Novo material da Apple trará iPhones sem linhas plásticas

70 Comentários

As linhas e toda a estética dos equipamentos da Apple são algo que a empresa se orgulha e onde dedica muito do tempo da concepção dos seus produtos.

Mas por muito que queiram criar o equipamento com o design perfeito, são muita vezes obrigados a trabalhar e a usar materiais específicos para ter certas funcionalidades. A presença do plástico no iPhone 6 é um exemplo prático e que muito em breve deverá desaparecer, graças a um novo material que a empresa patenteou.

iphone_1

A presença de linhas plásticas na tampa traseira dos novos iPhones têm um objectivo específico e que vai muito além dos elementos estéticos. Estão presentes para permitir que as antenas do equipamento possam funcionar sem qualquer problema.

Este elemento destoa com o resto do material que compõe o iPhone 6, o tantas vezes falado e apreciado alumínio anodizado, a escolha da Apple para o corpo do iPhone.

Mas uma patente agora atribuída à Apple vem resolver este problema. A marca de Cupertino tem disponível uma liga metálica que conseguirá ser utilizada e que não terá qualquer interferência nas antenas dos equipamentos.

enclosure a metallic look without interfering with the functioning of some electronic components of the electronic device, such as RF antennas, touch pads and touch screens.

Submetida em Fevereiro de 2014, a nova patente foi agora publicada pelo USPTO, a entidade que gere a atribuição de patentes nos Estados Unidos.

A sua descrição revela um novo material que terá as mesmas capacidades que o plástico ou vidro, usados por não interferirem com os sinais rádio, ao mesmo tempo que mantém as linhas e o toque que qualquer elemento de metal.

iphone_2

Esta novidade pode agora ser usada na criação de equipamentos que necessitem de ter antenas e que por isso precisam de algum cuidado especial, nomeadamente nos elementos usados para os proteger.

Não será visto no próximo iPhone, com grande grau de certeza, mas poderá ser usado no futuro, conseguindo garantir a melhor relação entre a forma e função.

Mais uma vez a Apple dedica grande parte do seu investimento a criar alternativas ao materiais e aos elementos que os seus equipamentos necessitem, em vez de usar o que o mercado oferece.

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Patentear cenas é com a Apple, agora passa-las do papel para a prática é que ja nao é bem assim.

    1. Avatar de FG
      FG

      Ai sim?

      Já os outros é melhor, patentear coisas que não têm jeito nenhum, e depois da Apple lançar, copiar a Apple em tudo, depois vêm os fanboys defender essas marcas Android…

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        FG, que gostes da Apple é uma coisa. Que a defendas cegamente sem ver a realidade que acontece diariamente é completamente absurdo.

        Tu pintas uma empresa com umas cores magnificas, mas a realidade é que a Apple é como todas as outras. Eles também copiam, também cometem errros estupidos, tomam atitutes absurdas e patenteam ideias inuteis e tecnologias já existentes. Isto tudo para obter LUCRO. Nada mais, nada menos.

        A Samsung é igual, HTC igual, Microsoft igual.. são tudo empresas em busca de lucro. Um dia, quando cresceres vais perceber isso mesmo. Até lá, e para bem da tua sanidade mental, toma um calmante e vai dar uns chutos numa bola para aliviar esse stress. LOL

        Eu tenho um IPhone 6, e embora seja um telemovel bom, existem telemoveis melhores. Tenho um macbook pro e a realidade é que é uma valente porcaria. LOL 🙂

        1. Avatar de José
          José

          Ora nem mais, defendo a mesma ideia, até que, as empresas não me pagam nada para as defender com unhas e dentes, bem pelo contrário sou eu que pago, e não é pouco, quando necessito de algo delas. Tenho equipamentos com quase todos os S.O., (sinais dos tempos), Linux, Android, IOS, e Windows, e o que eu quero é, que eles funcionem dentro das expectativas que tinha em relação a eles, o resto, são tretas. As marcas que entendam e forneçam ao cliente o melhor de si.

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Depois há os cromos tipo FG que compram tudo que tem uma maçã, e passam a vida deles na net a defender a empresa. Ao menos fazem o pessoal rir-se, e o pplware ta cheio deles.

          2. Avatar de Xplouder
            Xplouder

            @Carlos É a maneira deles expressarem a sua frustração com o mundo no fim de ter gastado 2 ou 3 ordenados num gadget qualquer.

          3. Avatar de ptpedropt
            ptpedropt

            ainda aqui uns tempos havia um Carlos completamente inverso a este xD

          4. Avatar de Gustavo
            Gustavo

            @ ptpedropt

            Este “Carlos” foi aquele que foi calado há uns tempos…

        2. Avatar de Gustavo
          Gustavo

          Bem-se ve que estamos perante um anti-Apple…

          Então porque é que compraste o iPhone 6? Não há melhores?

          É com cada um…

          MBP uma valente porcaria? Porcaria é o HP de plástico que ontem não funcionava porque estavam 30º lá fora, e ele ia abaixo com o calor… que escreveste essa mensagem… aposto que tem 1 ou 2 teclas saídas…

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Oh FG mantém te calado que não acertas uma.

  2. Avatar de David.pt
    David.pt

    Se dedicassem mais tempo ao IOS e no hardware… prefiro pagar por um bom hardware do que por um bom material estético. Ao meu ver são futilidades

    1. Avatar de luis verdasca
      luis verdasca

      tens tido problemas de desempenho no teu iphone? qual o modelo e versão do iOS? estou realmente a perguntar, não é uma pergunta retórica.
      quanto ao iOS, sim, penso que, ultimamente, o iOS tem piorado, desde o interface odioso que apareceu no 7 até aos problemas de desempenho relatados por muita gente. ainda assim, foi à dias anunciado que o iOS 9 vem tentar colmatar precisamente os problemas de desempenho e espaço das versões anteriores.
      Quanto aos materiais, penso que é um bom investimento e pode ser feito em paralelo com o resto, estas coisas não são mutuamente exclusivas

      1. Avatar de FG
        FG

        Interface odioso? Aquela que foi copiada pela Google com pompa e circunstância?

        Performance? O iPhone, quando sai, é sempre o telemóvel mais rápido do mercado…

        Que perdas de performance?

        Bem se vê que é mais um com pálas… Mais um na hate bandwagon…

        1. Avatar de luis verdasca
          luis verdasca

          hein? eu não sei se foi copiado pelo google ou não mas, sinceramente, não gosto do interface. talvez odioso seja um termo exagerado, admito. mas parece-me que tem dicas visuais a menos e pode ser confuso para alguns utilizadores.

          em termos de desempenho, não foi isso que eu disse. o q eu disse é q há quem se queixe de perdas de desempenho nas novas versões do iOS. ora isso só acontece, como se percebe pelo que está escrito, a quem tem um iphone com uma determinada versão do iOS e actualiza para uma nova versão.
          eu também disse (mas acho que não percebeste porque só leste metade e, fruto dos teus 12 anos de idade, começaste a achar q “odeio” alguma coisa) que a apple tem vindo a trabalhar para melhorar isso, no iOS 9.
          sugiro que voltes a ler com calma.

          1. Avatar de FG
            FG

            Comentários odiosos…

            Pergunte a essas pessoas se têm 700€ ou o problema é esse…

            Quanto à interface, tem bom remédio, pode optar por uma demasiado crua e feia no WP, é uma totalmente inconsistente, e cheia de espaços em branco no Android…

          2. Avatar de José
            José

            Mais um. Eu tenho notado no meu I-pad uma perda de fluidez desde o IOS7 e o visual que até era de aparência sofisticada também não ficou melhor de facto.

          3. Avatar de luis verdasca
            luis verdasca

            FG, acho que nem leste o que eu disse. nada do que disseste é relevante nem responde ao que eu disse. o facto de o interface do windows phone ou do android ser assim ou assado. estou a falar no interface (e não só) do iOS.
            isto devia ser desnecessário mas como, parece-me, não és capaz de uma discussão inteligente, afirmo também que trabalhei intensamente com Mac OS X e iOS durante bastante tempo (entre iOS 6 e 8) e gosto bastante. o meu proximo portátil vai ser um apple. ainda assim, isso não me impede de ter um olhar critico sobre algo, principalmente porque usei e tenho opinião sobre isso.
            suponho que tenhas 12 anos. certo?

    2. Avatar de FG
      FG

      É o que é que faz falta no hardware ou software?

      NADA!

      A Apple é a única empresa no mundo, que desenha os seus próprios processadores, e a única empresa do mundo que tem o seus próprios OS (os 3) em exclusivo para os seus produtos.

      É uma divisão à parte para a Apple.

      1. Avatar de nocode
        nocode

        Claro…é a unica empresa…à excepção da Samsung que cria os seus proprios processadores como é no caso do Galaxy S6 e que por acaso é a mesma empresa que tem construido os processadores da apple, com as especificações que a apple lhe dá claro.

        1. Avatar de FG
          FG

          Nem pensar!

          O processador do galaxy é desenhado pela ARM holdings no Reino Unido, são cores genéricos.

          É a samsung não tem construindo os processadores da Apple, é a TSMC que tem o contrato.

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Mais uma vez, estás a dizer asneiras e meia-verdades.

            TSMC só começou a fabricar os processadores da Apple em 2014. Até lá era a Samsung que fabricava.

            A ARM holdings apenas detem a patente da arquitectura ARM.

            O processador da Samsung, Exynos. È fabricado e desenhado pela Samsung. É um processador com arquitectura ARM.

            Os processadores da Apple são desenhados pela Appel, fabricados pela Samsung/TSMC e tem arquitectura ARM também.

            Se não percebes isso então não tens solução.

          2. Avatar de Carlos
            Carlos

            Hombre, acho que tu é que estás a precisar de tirar as palas.
            Os SoCs da Apple são sim baseados na arquitetura ARM, tal como os Exynos da Samsung, os Snapdragon da Qualcomm, os Tegra da NVIDIA, e muitos outros.
            Especificamente, o A8 segue a arquitetura ARMv8-A.
            Podes dizer que não segue os modelos Cortex da ARM, mas isso também o Tegra K1 não segue, e também esse não é caso único.

          3. Avatar de JBM
            JBM

            Os núcleos da Apple são compatíveis com as instruções ARMv8, mas são bastante diferentes dos núcleos da ARM, por exemplo no número de instruções por ciclo.
            A Samsung usa núcleos da ARM, não tem núcleos próprios.
            A Qualcomm neste momento não tem topo de gama com núcleo próprio. A Nvidia tem um núcleo próprio mas o próximo já será da ARM.

          4. Avatar de Carlos
            Carlos

            Pronto chega de ler os comentários deste troll.

          5. Avatar de Hélder
            Hélder

            Ele tem toda a razão.

            Os processadores da Samsung são desenhados pela ARM Holdings.

            São processadores com base em cores CORTEX, que são os cores genéricos.

            No Mundo, só há quatro empresas que desenham cores ARM: ARM, Marvell, Qualcomm e Apple. A Samsung quer entrar e licenciar a arquitectura (opção mais cara).

            A Apple tem licença vitalícia, porque foi quem salvou a ARM, com o primeiro dispositivo portátil a utilizar ARM: Apple Newton.

            Pode-se dizer que o “A” em “ARM”, é mais Apple que qualquer outra companhia…

          6. Avatar de JBM
            JBM

            @ Hélder
            A Apple é um dos fundadores da ARM, não foi uma questão de salvar mas de criar a empresa em parceria com a Acorn para desenvolver o processador para o Newton

        2. Avatar de JBM
          JBM

          A Samsung não desenha o núcleo ARM do seu SoC, apenas optimiza ao processador. Também já não é quem fabrica a maioria dos processadores da Apple, sendo que a Apple desenha o seu próprio núcleo e SoC.

      2. Avatar de Mikes
        Mikes

        Por isso mesmo não se percebe como lança coisas com bugs e a piorar de versão para versão.

    3. Avatar de Full
      Full

      Se tu fosses a Apple era assim, mas ainda bem que nao és 🙂
      Muitas pessoas, tal como eu, compram os aparelhos da apple pela qualidade e pela estetica dos seus equipamentos, e enquanto for assim, é garantido metade do sucesso.

  3. Avatar de Necroman
    Necroman

    Parece que mais uma vez vão ter de oferecer bumpers porque “as pessoas pegam mal no iPhone e isso faz com que percam a rede” segundo Steve Jobs…

    1. Avatar de FG
      FG

      Até parece que os outros da altura eram diferentes…

      Ainda hoje tem telemóveis na concorrência com esse problema…

      1. Avatar de luis verdasca
        luis verdasca

        caro, visto que se percebe que escrever correctamente não é algo fácil para ti, duvido que percebas o que lês. aconselho umas aulas de português. por exemplo, diz-se “Ainda hoje há” e não “Ainda hoje tem”.

        1. Avatar de FG
          FG

          Não leias os meus comentários, então…

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Se não ler também não perde grande coisa!!!

          2. Avatar de luis verdasca
            luis verdasca

            tens razão. é melhor não alimentar os trolls.
            acho que ninguém é assim naturalmente. e quando é, está numa instituição sem acesso à net.

        2. Avatar de kendrix
          kendrix

          “caro, visto que se percebe que escrever correctamente não é algo fácil para ti, ..”

          para ti? ahahahah

          1. Avatar de luis verdasca
            luis verdasca

            ok, “para si” está melhor?

          2. Avatar de ddymoo
            ddymoo

            O Cyberbullying linguístico já começou.

        3. Avatar de Tiago
          Tiago

          O gajo é lá do brasil, agora já não têm o Neymar pronto vêm pro pplware desabafar XP

    2. Avatar de luis verdasca
      luis verdasca

      tenho as minhas duvidas, sinceramente. pelo que vi, na altura, o problema acontecia apenas quando o sinal estava praticamente no zero. se alguém tocasse em ambas as antenas ao mesmo tempo nessa situação, o sinal podia perder-se.
      ainda assim, vi vários testes que mostravam que, nessa altura, já se tinha perdido o sinal em outros telemoveis equivalentes da htc e samsung.
      além disso, como decerto sabes, todos os telemoveis avisam que não se devem cobrir a antena. por exemplo, o meu samsung (android), q é de plastico, diz isso mesmo. ele trás um aviso que diz q se a antena for coberta o sinal pode degradar-se ou desaparecer.

  4. Avatar de FG
    FG

    Fantástico! Apple sempre a inovar!

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      hahahah iFan alert!

  5. Avatar de 910
    910

    Só faltava mesmo o elogio final na notícia…

    1. Avatar de FG
      FG

      E é verdade, todos os metais que eles usam, são feitos de uma liga proprietária, excepto o aço 316L do Apple Watch.

      O vidro dos iPhones, iPad e Apple Watch Sport é proprietário: IonX

      A Apple tem investido grandemente num novo material: LiquidMetal

      A Apple tem investido na pesquisa de uma forma de criar uma híbrido entre metal (não parte) e cerâmica (não arranha).

      Etc…

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Não digas asneiras. O vidro íon-x não é mais nada do que uma variante da corning. O vidro que eles usam é usado há muito anos na indústria aeroespacial.

        O alumínio adonisado da Apple é alumínio da série 7003. Existem “tipos” de alumínio muito superiores. Simplesmente escolheram um com bom preço/qualidade.

        O aço também não é deles.

        Os processadores são fabricados pela samsung. Eles apenas desenham. Existem diversas empresas no mundo que desenham processadores. Intel, amd, samsung, texas instruments, qualcomm, ibm, etc.

        Tudo o resto, liquidmetal, e outras ideias, não passam disso. Ideias. Não são usadas em produção.

        Essas ideias apenas foram notícia porque foi a Apple a patentear. A história tem provado que a Apple é boa a desenhar telemóveis e outros equipamentos. Mas a tecnologia que os suporta é global. Até o sistema operativo deles é baseado em unix tal como muitos outros!

        1. Avatar de FG
          FG

          Não, não é variante nenhuma do Corning.

          É um processo onde são trocados iões…

          Onde é que peste que o alumínio da Apple é 7003? É que não vejo declaração ou teste científico nenhum…

          Os processadores são desenhados pela P.A. semi, não por nenhuma dessas empresas, uma empresa que a Apple comprou, e não são fabricados pela samsung, são fabricados pela empresa que conseguir o contrato, neste momento, é a TSMC.

          Pensei que o LíquidMetal não existisse, e não fosse usado já em relógios (omega), em pinturas (Porsche 918), e sim, na Apple ainda não chegou a produto nenhum, fora o clip de ejectar os SIM, aquilo que normalmente é feito de plástico na concorrência…

          O sistema operativo da Apple não é baseado em UNIX coisa nenhuma, o que tem do UNIX são as ideias, não partilha código nenhum com o S.O. da AT&T mais que extinto…

        2. Avatar de JBM
          JBM

          cada “série” das ligas de alumínio pode ter várias variantes não só na composição, como no processamento e acabamento, que no final pode dar melhores propriedades para aquilo que a Apple pretende.

          Eles apenas desenham.!?? Tens ideia que a maioria dos processadores móveis vêm de empresas que “apenas desenham”!?? E neste momento a Samsung nem sequer é quem fabrica a maioria dos processadores usados pela Apple. O próximo até muito provavelmente terá 3 empresas a fabricar.
          O Liquid Metal já tem sido usado pela Apple, embora em pequenas peças. A Apple continua a desenvolver e investigar os processos de fabrico para tornar viável a produção para algo maior.
          Quanto ao sistema operativo, ter bases do Unix não te diz nada sobre o investimento que foi preciso fazer no kernel, etc, para ter um sistema capaz de operar com baixo consumo, nem sequer sobre as APIs usadas pelas aplicações.

  6. Avatar de David.pt
    David.pt

    Não acho que seja uma inovação mas sim uma futilidade. O que interessa é o hardware e o software

    1. Avatar de FG
      FG

      O que interessa é TUDO!

      Tem de ser o melhor.

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Se a estética e o exterior fossem futilidades, estaríamos todos a usar tijolos com 30 cm de espessura e 4 kg de peso. Mas claro, com 50 processadores e 50 pentabytes de disco é uma câmera dslr. Porque afinal de contas o que interessa é o hardware e software……. -.-

      1. Avatar de Rui Miguel Costa
        Rui Miguel Costa

        Fiquei interessado nos 50 “pentabytes”……

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          É o que acontece quando se escreve com muita pressa num telemovel! 🙂

    3. Avatar de luis verdasca
      luis verdasca

      é, é isso mesmo. a caixa não é hardware e pode ser feita com um plástico manhoso que se desfaz, tal como o vidro, pode ser baço e facilmente quebrável. n há problema nenhum, até porque aquilo é um equipamento barato…

  7. Avatar de Mus
    Mus

    A nova liga metálica patenteada pela Apple chama-se iBronze, sendo uma liga revolucionária, diferente de tudo aquilo que se viu até hoje, sendo composta por estanho e cobre.

    1. Avatar de José
      José

      Essa foi “mázinha”, mas gira!

  8. Avatar de Gustavo Lima
    Gustavo Lima

    Agora é só cobrar mais 200€ e os iSheeps compram…..

    1. Avatar de Pawl Per
      Pawl Per

      o galaxy s6 custa o mesmo que o iphone e ninguém lhe toca agr pensa

  9. Avatar de Realista
    Realista

    Grandes Inovações da apple… o design.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Como se o design fosse um aspecto marginal quando se fala num produto como o iPhone…

      Fazendo um simples paralelismo, ninguém compra um Ferrari apenas pela cilindrada ou pela potência que o dito cujo tem, mas também, obviamente, pela marca em si, pelo status que ela confere. Tal como o iPhone, os produtos da Ferrari – neste caso são automóveis – são top ao nível da tecnologia e também na qualidade de construção. Mas talvez, uma melhor comparação seria com a BMW, que é uma marca que para além de ter os melhores motores (binómio desempenho/autonomia) consegue, também, aliar a isso um design com linhas espetaculares. E claro, quem tem um BMW adquire um certo status.

      Limitar a Apple apenas ao que faz ao nível do design é mesmo de alguém que não conhece a história da Apple e certamente nunca possuiu um produto da Apple.
      Eu compreendo que haja muitas pessoas que não ligam às aparências, sendo ao que vestem, ao relógio que usam ou, claro, ao design do smartphone que possuem. Mas penso ser legitimo quem pense de outra forma e que, goste de andar bem vestido e com um smartphone que para além de ser muito bom a nível de specs é também imbativel no que ao design e bom gosto diz respeito. É lidar.

      PS: Não possuo o iPhone mais recente, apenas e porque não ganho o suficiente para comprar um e há outras prioridades, caso contrário teria um. Já agora, trabalho em IT, mas não sou nerd ao ponto de perder tempo a instalar ROMs no meu Android.

      1. Avatar de luis verdasca
        luis verdasca

        bruno, penso que estás certo mas falta-te um aspecto: “design” não é só o aspecto mas sim como funciona o produto. por exemplo: embora isso tenha mudado recentemente, normalmente no Mac OS X, boa parte das animações e pormenores estão lá porque ajudam e não apenas porque ficam bem. isso nota-se ao longo do tempo, numa utilização prolongada. também a maneira como o corpo do mac book pro está desenhado tem boas ideias como, por exemplo, as entradas e saídas de ar estão feitas de maneira a que o ar entre e saia sempre sem problemas em praticamente todos os tipo de utilizações e sitios onde se coloca o computador. ainda assim, tem falhas, como o facto de o portátil ser fino demais e, por isso, ter um espaço reduzido, internamente, para o ar. ainda assim, numa situação ideal, o design é a junção do aspecto e da funcionalidade, sendo que ambas se respeitam e o aspecto numa predomina sobre a dita funcionalidade.

  10. Avatar de kendrix
    kendrix

    liquidmetal?

  11. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Estou para ver, que realmente aquilo ali fica horrível. E podem dizer “o que interessa é hardware e software” e chamar a isto futilidade… pois realmente alguém vai comprar um carro feio só pq ele é “bom”, visto que o bom pode variar de pessoa para pessoa.

  12. Avatar de Pawl Per
    Pawl Per

    espero que incluía a tecnologia air drop que permite o tlm cair sem qq arranhao

    1. Avatar de JD
      JD

      “AirDrop é um serviço de compartilhamento de arquivos via Wi-Fi desenvolvido pela Apple Inc..” Não sabia que podia deixar cair um dispositivo com o AirDrop instalado pq que este não arranha!!! *throws mac book pro from 2nd floor*

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Ele quis dizer idrop, vai dar ao mm JD

      2. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Não funciona mt bem com filmes… (após 30 min o filme desapareceu do IPad)

        1. Avatar de luis verdasca
          luis verdasca

          “air drop” é apenas o nome que a apple dá uma funcionalidade que permite criar uma rede “ad-hoc” e enviar ficheiros fazendo uso da mesma.

  13. Avatar de Bruno M
    Bruno M

    A Apple tem uma grande maquina de marketing que foi bem afinada pelo Sr. Steve (rouba) Jobs. Tão bem afinada que a morte dele foi uma noticia tremenda, enquanto que Dennis MacAlistair Ritchie que foi uma pessoa bem mais importante e decisiva na industria da “computação” que morreu na mesma altura e não foi uma noticia tão importante. Mas convem salientar que sem o Sr. Dennis provavelmente a apple nem sequer existia ou entao nao tinha o seu proprio sistema operativo derivado de unix…

    1. Avatar de luis verdasca
      luis verdasca

      tens razão mas apenas parcialmente (e isso nota-se peli epíteto que aplicas ao homem.
      quem escolheu divulgar foi a comunicação social, não ele ou a empresa.
      por outro lado, ambos contribuiram bastante, embora de formas diferentes. são ambos igualmente importantes.

  14. Avatar de joao
    joao

    isto muito fixe ver estas pequenas guerras ,cada um tenta levar a melhor…. ou menos aprendemos alguma coisa com alguns e outros fazem print de outros sites de comentários …..atençao que nao sou entendido eu compro tlm por gosto visual e sou um pouco do contra gosto muito Windows phone nao perguntem porque mas gosto talvez porque toda gente fala mal ,como no na bola sou do tempo que o porto era sempre derrotado entao fiquei com a pior equipa e agora passado 30 anos foi a melhor equipa nestes anos quem diria eu acho k isto sao fases, custa um pouco entender os putos terem tlm de 700 euros a custa dos pais e passarem horas num cafe so a medir tlm enfim ….. mas adoro ler estas mini guerras pois tbm aprendemos algo mas aquerdito que muitos deviam ganhar algo por defenderem a MAÇA pk para eles a MAÇA foi a que descobriu quase tudo