iOS 9 para iPad tem sistema multi-janelas

135 Comentários

Todos os anos o WWDC é o palco para revelar novidades ao nível das plataformas móveis e não só. Este ano, além das novidades esperadas para o iOS 9, a Apple deu também a conhecer que a versão para iPad terá suporte para multi-janelas e também (finalmente) novas funcionalidades ao nível do multitasking.

ipad


Além das novidades já conhecidas do iOS 9, a Apple mostrou que esta nova versão do seu sistema operativo móvel está ainda melhor para iPad. O iOS 9 permite que ao utilizador interagir com duas aplicações em simultâneo, de forma bastante fluída. O utilizador poderá também facilmente redefinir o tamanho das janelas. De salientar, no entanto, que esta funcionalidade apenas estará disponível no iPad Air 2.

ew-

Esta não é propriamente uma novidade ao nível dos sistemas operativos móveis pois a Microsoft já a tinha implementado no Surface RT, PRO, e agora recentemente a Google no seu Android M.

Com apenas dois dedos, o utilizador pode facilmente escolher a aplicação em execução.

ew-

No caso do iPad Air, iPad Mini 2 e 3 haverá uma outra funcionalidade designada de Picture-in-picture que permitirá ter janelas de conteúdo sobre outras janelas.

Comentários

135

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Antunes
    Bruno Antunes

    WoW multi-janela….

    1. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      Windows

  2. Avatar de Pl05
    Pl05

    Algo que o android n tem (so os samsungs e mal implementado) e feito de uma forma fenomenal..A apple está de parabens

    1. Avatar de Marco Chapita
      Marco Chapita

      Mal implementados?get your facts right fanboy, a htc ja tem a LG ja tem,e todos bem implementados LOOL. Bem vindos a 2012 quando saiu o S3 com multi windows LOL. a apple fez de forma fenomenal porque pera pera nao digas?? é capaz de ter mais k duas janelas ao mesmo tempo no ecran? HAAA nao .lool ja a samsung consegues ter ate 5 janelas abertas ao mesmo tempo.enfim daqui a mais 2 anos ja tens essa funcao nao te preocupes lol

    2. Avatar de millers
      millers

      apple também é como os outros. só sabe copiar

      1. Avatar de Gustavo
        Gustavo

        Sim, ó inteligente… a primeira vez que alguma vez as pessoas comuns viram várias janelas a trabalhar ao mesmo tempo, foi com a Apple…

        Enfim…

        1. Avatar de Marco Chapita
          Marco Chapita

          a mim foi com o windows peço desculpa ó inteligente mor lol. peço desculpa das pessoas serem muito limitadas a nivel de observacao. porque nessa altura ai sim nao estavam ainda bem implementadas 😉 lool . pode ser que um dia chegue tambem o multi windows aos iphones e ja agora o wireless charging,que segundo voces tambem esta mal implementado nos lumia e nos android. porque a apple é que implementa tudo bem os outros sao sapateiros.

          1. Avatar de Zaark
            Zaark

            O Macintosh saiu antes do Windows. Antes do Macintosh, houve o Apple Lisa que tinha multitasking.
            A Apple, neste departamento, deu o primeiro passo no início dos anos 80.

        2. Avatar de Marco B.
          Marco B.

          Eu li bem? Tira a pala dos olhos já só vez maças.

          1. Avatar de Marco B.
            Marco B.

            Vês*

    3. Avatar de poisé
      poisé

      Pega num Surface e vais ver que a Apple copiou ponto a ponto. A vantagem no Surface é que consegues meter mais do que uma janela ao lado de outra já aberta.

  3. Avatar de millers
    millers

    samsung manda abraço

      1. Avatar de Etnic_bOy
        Etnic_bOy

        A Microsoft, com o seu Windows 8 fica a olhar com um sorriso a essas duas.

  4. Avatar de Aybara
    Aybara

    Que inovação! Uau!

  5. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    WOOOOOWW, uma função que já existia no Surface RT, PRO, Samsungs, Custom Roms e Android M! Finalmente a Apple está a evoluir!

  6. Avatar de Joana
    Joana

    Excelente implementação da Apple, ao nivel do windows8. Android não tem nada do genero, terá de copiar da apple? Swift open source, excelente trabalho Apple! Por isso são líderes!

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Fangirl detected!!!

      WARNING! Fangirl Alert…! Fangirl Alert…!
      WARNING! Fangirl Alert…! Fangirl Alert…!
      WARNING! Fangirl Alert…! Fangirl Alert…!

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Pronto já está.

    3. Avatar de Etnic_bOy
      Etnic_bOy

      Sabes que Apple e Microsoft são outro nível.
      A Apple que copie, sim, mas que copie coisas boas.

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    e agora fandroids?? o android não tem isto, apenas a Samsung e feito da maneira que todos sabem…com um lag tremendo. Apple novamente a inovar…este ano sai um iphone e ipad de certeza ca para casa. Estou maravilhado!

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Isso qualquer Tablet Windows8.1 tem ha muito tempo.. Cada inovação..

      1. Avatar de Gustavo
        Gustavo

        É um PC…

        1. Avatar de NewJ
          NewJ

          É um Tablet

        2. Avatar de flavio
          flavio

          Um surface( tablet) com 3 anos já vinha de origem com isto

    2. Avatar de Marco Chapita
      Marco Chapita

      como é que tu inovas uma coisa que ja existe ?? no maximo melhoras .LOL . mas apenas a samsung tem ? mas ja viste os outros telemoveis tem tambem,ha peço desculpa isto so é para ipad o iphone nao tem capacidades para tal ,mastigava se todo.

    3. Avatar de Filipe
      Filipe

      Se fosse só a Samsung que tivesse feito isso xD desde 2012 que isso existe no Android.

      1. Avatar de Vítor M.

        Usa isto num iPad e usa isto num tablet da Samsung e depois conversamos 😉

        1. Avatar de nothing to!
          nothing to!

          Já uso disto a muito tempo no surface, bem vindos a uns anos atrás 😉

          Não sou fanboy, tenho um iPad e iPhone 6 que gosto muito, mas se á coisa que detesto é ver gente com palas dos olhos para a Apple ou qualquer outra empresa.

          Garanto-te que a experiência no surface de multitasking é melhor que o iPad, por isso não precisas de conversar depois 😉

          1. Avatar de Vítor M.

            Tira as palas, o iPad ainda não tem o multitasking que possas comparar ao Surface. Deixa vir o iOS 9 para o iPad Air 2. Não digas disparates.

          2. Avatar de poisé
            poisé

            Disparates em que sentido? O Surface RT veio com a melhor implementação de Multi janela, a MS sempre teve o cuidado e um olho para o detalhe. Se houver dúvidas eu enviarei com todo o gosto uns links para desfazer tal dúvida.

          3. Avatar de Vítor M.

            Disparate comparar com o iPad, pois não têm o mesmo tipo de serviço. Quem os compara só pode estar a disparatar. Eu tive oportunidade de testar todos os Surfaces lançados, não preciso de links, e tenho todos os iPads lançados pela Apple, logo, sei do que estamos a falar e sei que não podemos em caso algum comprar o incomparável.

            Se vamos falar em multijanelas… só o podemos falar quando a versão final do iOS 9 estiver cá fora e instalado no iPad Air 2 e verificamos alguns pontos, como a interactividade (copiar, colar), o arrastar e largar, o usar ambas as janelas em simultâneo, a flexibilidade de cada uma no reajuste do espaço, o trabalho de ajuste das ferramentas das apps quando uma janela está neste estado de partilha do ecrã… como se comporta o teclado na escrita quando o ecrã está dividido (que no surface é terrível), portanto, para já comparar é um disparate. Vamos deixar que o iOS 9 chegue e depois falamos.

      2. Avatar de Joana
        Joana

        a samsung faz isso com apenas 10apps, nao corre todas as apps da play store lado a lado, o ios e o windows sim

        1. Avatar de piri_vm
          piri_vm

          Corre sim senhor, tens que saber fazer. Ao tempo que isto existe.

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Saber fazer? Lol no ios qq um sabe fazer, no android e preciso truques manhosos e roms de terceiros..

          2. Avatar de piri_vm
            piri_vm

            Carlos como sabes que dá para todas as aplicações no iOS 9, já testaste?
            Eu não uso roms manhosas, uso a oficial. Mas como em todos os SOs, é necessário programas externos para conseguirmos fazer certas coisas. No entanto eu consigo usar qualquer aplicação em janela flutuante, várias janelas não só duas, em que inclusivo consigo usar o mesmo programa aberto duas vezes,. Acredito que no iOS dará mas também terá que ser com algo “manhoso”

    4. Avatar de Emanuel Vitorino
      Emanuel Vitorino

      Engraçado. Nunca mexeste num LG… Nem HTC, nem OnePlus Onde, nem Nexus, nem Custom ROMs…é preciso dizer mais?

      1. Avatar de Etnic_bOy
        Etnic_bOy

        Num One Plus Onde nunca mexi.

    5. Avatar de Pastel
      Pastel

      Samsung??? Estranho… vives mesmo uns anos atrasado, o meu LG tem e os HTCs tambem têm a muito tempo…

  8. Avatar de Necroman
    Necroman

    Finalmente!! O “SO mais poderoso do mundo”, segundo a Apple, já tem multi-janelas!! Tenho que ver o vídeo para ver se eles dizem que inventaram esta nova e fantástica tecnologia!
    Mas espera…. faz-me lembrar imenso o que já acontece no ambiente moderno do Windows 8. Será?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Aqui não há duvidas…mas em vez de falares do Windows 8 podes ir até ao Linux 🙂

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Sim, Linux tem aí carradas de tablets

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Mikes, mais atenção por favor…

    2. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      E o ambiente moderno do Windows 8 faz-me lembrar o iOS…

      Como se o Windows já não fosse cópia do Macintosh…

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Das duas uma, ou nunca usaste o Windows 8 ou nunca usaste o iOS.

        É verdade que desde o iOS 7 que a Apple literalmente copiou alguns elementos do Windows 8 como os botões circulares e o enfâse no design plano e na tipografia também vem do Windows 8 (e até de antes, dos famigerados Zunes e no Windows Media Center) e mas daí até dizeres que um faz lembrar o outro vai uma grande distância. E se faz, e repito, só um cego é que pode dizer uma coisa dessas, é porque com o iOS 7 a Apple foi buscar muitas ideias ao Windows 8, não ao contrário.

        Agora tem mais uma coisa igual, o facto de ambos permitirem correr aplicações lado a lado (se bem que no Windows 8 pode-se correr mais que 2 aplicações lado a lado) mas, mais uma vez, é a Apple que foi buscar a ideia ao que já havia no Windows 8.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          E ainda, falando em aplicações lado a lado, não me parece que haja outra forma de fazer a coisa, ou pelo menos não uma forma óbvia que as pessoas percebam como funciona.

          Nem é tanto o caso da Apple ter copiado o Windows, é que não há outra forma de o fazer, e como o Windows o fez primeiro, tecnicamente falando todos os que vierem depois estão a “copiar”. Mesmo que, de facto, não estejam.

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Lembras-te do dispositivo electrónico, com capacidade para fazer chamadas e com cantos arredondados? Afinal há ou não forma de fazer as coisas sem copiar? A Apple achava que sim, mas afinal fartou-se de copiar e novidades são zero.

          2. Avatar de Carlos
            Carlos

            Não é a mesma coisa.
            A patente de design é idiota, não há volta a dar a isso, mas é perfeitamente possível desenhar telemóveis bem diferentes do iPhone e que mesmo assim toda a gente reconhece como sendo telemóveis.
            O facto é que a Samsung decidiu fazer os seus telemóveis praticamente iguais ao iPhone deliberadamente, não foi uma casualidade.

          3. Avatar de gFan
            gFan

            Daniel, estás a falar no QTEK com windows mobile? certo?

        2. Avatar de Jak
          Jak

          Foi copiar ao Windows 8? xD
          Percebes alguma coisa de design? Eles seguiram uma tendência, dentro de uma tendência que neste caso é o Flat não há tanto para “inovar” devido à simplicidade da tendência, que ao contrario de os ícones em 3d pode se fazer muitas mais coisas.

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Hombre eu percebo o teu problema!
            Reconhecer que alguém na Apple seguiu uma tendência que foi a Microsoft que lançou é um problema grave para qualquer fã da Apple.
            Mas isso não altera o facto de que no iOS há vários elementos que são iguais aos do Windows Phone 7, para ir até mais atrás do que o Windows 8. E se quiseres ir ainda mais atrás, podes recuar até 2009 e ver no Zune HD alguns desses mesmos elementos.

          2. Avatar de Etnic_bOy
            Etnic_bOy

            Se é para a Apple copiar/inspirar então que seja algo bom, e se vai buscar coisas à Microsoft faz ela bem!

            O multitasking do iOS7/8 é igualinho ao multitasking do Windows Phone, mas isso não me importa nada.

  9. Avatar de Ru1Sous4
    Ru1Sous4

    “iOS 9 APENAS para o ULTIMO iPad tem sistema multi-janelas”

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Mesmo, fiquei muito desapontado por não incluírem nas versões mais antigas. Na minha opinião qualquer um dos últimos 3 modelos de Ipad tem mais que os requisitos para receber essa atualização

      1. Avatar de Miguel Pestana Nóbrega
        Miguel Pestana Nóbrega

        Normalmente o hardware não é assim tão bom quando saem, mas o suficiente para a actualidade…

  10. Avatar de Paulo
    Paulo

    Confesso que até chorei…que inovação fantástica, e o swift open source…que felicidade..obrigado Apple.

    1. Avatar de Carlos
  11. Avatar de Tiago E
    Tiago E

    Wow apple sempre à frente

  12. Avatar de Marco Chapita
    Marco Chapita

    a apple esta a perder muito ano apos ano nao inova em nada,apenas copia funcoes dos outros 🙁 esperava grandes novidades assim uma coisa mm genero do touch id por exemplo.nao foram eles k inventaram mas a maneira que o fizeram foi muito boa.

    1. Avatar de Necroman
      Necroman

      Eles já copiam funções de outros há muito tempo e ficam sempre com os louros… Às vezes copiam e implementam melhor, mas copiarem e dizerem que inventaram é do pior!! Faz-me lembrar quando o Steve Jobs dizia que o iPhone não tinha problemas de antena, as pessoas é que pegavam mal no telemóvel!!

    2. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Pois… 🙁
      Até para ver um filme é complicado, tentei passar por airplay e depois de uma meia hora e o filme sumiu

  13. Avatar de Lopes
    Lopes

    O meu LG optimus G de 2012 já faz Multi-janelas com a stock room, não percebi! espetáculo!

  14. Avatar de Pedro Nunes
    Pedro Nunes

    Ok, é verdade. Nada de inovador no multi tasking da apple, mas era o passo que faltava na apple, caso contrário iria ficar para trás.

    1. Avatar de Joana
      Joana

      para tras? O android n tem isto nativamente…parece me que quem ficou para tras n foi a apple

      1. Avatar de Pedro Nunes
        Pedro Nunes

        Apesar do android não ter um multi tasking nativo a samsung já tinha conseguido fazer isso. A conclusão é que a google não fez isso mais cedo porque não quis.
        Atenção: iOS user aqui. Mas sejamos realistas!

      2. Avatar de Mario
        Mario

        Parece me que não viste a apresentação do android M

        1. Avatar de Joana
          Joana

          o android M vai correr em 2% dos androids, o ios 9 vai correr em 90%..é so essa a diferenca.

          1. Avatar de Pedro Nunes
            Pedro Nunes

            Se viste a mesma conferencia que eu, o iOS 8 corre em 83% dos iphones lol. O 9 vai andar a volta desse numero :p

          2. Avatar de Emanuel Vitorino
            Emanuel Vitorino

            O iOS é feito para iPhones e iPads, o Android é feito para tudo e mais alguma coisa! Como queres comparar sistemas que têm um produto final diferente!? Isso é tipo dizer que o OSX 10.10 corre em 93% dos Macs e o Windows 8.1 só a 35%, o Mac é feito só para Macs por isso claro que vai ter mais taxa de adopção!! (Atenção: Mac user here)

          3. Avatar de Joana
            Joana

            o seja melhor usar mac e iphones porque sao mais optimizados. so me das razao

          4. Avatar de Pedro Nunes
            Pedro Nunes

            São mais quê?! Oi?!

    2. Avatar de Marco Chapita
      Marco Chapita

      aqui nao se trata de novidade ou nao,como dizes e muito bem sem ser fanatico da apple,eles tem que ter esta funcao nos ipads,para mim a apple tem dos melhores tablets,agora dizerem que o sistema no android estava mal implementado,é alguem que so tem dois neuronios a funcionar.porque eu sempre utilizei nos telemoveis e funcionam as mil maravilhas .agora a proxima pergunta é para quando o wireless charging.

  15. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    LOLOLOLOL coisas que o lindo Windows e Android (Samsung, LG, etc) já têm há anos e a Apple veio “inovar” LOLOLOLOL de partir a rir.

    Há uns anos/meses ninguém “precisava” disso, agora é “ahhh Apple sempre a inovar” 🙂 sempre dá para rir um bocadinho 🙂

    No novo Air e futuros “2GB RAM” deve estar muito interessante, nos “1GB RAM” deve ser lindinho… 🙂

    1. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Nem mais lol.

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Não funciona em ipads de 1gb 😉

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Quando a última versão Android for lançada e numa semana chegar a mais de 1% dos equipamentos na rua avisa. Entretanto tens a graaande maioria desactualizada e agarrados ao que se passou até 2012.

      1. Avatar de LP
        LP

        E no entanto, mesmo sem o ultimo update (como se isso fosse essencial) já tinham há 3 anos aquilo que finalmente vai chegar ao iPad… Air 2 (porque os outros, mesmo com o ultimo update ficam a ver passar navios… ou janelas, neste caso).

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Vê lá se não era desde o inicio que o Android vinha com o multi-window/multitasking LOL

          Da forma como escreves até parece que veio na V1.6. Se calhar veio, o pessoal é que não notou 😉

          1. Avatar de LP
            LP

            A forma como escrevo é tão explicita como correcta: “há 3 anos “…

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Está bem, sou eu que estou enganado LOL

      2. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Agarrados estão os iOS com 1 GB (90%) quite ficarão sem multi janelas Lol

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Como se as multi janelas fossem o santo grall de um tablet.

          Acorda para a realidade! Tens uma % demasiado grande de Androids que vive com o que foi lançado à uns bons anos. Actualizações Android são onde??? Na loja!

          Mas enfim, há sempre aqueles, como tu, que vem para aqui destilar, vangloriarem-se de qualquer coisa. LOL

          1. Avatar de LP
            LP

            Camufla aí a coisa com a fragmentação do Android, que não sabes falar de outra coisa, parece que isso te causa grande transtorno…

          2. Avatar de Rui
            Rui

            @LP, ao menos eu andei com Android durante mais de um ano para entender o que é um smartphone Android, e não tive apenas 1 smartphone Android, e sim, actualizações são importantes. Agora tu parece que falas de iOS sem grande conhecimento. Arranja um iPhone e usa-o durante uns largos meses e depois fala

          3. Avatar de LG
            LG

            @Rui dizes sempre a mesma coisa… não tens outro argumento?

          4. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            Rui, tu e todos os que ficam todos contentes de ver mais um número de iOS no seu velhinho telemóvel, ora diz lá que funcöes *INTRÍNSECAS* tem um iOS 9 e que faltam a um Android 4.4.2 (que eu saiba o mais popular), *mas* se és uma pessoa isenta, faz lá uma lista de coisas que o 4.4.2 tem e que faltam ao iOS 9. Depois compara.

            Eu já sei qual é o resultado… “ah e tal apesar do iOS 9 fazer menos x, y , z säo muito mais importantes, isso do Android fazer multitasking, sistema de ficheiros, mudar o laucher, personalizar o SO, etc etc näo interessa, importante é usar icones estáticos”

  16. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Ah! Pois é… iOS 9 para iPhone 4S para a frente… LOL! Como é que isso se compara com Android’s e Windows Phone de 2011?

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Sem dúvida que um suporte alargado é optimo, a pergunta é como funciona o iOS 9 num 4s.

      Outra questäo é: a esmagadora maioria das pessoas que däo valor e usam os smartphone, trocam cada 1-3 anos (farto do anterior, maior ecrä/bateria, mais performance, novo design), daí que os updates täo alargados säo sobrevalorizados.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Bela desculpa para camuflar o problema crónico que é a fragmentação do Android! LOL

        1. Avatar de LP
          LP

          Então e a fragmentação do Android foi introduzida para camuflar o quê? A “revolução” das multi-janelas?

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Lê novamente

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          Esperavas que equipamentos que custam 7 vezes menos que um iPhone(larga maioria dos androids desactualizados), tivessem o mesmo nível de suporte?

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Qual é a diferença entre comprares um PC que custa 500€ e um que custa 3000€? Não recebem ambos actualizações da Microsoft? Não podem ambos passar do Win7 para o Win10? Há com cada desculpa realmente!

          2. Avatar de piri_vm
            piri_vm

            Lol, mas o PC que custou cinco mil e o que custou quinhentos avós tiveram que pagar o Windows, que é o mesmo preço para todos. Lol

    2. Avatar de Etnic_bOy
      Etnic_bOy

      ???? Todos os Windows Phone vão receber o Windows 10, todos os que sairam com o 8, ou seja, todos os smartphones Windows lançados apartir do fim de 2011.

  17. Avatar de rgj
    rgj

    Wow! Que maravilha! Mais uma vez a montanha pariu um rato!…. “De salientar no entanto que esta funcionalidade apenas estará disponível no iPad Air 2.” Lá vai o Zé povinho investir em mais do mesmo para ter uma “novidade” fora de prazo! Existem tantos tablet’s de qualidade superior, mas como não dizem Apple já não prestam… Enfim!

    1. Avatar de Vítor M.

      Existir… existir não existem, e a prova está nas vendas de cada um em relação ao iPad. Mas há diferentes, que fazem coisas diferentes, uns melhores para umas coisas e outros para outras, agora um tablet tão completo e com a qualidade de apps, serviços e tecnologias… olha que não há… os números mostram isso 😉

      1. Avatar de Junior
        Junior

        Existir existem o problema é que as pessoas vão por modas o que não significa que seja melhor.
        Mas se o IOS é tão bom quero vê-lo a correr um dispositivo com 512mb de ram como corre o Windows Phone.

      2. Avatar de rgj
        rgj

        As vendas quanto a mim provam as tendências, mas isso não quer dizer que são os melhores. Mas é apenas a minha opinião, e é uma opinião baseada no facto de trabalhar todos os dias com um iPad air da empresa e não encontrar nada de especial face a outros tablets que conheço… Dou outro exemplo, tenho um Sony Z2 que quanto a mim nada fica a dever a Samsungs e a IPhone, mas no entanto em termos de vendas não tem expressão, e porque será?!… Cumprimentos.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Só contam as vendas no segmento dos tablets, noutos já não interessa.

      3. Avatar de claudio
        claudio

        marketing. maior parte das pessoas compram ipad por ser apple. e só usam facebook e essas coisas. não precisam de ipad, mas é fixe dizer que tem um 🙂

  18. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Tenho a estranha sensação que o Windows 8 já faz isto – da mesma forma – desde 2012 🙁 De qualquer das formas, isto prova que hoje em dia no mundo da tecnologia já nada se inventa… tudo se “reaproveita”.

    1. Avatar de LG
      LG

      Mas tens sempre o problema de que a Apple tem um markeing tão forte, que daqui a um ou dois anos quando o pessoal começa a utilizar mais o multi-janelas, todos vão pensar que a ideia veio da Apple…

  19. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    No iPad também não é “fecha esta App e abre outra”, “agora fecha a outra e abre a primeira”.

    É verdade que não dá para ter no mesmo ecrã duas apps abertas.

    Mas para passar de uma para outra(s) basta apoiar quatro dedos no ecrã e rodar esquerda-direita e passa de uma app para outra e depois para uma anterior, pela ordem em que foram abertas – e cada uma está no ponto em que foi deixada.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Eu também posso fazer isso no Android, inclusive escolher gestos para qualquer tipo de ação.

  20. Avatar de Mikes
    Mikes

    Só funciona no ipad2? Lol
    O windows faz isso em equipamentos de 1gb sem comprometer a performance.
    A Apple copia e copia mal.

    1. Avatar de Vítor M.

      Para não comprometer a performance. Tem a sua lógica. há recursos que exigem mais poder de processamento. Faz sentido, contudo, acho que é um recuso que ainda será melhorado em futuras versões.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        No Windows faz com 1gb e mantém a performance. Portanto, a Apple está a lançar o isco para que as pessoas comprem ipads mais recentes – já que as vendas estão em queda, pode ser que subam um bocado.

      2. Avatar de LP
        LP

        Isso é só (in)consequência de usarem hardware resvés “porque o software é optimizado e não precisa de mais”… não precisa até se querer implementar assim alguma funcionalidade nova. Por aquilo que cobram não se justificam as limitações de hardware, para depois se gabarem de garantir updates para aparelhos velhotes, mas que na verdade é capado “por limitações de hardware”, é o faz de conta que sim, mas na verdade não porque…

        1. Avatar de gFan
          gFan

          Mesmo asério!

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Óbvio, ou querias que a Apple lançasse o mesmo iOS 9 para todos os devices? Chama-se marketing.

      1. Avatar de Joana
        Joana

        engracado que no android tens flagships que nem 3 meses de update tem, o IOS 9 e compativel com tlms de 2011.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Engraçado era saber que flagships sao esses.

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            O note 4 tem android 5.1? O lg g3? O xperia z3? nao, alguns nem o 5.0

        2. Avatar de Francisco
          Francisco

          Leste isso no Correio da Manhã, só pode! Enfim…

  21. Avatar de LP
    LP

    Aos poucos a Apple vai alcançando os outros… se eles não evoluíssem daqui a algum tempo estava no mesmo patamar… “Se”… 😀
    Nunes, estava à espera que a Apple lançasse isto… se bem me lembro dizias tu que o iria fazer mesmo com 1gb de ram, pois não era esse o impedimento… qual é então a tua teoria para só existir no Air 2 (gb)?

    1. Avatar de Vítor M.

      A Apple aos poucos capta o que os outros têm de melhor s suplanta no que os outros não conseguem lá chegar “ecossistema” já reparaste qeu têm tudo, ou quase, falta-lhes um bom motor de pesquisa e um bom agregador de vídeos, fora isso, já reparaste que aos poucos estão a ter tudo? Apps vão desenvolvendo tudo, repara no nível da app que agrega os valores dos dispositivos de saúde e bem estar. Nas apps dedicadas a recolher informações sobre dispositivos electrónicos, nas apps para agregar cartões de crédito e outros títulos de pagamento e transportem apps de notícias, apps de tudo e mais alguma coisa. O ecossistema torna-se depois muito mais perfeito com os devkits que permitem aos developers criarem sobre as suas plataformas.

      Viste os milhões pagos? Não dão hipótese.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Vítor, permite-me discordar. A google tem um ecossistema mais forte a nível de serviços cloud, a Microsoft, de momento, é a rainha da integração entre dispositivos, e vai ficar ainda mais à frente em julho.

      2. Avatar de LP
        LP

        Sim, a Apple sabe crescer, e tem um ecossistema forte, não é fácil é conseguir exigir muito mais dinheiro por mais um pouco de fluidez, mais um pouco de qualidade, mais um pouco disto e daquilo, mas nada de extraordinário, nada de revolucionário, como pode já ter sido um dia; até agora tem conseguido e é uma temível máquina de fazer dinheiro, vamos ver se consegue manter o bom ritmo.

      3. Avatar de LP
        LP

        Nunes? Então, nada? Deve andar a correr quantos sites Apple-friendly existem para ver se encontra algum com uma teoria de que se possa apropriar… vou esperar mais um bocado.

        1. Avatar de LP
          LP

          Nunes
          28 de Março de 2015 às 10:16

          @ LP
          (…)
          “Vamos ver se quando” houver “multiscreen” se não o faz com 1 GB de RAM!”

          Então, Nunes? Chega-te à frente! 😀

          1. Avatar de Francisco
            Francisco

            Ah ah ah

  22. Avatar de Hugo
    Hugo

    Parece que Apple não gostou muito daquela publicidade que houve da Microsoft a ataca-la com a cena das multi-janelas e decidiu finalmente implementar 🙂
    Deixo aqui o video da publicidade:
    https://www.youtube.com/watch?v=BWU0M1VFecc

  23. Avatar de EuTech
    EuTech

    “sistema multi-janelas apple” uaauu!!! ok ok :p

  24. Avatar de LP
    LP

    Aprovem lá os comentários, que tenho uns quantos em espera! 😀

  25. Avatar de Joana
    Joana

    ser fandroid e sofrivel…vem ler 7 noticias da apple seguidas e babam se todos pois nc terao

  26. Avatar de Miguel Pestana Nóbrega
    Miguel Pestana Nóbrega

    O meu Ipad comprado o ano passado já não vai ter? 🙁

    1. Avatar de Joana
      Joana

      comprasses o air 2, no android pasado 3 meses ja n tens nada.

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        E tu insistes! Viste essa anormalidade num fórum de fãs da Apple?!

      2. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        LOL Cyanogen mod, XDA Developers, Freaktab, diz-te algo?

        Espera, eu respondo-te.. não! És demasiado fangirl. Isso é uma doença quando começa a ser em exagero sabias?

        1. Avatar de KingDi
          KingDi

          As mulheres e as modas, ohoh, né?

      3. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Eu tenho o meu SGS 1 com android 4.4.4…
        É uma vergonha isto da Apple, comprei para não falar sem saber, mas só encontro dificuldades… Nunca mais :/