As Tecnológicas portuguesas também são casos de sucesso

10 Comentários

Apesar de sermos um país de dimensões reduzidas, Portugal tem dentro de si empresas que desenvolvem as mais modernas e mais necessárias tecnologias.

Muitas vezes sem o devido reconhecimento e a devida divulgação, estes projectos crescem e tornam-se referência a nível internacional. Um exemplo de uma dessas empresas é a Wavecom, que actualmente está a criar projectos que prometem revolucionar o mercado das telecomunicações.



A Wavecom é uma das empresas mais inovadoras à escala nacional e que tem vindo a desenvolver as mais diversas soluções na área das comunicações.

Sendo uma empresa de cariz tecnológico, tem sempre como principal missão a inovação, o que tem resultado em soluções muitos práticas e eficientes.

Os seus recentes projectos são a prova disso mesmo e que se vêm juntar a vários outros que foi construindo ao longo dos anos. Em especial destaque estão os projectos que está a desenvolver actualmente com dois parceiros de peso em Portugal, o Instituto de Telecomunicações e o INESC.

wavecom_2

HiperWireless

A primeira proposta da Wavecom, criada em parceria com o INESC, é um sistema de comunicações que utiliza a banda dos 17 GHz, fazendo depois a comutação para os 5 GHz localmente.

Este é um sistema que permite, a partir de um ponto central, comunicar com várias extensões remotas, que podem estar a um máximo de 10 kms.

Permite uma comunicação full-duplex, com velocidades até 868 Mbps, no canal 160 MHz, de forma directa e assim contornando obstáculos naturais.

wavecom_3

É um sistema que consegue funcionar em qualquer uma das variantes Wi-Fi, podendo usar qualquer uma das normas IEEE para o Wifi (802.11a/n/ac).

Esta é a solução ideal para comunicações com, por exemplo, turbinas eólicas de produção elétrica, em locais remotos e muitas vezes de difícil acesso.

A ideia foi criar uma solução pioneira, a primeira no mundo a usar os 17 GHz para comunicação Ponto-Multi-ponto, com  cartas Wi-Fi off-the-shelf.

Antenas de Feixe Comutado

A segunda proposta da Wavecom, desta vez em parceria com o Instituto das Telecomunicações, vem resolver um problema que muitos navios têm, quando estão perto da costa, a pescar, por exemplo.

A comunicação com terra, com os sistemas 3G e 4G dependem do correcto posicionamento dos navios, para que possam receber o melhor sinal das antenas terrestres.

Todas as soluções existentes ou são extremamente caras ou requerem alguma condições que nem sempre são possíveis de ter.

Foi por isso que surgiu a ideia de criar uma antena, que na verdade comporta em si várias, em que se consegue sempre a melhor recepção.

wavecom_4

Este sistema de antenas está constantemente a monitorizar todas as que o compõem e a detectar qual a que tem melhor recepção. Desta forma é sempre possível ter o melhor sinal de comunicação com terra e dar aos utilizadores as melhores recepções.

Este sistema é facilmente ligado um qualquer sistema de comunicações 3G ou 4G, podendo depois explorar o serviço em cima desse acesso. Esta antena é ainda um protótipo, mas esteve em funcionamento durante o evento.

Estes dois projectos mostram que a Wavecom continua a ser uma empresa de cariz inovador e que pretende dar aos seus clientes as mais modernas e apelativas, em diversos vectores, soluções.

Depois de passarem pelos necessários estágios de desenvolvimento e maturação vão chegar ao mercado, disponíveis para todos e com as capacidades que se lhe esperam.

Sendo já uma empresa internacional, consegue agora ter ainda mais peso para se implementar e reforçar posição nos mercados, quer em Portugal ou fora deste.

Fica também espelhado que existem em Portugal muito boas ideias a serem desenvolvidas, por empresas nacionais, e que aplicam nesses projectos todo o know-how necessário, tão bom ou melhor do que aquele que se pode encontrar no estrangeiro.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rafael
    Rafael

    Parabéns à Wavecom.

  2. Avatar de Fernando
    Fernando

    Que ninguém tenha dúvidas que Portugal é um país onde existem pessoas muito bem qualificadas e com grande visão de futuro e de sucesso. Muitas vezes estamos tão ofuscados com a crise e os insucessos que, por momentos, nos esquecemos que existem grandes valores dentro de portas. Os meus parabéns a estas pessoas e empresas.

  3. Avatar de thylux
    thylux

    Parabéns à Wavecom, mas o título do artigo deixa algo a desejar.
    Agora deveriam comprometer-se a transformar este artigo numa série para apresentar mais empresas inovadoras em Portugal, que certamente as há.

  4. Avatar de Bob
    Bob

    Temos excelentes profissionais. E muita gente com capacidade para inovação.
    Muitas vezes, falta é capital para conseguir avançar com projectos, ou uma startup.
    Depois, a carga fiscal é grande, e este tipo de empresas tende a ter sede fora de Portugal.

    Existem mais exemplos bons 🙂

  5. Avatar de Flavio
    Flavio

    Toca a apagar comentários, e viva a liberdade!

    1. Avatar de Luis Costa
      Luis Costa

      SQL remove_comment(id)

  6. Avatar de Eu
    Eu

    parabéns a Wavecom e a todas as impresas inovadoras tanto em Portugal como no mundo fora…agora o que esta escrito acima nao percebi nadinha. disto e de matemática percebo o mesmo

  7. Avatar de André Alves
    André Alves

    Parabéns wavecom
    Em toda a comunicação social deveria aparecer mais notícias destas pois faz com que mais portugueses tentem criar coisas novas e que tenham esperança, porque noticias de crise não dão esperança nenhuma.

  8. Avatar de Chuck Norris
    Chuck Norris

    Parabéns à Wavecom.

    O artigo tem algumas gralhas, o canal usado não é o 160Mhz, é um canal com 160Mhz de largura de banda, a operar na faixa livre dos 17Ghz, e dúvido que nos 17Ghz seja “… assim contornando obstáculos naturais”, a grande vantagem é o espectro estar practicamente todo “limpo” nessa faixa. O truque é usar um rádio 5Ghz que depois à saida para a antena é convertido em 17Ghz. Os 866Mbps é o mesmo que um rádio normal 5Ghz .ac tem de débito (air rate), usando “apenas” 80Mhz. O facto de ser full-duplex implica usar o dobro da largura de banda, dai os 160Mhz. Não é propriamente tecnologia nova, simplesmente os 17Ghz não são normalmente usados para comunicação Ponto-Multi-ponto, mas uma vez que o que conta é a frequência nativa ao rádio (5Ghz) e o seu driver, há inúmeras soluções a fazer Ponto-Multi-ponto.

    De qualquer das formas é bom saber que existem, em Portugal, empresas a desenvolver nesta àrea.

  9. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    É agora que os neurónios vão fritar com 17 Ghz de banda