Qualcomm confirma despedimento de 4.500 funcionários

6 Comentários

A Qualcomm é uma das grandes empresas no segmento dos processadores para dispositivos móveis mas o mercado concorrencial e as suas próprias apostas estão a levar a empresa para caminhos difíceis e os despedimentos são inevitáveis.

O que era antes uma dúvida, passou a certeza com o anúncio da marca norte americana a confirmar o despedimento de 4500 funcionários.

pplware_qualcomm_despedimentos00


Segundo declarações da empresa, esta vai reduzir os custos em cerca de 1,4 mil milhões de dólares, para isso irá despedir cerca de 4500 trabalhadores, ou seja, 15% da sua força de trabalho e acelerar os retornos de capital para os accionistas.

As acções da Qualcomm caíram 1,8%, para os 63,05 dólares, nesta quarta-feira passada e o seu stock desvalorizou um quinto face ao ano passado.

A empresa enfrenta a concorrência dos seus rivais, como a MediaTek, Intel ou a Samsung e o desempenho dos seus últimos processadores estão também a fazer com que alguns clientes deixem de apostar nos Snapdragon, um exemplo foi a própria Samsung, que abalou certamente a Qualcomm.

pplware_qualcomm_despedimentos01

Estas reestruturações são “normais” num segmento cada vez mais preenchido em termos de oferta e, em casos passados, como na Microsoft, foram essenciais para que a empresa conseguisse estancar um problema muito mais grave. É isso que a Qualcomm espera e, já no final de 2016, pretende ver resultados positivos após implementar uma redução nas suas oficinas e de transferir alguns recursos para regiões onde o custos sejam menores.

À parte destes problemas de custos operacionais, a empresa tem outros problemas, como são o caso das investigações levadas a cabo pela Comissão Europeia sobre comportamentos antitruste num alegado abuso da sua posição dominante no mercado de semicondutores usados nos dispositivos electrónicos de consumo.

Assim, a empresa perdeu um quinto do seu valor de mercado até agora, o ano não tem mostrado números optimistas e a concorrência tem aumentado a pressão, principalmente de um mercado chinês cada vez mais forte, onde por lá já domina a MediaTek.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Mais uma tecnológica que vê os lucros a cair no trimestre terminado em Junho [o ano fiscal (FY) parece igual ao da Apple, começando a 1 de Julho, por isso foi o Q3 de 2015].

    Na Qualcomm foi de 50%. Daí o despedimento de 15% dos empregados e os cortes nos prémios e remunerações variáveis.

    A Qualcomm não fabrica só SoCs, fabrica outros chips sobretudo para comunicações wireless. A Samsung ter preferido fabricar o seu próprio SoC para os Galaxy S6 teve impacto – e a significativa queda, desde o primeiro trimestre de 2014, nas vendas de outros modelos da Samsung que usam SoCs da Qualcomm, também.

    http://www.wsj.com/articles/qualcomm-plans-changes-to-company-structure-1437595996

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      … o ano fiscal que começa a 1 de Julho é o da Microsoft. O da Apple e pelos vistos da Qualcomm começa por volta de 1 de Outubro.

    2. Avatar de FG
      FG

      Também há rumores que a Apple irá desenvolver os seus próprios modems, e dai, já não precisar da qualcomm, para o iPhone 7…

  2. Avatar de André Alves
    André Alves

    4500 pessoas que estavam a sobreaquecer a Qualcomm, esperamos que agora não sobreaqueça. 😉

  3. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    Um pequeno reparo ao texto. Antitruste.

  4. Avatar de Carpet Mancha
    Carpet Mancha

    Má gestão e o engordamento dos acionistas do costume. Resultado 4500 para a rua. Neste momento é triste dizer que a marca mais “honrada” de processadores é a mediatek. Não compro intel e agora qualcom.