21 teclas de atalho bastante úteis para o Windows 10

59 Comentários

Com o Windows 8/8.1 e sem o menu iniciar, muitos utilizadores voltaram “à era” das teclas de atalho para aceder às mais diversas funções do sistemas.
Apesar do Windows 10 estar mais intuitivo e prático, as teclas de atalho continuam a ser fundamentais para quem não gosta de perder muito tempo a navegar pelos menus.

Hoje sugerimos das principais teclas de atalho  para o novíssimo Windows 10.

win10_000


Apesar da grande maioria das teclas de atalho já serem conhecidas de outras versões do Windows, deixamos aqui uma pequena lista das principais, especialmente para quem já não se lembra ou então migrou de outros sistema operativo.

wink_00

TOP 21 teclas de atalho para o Windows 10

Nota: a Windows key corresponde à tecla que à tecla Windows

  • 1) Windows key + A: Abre o Centro de Acção
  • 2) Windows key + E: Abre o Windows Explorer
  • 3) Windows key + D: Abre a Área de trabalho
  • 4) Windows key + H: Abre a partilha de ecrã
  • 5) Windows key + I: Abre as definições do sistema
  • 6) Windows key + L: Bloqueia o conta ou muda de conta
  • 7) Windows key + S: Abre a pesquisa
  • 8) Windows key + Ctrl +D: Cria um novo ambiente de trabalho virtual
  • 9) Windows key + Ctrl + esquerda ou direita: Muda entre ambientes de trabalho virtuais
  • 10) Windows key + PrtScn: Tira um Screenshot
  • 11) Windows key + Tab: Mostra os ambientes virtuais disponíveis
  • 12) Ctrl + Shift + Esc: Abre o gestor de tarefas
  • 13) Alt +Tab: Muda entre aplicações abertas
  • 14) Ctrl + Alt +Tab: Ver aplicações abertas
  • 15) Windows key + P: Projecção do ecrã
  • 16) Windows key + Enter: Abre o narrador
  • 17) Windows key + X: Acesso a várias funções (ex. executar, painel de controlo, etc).
  • 18) Winkey + R: Abre janela Executar
  • 19) Winkey + G: Abre a opção “Xbox” para consulta às opções integradas de jogo
  • 20) Winkey + ↑ / ↓ / → / ←: Permite reposicionar janelas
  • 21) Windows key + C: Acesso à Cortana

E são estas algumas das principais teclas de atalho que ajudam a conseguir a ter uma produtividade ainda mais eficaz. Se conhecerem outros atalhos que considerem importantes, partilhem connosco.

Quais as teclas de atalho que mais usam?

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Eu utilizo com muita frequência o ctrl + c para copiar e ctrl + v para colar 🙂

    1. Avatar de Sérgio Rodrigues
      Sérgio Rodrigues

      +1

    2. Avatar de Flávio Pinho
      Flávio Pinho

      +1 e o ctrl + x para cortar 🙂

    3. Avatar de Joaquim Pedro
      Joaquim Pedro

      eu apenas utilizo uma macro (MX1 para copiar e MX2 para colar) no teclado Steelseries APEX.

  2. Avatar de André Gomes
    André Gomes

    22) CTRL+ESC = Inicar

    1. Avatar de cra2sh
      cra2sh

      LOL, desconhecia esse, mas que utilidade isso tem, não é mais fácil só clicar na Windows key

      1. Avatar de Catarino
        Catarino

        antigamente os teclados mais antigos não tinham a tecla windows key 😀

      2. Avatar de RenatoNismo
        RenatoNismo

        e computadores como magalhães ou máquinas/teclados próprios para linux ou mac não têm a tecla windows.

        1. Avatar de Ana
          Ana

          Até pq o Mac é da Apple e o Windows é da Microsoft

  3. Avatar de Catarino
    Catarino

    Falta a mais usada de sempre em todos os windows depois do CTRL+ALT+DEL

    23)ALT+F4 (fecha janela)

  4. Avatar de Luna
    Luna

    Ctrl+Shift+Esc=Gestor de Tarefas

  5. Avatar de cerkiller
    cerkiller

    shift + del

  6. Avatar de Paulo Maluco
    Paulo Maluco

    Enquanto no meu macboo falo com a siri e ela faz isso tudo por mim

    1. Avatar de dunno
      dunno

      Lamento desapontar.te mas uma tecla de atalho e mais rapido que falares com a siri

    2. Avatar de fabps
      fabps

      Nunca entendo o porquê destes comentários constantes a “picar” a secção oposta. Cada um gosta do que quer. Ainda bem que há concorrência, senão nada evoluía! 🙂

    3. Avatar de anon
      anon

      existe cortana no win10…

  7. Avatar de Joselito
    Joselito

    Como antigo utilizador de Wordstar, Lotus 123 e AutoCAD, as teclas de atalhos eram o pão-nosso de cada dia. Para Windows utilizo muito:
    Win+E para chamar o Explorer
    Alt-F4 para fechar a aplicação activa
    Win+R para janela de Executar
    Shift+F10 para chamar o botão de contexto
    Ctrl+A ou T para selecionar tudo
    Para mim essa combinações são automáticas e não recorro outra forma para as executar.

    1. Avatar de Joaquim Pedro
      Joaquim Pedro

      … e o Quatro, Quatro Pro, Quatro Pro for Windows… Quem não trabalhou com o Quatro, eram folhas de cálculo da Borland, sendo as duas primeiras versões sob MS-DOS e a terceirta já sobre Windows 3.1.

  8. Avatar de Willian Lopes
    Willian Lopes

    CTRL+ALT+DEL não conta? Ou não funciona no Windows 10?

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    O Windows 10 é mesmo uma imitação do OSX. Não sei porque, mas sempre que olho para as features/prints de algo faz me logo lembrar o sistema operativo da Apple.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Não digas disparates. Estás a referir-te à barra inferior com os atalhos para o botão iniciar, edge, explorador, tarefas, loja on-line, etc? É que essa barra começou com o windows 95 à 20 anos!!!!! E essa barra tem lá os atalhos dos programas que nós quisermos utilizar, totalmente personalizada!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Não estou a dizer disparates nenhuns, já consigo criar um, dois, três, quatro, etc, desktops à muito tempo no meu Mac. já consigo ver todas as apps abertas à muito, mas mesmo muito tempo, com apenas um gesto no rato ou então através de uma combinação de teclas, para não falar da área de notificações do lado direito que é imitação completa do OSX.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Não conheces minimamente o windows. Estás a dizer que só agora com o 10 é possível ver todos os programas/janelas abertas? LOL

          E foi também a Apple que criou o botão iniciar, não foi?
          Olha, eu utilizo o mundano e cheio de defeitos Windows para fazer tudo, não preciso de nenhum outro SO, provavelmente tu tens de ter o paralells ou semelhante para correres o imperfeito windows no perfeito OSX, para poderes correr os programas. Estou enganado?

          Já agora, e onde copiou a Apple as abas múltiplas do Safari? Obviamente do Firefox!!!! Mas claro que a Apple acrescentou uma vírgula inovadora nas abas…..!

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Parallels ou Windows no meu computador não entra. Tudo o que preciso que roda num Windows funciona perfeitamente, até melhor, num Mac e ainda consigo usar mais programas que num Windows não consigo. Por isso, deixa de ser parolo e deixa de falar sobre coisas que não sabes.

            Plus, o que é que a porcaria do menu iniciar tem haver com o que eu falei? Deves ser daqueles “fanboys” ou seja lá como vocês chamam que é tão cego e que mistura tudo.

        2. Avatar de Ruben Miguel
          Ruben Miguel

          Em relação aos múltiplos desktops, explica-me lá porque é que a MS copiou o a Apple e não o Ubuntu, ou Fedora, ou Mint, ou OpenSUSE ou tantos outros sistemas GNU/LINUX. Lamento desiludir-te mas a Apple não é o centro do mundo, não é única nem a “inventora” de tudo. E tu que dizes que o RUI é um FanBoy devias olhar no espelho primeiro, já que foste tu que chegaste aqui com discurso de fan da Apple.

    2. Avatar de Christian Nogueira de Faria
      Christian Nogueira de Faria

      +1
      Testando o Windows 10 desde sua primeira Build e só tenho uma coisa a falar, ainda está BETA, e se continuar assim não irá superar o Windows 8.1.
      Copiaram muito, porém ainda etá muito longe do sistema da Apple!

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Sim muito longe da Apple… No primeiro lugar.

        Hahaha 🙂

        Enviado pelo meu Lumia

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          So se for no primeiro dos últimos.

          Enviado pelo meu iPhone

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Se souberes interpretar estatísticas, depois diz alguma coisa:

            https://www.netmarketshare.com/operating-system-market-share.aspx?qprid=10&qpcustomd=0

  10. Avatar de Nelson
    Nelson

    Ppl para quem não perceber português, tem aqui em inglês: http://www.windowscentral.com/best-windows-10-keyboard-shortcuts

    1. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      Há sempre a versão inglesa das notícias do pplware, como tu dizes é para quem não perceber inglês.

    2. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      *português.

  11. Avatar de 1berto
    1berto

    Para quem tem o computador em Inglês para ter acesso à Cortana, Alt (esquerdo) + Shift para mudar facilmente o teclado entre Inglês e Português.

  12. Avatar de DóiDói
    DóiDói

    O que mais uso:
    Ctrl+Home – ir para o inicio de uma página/caixa de texto
    Ctrl+End – ir para o fim de uma página/caixa de texto
    Alt+left/right – deslocar cursor entre palavras em texto
    Ctrl+A – selecionar tudo
    Ctrl+C – Copiar
    Ctrl+X – Cortar
    Ctrl+V – Colar
    Shift+Del
    Ctrl+S – Guardar
    Alt+F4 – Fechar aplicação
    Alt+Tab – Alternar entre aplicações
    Ctrl+Esc – Menu iniciar
    Win+D – Ir para o desktop
    Win+E – abrir explorer
    Win+R – run
    Win+S – pesquisar (passei a usar muito no Win 8)
    Ctrl+Shift+Esc – task manager
    Ctrl+O – Abrir

  13. Avatar de JmanPT
    JmanPT

    Se tiverem mais do que um ecrã e usarem o Shift+Win key + seta direita ou seta esquerda mudam a janela automaticamente entre ecrãs no mesmo tamanho e posição entre ecrãs.

    1. Avatar de Batman
      Batman

      gostaria de uma informação sua: Daria pra colocar uma área de trabalho por tela para que eu consiga trabalhar de forma independente e simultânea nos dois monitores?

  14. Avatar de JmanPT
    JmanPT

    Quando o AltGr+2 não funciona para escreverem o “@”, então Ctrl+Alt+2 faz exatamente o mesmo.

  15. Avatar de Vasco Rocha
    Vasco Rocha

    Ctrl+Shift+Seta esquerda/direita: Mover janela para outro monitor

  16. Avatar de reczero
    reczero

    utilizo o ALT GR + o cursor para baixo.

  17. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Usava o CTRL-F4 no Chrome para fechar separadores… Agora foi atribuída um função no Windows 10… Que pena… Fiquei triste! 🙁

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      CTRL-W (acho…)

    2. Avatar de luis
      luis

      CTRL+SHIFT+F4

  18. Avatar de Tito Rios
    Tito Rios

    A minha experiência com este windows tem sido excelente! Surpreendeu-me apesar de eu ser um utilizador ainda a Microsoft não era a Microsoft

  19. Avatar de FXX
    FXX

    A maior parte dos atalhos apresentados já existem à muito tempo nos sistemas operativos da microsoft…

    Já agora qual é a diferença entre “Windows key” e “Winkey”?

    1. Avatar de cerkiller
      cerkiller

      a parte do ctrl + c e ctrl + v

  20. Avatar de ze.ccjs
    ze.ccjs

    Também uso muito o Alt+D para selecionar a barra de endereços, seja no explorador, seja no browser.

  21. Avatar de Felipe Teixeira
    Felipe Teixeira

    Só os atalhos ligados as funções novas do 10 e que são novos, o resto já existe há muito.

  22. Avatar de Fernando Ribeiro
    Fernando Ribeiro

    Existem teclas de atalho para dividir o ecrã ao meio e assim ser realmente mais produtivo?

    1. Avatar de Catarino
      Catarino

      Windowkey+P?
      Windowkey + seta esquerda/direita?

  23. Avatar de AVD
    AVD

    Falta um dos mais essenciais…

    CTRL + SHIFT + N para criar um novo folder!

  24. Avatar de Luís
    Luís

    “Windows key + Ctrl + esquerda ou direita: Muda entre ambientes de trabalho virtuais”

    No meu caso, isto só funciona com o Ctrl direito. Se usar o Ctrl esquerdo apenas consigo andar para a esquerda o_O
    Alguém com o mesmo problema? Ou sabe o porquê?

  25. Avatar de Renata
    Renata

    ola todos!
    meu windows 10 tem uma caracteristica pessima: no word selecionar tudo = Ctrl+E, no bloco de notas = Ctrl+T (ou ao contrario), na web = Ctrl+A e no explorer é Ctrl+E, tambem. insuportavel. algum sabe como fazer para q o atalho Ctrl+A seja para selecionar tudo em qualquer dos usos? ja consegui alterar no word. grata.

  26. Avatar de Maria Vanda
    Maria Vanda

    Eu utilizo muito a tecla F4 que é copiar funções …. mas no Windows 10 o F4 não faz a mesma função. .. o que é dramático! Alguém sabe qual a tecla para fazer a mesma função rapidamente?? Obrigada

  27. Avatar de Carmo Cabral
    Carmo Cabral

    Que teclas devo usar SÓ para fazer zoom ?
    Obrigada pelas respostas.

  28. Avatar de Esterque Alimandro Renata
    Esterque Alimandro Renata

    ola todos! Por favor, alguém me ajuda com este tema?:
    No windows 10 do Surface pro 3 as teclas de atalho Ctrl+A (selecionar tudo) nao funcionam!!!
    No word tenho que teclar Ctrl+E, no bloco de notas Ctrl+T, na web = Ctrl+A e no Windows Explorer Ctrl+E.
    Simplesmente insuportável!
    Alguém sabe como fazer para q o atalho Ctrl+A seja para selecionar tudo em qualquer dos usos?
    Ja consegui alterar no word mas no resto nao…. grata.

  29. Avatar de João Sousa
    João Sousa

    Eu uso muito windows + r