Ministério corta telefones dos centros de saúde

29 Comentários

Apesar da evolução de tecnologia na área das comunicações, os sistemas telefónicos tradicionais continuam a ser amplamente usados nos mais diversos serviços. No entanto as contenções de custos tem levado a que algumas organizações/Instituições e empresas cortem alguns serviços.

Segundo o DN, o ministério mandou “cortar” as comunicações directas para o exterior dos centros de saúde da região de Lisboa, impossibilitando assim o contacto directo dos médicos e enfermeiros com os pacientes.

telefone_02


Tal como revela o DN, médicos e enfermeiros dos centros de saúde da região de Lisboa deixaram de poder fazer chamadas, seja para acompanhar doentes, convocá-los para rastreios, consultas ou mesmo para pedir opinião a colegas. Para que tal seja possível é necessário solicitar à secretária para que esta estabeleça a comunicação com o exterior.

A alteração tem vindo a ser realizada aos poucos nas quase 300 unidades de cuidados primários e está a deixar os profissionais indignados. António Branco, ex-presidente da ARSLVT referiu que “Foi uma ordem da ARS que levou a uma configuração das centrais. Quiseram limitar o acesso dos profissionais a telefonemas exteriores. Mas para mim é apenas uma medida de comando e controlo sem qualquer poupança. É uma regra absurda, quando nem sequer sabemos quanto gastamos.”

Executive VoIP Phone

Esta alteração, em curso há meses, faz parte de uma circular da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). Segundo referem os profissionais de saúde, esta é uma medida de contenção de custos mas a ARSLVT desmente tais afirmações referindo que apenas foram cortados acessos que não eram utilizados.

Será que tal medida poderá chegar a outros centros de Saúde do país?

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Gonçalves
    Bruno Gonçalves

    Para haver corte não me parece que os telefonemas fossem apenas para colegas e utentes, algo nos registos de chamadas deve ter sido encontrado, senão iria dar ao mesmo a nível de custos ao pedir a uma secretária para fazer as chamadas .
    O que é certo é que há muita gente que aproveita o local de trabalho para fazer chamadas pessoais.
    Também não sabemos se tinham acesso internacional o que encarece a factura.

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      +1
      Entrei no Hospital de Torres Novas e já não chegava estar a apanhar seca porque a senhora da recepção estava ao telefone, como ainda deu para perceber claramente que era uma chamada pessoal com o telefone do Hospital!

  2. Avatar de Blop
    Blop

    “médicos e enfermeiros dos centros de saúde da região de Lisboa deixaram de poder fazer chamadas, seja para acompanhar doentes, convocá-los para rastreios, consultas ou mesmo para pedir opinião a colegas.”

    Faltou apenas referir aqui também “Tal como impede os restantes funcionários do centro, de contactarem a “pessoa da chamada urgente” para discutir os acontecimentos do ultimo episódio da novela”

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Sim, ou para avisar os amiguinhos dos filhos onde vai ser a festarola de aniversário…
      Pois, porque houve um pormenor que se esqueceram de imprimir, no centro, nos convites…

      1. Avatar de VItor
        VItor

        Falam muito mas acertam pouco. Se soubesses o estado actual dos serviços de saúde em Portugal, saberiam que as pessoas que lá trabalham muitas vezes nem tempo para almoçar têm. O número de trabalhadores (enfermeiros, auxiliares e serviços de apoio principalmente, mas também de médicos baixou em muitos sítios para metade) obrigando as pessoas a um esforço sobre-humano. Passem por um centro de saúde ou hospital e vejam o esforço das pessoas. Tentem depois vir para aqui criticar…

        1. Avatar de João
          João

          Não é o que se tem visto! Há muita displicência. Fazem-se vitimas para pressionar as chefias, porque em tudo o resto, msntem-se a arrogancia, má educação e a utilização indevida dos meios que são pagos por todos nós para resolver assuntos pessoais, mas à descarada, nem disfarçam.

        2. Avatar de Jorge H
          Jorge H

          E são os únicos não é? Neste país mais ninguém trabalha, é só reis com horario 9-18, ninguém trabalha mais de 8h diárias, ninguém faz sacrificios.

          Deixem de se chorar! Esta medida só causa impedimentos às chamadas fora do contexto do trabalho. Se a chamada é para o Utente, porque não pode ser a “secretária” a fazê-lo?

          Se o movimento fosse ao contrário, vinham dizer que trabalho de médico/enfermeiro não é fazer chamadas.

          1. Avatar de AngeloB
            AngeloB

            Não posso falar por todos, mas é feio generalizar que a falta de cidadania de alguns (fazer chamadas pessoais e outros abusos) é o pão nosso de cada dia de toda a gente.
            Qual o mal de serem as secretárias clínicas a fazerem as chamadas? Já estão sobrecarregadas e sem tempo para todas as suas funções, com saídas de profissionais que não são repostos. Há sítios que se queiixam que é difícil conseguir fazer chamadas para as unidades de saúde, telefone sempre ocupado. Agora imaginem quando esses 2 ou três telefones do secretariado também estão ocupados com o encaminhamento de chamadas dos médicos e enfermeiros. Uma burocratização desnecessária, até porque são profissionais com código deontológico e com outra sensibilidade ética. Mas há maus exemplos em todo o lado, mas aí dever-se-ia tratar desses casos específicos, não é simplemente chapa 5 a toda a gente.

            Agora, sem dúvida que se exigem às unidades de saúde um controlo mais apertado de vários indicadores de saúde, é lógico que os profisisonais têm que contactar os utentes. Seja para resolver problemas de saúde por telefone, quando possível, seja para convocar para fazer exames globais de saúde, análises, rastreios, o que for necessário. Cada vez menos se vê uma atitude passiva destas unidades, onde apenas tratam aquilo que lhes aparece e pronto.

        3. Avatar de Rafael
          Rafael

          Não trabalho num CS, mas conheço as minhas Enfermeira e Médica de família e reconheço o esforço delas.
          Mas falo com conhecimento de causa, pois trabalho num organismo publico e nem imaginas a quantidade de telefonemas inúteis/abusivos que são feitos. Desde saber se o filho já deu comer ao passarinho, combinar onde vão almoçar, … Ahh e grande parte deles para telemóveis!

        4. Avatar de Whoknows
          Whoknows

          Acho que também não sabes muito bem o que se passa … por exemplo, a uns anos, sem querer engoli uma espinha … como a conseguia ver, ainda tentei tirar com a pinça em casa, mas sendo ela pequena não a conseguia tirar, lá me desloquei ao centro de saude … completamente vazio de utentes .. sabes qual foi a resposta da enfermeira de serviço? “Você devia de ir a comprar uma pinça maior e tirar você” … ouviu poucas depois do que ela disse, e lá teve que a tirar …

          Entre outras mais graves, no qual nem sequer queriam seguir a carta do medico para fazer um penso que tinha que fazer diariamente só porque dava mais trabalho do que elas estavam habituadas … enfim.

          Concordo que existem bons profissionais no SNS mas a maior parte deles …

          1. Avatar de AngeloB
            AngeloB

            Portanto, pega num mau exemplo e daí retira que a maior parte deles…

            Tenha cuidado com o que diz. Falar mal sem conhecimento de causa não é bom para ninguém. Trate as outras pessoas como gostaria que lhe tratassem a si. Não sei a sua profissão, mas decerto que não gostaria que lhe dissessem o mesmo.

          2. Avatar de Vlad
            Vlad

            Sabes o que é uma prova anedótica? Foi o que acabaste de reportar.

        5. Avatar de YaBa
          YaBa

          E por o estado actual dos serviços estar mal, então os funcionários podem e devem abusar. É isso? Tem piada esse raciocinio.

  3. Avatar de John Doe
    John Doe

    Estamos a ficar um povo tribal, basta ler estes comentários, quem se está a rir é quem colocou tribo contra tribo e fica governando no meio da confusão

    1. Avatar de Blop
      Blop

      Nós já estamos todos contra todos assim que nascemos, não precisas trazer a politica para aqui, eles apenas motivam o pessoal a fazer o que o pessoal quer fazer.

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Trabalho num hospital onde esta regra já foi posta em prática, só peca por tardia na minha opinião, isto era só chamadas para a mulher, para o marido, para o vizinho, para a consulta, para tudo e mais alguma coisa menos para trabalhar. No entanto o oposto também ocorre, o controle agora é tanto que muitas vezes chego a fazer chamadas de trabalho pelo meu telemóvel particular porque não consigo contactar os serviços exteriores ao hospital, ex : Fornecedores, outros hospitais.

    Cest la vie, e essas chamadas a mim ninguém mas paga.

  5. Avatar de Bob
    Bob

    Será que ninguém se apercebe, que em quase todo o lado, não existiu inovação, e ainda estão a usar centrais da idade da pedra, com contratos de chamadas que se paga de tudo?
    Acham que têm sistemas voip, ou cartões GSM para distribuir as chamadas conforme destino e custo?

    Trabalhei numa empresa em que o estado gastou vários milhões a mais que o previsto, e um dos custos mais elevados de infrastrutura, eram as comunicações. Uma análise cuidada, levou a um investimento elevado numa nova central, e o investimento ficou pago em 6 meses…… e depois foi só poupar.
    Juntou-se login e pin aos terminais não urgentes, e um sistema de log de chamadas, com report mensal, e logo aí, acabou muitas chamadas sem carácter profissional e de abuso.
    Agora com cartões com chamadas ilimitadas (3000 min, 5000 min, 8000 min), com 4 ou 5 cartões, facilmente se reduzia o custo das chamadas. Agora isso requer saber da existência desses sistema; não ter um ser primitivo à frente do IT; e alguém pagar o investimento (sabendo que em pouco tempo, ficava pago).

    Existem muitas variáveis para apontar o dedo a algo especifico, sem ter dados para analisar.
    Fica a opinião de quem já viu muitos sítios assim 🙂

    (certamente aparece aí mais gente que até trabalha ou dá suporte aos centros e hospitais, e conhecem melhor os casos)

    1. Avatar de Bruno Gonçalves
      Bruno Gonçalves

      A ReferTelecom (agora IPTelecom) já tem VoIP há uns aninhos…
      Porque é que o estado não usa o operador que é do estado não sei, mas teoricamente baixaria os custos. E sim é possível fazer essas coisinhas todas de pins e logs e afins…

      1. Avatar de luis verdasca
        luis verdasca

        precisamente porque não interessa a quem está lá a minar a coisa. este governo até já está a vender tudo, incluindo a refer, ao preço mais baixo possível. eles afirmam mesmo que o único critério é o preço e, pelo que se tem visto, é o mais baixo e num contrato q benefecie o comprador e prejudique o estado (as despesas “inesperadas” são todas a cargo do estado nas concessões, pelo q tenho lido).
        um estado bem gerido (e o estado somos todos nós, embora as pessoas achem q não) custava menos e todos ficavamos melhor. mas enquanto estiverem portugueses a gerir o dito cujo, a coisa continua na mesma.

  6. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    Porque é que o meu comentario desapareceu!? Facistas outra vez!! Acho muito bem. repito acho muito bem, titulo enganador de noticias parolas.

  7. Avatar de carlos fernandes
    carlos fernandes

    Todos os maus exemplos aqui apresentados tem uma solução ….Livro Amarelo. Em relação à noticia…..um corte é sempre mau como o Nuno diz…e tirando as chamadas de valor acrescentado e as chamadas internacionais duvido que a ARS não consiga um bom Pacote na operadoras.

  8. Avatar de Daniel Isidro
    Daniel Isidro

    Já vai é tarde!

  9. Avatar de RVO
    RVO

    Nos privados, todos temos que justificar as despesas com chamadas, vias verdes, combustível, refeições, etc.
    No público deveria também ser, para que existisse controlo e responsabilização.
    Para que se perceba os abusos, todas as chamadas que não fizessem parte de uma lista de serviços do estado ou de pacientes referenciados, deveriam ser justificadas.
    Auditadas posteriormente as justificações das chamadas, por meio de filtros (frequência, horários, etc.), quando verificado que existe abuso, esse profisisonal deverá pagar esse custo e também uma coima que ajude a compensar o custo de auditoria/fiscalização, devendo haver num prazo médio, ter uma fiscalização mais próxima.
    Como no privado, o público deverá estar sobre “tensão” de mais trabalho e menos recursos, mas compreendam que quem paga a fatura são os nossos impostos, e não podemos aceitar que seja usado este dinheiro para proveito de alguns abusadores.

  10. Avatar de AlexX
    AlexX

    Quanto a mim esta medida vai chegar a todas as USF e não só, vai prosseguir para muitos outros serviços públicos. Mas tenham calma que a ideia não é deixar tudo o que for função pública sem telefone mas sim trocar os números pelos famosos 707XXXXXX e quem precisar ligar arrota depois com 30 cts minuto ou por aí. Vai ser fixe…

    1. Avatar de luis verdasca
      luis verdasca

      não, a ideia é, à boleia de cortar custos em chamadas indevidas, prejudicar o SNS ao maximo, de forma a que as pessoas subscrevem seguros de saúde e apenas os mais pobres usem o SNS. depois afirma-se que não ng usa o SNS e acaba-se com ele ou reduz-se ao ponto de só servir mesmo em ultimo caso para quem n tem dinheiro para o privado nem que a sua vida dependa disso.

  11. Avatar de Kruskal
    Kruskal

    E porque não um código pessoal para chamadas externas que permita um controlo fácil?
    Entretanto, alguns comentadores daqui vão ter de se deslocar ao sitio porque não conseguiram resolver a situação pelo telefone, sempre ocupado, outros esperarao um bom tempo enquanto os profissionais tentam a ligação com o exterior e outros perderão algumas coisas com as chamadas que não se conseguirem realizar, a ver se depois ainda acham bem. Se a função pública é assim tão boa porque não vão para lá? Não querendo generalizar, eu que estive lá não quero lá voltar, servir este tipo de tuga mesquinho e invejoso que fala sem conhecimento de causa.

    1. Avatar de Ricardo Ferreira
      Ricardo Ferreira

      A resposta a pergunta que faz é muito simples, não estou lá porque não consigo la entrar ou não tenho a “cunha”. Agora posso fazer a mesma pergunta, se está assim tão mal, porque é que ninguém vem para o privado? é muito mais fácil mudar do publico para o privado.

      1. Avatar de Kruskal
        Kruskal

        Algum dia tentou? Como referi, eu estava mal, mudei para o privado, que ao contrário do que diz não é tão fácil assim, mas posso-lhe garantir que estou muito melhor! Quando é que no público podia sequer sonhar com um seguro de saúde, telemovel e computador da empresa e em breve carro também? Isto para além de prémios de produtividade e outros incentivos periódicos… e não é tudo.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Isso é verdade, eu ganhava muito mais no privado do que ganho no publico, no entanto no publico não me habilito a ser despedido porque o patrão roubo para dar viagens de luxo à sua esposa. Já no privado quantos e quantos não estão no desemprego por gestão danosa?