O seu Windows está lento ao iniciar?

58 Comentários

Muita gente sabe desta dica, já a fez no passado… mas não a usa há anos. Outros nem fazem ideia que é tão simples, por isso e pelos inúmeros pedidos no nosso Consultório, voltamos a relembrar. Tantas vezes que se fala em limpar o Windows, em aumentar a performance que lá vem a recorrente questão de desespero: o meu Windows demora uma eternidade a abrir, o que será, como posso resolver.

Vamos deixar uma dica que o vai ajudar muito, normalmente é por aqui que tudo começa a piorar o arranque do seu Windows.

Windows Lento no arranque


Apesar de ser uma dica “antiga”, continua a ser extremamente útil.

Cada vez que instalamos (alguns) programas no nosso computador, tais como o Acrobat Reader, AntiVirus, Skype, Steam, Spotify e até mesmo alguns drivers, é criado no arranque um autoloader para esse programa. O objectivo é que seja mais rápido o carregamento quando assim for desejado.

Contudo, estes autoloaders vão-se acumulando no arranque do Windows, provocando dessa forma lentidão no arranque, sendo que alguns deles, na grande maioria das vezes, não são necessários.

 

E como posso desactivar esses programas do arranque?

Perguntam bem e vamos ajudar através de uma simples acção.

Basta ir a “Executar” através do menu do Windows ou através da combinação de teclas “Janela do Windows” + r.

Após abrir a janela do “Executar”, no input escreva “msconfig” (sem as aspas) e clique em “OK”.

executar
executar

De seguida, irá abrir uma janela de “Configuração de Sistema”.

Nessa janela clique no separador “Iniciar (Startup)”.

msconfig
msconfig

Agora tem acesso a todos os autoloaders que estão a ser carregados junto ao sistema operativo. Para os desactivar basta retirar o “visto” dos autoloaders que não pretende que iniciem no arranque.

Após retirar os “vistos”, clique em “Aplicar” para finalizar o processo.

 

Nota Importante

Alguns programas (como o skype), “forçam” que o seu autoloader seja carregado junto do Windows, para isso terá de ir às opções do programador e desactivar essa opção.

Exemplifico com o Skype:

Skype
Skype

E vocês, têm mais alguma dica útil para melhorar a rapidez do arranque do Windows?

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Comprar um SSD e ter algum cuidado com o que se coloca a iniciar, à imagem do que está no artigo, mas o SSD basta.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Uma coisa é software outra é hardware. É um conceito completamente errado dizer que hardware é suficiente para o computador arrancar depressa. Isto é um artigo em que diz, mantendo o hardware igual podemos diminuir o tempo de arranque fazendo o descrito.

      1. Avatar de Ricardo Santos
        Ricardo Santos

        Pouco ou nada muda. Se vais por ai estás muito enganado. Se pensas que com as dicas ao nível de software mais melhorar o desempenho de forma brutal… estás COMPLETAMENTE errado.

        1. Avatar de Rafael
          Rafael

          Ou se calhar és tu que estás errado… 😉

          1. Avatar de dajosova
            dajosova

            Se calhar vcs estão todos certos e errados. lol

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Tenho dito isso a muita gente com máquinas com 3-4 anos, compram um até de 128GB e têm uma máquina “nova”.

    3. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Sim SSD muda completamente o pc

    4. Avatar de ruben
      ruben

      Ia comentar o mesmo. Depois so ms de diferenca em software…

    5. Avatar de A. Pereira
      A. Pereira

      Assim que coloquei um SSD no portátil até parecia que tinha o sistema operativo instalado de fresco! Espectacular!

    6. Avatar de NT
      NT

      Sem dúvida SSD.
      Passou de +/- 2 minutos para +/- 5 seg a máquina para arrancar. Temos também que dar um desconto porque o disco era de 5400rpm. Mas o SSD vale sempre a pena.
      Quanto ao msconfig acho que o melhor é desinstalar muito do que não se usa, e ter MUITO cuidado com adware porque isso é que mete o computador monstruosamente lento.

      1. Avatar de Luan
        Luan

        Tenho um HD de 320GB 5400RPM Not ta bem lento em renderização não carrega Imagens da OLX na página do Faceook demora para carregar as coisas as vezes da uma trava na Rolagem, será que é dele ? Pois meu Not é 6GB RAM e I3 380m.

    7. Avatar de Longasnoites
      Longasnoites

      Concordo plenamente, desde o dia em que instalei um SSD o meu pc virou um “Ferrari”, aconselho vivamente.

  2. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Um programa que faz tudo CCLEANER. Mais rápido e versátil 🙂

    1. Avatar de Tiburscyo
      Tiburscyo

      concordo 100% O Ccleaner e demais programas da Piriform estão cada vez melhores. O Ccleaner para o android é imbativel e free.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Android e lento..solucao ios

        1. Avatar de PFerreira98
          PFerreira98

          Solução ainda melhor sem precisar de gastar 600€. Windows Phone xD

        2. Avatar de Nobre Luso
          Nobre Luso

          O Android é lento?…
          Mas o dia das mentiras já passou há muito tempo.
          Lento o Android?… Talvez num aparelho com 10 anos.

  3. Avatar de Mário César
    Mário César

    Não está, mas obrigado pela preocupação 😀

  4. Avatar de Bob
    Bob

    Como um SSD é apenas atirar dinheiro a um problema, que na maioria das vezes, alguma manutenção ao sistema operativo, resolve, ficam outras dicas:
    – CCleaner, limpa a maioria dos ficheiros obsoletos, que antes tinham de se eliminar manualmente. Fazer também limpeza ao registo, para quem não tiver receio de se aventurar um bocadinho. Este programa também permite fazer alterações aos programas no arranque.
    – Defraggler ou Smart Defrag (neste ter cuidado na instalação, e somente instalar o programa sem adware) – Fazer uma desfragmentação completa ao disco do sistema (pode demorar muitas horas). E depois, correr uma desfragmentação durante o arranque. Já dei com máquinas com 50%, 75% de fragmentação, e nota-se muito.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Fragmentação num SSD deixa de ser um problema.

      Problema é velocidade dos discos em grande parte das vezes, até metem mais RAM nas máquinas, mas um Windows 8 por exemplo, no iniciar carrega muita coisa, já vi em muitos casos demorarem 5minutos até estabilizar.. disco sempre a 90+% de utilização.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Isso também pode ser pouca memória RAM. Já tive um PC em mãos que tinha 1GB de RAM e desde que lhe meti +1 ficou muito melhor!

  5. Avatar de Rui Cruz
    Rui Cruz

    Eu dei esta dica precisamente ontem num dos grupos do PPLware no facebook.

    Outra dizer seria desactivar alguns serviços. Ou uma das que mais importância tem é ter o mínimo de ícones no ambiente de trabalho. Podem achar estúpido, mas já vi diferenças de 10 segundos em portáteis.
    Conselho: criem uma pasta chamada “Desktop” ou “Ambiente de Trabalho” e tudo o que quereria ter no ambiente de trabalho à mostra, ponham lá. (isto para quem tem dezenas de ícones no ambiente de trabalho claro..)

    1. Avatar de MiMiguelguel
      MiMiguelguel

      essa dos ícones ou melhor atalhos no ambiente de trabalho atrasar o arranque do Windows não compreendi la muito bem, é que o ambiente de trabalho já por si é uma pasta …

      1. Avatar de Catarino
        Catarino

        os icons e imagens é um conjunto de pixeis certo?
        se tivermos imagem de fundo(quanto mais resolução pior) ou muitos icons(sejam atalhos ou não), mais tempo o sistema demora a desenhar, ou seja, mais lento se torna o arranque do sistema.
        ideial seria imagem de fundo de cor única e quantos menos icons melhor

  6. Avatar de Carlos Rodrigues
    Carlos Rodrigues

    Fazer Ctrl+Alt+Del e escolher “Gestor de Tarefas”.
    Dá para isso e muito mais.
    Até se pode por na barra de tarefas e está sempre à mão .

    1. Avatar de Willian S. Dias
      Willian S. Dias

      Creio que apenas no Gerenciador de Tarefas do Windows 8 ou mais recente.

    2. Avatar de PFerreira98
      PFerreira98

      Be a pro. Ctrl+Shift+Esc 😉

      1. Avatar de MethodicOwl
        MethodicOwl

        olha que essa eu não sabia :O
        parecido so o ctrl+esc para o iniciar xP

        thanks 🙂

  7. Avatar de Tiago Conceição
    Tiago Conceição

    Aqui vai a minha lista de otimização de serviços que faço ao instalar um SO (Windows 8.1) no 7 acho que vai dar erros.

    Abram uma linha de comandos como administrador, copiem o texto e colem:
    Nota: Podem alterar os serviços na minha lista.

    @echo off
    echo Script by Tiago Conceicao

    echo Set some definitions
    reg add “HKCU\Control Panel\Mouse” /v MouseSensitivity /t REG_SZ /d 20 /f

    echo Disabling Tasks and Services
    echo.

    set TASKS_REMOVED=(CreateChoiceProcessTask)
    set SERVICES_DISABLED=(WMPNetworkSvc HomeGroupProvider TrkWks iphlpsvc CscService CertPropSvc WPCSvc SCPolicySvc seclogon RpcLocator Netlogon napagent MSiSCSI)

    echo ############################################################
    echo # Tasks #
    echo ############################################################
    for %%i in %TASKS_REMOVED% do (
    echo Removing: %%i
    SchTasks /Delete /F /TN %%i
    )
    echo – Done –
    echo.

    echo ############################################################
    echo # Services #
    echo ############################################################
    for %%i in %SERVICES_DISABLED% do (
    echo Disabling: %%i
    sc config %%i start=disabled
    REM NET STOP %%i
    )
    echo – Done –
    echo.

    1. Avatar de Vitor Z.
      Vitor Z.

      Eu tambem tenho de fazer um desses para o powercfg e aplicações da marca que ficam no boot

    2. Avatar de irlm
      irlm

      boas podes explicar qual é a extensão desse texto, visto que .reg não funciona.

      1. Avatar de Catarino
        Catarino

        pelo que vejo parece-me .bat

      2. Avatar de Tiago Conceição
        Tiago Conceição

        Podes meter isso tudo numa CMD colando o texto, ou então como foi dito crias um ficheiro .bat e executas.

        Uso o chocolatey nos meus scripts também

  8. Avatar de Cartolas
    Cartolas

    O meu windows 8 arranca em 4 segundos. SSD + bios UEFI

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      bios UEFI? What’s that? 😮

  9. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    E não pensar que se está lento é sempre vírus ou programas, muitas vezes, e no caso dos portáteis, é problema do HDD.

  10. Avatar de Necroman
    Necroman

    E que tal mostrarem como se faz num sistema atualizado como o Windows 8, em que é muito mais fácil controlar os programas de arranque e até saber quais os que efetivamente atrasam o arranque? Basta usar o gestor de tarefas…

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Claro. Tenho um portátil antigo que o demonstra, com apenas 3gb de ram. O ubuntu 15.04 arranca muito mais depressa que o windows 7, tal como o mint 17.1 no pc de secretária.

  11. Avatar de KJV
    KJV

    Advanced SystemCare 8 assunto resolvido

    1. Avatar de Carlos Fonseca
      Carlos Fonseca

      É o que utilizo na versão Ultimate.

  12. Avatar de Carlos Santiago
    Carlos Santiago

    Boa dica sim senhor.

  13. Avatar de vector
    vector

    Sem hipótese, podem tentar o que quiserem, enquanto não tiverem SSD não há rapidez!

    1. Avatar de Carlos Fonseca
      Carlos Fonseca

      Estou à espera de um para instalar o W10…

  14. Avatar de João Ramiro
    João Ramiro

    a lentidão muita vez deve-se ao acesso ao disco. é resolvido com um SSD mas com um HDD a largura é consumida num instante. não só os programas de arranque mas também os serviços o fazem e há alguns que têm bugs há muito tempo que ainda não foram corrigidos. por vezes pode ser a indexação, Windows Search, Superfech, Background Intelligent Transfer Service e até o Windows Update. os cCleaners ajudam a limpar o registo e ficheiros temporarios que também ajuda mas apenas temporariamente. outra coisa a considerar é a desfragmentação do disco

  15. Avatar de Sargas
    Sargas

    Existe uma ferramenta interessante da Microsoft para controlar os vários processos a correr no nosso computador, e até era interessante o PPLWARE criar um tópico sobre a ferramenta AUTORUNS, para perceber-mos melhor este programa de apenas 600Kbs.

  16. Avatar de JN
    JN

    Um disco SSD é sempre uma excelente opção.
    Mas experimentem ter um cartão sd ou uma pen USB, de preferência dos mais rapidos, 8 Gb já será uma boa ajuda, e definam-no para ReadyBoost.
    Vão ver que o arranque do vosso Windows parece um F16…
    Obviamente se as questões de software, tal como segere o artigo, estiverem equilibradas as coisas correram ainda melhor.

    Cumprimentos a todos.

  17. Avatar de Carlos
    Carlos

    Solucao macbook em menos de 1seg esta pronto a trabalhar

    1. Avatar de João Machado
      João Machado

      Qq maquina em suspensão demora isso, não são só os macbooks

    2. Avatar de Sim Sim!
      Sim Sim!

      lol o carlos é o maior!

  18. Avatar de João Terra
    João Terra

    Já conhecia essa dica a alguns anos atrás. Por isso é que o Windows 8.1 é rápido a iniciar. Se quiser faço o mesmo no windows 7 que até voa, mas para já não tem feito falta

  19. Avatar de Realista
    Realista

    E o seu mac está lento? Lamento, mas a solução é comprar um novo…

  20. Avatar de Catarino
    Catarino

    Dica para usar o max de processadores no arranque do pc.

    abrir msconfig

    Tab arranque (boot)
    Opções avançadas
    Numero de processadores (colocar visto e seleccionar o número máximo de processadores que aparece)

    Poderá também usar outra dica na mesma Tab arranque (boot)
    Marque a opção No GUI boot (Sem arranque da GUI) ( Não apresenta o ecrã de Boas-vindas do Windows durante o arranque)

  21. Avatar de delaorden
    delaorden

    CCleaner SIM … ctrl + shift + ESC superb .. porém SmartDefrag NOOOOOO ! Muito cuidado com o programas que desfragmentam HDD’s . HDD’s ainda são peças “primitivas” mecânicas, dependem de agulha, magnets etc…. Estes desfragmentadores forçam seu uso ao limite encurtando radicalmente a vida útil do seu HD. Deixem o desfragmentador natural de seu Windows. é suficiente.

  22. Avatar de Tiago Conceição
    Tiago Conceição

    A adicionar à minha lista de optimizações também fiz um programa Open Source que detecta alguns problemas básicos no PC como de Hardware (discos, temperaturas, etc) como algum malware tipo toolbars, reporta bastante informação detalhada e conseguem ver tudo ao pormenor assim é possível detectarem problemas no PC mais facilmente.

    Fica o link: http://systeminfosnapshot.com/

    Alguma duvida é só dizer

  23. Avatar de Joao
    Joao

    Boas, tenho um PC com SSD com o Windows 8.1 arrancava em poucos segundos. Agora após migrar para o W10 ficou lentíssimo no arranque. É capaz de demorar 1 minuto desde a BIOS até ao ambiente de trabalho tanto a iniciar como depois de hibernar.
    Alguém sabe do que se trata?
    Cumprimentos