Esqueça a resolução 4K! Samsung já trabalha nos 11K

46 Comentários

Enquanto a maioria dos fabricantes da área da electrónica trabalham para ter equipamentos com ecrãs com resolução 1080p (fullHD) e alguns aventuram-se nos 2K e 4K, a Samsung e 13 parceiros, juntamente com o governo coreano, vão investir cerca de $26.5 milhões num projecto com o objectivo de criar um ecrã para smartphones com resolução 11k.

Exagerado? Saiba qual o objectivo.

s6-fb


A Samsung quer, mais uma vez, marcar a história do mundo da tecnologia, em concreto dos ecrãs e está já a trabalhar para lançar no mercado smartphones com ecrãs com resolução 11k e densidade de pixels de 2.240ppi (píxeis por polegada).

Para se ter uma ideia do “exagero” deste número, actualmente o ecrã que oferece uma maior densidade de píxeis tem, aproximadamente, 600 ppi. O mais recente Galaxy S6 edge “apenas” tem um ecrã de 577 ppi com resolução de 1440 x 2560 píxeis.

samsung-galaxy-s6-edge-home-970x0

Segundo as informações publicadas no site ETNews, além da super qualidade dos 11k, o objectivo da Samsung é criar um efeito 3D. Os primeiros protótipos de ecrãs 11k poderão chegar já em 2018 aquando dos Jogos Olímpicos de Inverno que se realizam na cidade sul-coreana de Pyeongchang.

We are hoping that we are able to show such technologies at Pyeongchang Olympics if there is a progress in developing technologies. Although some might think that 11K as ‘over specification’ that consumers do not need, this can work as a basis for Korean display industry take another leap if related materials and parts improve through this.

Chu Hye Yong, Directora executiva da Samsung

De acordo com um estudo realizado pela DisplayMate Technologies, o olho humano apenas consegue distinguir até uma resolução de 477ppi a uma distância de 30cm. No caso do objecto estar a 20 cm, o olho humano poderá distinguir até 716 ppi.

 

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    Contando com o facto de que a resolução máxima que a visão humana alcança é próxima de 576 megapixels portanto é normal a tecnologia continue a aumentar e que se tente chegar cada vez mais longe. O que hoje parece exagerado amanhã será obsoleto.

    1. Avatar de S. Pedro
      S. Pedro

      Podes ter razão em relação a isso de a nossa visão só ver a 576 Megapixels, mas lembra-te que quanto melhor for a qualidade, mais zoom poderá ser feito e menos pixelizado ficará, isso muitas vezes pode dar jeito.

    2. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Não existe tal coisa como “megapixel” nos olhos porque a “resolução” depende da distância.

      A 3 ou 4 metros de distância uma tv <50" 4k ou 1080p é igual (considerando que a tv a nível de geração do painel e processamento são idênticas).

      Os "megapixel" dependem da área Vs. distancia a que é vista.

    3. Avatar de int3
      int3

      Densidade dos pixeis é que conta. Podes ter 4k num ecrã e esse ecrã ser de dimensões gigantes e conseguires notar os pixeis.
      Neste caso num ecrã pequeno é simplesmente absurdo o 4k. Alias, é absurdo 1080p para cima porque não se nota a diferença e só gasta recursos e por fim bateria.

      1. Avatar de Mota
        Mota

        +1 int3

        Concordo inteiramente. Contudo acho bem pela ideia do “zoom” mas com as atuais capacidades que as baterias oferecem.. parece ser um problema.

    4. Avatar de Joao Sousa
      Joao Sousa

      De um ponto de vista fisiológico e médico, também que a resolução da visão humana é de 576 mexapixeis é um mito urbano. Nada mais, nada menos. Um olho nada trabalha de maneira semelhante aos sensores das cameras fotográficas digitais.
      É composto por uma zona central a fovea com alta quantidade de cones (integração de cor e discernimento optico) e pouca de bastonetes, que ficam mais relegados para campos periféricos do olho. Bastonetes esses que nos permitem ver melhor no escuro. Melhor sensibilidade luminosa, mas pior discernimento de cor e espaço.

      Como tal, e se de facto se fosse fazer ver pela área util do olho para a nossa visão focada e central. Para ser equivalente, e note, não o é de todo, mas seria qualquer coisa como 9 megapixeis. (devido ao numero de cones e as suas integrações neuronais). Portanto não há ca nada disto de o olho humano ter 576 mpxs.

      1. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        Realmente cada um interpreta da maneira que quer….

        Eu disse:
        “…a resolução máxima que a visão humana alcança é próxima de… ”

        Como é óbvio o olho humano trabalha de maneira completamente diferente de uma máquina…
        No entanto o EQUIVALENTE (e só não entende quem quer ser do contra) é muito próxima dos 576 megapíxeis.

        A realidade é outra. Dos 576 megapíxeis (conversão equivalente) apenas 7 – sim 7 megapíxeis interessa!

        Mais aqui:
        https://www.youtube.com/watch?v=4I5Q3UXkGd0
        ou aqui:
        http://likeanerd.pop.com.br/qual-e-a-resolucao-do-olho-humano/
        ou aqui:
        http://gizmodo.com/what-is-the-resolution-of-the-human-eye-1541242269

        Este último tem os cálculos utilizados pela comunidade cientifica para os 576 megapíxeis:
        http://www.clarkvision.com/articles/eye-resolution.html

  2. Avatar de Simão
    Simão

    Mandem vir GPU’S para aguentar com isto… xD

  3. Avatar de Christian Nogueira de Faria
    Christian Nogueira de Faria

    E mal segura 0.5K!

  4. Avatar de José Gomes
    José Gomes

    Com às soluções atuais de bateria, isto será bom para transformar os smartphones em pcs fixos (sempre ligados à corrente)….

    1. Avatar de 123gdvbnn
      123gdvbnn

      tas a falar de coisas que vao sair em 2018 com as baterias de 2015 , nao faz muito sentido :p
      embora pessoalmente nao acredite que as baterias vão evoluir assim tanto nos proximos anos, mas posso estar enganado.

      1. Avatar de Joaquim Pedro
        Joaquim Pedro

        Baterias? Problema resolvido: ligam-se directamente a um powerbank de 20.000 mAh… (e já existem, tenho um da Xiaomi de 16.000 mAh))

  5. Avatar de ultraLord
    ultraLord

    Há que evoluir, mas penso que será como as TVs 3D. Muito alarido, mas poucas vendas. Deveriam de se centrar noutros aspetos mais relevantes num telemóvel, como por exemplo, segurança, baterias…

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    O 4K foi a apple que inventou e o 12K 😀

    1. Avatar de Jose Tavares
      Jose Tavares

      Apple a inovar como sempre

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Tens dúvidas?

        1. Avatar de ddymoo
          ddymoo

          não aliás contigo ninguém tem mais dúvidas a Apple sempre a inovar.
          Go apple go

          Apple power forever and ever.

          Apple

          I see apples everywhere .

          acho que foi a Apple que inventou a maça.

          Apple Apple

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Correção, a inventou o 5k com o iMac 5k 😉

    3. Avatar de Sérgio Eustáquio
      Sérgio Eustáquio

      E o 48k quem inventou foi Sir Clive Sinclair…

      1. Avatar de Edroid
        Edroid

        Essas coisas não se inventam

      2. Avatar de RobertoCosta
        RobertoCosta

        looool

    4. Avatar de Dc
      Dc

      “inventou” :facepalm:

    5. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      e a natureza inventou o “infinito K”

    6. Avatar de JD
      JD

      iDiots no seu melhor como sempre..

  7. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Haja processamento e memória.

  8. Avatar de Alexandre Leonardo
    Alexandre Leonardo

    “De acordo com um estudo realizado pela DisplayMate Technologies, o olho humano apenas consegue distinguir até uma resolução de 477ppi a uma distância de 30cm. No caso do objecto estar a 20 cm, o olho humano poderá distinguir até 716 ppi.”

    Seja Apple, Samsung ou BMW…. Se não faz diferença aos nossos olhos qual é o objectivo mesmo?????????

    1. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Experimentaste ler a notícia? Senão lê, não vou fazer o trabalho por ti.

  9. Avatar de Johnny
    Johnny

    Penso que será mais marketing que outra coisa. Ter uma resoluçao de 4k numa televisao é uma coisa, agora num pequeno ecra é outra. E com os 11k passa-se o mesmo …
    E depois há a questão das baterias, que parece ser esquecido. Têm tentado evoluir os smartphones em ecra, memoria, etc, mas as baterias parece que estagnaram. E depois admiram-se que só duram 1 dia ….

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      A necessidade de um aumento da densidade de pixeis vem dos casos em que metade dos pixeis são necessários para tarefas diferentes, exemplo viseiras 3D em que cada olho necessita de metade dos pixeis, e ao estar terrivelmente perto a densidade tem que ser muito alta. Se tiveres um ecrã que presume de 3D com 2x 4k, não te fica muito longe dos 11k.

  10. Avatar de João Branco
    João Branco

    Qual foi a parte que ninguém viu que pode estar relacionado com o 3D? Possivelmente alguma forma de ter 3D sem oculos nos equipamentos. Se interessa? Epah a mim não… Mas também não sou contra a evolução tecnológica… O que para mim é inútil para outro pode ser essencial… Mas cada vez mais as pessoas só olham para si próprias e tudo o k nao interessa… Nao presta… É inútil e desperdício… E em relação às baterias… A Samsung já está a trabalhar em baterias de grafeno

  11. Avatar de Peter
    Peter

    Desculpem lá mas o que é “ppi” ? se querem expressar pixeis por polegada em português fazia mais sentido ser abreviado como (ppp) ou então em inglês como dots per inch (dpi). Mas ppi não parece fazer sentido.

    1. Avatar de JD
      JD

      pixels per inch ? Onde é que não faz sentido? Faz menos sentido dots per inch..

      1. Avatar de Peter
        Peter

        Ok, estou esclarecido.

    2. Avatar de Vlad
      Vlad

      Regra geral o símbolo das unidades não são traduzidas conforme a língua que falamos (tens o exemplo do quilometro que o prefixo é um k). DPI e PPI são duas coisas distintas. Em todos os países que usem o sistema imperial, quando se refere a monitores fala-se em PPIs e não DPIs, isto porque o monitor não é formado por pontos mas sim por pixeis. DPI é usado maioritariamente pela industria da impressão (uma impressora imprime pontos, e não pixeis).

      1. Avatar de JBM
        JBM

        convém não misturar unidades convencionadas por organismos plurinacionais com siglas que se tornaram aceites por força de hábito e força da língua inglesa no mundo das tecnologias.

  12. Avatar de David
    David

    Sony nao sei se leste, mas a samsung tambem esta a melhorar as suas baterias ja

  13. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    “Esqueçam os fracos resultados do último trimestre – A Samsung já trabalha nos 11K” 😉

  14. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    11k? É ligar o telemóvel constantemente ligado ao carregador.

  15. Avatar de Inteligente
    Inteligente

    Continuem a gastar o vosso dinheirinho todo nessas coisas que eles agradecem!

  16. Avatar de rand
    rand

    Bateria e GPU para aguentar com isso estão onde?

  17. Avatar de Helder Pereira
    Helder Pereira

    Eu ainda estou no LCD. Isto chega a ser ridículo lol

  18. Avatar de zé monta nelas
    zé monta nelas

    tantos K’s n sei pra k… onde é k tem fontes (imagens, videos) desse tamanho ou resolução?

  19. Avatar de Rui
    Rui

    Se investissem em baterias que aguentassem 3+ dias por muito tempo, é que era.
    A do meu OPO no inicio durava 3 dias com utilização moderada, agora vai durando 8 a 12 horas :'(

  20. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    A apple inventou o 5k, alguém se lembrou que o olho humano tem limitações?? Não, ficou tudo wow, é isto mesmo.. é isto o futuro, a samsung mete-se nos 11k, ah e tal, é muito.. não é necessário, o olho humano X, o olho humano Y, mas se fosse a apple, such power, much resolution.. this is it!!!!