Siri liga para o 112 quando a mandam carregar o iPhone

33 Comentários

A Siri é a assistente pessoal que acompanha o iOS e que tem permitido algumas situações engraçadas no que toca à interação com os utilizadores.

São já conhecidos vários casos em que perguntas originais originam respostas caricatas e que divertem os utilizadores.

A mais recente descoberta no funcionamento da Siri não é tão simpática e leva a que esta assistente telefone para o 112 sempre que lhe é pedido que carregue o iPhone a 100%.

siri_1

A Siri pode ser usada para receber comandos de voz dos utilizadores do iPhone e do iPad, facilitando a utilização destes equipamentos.

Para interagir com esta assistente o utilizador apenas precisa de ditar o que pretende que o sistema faça (ex. fazer chamadas ou simplesmente enviar uma SMS).

Mas há comandos que vão sendo descobertos na Siri e que a levam a executar comandos que muitas vezes não eram esperados.

Foi revelado agora que o simples comando de carregar o iPhone a 100% leva a que a Siri inicie a chamada para o número de emergência europeu, o 112. A ordem é simples e resume-se a “Siri, charge my phone 100 per cent“.

Após esta ordem o utilizador tem 5 segundos para cancelar a chamada e assim evitar eventuais problemas por estar a realizar uma chamada para o serviço de emergência sem realmente necessitar.

siri_2

Não existe uma justificação para que este comando dispare esta chamada, mas especula-se que possa ser um código de emergência, implementado pela Apple.

Esta assistente está cada vez mais inteligente e tem agora a capacidade de realizar conversação com os utilizadores, de forma bidireccional.

Está assim descoberta mais uma interacção com a Siri que leva a uma resposta não esperada e que não está documentada.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de tavares
    tavares

    Possuidores de um iPhone…não esqueçam que o ano passado foram processadas 14 pessoas em Portugal por CHAMADAS FRAUDULENTAS PARA O 112!! Tenham cuidado ou…obriguem o “Siri” a pagar os eventuais danos!! rsrsrs

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      ahahah.. fica sempre bem alertar.
      a minha dúvida e o que me preocupa agora é se vou buscar com sal ou doces….

  2. Avatar de NMMA
    NMMA

    No meu caso isso não funciona, e a resposta que obtive foi – “I’m not sure I understand.”

    1. Avatar de Marisa Pinto

      ehehe tens que dizer mesmo

      Siri, charge my phone 100 per cent

      A mim ela faz a chamada de emergência eheh

      1. Avatar de miguel
        miguel

        não sabem falar ingles, é a conclusão que eu chego

      2. Avatar de José
        José

        e o webmin off

  3. Avatar de marta
    marta

    A SIRI JÁ ESTÁ DISPONIVEL Á VÁRIOS MESES EM PORTUGUÊS-BRASIL,TENHO TIDO UMAS CONVERSAS ENGRAÇADAS COM ELA,MAS ISTO É SERIO!QUE ERRO!

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Seriíssimo 😉

      Marca o número de emergência em cada país “112” na Europa e “991” em cada país.

      Nos EUA em vez de “Siri, charge my phone 100 per cent“, também dá “Siri, charge my phone 991 per cent“ – outros números não dá.

      Experimentem “Siri, charge my phone 112 per cent“ a ver o que acontece (a mim falta-me a paciência).

      Aparentemente o “Siri, charge my phone 100 per cent“ trata-se de um marcador de número de emergência universal.

      http://www.theverge.com/2015/7/16/8976281/siri-charge-100-percent-emergency-services

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        … 991 nos EUA

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            … 911 nos EUA [os (…) quer dizer que é correção … a um comentário actualmente encalhado] 🙂

  4. Avatar de Rui Cruz
    Rui Cruz

    Peçam para dividir 0 por 0 e atentem na resposta ( pedido “divide zero by zero”) 😀

    1. Avatar de Pll
      Pll

      isso e uma piada que eles meteram, nao tem nada a ver com esta noticia.

  5. Avatar de joao
    joao

    A mim a siri quando digo isso pergunta se quer que se ponha de joelhos?!

  6. Avatar de int3
    int3

    Experimentei e é verdade. Mas depois de cancelar eu fiz novamente e já não deu.

  7. Avatar de Sapo
    Sapo

    enfim, mais lixo do mesmo.

  8. Avatar de Censo
    Censo

    A chamada para o 112 é para o caso de o aparelho se incendiar ou rebentar…

  9. Avatar de Zaark
    Zaark

    A conclusão faz parecer que isto pode ser uma feature… Quero dizer, um código de segurança?

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      … Aparentemente o “Siri, charge my phone 100 per cent“ permite marcar o número de emergência do país onde se estiver – 112 na Europa, 911 nos EUA.

      [(…) quer dizer … como digo mais acima num comentário actualmente encalhado]

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Interessante… O “comando” nada tem a ver, mas (talvez) por isso mesmo ganha a sua “piada”.

  10. Avatar de João Machado
    João Machado

    Mais uma feature 😀

  11. Avatar de S3
    S3

    Utilizadores da Apple, agora peçam á Siri para carregar a 99 por cento ou então não peçam ;D

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Carregar o quê, jovem? Isto nada tem que ver com carregamento da bateria, que não é controlado pelo Siri.
      Fora dos 100% (911% nos EUA e, palpita-me, 112% na Europa) o Siri o que diz é que não percebe, nem há nada para perceber.

      Isto só tem que ver com a marcação do número de emergência. Só a Apple pode dizer se é um bug ou é intencional.

  12. Avatar de Marco
    Marco

    “Siri isn’t a genius. The system operates on keywords and numbers, and that’s exactly what is happening here. You’ll find that if you change your request from “Siri, charge my phone to 100%” to “Phone 100” you’ll get the same result.

    You’ll also see the emergency call prompt if you ask Siri to “Phone 101,” but if you say “Phone 102,” you’ll see that Siri simply tries to dial 102, leading to an error. However, if you say “Phone 110″ you’ll get an emergency call once more.

    The reason for all of this is, while we in the states are trained from an early age that 9-1-1 is the go-to for an emergency, it varies from country to country. For example, in India, 1-0-0 is the emergency number, while in China it is 1-1-o.

    In short, Siri’s worldly nature leads her to recognize any emergency number command as a potentially serious situation, and treats them all equally. So, no, your iPhone isn’t playing a trick on you, it’s all in the name of safety. ”

    tirado daqui: http://www.dailydot.com/technology/siri-emergency-services/

    é das coisas que mais falta sinto tanto em android como em windows phone: ligar (nome da pessoa) ou ligar (nr)

    1. Avatar de Marco
      Marco

      srs do pplware façam a gentileza de aprovar o comentario que está em moderação, pq poderá conter informação relevante para o topico.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      “Siri isn’t a genius. The system operates on keywords and numbers, and that’s exactly what is happening here. You’ll find that if you change your request from “Siri, charge my phone to 100%” to “Phone 100″ you’ll get the same result.

    3. Avatar de R o B
      R o B

      Não vem de fábrica mas existe aplicações que fazem isso

      1. Avatar de Marco
        Marco

        pois la está, tem de se ir à store buscar mais uma aplicação. Mas ei cada um sabe o q quer. e depois ainda dizem q tem o melhor so do mercado e falham nestas pequenas coisas. estas pequenas facilitam e mt a vida das pessoas, ja assisti a um cego a mexer num iOS como se n fosse cego.

  13. Avatar de Luna Thomas
    Luna Thomas

    Se alguém por acaso ligar para o 112, não se esqueçam de dizer que foi por acidente, não desliguem. Evitam problemas desnecessários assim.

  14. Avatar de ML
    ML

    Penso que a maneira de dizer call 911 ou charge my phone pode induzir a siri em erro pois a MAL dizer as frases assemelham-se bastante…