Preparados para pagar para jogar Solitário no Windows 10?

48 Comentários

O Windows 10, lançado ontem, trouxe muitas novidades para todos. Gratuito para quem tem já instalado o Windows 7 ou o 8.1, esta nova versão vai de certeza ter um crescimento muito elevado.

Mas nem todas as novidades são tão boas como seriam de esperar. Um dos verdadeiros ícones do Windows está de volta, mas num modelo que poucos vão gostar.

O Solitário, o mais famoso jogo do Windows, passou a ter componentes pagas, algo impensável para todos os que passam horas a jogar a este jogo!

solitario_00

Dificilmente existe algum utilizador do Windows que não conheça o famoso jogo Solitário. Disponível neste sistema operativo há muitas versões, tem evoluído com o tempo, adaptando o seu grafismo e os vários modos de jogar.

A Microsoft resolveu tirá-lo do Windows quando lançou a versão 8, mas este regressa agora, mas não da forma como muito esperariam. O Solitário passou a ser um jogo com uma componente paga, algo que até à pouco tempo seria impensável.

O Solitário voltou a estar integrado com o Windows e por isso é agora uma aplicação que volta a estar instalada, tendo sido abandonada a sua presença na loja no Windows, tal como acontecia antes

Este é até um ponto pacífico para os utilizadores, que deixam de necessitar de a instalar, sendo esta uma versão muito mais evoluída e mais apelativa do que a que todos conheciam das versões anteriores do Windows.

Mas algo que vão também descobrir é que o Solitário passou a ter publicidade, algo que até agora não existia. A Microsoft reconhece que esta é uma situação que pode não agradar e por isso tem uma solução simples para a eliminarem.

solitario_01

A forma de remover a publicidade que o Solitário agora apresenta passa pelo pagamento de um valor mensal ou anual. No caso da mensalidade os utilizadores têm de reembolsar 1,49 euros. Se preferirem podem pagar 9,89 euros e durante um ano estão livres desta publicidade.

Este é o único ponto em que os utilizadores estão desagradados. Todos nos habituámos a ter o Solitário, gratuito e com todas as suas funcionalidades disponíveis e livres.

Os extras que estes pagamentos oferecem agora não se limitam à remoção da publicidade e dão também acesso a outros bónus dentro do Solitário.

solitario_02

É interessante ver a forma como a Microsoft está a mudar e a monetizar alguns dos elementos mais básicos e mais usados do Windows. Esta é uma forma da empresa gerar rendimento, tornando algumas das suas aplicações Freemium, com pagamentos integrados para libertar extras.

Este é um modelo que muitas empresas adoptaram já noutro software, mas a Microsoft resolveu trazê-lo para dentro do seu próprio sistema operativo e precisamente numa aplicação que muitos usam.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RF
    RF

    Que notícia… em fim!
    Já agora, o que não falta por aí é jogos tipo solitário e free!
    PS: Quem tem tanta hora livre para jogar solitário devia pensar em arranjar alguma coisa melhor para fazer não!?

    1. Avatar de André
      André

      Uma pessoa agora não pode descontrair um bocadinho, queres ver?

    2. Avatar de Zeca Molas
      Zeca Molas

      Então porquê?

    3. Avatar de carlos
      carlos

      Comentário parvo!
      Manias que as pessoas tem.. então tu ou quem quer que seja tem haver com o tempo livre de cada um -.-
      saudações pplware 😀

  2. Avatar de Hugo Ferreira
    Hugo Ferreira

    E depois? É só ir online e sacar ene outras versões não-pagantes… não tenho “cores” ou acções em bolsa de nenhuma empresa destas, seja Microsoft ou Apple, mas acho interessante que quando fazem algo é porque fazem, e quando não o fazem, levam com a critica na mesma.

    O que é o valor do jogo quando comparado com o facto que agora o update/upgrade é gratís?

  3. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    LOL!

    Ainda sou do tempo que o SO não vinha com publicidade…

    1. Avatar de Censo
      Censo

      E ainda és ! Onde tens pub hoje no SO ???

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Lê a notícia!

        1. Avatar de João
          João

          Ele leu e disse bem, onde tens publicidade no SO? Tens publicidade numa aplicação desenvolvida!

        2. Avatar de Zaark
          Zaark

          Lida: o OS não tem publicidade. Que eu saiba, Windows != Solitário, mas pode ser epifania minha.

  4. Avatar de Pll
    Pll

    O click bait. Não é pagar para jogar,é pagar para remover anúncios.

  5. Avatar de André Alves
    André Alves

    Já parece os jogos Android

  6. Avatar de André Alves
    André Alves

    Sempre podem desligar a net para jogar como se faz no Android

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      E eles apresentam ads que têm em cache, como no Android…

  7. Avatar de kadu
    kadu

    O Billy já me ofereceu o Janelas 10… Tinha o 8.1 ativado com KMSpico e agora o 10 ficou genuíno lol. Agora fico a espera do release do KMSSolitair ;p

  8. Avatar de ultraLord
    ultraLord

    Chulos!!!

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Mas no Windows 8.1 estes jogos das cartas já tinham publicidade e se pagassemos ganhavamos uns extras e ficávamos sem publicidade! A diferença é que não vinha instalado de origem, era preciso instalar a app!!
      Onde raio está a novidade nisto?!
      E dá para jogar na mesma, a publicidade nem é assim tão chata como isso…

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Nem mais! No Win8.1 já tinha pub e podia-se pagar para remover.

        A única novidade que vejo aqui é o facto de vir já instalado no SO e não tem que se instalar a parte.

  9. Avatar de Johnny
    Johnny

    Não pago, nem pagarei por esses jogos.. tem na net grátis é só pesquisar “Jogo Solitário Online” simples.. qual é a duvida? tens tambem jogos do solitário bem básicos para descarregares e instalares pronto!

  10. Avatar de David.pt
    David.pt

    Basta copiar o executável do do jogo no Windows 7 para o Windows 10 e já está. Fácil

    1. Avatar de Inquisidor
      Inquisidor

      A ler parece-me mais fácil do que realmente é, pois não encontro maneira de copiar os jogos.

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Não encontra forma? Eu jogava Pinball no W7 ao copiar o executável. O Solitário não é diferente.

  11. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    É à Google 😉

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      As apps/jogos da store da Apple não têm publicidade?

      1. Avatar de Lulz
        Lulz

        Têm.

        Mas as Aplicações da Apple não têm pub.

      2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        “Quando o produto é gratuito, é o utilizador o produto” – neste caso, vendido às empresas de publicidade. Com a variante: ” “Ou suportas a publicidade ou pagas para te veres livres dela”.

        A Google é especialista nisso. A Microsoft, com a actualização gratuita do Windows 10 está-se a ver que já aprendeu.

        Está-se a falar de aplicações integradas no SO. A Apple não tem nenhuma com publicidade. Fazer comparações com apps de developers nas lojas de aplicações é descabido.

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          O jogo não está integrado no sistema, é um extra que podes eliminar normalmente e sem ser necessário a MS lançar apps de desinstalação (aka U2 style).

        2. Avatar de Mikes
          Mikes

          Além do mais, na App Store do OSx não encontro nenhum jogo made by Apple e praticamente todas as apps são pagas!! Portanto, a Apple não tem publicidade mas nem dá a hipotese de termos apps gratis em troca de publicidade.

        3. Avatar de Bimba
          Bimba

          E nas aplicações integradas no SO da Google quais têm publicidade?

  12. Avatar de popy
    popy

    O que leva a outra pergunta: que outra publicidade inclui o Windows 10?

    Também isto quer dizer que, quem comprou o SO leva na mesma com a publicidade? Ou seja, paga um produto e a seguir leva com publicidade? Queria mudar para o Windows 10… mas com isto, não me parece que mude, porque se fazem isto ou Solitário, sabe-se lá se não fazem o mesmo com outras funcionalidades do Windows 10.

    1. Avatar de Zilch
      Zilch

      O skype tb já tem publicidade…

      1. Avatar de popy
        popy

        O skype tem publicidade mas não te diz que, para usar esta ou aquela funcionalidade ou remover publicidade, tens de pagar, interrompendo aquilo que estás a fazer com pop-ups do mesmo tipo que o Solitário. (mas também não sei que tipo de publicidade mostra, porque bloqueie à muito tempo)

        O que eu quis dizer é sabe-se lá se, com isto, não avançam para publicidade e pagamentos para mais coisas que são incluídas de raiz no SO. Imagina lá que abres determinada pasta, mas para aceder a ela, primeiro tens de ver publicidade…

        Depois, uma pessoa já pagou o Win7 ou 8.1, e ainda leva com publicidade? Ok, foi um upgrade gratuito para nós. Mas e para quem vai comprar o Win10 em dispositivo físico também leva com publicidade?

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          Eheheh… onde é que isto ja vai! LOL

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Publicidade há por todo o lado, google é aos montes, YouTube cada vez está pior, facebook nem se fala… a MS meter publicidade na versão gratuita de um jogo é o fim do mundo.
      Este pack de jogo de cartas já tinha publicidade no Windows 8.1 e ninguém reclamou! Há montes de jogos nas apps stores dos diferentes SO e ninguém reclama.
      Para quê isto tudo agora?

  13. Avatar de Manuel Monteiro
    Manuel Monteiro

    Mas qual é o a polémica disto?! Todos os dias estamos a comprar produtos e a fazermos publicidade dos mesmos e ninguém reclama, por exemplo compramos um smartphone e andamos a fazer publicidade do mesmo, compramos um carro e andamos a fazer publicidade há marca, compramos um quilo de arroz e lá estamos a fazer publicidade e por ai adiante, agora só instala o jogo quem quer. A pagina da Pplware também tem publicidade e nem por isso a deixamos de a visitar!…

  14. Avatar de Miguel
    Miguel

    David Guerreiro, onde andas tu para dizer que Macs é só para “pessoas ricas”?!

    1. Avatar de Zilch
      Zilch

      Sim podes sempre comprar a prestações ( versão pobre )

      1. Avatar de Lulz
        Lulz

        Continua a ser para pessoas ricas.

        😀

        1. Avatar de lol?
          lol?

          Por essa lógica é só ricos em Portugal. Tudo com telemóveis topo de gama 😛

  15. Avatar de S. Pedro
    S. Pedro

    O que acho pior é o facto de após o pagamento ser temporário ao contrário de maior parte das apps em que se paga para remover publicidade, mas é para sempre.

  16. Avatar de TheLastBaron
    TheLastBaron

    Acho engraçado como ninguém se queixa de aplicações presentes/instaláveis noutros SOs, sejam eles de PCs ou Smartphones.
    Chega a vez do Windows, pumba! Toma lá e não grites.

  17. Avatar de T R
    T R

    Os indignados aposto que nem se lembraram do solitário até esta notícia aparecer. Aliás, aposto que nunca abriram sequer o solitário desde o windows XP – que é o meu caso.

    Mas gostam sempre de mandar uns bitaites 😀

  18. Avatar de Alex
    Alex

    Até para um misero jogo (incluido num sistema operativo carissimo! ,nao me refiro ao update mas sim á licensa) se tem de pagar para tirar as publicidades !!!!
    Meu querido linux… ao menos nao tem publicidade imbutida no SO e é gratis!

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      O windows também não tem publicidade no SO!
      Este jogo desde o W8.1 que tem publicidade e eu jogo-o regularmente e a publicidade não me chateia!
      Se não conhecem, nao falem com base em artigos incendiários da comunicação social. 😉

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Vamos lá ver…
      O Win10, NÃO TEM publicidade…
      O que tem publicidade é um programa que é instalado juntamente com o Win10. Esse mesmo programa já tinha publicidade na versão do Win8, a única diferença é que não vinha logo instalada.

      Apenas se poderia ficar desagradado por já vir instalada, mas quando compramos um PC vem com montes de programas que não passam de publicidade e quem não os quer desinstala. Aqui acaba por se passar o mesmo, alem de que ninguém é obrigado a jogar.

    3. Avatar de Zaark
      Zaark

      O Ubuntu trazia libs que enviavam o que escrevíamos no Dash à Amazon. A Microsoft não tem nada de publicidade ou envio de informação privada a terceiros como o Ubuntu teve. Afinal, onde fica a mais famosa distro Linux no meio do panorama? “Não atires pedras ao vizinho porque também tens telhado de vidro”

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Nunca usei o Ubuntu…Sempre o achei feio… E o Windows só por acaso recolhia o que era escrito pelos utilizadores no Windows 10 preview!