é porreira para darmos o nosso cunho ao menu inicio. É pena que não funcione a 100%, o texto independentemente da cor que seleccionamos, vai ser sempre em preto e nas tiles criadas, quando clicamos para abrir, 1o surge uma janela com o logo da app e 1 segundo depois fecha e abre o programa/pasta/app para qual a tile foi criada…