Como ter no iOS 8 o Modo de baixa potência do iOS 9

27 Comentários

A Apple tem vindo a incluir no iOS algumas funcionalidades que podem melhorar o desempenho da bateria já que este é “calcanhar de Aquiles” dos smartphones da empresa de Cupertino.

Não sendo uma “inovação” no que toca aos sistemas operativos da concorrência, esta nova funcionalidade parece trazer de facto algo novo ao iOS e vantagens ao utilizador, tantas vezes queixoso. Para quem tem já instalada a versão iOS 9 Beta 2 pode usufruir do Modo de baixa potência. Hoje vamos trazer algo que leva este modo também aos utilizadores do iOS 8 com Jailbreak.

pplware_modo_baixa_potencia00


iOS 9 Modo de baixa potência

Uma das novas funcionalidades apresentadas no iOS 9 foi o “Modo de baixa potência” sendo que o seu objectivo é oferecer aos utilizadores do iOS umas horas extra de bateria quando activado esse recurso. Para obter tais resultados, o modo de baixa potência tira recurso das seguintes funcionalidades:

  • Reduz desempenho e actividade de rede
  • Obtenção de emails passa para manual
  • Actualizações em segundo plano ficam desactivadas
  • Efeitos de movimentos e papeis de parede são desactivados
  • Possibilidade de ver a utilização da bateria num período de tempo de 5 horas (beta 1)
  • Apresenta a possibilidade de activar tal opção quando o pop-up de bateria fraca 10% ou 20% é apresentado
  • Apresenta um ícone amarelo de bateria para informar que tal modo esta activo

pplware_modo_baixa_potencia01

 

iOS 8 tweak “Power Saver Mode”

Com a finalidade de conseguir o mesmo tipo de ganhos de bateria que a Apple tentou implementar no iOS 9, uma tweak de nome “Power Saver Mode” foi lançada esta semana no Cydia.

pplware_modo_baixa_potencia02

A tweak tal como a própria funcionalidade no iOS 9, faz uma serie de ajustes ao iOS de forma a que o mesmo consuma menos bateria do que seria desejado, sendo que esses ajustes são:

  • Activa o aumento de contraste e reduz os efeitos de movimento
  • Desactiva as actualizações em segundo plano
  • Desactiva a serviço de localização
  • Desactiva o Toque
  • Desactiva os dados moveis quando o equipamento se encontra em Wi-Fi
  • Desactiva o Bluetooth se nenhum equipamento tiver ligado
  • Desactiva as downloads automáticos de apps
  • Desactiva o ajuste automático de brilho
  • Apresenta um ícone para rápida activação/desactivação no flipswitch
  • Apresenta um ícone de bateria nas definições tal como no iOS 9
  • capacidade de personalizar cada um deste ícones nas opções da tweak
  • Apresenta um í<cone amarelo de bateria para informar que tal modo esta activo

 

Como instalar

Para realizar a instalação de tal tweak os utilizadores apenas precisam de abrir o Cydia e adicionar o repositório: http://elijahandandrew.com/repo/ a partir daí basta procurar por a tweak “Power Saving Mode” e proceder à sua instalação.

pplware_modo_baixa_potencia03

 

Conclusão

A tweak vai de encontro à nova funcionalidade que a Apple apresentou no iOS 9. Pode a mesma não se encontrar tão integrada no iOS por motivos técnicos, todavia apresenta mais opções e mais personalização se comparado coma versão original que é apresentada no iOS 9.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Alguém a dizer:

    “O quê? Mas o Android/Windows Phone/Blackberry (riscar o que não interessar) já faz isso há que tempos!!!”

    Em 3, 2, 1…

    1. Avatar de JD
      JD

      Fazem mas não fazem tão bem! O que a Apple fez é uma autentica revolução nos sistemas de poupança de energia! Um autentico hino à poupança energética nos nossos bolsos! Uma inovação tão grande que só mesmo equiparável ao invento do roda!

      1. Avatar de Manuel Monteiro
        Manuel Monteiro

        O meu nokia lumia 920 de 2013 já faz isso desde o primeiro minuto que o liguei. Não sei qual é a admiração pelo o ios fazer isso! Ha desculpem-me agora vão dizer que foi a Apple que inventou a poupança de bateria e os outros copiaram…

        1. Avatar de JD
          JD

          Estava a ser sarcástico! :/

      2. Avatar de Grinnuk
        Grinnuk

        Sorry mas o S5 faz muito bem mesmo.. Identico ao do ios9( já o testei)

      3. Avatar de Carlos
        Carlos

        Não acho que tão importante como a invenção da roda…
        Agora, comparado com o pão de forma já cortado às fatias, isso sim!

  2. Avatar de Inquisidor
    Inquisidor

    Tenho iPod Touch, iPad e Windows Phone, e neste último já tenho estas opções no 8.1. Leio aqui tantos comentários por vezes cegos a defender a sua marca. Hoje em dia as inovações são na sua maioria pouco inovadoras (perdoem a redundância). Copiam-se conceitos e desenvolvem as suas próprias soluções.

    E antes que me insultem… aquilo que funciona para mim pode não ter utilidade para outros. Mas isso também não faz de mim mais esperto do que os ditos outros, ou vice-versa 🙂
    (este comentário ignorou o acordo ortográfico pq sou teimoso)

    1. Avatar de Inquisidor
      Inquisidor

      Carlos… Tive que atender o telefone… atrasei-me a comentar e tiveste piada 🙂

  3. Avatar de Mário
    Mário

    O quê? Mas o Windows Phone já faz isso há que tempos!!!
    Mesmo!

    1. Avatar de Vítor M.

      Normal, faz umas coisas e não faz outras, normal.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Eu sei, estava a reinar em relação ao 1º comentário, só que enganei-me e não ficou como resposta directa ao mesmo!

  4. Avatar de André
    André

    “saver” 😀

  5. Avatar de André
    André

    Por incrível que pareça, no meu iPhone 5S, ao correr o Antutu Benchmark sem o Power Saver Mode desativado tenho 38983 pontos, com o Power Saver Mode ativo tenho 45611. Será isto normal?

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Pois, porque ele não reduz o CPU, coisa que o iOS9 vai fazer e isto não faz.

      O que acontece é exactamente o previsto, o teste com este tweak activo é superior a potencia pois tens várias opções desligadas que é precisamente o que apenas este tweak faz, apenas desliga opções manuais de uma forma mais directa automatizada.

      Não é a mesma coisa que o iOS9 vai fazer, a mais importante este tweak não faz que é precisamente reduzir para metade o processador 😉

      Os teus resultados estão de acordo com isto.

    2. Avatar de MikeMelga
      MikeMelga

      LOL… só demonstra a qualidade do Antutu no iPhone…

  6. Avatar de João Reis
    João Reis

    A função mais importante que essa característica do iOS9 vai fazer é a de reduzir a velocidade e consumo do CPU.
    Coisa que este tweak não faz.

    Não se enganem pois este tweak não baixa a potência apenas desliga certas opções de uma forma automatizada, coisa que pode ser feita por qualquer utilizador iPhone sem ser com JB.

    O titulo da noticia não é o mais correcto.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não é? Claro que é, desliga automaticamente de forma a aumentar a performance do iPhone, tal como faz o Modo fr baixa potência, que desliga (quando falam em reduzir também é desligar atenção) determinados processos.

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Neste caso não, podes ler melhor, alias tens a prova aqui acima. Tanto não baixa a potencia como aumenta, porque desliga apenas aqueles processos e ainda faz melhorar a potencia de processamento pois tem mais recursos.
        A feature do iOS9 (já existe na beta), baixar mesmo a potencia dos nucleos de processamento.
        Alias não tinhas forma de conseguir não tens acesso ao codigo fonte para baixar o processamento dos nucleos.

        Podes ler mais em qualquer site da especialidade. Este tweak é apenas um shortcut para desligar as opções sem ter de desligar 1 a 1, mas não te baixa a potencia.

        Confia em mim 😉

        1. Avatar de Vítor M.

          O que consideras baixar a potência?

          1. Avatar de João Reis
            João Reis

            O que realmente é, baixar a potência do CPU.

            O que este tweak faz podes ter a certeza que é apenas desligar opções normais do sistema, mas de uma forma automatica com um click digamos assim. Faz também a gestão de desligar o 3G quando entras em rede Wifi e vice-versa segundo entendi.

            No iOS9 vais ter, aí sim, redução da potência ao nível dos processadores.
            É algo realizado ao nivel do kernel e não um tweak.

            Se não te acreditas na minha palavra, vê o teste realizado acima nestes comentários.
            Ao ligar este tweak, ele aumentou a potência ehehhehehe precisamente porque como tem mais coisas desligadas, tem mais recursos de potência para realizar o teste.

            No iOS9 vais notar é o contrário, quando activares esse modo vais ter metade da potência sensivelmente ao realizares o mesmo teste 😉

          2. Avatar de João Reis
            João Reis

            Para terminar, o título da noticia mais correcto seria:
            “Como ter no iOS8 um modo de alta potência”, pois aumenta a performance do telefone.

            Diminui sim é o consumo de bateria se não o usares. Mas se usares até tens mais potência com o tweak ligado, maior capacidade de processamento pois o que ele desliga não ocupa recursos.

            Como já repeti, o melhor teste é o que o comentário acima postou. Teve um ganho considerável de potência ao usar este tweak.

            Outro titulo possivel da noticia e correcto seria:
            “Como aumentar a duração da bateria com um modo de baixo consumo no iOS8”

  7. Avatar de Pedro Lino
    Pedro Lino

    Quando é que aparecem testes sobre o que essas poupanças significam realmente? Eu só vejo “algumas horas” ou “mais tempo de vida”… Mas não dizem nada mais palpável. Tipo quanto tempo mais aguenta em stand by, em chamada, a ouvir musica ou a navegar na internet.

  8. Avatar de Evandro
    Evandro

    IOS sendo Android ultimamente!

  9. Avatar de MAC
    MAC

    Rui Sousa:

    Conclusão

    A tweak vai de encontro à nova funcionalidade que a Apple apresentou no iOS 9

    Vai de encontro ou vai ao encontro? Já não percebo nada!

  10. Avatar de Carlos Duarte
    Carlos Duarte

    Olá. Porque é que estes “tutorials” só são feitos para iPhone / iOS?
    BTW, tenho isto no meu telemóvel há 4 anos 🙂