Novas instalações do Windows 10 passaram as 16 por segundo

84 Comentários

O lançamento do Windows 10 pela Microsoft veio mostrar que a empresa de Redmond ainda não perdeu o seu toque de Midas e que ainda consegue fazer mexer com os utilizadores e com a própria Internet.

Depois da meia noite foi aberta a possibilidade de ser feita a actualização mais esperada de 2015 e os números de instalações foram mais uma vez ultrapassado.

win_10_pplware

Não existe qualquer informação oficial do número de dispositivos que já realizaram a actualização para o Windows 10, mas estimam-se que tenham sido muitos milhões.

A própria Microsoft colocou algumas limitações a essas instalações e aos utilizadores, garantindo que os seus servidores não tinham qualquer problema de performance.

Surgiram várias formas de contornar esses travões da Microsoft e mesmo assim o serviço de actualizações da Microsoft conseguiu estar à altura do que se esperava.

Os números não existem, mas a verdade é que se pode ter uma dimensão do ritmo a que essas actualizações iam sendo feitas. Dayne Sampson, Vice-Presidente Corporativo de Serviços Globais da Fundação da Microsoft, colocou no seu Twitter um pequeno vídeo onde é possível ver um contador que indicava o número de novas actualizações que eram iniciadas.

Do que se pode ver chegaram a ser mais de 16 actualizações por segundo e, disse também Dayne Sampson, existia uma limitação no contador que não conseguia acompanhar os números de novas actualizações.

O que não é possível ver, infelizmente, é a totalidade do número, para que se possa ter uma real noção do número de actualizações feitas pelos utilizadores.

O novo Windows foi bem recebido por todos os novos utilizadores e esta é apenas mais uma prova deste sucesso.

Ainda está no início o processo de actualização, mas a Microsoft irá alargar gradualmente a novos utilizadores este processo. Se não quer esperar mais pode sempre tentar usar o processo que descrevemos.

Comentários

84

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel L.
    Miguel L.

    Meus amigos,carissimos,leitores,jornalistas, informáticos em geral..Nem pasta $wiindows.bt tenho ainda…nem na pasta download tenho o install nem o raio que o parta….Eu espero,espero , espero para não forçar nada, nadinha.Não quero irritar os deuses da Microsoft e não forço nada, mas também não tenho n a d a..

    Digam-me uma coisa: O meu update vem da china…a nado?

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      O update vem em fase/ondas. Não foi lançado para todos ao mesmo tempo.
      Eu já tenho num PC de casa e no outro não.
      Calma…

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Já cá canta. Tive problemas no menu iniciar, não aparecia nada! Mas já está tudo funcional… Vou dar uns dias e depois apagar a pasta windows.old.

    1. Avatar de REIS
      REIS

      Pode.se fazer isso?

      não vai depois criar problema a nível de funcionamento do w10?
      Por acaso essa pasta esta a ocupar.me mais de 10gb no meu surface

      1. Avatar de Alucard
        Alucard

        Penso que não deves fazer isso, o Windows trata disso automaticamente ao fim de 30 dias…

      2. Avatar de Tiago Dias
        Tiago Dias

        Sim podes eliminar, desde que não tenciones voltar ao SO antigo. A maneira mais facil é:
        Limpeza de Disco -> Limpar Ficheiros de Sistema e seleccionar o que queres. Eu com isso libertei quase 30Gb!

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Quando actualizei o meu Encore 2… tive esse problema. Mas como o disco ficou quase 100% de ocupação, logicamente não consegui perceber se o Windows tinha um bom desempenho ou não, para fazer essa limpeza a confiança.

          Então… lá tive de reverter para o Win8.1. Agora vou fazer uma imagem do sistema e depois voltar a fazer o upgrade e posteriormente fazer uma instalação limpa. E assim testar como deve de ser o Win10 no Encore2.

          Se tiver algum problema, posso voltar atras usando a imagem do sistema…

          No meio disto tudo, o chato foi que ainda não consegui testar como deve de ser o Win10.

        2. Avatar de Rafael Ferreira
          Rafael Ferreira

          Eu libertei 190 GB hehehe

    2. Avatar de José
      José

      Luis pode me dizer como resolveu o problema é que o meu esta a ter o mesmo problema
      Obrigado

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Este PC – Computador – Abrir definições – Personalização – Início
        Aí, liguei o “utilizar início em ecrã inteiro” e reiniciei.
        O menu iniciar funcionou, fui ao mesmo local e desliguei o “utilizar início em ecrã inteiro” e agora funciona normalmente.

  3. Avatar de ilidia
    ilidia

    acabei de instalar o windows 10. mas o som é repetitivo….”Windows 10 RTM freezing constantly and loops/repeats sound”…. como desligá-lo?

  4. Avatar de Miguel L.
    Miguel L.

    O Windows 10 vem com o Windows Hello (entrada com leitura de cara, iris ou fingerprint)?

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Sim, mas precisas de câmara com especificações capazes de fazer isso.

    2. Avatar de Pedro Simões

      Sim Miguel. Mas para isso precisas de ter hardware que o suporte. Não basta ter uma webcam, o hardware tem de estar preparado para isso.

    3. Avatar de NewJ
      NewJ

      Impressão digital sim funciona normalmente

  5. Avatar de ricardo silva
    ricardo silva

    Boas, fiz o upgrade, e correu tudo ok e activado, a cena é que chegou hoje o ssd novo, instalei o windows 10 limpo la, mas diz que nao esta activo, o k tenho de fazer?

    1. Avatar de Tiago Guedes
      Tiago Guedes

      KMSpico 10.0.10240 beta

      Ou então um que é se chama assim: Windows 10 Activator by Seven7i

      N sei se é permitido falar disto ou não mas informação não é crime, é conhecimento ^_^

    2. Avatar de Angela
      Angela

      Aconteceu-me o mesmo, carreguei em ativar em “sobre o sistema” e ele ativa-se por ele mesmo, nem pediu chave do produto.

    3. Avatar de André
      André

      Espera algumas horas pois os pedidos de ativação estão sobrecarregados.

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      Boas Ricardo!
      Não tenho andado dentro dos novos “negócios” da Microsoft mas pelo o que li, tens que instalar o Windows 10 diretamente do Windows 7 ou o Windows 8 caso contrário não ficas com o Windows 10 ativo. Pelo que percebi, apesar de ter estado oculto, caso queiras formatar o computador e instalar de novo tens que instalar o Win7/8 e depois upgrade para o Win10, penso que deve então funcionar da mesma maneira ao instalares no teu SSD.
      Espero ter ajudado.

    5. Avatar de Filipe Tavares Rodrigues
      Filipe Tavares Rodrigues

      Não podes instalar limpo. Eles só fazem upgrade a partir de uma versão instalada, ou seja tens de instalar no ssd (win7, win8 ou win 8.1 genuino) e depois atualizar para o win10.

    6. Avatar de Bob
      Bob

      Usaste o serial que o teu 10 upgrade e activo mostrava?

      Usa o telefone, tem uma linha 21xxx, e segues o esquema para activar com codigo…… é uma seca, mas sempre consegui assim. (ainda não tentei no 10).

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Como é que podemos verificar qual é o novo serial?
        Usas-te algum programa?

        1. Avatar de Bob
          Bob

          Tens este. Tiras a portable, que está dentro de um zip, e corres a versão 64bits ou 32. Logo a primeira linha “operating system” ou “sistema operativo”, escolhes e tem logo no inicio o serial.
          Existem outras maneiras, mas uso sempre isto, que está nas ferramentas de trabalho 🙂

          1. Avatar de Bob
            Bob

            O meu link foi removido…….. procura por speccy, é da piriform, completamente gratuito. Tens versão portable no downloads, que não requer instalação.

    7. Avatar de Pedro Simões

      Cuidado com a troca de hardware. O Windows 10 gera as chaves com base em algum hardware presente e pode bem ser essa a causa desse problema, já não reconhece bem o PC.

      1. Avatar de Felipe Teixeira
        Felipe Teixeira

        Por acaso tenho essa dúvida. Eu tenho um desktop com windows 10, posso fazer upgrade aos componentes e manter o windows?

        1. Avatar de Bob
          Bob

          Basta mudar a memória (retirar 1 DIMM), ou mudar o disco, que o ID de hardware muda, e a licença sendo OEM, desactiva, por considerar ser um novo pc.
          Sempre que fiz isso, usei o metodo de activar por telefone, e até agora sempre consegui voltar a activar. Dá algum trabalho, não é prático.

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Se ssd for base para gerar as chaves . É um tiro no PÉ da Microsoft ?

      3. Avatar de Bruno L
        Bruno L

        Sera que me podes ajudar Pedro ?
        Tenho a seguinte duvida, sou um dos muitos utilizadores insider, mas não percebo uma coisa, se eu montar um pc totalmente novo, poderei instalar na mesma esta copia que tenho agora activa do w10??

      4. Avatar de Nelson N
        Nelson N

        E como é que se obtém a chave? ou: onde se encontra? Fiz a instalação em cima da versão de avaliação. E se a instalação for feita em cima do win7 ou 8?
        Se reverter para o sistema anterior, volta para a avaliação, e a partir daqui já não dá para voltar ao win7 Profissional.

    8. Avatar de David.pt
      David.pt

      Faz a ativação online com a key que vem com o PC. Se não aceitar a key não te preocupes esperas uns dias que isso ativa 😉

    9. Avatar de JJ
      JJ

      Se a solução do telefone, não funcionar..
      Sempre podes repetir todo o processo… instalar a versão anterior do Windows e depois fazer o upgrade.

  6. Avatar de José
    José

    Já instalei o Win 10..segundo o painel era compatível. O ecrã ficou rosa e a piscar, instalei drivers novos na intel hd 4600 e na geforce e nada. Fui a um técnico que me desinstalou os drivers da geforce e ficou a funcionar bem. No momento a seguir quando voltei a ligar o pc tudo na mesma. Alguém me sugere alguma coisa? (já voltei atrás para o win 8.1)

    1. Avatar de Valter
      Valter

      Tenho o mesmo problema, ainda não consegui resolver =S

  7. Avatar de Carlos Filipe Roldão
    Carlos Filipe Roldão

    Alguém nota um uso excessivo de RAM desde o upgrade?
    Se fore ao Task Manager o processo System está a consumir quase 600mb de RAM constantes. o Win8.1 não me consumia tanto, penso que se mantinha quase sempre nos 300mb..

    1. Avatar de Carlos Filipe Roldão
      Carlos Filipe Roldão

      se for*

  8. Avatar de Mambo
    Mambo

    Quem tem gráficas AMD tem estado a ter problemas, aparece o erro “Internal power error” e reinicia o pc ao fim de 2 mim de ter sido iniciado.
    Nos portáteis HP parece que se pode resolver o problema reinstalando o controlador com drives para windows 10.
    No meu caso tenho um Toshiba e , apesar de ter instalado os drives para windows 10, só consigo trabalhar no Portátil desativando a gráfica.

    1. Avatar de Joaquim Pedro
      Joaquim Pedro

      Tenho uma ATI HD 5770 sem qualquer problema.

      1. Avatar de Bob
        Bob

        A tua amostragem de 1, é muito pequena 🙂
        Tanto a ATI como NVIDIA tiveram problemas no dia 0. A Nvidia lançou logo drivers novos, a ATI penso que também.
        As HD 4000 é que não têm drivers para Windows 10 nem 8.1 supostamente, mas o meu está a funcionar bem (acho eu), com os drivers genéricos da Microsoft. Até correu World of tanks bem mais rápido que no Windows 7 com drivers da ATI. Mas controla pior as temperaturas.

  9. Avatar de J.C.Lopes
    J.C.Lopes

    Alguém me sabe dizer de que forma é que sou notificado pela microsoft de que o meu win10 está pronto a instalar.
    É que no System Tray tenho a notificação de reserva feita mas até agora não recebi quualquer informação de que podia instalar o SO.

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      O update está a ser libertado pela MS por fases. Não foi tudo ao mesmo tempo

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas. Fiz a reserva ontem, mas hoje já não tenho o ícone. É normal? Vai demorar Mts mais dias?

    1. Avatar de Zé

      O pplware já disponibilizou um procedimento para actualização manual (https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows/download-windows-10-isos-oficiais/). É só seguir os passos.
      Fiz isto no meu pc e ficou impecavel, apenas foi preciso reinstalar os drivers da grafica e som pois ficaram com os drivers genericos da microsoft e não estavam a funcionar correctamente, mas isto foi no meu caso, até pode ser que não precises de instalar nada.
      Cumps

  11. Avatar de Marco Castro
    Marco Castro

    Instalas o SO antigo devidamente activado. Instalas depois o 10 e activas. Só depois é que podes apagar o disco e fazer uma instalação limpa. O primeiro passo é crucial, pois vai registar o teu computador na M$.

    1. Avatar de David.pt
      David.pt

      Acho que não é bem assim…. O Windows vai buscar alguns dados a bios e vai ver se esses dados constam na Microsoft. Por isso é que algumas pessoas tinham versões piratas e conseguiram ativar na mesma

    2. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      é só fazer isso ? é que mesmo tendo um core I7 o que dantes demorava 30 segundos a arrancar, agora demora quase 2 minutos.
      O meu medo é que o meu é um upgrade de 8 para 8.1 e depois para pro. a chave tá lá registada ?

      1. Avatar de David.pt
        David.pt

        Instala o Windows 10 de raiz. Se não aparecer ativado não te preocupes que isso mais tarde vai ativar automaticamente

  12. Avatar de diogo
    diogo

    ate agora tudo bem mas o Google chrome não funciona corretamente tem ns bugs ver vídeos como deve ser não da no Google já plo Microsoft edge e rápido e sem problemas

  13. Avatar de Bob
    Bob

    Um cliente fez questão de querer o Windows 10. Deixei o upgrade a fazer, quando voltei, está o ecrã a dar “artefactos”…. muito estranho. Tem drivers da ATI para isto. E ainda mais estranho, se ligar um monitor por HDMI (em clone ou só para o externo), os artefactos passam a dar só no externo, e desaparece do portátil! Nunca tal vi…..
    Vou fazer um “clean install”, e ver se passa.

    1. Avatar de Zé

      O problema que reportar é de facto muito estranho, no entanto tenta instalar de novo o driver da grafica. No meu pc tinha o driver actualizado no windows7 actualizei para o W10 e fiquei com os drivers genericos por defeito, tive que ir ao gestor de dispositivos, botão direito no driver da gráfica e selecionei a opção actualizar driver. Depois foi so seleccionar a pasta onde já tinha o driver instalado e pronto, ficou a funcionar às mil maravilhas.
      cumps

      1. Avatar de Bob
        Bob

        Sim, muito estranho mesmo. Nunca tal vi!
        A primeira coisa, foi deixar o Win10 fazer updates, e instalar os drivers da ATI. São os útlimos. Mas depois de os instalar, está sempre a avisar que existem novos, e manda fazer download dos que já instalei…. Vou fazer um ISO do windows 10 para clean install ou upgrade (já fica para outros), e tentar uma instalação limpa.

      2. Avatar de Bob
        Bob

        Ok, descobri a causa.
        Com uma instalação limpa, ele estava a dar bem, até concluir a série de reboots, e acabar a fazer de instalação de dispositivos. Assim que instalou o Driver para a ATI HD 6000 (e algo), voltaram os artefactos.
        Removi o dispositivo e software, vou tentar com os drivers da ATI.
        Ver se resolve o problema.

        1. Avatar de Bob
          Bob

          OK, nem os da ATI, especificos para a placa, funcionam…… fica igual.

          É voltar para o sistema de origem, e ficar assim para já. Também tem 1 ano para o upgrade…..

  14. Avatar de Censo
    Censo

    Depois de um upgrade rápido, fiz um clean install no meu g30ab da Asus. Tudo a funcionar na perfeição. Diversos todos ok. Sem qualquer stress. Como tenho ssd fiz isto tudo em menos de uma hora. Depois desta fase o pplware devia fazer aqui um fórum só para o pessoal debitar os prós e contras do novo win 10 que encontra na sua específica utilização.

    1. Avatar de Valter
      Valter

      Desculpa, eu fiz o upgrade… mas como faço um clean install?

  15. Avatar de David.pt
    David.pt

    Já fiz alguns upgrades na minha empresa e correu tudo muito bem 🙂 nem me deu trabalho quase nenhum

  16. Avatar de fernando martini
    fernando martini

    atualizado, ativado, normalmente, sem maiores dificuldades, só o trivial do pessoal que a gente conversa sobre, como obter o serial do meu windows 10 :
    Set WshShell = CreateObject(“WScript.Shell”)
    MsgBox ConvertToKey(WshShell.RegRead(“HKLMSOFTWAREMicrosoftWindo
    ws
    NTCurrentVersionDigitalProductId”))
    Function ConvertToKey(Key)
    Const KeyOffset = 52
    i = 28
    Chars = “BCDFGHJKMPQRTVWXY2346789”
    Do
    Cur = 0
    x = 14
    Do
    Cur = Cur * 256
    Cur = Key(x + KeyOffset) + Cur
    Key(x + KeyOffset) = (Cur 24) And 255
    Cur = Cur Mod 24
    x = x -1
    Loop While x >= 0
    i = i -1
    KeyOutput = Mid(Chars, Cur + 1, 1) & KeyOutput
    If (((29 – i) Mod 6) = 0) And (i -1) Then
    i = i -1
    KeyOutput = “-” & KeyOutput
    End If
    Loop While i >= 0
    ConvertToKey = KeyOutput
    End Function

    Apos a instalação a barra de pesquisas do Windows trava e fica so carregando :

    Pode ser que seu sistema esteja com algum arquivo corrompido após a atualização. Para restabelecer esses arquivos, sugiro que siga o procedimento abaixo:
    Pressione as teclas Windows+X;
    Selecione a opção Prompt de Comando (Admin);;
    Agora dentro do prompt de comando, digite sfc /scannow;
    Espere até o fim do processo, reinicie o computador e faça o teste novamente

    Pode apagar o Windows anterior :
    Sim. No C: \ Propriedades> Limpeza> Limpar arquivos de Ssistema, sera aproxcimadamwente uns 30Gb e vai ter um aviso brem grande avisando que nao sera possivel restaurar para o Windows anterior

    Novidades posto em sequencias

  17. Avatar de Pedro Lino
    Pedro Lino

    A cada 16 segundos? Isso não é pouco para uma empresa como a microsoft? Daqui até fazer 1 milhão de utilizadores a esse ritmo nunca mais…

    1. Avatar de Pedro Lino
      Pedro Lino

      Já reparei que li mal. xD

  18. Avatar de Nuno Lopes
    Nuno Lopes

    Pessoal, fiz o upgrade do Windows 8.1 para o 10, e até ai tudo bem. O problema foi quando decidi fazer uma clean install do Windows 10, e acabei por perder a minha ativação do Windows.. existe alguma maneira para remediar este pequeno GRANDE problema?

    1. Avatar de David.pt
      David.pt

      Não te preocupes isso vai ativar automaticamente mais tarde:)

  19. Avatar de Arlindo Pereira
    Arlindo Pereira

    Continuo com blue screens uns segundos depois de fazer logon num Asus G73jw. Já não sem bem o que fazer. Estou a pensar fazer uma instalação de raiz. Fiz num toshiba e correu tudo bem. O Asus está a parti-me a cabeça. Das poucas vezes que não bloqueou logo, ainda consegui ir ao gestor de dispositivos e atualizar algumas drivers. Mas continua na mesma.

  20. Avatar de RamaLho_88
    RamaLho_88

    Boas! Por aqui faz tempo que ja foi feita actualizacao =D … e assim que foi feita eu formatei o meu pc e agora sim ta um mimo!! =D

  21. Avatar de Zé

    A unica coisa que para já não gosto é o facto das actualizações automaticas não terem opção de desactivar como tinha o Windows7. Pessoas como eu que apenas tem internet movel ficam a perder, lá se vai o trafego todo em updates, mas tirando isso 5*

  22. Avatar de luis silva
    luis silva

    A mim instalei num ASUS portátil e estava com ele ligado ao carregador ,agora sempre pra ligar tenho ter o carregador ligado porque o monitor apaga-se se tiro ,se volto a ligar o monitor acende coisa estranha de resto tudo impecável

    1. Avatar de V. Oliveira
      V. Oliveira

      Tenta aumentar o brilho do monitor. Pode ter ficado guardo uma configuração com o brilho muito baixo quando tinhas ligado o carregador

  23. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    A Microsoft informa por email:
    “A Microsoft está a disponibilizar o Windows 10 como uma atualização gratuita para dispositivos Windows 7 e Windows 8/8.1 QUALIFICADOS e GENUÍNOS.” Então e os piratas? Em que ficámos?

    1. Avatar de JmanPT
      JmanPT

      Os piratas continuam piratas…..

    2. Avatar de Bob
      Bob

      Muitas versões piratas (que estavam com o activas), fizeram upgrade para o Windows 10 e estão na mesma activas. Falta ver por quanto tempo, ou se ficam sempre.

  24. Avatar de Mikes
    Mikes

    Dados MS: 14 milhões de instalações no primeiro dia.

  25. Avatar de João
    João

    Eu voltei para o windows 8.1 outra vez, porque o bluetooth do meu surface pro não funciona.
    Bugs marados do windows 10.

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Deixaste o Windows detectar e configurar todos os dispositivos? Verificaste no Action Center se ele pedia para terminar a instalação de alguns dispositivos? Mesmo sendo hardware MS, o Windows tem de detectar os dispositivos e configurá-los.

  26. Avatar de Rui Marques
    Rui Marques

    Já tinha feito a reserva do Win10 para depois receber a notificação à algum tempo, e até hoje ainda não recebi a tal notificação para instalar.
    Será isto normal, ou terei que esperar mais alguns dias?
    E onde vou buscar o Serial, às propriedades do PC?

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Se o teu windows é OEM (se veio com o computador), então a Key deve estar na bios. Não precisas de fazer nada porque a instalação vai buscar essa Key automaticamente.
      Eu também ainda não recebi o update para um dos pcs de casa – o outro já recebeu (a MS não libertou para todos ao mesmo tempo).

  27. Avatar de Artur
    Artur

    A mim nem para reservar nem para actualizar…
    tenho o pc com win7 original formatado à 2 semanas e a espera…

  28. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu fiz a encomenda mas ainda não me apareceu para actualizar. É normal?

  29. Avatar de mind
    mind

    Amigos, após a atualização para o 10, os metro apps não abrem, alguém passando por isso?

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Pode acontecer, apesar de não ser comum. Vai à Store verificar se há indicação de apps que precisam de reparação. No site da Microsoft existe também um Troubleshooter para Modern Apps e que costuma resolver estes problemas – não consigo agora dar o link pois não estou no PC. A última solução é desinstalar e voltar a instalar – enquanto Insider, isso aconteceu-me com a app do Facebook após um dos upgrades para uma nova Build e só assim a consegui meter a funcionar (as outras todas trabalhavam bem).

      1. Avatar de mind
        mind

        Olá Zaark, infelizmente não consigo acessar a store, e o troubleshooter é para a versão 8/8.1 até baixei, porém ele diz que foi descontinuado para a versão 10. Hoje realizei a limpeza de disco do Windows, escolhi sistema e removi a pasta da instalação antiga e outras porcarias que estavam lá, dai o e-mail/calendário/fotos e vídeos voltaram a funcionar.. mas ainda tem vários sem funcionar, inclusive a loja..

  30. Avatar de jorge quintino
    jorge quintino

    já instalei tudo de raiz, mais rápido, sem stress e já ta…

    1. Avatar de Bob
      Bob

      E como activaste de raiz? 😀

      De momento, só fiz upgrades, e o que testei fazer de raiz, limpo, não activa com o serial original.
      Infelizmente, o upgrade do Win 10 morreu, assim que pedi para fazer um “refresh” à instalação. Deu erro a meio, e lá foi tudo…… loool. Só tentei 2 vezes, uma no 8.1 e agora. Nunca deu bem.

  31. Avatar de Bob
    Bob

    Estava a instalar o 8.1 Pro num Portatil da empresa, e na parte final da instalação (nos ecrãs azuis de “preparing” etc, etc…), apareceu um aviso que tinha direito ao windows 10 FREE, e se queria actualizar agora……..
    Bom, sempre é melhor que esperar pelos vários Windows updates 😀 Vamos ver como corre.