Não quer que o Windows 10 o “espie”? Há uma app para isso

52 Comentários

A privacidade (ou a falta dela) é uma questão transversal a todos os sistemas e aplicações. O Windows 10, apesar de ser recente, não é excepção apesar de trazer algumas opções que permitem ao utilizador gerir a questão da privacidade no sistema.

Mas agora há também uma aplicação gratuita para isso. Vamos conhecer a app “Disable Windows 10 Tracking”.

tracking_00


Para quem a privacidade é um assunto muito sério, nada melhor que limitar os sistema de modo a que estes não partilhem informações com terceiros. Além das opções que existem o Windows 10, existe agora uma ferramenta que, segundo o seu autor, desactiva por completo todos os serviços que enviam informação para a Microsoft.

De acordo com Qazi, o responsável pela aplicação, não é preciso ter propriamente medo do Windows 10 mas acredita que desconfiar é um direito de cada um.

A app que Qazi desenvolveu foi desenvolvida em Python e permite, de uma forma simples, desactivar os serviços que fazem tracking das acções do utilizador. A ferramenta é gratuita e está disponível no GitHub. Para que não hajam duvidas do conteúdo da ferramenta, o autor disponibiliza todo o código fonte.

goprivate

Depois de executar a app “Disable Windows 10 Tracking” com privilégios de administrador, o utilizador deverá indicar quais os serviços a desligar e depois carregar em Go Private!

Via Zdnet | Download aqui

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Alves
    André Alves

    Grande Qazi, ainda bem que há pessoas a pensar nos outros 😉

  2. Avatar de Daniel
    Daniel

    Código fonte e tudo, 5 estrelas 😉

  3. Avatar de Win10
    Win10

    Quais aconselham a desligar?

  4. Avatar de joao paulo
    joao paulo

    devemos assinalar as que estão na imagem? obrigado

  5. Avatar de Dexter
    Dexter

    Também há essa que parece mais abrangente: DoNotSpy10 1.0.0.0 http://www.majorgeeks.com/files/details/donotspy10.html

    1. Avatar de Ton
    2. Avatar de Ton
      Ton

      e pra ativar novamente ?

      1. Avatar de Dexter
        Dexter

        Não a testei…

    3. Avatar de manuel silva
      manuel silva

      isso tem virus

    4. Avatar de manuel silva
      manuel silva

      open candy segundo o eset smart security

  6. Avatar de João Terra
    João Terra

    A MS deveria ser punida

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Por dar opções, mas ninguém ter o desplante de ver o botão “Privacy” nas Settings ou a opção “Custom installation” no Setup do Windows?

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    Uh, só agora é que descobriram que o Windows manda informação de telemetria para a Microsoft?

    O facto de há anos a Microsoft mencionar esses dados de telemetria nunca foram sequer uma pistazinha?

    A única coisa que mudou é que há uma versão nova do Windows, que ainda por cima está a ser um sucesso, e é preciso dar força aos motores do FUD.
    (Para quem duvida do sucesso basta ir ver as estatísticas do Steam. O Windows 10 fechou o mês de julho, com mais do dobro dos utilizadores que todas as versões do Linux, e mais do que qualquer versão do OS X)

    1. Avatar de João Terra
      João Terra

      Desde do inicio das build´s do windows 10. Como vês nem toda a malta anda a dormir

      1. Avatar de eu
        eu

        Na realidade, a recolha de dados de telemetria já existe desde (pelo menos) o Windows 7.

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          E muita gente quer ficar no 7 ou no 8 por causa da privacidade. xD Definitivamente nunca fizeram uma Custom Installation – a maioria das opções são as mesmas de sempre.

          1. Avatar de manuel silva
            manuel silva

            +1

  8. Avatar de António
    António

    E passa a ser ela a espiar!

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Falam especialistas em programação, António e Silva.

      1. Avatar de silva
        silva

        Nao sou especialista em material nenhuma, e sei menos que voces todos.
        Como foi dito por outros users, ja á varios programas para o mesmo efeito e quem garante que nao abrem outra porta onde nao á tanta “fiscalizacao” a esses programas feitos por 3º.

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          O código-fonte deste programa é público. Se tens dúvidas do executável pronto para fazer download, compila o código por ti mesmo. Se tens dúvida do código, analisa-o linha a linha. Até lá, ambos concordamos que já há muitas ferramentas para este efeito e que muitas devem ter “presentes”, mas discordamos acerca de apontar a eventual presença de um “presente” neste programa em particular.

  9. Avatar de Marco
    Marco

    Muito boa tool!

  10. Avatar de Guilherme Fernandes
    Guilherme Fernandes

    Boas. Alguém me consegue dizer como desativo a opção de “novo” cada vez que instalo um programa novo no Windows 10 e porque me deixaram de aparecer os programas que mais utilizo no meu iniciar sem eu ter retirado essa opção? Obrigado

    1. Avatar de André
      André

      Abre a app “Definições” e seleciona “Personalização”. Vai a “Inicio” (na barra lateral) e desativa “Apresentar aplicações adicionadas recentemente” e a ativa “Apresentar as aplicações mais usadas”.

      Espero ter ajudado

      1. Avatar de Guilherme Fernandes
        Guilherme Fernandes

        Já tinha feito isso e continua igual… Não funciona nenhuma das opções. Posso abrir os programas que quiser que continua a mesma coisa no iniciar

  11. Avatar de irlm
    irlm

    Desliga a “Localização” das notificações

    1. Avatar de irlm
      irlm

      * “action center”

  12. Avatar de dajosova
    dajosova

    Depois de clicar em Go Private o processo run.exe (32 bit) continua a correr. Por tanto, com a app em segundo plano… é para manter sempre assim ou pode-se terminar pq as variáveis são desativadas permanentemente?

    1. Avatar de JG
      JG

      boa pergunta! +1

  13. Avatar de Rafael
    Rafael

    Estes host files tambem bloqueiam a publicidade? E sera que nao deixam a net mais lenta?

  14. Avatar de João
    João

    Linux better and PRIVATE!!!!!

    1. Avatar de JmanPT
      JmanPT

      Lol… You wish.

    2. Avatar de ddymoo
      ddymoo

      Don’t want, don’t use.

    3. Avatar de Silva
      Silva

      Private….ja passei bons momentos com revistas PRIVATE

      1. Avatar de Eheheh
        Eheheh

        Kkkkkkkkkkkkkkkkk

    4. Avatar de Zaark
      Zaark

      A Canonical concorda contigo… ups xD

  15. Avatar de Luis
    Luis

    Maravilha! Apesar de eu ter feito diversas alterações no sistema para contornar essa situação, sem duvida esta aplicação é uma mais valia. Obrigado pplware

  16. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boa tarde,
    Apesar de não estra diretamente relacionado com este artigo, se me permitem gostaria de colocar uma questão.
    Costumo usar um router virtual (MyRouter) para partilhar o meu sinal de internet (Pen Kanguru) com outros dispositivos. No Windows 7 sempre funcionou na perfeição. Com a atualização para o Windows 10 o programa também funciona, o sinal wifi é detetado pelos outros dispositivos e continua a ser possível fazer a ligação ao router virtual. Contudo, apesar de ligados com sucesso ao router virtual, o acesso à internet através dos dispositivos não está a funcionar. Será alguma configuração ou restrição do Windows 10 que não existia no Windows 7?
    Será que me podem ajudar? Agradeço desde já…
    Abraço.

  17. Avatar de Ton
    Ton

    e pra ativar de volta ??

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Tambem quero saber… o win update para de funcionar… logicamente

    2. Avatar de Isaac
      Isaac

      Sim, também gostava de saber como desativar. Ou seja, por as definições por defeito. Tenho problemas com windows media player e penso que seja por causa disso!

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Funciona se você excluir as linhas adicionadas no arquivo hosts…. Procura como que se faz que vai dar certo…

        1. Avatar de Isaac
          Isaac

          Olá Carlos, podias dar mais informação? não percebi

        2. Avatar de Isaac
          Isaac

          Já percebi. Basicamente eliminei as linhas que tinhas 0.0.0.0 seguidas do “self.MSHosts”. Era isso?
          Obrigado pela ajuda 😀

  18. Avatar de Animus
    Animus

    Outro programa contra a invasão de privacidade do Windows 10: Destroy Windows 10 Spying 1.4
    http://www.majorgeeks.com/files/details/destroy_windows_10_spying.html

  19. Avatar de Silva
    Silva

    Agora comeca a chover aplicacoes para esse efeito.
    Estao a tapar de um lado, estao a abrir de outro lado…talvez ate mais sombrio.

  20. Avatar de sergio
    sergio

    Temos de ligar a aplicação cada vez que ligamos o pc?

    1. Avatar de Isaac
      Isaac

      Não é preciso, basta correr uma vez. Depois disso até podes apagar o executável se quiseres!

  21. Avatar de Revisao
    Revisao

    Quiera por favor, fazer revisao da nova versao.
    Obrigado.

  22. Avatar de João
    João

    Também há esta: http://www.winprivacy.de/

    O site está em alemão, mas a App tem versão em Ingles, é bastante abrangente e não tem publicidade manhosa 😉

  23. Avatar de Pedro
    Pedro

    O servico de “telemetria” já existe desde windows xp, a questão é que nestas ultima versao abusaram na quantidade de informacao “roubada”… devem querer fazer concorrencia ao facebook.