IBM cria pasta térmica mais eficiente!

11 Comentários

É colocada entre o processador e o dissipador e reduz duas vezes mais calor que as actuais pastas térmicas: é a mais recente novidade no que toca à dissipação de calor e foi anunciada ontem pela IBM numa conferência em Londres. A nova pasta térmica dá pelo nome de Cool Blue e inspira-se nas estruturas das árvores e no sistema sanguíneo para reduzir a concentração de calor junto a processadores e outros chips. Os responsáveis da IBM acreditam que a nova pasta térmica poderá ser uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de processadores cada vez mais densos e robustos. Um processador actual dissipa cerca de 100Watts por centímetro quadrado.

Aproveitando esta informação da Exame Informática, quero deixar esta sugestão a alguns visitantes que me têm interpelado com problemas nas suas máquina. Quando o vosso computador se desliga passado pouco tempo de o ligarem, sem razão aparente ou falha eléctrica uma das causas possíveis é a pasta térmica que têm no vosso processador estar velha, ou espalhada de forma deficiente, ou mesmo por falta da mesma, fazendo um sobreaquecimento no processador, levando o mesmo a desligar por razões de segurança. Grande parte das avarias reportada por quebra total do funcionamento tem haver com esta problema. Muitas pessoas mandam a máquina para lojas sem escrúpulos e aparecem problemas infindáveis que em vez do preço da pasta e do trabalho, pagam o que não foi feito. E como de processa a substituição da pasta? É muito simples. Deixo-vos este link, onde explica muito bem como fazer em cada passo. Sigam as várias páginas e vejam nas fotos o exemplo descrito. Garanto-vos que fazendo de vez em quando este processo dão saúde à vossa máquina e poupam muitos euros em reparações.

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Metro

    Eu acrescentaria apenas que antes de mudar a pasta térmica se deve inspecionar o dissipiador e a ventoinha. Nos PCs recentes a ventoinha envia o ar de cima para baixo ou seja em direcção ao dissipador. Se isso é mais eficiente também faz com que o pó se vã acumulando fazendo com que o dissipador perda eficiência.

    Na aplicação da pasta térmica o ideal é aplicar uma camada o mais fina possível. E quando se diz fina é mesmo fina porque senão ela vai isolar em vez de ajudar a trasnferir o calor do CPU para o dissipador.

    Espero ter ajudado.

  2. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    E será que estará disponível ao mercado ou é só para a IBM?

    @Metro

    Já estudei sobre esse fato e não achei muita diferença….o ar tem que circular e de uma forma ou outra a poeira vem junto. O mais eficiente(fiz em meu sistema) é uma ventoinha(no gabinete) com filtro(do tipo dos condicionadores) substituível. Supre de ar limpo dentro do gabinete e microrolamentos no eixo tornaram-a eficiente e silenciosa. Só tem que estar atento à limpeza do filtro e monitorar a temperatura do process.
    Sobre a pasta térmica eu acho que na maioria dos casos a fixação do dissipador retira o excesso mas é bom saber disso.

    Abraço
    Iv@n

  3. Avatar de Fábio P. Sousa
    Fábio P. Sousa

    Por acaso um dos PC do meu escritório está com problemas semelhantes, um dos Sócios-Gerentes queria mandar o PC fora e comprar outro.

    Eu calculei que o problema fosse algo semelhante… agora estou naquela deixo-o mandar o PC fora e digo-lhe mando o PC fora (… 😀 ) ou digo-lhe que isso arranja-se….. ? 🙂

    Hmmm eu sou um tipo porreiro, de modos que vou ver se lhe arranjo o dito (pode ser que me torne seu sócio, LOL).

    Abraço,

    Fábio

  4. Avatar de dc
    dc

    Esses Tutoriais estão muito mal feitos sobre como aplicar massa térmica.
    Mesmo assim por experiência especial eu limpo primeiro a base do cooler com acetona ou álcool, depois passo um pouco de massa térmica no cooler e tiro o excesso, isto serve para tapar as irrelevancias no metal, pois a superfície não é 100% perfeita e tem pequenos orifícios.
    Depois limpo o CPU com álcool ou Acetona, e ponho uma pequena porção de massa, e com um cartão multibanco ou outro cartão qualquer do mesmo tipo espalho bem a massa ate ter uma camada de +/- 1 mm
    Depois é aplicar o cooler.

    Nunca se deve por a massa térmica á balda porque depois na aplicação do cooler esta pode escorrer para os circuitos do CPU ou da Board e depois temos um show de fogo-de-artificio dentre da nossa maquina e isso não é bonito, principalmente para quem usa massas condutoras.

    Agora outro truque! Se forem realmente verdadeiros OC experimente usar massa térmica usada na industria automóvel ou mesmo na industria aero-espacial, conseguem arranjar no eBay ou numa boa loja de electrónica ou mecânica, digo-vos… o vosso CPU parasse que se encontra na Antárctida, precisam é de ter cuidado pois se a massa seca o vosso CPU fica soldado no Cooler e depois é uma trabalheira.

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Meus amigos é o fim de usarem o portatil 2 em 1 ou seja Pc e Frigideira hehehe
    Bem Haja
    Carlos

  6. Avatar de Alex Ribeiro
    Alex Ribeiro

    Falando em processadores, pasta térmica, dissipador e afins…

    http://www.youtube.com/watch?v=oLabckoPC0g&e

    =O

  7. Avatar de CHAGAS

    Pois é muitas vezes não ligamos muito a uma boa pasta térmica e pensamos que ter 10 dissipadores resolvem o problema, pois enganam-se porque uma boa pasta térmica reduz e muito o efeito do calor de um processador.

    @Alex Ribeiro
    Grande panca que esses gajos têm! Fonix minha rica consola! 😛

    Um abraço,
    CHAGAS.

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    É a primeira vez que falo neste blog.
    Quero dar os parabéns ao autor pela excelente informação que se encontra neste espaço!
    Agora a pergunta:

    Até que ponto esta pasta da ibm é melhor do que a artic silver 5 ?

  9. Avatar de Evandro
    Evandro

    Interessante essa nova pasta térmica, vem em boa hora!

    Em casa tenho um cooler Aero 7V da Cooler Master para aguentar o calor do meu escritório!
    http://www.pcabusers.com/reviews/coolermaster/aero7/front2.jpg

    Na outra maquina que utilizo pouco, prefiro ligar o ventilador direto no gabinete para ajudar a refrigeração.

  10. Avatar de Felipe'Corvo

    Ultimamente a temperatura dos processadores tem aumentado muito mesmo… Isso vai ser muito bom!!!
    Ainda mais nos dias de calor!!!