Fennec 1.0 RC – Firefox para telemóveis e PDAs

32 Comentários

A Mozzila disponibilizou no dia 31 de Dezembro de 2009 a versão 1.0 Release Candidade do Firefox para telemóveis, com o codenamed Fennec. O pplware tem acompanhado a evolução desde browser (ver aqui) que promete conquistar o mundo dos dispositivos móveis. Esta versão usa o mesma versão do Gecko que o Firefox 3.6 e digamos que é um browser “polido” e afinado para os dispositivos móveis.

02-01-2010 13-31-06

Algumas Funcionalidades

  • Awesome Bar
  • Easy access to many search engines
  • Touch-oriented UI
  • View without obstructions
  • Quick zoom
  • One-touch bookmarking
  • Tabbed browsing
  • Weave Sync
  • Less typing
  • Add-ons support
  • Location-Aware Browsing
  • Instant Web site ID (“Larry”)
  • Password manager
  • Popup blocker
  • Clear private data
  • Customized security settings
  • Automated Update
  • Download manager
  • Spell checker
  • Todas as novidades aqui

02-01-2010 13-31-23

A versão está optimizada para o Nokia N900, no entanto é possível testar em qualquer computador (ver aqui).

Licença: GPL

Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac

Download: fennec-1.0rc1.en-US.win32.zip [Windows – 12,54 MB]

Download: fennec-1.0rc1.en-US.mac.dmg [MacOS – 14,5 MB]

Download: fennec-1.0rc1.en-US.linux-i686.tar.bz2 [Linux – 10,6 MB]

Homepage: Mozzilla Mobile

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Se este pequeno browser consumir tantos recursos (a escala de um PDA/telemovel é claro) como consome no PC… bem.. pobres dispositivos.

  2. Avatar de mmick
    mmick

    Para quando uma versao que suporte Video FLASH a 100% com os sites usuais compatível com WinMo, Maemo, S60v5 e iPhone???
    Pelo menos o Skyfire é um browser que apresenta uma compatibilidade máxima a esse nível e é pena a evoluçao dele demorar tanto…

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Eu tenho o meu WM com o Opera e a correr FlashLite, nao esperes ver videos, a ram nao e muita, mas nas proximas versoes quem sabe, mas dá para ver as paginas de internet que tenham pequenos conteudos em flash, menus, publicidades etc, o basico e que bem serve, é que para youtube temos aplicaçoes para o efeito 😛

  3. Avatar de gordi
    gordi

    Boas, actualmente qual o melhor browser para pda? comprei a pouco um com wm6.5 e ainda me estou a iniciar nestas andanças, já agora que site aconselham para seguir as novidades/melhores softwares para wm?

        1. Avatar de gordi
          gordi

          é o que estou a usar mas estou a ter alguns probs com o flash…

          1. Avatar de kekes
            kekes

            Os videos crasham o telele, e afins, mas para uma simples navegaçao 5*, temos que ver que sao dispositivos limitados, e afinal o flash e mais papão do que pensamos

          2. Avatar de Tomé Teixeira

            o opera 5 mini e opera 10 mobile ainda n suportam flash

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Nao suporta VGA a resoluçao e fraquinha, o Opera Mobile é o menhor de todos alem que com o plugin adquado suporta flash.

        1. Avatar de André Meireles
          André Meireles

          Qual o plugin que usas?? É que tenho um Touch Pro com o Opera e tenho o mesmo problema que alguns já falaram..:S

          Abraço e obrigado!;)

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      http://wmpoweruser.com/ – excelente site para seguires as novidades!!

      http://forum.xda-developers.com/ – Para o mim o melhor

      forum sobre WM cheio de aplicações, tuneups, themes, etc para os mais diversos telefones.

  4. Avatar de Street Racer

    Será que isto irá ser compativel com o Android? Seria espectacular ter o Mozilla em qualquer PDA!

    De qualquer forma, a Mozilla é o rei nos browsers.

    1. Avatar de Mozilla
      Mozilla

      Ou não. Pode é ser rei da adaptabilidade, isso sim. E sou eu que digo isto, que tenho como browser de eleição o Firefox. Por isso, há que dar o braço a torcer, pois há melhores que o Firefox em termos de velocidade, leveza e popularidade.

      1. Avatar de Tiago Sá

        Mentira.

        O Firefox 3.5 é o browser mais usado do mundo, é o mais leve em termos de RAM de todos os browsers “grandes” e não fica muito atrás do resto em termos de velocidade, excepção, em alguns computadores, na velocidade de arranque.

        1. Avatar de killer
          killer

          Ades me dizer onde arranjas-te essas estatísticas Tiago…..

          1. Avatar de André Meireles
            André Meireles

            Hás-de…se não estou também em erro!;)

            Abraço

  5. Avatar de aver
    aver

    Pelos vistos só há para Nokia N900 e N810, com plataforma Maemo (baseado na distribuição Debian do Linux). Pelo que eu li não há ainda previsões para outros sistemas operativos, o que atira o Firefox para Mobile para 2011.

    Mais interessante é a filosofia “da coisa” que pode levar ao fim da App Stores (e outos “stores” para mobile). Como ? Em vez de criar aplicações e submetê-las ao App Store, processo que pode ser demorado e podem ser recusadas, cria-se um site dedicado, onde se navega como se se estivesse a usar uma app para mobile. “Qualquer um que saiba JavaScript and HTML” (contando também com o HTML5) pode fazê-lo, diz Jay Sullivan, vice-presidente da Mozilla para o mobile.
    http://goo.gl/Zlqv

    1. Avatar de aver
      aver

      Será uma coisa deste género:

      A Apple retirou do App Store as aplicações de terceiros, para iPhone, baseadas no Google Voice.

      Um desses criadores (VoiceCentral) vai lançar na web um site dedicado, baseado no Google Voice, tal como se estivesse a usar uma app instalada no iPhone.

      E … estando, futuramente, o Firefox Mobile apto para o HTML5 será o fim (de grande parte) dos “apps stores”
      http://bit.ly/7O43Va

    2. Avatar de mmick
      mmick

      1) eu gosto de apps “offline”
      2) usam muitos recursos e dados de internet. De momento tal coisa é utópica
      3) o lag que existe
      4) ideias maníacas há muitas, que funcionem…poucas.
      Engraçado é ver que as pessoas em vez de tentarem fazer algo realista que atraia compradores andam à caça de cambuzinos com ideias que nao vao sair da “cepa torta” e a tentar acabar com as ideias da Apple LOL.
      Cada vez gosto mais dos produtos Apple (tenho Apple e Nokia, já tive HTC e outros), funcionam e têm nível/”pinta”. Erroneamente as outras empresas em vez de criarem produtos concorrentes com nível MAS com personalidade própria, tentam copiar (mal e estilo chineses) a Apple. Enfim…saudades do tempo em que a SONY era inovadora 🙁 (a microsoft nunca foi lol)

      1. Avatar de Alexandre Pinto
        Alexandre Pinto

        Neste caso qual é a diferença entre ter uma app offline ou teres a aplicação via browser uma vez que a aplicação necessita de internet para a usares?

        E o que preferes? Ter uma aplicação via browser, ou simplesmente não a teres?

        E neste caso ninguem estava a tentar acabar com as ideias da apple. A apple é que fechou as portas a um serviço/app e a solução foi/vai ser colocar essa mesma aplicação ao alcance dos clientes por outra via.

        1. Avatar de aver
          aver

          Há uma diferença que Jay Sullivan destacou, no link que pus mais acima. Quem desenvolve uma web app, baseada no browser, torna-a imediatamente acessível para qualquer SO mobile (só depende da capacidade dos browsers que andam muito limitadas nas versões mobile).

          Não precisa de desenvolver (se for capaz) uma versão da app para iPhone, outra para Symbian, outra para Wmob, etc, nem precisa dos respectivos “app stores”.

  6. Avatar de Filipe Lourenço

    Ai só funciona em 1 modelo da Nokia?… LOL! Quer dizer, estamos a fazer um browser para terminais móveis, vamos lança-lo na maior plataforma que existe, Windows Mobile ou vamos pô-lo pra já a funcionar apenas com 1 modelo de uma determinada marca! É de bradar aos céus! Ou sou eu que sou um zero em estratégias de marketing ou então isto parece-me um bocado “nhec”… lol

    1. Avatar de Tiago Sá

      Estratégias de marketing para programas open source nem sempre são ortodoxas… Os lucros não aparecem da mesma maneira que noutros casos.

    2. Avatar de The STK
      The STK

      Se fosse lançado na maior plataforma, concerteza era Symbian e não Windows mobile… é que comparar 50% com 9% de market share.. Acho que deviam ter começado pelo symbian e pelo android porque são ambos bastante abertos, no entanto a nokia deve ter patrocinado a coisa, para fazer publicidade para este modelo só..

  7. Avatar de gordi
    gordi

    grande ajuda que ja me deram, obrigado por isso. Mas eu procuro um site onde possa ter as reviews das principais aplicações para wm, mas de uma forma compacta, é que há tanta coisa que é dificil encontrar o que procuro…

  8. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Eu recomendo o Opera Mini 5 (Beta 2)!!!

    Para telemóveis “normais” e não Windows que só suportem aplicações Java, é a melhor solução!

    http://www.opera.com/mini/next/

    1. Avatar de Tomé Teixeira

      É pena que estas novas versões do opera mini ainda não suportem flash! Eu uso o opera 10 mobile no meu n97, estou muito contente, mas infelizmente ainda não suporta flash

      Deixo aqui mais informações:

      http://omeunokia.com/2010/actualizacao-opera-mini-5-e-opera-mobile-10/

  9. Avatar de Joao
    Joao

    alguem sabe se esta app e compativel com blackberry ?

  10. Avatar de Lecas
    Lecas

    Estão-se a esquecer do Iris Browser da Torch Mobile que a meu ver é o melhor. Foi pena esta empresa ter sido comprada pela Blackberry e descontinuaram o desenvolvimento para WM. A grande diferença é que este é baseado no webkit. Abram sites como por ex. m.sapo.pt neste browser e vejam as diferenças para os outros.

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Vitor, e que tal um artigo sobre o Ciphone C6 8G