Portugueses: Preço é determinante para a compra de smartphone

40 Comentários

A duração da bateria juntamente com o preço são as características mais valorizadas num smartphone mas o preço, a qualidade e o sistema operativo são os três principais motivos que determinam no acto de compra.

Estas são algumas das principais conclusões do Estudo BQ sobre hábitos de consumo de smartphones na Europa realizado pela Gfk para a empresa tecnológica espanhola em Portugal, Espanha, Reino Unido, França, Alemanha, Áustria, Itália, Suécia e Suíça.

bq_0001


Os homens e os adultos com menos de 35 anos são quem mais compram smartphones livres de operador. Para as mulheres, a câmara fotográfica é significativamente mais importante, enquanto que para os homens, a marca, o facto de serem livres de operador, dual SIM e a duração da bateria são as características que mais valorizam.

Pais com filhos menores de 17 anos, consideram a marca o mais importante, sendo que os que não têm filhos valorizam mais a cobertura 4G. Dos 15 aos 35 anos, o sistema operativo é significativamente mais importante. Dos 36 aos 55 anos, a qualidade, a boa experiência prévia e a câmara são os factores mais importantes e para quem tem mais de 55 anos a cobertura 4G.

Aspectos mais valorizados e utilização do smartphone Os entrevistados portugueses referiram que na compra de smartphone da marca BQ foram valorizados a bateria, o serviço pós venda, o móvel livre, o preço e o sistema operativo, tendo sido porém o preço que determinou a sua compra.

Do total dos entrevistados, 63% dedica mais de duas horas por dia ao uso do smartphone e a casa (55%) é o local onde este tem mais tempo de utilização (downloads, vídeos/fotos, compras e videoconferências). Quando se está fora de casa, o smartphone é mais utilizado para fazer chamadas telefónicas, navegar na Internet, tirar fotos e ouvir música. As mulheres e os jovens entre os 15 e os 35 anos são quem dedica mais tempo ao uso de smartphones e aqueles que o utilizam menos tempo são os homens e os maiores de 55 anos.

O maior benefício associado pelos portugueses ao uso do smartphone é a ligação à Internet (80%) em qualquer lugar e o aspecto menos positivo é gerar dependência (45%). Do total dos entrevistados, 87% não utiliza o smartphone como meio de pagamento. A rede social mais utilizada através do smartphone pelos portugueses é o Facebook (90%).

Estudo sobre o uso de smartphones na Europa

Portugal é o país do painel de amostra na Europa que pagou menos por um smartphone (média dos portugueses inquiridos pagou 222 euros) e a Inglaterra foi quem pagou mais. Em relação à próxima compra que estão dispostos a fazer, os portugueses são novamente os que estão dispostos a pagar menos e os suíços o que pretendem despender a maior verba.

BQ_0007

Os entrevistados de Alemanha, Espanha Itália, e Suécia são os que mais compram smartphones desbloqueados. Por sua vez, os entrevistados  de França, Portugal e Suíça são aqueles que mais compram através do operador.

Segundo o estudo, a duração da bateria é, em todos os países analisados, a característica mais importante num smartphone, no entanto, não determina qual a marca a comprar. O preço é o principal motivo que determina a compra do seu smartphone pelos Portugueses e Franceses enquanto os Alemães dão primazia à qualidade e os Austríacos e Suíços privilegiam a boa experiência anterior e os italianos o sistema operativo.

BQ_0008

Os Portugueses (entre 2 e 3 horas) e os Suecos (mais de 3 horas) são quem mais tempo despende com o smartphone e os Franceses e Ingleses quem menos tempo dedica (até uma hora).

BQ_0005

 

O aspecto mais positivo atribuído ao uso do smartphone é permitir a ligação à Internet em qualquer lugar, principalmente pelos inquiridos de  Espanha, Portugal e Itália. Já na Áustria, Espanha e Suíça o aspecto positivo mais relevante é a câmara fotográfica e na Suécia a utilização do email.

BQ_0006

Em todos os países europeus participantes no estudo da Gfk, o principal aspecto negativo relacionado com o uso do smartphone é o fato de criar dependência.

Na Itália, Reino Unido e Suécia o smartphone é mais utilizado como meio de pagamento. Portugueses são os que menos usam.

BQ_0009

 

O uso do smartphone em casa é significativamente maior na Alemanha, Áustria, Reino Unido e Suécia, e em Espanha, França e Portugal é usado mais frequentemente fora de casa. Portugal é o país onde o smartphone é mais utilizado no trabalho e nos outros países nos meios de transporte.

BQ_00010

Veja uma pequena reportagem 

Este estudo foi realizado em Portugal, Espanha, Reino Unido, França, Alemanha, Áustria, Itália, Suécia e Suíça, entre 17 de Março e 6 de Abril.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Barney
    Barney

    E a fonte?

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas diz no artigo, “Estas são algumas das principais conclusões do Estudo BQ…”

      Diz-me o teu mail para te enviar o estudo da BQ.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Também quero… alex9099 at sapo dot pt

      2. Avatar de João Silva
        João Silva

        Vitor, envia para jcfsilva@gmail.com

  2. Avatar de André
    André

    É isto que vos distingue do SAPO Tek! Boa informação e completa! No site deles só nem sequer aparecem os restantes países da Europa… Bom trabalho, Pplware!

  3. Avatar de Realista
    Realista

    €222 por um smartphone? Comprei um Lumia 435 por €10 e um Lumia 535 por €30… Acho que sou eu que meto a média em baixo.

    1. Avatar de Zukunft
      Zukunft

      Respondeste ao estudo ou isso foi em lojas com fatura? Caso contrário acho que não.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Foi na ZON, com factura 🙂

    2. Avatar de Concept
      Concept

      Para um país nas condições financeiras em que o nosso está também acho que essa média está muito alta, está bastante próxima da França por exemplo, país que está muito melhor que nós financeiramente, que tem um ordenado mínimo muito mais alto que nós. O maior defeito do português comum é querer comprar o melhor carro/telemovél/etc… para mostrar ao vizinho, nem que para isso tenha que passar fome, e este estudo é uma prova disso…

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        E também aquele português que foge ao fisco, deve aos empregados e fornecedores, gera falências fraudulentas. Tem os bolsos cheios para esses luxos todos.

      2. Avatar de rui pedro
        rui pedro

        Quando há gente que prefere passar fome e vestir mal mas ter um aparelho super caro só para ver se faz inveja a outros e nunca irá usufruir do que ele possibilita, já dá para entender que a média se calhar podia estar mais alta ainda.

  4. Avatar de NewJ
    NewJ

    Preço e bateria.. Exatamente as razões pelas quais comprei um Lumia 640.

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      +640
      (se bem que no meu caso, a compra do L640 teve como principal factor de escolha o SO).

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        +640 também xD
        A relação qualidade/preço e o OS foram os meus factores de escolha. Perfect phone.

  5. Avatar de JJ
    JJ

    Peço desculpa pelo offtopic, mas esta noticia daria um bom artigo, tendo em conta o artigo publicado a dias:

    http://www.zdnet.com/article/five-things-i-learned-from-microsoft-ceo-satya-nadella/

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Excelentes artigos, mas a entrevista do Nadella está muito boa, muito esclarecedora afinal do que é a Microsoft de hoje e para onde pretende ir.

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Concordo!
          Era interessante o pplware, fazer um artigo sobre esta entrevista.

          1. Avatar de Vítor M.

            Sim, está já no alinhamento sim. É muito interessante.

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Preço e bateria, por isso comprei um xiaomi note pro por 150€, com bateria que da para 2 dias de uso intensivo ou 4 dias de uso normal.

    1. Avatar de pedro
      pedro

      Tenho o mesmo que o teu, que dura com extrema intensidade quase 5 dias.

  7. Avatar de André
    André

    Por acaso até me revejo nesse estudo. Quando compro um smartphone o preço é o factor mais importante sem dúvida.

  8. Avatar de PP
    PP

    Tendo em conta o poder económico dos países englobados no estudo, tirava a mesma conclusão sem muito trabalho 🙂

  9. Avatar de Mota
    Mota

    “Os entrevistados portugueses referiram que na compra de smartphone da marca BQ foram valorizados a bateria”

    É mais a razão pelo qual todos os utilizadores não compram bq..

    1. Avatar de PP
      PP

      Falas com conhecimento de causa ou apenas porque sim? Neste momento tenho um E5HD, e relativamente à bateria estou surpreendido pela positiva. E sim, tenho experiência com outras marcas.

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    Não querendo estar a fazer publicidade, comprei ontem o vodafone smart ultra 6 por 90€, melhor que isto provavelmente não há…

    1. Avatar de Jessie J
      Jessie J

      Lumia 1320 na NOS.

  11. Avatar de Castlead
    Castlead

    Ainda hoje comprei 2 Lumias 1320, razões: Qualidade do SO, duraçao da bateria, 4g e claro o preço, a câmara para mim e algo secundário 🙂

  12. Avatar de mafc
    mafc

    Para um país cujo Salário Mínimo Nacional é de 505 euros, é de admirar que a média portuguesa do preço de aquisição de um smartphone esteja perto da média francesa.

    PS: Preço médio de aquisição que aproxima-se da metade do Salário Mínimo Nacional.
    PS2: Não tenho smartphone, portanto, não faço parte desse estudo 😛

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Admiras-te porquê? Em Portugal vive-se à grande, é ir chorar para a TV a dizer que isto está mau, mas as vendas de bens de luxo aumentam a olhos vistos…

    2. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      Agora pensa o contrário. Porque é que a média francesa é muito mais baixa que nos países equivalentes?

      Se excluires a França estamos bem longe dos restantes países. Se olharmos para o rácio (Preço Medio(/(PIB per capita) vais ver que a anormalidade está nos Franceses, não em nós.

      Os Franceses nunca foram conhecidos pela adesão à tecnologia. Veja-se o tempo que eles demoraram para aderir à net. Eu sei que eles tinam aquele seriço obsoleto por telefone que não sei o nome. Mas não justifica tudo.

    3. Avatar de André
      André

      Estás a comparar o préço MÉDIO na compra de smartphones com o salário MÍNIMO nacional. Para fazer um comparação mais justa, deverias comparar o preço MÉDIO na compra de smartphones com a MÉDIA do salário nacional (€ 911,5 em 2013).
      Fonte: http://bit.ly/1Ll1ixt

  13. Avatar de Castlead
    Castlead

    As vendas de bens de luxo aumentou pq as grandes riquezas ficaram ainda maiores, a juntar ao facto que muitos ja enriqueceram a custada crise que se vive no momento.
    Eu falo por mim, não ganho o salário mínimo, se ganha-se o mais certo seria não estar aqui a comentar, mas também não me acredito que maior parte das pessoas que o ganham também não compram telemóveis de 500€, acredito que muitos o façam, mas penso que não será a maioria.

  14. Avatar de Mysecond
    Mysecond

    Parece-me claro que no sul se está mais fora de casa e socializamos mais (daí maior uso fora), e nos países nórdicos devido ao tempo e socializarem menos, o uso é mais caseiro.

    Eu prefiro ao nosso género.

  15. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Falta saber quantos tem smartphones e quantos tem planos de dados.

  16. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Podem crer que isto é verdade – os estudos encomendados pelos fabricantes de chá dizem que o café é péssimo para a saúde; os encomendados por fabricantes de café dizem é óptimo, quanto mais se beber melhor faz à saúde, o chá é que é do piorio.

    Então a BQ fez um estudo. A que resultados chegou que lhe interessam? (Os outros são como os resultados desportivos num jornal de anúncios – atraem a leitura do que interessa).

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Ena pá, esse comentário é válido para tudo menos quando se faz algum estudo que beneficie o iphone. Parabéns, agora estiveste bem.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Quando se faz algum estudo que beneficie o iPhone – encomendado pela Apple 😉
        Conheces algum?

        Parabéns, estiveste igual ao costume 😉

        1. Avatar de Realista
          Realista

          A apple só faz estudos de marketing para não deixar fugir os isheeps…