Apple Music fez desaparecer a Partilha doméstica do iOS 8.4

35 Comentários

O lançamento do serviço de música da Apple veio trazer uma onda de choque que se propagou a todas as plataformas da Apple. Para dar acesso a este novo serviço foi preciso actualizar dispositivos e software.

De entre as novidades que o Apple Music trouxe algumas podem não ser benéficas para todos, mas são necessárias e até obrigatórias. A Partilha doméstica foi um dos elemento que acabou por desaparecer do iOS 8.4.

Partilha_domestica_1

Esta funcionalidade está presente no iTune e no iOS desde Março de 2011 e permitia que fosse partilhadas as listas de músicas entre o iOS e o OSX, de forma simples e transparente, bastando emparelhar estes dispositivos pelo iTunes.

Sem recorrer a mais nada que o iTunes os utilizadores podiam ouvir as músicas que tinham no Mac no seu iPhone, sem terem de as sincronizar ou transferir para qualquer dispositivo.

Mas a nova versão do iOS, a 8.4, que foi lançada esta semana, e que é essencial para ter o Apple Music e a radio Beats 1, acabou por ver a Partilha doméstica removida, sem que fosse dada qualquer justificação aos utilizadores.

Para além de ter deixado de estar presente no iOS, a Partilha doméstica foi também removida de forma parcial do iTunes e da própria Partilha doméstica, não estando disponível para os dispositivos móveis que usam a nova versão.

Esta mudança foi uma decisão da Apple e está já reflectida nas páginas de suporte do iTunes, do iOS, de onde foi removido o suporte áudio para o iOS 8.4, o que leva a acreditar que não será trazida de volta.

Partilha_domestica_2

Por ser uma funcionalidade que ainda era usada por muitos, os fóruns da Apple estão repletos de queixas dos utilizadores, que procuram entender a razão da Apple para ter feito esta mudança, ainda para mais de forma silenciosa.

Para já a Partilha doméstica apenas pode ser usada para partilha de vídeo, algo que não está de acordo com o que os utilizadores pretendem, e na Apple TV.

Apesar de não haver qualquer justificação da Apple para esta mudança, a mais provável, e que mais tem sido comentada, está relacionada com os acordos que a Apple teve de firmar com as editoras para a Apple Music, e que impedem o streaming para fora dos dispositivos onde estão a ser reproduzidas as músicas.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de censo
    censo

    A actualizaçao do meu air 1 correu mal, tive de restaurar o equipamento e voltar a atualizar. É a primeira vez que talme acontece num update.

    1. Avatar de Double Seven
      Double Seven

      Vai te habituado que Apple agora é mesmo assim, lag e bugs.

      1. Avatar de Lulz
        Lulz

        Como se soubesses o que alguma vez foi ou é a Apple…

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Subscrevo 😉

    2. Avatar de FG
      FG

      Aí afinal não tens Android?

      É que estas sempre a dizer que Apple não presta nos outros tópicos…

    3. Avatar de Lima
      Lima

      Eu sei bem o que é a Apple.
      Por causa disso é que voltei de vez para o Windows… ao menos sou eu que controlo as minhas coisas.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Que eu saiba também podes controlar as tuas coisas com um dispositivo Apple. Pelo menos possuo vários e sou que controlo as minhas fotos, músicas, documentos, apps, etc… e não a Apple.

  2. Avatar de José
    José

    Depois admiram se que os utilizadores mudem.. posso ficar com o 8.3 no iphone e ipad?

    1. Avatar de Liberal da Cerca
      Liberal da Cerca

      Isso, isso! Muda, muda… que o os androids são clean e não têm quaisquer problemas

      1. Avatar de Mota
        Mota

        Oh Liberal da ignorância..

        Alguém mencionou o android aqui?! Vocês gostam de fazer guerrinhas inuteis.. cambada de putos.

        1. Avatar de FG
          FG

          Dado que vem para aqui utilizadores Android, que nunca compraram uma música ou usaram o iTunes, só para picar… Sim…

      2. Avatar de José
        José

        Android? alguem falou em Android?
        e mesmo se muda-se qual seria o problema? ao menos no Android conseguiria ligar dispositivos Bluetoth sem que me fosse impostas “politicas de segurança” so para comprar produtos genuinos. e teria um SO 100% customizado e não igual á 5 anos.
        Ou quem sabe Windows Mobile, que pelo que vejo está a crescer e a ganhar força. Agora não me venhas dizer que o Iphone que tenho é clean porque não é.

      3. Avatar de Nunes
        Nunes

        É que ele ia mudar mesmo para Android! Os utilizadores do iOS a mudar mudam para Windows Phone, não para essa coisa chamada de Android, cheia de malware e lag.

    2. Avatar de FG
      FG

      Sim, fica com iOS 8.3… Que esse tem partilha doméstica… /s

      Fanhosa do Android a fazer de conta que têm iOS == LOL

  3. Avatar de Lulz
    Lulz

    1. A partilha doméstica não serve para isso

    2. O iOS nunca teve partilha doméstica

    3. Com AirPlay/Bluetooth disseminado, não faz mais sentido a partilha doméstica

  4. Avatar de me and me
    me and me

    ahhahaahahahah

    nem avisaram que isso ia acontecer… depois dizem que a microsoft faz o que apetece aos utilizadores sem dizer nada….
    ahaahhahahah

    1. Avatar de Mota
      Mota

      ou a google.

      1. Avatar de Lulz
        Lulz

        A Google é mais anuncia… E nunca se concretiza…

        Ou… Não dá para sacar dados? Não se sacam dados suficientes? Toca a fechar…

  5. Avatar de Guilherme Soares
    Guilherme Soares

    Antes de fazeres noticias explorem melhor as coisas! A partilha doméstica continua lá…

    1. Avatar de Pedro Simões

      Tenta usá-la para ouvir áudio… Eles retiraram essa opção.

      E sem essa funcionalidade é quase como não ter nada. Quase ninguém usa isso para ver vídeo.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Também se poderia dizer que pouca gente usa para ouvir audio – é uma partilha doméstica! E o iTunes continua com a funcionalidade audio, apenas os dispositivos iOS é que de momento não podem aceder. O video é por outra aplicação no iOS!

  6. Avatar de Bruno
    Bruno

    Off topic:

    No novo iTunes, a usar Apple Music, depois de bloquear/desbloquear o pc (windows), nao consigo reproduzir a musica que estava ouvir. Aparece-me sempre uma mensagem a dizer que tenho de estar subscrito ao Apple Music para reproduzir a musica. Mas se alterar de musica, ja reproduz normalmente.

    Alguem com o mesmo problema?

    Obrigrado

    1. Avatar de Lima
      Lima

      Ao fazer update as musicas ficam com o DRM activado, logo, se não compraste a musica á Apple, não podes ouvir.
      Recomendo a apagar o iTunes e instalar o VLC!

      1. Avatar de MikeMelga
        MikeMelga

        Que estúpido.

        As músicas que tens, ficas com os ficheiros que tens, com ou sem DRM, se quiseres, é que sacas a versão da Apple com DRM…

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        Estou a falar com a subscricao do Apple Music. Nao precisas de comprar as musicas. O iTunes diz que nao tenho o Apple Music activado mas depois ja aceita se mudar de musica.

        E sim, tenho o Apple Music activo

      3. Avatar de JBM
        JBM

        onde é que foste buscar isso!? as músicas do iTunes não têm DRM há muitos anos, nem o iTunes foi alguma vez capaz de “ler” ficheiros com DRM de outras lojas, de modo que não há nenhum ficar com DRM activado!!!
        O serviço de streaming Apple Music é que usa DRM como qualquer outro serviço de streaming, necessitando que a pessoa tenha a conta do serviço associada ao aparelho.

  7. Avatar de FeMeireles
    FeMeireles

    É só features e inovação…

  8. Avatar de Luis
    Luis

    Em tempos passei todos os meus CD’s para o iTunes. Agora que instalei a nova versão deixei de ter acesso, isto é, o ficheiros estão lá mas não aparecem na lista dos albuns. Alguem sabe como resolver?

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Só para dizer que uso o ios 8.4 e itunes 12.2 no windows e tenho a partilha doméstica activada e a funcionar como no 12.1. E já agora aproveito para dizer que quem diz que o shuffle nao existe no 8.4. Ok, existe na mesma,só o ícone é que nao existe. A playlist do control center já faz shuffle em si. (Anteriormente continuava a partir da última música tocada)

  10. Avatar de Lucas
    Lucas

    Não posso mais passar musicas do meu pc para o iPhone? É isso mesmo ou eu entendi errado?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Entendeste errado. O que deixou de funcionar foi o streaming de áudio do iTunes para o iOS (iPhone).

  11. Avatar de David
    David

    Ponto crítico desta guerra toda que estão a fazer. Ninguém usava isso. Não sei se foi retirado, não me interessa (nem a mim, nem a ninguém na realidade). Não dá para fazer streaming de rádio que esta a dar no iPhone para o PC… Olha que grande chatisse… Porque eu quero ouvir no PC não ponho logo a tocar no PC……. Ganhem juizo.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      De vez em quando até usava…e uso…e continuo a usar. Quem de vez em quando nao gosta de estar na cama na ronha e meter a biblioteca do pc a tocar no iphone/ipad (remote app) e vice versa (partilha doméstica)? Muitos dirão que ninguem usa isso de uma forma como se fossem as pessoas mais “á frente” do mundo…cada um tem os seus hábitos ponto.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        o remote app continua a funcionar.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Sim e nao disse o contrário. Eu próprio uso. E continuo a usar a partilha doméstica que basicamente é o inverso do remote. Continuo a usar os 2 mesmo no ios 8.4 e itunes 12.2. Simplesmente o ícone da partilha deixou de existir,mas basta meter o ID que ele continua aparecer.