Barra Ask na “lista negra” de malware da Microsoft

43 Comentários

De acordo com os vários anúncios que têm vindo a público, facilmente percebemos que a Microsoft tem em prática uma nova estratégia a vários níveis! Facilmente se percebe que a empresa quer oferecer um sistema operativo mais intuitivo, que garanta a melhor performance mas que principalmente seja mais seguro e “sem lixo”.

Desta vez o alvo a abater é a barra Ask que, segundo a Microsoft, é Malware.

ask


A Microsoft tem vindo a alterar um conjunto de políticas de segurança ao nível do seu sistema operativo. Recentemente a empresa colocou na “lista negra” a famosa barra ASK que é instalada juntamente com o Java, Vplay, RadioRage, entre outras aplicações.

ask_01

De acordo com a Microsoft, caso a Barra Ask seja detectada num sistema, esta será de imediato eliminada pelo Windows Defender, Security Essentials ou Microsoft Safety Scanner.

A barra Ask é classificada normalmente como crapware ou até mesmo bloatware e procede a alterações no sistema como, por exemplo a alteração da página de inicio do browser, o motor de busca pré-definido, entre outras acções.

Para a maioria dos utilizadores esta barra é difícil de desinstalar… mas agora a Microsoft dá uma ajuda!

Concordam com esta atitude da Microsoft?

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Nogueira
    Bruno Nogueira

    Já não era sem tempo, acho é algo pode ajudar algumas pessoas menos experientes.

    1. Avatar de miguel
      miguel

      ha piores que isso, razer ads, comod ads, speeedmypc, etc… ja existe ha muitooos anos, lembraram-se agora.
      se a malta tivesse de estar a espera pela microsoft, compravam um pc passado 1ano já aquilo nem se mexia com tanto lixo.

  2. Avatar de JMCS
    JMCS

    Claro, mesmo assim anda por aí muito lixo. Já vi browsers com umas 10 barras de lixo!

  3. Avatar de DrKein
    DrKein

    Concordo plenamente!!!
    São várias as artimanhas que estes usam para que o software deles seja instalado, como por exemplo “Ao carregar ‘discordo’ a Ask Toolbar vai ser instalada”… Enfim… é acabar com este tipo de jogadas. Tudo bem que se não for o patrocínio deste tipo de empresas há muito software que fica sem lucros, mas é um mal necessário.

  4. Avatar de Realista
    Realista

    Venha é o EDGE 😀

    1. Avatar de Yuri da Silva
      Yuri da Silva

      É mesmo, estava esperando um smartphone Ubuntu com 4GiB de RAM.

  5. Avatar de Luna Thomas
    Luna Thomas

    Isto já devia ter sido feito à séculos…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      As pessoas é que são o “valor” nas empresas! 😉

  6. Avatar de Wesley Jonathan Marcolino
    Wesley Jonathan Marcolino

    Infelizmente, isto se aplica somente à versões antiga da barra. As novas versões não são consideradas malware.

  7. Avatar de Rui Pedro Caldeira
    Rui Pedro Caldeira

    Neste caso tenho que concordar!

  8. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Finalmente, espero que continuem com esta atitude e mostrem que não estão a dormir… Grande Microsoft

  9. Avatar de Catarino
    Catarino

    Para pessoal que precise de ajuda a limpar essas barras entre outro spwyware e adware o “Adwcleaner” é muito bom. Testado e recomendado
    https://toolslib.net/downloads/viewdownload/1-adwcleaner/

    1. Avatar de TOTILMAN
      TOTILMAN

      Para instalarem mais uma “barra :D:D

  10. Avatar de João Reis
    João Reis

    A MS tem feito as coisas com 10 anos de atraso. Contratem alguém do Mundo Real para os ajudar. Estas barrinhas todas deveriam ser banidas, quem quiser instalar extensões poderia fazer manualmente, mas nunca instaladas automaticamente juntamente com outro software.

    1. Avatar de Cartolas
      Cartolas

      A MS tem uma balança na mão, por um lado têm de garantir liberdade no Windows, por outro lado tens de garantir segurança. Não é fácil… mas sim, pelo menos no software DELES (internet explorer) não deveriam permitir a instalação automática de extensões.

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Toda a razão, mas já era altura de inovar. Mantem o mesmo modelo à 30 anos

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Mesmo modelo a 30 anos? Tens de verificar melhor a evolução da Microsoft/Windows…

        2. Avatar de PFerreira98
          PFerreira98

          E pah queres ver que o IE 12 já existe deste 1985? 😮
          E o project spartan (agora chamado Microsoft edge) queres ver que afinal não foi a Microsoft que o fez? 😮
          Só me rio com isto. Tanta raiva e indignação, quando a culpa toda é da pessoa que está a frente do ecrã, com a mão no rato sem ver no que clica…

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Essa historia que a MS tem feito coisas com 10 anos de atraso, realmente não consigo entender. Enfim…

    3. Avatar de João Ferreir
      João Ferreir

      Caro João Reis,
      Comentários desses são extremamente desnecessários, ora querem liberdade para instalar toda a porcaria que querem e depois dizem que a culpa é da Microsoft porque deixou.
      Não querem porcarias, sejam responsáveis e instalem apenas o que precisam, e esqueçam o seguinte, seguinte, seguinte…
      E pelo comentário que traça, não tem inteligência para usar um computador de forma responsável, mais vale nem ter computador!!!
      E se acha que faz melhor que a Microsoft, óptimo!!! Envie um e-mail para eles, pode ser que lhe dêem emprego na secção de desenvolvimento para dummies, que aí seria o local ideal para pessoas que fazem comentários como o seu!!!

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Lamento, mas o meu comentário é para os que usam o PC sem terem conhecimentos 99% do universo de utilizadores Windows.

        Outro Exemplo:
        Apenas em 2015 neste próximo Windows 10 vais puder ler .ISO imagens virtuais directamente no windows sem necessidade de instalares Daemon Tools ou outro parecido.

        À quantos anos precisavas desta função nativa? 10 no minimo supondo que mexes em Computadores à algum tempo.

        Obrigado pelas palavras de ódio diz mais de sei do que de mim.

        1. Avatar de JJ
          JJ

          1. E lá por não terem conhecimento, isso não os invalidade de ler os diversos passos da instalação de algum programa.

          2. Desde o Window 8 é possível ler directamente ficheiros ISO

          3. A 10 anos atrás, a maioria das pessoas, esses 99% que falas, não precisavam de abrir ficheiros ISO. Porque em 2005 só quem usava ISO normalmente ou era utilizador avançado em informática ou então estava a usar software ilegal. A maioria das pessoas, esses 99% que falas, quando queriam um software legal, normalmente compravam o CD/DVD na loja. A venda online de software em ISO era muito raro.

        2. Avatar de Joselito
          Joselito

          Concordo que algumas opções da Microsoft não foram as mais eficazes, porém não é assim como dizes.
          Este exemplo dos ficheiros ISO é falso (devias ter pesquisado antes de mandar bitaites). O Windows desde a versão 8 já monta ficheiros ISO sem necessidade de software de terceiros. Para a versões anteriores do Windows a Microsoft tem um aplicativo para o efeito: Microsoft Virtual CD Control Tool.

        3. Avatar de João Ferreir
          João Ferreir

          Se não havia a aplicação nativa, havia alguma que fazia exactamente a mesma função, agora pergunto e imagino que na sua imensa sabedoria saloia me irá responder… quantas pessoas conhece que usam essa funcionalidade???
          E mais pergunto, que raio tem isso a ver com o facto de a Microsoft agora considerar a barra de ASK malaware???
          Quando as pessoas são pobres de espirito tudo que é feito vem tarde ou já deveria de ser feito há mais tempo.
          Posso dizer que trabalho em IT à mais de 15 anos e sempre encontrei alternativas à leitura de ficheiros ISO.
          O Caro João Reis deve de fazer parte do Grupo das pessoas que quando as coisas correm mal a culpa é sempre de que deixou, neste caso a MSFT é que é a má da fita que já deveria de ter desenvolvido isto ou aquilo, mentalidade típica de quem nada fez.
          Já agora até diria mais, a Microsoft deveria de criar um SO de tal forma que quando pessoas fossem instalar o que quer que fosse sem lerem o que está escrito no monitor lhes desse um choque pelo teclado para que elas deixassem o computador.

    4. Avatar de PFerreira98
      PFerreira98

      A Microsoft não tem culpa que tu deixes aquele visto de instalar as barrinhas em programas que instalas… 😮

  11. Avatar de Cartolas
    Cartolas

    É dia após dia após dia, tem sido uma maré constante de grandes noticias da Microsoft.
    Todos dias a MS soma pontos na minha consideração. Muito bom! Que venha o windows 10 e rápido!

  12. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Isto é tipo praga, há pessoas com menos conhecimentos ou os mais apressados que só carregam em continuar ou em sim, e não estão a ler o que se instala

    Com os melhores cumprimentos,

  13. Avatar de JJ
    JJ

    Boa medida, sem duvida!!!

  14. Avatar de Johnny
    Johnny

    Ótima medida, já não era sem tempo.
    Tenho sempre todo o tipo de cuidado com estas coisas, mas foi uma vez ter emprestado o computador à minha mãe para fazer o IRS – instalou-me o Java, o Ask.com e tenho o computador muito lento.
    Ou seja, para pagar os impostos, montes de portugueses menos experientes andam a instalar esta treta.

  15. Avatar de Ana
    Ana

    De facto esta barra foi das coisas mais peganhentas que me apereceram. Foi muito difícil livrar-me disso mas consegui

  16. Avatar de Ana
    Ana

    De facto esta barra foi das coisas mais peganhentas que me apareceram. Foi muito difícil livrar-me disso mas consegui

  17. Avatar de RuiB
    RuiB

    Acho lamentável que empresas conceituadas como a Oracle e muitas outras sejam cúmplices neste tipo de difusão de lixo, em muitos casos de modo mais dissimulado, basta uma distracção e prontos lá aparece esta tralha no browser.
    Podem calhar uns $$ mas perdem muito em consideração e respeito… vale tudo…

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Nem mais.
      Visto que a Oracle e outras empresas que fazem o mesmo, não tem grande concorrência (ou nenhuma), “abusam” do mercado a sua vontade…

  18. Avatar de str
    str

    Realmente essa barra é irritante, incrível a quantidade de pcs com essa barra e outras, uma praga. Onde trabalho apanho todas as semanas pcs com isso, e quando pergunto o que raio faz a barra ali instalada a resposta tipo é: não sei NÃO INSTALEI NADA NO PC nao sei como isso foi ai parar, eheheheheh e guess what, são os únicos utilizadores dos pcs

    1. Avatar de Catarino
      Catarino

      «NÃO INSTALEI NADA NO PC nao sei como isso foi ai parar, eheheheheh e guess what, são os únicos utilizadores dos pcs»
      realmente 😀
      tivesse eu 1 cêntimo por cada barra que já retirei de pcs, ás vezes 3 vezes no mesmo dia no mesmo pc 😀

  19. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Finalmente. Mas existem outras tantas porcarias dessas como o Search Protect, o MapsGalaxy ou Delta Search, e muitas outras mais.

  20. Avatar de Fernando Magalhães
    Fernando Magalhães

    Já perdi muitas horas a tentar desinstalar essa barra de diverso computadores, porque é mesmo uma praga. Por isso, desta vez, concordo com a Microsoft….

  21. Avatar de Fernando Magalhães
    Fernando Magalhães

    Já perdi muitas horas a tentar desinstalar essa barra de diverso computadores, porque é mesmo uma praga. Por isso, desta vez, concordo com a Microsoft….

  22. Avatar de Lucio Povoa
    Lucio Povoa

    Passou da hora de isto acontecer!
    Eles deveriam incluir outras toolbar e outros softwares como:
    hao123; baidu pc faster ( este por sua vez é o virus e o antivirus); iminent; astromeda…

  23. Avatar de Longasnoites
    Longasnoites

    Sim, concordo a 100%, mas esta não é a única praga há mais……

  24. Avatar de Euzébio Benaduce
    Euzébio Benaduce

    Parabéns Microsoft.
    Demorou, mas acertou.
    Que a lista de Junkwares se estenda…

  25. Avatar de Pedro Fonseca
    Pedro Fonseca

    Eu usei o revo uninstaller e o ask foi-se