Smartbooks da HP correm Android

37 Comentários

Depois da Tablet da HP, temos os Smartbooks da HP com a plataforma Android!
Estes Netbooks são ainda mais lowcost que o habitual e correm uma versão 1.5 ou 1.6 da plataforma Android totalmente de “cara lavada”. Não tarda estamos a ver Netbooks com Chrome OS também na corrida e o Google passa a ter dois sistemas prontos para a “luta”.

https://pplware.sitedev.pt/wp-content/uploads/2010/01/hpsmartbook.jpg

Um portátil de 10 polegadas com ecrã táctil, um teclado modificado para satisfazer todas as necessidades, 3G e um processador Qualcomm Snapdragon (igual ao do Nexus One e do HTC HD2) é tudo o que sabemos para já deste smartbook.

Pelas imagens e pelo vídeo podemos ver que não é bonito, mas não passa de um protótipo longe de estar acabado, logo não temos a sua aparência final. Será que há mercado para este tipo de portátil? O futuro o dirá!

Por ser uma plataforma Open Source pode facilmente ser adaptada a diversos dispositivos. Contudo não deixa de ser limitada e talhada para Smarthphones.

Fonte: AndroidandMe

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário Pinto
    Mário Pinto

    First…O smartbook até nem é feio…Simplicidade é tudo!!!

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Até nem é feio?? É lindíssimo.

      Ai nexus nexus, se tivesse €€ não me escapavas!

      1. Avatar de Melech
        Melech

        Concordo, é lindo. 😉

      2. Avatar de n3XXuS
        n3XXuS

        Dito dessa forma até parece mal 🙁

    2. Avatar de kekes
      kekes

      E muito giro mesmo, vale a pena.

      Apenas acho uma miseria o CPU que tem, já nao há desculpa para usar um ARM, num “PC”… Considero que se deveriam voltar para os Atom com Ion ou o da AMD, que ja nao me lembro do nome, e menos para este tipo, que so ganham pela bateria… Mas prontos há mercado para todos :P, gostos para todos.

  2. Avatar de Joel Oliveira
    Joel Oliveira

    Acho que os portugueses podiam começar a adoptar um costume que reparei em blogs brasileiros em que eles escrevem muito “fofamente”: “Pau no cú do first” mas com o devido respeito claro.

    De qualquer das formas, sinceramente acho que acabaria por gostar mais deste smartbook do que o tablet da HP 🙂

    Joel

    1. Avatar de The Duke
      The Duke

      Concordo. Mas escrevia sem respeito.

  3. Avatar de prom

    Eu acho que a google devia pensar um bocado e apostar apenas em um sistema operativo. Qual é a vantagem de termos um netbook low cost com Chrome com apps diferentes das do Android por exemplo. O problema da google começo a achar que é trabalhar demasiado e criarem vários projectos. Isso claro é bom, mas pensar um bocado antes de ir em frente também seria melhor. Dou como exemplo o Wave, que não serve de nada e dúvido que irá servir. De qualquer forma adorei o Android no netbook. 🙂

    1. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      Também não compreendo a estratégia do google. Tenho até a sensação que no campo dos OS’s andam meios perdidos a tentar encaixar-se num segmento. O Android parece-me a mim uma excelente aposta, tem-se mostrado um sistema operativo capaz pelo menos a nivel móvel. A nivel de net e notebooks veremos.
      O Chrome OS já tenho as minhas duvidas porque não vejo com bons olhos usar um netbook que praticamente so vai á net. Não poder instalar uns joguitos, ver um filme ou ouvir musica se estiver sem net não me agrada muito…
      E eu que não gosto do Chrome como browser ter de o usar como SO… Pior ainda.

      1. Avatar de kekes
        kekes

        O Android será provavelmente o de topo da Google, pois na me parace que o Chrome OS seja mais cativante que o Android. Mas é apenas a minha opiniao. Eu até gosto do Chrome, do seu design, mas as sua performance é duvidosa…

  4. Avatar de aver
    aver

    Como diz o Engadget, o Lenovo Skydrive é mais interessante.
    O “netbook” é um termo que começa a aparecer, combinando, “smartphone” com “netbook”. É um netbook com conectividade melhorada, por enquanto a redes wireless exteriores.
    http://www.engadget.com/2010/01/05/lenovo-skylight-hands-on-and-impressions/

    Estou muito mais impressionado com o Lenovo IdeaPad U1
    https://pplware.sitedev.pt/2010/01/07/ces-steve-ballmer-e-a-sua-hp-slate/comment-page-1/#comment-269988

    1. Avatar de aver
      aver

      Queria dizer: O “smartbook” é um termo que começa a aparecer, combinando, “smartphone” com “netbook”.

  5. Avatar de Bruno Bernardino

    Só uma nota:

    O Android tem aplicações nativas, o Chrome OS não as tem.

    Para já, uma boa parte do “mundo” não pode “viver” sem aplicações nativas, pelo que não faz qualquer sentido eliminar o Android.

    As pessoas ainda não se aperceberam que o Android e o Chrome OS têm objectivos diferentes, se bem que obviamente no futuro (quando a necessidade de aplicações nativas diminuir, se bem que acho que nunca se extinguirá), talvez se tornem semelhantes e nessa altura talvez fará sentido “acabarem” com um deles (notem o talvez).

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Exatamente o que disses-te acho o Android muito mais interessante devido a sua capacidade, o Chrome Os nao e cativa, nem cativara a muita gente, mas esperemos pra ver

  6. Avatar de dppako

    Vários reparos neste post:

    Feio? Se isso é feio… mas ok, a beleza é sempre subjectiva.

    “…protótipo longe de estar acabado…”? Eles só dizem que é uma tech demo… daí a ser um protótipo longe de estar acabado ninguém o sabe.

    “Contudo não deixa de ser limitada e talhada para Smarthphones.” Não percebo onde está a limitação… corre perfeitamente, sem lags, e trata-se de um netbook, não uma worksation. Além disso corre o tudo o que é aplicação java.

    1. Avatar de João Campinhos

      Viste a tampa? está incabada.

      Se está acabado porque não o lançam já? Eu digo-te, não está acabado.

      Android é feito para telemóveis/smathphones o que lhe queiras chamar, não para netbooks/smartbooks. Pode ser adaptado? claro que sim. Correm sem limitações? perfeitamente. É uma plataforma limitada? obviamente.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Talvez esteja a precisar de óculos, mas não vejo pelo vídeo onde podes chegar à conclusão que a tampa está inacabada.

        E sim, o smartbook é lindo.

        1. Avatar de João Campinhos

          Eu sabia que tinha visto, não me lembrava onde.
          aqui está:

          http://www.blogcdn.com/www.engadget.com/media/2010/01/hpsnapdragon05.jpg

          tira as tuas conclusões

          1. Avatar de Ganhoto
            Ganhoto

            Isso parece-me a parte de baixo..
            A bateria..
            E nao a tampa!

          2. Avatar de João Campinhos

            É mesmo a parte de trás. Peço desculpa então. Ainda assim mantenho a minha posição. Se acham que está acabado porque precisarão de mais de 6 meses para o terminar?

      2. Avatar de dppako

        Daqui a um par de meses veremos quantos já estão no mercado…

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Alguém reparou no Ndrive? É sempre bom de ver algo Português neste tipo de eventos e produtos.

    1. Avatar de viperbruno
    2. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      Muito bem reparado!! Ao que parece a Ndrive anda a dar cartas lá fora.
      E isso significa também mais uma característica para este smartbook… GPS 🙂

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Bem parece que li o teu pensamento lol

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Tambem fico contente. Isso só indica uma coisa, este smartbook vai ter um modolo GPS, o que será um bom concorrente ao Nokia netbook, dependendo do preço claro

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        *Modulo

  8. Avatar de mmick
    mmick

    Com netbooks x86 baseados na plataforma ION (Atom + gráfica Nvidia) de 10″ a rondarem os 399€ e Atom + GMA950/Atom + X3150 a rondarem 250-350€, com possibilidade de correrem distros Linux ou Windows 7 ou OSX (versoes modificadas)…eu pergunto: para quê gastar o mesmo numa plataforma ARM limitada???
    Além disso os netbooks baseados em ION já suportam 1080p so…why bother???

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Ia dizer o mesmo…

      O mais engraçado é que o modelo anterior a teste que é precisamente igual mas preto tem processador Intel Atom, processador ARM num Smartphone ou Slate ainda se compreende, agora num netbook é andar para trás a meu ver.

      Actualidade agora é mesmo processador Ion da Nvidia, fazem milagres nos netbook’s.

      Só uma ligeira demonstração do poder dos IONs
      Lenovo Ideapad S12 ION playing Crysis

      1. Avatar de mmick
        mmick

        Ora nem mais 😉

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Será que com este liveCD/usb conseguirei instalar apps ou teria de o instalar no netbook?

  9. Avatar de BigOix
    BigOix

    mais uma distrubiução linux para pc

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    Eu gostei até.

  11. Avatar de Mário

    Bem, adorava que a Google retirasse mercado à Apple. Desculpem-me a franqueza mas detesto a Apple. Têm produtos extremamente bonitos, não há duvida, mas o preço de todos eles é completamente proibitivo. Além de nas suas publicidades aproveitarem (quase) sempre para “rebaixar” uma empresa concorrente (Microsoft). Que mais outra empresa faz isso em anuncios publicitarios?

    Thumbs up for Google!

    1. Avatar de dppako

      Como se costuma dizer, “Quem desdenha…”