As empresas mais inovadoras, por patentes. Onde está a Apple?

73 Comentários

O mundo está habituado a ver a Apple como a empresa mais inovadora do mundo da tecnologia, provavelmente porque esta empresa usa as ferramentas de marketing melhor que todas as outras e porque o produto que vende, vende com qualidade. Já foi a empresa que mais inovou, isto porque estamos a falar em registo de patentes, não estamos a falar na implementação dessas patentes nos produtos que resultam numa experiência única e que marca o próprio segmento, mas no ranking de registo de patentes, a Apple está muito abaixo de outras marcas.

Mas então quais são as empresas que estão à frente da Apple em termos de inovação, no ranking de registo de patentes?

pplwware_top40_patentes00


Há pelo menos 10 empresas que este ano estão à frente da Apple no que toca a inovação, as ideias que poderão, ou não, ser um trunfo no mercado tecnológico.

O serviço Sqoop indexa os novo pedidos de patentes e as concessões à medida que estas são publicadas pelo Departamento de Marcas e Patentes do Estados Unidos. Este serviço publicou agora uma lista dos pedidos de patentes que foram aprovadas pelo organismo estatal até este momento.

Se a Apple é reconhecida pela sua inovação e elogiada por essa sua postura no mundo, a esta altura do ano não está com muitas candidaturas. A liderar este ranking está a IBM a quem foram concedidas a maioria das patentes este ano, a empresa norte-americana contava já com 3.059 no final de Maio. Claro que não se está a falar de uma empresa qualquer, é apenas uma das mais antigas empresas no ramos tecnológico e que deixa claramente para trás os recém chegados ao Silicon Valley.

Mas em segundo lugar aparece a Samsung. A marca sul-coreana já viu concedidas 3.052 patentes e logo atrás vem a Canon com 1.782.

pplwware_top40_patentes01

 

E a Apple?

A Apple ocupa o 11º lugar tendo apenas e para já, apenas 780 patentes concedidas, mas está a ver as suas concorrentes Google na quinta posição com 1.083 patentes concedidas e na 7º posição a Microsoft com 1.037 patentes já registadas.

Vamos então ver como se compões o ranking a esta altura:

10 primeiras posições

1. International Business Machines Corporation (IBM) – 3.059
2. Samsung – 3.052
3. Canon Kabushiki Kaisha – 1.782
4. LG – 1.263
5. Google – 1.083
6. Sony Corporation – 1.074
7. Microsoft – 1.037
8. Qualcomm Incorporated – 1.034
9. Kabushiki Kaisha Toshiba – 1.022
10. Panasonic – 896

11º ao 20º lugar

11. Apple – 780
12. General Electric Company – 730
13. Intel Corporation – 711
14. Ricoh Company – 695
15. Seiko Epson Corporation – 625
16. Taiwan Semiconductor Manufacturing Company – 620
17. Toyota Jidosha Kabushiki Kaisha – 613
18. Fujitsu Limited — 570
19. GM Global Technology Operations – 542
20. Hewlett-Packard Development Company – 531

21º ao 30º lugar

21. Telefonaktiebolaget L.M. Ericsson – 509
22. Brother Kogyo Kabushiki Kaisha – 486
23. BlackBerry – 461
24. Broadcom Corporation – 454
25. Semiconductor Energy Laboratory – 451
26. Robert Bosch GmbH – 436
27. Honda Motor Co. – 417
28. Sharp Kabushiki Kaisha – 410
29. Hon Hai Precision Industry Co. – 408
30. Amazon Technologies – 391

31º ao 40º lugar

31. The Boeing Company – 391
32. Siemens Aktiengesellschaft – 388
33. Micron Technology Inc. – 371
34. Covidien LP – 370
35. Ford Global Technologies – 359
36. Cisco Technology – 353
37. AT&T Intellectual Property – 351
38. Nec Corporation – 336
39. Electronics and Telecommunications Research Institute – 327
4o. SK Hynix Inc. – 323

Uma coisa é solicitar o registo de uma patente, outra é a sua aplicação na actualidade. Muitas marcas não concebem a patente para usar no imediato, até porque muitas só são possíveis tecnicamente no futuro, com a evolução de determinados materiais, temos isso presente em muitas marcas e nas disputas que travaram na justiça.

Assim, há outro ranking, aquele que mostra até final de Maio quantas patentes estão de facto em utilização, aqui a liderança está nas mãos da Samsung. Mas vamos perceber quem regista para mais tarde usar e quem patenteia para os produtos do presente.

Estas são as 40 empresas que estão a usar parte das patentes concedidas:

1. Samsung – 2.487
2. IBM – 1.764
3. Kabushiki Kaisha Toshiba – 989
4. LG – 856
5. General Electric Company – 664
6. Qualcomm Incorporated – 617
7. Taiwan Semiconductor Manufacturing Company – 561
8. Sony Corporation – 528
9. Hyundai Motor Company – 514
10. Toyota Jidosha Kabushiki Kaisha – 462
11. Google – 439
12. Ford Global Technologies – 437
13. Mitsubishi Electric Corporation – 436
14. Microsoft – 383
15. Fujitsu Limited – 373
16. SK Hynix – 333
17. Ricoh Company – 330
18. Telefonaktiebolaget L M Ericsson – 330
19. Hon Hai Precision Industry – 323
20. GM Global Technology Operations – 296
21. Electronics and Telecommunications Research Institute – 293
22. Fujifilm – 282
23. Apple – 279
24. Broadcom Corporation – 252
25. Cisco – 254
26. Xerox Corporation – 254
27. The Boeing Company – 253
28. Siemens Aktiengesellschaft – 243
29. AT&T Intellectual Property – 242
30. Robert Bosch GmbH – 236
31. Sharp Kabushiki Kaisha – 234
32. Honda Motor Co. – 214
33. Fuji Xerox Co. – 213
34. NEC Corporation – 195
35. Oracle International Corporation – 194
36. Wistron Corporation – 193
37. Baker Hughes Incorporated – 193
38. Verizon Patent and Licensing – 161
39. Nvidia Corporation – 161
40. Bank Of America Corporation – 160

Samsung e IBM seguidas da Toshiba, são quem ocupa o pódio das que usam mais as patentes registadas. A Apple neste caso regista para mais tarde usar. Das 780 concedidas, a marca de Cupertino só tem em utilização 279. Mas é interessante avaliar as marcas de outros segmentos e ter a consciência que há uma necessidade de vedar propriedade intelectual para garantir que mais ninguém invade os espaço de cada um.

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de EuTech
    EuTech

    Who cares! #pipocas #ifans #start

  2. Avatar de Miguel Ventosa
    Miguel Ventosa

    http://gizmodo.com/why-its-easier-to-innovate-in-china-than-in-the-united-1709911838

    artigo interessante a ler, relaciona o registo de propriedade intelectual com a inovação.

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    e quantas areas de negocio cada uma tem? falta fazer essa analise… provavelmente algumas nem tem area de negocio, fazem investigação e vendem as patentes no fim… outras tem muitas areas de negocio mas dividendo o numero de patentes por negocio são poucas…

    1. Avatar de Master Martelo
      Master Martelo

      Ai os nervos dele, tem calma rapaz, não precisas de mudar já de marca de telemovel, o teu swag está intacto. Na duvida investe noutra porcaria qualquer sem utilizadade nem valor mas que aparece muito associado a vedetas da televisão, you can’t go wrong.

  4. Avatar de Jaime
    Jaime

    A tal empresa que a cada lançamento é uma revolução… *grabs popcorn*

    1. Avatar de Tomé
      Tomé

      Vê em quantos ramos se insere, neste caso a Samsung por ser a que mais patentes tem, e depois vem falar. A Samsung tem frigoríficos, maquinas lavar loiça, roupa, aspiradores,lâmpadas, micro-ondas, câmaras filmar, impressoras… Queres que continue ou já entendeste?

      1. Avatar de Tomé
        Tomé

        Peço desculpa, a segunda que mais patentes tem

      2. Avatar de Filipe
        Filipe

        Sim a inovação nos frigoríficos hoje está mesmo em alta, têm mesmo mudado muito ao longo dos anos! Agora até já podem aquecer e dantes só arrefeciam… 😮

        1. Avatar de Tomé
          Tomé

          Mas podem ter patentes registadas nesses ramos, ou nao têm nada registado nisso?

        2. Avatar de Tomé
          Tomé

          E os telemoveis continuam a mandar mensagens e telefonar e estão cheios de patentes. Por favor…

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            Há ramos que dão para inovar e ramos que não dão. Há ramos em que vale a pena ter patentes e outros que não. Os telemóveis não estão cheios de patentes. Os smartphones-tablets estão e eles deixaram de ser simples aparelhos para mandar mensagens e telefonar. São autênticos computadores de bolso!

        3. Avatar de Master Martelo
          Master Martelo

          Ainda bem que mudaram para outra coisa sem patentes. Ninguém patenteia nada sobre PCs e nem sobre bolsos… Alias ninguém inova em areas que tu não conheces também já vi isso. Os frigorificos estão iguaizinhos ao que eram desde a sua invenção, como é uma coisa pouco utilizada as marcas pararam desenvolvimento. O problema dos frigorificos (e é por isso que nada conheces sobre eles) é que não dá grande swag dizer que se tem um granda Fagor ou um granda combinado americano na cozinha (já deu em tempos), swagger poser 4life thuglife mashizzle.

  5. Avatar de Marco
    Marco

    Já aprendi o que é, Kabushiki Kaisha

    1. Avatar de Makvrski
      Makvrski

      é um modelo de kawasakis so que com kaishas

  6. Avatar de Hugo
    Hugo

    A tal empresa que fez o primeiro computador a tal empresa que fez o primeiro smartphone

    1. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Olha que não… o primeiro computador com microprocessador foi o Altair 8800, o Apple I só veio depois.

      1. Avatar de Martins
        Martins

        Yap, e o primeiro smartphone foi a IBM

        1. Avatar de Marco B.
          Marco B.

          a tua lógica,,,

      2. Avatar de Hélder
        Hélder

        O Altair nem foi o primeiro computador… Para isso o Intel SDK-80 também contava…

        O primeiro computador pessoal foi o Apple II…

        Era um verdadeiro computador pessoal, não uma máquina de brincar.

        Foi o primeiro a possibilitar tudo: já vinha com teclado, software, saída de vídeo e portas de expansão, e podia ser adquirido com drives de disketes…

        Ou seja, uma máquina a sério para trabalhar, não um kit para andar a brincar com ele…

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Descontextualização… O Altair 8800 era tão PC como os Arduinos e os Raspberry são miniPC’s actualmente. O Altair era um kit, e posso dizer-te que eu até ao dia de hoje todos os meus PC’s (excepto os portáteis e o meu primeiro PC, um Amstrad 1640) foram “em kit”, ou melhor, montados escolhendo os componentes que queria. Pela tua definição então eu só tive um “PC”, o Amstrad (ou os portáteis). Não confundas as coisas.

          1. Avatar de Gustavo
            Gustavo

            Que LOL!

            O Arduino não é um mini PC…

            Mais um que não sabe do que fala…

            E não, o teu PC, não tem nada a ver com o Altair 8800, o Altair 8800 era um kit para usar um microprocessador com alguma RAM, mais nada… não era feito para o utilizador ligar e correr software, logo não era um computador.

          2. Avatar de Marco B.
            Marco B.

            @Gustavo…. wtf e melhor estares calado, quem nem noção de computador tens lol

            Provavelmente nem sabes quem foi o Charles Babbage… só vês Steve Jobs a frente

            E tambem não deves saber o que Fortran e Cobol são…

          3. Avatar de Gustavo
            Gustavo

            Tá mas é caladinho…

            Sabes lá o que eu sei…

            Nem tem nada a ver um computador com programas na memória, com a máquina de Charles Babbage, com computadores pessoais e Steve Jobs…

            Bem se vê que não sabes do que falas, e vais à Wikipedia buscar meia dúzia de artigos antigos…

          4. Avatar de Marco B.
            Marco B.

            @Gustavo Charles Babbage não criou um computador, criou projectos, e o modelo do computador actual…
            AI.. aii estas te a enterrar cada vez mais…

        2. Avatar de Xerox
          Xerox

          Olha para o meu nome, o sitio onde a apple gostava de se “inspirar”

          1. Avatar de JBM
            JBM

            A Xerox foi paga pela inspiração

        3. Avatar de Marco B.
          Marco B.

          Estas completamente perdido… aconselho te a estudar historia dos computadores lol

          http://tkc8800.com/images/vt100/vt100_altair1.JPG

          1. Avatar de Gustavo
            Gustavo

            E o terminal ao lado? Aquilo não faz parte do altair!

            Isso não é um computador pessoal.

      3. Avatar de joao alves
        joao alves

        Na verdade o primeiro computador foi feito na 2º guerra mundial, na altura chamou-se “maquina de turing” ou algo no genero. Se virem o filme “The Imitation Game” vao preceber.

        1. Avatar de Marco B.
          Marco B.

          Nao conhecia esse filme. Isso de primeiro ou nao depende do ponto de vista, de cada um, o meu professor por exemplo diz que e o ENIAC porque ao contrario do Colossus(maquina de tunning) era completamente eletrônico. e nao electromecânico

          1. Avatar de joao alves
            joao alves

            pois…. isso depende da definição de computador

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Que eu me lembre, o primeiro computador pessoal foi o Datapoint 2200… Tal com o Apple I.

      A Apple popularizou sim, mas porque vendia a um preço bem mais em conta.

      Não venham agora dizer que isso não era um computador pessoal.

      1. Avatar de Gustavo
        Gustavo

        Não, era um terminal.

        E o preço muda tudo…

    3. Avatar de Master Martelo
      Master Martelo

      Define smartphone, algo me diz que vais descrever um Nokia 9110.

  7. Avatar de Benchmark do Benchmark
    Benchmark do Benchmark

    onde andas benchmark?

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Já te explico as “subtilezas” do post, está descansado.
      Também te podias esforçar para perceber mais qualquer coisa 😉

      https://pplware.sitedev.pt/informacao/as-empresas-mais-inovadoras-por-patentes-onde-esta-a-apple/#comment-1357044

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        O comentário, a que se refere o link acima e que estava em moderação foi “à viola”, vá-se lá saber porquê 😉

  8. Avatar de Fábio Mendes
    Fábio Mendes

    Registar uma patente implica descrever e mostrar o que se pretende patentear, ou seja, durante um tempo especifico ninguém pode copiar mas a concorrência fica a conhecer integralmente o produto patenteado. O que torna possível o aparecimento de produtos “inspirados” na tecnologia patenteada. Ora caso uma empresa desenvolva uma tecnologia e esteja confiante que a concorrência não a consegue decifrar é preferível nem a patentear, assim evitando divulgar as tecnologias por trás dos produtos.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Essa lógica…

      primeiro: qualquer empresa que seja “alguém” patenteia tudo, nem que seja para se protegerem com o “volume”;

      segundo: a partir do momento que esta patenteado se disponibilizares um produto que viole a patente esquece lá vender o produto.

      terceiro: as patentes são vagas e esquivas mesmo de propósito para previnir isso, sendo que a demonstração, se necessária, é ao gabinete de patentes e não ao público.

      Dito isto, a google bem que se arrependeu da posição de não querer ter patentes e de repente andou atrás (comprar) patentes de tudo e mais um par de botas. Q.E.D.

    2. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      Exacto.

      Quando é difícil, usa-se segredo de negócio.

      Quando é fácil, usa-se patente.

  9. Avatar de lmx
    lmx

    Não é Novidade…
    A Big Blue é uma Empresa sem paralelo no que toca a inovação a sério…basta ver os processadores power8…64 threads por cpu…ha mas não é usando uma treta de SMP tipo o da intel…o Multithread da IBM é muito mais poderoso, por trhead quase se ganha um core fisico a nivel de performance, usando o SMP deles…é brutal…

    1. Avatar de Cartolas
      Cartolas

      É, de facto, uma brutalidade. Tanto bit a cavalgar numa única bolacha de silício…

      1. Avatar de lmx
        lmx

        São processadores de alto desempenho, não são mainstream…até porque custam uma pequena fortuna, mas na área onde se inserem, a processar dados, eles, os sparc, etc não há quem consiga de aproximar da performance e estabilidade dos mesmos..

  10. Avatar de moi meme
    moi meme

    Porquê no Pplware todos os tópicos vão ter à Apple?

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Porque na tecnologia de “massas” só dá Apple.
      Os outros andam a reboque 🙂

      1. Avatar de Benchmark do Benchmark
        Benchmark do Benchmark

        É duro n estar na lista n é? ah já sabemos o teu sucesso é aquele trimestre da apple 🙂

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Tem calma, há comentários em moderação 😉

      2. Avatar de Mota
        Mota

        bahaha andam a reboque!
        Isso é pra rir oh Bench?

        Realmente.. quando não há argumentos para se defender a camisola, inventa-se.

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Não podias juntar os 200 nicks? Ficavas-te pelo “200” ou por “não tenho nada pada dizer que se aproveite” 😉

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            O comentário acima é meu, o email tinha uma letra trocada 🙂
            O sistema de registo aceita credenciais erradas (ou alguém – como o dos 200 nicks – que de vez em quando bebe um copo a mais e usa o nick de outro para armar confusão), mas o “boneco”+credenciais aguenta-se.

      3. Avatar de g23423
        g23423

        pela logica das “massas” mcdonalds deve ser o sitio onde se come melhor 🙂

      4. Avatar de Blaster Madagascar
        Blaster Madagascar

        Para uma empresa que vendeu 3 PCs nos anos 90 e só conseguiu voltar ás vendas quando comeu os dedos com molho de orgulho e passou a vender PCs com processadores intel parece-me que agora anda bem montada, até já leva o pessoal de rojo atrás.

    2. Avatar de Hélder
      Hélder

      Sim, é algo que gostava de saber…

      São tão maus… Mas todos os tópicos têm de ir parar ao mesmo…

  11. Avatar de fr
    fr

    Este video mostra o que a apple é:
    https://www.youtube.com/watch?v=_hxdz6c8bHg

    Compram componentes de outras empresas e pintam o logo “apple”
    Apple é uma farsa de marca, quase como que uma lavagem cerebral

    1. Avatar de Hélder
      Hélder

      Tá calado, isso era o que todas as empresas faziam nos anos 80…

    2. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      Depois dizem que Apple não é para pessoas cultas e inteligentes…

      O home desmonta uma Obra de Arte, e este gajo queixa-se porque a Apple gravou o símbolo em alguns chips…

      Na altura, era normal comprar placas de memória que não vinham povoadas, e comprava-se RAM por chips individuais (em vez de réguas como hoje em dia), para garantir a autenticidade dos chips, a Apple (e outras) gravavam a marca nos chips…

  12. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Ooops, havia qualquer coisa no comentário anterior que não agradou e foi “à viola”, para mostrar quem manda 😉

    Apenas os factos. Diz-se no post:
    – Na 4ª linha – a Apple “já foi a empresa que mais inovou”
    – Na lista das das empresas com maior numero de patentes concedidas em 2015 onde está a Apple? Em 23.º com 279 patentes.
    – Ou seja, a Apple era a mais inovadora, mas já não é, foi ultrapassada

    A lista, de 2011, em que a Apple aparecia em primeiro estava segmentada – a Apple aparece em “Electronics”, com 256 patentes, a IBM aparece em “computer systems” com 5905 patentes, a Microsoft em “computer software” com 3117, a Samsung está em “semicondutor manufacturing” com 4599 patentes.

    1. Avatar de Blaster Madagascar
      Blaster Madagascar

      E é assim que se trata informação á moda da Apple.
      Benchmark hoje surpreendeste-me pela positiva.

  13. Avatar de JBM
    JBM

    será que corrigem a legenda da lista!?

  14. Avatar de Hélder
    Hélder

    Quantas empresas é que usam patentes da Apple nos seus produtos? E que não acontece “nada”? Porque todos copiam da Apple!?

    Queiram ou não, a Apple é a empresa mais inovadora da área de tecnologia de consumo…

    Nem só patentes contam, “tarde secrets” e políticas de empresa, também contam!

  15. Avatar de PSL
    PSL

    que farsa esta empresa da maçã roida

  16. Avatar de PSL
    PSL

    google à frente da maçã, samsung à frente da maçã… os ifans compram apple so para se fingirem de ricos e depois andam a comer sopa durante 900 dias para pagar o iPhone a prestações looool

    1. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      ^ inveja é fdd

      1. Avatar de Blaster Madagascar
        Blaster Madagascar

        Há ali meia duzia de comentarios teus que servem bem para explicar o quão “fdd” é a inveja. Até para explicar o conceito de “compensação”. Isso trata-se com um daqueles anuncios para aumentar o tamanho.

  17. Avatar de PL
    PL

    VERGONHA… então a empresa que revoluciona tudo e mais alguma coisa está atrás da Samsung???
    realmente a Samsung está bem à frente da Apple, até neste tipo de listas.

  18. Avatar de JBM
    JBM

    A última lista segundo a Sqoop não é para patentes em uso mas para novos pedidos de patentes.

  19. Avatar de Censo
    Censo

    Então pplware ? Não gostaram do meu comentário? Mas gostam de ver aqui o pessoal achincalhar-se mutuamente. Enfim…

  20. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    E o mais interessante é que só há 4 empresas do ramo automóvel!
    Toyota, GM, Honda e Ford!
    Onde andam a Europa?

    1. Avatar de Emanuel
      Emanuel

      Tenho de me corrigir a mim próprio a Samsung tb faz carros!