Google Docs – A Nuvem multifacetada do Google

14 Comentários

O Pacote de produtividade do Google, o Google Docs, limitava um pouco os seus utilizadores. A rigidez na escolha dos formatos de upload não beneficiavam a adopção transversal do serviços pelos seus utilizadores.

Hoje o Google anunciou que vai alterar as características do seu pacote de produtividade, vai permitir que os utilizadores façam upload de qualquer tipo de ficheiros para a sua cloud.

null

O Google Docs permitia ao utilizador que este usasse o serviço para criar, carregar e partilhar documentos de texto, apresentações e folhas de cálculo, limitando a sua utilização a esses ficheiros de trabalho. Abrindo a sua porta a outros formatos, podemos então carregar na nuvem do Google músicas, vídeos, imagens e muitos outros ficheiros. Também podemos enviar material criado do Microsoft Office usando as capacidades tentaculares do Google para partilhar.

O ganho da partilha

Este novo espaço de partilha, tal como um disco rígido mas online, albergará todos esses formatos evitando assim a dispersão de utilização por outros serviços, principalmente por serviços de terceiros, onde estavam a nascer arquipélagos de novos e potenciais mercados.

Na prática teremos 1GB de espaço online onde podemos ter muita coisa guardada. O serviço permite uploads de ficheiros até 250 MB. O Google impôs uma limitação a ficheiros MS Word: neste acaso só poderemos enviar ficheiros até 500 Kb de cada vez. Já para os ficheiros PDF e PowerPoint, o tamanho máximo é de 10 MB por upload.

Não será um espaço (ainda) generoso, principalmente quando conhecemos serviços como o Dropbox, entre outros, mas é um inicio onde o Google abre a parte comercial: para aumentar para 20GB apenas precisará de pagar 5 dólares por ano. Mas veja aqui mais informação quanto aos preços do espaço adicional.

O serviço está a poucos dias de se tornar aberto ao mundo, no entanto outros serviços, como o Syncplicity (entre outros) já estão a combinar pacotes de funcionalidades a partir deste novo recurso Google. Saiba mais aqui sobre o assunto Google Docs.

Homepage: Google Docs

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de techdani
    techdani

    Gostava de saber onde é que o google vai arranjar tanto dinheiro para fornecer, de forma pioneira, estes serviços. Que ganhe com a publicidade, tudo bem, mas… tanto?

    1. Avatar de Vítor M.

      Podes crer. A publicidade é uma excelente fonte de riqueza. Imagina a quantidade de empresas e particulares que investem no AdWords e noutros sistemas de publicidade do Google. 🙂

      Mas o Google também tem serviços profissionais e tem acordos com várias entidades públicas…

    2. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      A Google é especialista em Internet e soube usar essa formula mágica, que nem é muito mágica, simplesmente seguiu o conceito de Internet que é oferecer produtos gratuitos ao consumidor e através deles chegar publicidade, esta paga pelas empresas que querem divulgar os seus produtos. 😉

      As outras empresas seguiram o rumo errado, quiseram sobrecarregar o consumidor com serviços pagos por estes e resultado, não vingaram porque o conceito de Internet sempre foi ser livre, sem custos, excepto na compra de conteúdo ou pagamento do serviço de ISP.

      Ou seja, TV e Internet são quase a mesma coisa, apenas foi adicionada a Interactividade… quem paga o conteúdo que nela vemos são os patrocinios/anuncios, que chegam através dela.

      Ficamos nós a ganhar, quem transmite igualmente, e quem vende tem um contacto mais directo com o consumidor, a sua fonte de rendimento. Google foi sem duvida a mais valia da Internet, digam o que disserem. Ficam com os dados das minhas pesquisas..que mal tem? Usam-na para arranjar clienets que pagam estes serviços em vez de nós… é o minimo que fazemos por eles. Preocupa-me mais quem o faz, para outros fins e sem o nosso consentimento e até conhecimento. 😉

      1. Avatar de Tiago

        Ei! Eu é que ia dizer isso. LOL
        Exactamente.

      2. Avatar de Manuel
        Manuel

        A mãozinha do governo americano? Não??

        1. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          A empresa que mais trabalha directo com o Governo Americano, e outros mundiais é mais a Microsoft.

          O Windows Vista e Windows 7 tiveram mãozinha da NSA (National Security Agency) para reforçar o seu sistema de segurança, e até lançaram rumores que teriam posto “Backdoors” mas obviamente foi negado.

          Mas é só para terem um pouco a noção, a influência. Uma empresa, usar os recursos de uma agencia de segurança governamental, paga pelos contribuintes… é algo estranho.

        2. Avatar de P3t3rU5

          A google financiou mais o Obama do que o contrário ~~ e o google tem as suas próprias vertentes social e virada para o meio-ambiente… portanto n venham com tretas dessas…

    3. Avatar de Agatho
      Agatho

      Concordo com as respostas. Acrescento, para as acções do Google serem das mais valorizadas no mundo na casa dos 600 dólares cada uma, traduz um pouco a fabrica de fazer dinheiro sem ser a custa dos utilizadores com serviços pagos. Ao ler a historia do inicio do Google por aqueles dois rapazes numa garagem, vê-se a inteligência a funcionar contra a ganância pois estes ainda vão com poucos anos desde o começo e já lutam com os Gigantes do sistema. Dá que pensar!

  2. Avatar de Miguel

    E sobre o facto do Google ter abolido a censura na China e agora ser possível por exemplo fazer esta pesquisa: http://images.google.cn/images?hl=zh-CN&source=hp&q=tianamen%20square&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wi o pplware não diz nada?!

  3. Avatar de The STK
    The STK

    Ouvi dizer por aí que o serviço não ia ser gratuito…ainda assim prefiro o skydrive, dá para colocar tudo o que quiser nos 25GB disponíveis, partilho ficheiros com quem quiser e até já dá para ver e mesmo editar ficheiros directamente online, como por exemplo ficheiros do office, numa interface tipo office 2010…

    1. Avatar de The STK
      The STK

      Li mal, só se paga a partir de 1GB…mesmo assim há por aí melhor acho…Vamos lá ver se a Google surpreende 😉

    2. Avatar de afonso
      afonso

      abres ficheiros do office no skydrive ?

      1. Avatar de The STK
  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    uso bastante para relatório em grupo para faculdade e recomendo.
    mais uma ferramenta google que faz mto jeito!