Spotify quer que os seus utilizadores parem de pagar via iTunes

50 Comentários

A guerra dos serviços de streaming começou quando a Apple apresentou ao mundo o seu Apple Music. Depressa a concorrência percebeu que iria perder parte da sua clientela para este serviço e por isso começou a tomar algumas medidas discretas.

O Spotify, a que poderá ter perdido mais com a chegada do Apple Music, tem agora uma campanha a decorrer que quer levar os seus clientes a subscreverem os seus serviços directamente no seu site, abandonando as compras feitas via iTunes.

spotify_1

A razão para esta mudança que o Spotify está a fazer é simples e resume-se apenas a um factor. Falamos do preço que é praticado e pela diferença que existem em ser comprado o serviço via App Store, pela aplicação do Spotify, ou pelo site do próprio Spotify.

Na verdade a diferença de preço pode ser significativa, dependendo do local onde é comprado. Caso seja feita a compra via iTunes o preço fica em 12,99 dólares e se for feita via Spotify o mesmo serviço tem o preço de 9,99 dólares, preço da maioria dos serviços.

Esta diferença vem da margem de lucro que a Apple aplica, os famosos 30%, e que estão a ser acrescidos ao valor inicial.

O que o Spotify está agora a fazer é a enviar uma mensagem aos seus clientes que sabe estarem a fazer a compra pelo iTunes e a pedir que renovem a sua assinatura no site do Spotify, por ser mais barato.

Basicamente o que é aconselhado é que cancelem a renovação automática e que no momento da renovação optem por fazê-lo no site do Spotify, poupando assim algum dinheiro.

spotify_2

Numa altura em que o Apple Music está a firma-se no mercado o Spotify precisa de cativar os seus clientes e impedi-los de mudarem para o novo serviço da Apple.

Neste momento ainda nenhum utilizador está a pagar pela utilização do Apple Music, mas provavelmente no final do período de testes muitos vão desistir.

Mas a chegada do Apple Music acabou por ter um efeito positivo na concorrência. O próprio Spotify está a ganhar com isso ao manter-se como uma das aplicações mais descarregadas na última semana.

Com a consciência de que existe este serviço e com a possibilidade de poder ser usado de forma totalmente gratuita, os utilizadores querem testar e usar. O facto da Apple não ter, ainda, uma versão para Android vem também dar força à concorrência.

Conseguirá o Spotify roubar clientes ao Apple Music com a sua oferta gratuita?

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dumitru
    Dumitru

    The shit just got serious :p mas quanto mais concorrência melhor para o utilizador

  2. Avatar de Jose
    Jose

    Conseguirá o Spotify roubar clientes ao Apple Music com a sua oferta gratuita?
    – Roubar clientes? Quem tem tentado roubar clientes é a Apple, com o Apple Music. O Spotify que tem grande parte do martketshare, e isso não vai mudar.

    1. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Estava a ver que era o único que tinha pensado nisso… Neste tipo de negócios ganha o primeiro a implementar bem o serviço, coisa que o Spotify fez. Foi como o Twitch.tv, agora há vários sites de streaming, mas o Twitch.tv continua a ser o preferido…

      1. Avatar de Lulz
        Lulz

        Antes do Spotify, já existiam outros… como o Rhapsody que é 5 anos mais velho…

        1. Avatar de Filipe Coelho
          Filipe Coelho

          Daí a eu ter dito o primeiro a implementar BEM o serviço. Não é só criá-lo, mas sim fazê-lo usável… Nesse aspecto tens o LoL e o Dota, são óptimos exemplos (sem querer começar qualquer guerra)

    2. Avatar de João Reis
      João Reis

      Mas tens de pensar que cada utilizador Apple é um possível cliente já neste momento do serviço streaming.

      Imagina a diferença para os que usam Spotify actualmente, são clientes mesmo apenas Spotify, enquanto Apple Musica são todos os utilizadores Apple.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Alto aí, eu tenho equipamento Apple e não uso Apple Music

      2. Avatar de Lulz
        Lulz

        Isso é errado!

        O Spotify vem já pré-instalado em muitos telemóveis e tablets de diversas marcas e faz parte da lista de bloatware de muitas operadoras…

        Já o iPhone? Muito pouco, são só +-15%…

        O iPad? Também dizem mal que não vende…

  3. Avatar de FG
    FG

    O Spotify roubar clientes ao Apple Music? Mas o AM tem algum cliente?

    O Spotify está pronto é a ir à falência… e não é por causa de pagamentos via Apple ou Google…

    Eles são burros e não aprendem…

    Ao estarem a oferecer o serviço, estão a gastar muito dinheiro com gente que vai continuar assim, e vai…

    Depois chateiam as pessoas a meio da experiência com os anúncios deles… É a mesma coisa que eu ir a uma livraria, e começar a ler um livro, e se estiverem mais que 5 minutos, virem-me chatear a cabeça… Mais depressa não levo o livro!

    Por isso, agora ficam com os clientes todos que só querem se for free…

    1. Avatar de Rudi
      Rudi

      Na minha opinião estão a fazer algo benéfico porque significa que mais pessoas podem ouvir musica e logo um bocadinho de cultura ao mesmo tempo acaba com a pirataria, porque com um serviço desses mesmo gratuito com publicidade quem precisa de andar a sacar não é assim?
      E já está provado, ficar em modelos de negocio arcaicos e negar o futuro só é prejudicial.

      A outra é ao menos ganham dinheiro com alguma pub que mantém alguma estrutura viva, mas se formos pelo teu ponto de vista que só quem tem dinheiro é que merece ouvir musica, podemos dizer o mesmo da saúde, da educação… enfim tudo aquilo que compõe a sociedade que te dá a liberdade de dares a tua opinião por mais errada que esteja.

  4. Avatar de Vlad
    Vlad

    Nem para Android, bem como para Linux, Windows Phone, Blackberry,…

    https://www.spotify.com/pt/download/other/

    E ainda têm o leitor via web.

    https://play.spotify.com/

    Não é só uma plataforma que falta ao Apple Music.

    1. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      ora aí está um bom ponto de vista!

    2. Avatar de JBM
      JBM

      as outras plataformas são pequenas em dimensão, não sendo por aí que a Apple perderá peso face à concorrência! Só o facto de o serviço ficar logo disponível na maioria dos dispositivos iOS para as pessoas verem e experimentarem dá-lhe um grande dimensão. Até ao final do ano poderão ser mais de 500 milhões de pessoas a poder experimentar, e isto só em dispositivos da Apple

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Por mim podem ficar com a exclusividade toda. Não é um produto que sinta falta.
        Tu dizes que as outras plataformas são pequenas? Lol.
        A Apple não tem maioria de share em nenhuma plataforma, nem mobile nem desktop, e tu dizes que os outros não interessam?
        A verdade é que tirando os isheeps, para os outros das outras e plataformas já tem muita escolha há anos, por isso, fiquem com a exclusividade, who cares?

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Estou a falar das outras plataformas que o Vlad quis fazer referência, Linux, Blackberry, etc, já que o serviço vai estar presente nas plataformas da Apple, mais no Windows e no Android.
          A Apple é ainda a maior empresa no comércio de música, com um enorme peso e exposição. Sendo que o serviço vai ficar rapidamente presente na maioria dos seus aparelhos isso dá muito provavelmente maior exposição do que o que o próprio Spotify já teve até aqui!

    3. Avatar de Lulz
      Lulz

      Também ninguém usa isso…

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        E eu que pensava que a nível de market share o Android estava à frente do iOS. Aparentemente estava errado.

        1. Avatar de Lulz
          Lulz

          O Apple Music vai estar disponível para droid…

          Falo dos outros: BB, WP e Linux.

          1. Avatar de Pll
            Pll

            ninguem vai meter o crapple music num android, ja tentaste usar aquilo? A interface deve ter sido testada apenas pelos programadores e nao por utilizadores, aquilo e tudo menos intuitivo.

  5. Avatar de MC
    MC

    Spotify?? Apple Music?? MEO Music com mensalidade+tráfego+downloads grátis!!! 🙂

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Meo music é só par clientes Meo, que pagam o serviço na factura todos os meses. 😉

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Quantas musicas tem o meo Music??? Eu sou cliente Meo e não uso, simplesmente porque muitas vezes não encontrei o que procurava!

    3. Avatar de Zé M.
      Zé M.

      O Meo Music é uma porcaria completa… Tenho grátis e preferi subscrever o spotify. Tanto a aplicação para computador como para iOS são horríveis, complicado de gerir as músicas e pouco fluidas.
      E tem claramente um catálogo mais pequeno (ou tinha há 6 meses quando desisti) do que o Spotify. O Apple Music também não tem um UI tão bom como o Spotify, e não se pode gerir a qualidade do som, por exemplo no telefone para ouvir músicas offline dá-me jeito ter um baixo bitrate se não os 32gb vão-se embora num instante… E a porcaria do iTunes funciona mal que se farta em Windows.

      1. Avatar de Lulz
        Lulz

        A “porcaria” do iTunes funciona bem melhor que o Spotify…

        Fartam-se de dizer mal, mas é das melhores aplicações para Windows, mas como tem uma maçã, é só hate…

        1. Avatar de Pll
          Pll

          por acaso Itune não vale um chavo, ve-se bem que nunca usaste coisas de jeito. Ate o zune music funciona melhor que o itunes..já para não falar de musicbee etc.

          1. Avatar de Vítor M.

            Em Windows concordo. No Mac para servir de “centro de gestão de dispositivos” não há melhor, ou melhor, poderia ser melhor e é isso que a Apple ao longo dos anos anda a tentar. Podia fazer mais porque a interface mesmo assim tem muito por onde melhorar, não podes comprar o Zune Music que é rudimentar ao pé do iTunes. Num Mac o iTunes faz tudo, desde gestão de ebooks, musica, filmes, compras, apps, permite activar a biblioteca partilhada de música… sincronização com iDevices, backups dos iDevices, permite descarregar e actualizar os sistemas operativos, permite restaurar os iDevices… diz-me alguma ferramenta que faça isso.

            Sejamos pelo menos honestos a comparar, até no Windows em termos de funcionalidades não tens igual atenção!!!

        2. Avatar de Zé M.
          Zé M.

          @lulz

          Por acaso até sou fã da Apple., tenho iPhone e Mac, mas para trabalhar em engenharia sou obrigado a ter um computador Windows.

          Quanto ao iTunes, para que tenhas noção, tive extrair os ficheiros msi de dentro do .exe, e juntar outros de uma versão anterior para conseguir instalar a última versão de maneira a experimentar o Apple Music para ver se mudava ou se ficava no Spotify. Andei ali para a frente e para trás em fóruns para encontrar a solução, demorei umas 3h para instalar. Não é normal….

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      Exato, o problema é que o MEO Music só está preocupado a atualizar o catálogo de bandas como One Direction, Justin Bieber e essas porcarias em vez de actualizarem o catálogo dos Nightwish ( Endless Forms Most Beautiful) já saiu à mais de três meses, penso e da Tarja (Luna Park Ride) que também já saiu à quase 3 meses (mas não só acontece com estes intérpretes). Por isso, não creio que o MEO Music não seja tão bom como eles o dizem. E pior, dizem e gabam-se de terem “o catálogo de música super atualizado”.

  6. Avatar de Jorge H
    Jorge H

    Conseguirá o Spotify roubar clientes ao Apple Music com a sua oferta gratuita?

    Quem acaba de chegar é o Apple Music, pelo que, se alguem pode roubar é este novo player.

    Depois, acho que os serviços gratuitos não se podem comparar aos serviços premium/pagos pelo que, a comparação do Apple Music será sempre feita com Spotify Premium. Falo pela minha experiência. Já tive subscrição Spotify Premium – é um serviço fabuloso. Agora estou no período experimental Apple Music e estou a gostar bastante. Se fico neste ultimo? Não sei…

  7. Avatar de north
    north

    tem como assinar ao serviço do spotify com PayPal? estou interessado no Apple music mas como não tenho cartão de credito não conssigo ativar o Apple music será que se eu comprar giftcard da Apple posso ativar o serviço e pagar dessa forma caso queira continuar com o serviço depois dos meses grátis ?

      1. Avatar de Northdylan
        Northdylan

        A qual das perguntas se refere a esse ” não ” ? Talvez as duas perguntas ? 🙂

  8. Avatar de 1berto
    1berto

    Força Spotify!!!

    Foste tu a revolucionar a industria da música, e os consumidores vão-se mostrar fieis a ti!!!

    Se não fosse o Spotify, a Appl€ ainda andava a fazer o pessoal comprar as músicas uma a uma.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      “Andava a comprar música uma a uma”? Explica lá isso? Que eu saiba podes comprar um álbum inteiro… Mas espera, tu és daqueles que suporta a pirataria de músicas, não pagando o trabalhão que os artistas tiveram a fazer um álbum. Sabes que fazer um álbum é preciso despender bastante dinheiro e tempo, certo? Tenho a Certeza que não gostavas que te mandassem trabalhar de borla… Mas se calhar até gostavas, basta saber analisar bem o teu comentário para perceber isso.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Onde falou ele em pirataria e em trabalhar de graça? O Spotify que eu saiba paga aos músicos consoante o número de vezes que ela é ouvida e assim. :/

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Basta ler com atenção para perceber que o 1berto está apenas interessado em musica gratuita.

          1. Avatar de 1berto
            1berto

            A música gratuita existe sem necessidade de a piratear.
            Spotify, Youtube, Rádios…

      2. Avatar de Pll
        Pll

        Primeira barbaridade, spotify paga aos musicos. Segunda barbaridade, maior parte do income de venda de CD’s não vai para os músicos vai sim para agentes, estudios, produtoras etc. Maior parte do income dos artistas vem de concertos e sponsorship.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Barbaridade disses-te tu agora. Os músicos recebem, igualmente, uma boa percentagem das vendas.

      3. Avatar de 1berto
        1berto

        Se os utilizadores quisessem andar a comprar álbuns, ou musica a musica, a Apple não tinham lançado agora um serviço de streaming. Mas se acha que o Spotify está errado, pode tentar contactar a Apple e dizer que eles também estão errados. Ups…
        Como disse, se não fosse o Spotify, ainda a Appl€ estava aí a esvaziar os bolsos ao pessoal.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Acho que deves ter um problema com o teu teclado, não se escreve Appl€, mas sim Apple.
          E mais, não estou a defender nenhum streaming de musica nem nunca irei defender.

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Queres ouvir musica compra-a.

          1. Avatar de 1berto
            1berto

            Não se preocupe, eu tenho subscrição Spotify Premium, e o senhor?

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Dispenso… Já agora, e tu tens haver com isso porque…?

    2. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      ^ um gajo que nunca comprou um album no iTunes ou em mais lado nenhum…

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        E provas disso?

  9. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    Pergunta rápida e um pouco off-topic: tal como há streaming de vídeos e música e filmes e etc… há streaming de livros? Estilo: pagas 5€ por mês e podes ler todos os livros que quiseres (um pouco como a Lynda.com mas para livros).

    1. Avatar de 1berto
      1berto

      Sim existe, Kindle Unlimited.

  10. Avatar de Miguel Pestana Nóbrega
    Miguel Pestana Nóbrega

    30%, sem fazerem nada!? maravilha…
    Tb quero um negócio desses lol